14
fevereiro

Artigo – Por Adriano Oliveira


A LAVA JATO ACABOU?

A Lava Jato acabou? A Lava Jato não acabou, caso você considere que novas operações ocorrerão. Mas se você deseja que a Lava Jato passe o “Brasil a limpo”, desconfio que ela acabou. Nunca acreditei que a Lava Jato tivesse o poder e as condições para “passar o Brasil a limpo”, pois a diversidade de atores supostamente envolvidos com práticas ilícitas trazidas pelas delações enfraqueceria a condução da Lava Jato. A Lava Jato está enfraquecida.

Inicialmente, talvez você tenha visto apenas maças vermelhas na floresta. Ao entrar, você constatou que existiam maças de variadas cores. Não necessariamente, na floresta, estão atores que cometeram atos juridicamente ilícitos. Na floresta, estava o realismo do sistema produtivo da política, o qual não deve ser por completo condenado.

Caso a Lava Jato seguisse ou siga em frente, o sistema político implodiria ou implodirá. A implosão do sistema político não convém ao Brasil. O que convém é o aperfeiçoamento do sistema político. O impeachment de Dilma Rousseff representou o início do enfraquecimento da Lava Jato. As delações da Odebrecht representou o fortalecimento da possibilidade do fim da Lava Jato.

Após o impeachment, o competente presidente Michel Temer apresentou a sua agenda de reformas. O setor produtivo e parte da mídia entenderam o recado subliminar do presidente: “Comigo, o Brasil tem condições de superar as crises política e econômica”. A crise política, felizmente, foi superada. Em breve, a crise econômica poderá ser. Por que aceitar as ações devastadoras da Lava Jato?

Certamente, esta pergunta não é apenas minha.  Quando o ministro do STF Gilmar Mendes reclama do excesso de prisões e o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, envia recados para as instituições, a Lava Jato recebe sinais de que não adianta seguir adiante com tanta fúria. Recentemente, procuradores declararam temer pelo futuro da Lava Jato.

A Lava Jato não findará por completo. Ela deve realizar ações pontuais, em particular, contra atores não tão influentes. Diversas ações da Lava Jato serão em breve repassadas ao Ministério Público dos estados. Lentamente, a Lava Jato continuará a sofrer enfraquecimento. Obviamente, não desprezem os cisnes negros, os acasos, os quais podem revelar que a Lava Jato continua firme e forte.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores