20
fevereiro

Colocando a casa em ordem


Prefeitura inicia ação para retirada de barracas e desobstrução de calçadas

 

Fotos: Ney Lima

 

As barracas que obstruem canteiros e calçadas podem estar com os dias contatos em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Durante pronunciamento, nesta quarta-feira (20), o prefeito Edson Vieira (PSDB) anunciou que será dado um prazo de 60 dias, através de notificação, para retirada das barracas fixas de todas as calçadas, de escolas da rede municipal e estadual, como também das adjacências. A decisão cumpre uma orientação do Ministério Público.

 

 

Edson afirmou que tal iniciativa será para promover a revitalização das calçadas e também garantir a acessibilidade aos pedestres.

 

Indagado sobre se haverá um local específico para os barraqueiros, Edson respondeu: “Infelizmente, a prefeitura não tem a condição de fazer um local padrão para todos os barraqueiros de nossa cidade. Nós vamos dar esse prazo, de até 60 dias, para que deles possam desalocar porque as pessoas que ocuparam as calçadas de escolas, e de alguns estabelecimentos, sabem que é totalmente proibido”.

 

Trailers fixos também serão retirados

 

 

Sobre as barracas móveis, especialmente os trailers, o prefeito afirmou que elas deverão ter horários de funcionamento. Segundo o prefeito, caso estejam atrapalhando o movimento de pedestres, elas também serão retiradas, mas que o primeiro passo será a retirada das barracas fixas.

 

 

 

Barracas ocupam calçadas dos colégios há mais de 20 anos

 

 

O problema das barracas que ocupam as calçadas de escolas, principalmente na Avenida 29 de Dezembro, é antigo. Muitos barraqueiros ocupam o espaço há mais de 20 anos.

 

Algumas barracas possuem uma espécie de autorização da Prefeitura, emitida na década de 90, durante o Governo Aragãozinho. Mas, por não possuírem efeito vitalício, as autorizações devem perder o efeito com a medida adotada pelo atual prefeito, Edson Vieira.

 

Fernando Aragão concorda com retirada, mas diz que prefeitura deveria oferecer alternativa aos barraqueiros

 

Procurado pelo Blog, o vereador oposicionista Fernando Aragão (PTB) mostrou-se preocupado com o fato da prefeitura não ter oferecido nenhuma alternativa para os barraqueiros.

 

 “Eu concordo que as barracas tenham que sair, mas entendo que devido ao tempo tornou-se uma questão social. Deveria ser dadas condições para alocar em lugar adequado, para que essas pessoas não percam as condições adquiridas durante tanto tempo.”, afirmou Fernando Aragão.

 

 

Dida de Nan diz que o problema precisa ser resolvido

 

O Blog entrou em contato com o vereador de situação Dida de Nan (PSDB), que concordou com a medida adotada pela prefeitura.

 

 

“Não que eu seja contrário ao pessoal das barracas, mas temos que resolver o problema. Muita gente precisa, mas não dá botar todo mundo numa calcada. Temos que ficar do lado do prefeito”, destacou Dida de Nan.

29 Comentários

  1. Thiago disse:

    Eu acho certo e ao mesmo tempo errado fazer isso, por que essas pessoas estão ai a anos todo santo dia atras de seu pão de cada
    dia ,muita falta de consideração com o povo sem ao menos oferecer um local pra que essas pessoas possam se deslocar. Um ponto positivo,vai melhorar a vida do pedestres e a aparência do centro da cidade.

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Saudações, Sr. Thiago. Segundo consta, NÃO é responsabilidade da Prefeitura oferecer lugar pra colocar barraca. Até porque, mais de 90% de tudo que é vendido nelas são PORCARIAS nocivas a nossa Saúde. É pra tirar. Doa a quem e como doer.

      1. Thiago disse:

        Sr. Clodoaldo, agora a prefeitura não se responsabiliza! sendo que a mesma que permitiu que essas pessoas colocassem suas barracas nas calçadas. Pra você deve ser muito fácil em dizer: “Que esse donos de barracas se VIREM! ” ja ta de “bucho” cheio né? Pessoas com o pensamento desse tipo que fazem aumentar a fama dessa cidade de povo mal educados,metidos a ricos querendo ser céu e lua. Só tenho pena de pessoas como você.

  2. Diego Barros disse:

    esse da foto é um dos casos mais absurdos! Esse barracão é usado apenas como deposito o proprietario tem mercadi, carros e etc…. nunca se preocupou em comprar um deposito em local apropriado!

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Saudações, Sr. Barros. Meu xará de sobrenome, a título de informação: “etc” = ( e tantas coisas…). Fraterno, abraço. Telúrico, Irmão.

  3. rita disse:

    concordo que muitas barracas estão em lugares proibidos ,mais temos que saber também que elas são o sustento de muitas familias, então serem retirados sem ter um local que possa trabalhar pra mim isso é uma falta de respeito do prefeito. Muita gente senhor prefeito vive so de sua barraca, mais é dificil do SENHOR entender né , ja que nunca precisou trabalhar. Esse é o valor que o senhor esta dando a chance que lhe foi dada, muito fvraco de sua parte. Lembro-me bem que o senhor falou que iria retirar as barracas e iriam ser colocadas num lugar muito melhor,pena que o SENHOR não honra o que fala depois que ganha as eleições. PARABÉNS POR ISSO E MUITO MAIS QUE VIRÁ, EU ME ORGULHO DE NÃO TER LHE DADO UMA CHANCE.

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Risos… Saudações, Sra. Rita. Nessas horas, todo mundo é coitadinho. Não sou dono de barraca e sustento-me. Que esse donos de barracas se VIREM! Queremos nossas calçadas!!!

      1. Bruno disse:

        Sra. Rita, era bom demais se todo cidadão tivesse o direito de fazer uma barraca, no centro, que os terrenos são valiosos e obstruindo o tráfego de pedestres. Existem pessoas que conseguiram através de usarem locais indevidos ao longo do tempo comprar casas e carros luxuosos. Na verdade ao invés da prefeitura dar-lhes outros locais, eles e que deveriam pagar por todo esse tempo que ficaram sem pagar alugueis.Imagine se todos invadissem sua calçada. O que vc diria?

  4. fabiana disse:

    è vamos vê se os pedestres DEIXAM DE ANDAR NAS RUAS, pois o que não falta é pedestre “folgado” cheio de “direito mandando que passem por cima…

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Risos… Saudações, Sra. Fabiana. Segundo consta, no Transito somos todos Pedestre. Queria ver você na condição de transeunte buscando uma única calçada pra andar sem correr o risco de levar uma topada numa e cair com a cabeça noutra. Isso quando existe alguma, Via livre de barracas, mercadorias, Lava à Jato, carros estacionados, Motos, mesas de Bar, dentre outros que lhe dê tão desumano acesso.

      1. fabiana disse:

        Lugar de PEDESTRE É na calçada. se não tem calçada com certeza eu irei ANDAR BEM PRóXIMO AO MEIO FIO e não NO MEIO DA RUA, principalmente, não irei xingar, nem desafiar motorista…

  5. Júlio disse:

    Será que o Sr. Edson vai retirar o estacionamento do supermercado Tibúrcio (que é na calçada de uma escola),será que ele vai tirar as mesas do bar de Madeira que também é na calçada, Se é pra cumprir ordem então que seja pra todos e não pra uma minoria menos favorecida.

    1. pedrão disse:

      BOA PERGUNTA JÚLIO ! ! ! GOSTARIA QUE NOSSO AMIGO, CLODOALDO BARROS,SE POSSÍVEL NOS RESPONDE-SE ? ? ?

      1. Neto disse:

        Pra variar e reforçar, será que vai tirar mesas e cadeiras do bar danimec no centro da cidade que pertence ao Daniel que foi um dos maiores chupa ovo na campanha do atual prefeito?

  6. Fernanda disse:

    Muitas cidades não tem essa prática terrível de colocar barraca em tudo que é lugar e mesmo assim as pessoas se viram e vivem bem. Esse papo de sustento de família é coisa de quem não quer seguir leis e sempre coloca essa desculpa esfarrapada. Quer dizer então que por isso teremos que abrir mão de ter uma cidade organizada?

  7. Edisio Vieira disse:

    Se quiserem colocar ordem nesta cidade onde o povo faz o que bem querem, tem que tirar mesmo. Agora se querem deixar a bagunça, fechem os olhos como fizeram os outros prefeitos que sabiam que estava errado e fecharam os olhos! Parabéns, Edson!

  8. rita disse:

    Saudações Senhor Clodoaldo … vc deve ser mis um igual ao nosso PREFEITO com um rei na barriga e que se lasque os pobres.Mais como vc mesmo disse que se VIREM os barraqueiros, isso eles vão ter que fazer mesmo, e virada melhor eles vão dar a esse prefeito e a pessoas que pensam como o senhor!

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      !? Risos…

  9. janiele gomes disse:

    esse clodoaldo conversa muita é merda nao entende de nada so entende de apoiar seu grupo politico eu quero ver se esse prefeitinho perseguidor politico vai ter coragem de tirar as mesas do bar de madeira por que o genro de madeira é secretario e a filha é diretora do hospital que por sinal se mostra muito incopetente por isso clodoaldo que ta mais pra clo da novela fecha teu bico e deixa de ser babao!!!

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Risos… Saudações, Sra. Janiele Gomes. Respeito seu comentário. Só discordo dele na parte que me toca. Fraterno, abraço. Telúrica, Irmã.

      1. pedrão disse:

        AMIGO, CLODOALDO SE QUISER RESPONDER A PERGUNTA DO NOSSO COLEGA JÚLIO, FICAREMOS AGRADECIDOS. UM ABRAÇO…
        OBS: É A PERGUNTA DE NUMERO 05

        1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

          Saudações, Sr. Pedrão. Fico lisonjeado em perceber que meus comentários estão sendo, motivos de reflexão. Também comungo com a opinião do Irmão e Sr. Júlio. Sou TOTALMENTE contra a qualquer tipo de prática comercial e todos os tipo de abusos que prejudique o nosso Direito de locomoção nas vias de pedestre. Sem falar que devemos cobrar também do nosso Prefeito; Edson do Jumento Vieira, que faça valer a Lei em relação a padronização das calçadas que hoje são verdadeiros obstáculos até para pessoas sem necessidades especiais. Fraterno, abraços. Telúricos, Irmãos.

          1. pedrão disse:

            OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO, E QUE NO GOVERNO EDSON, PREVALEÇA: A IGUALDADE, A JUSTIÇA “CEGA”, E A DEMOCRACIA ! ! !

  10. rita disse:

    kkkkkkkkkkkk Apoiada janiele gomes kkkkkkkkkkkkkkkkkk cloclo uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

  11. rita disse:

    to começando a pensar que o comentárista da globo CLOCLO arregou??? vamos lá telúrico irmão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Bruno disse:

    Rita vc tem cara de BARRAQUEIRA,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, porque não respodeu meu comentário?

  13. rita disse:

    Bruno não sou barraqueira como vc pensa, mais te respondo agora que minha calçada é livre pra vc colocar sua barraca nao sou coitada como vcs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Senao gosta do que falo se entupa otário.

  14. andreia disse:

    DER REPENTE VEJO QUE AS LEIS ESTÃO PRESTES A SEREM CUMPRIDA ! HÁ MUITO TEMPO QUE AS DETERMINAÇÕES A RESPEITO DA ACESSIBILIDADE SE FAZ NECESSÁRIO ! AGORA ME PARECE QUE ESTAMOS NO CAMINHO!
    PARABÉNS AOS ÓRGÃOS COMPETENTES! PARABÉNS AO MINISTÉRIO PUBLICO ! PARABÉNS AO POVO QUE QUE RECEBE SEU DIREITO DE IR E VIR! PARABÉNS PARA MIM .. QUE DEI UMA CHANCE PARA AS MUDANÇAS ! E VIVA A LIBERDADE DE DIZER OQUE NÃO CONCORDAM , NO ENTANTO ISSO NÃO SE TRATA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E SIM DIREITO VERDADEIROS E CONSTITUCIONAIS!

  15. Maria da Conceição disse:

    Eu concordo com a retirada das barracas, porém, para que isso fosse feito, deveria ter sido traçado uma estrategia, uma relocação. Falo isso com conhecimento de causa, fui assessora da Secretaria de Comunicação da Cidade de Patos na Paraíba e já trabalhei comissão de campanha eleitoral Cássio Cunha Lima, e na época, Dinaldo Wandeley que era o prefeito da cidade fez uma ação como esta de Edson. Porém, com planejamento, com um estudo apurado a respeito da real necessidade dos barraqueiros, para isso é que existe a secretaria de ação social, pois sabemos que muitas das barracas eram alugadas, os locatários estavam se beneficiando, ganhando as custas do patrimônio publico que é destinado a todos. Portanto essa é questão bastante delicada, agora o abuso em relação aos valores dos alugueis dos pontos comerciais tornou-se maior ainda, assim sendo só quem saio ganhando até agora foram os mais privilegiados financeiramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores