16
maio

Campanha de prevenção contra DST’s será realizada em Santa Cruz


IMG_9001

Acontece nessa terça-feira (17) em Santa Cruz do Capibaribe, edição da campanha “Prevenção nas Ruas”, com a disponibilização de testagens de HIV e Sífilis, de forma gratuita. A ação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretária de Saúde do município.

De acordo com Vanderlania Monteiro (foto), coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especial (SAE) de Santa Cruz, os casos cresceram nos últimos anos.

“Temos uma parceria (governo do estado) onde atendem em todas as cidades que tem esse serviço. Atualmente o SAE também realiza um acompanhamento e tratamento de pessoas soropositivas. Vale destacar que aumentou o índice de casos entre 16 e 24 anos. Mas temos observado que até os 34 anos também tem aumentado”, falou.

Os testes serão realizados entre as 8h e 13h, em um ônibus equipado, próprio para os serviços, que ficará localizado ao lado da Igreja São Cristóvão, na Avenida 29 de dezembro. O resultado é sigiloso. São 7 profissionais envolvidos, além do apoio de 20 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O diagnóstico da infecção é realizado através de testes sorológicos e moleculares, por meio de testes rápidos. É possível obter o resultado em cerca de 20 minutos.

Não é necessária recomendação médica para realizar o teste. É importante, apenas, que tenha em mãos documento com foto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores