29
outubro

CREF nega denúncias ao projeto Zumba nos Bairros


Chefe de Fiscalização do CREF nega denúncias de cunho político ao projeto Zumba nos Bairros

índice

Aulas foram suspensas por alegação de profissional contratado pela prefeitura estar exercendo aulas irregularmente

Em participação no programa Rádio Debate desta quarta-feira (29), a chefe de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Rosângela Albuquerque, falou sobre a polêmica gerada com a suspensão das aulas do programa Zumba nos Bairros.

 

Informações que chegaram a imprensa deram conta de que as aulas teriam sido suspensas em virtude de uma notificação feita pelo CREF a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social do município, com base em uma denúncia, de que as aulas estariam sendo ministradas por um professor que não teria qualificação necessária.

 

Devido a repercussão da polêmica, a suspensão das aulas ganhou conotação política entre lideranças dos dois grupos políticos locais e radialistas também ligados a esses grupos, que fizeram uma verdadeira troca de farpas, especialmente nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.

 

Não houve qualquer denúncia ao projeto, diz chefe de fiscalização do CREF

 

Durante a entrevista, Rosângela foi questionada se, de fato, houveram denúncias sobre o projeto, inclusive de políticos. Sobre a polêmica, ela respondeu:

“Não tivemos denúncias. Na realidade, nós assistimos um programa da TV Asa Branca onde se mostrava essas aulas que estavam acontecendo em Santa Cruz do Capibaribe. O problema da Zumba… E eu acho que a secretária de Ação Social teve uma ótima ideia, uma atividade física muito importante… A senhora Alessandra Vieira foi muito feliz na ideia; agora ela tem que perceber que essas atividades são importantes, mas as pessoas que a fazem sem orientação de um profissional, elas correm riscos de saúde, de vida. Elas podem vir a sofrer lesões. Quando estão exercendo a Zumba, ela é uma atividade de alto risco e atividade de alto impacto. Zumba não é a dança em sí… É atividade física, é a ginástica que faz a Zumba e Zumba, para orientar, tem que ser (feita por) profissional de Educação Física habilitado pelo CREF” – disse.

 

Sobre o certificado possuído pelo professor Paulo Junior e que foi alegado pela secretária Alessandra Vieira, ela citou que o mesmo seria feito em cursos, mas que não são homologados por uma instituição de graduação em Ensino Superior.

 

“Não se pode querer fazer um projeto social levando as coisas de qualquer jeito” – diz Chefe de Fiscalização

 

Rosângela foi mais além e fez críticas à forma, segundo ela, de como o projeto foi ministrado pela secretaria.

 

“Já temos várias decisões judiciais no Brasil sobre esta questão. Já temos decisões a respeito da Zumba de que só quem pode atuar com ela é o profissional de Educação Física; só ele está habilitado. Não se pode querer fazer um projeto social levando as coisas de qualquer jeito para as pessoas. Tem que se ter um cuidado na orientação. Não se leva para projeto social o curioso para trabalhar como médico, não se leva… Também não se leva para o projeto social o curioso para trabalhar em enfermagem, em fisioterapia… Quando se trata de atividade física, as pessoas acham que qualquer pessoa pode fazer. Ele (o instrutor contratado pela prefeitura), pode ter até a prática dessa atividade, mas não pode exercer se ele não for habilitado pelo CREF. O projeto dela é muito bom, mas tem que ser feito com orientação profissional” – pontuou.

 

Não houve notificação a secretaria, mas haverá ao professor contratado pela prefeitura

 

Sobre esse ponto, Rosângela Albuquerque citou que não houve uma notificação a Secretaria de Cidadania e Ação Social, mas sim uma orientação. Ela citou que o professor é quem será o notificado.

 

“Quem será notificado é o senhor Paulo Junior. Ele não é habilitado para o exercício da profissão. Apesar de ele ter certificado, isso não o habilita para o exercício profissional e se ele continuar com o exercício dessa atividade, ele vai ser autuado por exercício ilegal da profissão. Vai responder na Lei 47, que é de contravenção penal.”

 

Projeto pode ser retomado, mas com adequações

 

Rosângela, voltou a parabenizar o projeto Zumba nos Bairros e citou que o mesmo pode ser continuado normalmente, mas desde que se tenha um profissional habilitado e registrado no CREF.

 

“Ela (Alessandra Vieira) foi muito feliz, mas tem que ter uma boa orientação” – destacou.

3 Comentários

  1. Jânio Nunes disse:

    Quem a “zumba” é bom pra bem estar das pessoas, disso eu não tenho dúvidas e que tudo isso se resolve com um professor de educação física e um profissional de nutricionista, mas, o que me chama atenção é a falta de compromisso com a cidade, a falta de respeito com os assuntos de maior relevância por parte de TODOS os políticos com e sem cargo eletivo, chega a ser vergonhoso, enquanto estão numa celeuma sem fim a cerca deste assunto a “zumba”, esquecem de resolverem um gravíssimo problema da violência, como: assassinatos, assaltos em todos os lugares da cidade, tráfico de drogas, cracolândia que a cada dia aumenta seu território e etc, que se formos listar aqui perdemos o resto do dia; mas, tem mais um gravíssimo problema, a falta de água que todos os dias falácias e mais falácias nos meios de comunicação e de FATO o que foi feito até agora, o período de aquecimento nas vendas no Moda Center está chegando e quem está tentando resolver esse problema? quem procura resolver o problema das rodovias com destino a nossa cidade que estão aí entregue as baratas? alguém pode vir aqui falar em duplicação, sim parabéns pela conquista, mas, pelo fato de está sendo construida a tão falada duplicação, porque não se faz um tapa buraco bem feito (tipo serviço de gente de vergonha) bem como no trecho de toritama até o trevo de pão de açúcar.
    Tivemos recentemente um surto de virose que não se sabe de fato se era dengue ou algo parecido, mas, era visto pacientes deitados no chão em frente ao hospital e não adianta alguém vir aqui e tentar explicar o inexplicável, vem alguém também falando que isso é no Brasil todo e aí eu volto a falar que está acontecendo isso no Brasil por INCOMPETÊNCIA, então quem não tem competência pra estar na política vai fazer outro coisa, ser locutor de rádio, colocar um confecção, vender tecido, enfim vá fazer qualquer outra coisa, menos está na política. é isso…

  2. ADEILDO disse:

    É ISSO MESMO JÂNIO.

    E POR FALAR EM DUPLICAÇÃO, AS MÁQUINAS COMEÇARAM A DIMINUIR E OS TRABALHADORES TAMBÉM. TENHO INFORMAÇÕES QUE DENTRO DOS PRÓXIMOS 15 DIAS O TRABALHO NA PE-160 SERÁ REDUZIDO A QUASE ZERO. E QUAL SERÁ A DESCULPA SE NÃO ESTAR CHOVENDO? TALVEZ POR QUE O AUMENTO DE VEÍCULOS PELA A CHEGADA DO FIM DE ANO SEJA UMA ESFARRAPADA DESCULPA. VAMOS AGUARDAR.

  3. EDMILDA QUEIROZ disse:

    VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR, NO PASSADO NÃO VAI PARA O PLURAL
    EX: Houve um aluno interessado
    houve dois alunos interessados.

    Boa noite colegas jornalistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores