26
julho

Artigo – Por Maurício Romão


“O OUTRO ERA ELE MESMO”

 

Disse o coronel Aureliano Buendía, em “Cem anos de solidão”, que a diferença entre liberais e conservadores em Macondo era a de que os liberais iam à missa das cinco horas e os conservadores iam à missa das sete…

Vivesse no Brasil, diante de partidos tão inorgânicos, o coronel ia repetir algo parecido sobre os rótulos de esquerda e direita em terras tupiniquins.

Considere-se a tabela acima (são 5.565 os municípios brasileiros). Nela têm-se quatro partidos que se auto-intitulam de “esquerda”, PPS, PDT, PSB e PT. Há também listados três partidos carimbados como mais direitistas, pertencentes ao “centrão”: PP, DEM e PR.

Os dois “campos” não tiveram nenhum prurido programático e danaram-se a fazer alianças entre eles em 2012 (se atualizada a tabela para 2016, os números devem ser bem parecidos).

Tome-se o PT, a sigla que mais simboliza o “campo” de esquerda, à guisa de exemplo. Só com o PP os petistas fizeram coligação em 1.531 municípios (27,5% dos municípios).

E o que dizer das alianças do PT com o seu oposto, sua antítese, o “centrista” PSDB? Juntaram-se em 20,2% dos municípios. E com outro centrista, hoje inimigo mortal, o eclético PMDB? Mancomunaram-se em mais de 2 mil municípios (36,4%).

Em uma crônica escrita em setembro de 1878, intitulada “Coligações”, Machado de Assis disserta sobre a aliança entre dois partidos na comarca de S. Vicente, de cujo texto são extraídas as seguintes passagens:

“Dizem os alemães que duas metades de um cavalo não fazem um cavalo. Por maioria de razão se pode dizer que metade de um cavalo e metade de um camelo não fazem nem um cavalo nem um camelo”.

No caso dos dois partidos, continua ele: “…ignoro o modo pelo qual as duas metades dos dois programas foram coladas às metades alheias. …O ponto mais obscuro deste negócio é a atitude moral dos dois partidos, a linguagem recíproca, as mútuas recriminações. Cada um deles vê no adversário metade de si próprio. O nariz de Aquiles campeia na cara de Heitor. Bruto é o próprio filho de César. …Nenhum deles podia acusar o outro de se haver ligado a adversários, porque esse mal ou essa virtude estava em ambos; não podia um duvidar da boa-fé, da lealdade, da lisura do outro, porque o outro era ele mesmo, os seus homens, os seus meios, os seus fins”.

A crônica em setembro agora faz 140 anos…

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores