09
fevereiro

Artigo – Por Adriano Oliveira


O Lulismo morreu?

 

adriano oliveiraNas eleições presidenciais de 2010 e 2014, o lulismo existiu. Defino o lulismo como a capacidade do ex-presidente Lula em influenciar a escolha dos eleitores. Tal capacidade advém dos sentimentos positivos presentes na relação Lula e eleitor e da percepção de parte dos eleitores de que a “vida melhorou nas eras Lula”.

 

O lulismo foi observado pela última vez na eleição de 2014. Nesta época, a propaganda da candidata Dilma Rousseff incentivou os eleitores a pensarem que o retorno do PSDB ao poder representaria “piora de vida”. Em razão do medo de parcela do eleitorado, a presidente Dilma foi reeleita.

 

A Operação Lava-Jato já existia. Mas estava em fase embrionária e Lula ainda não era o ator “principal” da Operação. Hoje é. E as notícias da imprensa trazem fatos que possibilitam que o eleitor construa opinião negativa em relação ao ex-presidente.

 

O lulismo morreu? Não tenho pressa para responder. Contudo, pesquisa do instituto IPSO realizada no mês de janeiro em todo o Brasil mostra que o lulismo agoniza.

 

A pesquisa da IPSO revela que: 

 

1) 60% discordam da afirmação de que Lula é honesto;

 

2) 67% concordam de que Lula é tão corrupto quanto a outros políticos envolvidos nos escândalos Mensalão e Lava-Jato;

 

3) 68% concordam que Lula não tem moral para falar em ética;

 

4) 64% concordam que o governo Lula gastou muito e fez pouco.

 

A Operação Lava-Jato não incriminou Lula e, por consequência, o Judiciário não o condenou. Assim sendo, vislumbro dois cenários: A morte do lulismo e a ressurreição do lulismo. Caso o Judiciário condene o ex-presidente Lula, o lulismo virará malufismo e o PT terá que apresentar novos atores para a eleição presidencial vindoura. Mas caso o Judiciário não condene o ex-presidente Lula, ele poderá dizer que o “homem que trabalhou por todos os brasileiros foi investigado, e nada comprovado”. Neste caso, a vitimização do ex-presidente Lula poderá ocorrer em parte dos eleitores em razão do seu carisma e da memória positiva do eleitor para com a sua era.

 

Portanto, qual será o futuro do lulismo? O futuro do lulismo depende dos resultados da Operação Lava-Jato. E, claro, do frágil sucesso ou fracasso do governo Dilma. O futuro de Luis Inácio está nas mãos da Operação Lava-Jato e de Dilma Rousseff. Quem previu tal realidade para um grande líder popular?

 

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores