06
novembro

Coluna


Formatação de disco rígido. quando devemos realizar a tarefa?

 

Seu computador anda cada vez mais lento. De repente, abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo fica impossível. Cada clique do mouse leva você à beira de um ataque de nervos, com a demora na resposta. E eis que surge aquele seu amigo com um conselho que parece mágico: por que você não formata sua máquina?

 

Para quem não é muito íntimo da informática, a formatação é o processo que “apaga” o sistema operacional e todos os arquivos do disco rígido do seu computador.

 

Ela é uma opção radical, recomendada em casos como o descrito acima, quando a máquina começa a dar sinais de cansaço: depois de alguns anos de uso, muitos aplicativos e arquivos instalados e desinstalados depois, o computador fica lento, não responde corretamente aos comandos e trava constantemente.

 

A formatação é indicada em casos em que não foi possível remover um vírus do computador por softwares de segurança ou ajuste de registros do sistema operacional. Com os arquivos de sistema corrompidos, a formatação do disco rígido (ou HD) ajuda a eliminar a praga virtual.

 

Mas vale salientar que a formatação não é obrigatória para solucionar qualquer tipo de problema no equipamento, caso seu equipamento apresente algum problema procure uma empresa especializada para verificar a possibilidade de solucionar sem precisar da formatação, tendo em vista que se ela for executada sem que tenha sido feito cópia dos arquivos pessoais – backup  (documentos, fotos, vídeos, músicas, etc.) e dos programas que são usados no dia a dia (programa de controle de estoque, impressoras fiscais, notas fiscais eletrônicas, etc.) em tese não será mais possível recuperar estes arquivos.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores