24
novembro

Com onda de assaltos e seis homicídios em uma semana, movimentos sociais planejam manifestação pela paz em Toritama


protesto

Foto: Arquivo do blog/Divulgação.

Em sua reta final, o ano de 2016 vem batendo todos os números negativos com o alto índice da violência no município de Toritama. O cenário coincide com o pior momento do programa ‘Pacto Pela Vida’, que em outubro, atingiu sua pior fase, com o registro de 451 homicídios no Estado, o mês mais violento desde sua implantação em 2007. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança (SDS), o estado acumula mais de 3.600 homicídios apenas até o mês de outubro.

Enquanto Pernambuco caminha para regressão no combate à violência, outros estados do Nordeste comemoram os números positivos de redução. Estados como Alagoas e Ceará registraram cerca de 15% na redução do número de crimes contra vida em 2016.

O município de Toritama também ultrapassou os números de 2015, quando foram assassinadas ao todo 32 pessoas. Já em 2016, até o momento a cidade amargou nesta quarta-feira, o 41º crime de morte, restando ainda 37 dias para o fim do ano. Da última quarta-feira (16) até agora, foram seis homicídios registrados no município, atingindo a marca de quase uma morte por dia. Assaltos a estabelecimentos comerciais, roubos de motos e celulares são outros crimes comuns praticados diariamente na cidade.

Diante desses números, a população encontra-se amedrontada. Uma corrente solidária foi criada nas redes sócias para propagar o momento crítico. A frase, ‘Toritama pede Paz’, viralizou nas publicações das ferramentas sociais da Web e alguns grupos de amigos já planejam uma manifestação nos próximos dias na Capital do Jeans, a exemplo do que também foi aplicado em Santa Cruz do Capibaribe.

.

Com informações de Evandro Balla, correspondente do Blog em Toritama

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores