09
dezembro

Resumório


‘Resumório’ – As curtinhas do Tenório 

 


Professor Tenório OKESTREIA
– Hoje é estreia da coluna Resumório (resumo de Tenório). Um resumo semanal do que acontece na política de forma bem humorada. Se você não consegue acompanhar os infinitos programas de rádio, notícias e grupos de whatsapp todos os dias, não se preocupe, agora basta acompanhar a minha coluna. Afinal, o humor é uma forma descontraída e eficiente de ficarmos por dentro dos acontecimentos mais importantes do mundo da política.

 

SANTA TERRA MÃE – Em Santa Cruz, você discursa em sabatina, vira secretária de governo; manda ofício pedindo justificativa das faltas dos vereadores, vira debatedor político; resume peiticas políticas, vira conista. Agora se você for trabalhador de frente de emergência ou locutor, vira vereador, vice-prefeito, prefeito, deputado. Aqui é o lugar de se viver! É quase como se fosse Caetés – PE ou o ABC Paulista.

 

CAPITAL DO PROTESTO – A outrora denominada Capital das Confecções em breve será a Capital dos Protestos. Não pararam no Governador. Se algo está errado, existe um roteiro a ser seguido: Programa de rádio, desabafo no facebook e o bom e velho protesto. O último foi do pessoal do SESI. Depois de dar água mineral, os alunos agora querem educação padrão ensino particular. Não basta estudar e ter as vagas asseguradas, tem que ser no SESI. Prefeito, cuide em licitar logo os tabletes. Depois só vão querer da Apple.

 

RODÍZIO NA EDUCAÇÃO – Professores municipais paralisam atividades até sair pagamento pra todos. Salário sai só para alguns e categoria amarga mais um rodízio no mês. Não bastasse o da compesa, agora tem o do salário também. Como cumpriram o roteiro direitinho: desabafo no face, rádio e protesto, o salário saiu. Já pensou se o pagamento de dezembro só sair quando adivinharem quem é o Papai Noel da Polo? Melhor a peregrinação do roteiro.

 

O MOSQUITO E O RIO – Até que fim começaram a limpeza do Rio Capibaribe. Máquinas enormes! Quem foi ver se sentiu no filme dos Transformers. Contrataram o Bumblebee e já estão acertando a vinda de Optmus Prime. Todos esperando a Era da Extinção, do mosquito.

 

INTERVENÇÃO MILITAR JÁ – Nunca pensei que fosse tão difícil matar um mosquito. Antes você comprava uma raquete e sentia o Exterminador do Futuro. Agora além dos Transformes no Rio, querem uma intervenção militar na cidade. Até comunistas querem o exército aqui, mas não dão o braço a torcer.  E o governo acha pouco o arrocho nas folhas de pagamento dos municípios e manda o exército para as prefeituras bancarem a alimentação e moradia. Já tem gente querendo abrir mão da dispensa militar. Se pagar aluguel e feira, não falta quem distribua veneninho nas cisternas. Só falta agora um protesto para avinda do exército. Manchete: Exército vem para acabar tumulto por não vinda do exército!

 

RELIGIÃO QUE SALVA – E a sugestão do “euternauta” para acabar com o aedes aegypti: A prefeitura deveria fechar uma parceria com as testemunhas de Jeová já que o exército não vem pra cá. Eles já andam a cidade inteira, inclusive nos fins de semana. Entregariam a Sentinela e uma pazinha de larvicida. Uma parceria perfeita!

 

PERSONALIDADES CONTAMINADAS – E como seriam as manchetes das personalidades políticas da cidade com virose? Jéssyca, a secretária com dor na articulação, derrubada por um mosquito. O mosquito parece que bebeu sangue Maia! Câmara de vereadores esvaziada por conta da virose! Sérgio Lucas do PSOL acata justificativas, mas exige atestados. Zezim Buxim procura amigos e eleitores para levá-lo pra Campina, a roda gira! E você, como acha que seriam as manchetes sobre personalidades contaminadas? Mande sua contribuição para coluna.

 

FORRÓ OSTENTAÇÃO – A polêmica tomou conta da organização das confraternizações políticas. Quase todos cancelando os forrós por conta da crise e da virose. A virose e a Dilma, aliás, já são responsáveis por quase tudo de ruim que acontece em sua vida. Forró ostentação agora é ter forró. Só o homem do programa do brega que botou banca de líder e vai bancar um forró só.

 

IMPEDIMENTO – Outro assunto bastante debatido nesta semana foi sobre o impeachment.  STF fará consulta aos juristas santa-cruzenses. Pense num povo entendido!  E segue a peleja: vai ter golpe, não vai ter golpe… Enfim, se Dilma caísse não seria por um golpe de direita, seria por um tropeço em sua caminhada. E ela agora precisa “Temer” um dos poucos vices fiéis que restavam no país. Ôh coisa complicada é achar um vice fiel! Pensa Edin…

 

A CARTADA – A carta de Michel Temer não superou a popularidade das tranças de Marcela Temer, o cara nasceu pra ser coadjuvante mesmo. Que coisa mais antiquada mandar carta! Estamos na era da comunicação digital. Parece pedido a Papai Noel. E por falar no bom velhinho, durante este mês, ele será figura muito presente nesta coluna. O escritor Fernando Pessoa disse uma vez que “Todas as cartas de amor são ridículas”. Fico imaginando o que ele diria sobre a de Michel Temer!

 

E como diriam os blogueiros da cidade: “Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores