11
março

Artigo – Por Adriano Oliveira


COMO CONQUISTAR POPULARIDADE?

 

Quando o atual presidente decide criar a Lava Jato da Educação, ele está ciente de que pode conquistar popularidade. A Lava Jato contribuiu para o sucesso eleitoral do atual mandatário da República. Por isto, ele decide, estrategicamente, em expandir a Lava Jato para outros setores do governo passado.

É importante destacar que o PT desenvolveu na área da educação inúmeros programas de inclusão social e de expansão das universidades públicas. Por isto, o presidente Bolsonaro foca na Lava Jato da Educação, pois através dela poderá realimentar o antipetismo e o antilulismo que existem na opinião pública.

Quem comandará a Lava Jato da Educação é o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Este, por sua vez, foi o símbolo da Operação Lava Jato, quando era juiz. Portanto, a Lava Jato da Educação representa uma ação que tem como fim a manutenção do antilulismo e do antipetismo. É possível o governo Bolsonaro manter e conquistar mais popularidade desenvolvendo uma estratégia exclusivamente antipetista e antilulista?

A análise das manifestações das redes sociais revela que o bolsonarismo é o antipetismo. Isto é obvio. Mas as manifestações nas redes representam parte da opinião pública. E não a opinião pública. Pesquisa MDA/CNT divulgada em 26/02/2019 revela que 38,9% aprovam o presidente. Tal porcentual é satisfatório. Pois, o governo está no início. Mas tal porcentual tende a crescer ou diminuir?

O governo Bolsonaro propôs a necessária reforma da Previdência. Se este não ceder nos âmbitos do Benefício da Prestação Continuada (BPC), na aposentadoria rural e no tempo exigido para o aposentado do INSS receber 100% do benefício, ele pode conquistar impopularidade. Em particular, nas regiões Norte e Nordeste, pois nestas existe forte dependência econômica do INSS.

A previsão de diversos economistas é que o crescimento econômico em 2019 alcance 2%. Não observo crescimento, mas recuperação econômica, pois em recente passado, o Brasil amargou profunda recessão. Tal crescimento será suficiente para gerar muitos empregos? Quando a reforma da Previdência animará o espírito animal do setor produtivo?

O governo Bolsonaro não faz menção aos termos desigualdade social e inclusão social. Aparentam ser proibidos. Suponho que estes termos são identificados ao petismo e ao lulismo. Por isto, a dificuldade do presidente e de seus ministros em verbalizarem os termos referidos. Aproveito para indagar: é possível conquistar popularidade sem a realização de políticas públicas que promovam a inclusão social?

A ressureição da Lava Jato revela estratégia equivocada do governo Bolsonaro para conquistar popularidade. O combate à suposta corrupção olhando exclusivamente para o passado pode “encher o saco” da opinião pública. A expectativa da opinião pública, independente da sua divisão eleitoral, ou seja, bolsonaristas, lulistas e indiferentes, está concentrada no crescimento econômico, na geração de empregos e na melhoria dos serviços públicos.

Conquistar popularidade olhando o passado e temendo o lulismo e o petismo podem trazer consequências para o atual governo. Imagine, por exemplo, que o governo Bolsonaro seja atingido por escândalos de corrupção. Neste caso, o que dirá o presidente? Concomitantemente às denúncias de corrupção estejam presentes pífio crescimento econômico e deterioração das condições socioeconômicas da população. Qual será a consequência? Simples: impopularidade e crise política.

É necessário que o presidente Bolsonaro fique atento a sua estratégia para o exercício do poder. A compreensão da história recente do Brasil requer a análise da Lava Jato. Mas verifico que ela chegou ao seu limite de atração eleitoral. A agenda da maioria dos eleitores é outra.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores