19
novembro

Coluna


Os Discípulos e a Multidão em Ação

 

A narrativa do conhecidíssimo episódio da primeira multiplicação dos pães pode ser encontrada nos respectivos textos (Mt.14:13-21; Mc.6:30-44; Lc.9:10-17; Jo.6:1-14). Já discorremos sobre esse texto e focamos em Jesus, destacamos sua revelação como o Cristo de Deus.

 

Desta forma, o objetivo do sinal (milagre) foi cumprido “este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo” (Jo.6:14). Também destacamos e extraímos lições preciosas do moço generoso, que o denominamos de “O Rapaz dos Peixes”.

 

Agora, porém, gostaríamos de focar nos discípulos e naquela numerosa multidão.

Temos alguma coisa a aprender com esse aglomerado de gente? O que nos ensinam?

 

l.  Estar na Companhia de Cristo, deve ser o nosso Bem Maior.

 

Lá estão todos eles, os discípulos e multidão na companhia de Cristo, ouvindo seus ensinos, experimentando seus sinais, crescendo em fé, renovando a vida, desfrutando de sua presença (Jo.6:2,3).

 

Nenhum deles tem pressa de sair, embora seja tarde. Os discípulos foram “repousar” com Jesus naquele lugar (Mc.6:31), enquanto a multidão sabendo disto, “correu para lá, à pé” (Mc.6:39). Querem estar perto de Jesus, e para isso não medem esforços.

 

Todos os momentos da vida devem ser partilhados com Cristo e na presença d’Ele, seja trabalho, compromissos ou descanso. Precisamos andar com Ele, estar com Ele, e até, repousar com Ele.

 

2.  Estar aos pés de Cristo, Ouvindo os seus Ensinos, deve ser o nosso Prazer Maior.

 

“Meu prazer é te louvar, meu prazer é estar nos átrios do Senhor, meu prazer é viver na casa de Deus…” diz um de nossos belos hinos. Jesus transforma aquele deserto em casa de Deus, em classe bíblica, pois “passou a ensinar-lhes muitas coisas” (Mc.6:34), e ainda, “falava-lhes a respeito do reino de Deus” (Lc.9:11).

 

Todos se deleitam aos pés do Mestre. Que prazer! Isso nos faz lembrar o exemplo de Maria, irmã de Marta, que não queria outra coisa, a não ser “…assentar-se aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” (Lc.10:39). É lamentável a impaciência de muitos com os ensinos sagrados e como arquitetam “fugas” que revelam tal desprazer.

 

3.  Servir a Cristo, Proclamando a sua Glória, deve ser a nossa Missão Maior.

 

Qual é o fim principal do homem? Pergunta o Breve Catecismo de Westminster. E a resposta é: O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.

 

No texto que tomamos como base para nossa reflexão, discípulos e multidão, se empenham no serviço e glorificação de Cristo. Os discípulos apresentam à Jesus o rapaz dos peixes (9), e ainda organizam o povo, fazendo-o assentar (10).

 

O rapaz oferece sua merenda, cinco pães de cevada e dois peixinhos (11) e a multidão de um modo geral confessa a glória de Cristo “este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo” (14). Proclamar a glória de Deus (Sl.100:2), é a nossa mais nobre tarefa.

_________________

www.teologiaemfoco.com

2 Comentários

  1. veronica disse:

    muito bom, perfeita interpretação
    precisamos fazer o nosso papel de cristão, propagar a glória de Cristo

  2. mazetransfer disse:

    perfeita interpretaç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores