14
setembro

Plantão


Tumulto no Hospital Materno Infantil

 

Criança de 5 anos morre após ser transferida. Família alega que houve demora por falta de ambulância

 

Reprodução: Blog do Ney Lima

 

Familiares e profissionais do hospital apontam versões diferentes para o caso

 

Na noite desta sexta-feira, por volta das 22h, a tentativa de socorro de um garoto gerou um grande tumulto na frente do Hospital Materno Infantil em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Derquian Tiago Leite de Lima, cinco anos e residente na Rua Sebastião Bastos, deu entrada por volta das 15 horas, depois de se sentir mal em sua residência.

 

O garoto, que havia passado por uma cirurgia na quarta-feira em Caruaru, foi então levado ao Hospital, pois se encontrava com bastante febre. A partir daqui, começam as versões do caso.

 

 

 

Versão da família

 

 

Segundo Roberto Mendes, tio da vítima, a criança chegou ao hospital por volta das 15 horas com febre.

 

Ainda segundo ele, faltou ambulância para promover a transferência do garoto e também o oxigênio, já que a criança, conforme sua afirmação, teria sofrido uma parada cardíaca: “A criança estava aqui desde três horas da tarde e só foi transferida agora. Ele teve uma parada cardíaca, reanimaram e voltou a cair de novo”, afirmou.

 

 

 

Elenice Soares da Silva, também parente do menino, afirmou que, além da falta da ambulancia, teria faltado médicos para atender o menino. Ainda segundo ela, um profissional do SAMU teria lhe afirmado que teria faltado oxigênio para a criança.

 

 

Populares denunciaram também que teria faltado lençol para enrolar a criança no momento da transferência, e que um morador vizinho do Hospital teria providenciado um lençol.

 

Familiares da criança tentaram invadir o local para retirar o garoto, foi então que houve a chegada do reforço policial. Familiares chegaram, inclusive, a ligar para Toritama na tentativa de conseguir uma ambulância.

Versão de uma enfermeira

 

Segundo uma das enfermeiras, que não quis se identificar, o menino chegou ao hospital apresentando um quadro de febre alta, decorrente de seu frágil estado de saúde devido a estar se recuperando de uma cirurgia.

 

A enfermeira falou que a criança não teve uma parada cardíaca e sim, estava com convulsões por conta da febre. O garoto foi então medicado e fizeram a limpeza do mesmo, já que ele estava expelindo líquido pela boca e corria o risco de asfixia.

 

A enfermeira afirmou também que havia sim oxigênio no hospital, e permitiu que a equipe do Blog fotografasse os cilindros do gás, chegando a ativá-los na frente de nossas câmeras.

 

A morte da criança

 

Após a tumultuada transferência, o garoto Derquian Tiago sofre três paradas cardíacas no interior da ambulância do SAMU, vindo a falecer antes de chegar na cidade de Caruaru.

 

Mesmo com a presença de um dos parentes do garoto no interior da ambulância, a notícia sobre a morte do garoto permaneceu em segredo, para que se evitasse um maior tumulto no Hospital Materno Infantil de Santa Cruz.

 

Até o fechamento desta matéria, as 23 horas e 50 minutos da sexta-feira, os parentes que aguardavam em Santa Cruz ainda não tinham sido comunicados da morte da criança.

 

Participaram desta cobertura: Ney Lima, Thonny Hill e Nayara Maria.

 

28 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    É o retrato da saúde em nossa cidade e tantos babacas dizendo que rouba mais faz. Gente, Política é a arte do bem comum. Vamos parar com essa história de ficar brigando por um monte de vagabundo que só visa interesses próprios. É preciso mudar sempre e não deixar um grupo se perpetuar no poder, pois assim se coloca em xeque a nossa democracia. Detalhe! Democracia = poder que emana do povo! Pensem nisso. A cada 4 anos é preciso mudar!

    1. ENQUANTO O DINHEIRO DA SAÚDE PÚBLICA ESTÁ SENDO USADO PARA ENRIQUECER POLÍTICOS CORRUPTOS, OS CIDADÃOS HONESTOS DA CIDADE QUE PRECISAM DE ATENDIMENTO DIGNO NO SUS ESTÃO PADECENDO COM O DESCASO.
      EQUANTO NÃO DEIXARMOS O FANATISMO E PARTIDARISMO POLÍTICO DE LADO EPENSAR NO QUE REALMENTE É MELHOR PARA A CIDADE, ISSO NUNCA VAI MUDAR!

  2. Luan Fabrício disse:

    Infelizmente o descaso com a saúde está grande. Que Deus possa ajudar essa família nesse momento, pois não é fácil, e que, com esse caso, espero que se tenha mais prioridade nessa área. Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos começar agora e fazer um novo final (Chico Xavier).

  3. adeilson santana disse:

    vergomhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  4. adeilson santana disse:

    ta na hora de expulassasr essa genter do poder , evda cidade

    1. simone disse:

      infelizmente essa e a realidade do nosso brasil vemos em varias cidades essa realidade.não devemos culpa uma pessoa e sim a todos pois fazemos parte da democracia .

  5. ivo aragao leandro disse:

    parabéns santa cruz do capibaribe, em especial aos vereadores que aprovaram e autorizaram uma prefeitura pagar um aluguel de um prédio a uma fundação de médicos, onde a cidade tem espaço suficiente e dinheiro de sobra para fazer mega festas ao invés construir seu próprio hospital. santacruzenses exijam dos governantes uma melhor qualidade de vida, praças para os idosos sentarem e curtir seu tempo bom , escolas de referencias hospitais com médicos honestos que cuidam das pessoas com amor e não com arrogância e prepotência como se estivessem fazendo favor.. megas festas só trás despesas para os cofres públicos. não venda seu voto. o político que lhe der dinheiro denuncie.

  6. wilker silva disse:

    vai zé augusto, vai edson vieira…
    saibam votar sociedade santacruzense pois nossa cidade esta uma vergonha. deixem a politicagem de lado e corram atrás de seus deverem como cidadãos e não sejam cumplice de uma vergonha munipal. aprendam….

  7. wilker silva disse:

    enquanto vocês correm atraz desse povo fazendo com que eles sejam praticamente adorados, muitas pessoas estao passando descaso em quaisquer instituição seja ela municipal, estadual ou federal.

  8. wilker silva disse:

    mais uma vida foi tirada pela incopetencia de alguem, parece que neste país não se leva mais nada a serio, isso se tratando de pessoas que precisam, pois se tratando de votos vocês valem mais que uma vida…. acorda povo…. ate quando vamos aceitar isso

  9. José Nivaldo disse:

    É LAMENTÁVEL, É O EXTREMO DO CAOS NA NOSSA CIDADE: Será que o dono do Hospital está recendo em dias seus R$ 30.000,00 e poucos mil?. Será que essa ambulância que faltou, o oxigênio que faltou, o lençol que faltou, será que o dinheiro foi gasto para pagar bons advogados que permitiram que certo candidato concorra as eleições?. Será que esse dinheiro está sendo gasto com campanhas políticas por quem não sabe da valor ao bem público?. Será que parte da sociedade não ver esses desmandos? Será que as autoridades fecham os olhos para tudo que esta acontecendo em Santa Cruz do Capibaribe?. POR ENQUANTO QUEM SOFRE SÃO OS MAIS HUMILDES.Por enquanto tem políticos luxando com o dinheiro que deveria ser gasto com os humildes.

  10. Delson disse:

    lembre-se dos 30,000 da policlinica que deveria oferecer uma ambulância que não tem.

    1. Pedro Siqueira disse:

      Isso é uma prova que esse dinheiro que o Hospital ta recebedo ta indo pro bolso de alguem, pois nem sobra dinheiro pra comprar um lençol.

  11. joao bosco disse:

    este é o retrato da saúde de santa cruz do capibaribe, que o Deus consolador ampare essa família nesse momento tão dificil, e que nós como população possamos mudar essa situaçao, deixando a paixão politica de lado e acreditando na mudança, Edson representa essa mudança.

  12. Núbia disse:

    Cadê a ambulância do dr. nadal???

  13. Levi Souza disse:

    EU PASSAVA NA FRENTE DO HOSPITAL E VI O MOVIMENTO. PAREI PRA VER O QUE ERA, EU LHE DIGO QUE EU QUASE CHORO COM O DESESPERO DA FAMILIA “SE FICASSE NO HOSPITAL MORRERIA POR QUE A SAUDE DE SANTA CRUZ É UMA PORCARIA SE FOSSE TRANFERIDO NO SAMU ELES TINHA MEDO DO MENINO MORRER NO CAMINHO.GENTE ISSO É UMA TRISTEZA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NUMA CIDADE DE 100 MIL HABITANTES E NÃO TEM UM HOSPITAL QUE PRESTA. VAMOS PARA PRA PENSAR NÃO VAMOS SER FANATICOS NÃO

  14. Flavia soares disse:

    Vamos tirar esses insetos do poder !!!!!!!! Cade a anbulancia pra transferir essa crianca , anbulancia nao tem !!!!! Mas farra e festa nao falta vamos dar um basta

  15. Ediberto disse:

    Uma vida se perdeu, dói mais ainda quando é uma criança, que Deus dê luz e caminho a seus pais nessa hora, pois hoje, já tem um monte de mosca em cima da merda, correndo atrás destes póliticos, que são a pior escória desta nossa cidade, o que me envergonha, é saber que ao invés de fazermos um ato de protesto pelo acontecido, esse zé povinho, com alegria de palhaço, pega seu carro, que conseguiu graças a seu esforço, e fica em pleno final de semana, correndo atrás de inutéis, quem vem de fora fica surpreso com a ingenuidade deste povo, e ainda acham que são politizados, não tem o que fazer, a cidade não te oferece nada, vai fazer amor, lavar teu carro, passear com teu cachorro, dormir, qualquer coisa que te valorize como gente, os valores politicos aqui são invertidos, eram eles que deveriam estar correndo atrás de nós, e não ao contrário, ja imaginou se criança que tivesse morrido fosse nosso filho? acorda Bando de ótario, bestas, analfabetos, burros, voces se orgulham de ter o que? cidade suja, feia, com aspecto de abandono, sem ter uma arvore que nos dê sombra, somos piores do que indios que se vendiam por um espelho, nos vendemos de graça ou bem baratinho!!!

    1. Aline disse:

      Aqui deveria ter a opção “curtir”.

      1. Aline disse:

        Pense num desabafo!

  16. ir carlinhos disse:

    isso é santa cruz, só querem politicagem, e esquecem da verdadeira politica, mas é assim que o “povo” quer, fala lado A e alou lado B. que vergonha!

  17. frança disse:

    OS RESPONSÁVEIS POR ESSA BARBARIDADE DEVERIAM SEREM JULGADOS E CONDENADOS COMO ASSASSINOS.

  18. regiane disse:

    minha gente santa cruz tem que munda pense muito na hora de vota pois vamos tira esse nojetos do poder nao nada mais a saude em primeiro lugar

  19. maria suelene disse:

    lamento pela criança,que em DEUS essa familia encontre o conforto para tamanha DOR.agora vamos pensar um pouco,será que essa gente trabalhadora de scc,gente guerreira,que não tem medo de nada, sim, porque quem trabalha como nòs trabalhamos,não deve nada a ninguem, não tem rabo preso com ninguem,tá com a forma de fazer diferente nas mãos É SEU VOTO será que vai ficar assim?tem que mudar se caso não der certo muda dinovo,e precisamos cobrar de quem quer que seja.para que possamos ter um pouco só um pouquinho de dignidade.

  20. RICARDO GOMES disse:

    vergonha para uma cidade do porte de santa cruz , enquanto politicos ficam milionários com o dinheiro público tá aí a cara da nossa cidade saúde zero e é mais uma familia que chora a perca de seu filho acorda santa cruz , ou agente tenta mudar a cara da nossa cidade ou só Deus é quem sabe onde vamos parar , SERÁ QUE NÓS MERECEMOS ISSO ?

  21. djair barbosa disse:

    até onde vai parar a saúde de nossa
    cidade?com mais mortes…

  22. Marcos disse:

    Em outras cidades o SAMU é chamado para socorrer pessoas prestar os primeiros socorros e levar para o hospital,já aqui e nossa cidade a pessoa está no hospital e o SAMU é chamado para prestar os últimos socorros e fazer a transferência para outro hospital.E pagamos R$ 30.000,00 de aluguel por esse hospital que no mínimo deveria ter uma ambulância e não tem.

  23. janaiana do nascimento. disse:

    a cupa e de quem voto em z

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Notícias Anteriores