22
maio

Fotos revelam problemas na Escola Dr. Adilson Bezerra


Blog do Ney Lima em parceria com o COMDECA inicia uma série de reportagens sobre a situação das escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe 

 

 

O Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (COMDECA) fez recentemente uma visita a uma das escolas mais tradicionais de nossa cidade: a Escola Dr. Adilson Bezerra de Sousa, antigo Centro Social Urbano, no bairro Nova Santa Cruz.

 

O Blog do Ney Lima teve acesso as fotos feitas pelo órgão. As imagens mostram que escola apresenta diversos problemas em sua estrutura, tais como vidros e janelas quebradas, salas apertadas, superlotação de alunos, lixo espalhado pelas dependências externas e precariedade dos banheiros, o que, segundo o órgão, prejudicava os estudantes no processo de aprendizagem.

 

Fotos feitas pelo COMDECA, em visita à Escola Estadual Dr Adilson Bezerra de Sousa

 

Instalações elétricas precárias no interior da escola

 

 

Diretora Jessyca Cavalcante se justifica

 

A equipe do Blog do Ney Lima, na busca de apurar os fatos, fez uma visita a escola e conversou com Jessyca Cavalcante, que é diretora do estabelecimento de ensino.

 

Fotos: Blog do Ney Lima

 

Algumas das causas para os problemas na escola são a falta de recursos, alguns atos de vandalismo e o fato da escola ser um prédio adaptado, diferente de uma escola normal. Confira as alegações da diretoria sobre as denúncias:

 

Sobre as salas apertadas e a superlotação:

 

Jessyca falou que a escola conta hoje com 18 salas de aula, 11 delas são adaptadas e apresentam tamanho menor. Sobre isso, ela afirmou: “Nós temos 18 salas de aula e dessas 18, 11 são adaptadas. Segundo o padrão do estado, cada sala tem que ter 50 metros quadrados. Nós temos salas que não atendem a esse espaço padrão, mas a gente organiza. Como a sala é adaptada, nos temos um número bem menor de alunos matriculados dentro dessas salas. A portaria do estado diz que a sala deveria ter 45 alunos matriculados. Nós temos salas que tem 25, 30 alunos, já pra evitar a superlotação”.

 

Precariedade dos banheiros:

 

A diretora afirmou que os banheiros passaram por reforma no começo do ano e que o vandalismo por parte de alguns alunos e a falta de recursos  para manutenção são os responsáveis por algumas estruturas estarem danificadas. Sobre isso, ela afirmou: “Nós fizemos uma grande reforma nos banheiros e eles estão dentro do padrão, inclusive de acessibilidade para receber alunos cadeirantes. Nós colocamos câmeras, mas infelizmente, dentro dos banheiros, a gente não pode ter. Nós vamos estar organizando tudo, assim que os recursos estiverem disponíveis”.

 

Lixo nas dependências externas:

 

Sobre o lixo nas dependências externas da escola, a diretora afirma que não é culpa da escola e sim das pessoas que visitam o local para outras atividades, citando, por exemplo, a pista de bicicross, presente no local. Jessyca falou também que o terreno da escola é muito grande e que pertence tanto ao poder estadual como municipal: “A escola tem um terreno grande e que esse terreno é do município e também do estado. Nós já solicitamos a divisão desse muro do terreno. Nós, enquanto escola, mesmo que fechemos o portão da frente, o pessoal entra pela parte do município, que tem um portão aberto que dá acesso ao bicicross. Ai jogam lixo e pegam essa parte de fora da escola que ficam no muro, mas a gente não tem como controlar a entrada e a saída dessas pessoas”.

 

Vidros e janelas quebradas:

 

Jessyca justificou que algumas  das janelas estariam quebradas e outras fechadas com madeirito por motivos de depredação e também por isolamento da área do terreno da escola, que pertence ao município: “Nós tivemos que colocar o madeirito em algumas salas, pois quando outras pessoas passavam, jogavam lixo e outras coisas nos alunos. Algumas janelas foram também depredadas e o madeirito é mais seguro”, afirmou.

 

A diretora também afirmou que a escola está com falta de recursos vindos do estado e que, desde fevereiro até o mês de maio, o dinheiro não havia chegado. Sobre isso, ela afirmou: “Nós temos 1800 alunos e somos uma escola de grande porte. Ela recebe 4 parcelas de quatro mil reais para comprar material de expediente, de luz, de limpeza e material de construção para pequenas reformas. Recebemos também 4 parcelas de 4 mil para mão de obra. Recebemos também 4 parcelas de 1800 reais para manutenção só de informática. Nós ainda não recebemos nenhuma parcela esse ano para fazer manutenção na escola. Com esse dinheiro, nós repomos vidros quebrados, canos quebrados entre outros. Inclusive compramos, com recursos próprios, lâmpadas para melhorar a iluminação da frente da escola, que estava com problemas”.

 

Para Lucinaldo Tenório, professor da instituição desde 2006 e também membro do conselho escolar, as denúncias feitas pelo COMDECA são contraditórias: “Eu vejo como contraditórias a própria denúncia  de uma entidade, ou de algum profissional, que não vem fazer a averiguação. A pessoa que vai fazer a denúncia, ela deveria procurar as informações pra ver se realmente batem. No momento que eu estive trabalhando, de 2006 até hoje, a gente tem uma lei que determina a quantidade de alunos que a gente tem que obedecer na matrícula e o próprio Conselho Tutelar ou o COMDECA vem com alunos pra que a gente matricule. Quando a gente afirma que não tem mais vaga, eles dizem que a gente tem”, finalizou Tenório.

 


11 Comentários

  1. evaldo disse:

    Realmente…mas eu acho que não é só nossa escola que é assim, outra coisa é que ja foi explicado varias vezes que nossa escola não recebe dinheiro suficiente para que tenha todas essas boas aparências,mas também isso é a irresponsabilidade de alguns alunos da escola.

  2. atleta do bicicross disse:

    sobre o comentario da diretora da escola Dr Adilsom Bezerra Sobre a Parte externa da Escola ela nao falou da parte externa da escola em que a tubulaçao de todo esgoto da Escola e ligada a uma foça que esta dentro da pista de bicicross super lotada e vazando e escorrendo degetos e mal cheiro por parte da pista de bicicross . E mais ,anos atraz ela mandou um oficiu para o Deputado Edsom Vieira para que ele evidenci esforços para desligar os nossos refletores , que servem para os treinos anoite para aqueles atletas que nao tem tenpo para treinar durante o dia , nao obitendo exito mandou outro ofico para celpe pedindo o corte da eletricidade que fornece enegia ao refretores , a celpe respondeu o oficio da Diretora da Escola Dr Adilson dizendo , que so quem poderia altoriazar o corte era a prefeitura municipal que foi ela quem altorizou a ligar e por tanto cabe como iluminaçao publica por que aparte que cabe ao bicicross e publica e aluminaçao tabem… por isso ela nao conseguio desligar .. ESSA DIRETORA JA NOS PERSEGUEM A MUITO TENPO JA JOGOU A CUPOU NOS DE OUTRAS COISA .

  3. atleta do bicicross disse:

    Nossa pista esta passando por uma reforma onde a prefeitura municipal esta dando apoio total ,com a doaçao a Associaçao de bicicross( ABISCC ) mais um refletor ja instalado e funcionado , 2 Rolos de arame , aonde estamos cercando nossa pista ,para darmos maior segurança aos atletas e a fabricaçao de mais um portao lateral para ser a entrada principal da pista de Bicicross e resolver o problema do Portao que a Diretora tanto fala …

  4. Tenório disse:

    Caros atletas do bicicross, como professor, membro do conselho escolar e ex-diretor adjunto da escola Dr. Adilson digo que as informações sobre o desligamento dos refletores da pista não são verdadeiras e que vocês têm um canal de diálogo aberto para conversar conosco da escola a qualquer momento sobre nossos problemas. Não sejam infantis a ponto de cair no jogo daqueles que querem passar uma imagem negativa da diretora neste ano político, porque ela é pré-candidata a vereadora e, ao que me parece, tem preocupado algumas pessoas. Prezamos pelo desenvolvimento do ser humano como um todo e vemos o esporte como um meio eficaz nesse processo de desenvolvimento. Somos incentivadores de práticas esportivas. Se existem tantos problemas na pista é sinal de que o apoio municipal não tem sido suficiente. Lutem por melhoras para a cidade e pelos seus espaços. Só não esqueçam de que muitos são aqueles que quererão se promover e usá-los para atingir seus objetivos. Estamos com as portas abertas para resolvermos nossos problemas da melhor maneira possível, com diálogo e transparência, esquecendo paixões políticas

  5. etinho disse:

    Sou aluno da escola já à algum tempo. E o que sei é que esses vandalismos são praticados por alunos (os mesmos) que fazem/fizeram as denúncias, porque querem através disso atrapalharem a pré-candidatura da diretora Jessyca. Esses vândalos são eleitores do partido taboquinha, e já que ela disputará vaga na câmara municipal nas eleições deste ano por o grupo adversário, querem a todo custo atrapalhá-la…
    Na minha opnião, Jessica deve servir de espelho para muitos outros diretores que existem por aí! Pois ela sabe muito bem como administrar uma escola e pra mim é exemplo de diretora!

  6. atleta disse:

    sou atleta e sei a dificuldade que encontro com essa diretora. que mandou apagar as luzes foi essa gestao sim. queriamos mais respeito com os atletas. eu nem sou taboquinha nem boca preta sou um atleta que mereço respeito! agora vc a etinho ja esta dizendo de qui lado pertence! Mais respeito com os atletas!

  7. atleta disse:

    quem esta sendo infantil é o senhor professor! porque o senhor defende tanto a diretora! nunca eu ouvir o senhor defender os alunos! ai o senhor vem falar em campanha politica, tenha vergonha n misture politica com imcompetencia de administrar! defendendo a diretora e colocando a cupa nos atletas e nos alunos.

  8. eduarda disse:

    Pelo q li no comentário do ‘etinho’, ele não tá colocando a culpa nos atletas não. ou sim, se foram eles q praticaram esses atos e depois denunciaram.
    Acho q o atleta não compreendeu muito bem o comentario não.
    Pq ele[etinho] nem tá desrespeitando os atletas, nem deixou claro que é do partido boca preta.

    [MINHA OPINIÃO]

  9. hugo disse:

    Caro professor Tenório, não é mentira essa história de que a diretora da escola Dr. Adilson Bezerra fez de tudo pra desligar os refletores da pista de bicicross, por que eu recebi copias desses ofícios , pergunte a ela se isso é mentira?

  10. Moises disse:

    Caro profesor e diretora antes de vcs comesarem a trabalharrem ai nesta escola eu ja frequentava a pista de bicicross pra um bom entendimento isso que vcs tomam exemplo como escola ja foi tempos atraz um local de ponto de vendas de drogas nos que fazemos o BICICROSS espusamos essas pessoas que so queriam nos prejudicar certo digo a vc professor que nao e porque ele e pre candidata que vc que limpar a barra dela ela sim tem uma certa perseguiçao com os atletas do BICICROSS sim por . primeiro : todos os dias de manha e atarde os protoes ficam abertos so a noite ela manda fechar pra nos nao passarmos para a pista sim temos nosso portao mais de noite la em baicho ja aconteceu asaltos mais ela manda fechar nos sabados e domingos fica aberto o LIXO que ela tamto fala nao fica na pista e sim na lateral das paresdes da Escola a fossa que desse pra dentro da pista ela nao fala por que sabe que isso esta errado como e um espaço aberto pedimos sempre para a policia para fazer rondas de dia e de noite para melhor segurança para nos atletas pois como em qualquer lugar aparecem pessoas para denigrir a imagem do local isto se refere a pessoas que si dizem educadoras e pessoas viciadas sei que ate o momento a diretora que tanto se diz adepta ao esporte si quer nos procurou para debater ou se quer tentarmos arrumar os problemas que la se em contam nos que fazemos o bicicross nao temos lados partidários pois sempre que nois procuramos ajuda seja de que lado for sempre somos bem atendidos entao quando forem falar dos problemas da escola nao tente despistar colocando culpa nos que nao estao no momento para se defender OK . se quizerem nos procurar saberas onde nos encontrar ok. Sem mais no momento meu muito Obrigado pelo espaço.

  11. Fernando Lagosta disse:

    Em relação a questão política o presidente da associação de bicicross é do partido da diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores