26
novembro

Coluna


Cuidados ao efetuar compras pela internet

 

 

Período de compras para o Natal e Fim de Ano estão chegando, há motivos de sobra para você fazer compras pela internet: não é necessário lidar com vendedores inconvenientes; você não precisa encarar filas enormes para pagar; pode-se pesquisar pelo melhor preço de um produto rapidamente; você pode comprar no horário que quiser; não raramente, é mais fácil encontrar o item que você precisa; entre outros.

 

O problema é que, se certos cuidados não forem tomados, a aquisição de produtos ou serviços pela internet pode se transformar em “dor de cabeça”. Por este motivo, vamos apresentar algumas dicas úteis para te ajudar a fazer compras on-line bem sucedidas e, consequentemente, evitar transtornos.

Vamos lá?

 

Compare preços antes de comprar

Tal como nas lojas Físicas, um determinado produto pode ter preços que variam bastante de um site de comércio eletrônico para outro. Por isso, é importante utilizar serviços como Shopping UOL e Buscapé para pesquisar preços. Em muitos destes serviços, você também pode obter a opinião de outros compradores em relação ao produto e conhecer a avaliação da loja em vários quesitos, como prazos de entrega, atendimento pós-venda e política de devolução.

 

Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço

Em maio de 2013, entrou em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil, entre elas, que a loja on-line informe em local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.

Se um site de comércio eletrônico atuante no Brasil não estiver seguindo a lei, é recomendável não seguir com a compra, mesmo que os preços sejam atraentes. Ora, se a loja não oferece informações básicas de contato e oculta detalhes de suas operações, as chances são consideravelmente grandes de haver alguma coisa erra ali.

 

Loja nenhuma existe para ter prejuízo: desconfie de preços muito abaixo da média

Se você quer comprar o último modelo do iPhone e sabe que o preço médio deste produto no Brasil é, vamos supor, de 2.500 reais, não faz sentido encontrá-lo à venda por 1.200 ou 1.000 reais. Por este motivo, desconfie imediatamente de ofertas muito generosas, mesmo que anunciadas como promoção.

É necessário levar em conta que o preço de um produto sofre influência de vários fatores, como custo de fabricação, impostos, gastos com transporte e assim por diante. Logo, uma oferta muita generosa resultaria em prejuízo para a loja e, como você sabe, nenhum negócio existe para resultar em perda de dinheiro.

Assim, tome bastante cuidado ao se deparar com preços muito abaixo do que é praticado pelo mercado. No final das contas, você pode acabar adquirindo um produto falsificado ou de procedência ilegal e, portanto, sem garantia ou suporte do fabricante. Além disso, os riscos de você ser vítima de uma fraude e nunca receber o produto são consideravelmente grandes.

 

Prazo de entrega longo ou não informado? Cuidado!

Fique atento também quando o prazo de entrega não é informado ou é confuso, uma vez que a loja tem obrigação de fornecer esta informação de maneira clara. Pode ser que o prazo aumente um pouco no momento de fechamento do pedido por conta da forma de pagamento escolhida, especialmente se esta for boleto bancário. Mas, se no término da compra o prazo aumentar muito – de cinco dias para três semanas, por exemplo -, pode haver algum problema na loja ou até mesmo má fé.

 

Pesquise sobre a qualidade e a reputação da loja

Preço e prazo de entrega não são os únicos fatores que devem ser considerados nas compras on-line. É importantíssimo também pesquisar sobre a qualidade de atendimento e idoneidade da loja antes de fechar a compra.

Para isso, você pode procurar opiniões de clientes que falam a respeito da empresa no site Reclame Aqui. Trata-se de um serviço que registra reclamações sobre empresas das mais diversas áreas. Assim, você pode verificar no site quais reclamações há contra determinada loja on-line e se a empresa fornece retorno satisfatório para as queixas. Caso o número de reclamações não solucionadas seja muito grande, é recomendável não fazer compras no serviço em questão.

 

Observe se a loja on-line oferece ambiente seguro

Procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança para lidar com suas informações. Na hora de fechar uma transação, você também deve observar se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços, dependendo do programa. Este símbolo indica o uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), importante recurso de segurança.

 

Direito ao arrependimento de compra e à devolução do produto

Por lei, o consumidor que faz compras pela internet tem o direito de se arrepender da compra no prazo de até 7 dias (corridos) após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato, desde que a solicitação seja devidamente formalizada. A loja deve fornecer informações claras para tanto e devolver todo o valor pago pelo usuário em tempo hábil.

No caso de o produto já ter sido entregue ao usuário, a devolução não pode ser impedida sob o argumento de que esta não é feita depois que a embalagem do item é aberta.

 

Não guarde as informações de seu cartão de crédito para compras futuras

Há lojas on-line que permitem ao cliente guardar em seu cadastro os dados de seu cartão de crédito para compras futuras. É recomendável não fazê-lo: se a loja ou a sua conta for invadida, terceiros poderão utilizar estes dados para fazer compras indevidas em seu nome.

 

Evite fazer compras na internet a partir de computadores públicos

Sempre que possível, faça as suas compras a partir de computadores próprios. Máquinas públicas (de uma lan house ou da faculdade, por exemplo) podem não ter recursos de segurança importantes, como atualizações de sistema operacional e antivírus, de forma que ali possa existir malwares capazes de capturar informações pessoais, como login, senhas e número de cartão de crédito.

 

Cuidados com sites de compras coletivas

Sites de compras coletivas podem ser uma forma interessante de conseguir descontos em produtos ou de conhecer restaurantes, por exemplo. Mas esse tipo de serviço é alvo de muitas reclamações, por isso, também requer cuidados adicionais, entre eles:

– a loja deve informar claramente as condições de uso do cupom, como período de uso e validade ou não para datas comemorativas. Você, na condição de consumidor, deve prestar atenção em todas elas;

– pesquise sobre o fornecedor do serviço ou produto para saber se há reclamações excessivas ou não resolvidas contra a empresa. Se houver, não compre o cupom, por mais vantajoso que lhe pareça;

– sites de compras coletivas costumam oferecer preços muito atraentes, mas mesmo assim é recomendável desconfiar de ofertas extremamente vantajosas.

 

Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (SPAM)

Se você recebeu um e-mail promocional de uma loja da qual você não é cliente (ou é, mas você não autorizou o envio de mensagens do tipo), não faça a compra: você está diante de um SPAM, isto é, de um e-mail não solicitado.

Esta prática é deveras prejudicial à internet e, ao aceitá-la, você está incentivando a sua continuação. Além disso, as chances de que você se torne vítima de golpes on-line ao fazer compras a partir destas mensagens são consideravelmente grandes.

 

Apesar de todos os cuidados, problemas podem ocorrer, por isso é importante conhecer os seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor é bastante rigoroso, além disso, há várias entidades de auxílio e orientação ao consumidor, entre elas, o PROCON e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

Não se esqueça de guardar e-mails emitidos pelas lojas, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado referente às suas compras. Estes itens comprovam o compromisso assumido pela empresa com você e podem ser úteis em reclamações e processos judiciais.

 

Consumidor bem informado é consumidor respeitado.

No mais, boas compras.

 

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