29
junho

Artigo


Bairro São Miguel pede ruas calçadas, médicos e policiamento

 

Em 26 de junho de 2015, realizamos nossa primeira Caravana do Cuscuz no bairro São Miguel, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Nosso anfitrião foi o músico Gautier Gomes e nosso levantamento se refere à parte mais antiga do bairro.

 

O objetivo da Caravana é andar pelas ruas e conversar com os moradores. A todos fazemos a seguinte pergunta: “O que a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe pode fazer para melhorar a qualidade de vida no seu bairro?”.

 

A partir das respostas encontradas, realizamos um apurado sobre os principais problemas e as soluções apontadas, na visão dos moradores. Ao final, confraternizamos na casa do anfitrião, que oferece um cuscuz aos voluntários.

 

A falta de segurança – Terceiro pior problema, segundo os moradores entrevistados

 

A falta de segurança recebeu 16 das 69 citações apuradas no bairro São Miguel.

 

Pudemos observar que não houve citação de casos específicos de violência, o que talvez reflita a falta da sensação de segurança, na verdade.

 

As soluções apontada pelos moradores foram:

 

– Aumentar o patrulhamento (rondas policiais), com 14 citações.

– Instalar um trailer ou um posto policial no bairro, com 02 citações.

 

Apesar da responsabilidade pela segurança pública ser do Governo do Estado, sugerimos, como já houve no passado, que a Prefeitura firme parcerias com a Polícia Militar, inclusive com contrapartida de recursos, para melhorar o policiamento do bairro e atender a essa importante demanda da população.

 

A falta de médicos – segundo pior problema, segundo os moradores entrevistados

 

Uma grande surpresa a nossa equipe foi observar a grande dificuldade dos moradores do bairro de São Miguel em ter acesso a consultas médicas.

No bairro existe, segundo os moradores, apenas um posto de saúde em funcionamento, em que há atendimento médico apenas às quartas-feiras. A insuficiente prestação de serviços médicos foi citada 17 vezes.

 

As soluções apontadas pelos moradores foram:

 

– Colocar médicos no posto de saúde (mais horários e maior número de fichas de atendimento), com 09 citações;

– Instalar um novo posto de saúde no bairro, com 06 citações;

– Disponibilizar mais remédios no posto (às vezes também faltam medicamentos), com 01 citação;

– Melhorar o atendimento (trato com a população), 01 citação.

 

Ainda na área de saúde, descobrimos que existe deficiência na cobertura dos agentes de saúde (algumas casas não recebem visitas) e de atendimento médico domiciliar.

 

A falta de calçamentos nas ruas – O principal problema do São Miguel, segundo os moradores

 

A maioria das ruas que percorremos não está calçada! Observamos que existe saneamento no bairro (o que é um ponto positivo) e não encontramos pontos de esgoto a céu aberto.

 

Foram 18 citações para o calçamento das ruas e esse clamor fica evidente e se justifica quando se anda pelo bairro. As ruas de terra batida e alto fluxo de veículos automotores provocam muita poeira e agravam os problemas respiratórios, sobretudo para os alérgicos, as crianças e os idosos.

 

Uma vez por mês, quando chega água, segundo os moradores, os canos da Compesa rotineiramente vazam, o que provoca lama e põe em risco a estrutura de alvenaria de algumas casas (aliás, a falta de água também recebeu bastantes citações como problema).

 

A óbvia solução apontada para essa demanda foi calçar as ruas do bairro e, para a nossa surpresa, encontramos moradores inclusive dispostos a pagar pelo calçamento, tamanha é a necessidade!

 

E o cuscuz?

 .

Ao final, já cansados e famintos, Jaci, a esposa do nosso anfitrião nos preparou um delicioso jantar, com queijo assado, galinha e muito Cuscuz!

 

Ficamos gratos a essa família que nos acolheu e nos acompanhou em nossas visitas! Quer a Caravana do Cuscuz no seu bairro? Entre em contato conosco através da página de Francisco Zacarias no Facebook (www.facebook.com/xicozacarias).

 

Nosso movimento é social e visa levantar os problemas que mais afligem a população de cada bairro.

 

Por isso convidamos toda a classe política e as autoridades competentes de Santa Cruz do Capibaribe para nos acompanhar em nossas visitas.

 

Por Dr. Francisco Zacarias.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores