31
janeiro

Artigo – Por Adriano Oliveira


O PT PERDE TEMPO

O analista eleitoral não deve mudar de opinião frequentemente. E só deve se pronunciar, em particular, sobre cenários eleitorais, com base em pesquisas eleitorais. A condenação do líder maior do PT não interfere na conjuntura da eleição presidencial vindoura. E o PT continua a perder tempo. Por quê?

Lula não é o melhor candidato do PT. Em agosto de 2017, escrevi artigo neste JC, mostrando que caso o ex-presidente fosse candidato (ou se for), ele teria que passar a campanha eleitoral falando do passado e dando explicações sobre as acusações advindas da Lava Jato. Resgatar as ações do seu governo é estratégia ótima. Mas se defender da corrupção, não. Além disto, frisei no referido artigo, que em algum instante de 2018, Lula poderia sofrer alguma condenação da Justiça. Nesse caso, o candidato Lula criaria condições para perder eleitores para um oponente do seu campo em razão da incerteza da sua candidatura.

O lulismo permanece. Há um bom tempo, alerto que o lulismo estará presente na eleição de 2018, independente da candidatura Lula. O ex-presidente da República representa uma agenda de governo, em especial, a da inclusão social. Tal agenda tem apelo eleitoral entre os eleitores das classes C e D e da região Nordeste. Lula também atrai parte da classe média que tem emprego público e é refratária a reforma da Previdência e controle de gastos públicos. O candidato que Lula apoiar terá condições de ter bom desempenho.

O PT e o lulismo representam alternativas a Temer e ao PSDB. Como já frisei há tempo, o Bolsonaro é uma bolha eleitoral. A provável entrada na cena eleitoral do candidato do governo Temer e de Geraldo Alckmin enfraquecerão o bolsonarismo. Os eleitores que discordam da agenda de reformas propostas pelo governo Temer e que são historicamente apoiadas pelo PSDB tendem a procurar um candidato do PT e, claro, o candidato apoiado por Lula.

A conjuntura eleitoral, por ora, não mudou nada no âmbito da eleição presidencial. O PT, com Lula ou sem Lula, tem, e sempre teve, condições de estar no 2° turno da disputa presidencial. Porém, tenho duas dúvidas, as quais serão respondidas com pesquisas: A condenação de Lula enfraquece o lulismo ou fortalece? Caso ocorra a prisão do Lula, o lulismo ganha ou perde fôlego? As respostas poderão surgir em breve.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores