08
maio

Artigo – Por Adriano Oliveira


QUAIS AS CHANCES DE JAIR BOLSONARO?

.

As pesquisas de opinião pública estão sugerindo que Jair Bolsonaro (PSC) pode ser a grande novidade eleitoral na eleição presidencial de 2018. Assim será em razão de que ele é um outsider e representa onda conservadora presente e observada na eleição municipal de 2016.

A tese apresentada deve ser encarada como hipótese. Portanto, ela deve ser comprovada ou falseada. A realidade vigente sugere que a tese será falseada na eleição de 2018 ou já nasceu com incapacidade de adquirir veracidade. O Bolsonarismo tende a não surgir em virtude do discurso extremado do seu ator. E foi este tipo de discurso que fez nascer indícios de que o Bolsonarismo será uma realidade.

O Bolsonarismo só tem chance de vingar na vindoura eleição presidencial, caso três condições estejam postas concomitantemente:

1) Enfraquecimento por completo do Lulismo;

2) Ausência do Dorismo ou de um candidato do PSDB na disputa presidencial. Caso estas condições não estejam postas, as quais precisam estar presentes simultaneamente, volto a repetir, o Bolsonarismo tende a ser incipiente e não uma realidade.

Jair Bolsonaro não é outsider. Quem assim o ver, comete equívoco conceitual. Bolsonaro tem diversos mandatos de deputado federal e tem filhos na política. Um candidato outsider é um estranho à atividade política. Bolsonaro tem carreira política. Ele não é um estranho a política. Como bem mostrei em artigo recente, no qual apresento variados dados, não existe onda conservadora no Brasil. Os resultados da última eleição municipal sugere que o status quo foi mantido por consequência da escolha dos eleitores – Ver artigo AQUI.

Pesquisa realizada pelo Instituto Uninassau na cidade do Recife, nos dias 17 e 18 de abril, sugere quem são os eleitores de Jair Bolsonaro. Destaco, contudo, que a pesquisa só foi feita na capital pernambucana. Mas ela contribui para identificarmos o perfil dos bolsonaristas. A pesquisa revelou que o ex-presidente Lula tem 34% de intenções de voto. Seguido de Bolsonaro com 7%.

A tabela 1 mostra que os bolsonaristas têm renda acima de cinco salários mínimos. Ao contrário dos lulistas. Os eleitores do ex-presidente Lula são, majoritariamente, de baixa renda. A tabela 2 revela que os eleitores de Bolsonaro têm, em sua maioria, nível superior, como bem revelou recente pesquisa Datafolha realizada em todo o território nacional. Os lulistas têm nível de instrução menor.

A pesquisa da Uninassau revelou que 49% dos eleitores recifenses se consideram liberais. E 44% tradicionais. Os eleitores tradicionais estão concentrados no universo de maior renda. Bolsonaro obtém 9,5% de intenção de votos entre os eleitores tradicionais. E 3,9% no universo dos eleitores liberais. O ex-presidente Lula tem 42,8% entre os eleitores liberais e 25,5% no universo dos tradicionais.

Devo dar o benefício da dúvida para o eleitor quanto à capacidade dele definir em qual espectro pertence, se liberal ou conservador. Contudo, como o Bolsonarismo tem mais adeptos no eleitor conservador, tenho a hipótese de que o eleitor deve “achar” o que é ser conservador.

Portanto, o que a referida pesquisa sugere é que os eleitores de Bolsonaro são conservadores, tem maior nível de instrução e maior renda. Ao contrário dos eleitores do ex-presidente Lula. Tal caracterização me faz concluir que: O Bolsonarismo, assim como o Dorismo, é manifestação incipiente contra o Lulismo. Porém, o Bolsonarismo só deixará de ser incipiente, caso o Dorismo, representado por João Dória, não venha a existir ou o PSDB não apresente outro candidato.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Um Comentário

  1. disse:

    Pare de escrever besteiras so doto profexo! Trate o povo do seu País com o devido respeito para também ser respeitado. Bolsonarista? Bolsonarismo? 25% já declararam sua intenção no Deputado Bolsonaro. Tenha respeito por um politico limpo sem encolvimento no gangsterismo e que não teme o esquerdismo bandido que levou nossa Patria a esta crise politica econômica e moral. O senhor tem esse título para ensinar e ter uma opinião qualificada e não emporcalhar a web com peças rasteiras de propaganda politica vermelha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores