25
março

Coluna


Casamento à Luz da Bíblia

 

Nossa cultura, habitualmente, trata o casamento com desrespeito, superficialidade e descrédito. Prova disso são os números alarmantes de laços desfeitos. Hoje, cerca de 25% dos que se casam, se separam. E o que dizer dos gracejos, piadas e músicas contrárias ao matrimônio que embala a moçada? Nossa sociedade tem cosmovisão equivocada sobre o casamento, que por sua vez, foi instituído por Deus. Portanto, ninguém melhor do que Ele, através de sua Palavra, para estabelecer princípios, definição, manutenção e razão de ser do Matrimônio.

 .

Casamento e Princípios do Criador – 1.Princípio da Criação Inteligente(Gn.1:27): Tudo fez Deus no seu tempo, com seu propósito e seu padrão; 2.Princípio do Matrimônio (Gn.1:28): Deus entrega um ao outro e os abençoou; 3.Princípio da Procriação Gn.1:28): “Sede fecundos, multiplicai-vos.” Uma sexualidade sadia; 4.Princípio da Hierarquia e Administração (Gn.1:28): Há uma ordem divina no lar e demais coisas criadas; 5.Princípio da Heterossexualidade (Gn.2:24): Macho e Fêmea, dois gêneros possibilitando procriação; 6.Princípio da Monogamia (Gn.2:24): O homem se une à sua mulher, um homem para uma mulher; 7.Princípio da Unidade Conjugal (Gn.2:24): A total intimidade do cônjuge faz dele uma só carne perante Deus.

 .

Que é Casamento – Biblicamente falando, a palavra que melhor descreve o casamento é PACTO ou ALIANÇA. Não esquecer que esse pacto tem Deus como JUIZ e TESTEMUNHA. Em Malaquias 2:13,14, O Senhor Deus é apresentado como testemunha de um pacto, e a aliança entre o homem e sua mulher. Em Provérbios 2:17, a mulher em questão é acusada de quebrar aliança com seu companheiro. R.C. Sproul diz que “O Casamento é uma relação exclusiva na qual um homem e uma mulher se entregam mutuamente um ao outro numa aliança vitalícia perante Deus e, com base nesse voto solene, eles se tornam uma só carne” (Gn.2:24; Ml.2:14; Mc.10:6-9).

 .

Razão de Ser do Casamento – A Confissão de Westminster declara que “O Matrimônio foi ordenado para o auxílio mútuo entre esposo e esposa; para a propagação da raça humana por sucessão legítima, e para prevenção contra a impureza”. O Rev. Richard Baxter disse que “O dever mútuo entre marido e mulher é: Amarem totalmente um ao outro; viverem juntos, desfrutando um do outro, unindo-se fielmente na tarefa de educar os filhos, no governo da família, no gerenciamento de seus negócios seculares; ajudarem-se especialmente na santificação um do outro, no despertar da fé, do amor, da obediência e das boas obras; evitarem todas as dissensões e suportarem as fraquezas um do outro; manterem a castidade e a fidelidade conjugal; ajudarem-se mutuamente a levar suas cargas e não agravá-las, por sua impaciência. Na pobreza, nas dificuldades, nas enfermidades, nos perigos, consolarem-se e apoiarem-se mutuamente. Serem companhias agradáveis no amor santo, nas esperanças e nos deveres espirituais, quando falharem todos os confortos materiais”

 .

Dicas para Boa Convivência Conjugal – Confiem ao Senhor em todas as circunstâncias de suas vidas independente delas serem positivas ou negativas; Encham-se da Palavra de Deus; Edifiquem seu relacionamento conjugal sobre os fundamentos da verdade e da transparência; Tenham tudo em comum: Sonhos, bens, planos, objetivos, dinheiro; Atentem para seus deveres e obrigações no lar; Diante das crises ou conflitos não hesitem em buscar juntos e unidos uma solução; Cultivem diariamente no jardim do seu lar o amor, o carinho e o respeito; Aprendam a lidar com as diferenças, entendendo que marido, mulher e filhos são dotados de qualidades e defeitos; Entendam que a relação marido e mulher faz parte do plano original de Deus. Assim seja!

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, as opiniões deste veículo de comunicação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores