16
novembro

Em Santa Cruz – Apresentação de ideias, projetos e trabalhos voltados aos detentos marcam seminário realizado na Câmara


Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta quinta-feira (16) foi realizado, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, o segundo seminário “Passos da Liberdade”.

O evento teve como objetivos promover discussões para melhorias de trabalhos que são desempenhados na unidade prisional e trouxe também o tema “Criminalização da Juventude e Educação para pessoas privadas de liberdade”.

Estiveram presentes no evento estudantes de escolas públicas, professores, vereadores, advogados e também o diretor do presídio do município, Phelipe Melo. Na ocasião, também foram apresentados projetos e iniciativas que atuam em parceria com a unidade prisional e que objetivam, segundo os mesmos, dar a chance de reinserção na sociedade por parte dos detentos.

Professores que atuam em projetos educacionais no presídio local

Entre os projetos que foram destacados estão os com foco educacional e geração de renda tais como as turmas de supletivo com foco nos ensinos Fundamental e Médio, oficinas de música e artesanato, aulas de panificação, de fabricação do sabão caseiro, assessoria jurídica entre outros, além de uma exposição de trabalhos confeccionados por detentos ligados a esses projetos.

 

Jogos educativos, quadros e lembrancinhas são alguns dos produtos confeccionados pelos detentos em projetos que atuam na unidade prisional

A vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC), idealizadora do seminário, falou sobre a importância da iniciativa.

“Temos que trazer à tona essas discussões para a sociedade, pois sem elas não podemos mostrar que é importante se investir na educação, nas iniciativas que possam promover a ressocialização dessas pessoas. Temos projetos importantes e que devem ser sim levados a conhecimento da população” – disse.

Uma das professoras do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), que fazem parte do time de profissionais que atuam na unidade prisional, também falou sobre o trabalho realizado.

 

“Não tenho vergonha de dizer que trabalho em uma unidade prisional. Se eles sofrem o preconceito, nós também sofremos, mas temos que acreditar na Educação. Estamos lá e desempenhar esses trabalhos é muito importante, pois os que estão lá também são seres humanos” – frisou Maria Aparecida.

Entre as palestras, os advogados criminalistas Dr. Daniel Paixão, Dr. Alisson Braz e Dra. Aila Vasconcelos também falaram do Programa Adoção Jurídica de Cidadãos Presos da ASCES UNITA. Um dos advogados também falou sobre o seminário.

 

“Esse é o único instrumento de se mudar essa realidade, que é a participação popular. É muito importante que se continuem discussões como essa, pois é nelas que surgem projetos e propostas que resultam em leis e dispositivos que melhoram a vida dos cidadãos” – disse Dr. Daniel.

Ainda de acordo com a vereadora, outros seminários com temas de discussão serão desempenhados nos próximos meses. Participantes que estavam no plenário auxiliaram nas discussões com perguntas aos convidados.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores