24
abril

Aneel aprova aumento médio de 8,89% nas contas de luz de Pernambuco


Reajuste na energia do Estado foi autorizado pela Aneel.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (24), durante reunião pública, reajuste nas tarifas dos consumidores atendidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Os novos percentuais entram em vigor a partir do próximo domingo (29). A empresa atende 3,7 milhões de unidades consumidoras do estado de Pernambuco.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

Confira abaixo os índices que serão aplicados pela Celpe

Consumidores residenciais – B1 – 8,41%

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média – 8,47%

Alta tensão em média (indústrias) – 9,90%

Efeito Médio para o consumidor – 8,89%

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores