09
novembro

Artigo – Por Adriano Oliveira


CENÁRIOS PARA O GOVERNO BOLSONARO

 

O sucesso eleitoral de Jair Bolsonaro está na categoria do imponderável. Tal categoria não é novidade em eleições. Às vezes, o imponderável é observado, tanto em eleições municipais como estaduais. Desta vez, após período de regularidade, o imponderável aconteceu na disputa presidencial.

A partir de janeiro de 2019, o governo Bolsonaro começa. E ele terá diversos desafios imediatos, os quais não podem ser adiados. O principal desafio do futuro presidente da está no âmbito da economia. É necessário reformas para que elas possibilitem a superação da crise econômica. Caso o governo Bolsonaro não priorize a agenda econômica, ele poderá ser punido pelos eleitores.

O presidente eleito, até o instante, fez a opção de insistir na agenda moral. E não é claro quanto à agenda econômica. Qual agenda será priorizada? O caminho da agenda moral pode até trazer relativa popularidade para o governo Bolsonaro. Mas não será suficiente para lhe trazer popularidade e governar com tranquilidade. A agenda econômica, independente da agenda moral, tem condições de trazer, inicialmente, impopularidade, mas em breve futuro, a popularidade aparecerá.

Defino como agenda moral, os debates sobre posse de armas, “Escola sem partido” e resgate da família. O debate sobre tais temas tem o poder de entreter parte dos eleitores e de provocar forte dispêndio de energia por parte do governo Bolsonaro no Congresso, no espaço midiático e na opinião pública. O debate econômico também. Mas ao contrário do debate moral, a melhoria dos indicadores econômicos e o retorno do bem-estar de parte majoritária dos eleitores contribuem para o crescimento da popularidade do futuro governo.

Com o objetivo de vislumbrar possibilidades, repito, vislumbrar possibilidades, construo, neste instante, três cenários para o governo Jair Bolsonaro:

Cenário 1: O governo Bolsonaro privilegia pautas econômicas. Prioriza a reforma da Previdência. O relacionamento com o Parlamento e a imprensa é profícuo. Inicialmente, o governo conquista relativa impopularidade. Mas, em seguida, em razão do bom desempenho do mercado e do crescimento econômico, com geração de empregos, o governo Bolsonaro conquista popularidade e adquire condições de ser reeleito. O bolsonarismo positivo se consolida em grande parcela do eleitorado.

Cenário 2: O governo Bolsonaro prioriza as pautas morais. Gerencia as pautas econômicas. Incipiente reforma da Previdência é aprovada. O crescimento econômico não ocorre. A relação com o Parlamento e a imprensa é tumultuada, conflituosa. Parlamentares mostram contrariedade com ações do ministério da Justiça. O presidente Bolsonaro usa as redes sociais para se comunicar com o eleitor e responsabiliza a classe política pela não recuperação econômica. O bolsonarismo negativo (rejeição) se consolida em grande parcela do eleitorado.

Cenário 3: O governo Bolsonaro prioriza pautas morais. Nenhuma reforma da Previdência é aprovada. A crise econômica persiste. Relação conflituosa entre o presidente da República, Congresso e imprensa. Crises políticas fortes passam a ocorrer com frequência. Manifestações pujantes contra o governo acontecem. O impeachment passa a ser visto como alternativa por parte da classe política.

Diante dos cenários, os atores escolhem como agir. Neste caso, os atores podem construir o cenário mais adequado. Qual cenário, o presidente Bolsonaro escolherá?

;

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores