11
julho

Solenidade


Nova unidade prisional é inaugurada em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na manhã desta sexta-feira (10), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH) inaugurou a nova unidade prisional do município de Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco. A cerimônia contou com presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, da juíza Orleide Nascimento, do Prefeito Edson Vieira e do diretor da unidade, Phelipe Melo, entre outras autoridades políticas, jurídicas e religiosas.

 

Segundo a juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Pernambuco, Orleide Nascimento, a unidade prisional de Santa Cruz do Capibaribe representa um novo modelo de ressocialização do apenado. “Embora a sociedade clame pelo encarceramento, este sistema não tem sido suficiente para conter o aumento dos índices de criminalidade no estado. Por isso, a ressocialização é o único método que tem modificado esta realidade”, explicou a juíza. A reeducação social proposta pelo sistema prisional do estado, permitem ao indivíduo tornar-se útil a si mesmo, à sua família e a sociedade.

 

 

De acordo com a Lei de Execução Penal, é direito de todos os cidadãos, ainda que tenha cometido algum delito, serem tratados com dignidade e respeito. Nesse sentido cresce a importância da adoção de políticas que efetivamente promovam a recuperação do detento no convívio social. “Santa Cruz do Capibaribe é um polo industrial de proporção nacional e o preso precisa de trabalho. Então, eu creio que o município com toda a sua vocação empreendedora, dará uma oportunidade de trabalho ao apenado dentro desta unidade”, ressaltou a juíza Orleide.

 

Para o Prefeito Edson Vieira, o trabalho que será desenvolvido na unidade prisional do município, contribuirá para o resgate da dignidade humana dos apenados. “Não tenho dúvidas que esta unidade fará a diferença na vida dos reeducandos e consequentemente na vida de seus familiares. Os métodos de ressocialização implantados, dará ao apenado de Santa Cruz do Capibaribe, a oportunidade de retornar com dignidade ao seio da família e da sociedade civil organizada,” ressaltou o prefeito. A atual ordem jurídica dar ao preso o direito de ser transferido para seu local de origem, visando a indispensável assistência de seus familiares.

 

 

Durante o seu pronunciamento, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmou que não superlotaria a recém inaugurada unidade prisional “Nós estamos trabalhando para que esta unidade seja referência no estado. Portanto, a população local não precisa se preocupar com a superlotação,” destacou o secretário.

 

Além das oficinas de padaria e cozinha, a unidade contará ainda com duas salas de aula. “Entre as várias atividades desenvolvidas com os internos, a mais importante delas será promovida pela escola. Pois, será a escola que disseminará o conhecimento e irá colaborar para o crescimento sociocultural dos reeducandos,” frisou Pedro Eurico.

 

Com capacidade para 186 reeducandos, a unidade prisional também contribuirá para o fortalecimento da indústria têxtil na região. “Estamos firmando convênios para que uma fábrica de jeans seja implantada dentro desta unidade prisional”, planeja o diretor Phelipe Melo. Por medidas de segurança, a data prevista para chegada dos primeiros apenados não foi divulgada.

 

Informações da Assessoria.

 

 

 

.

2 Comentários

  1. silva disse:

    devia de deixado preso toda essa quadrilha da prefeitura que estão assaltando os cofres públicos,prefeito toda essa quadrilha.

  2. antônio gomes moto taxi disse:

    Uma cidade que elegeu um prefeito como
    Augustinho Rufino conhecido como o prefeito dos tijolos, Ernando Silvestre conhecido como Ernando do matadouro, Zé Augusto conhecido como Zé da merenda, Toinho do Pará conhecido como Toinho dos teclados agora elegeu Edson Vieira que esta sendo conhecido como Edson da “KMC” dos alugueis das licitações e das tortas o que vale pelo os quatros de uma vez só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores