Prefeitura de Santa Cruz intensifica combate à dengue e muriçoca

Foto: Ascom prefeitura municipal.

 

O município de  Santa Cruz do Capibaribe recebeu, nesta terça-feira (08), dois veículos acoplados com o sistema de UBV pesada, o fumacê, para pulverizar a cidade. As caminhonetas vão ser usadas em todos os bairros para o combate à dengue.  As ações integradas para também combater a muriçoca. Estão previstas aplicações de larvicidas e o uso do carro fumacê.

 

Após se concentrar no combate ao mosquito transmissor da dengue, onde Santa Cruz  tem obtido sucesso através do programa dengue zero, evitando uma epidemia, a Secretaria da Saúde também esta dando foco na ação de combate a muriçoca.

 

Agentes de endemias, que fazem o trabalho preventivo da dengue, e que também observam as possíveis áreas de foco de muriçocas, já estão aplicando larvicidas nos canais que cortam a cidade,  bem como nas áreas próximas, sendo que nestes locais também irá passar o carro fumacê.  De acordo com o secretário de saúde Breno Feitoza, o trabalho continuar cada vez mais intenso.

 

“Mesmo sabendo que a muriçoca não é um vetor de transmissão de doenças, temos consciência que ela causa um incômodo a toda população, principalmente nas crianças, além de alterar o bem estar de todos. Entretanto, o foco principal é o combate a dengue, a qual estamos realizando com sucesso durante estes seis meses. A partir de agora, vamos unir forças, e a participação do população é muito importante na colaboração, evitando entulhos, acúmulo de lixos, e verificando possíveis focos dos mosquitos da dengue em suas residências”, disse Feitoza.

 

Dicas:

 

A população deve ficar atenta, e na hora da aplicação, os moradores deverão abrir as portas e janelas de suas residências, mas tomar as seguintes precauções:

 

1 – Acondicionar alimentos em recipientes próprios com tampas.
2 – Cobrir gaiolas de pássaros.
3 – Retirar roupas que estiverem em varais.
4 – Após a aplicação do fumacê, trocar água e alimentos dos animais domésticos.

 

É importante frisar que a importância da população no combate à dengue e a muriçocas, podendo destruir os possíveis criadouros do mosquito evitando o acumulo de lixo nas ruas.

 

Sequência do trabalho com os carros fumacês e respectivas localidades.

 

1. Nova santa cruz.

2. São Miguel.

3. Bela Vista.

4. Centro.

5. São Cristóvão.

6. Cruz Alta.

7. Santa Tereza.

8. Dona Lica.

9. Santo Agostinho.

10. Acauã.

 

Informações da Assessoria.

4 Comentários

  1. Dede disse:

    E o São Jorge?

  2. marcos disse:

    “Entretanto, o foco principal é o combate a dengue, o qual estamos realizando com sucesso durante estes seis meses”.
    Ou o secretário quer mudar o foco ou está mal informado, não dá pra separar combate ao mosquito da dengue ao da muriçoca. As larvas se desenvolvem paralelamente, a única diferença da larva da muriçoca é que se desenvolvem também em águas sujas e paradas, pra isso os córregos e rios devem ser desobstruídos. O carro “FUMAÇE” é um paliativo que não pode ser muito usado, pois além de exterminar insetos leva também componentes que estão na atmosfera que beneficiam a saúde do ser humano. Como agente de vigilância Sanitária tenho conhecimento desse processo e vejo com tristeza que voltamos a uma situação que estava controlada desde o tempo que Sandro David, filho de Zé David, o qual fez um trabalho excelente no município que foi continuado pelos profissionais que o substituíram até pouco tempo. Há alguns anos nossa cidade não convivia com muriçoca da forma que estamos vendo hoje.

  3. Alexsandra disse:

    Faltou o BAIRRO SÃO JORGE.

  4. veronica disse:

    próximo ao moda center tá impossivel assistir a noite,moro no sao jose e nao aguento mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores