11
novembro

Coluna


Como fidelizar clientes

Estatísticas brasileiras mostram que cada empresa no ramo comercial perde cerca de 50% dos seus clientes a cada cinco anos. Esse é um dado alarmante, pois significa que para poder crescer a empresa precisa de  no mínimo duas estratégias. Primeiro, desenvolver ações que retenham os clientes, evitando que eles deixem a empresa e segundo, criar ações para obtenção de novos clientes. Neste artigo vamos nos deter a falar apenas sobre a primeira estratégia.

 

Antes de tudo, sua empresa precisa saber quantos clientes por ano ela está perdendo. Busque esse número da sua empresa, assim você conseguirá estabelecer metas de redução do percentual de clientes perdidos. Em seguida a empresa deve entender que o cliente busca benefícios, ou seja, ele sempre prefere a empresa que lhe oferece algo a mais, que lhe surpreende e cativa.  Talvez algum concorrente seu esteja oferecendo isso.

 

Ponha-se no lugar do seu cliente e veja que benefícios você gostaria de ter se fosse comprar na sua empresa. Trace um plano de ações para colocar esses benefícios em prática e realmente alcançar os clientes com eles.

 

Busque diferenciais no produto, no atendimento e ofereça vantagens exclusivas que prendam o consumidor à sua empresa. Podemos citar como exemplos de ações de fidelização clientes: cartões fidelidade, pós venda,  programas de benefícios e muitos outros.
Seja criativo e desenvolva meios de evitar que seus clientes lhe abandonem. Desenvolva os planos com metas, prazos, pessoas responsáveis por cada processo e parta para a ação afinal. Você é o responsável pelo sucesso de sua empresa.

 

No caso de dúvidas, procure um profissional capacitado para lhe ajudar a planejar e executar suas ações de fidelização de clientes.

 

MG7 Consultoria e Marketing

Fale conosco: 81 9808-3328

facebook.com/admadilsonsilva

.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade de seu criador e não refletem, necessariamente, a opinião deste blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores