25
setembro

Artigo – Por Adriano Oliveira


BOLSONARO É UMA BOLHA?

 

Pesquisas divulgadas sugerem que Jair Bolsonaro é candidato competitivo para vencer a vindoura eleição presidencial. Existem candidatos competitivos e candidatos bolhas. Os primeiros são aqueles que possuem as características adequadas para disputar a eleição na conjuntura em que ela será disputada. O candidato bolha não possui as características dos candidatos competitivos. Em dado momento, o candidato bolha perde eleitores e deixa de ser competitivo.

Bolsonaro é uma bolha? Observo que sim. Considerando as eleições presidenciais desde 1989, verifico que o voto econômico é variável importante para explicar a escolha do eleitor. Em 1989, eleitores desejavam melhoria de vida. Fernando Collor usou a retórica “caçador de marajás” e foi reconhecido pelo setor produtivo e a maioria dos eleitores como o candidato-esperança para possibilitar bem-estar aos brasileiros. A desconfiança para com o então candidato Lula também contribuiu para o sucesso eleitoral do politico alagoano.

O voto econômico explica satisfatoriamente, sem desconsiderar outros fatores, o sucesso eleitoral de FHC, Lula e Dilma. O voto econômico positivo deve estar presente na futura disputa presidencial. Este tipo de voto significa que parcela do eleitorado reconhecerá que a recuperação econômica está em curso e que um candidato governista é o responsável por ela. Portanto, um competidor apoiado por Temer ou ele mesmo tem chances de estar no segundo turno da vindoura disputa presidencial.

O lulismo, como sempre friso, também estará presente. Parcela do eleitorado tem memória positiva para com a era Lula, além das características pessoais e do discurso do ex-presidente que ativa positivamente a mente de parte dos eleitores. Portanto, um candidato apoiado pelo lulismo deve estar no segundo turno da disputa presidencial.

O PSDB terá candidato a presidente. Este partido tem estrutura política em diversos estados. E o mais importante: Tem estrutura política no estado de São Paulo. Portanto, o candidato do PSDB tende a ser competitivo. Diante da força eleitoral dos candidatos governista, lulista e do PSDB, em qual posição estará Bolsonaro entre os eleitores?

Neste instante, Bolsonaro obtém bom desempenho eleitoral em razão de que parcela dos eleitores procura o antilulismo. Quando estes identificarem que o candidato governista e o do PSDB são os antilulistas, Bolsonaro deve perder eleitores. Portanto, prevejo, sem desprezar os cisnes negros (acasos), que Bolsonaro será uma bolha eleitoral.

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Um Comentário

  1. Leandro disse:

    B-O-L-S-O-N-A-R-O.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores