26
setembro

Descaso


Universitários reclamam de quase Quatro Meses de atraso em repasse pela prefeitura para ajuda de custo com transporte

 

Estudante fala sobre quase quatro meses de atrasos em repasse para transporte estudantil. Foto: Thonny Hill.

Em entrevista concedida na tarde de hoje ao Blog, o universitário Jaelcio de Oliveira, estudante de Economia da UFPE em Caruaru, fez uma denúncia sobre o atraso no repasse destinado como ajuda de custo ao transporte dos estudantes universitários a outras cidades como Campina Grande, Caruaru e Belo Jardim, repasse esse vindo da prefeitura.

 

Segundo ele, o repasse está atrasado há quase quatro meses e que negociar é algo difícil, já que ele afirmou que o órgão público teria dito que “não tem o compromisso de passar repasse para os estudantes universitários e que não vem verba para isso”, destacou.

 

Cerca de 400 estudantes buscam em outras cidades a qualificação para o mercado de trabalho, viajando diariamente.

 

Diversas reuniões foram feitas com o prefeito, mas sem sucesso

 

O estudante afirmou que a classe teve uma reunião com o prefeito em seu gabinete, onde o mesmo teria prometido pagar os quatro meses de repasses atrasados até o dia 10 de setembro, mas isso não foi cumprido.

 

Em seguida, foram novamente a prefeitura na última quinta-feira (20) e tiveram outra reunião, onde o prefeito teria afirmado aos estudantes que começaria a pagar um mês de repasse até a segunda-feira (01/10), caso sobrasse recursos depois do pagamento da folha de funcionários e o restante seria pago depois do 10 de outubro.

 

Caso não haja o pagamento até o dia 01 de outubro, completam os quatro meses de atraso.

 

“Com o repasse, pagamos uma média de 90 reais por mês para cada estudante. Sem o repasse, fica entre 130 e 140 reais, um aumento considerável. Isso para os estudantes que vão para Caruaru, pois o gasto para Campina e Belo Jardim é bem maior”, enfatizou o estudante.

 

Segundo informações obtidas, os gastos com cópias de livros, alimentação, transporte para locais de estágios entre outros, podem fazer esse valor passar de 500 reais por mês, isso somente em estudantes de universidades públicas.

 

Estudantes chegam a reduzir quantidade de viagens, para baratear o transporte

 

Ainda sobre a falta do repasse, o estudante também denunciou que colegas, que estudam no município de Belo Jardim, já chegaram a reduzir, por conta própria, a quantidade de viagens para a faculdade, de modo a baratear o valor pago por cada um deles, por mês, cerca de 200 reais.

9 Comentários

  1. Maria disse:

    MAS AS UNIVERSIDADES FEDERAIS NAO ESTAVAM DE GREVE E OS RESPECTIVOS ALUNOS SEM AULAS, DEVIDO A NAO HAVER PROFESSORES EM SALA DE AULA??

    1. Pedro Siqueira disse:

      mas as Estaduais estavam tendo aulas normais…

    2. PEDRO BATISTA disse:

      SÓ QUE QUANDO AS FACULDADES PARTICULARES E AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS ENTRAREM EM RESSESSO FICARÁ SOMENTE AS FEDERAIS TENDO AULA.PORTANTO SE O PREFEITO TIVESSE CUMPRIDO O ACORDO O DINHEIRO COMO SEMPRE SERÁ RATEADO NO TOTAL CONTA DO ÔNIBUS E QUANDO SAI ESSE REPASSE DIMINUI MUITO POUCO JÁ O REPASSE NÃO CHEGA NEM A 10% DO TOTAL.

  2. Wanessa disse:

    Sim , mas não é só os estudantes de universidades federais que vão pra Caruaru, Campina e Belo Jardim, também tem muitos alunos de universidades estaduais e particulares de ambas as cidades, que não pararam esses 4 meses.

  3. guilherme disse:

    Meses anteriores a greve e durante a greve, muitos professores continuaram dando aula, e mts dos estudantes estavam indo pra UFPE-CAA, em onibus contratados por dia.

  4. Gabriela disse:

    Sim Maria, algumas pessoas não estavam tendo aulas, porem na cidade de Belo Jardim por exemplo, não paralisou por ser uma faculdade particular, em caruaru não existe apenas uma faculdade, existe outras também, se você quer criticar, critique, mas com razão!!

  5. Rodrigo disse:

    Porém Srª Maria, ao término da greve as aulas irão se estender aos próximos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro! Temos que pagar o ônibus nesses meses e o repasse é essencial para ajudar o pagamento do transporte mesmo sendo Universidade Federal temos muitas despesas!

  6. afonso disse:

    Meu Deus, perdoa pois eles nâo sabem o que falam.

  7. carlos disse:

    Mais um “protesto”, muito conveniente às vésperas da eleição…
    Vai estudar menino, deixa de fazer politicagem. A prefeitura não tem obrigação de dar dinheiro não, o contrato acabou em agosto, a prefeitura só tem obrigação com o ensino fundamental e médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores