15
dezembro

Coluna


As curtinhas do Romenyck Sttifen

 

A pesquisa (I): A pesquisa Opinião, encomendada pelo blog do Magno Martins, esteve fazendo coleta em Santa Cruz do Capibaribe (PE) nos dias 6, 7 e 8 do mês de dezembro, em praticamente todos os bairros da cidade, trazendo uma leitura bem diferente do que muitos fizeram das eleições 2014.

 

A pesquisa (II): Se o deputado Diogo Moraes (PSB) não teve a votação que esperava, a reflexão tem que ser exclusivamente sua e de sua postura, pois a avaliação positiva do prefeito Edson Vieira (PSDB) e a intenção de votos para sua reeleição em 2016 estão nas alturas.  

 

A pesquisa (III): O projeto dos Vereadores não foi enterrado em 2014, apenas utilizaram o nome errado. Pois se o vereador Ernesto Maia (PSL) não conseguiu alcançar seus objetivos, o nome de Fernando Aragão (PROS) continua intacto, com uma boa aceitação e a menor rejeição política da cidade.

 

A pesquisa (IV): O nome de Fernando está em evidência na política a mais de três décadas, e a seriedade em seu nome leva a uma credibilidade de apenas 3 % de rejeição.

 

A pesquisa (V): Já o sobrenome Maia é um peso negativo nos dias atuais, assim como os Mendonças foram em um passado não tão distante, e o vereador Ernesto Maia sentiu isso em 2014 e o deputado federal José Augusto (PROS) vem sentindo desde 2010.

 

A pesquisa (VI): O interessante é que o nome Mendonça foi combatido, principalmente pelos Maias, no final da década de 1990 e chegou à primeira década do século XXI como ponto negativo para Santa Cruz. Coincidência ou não, o Grupo Boca Preta só venceu no novo século após romper em definitivo com a família Mendonça.

 

A pesquisa (VII): O nome Maia foi duramente combatido nas últimas eleições, relacionado, pelos adversários, em escândalos como o da merenda, do lixo entre outros, não foram esquecidos, nem após a derrota sofrida por José Augusto em 2012. A vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC), fez questão de não deixar cair no esquecimento nesses últimos dois anos.

 

A pesquisa (VIII): Hoje o nome Maia é muito pesado para serem carregados, as pesquisas desde 2012 apontam isso, Zé Augusto mesmo sem ter disputado a eleição diretamente se mantêm com 30 % de rejeição, o nome de Ernesto alcançou uma marca razoável de 13%.

 

A pesquisa (IX): Ou seja, um Maia a frente de uma majoritária hoje seria um suicídio político Taboquinha, e para compor uma chapa teria que ser muito bem escolhido.

 

A pesquisa (X): No mais, resta ao prefeito Edson e o Vereador Fernando comemorarem os seus respectivos resultados, a José Augusto, Ernesto e Diogo repensarem suas estratégias políticas.

 

A pesquisa (XI): A pesquisa foi muito bem detalhada por bairro, sexo, faixa etária e área de atuação restam aos políticos estudar a mesma. Tantos os que se deram bem, para melhorar ainda mais os números, quanto aos que estiveram em baixa, para tentar se reerguer. Pois, pesquisa é momento.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores