12
Abril

URGENTE: Ônibus com passageiros para tratamento de saúde foi alvejado por tiros durante ação de assaltantes bancários

 

 

Um ônibus com passageiros que buscavam tratamento médico em outras cidades foi atingido por tiros durante a ação de bandidos fortemente armados que estouraram cofres de agências bancárias em Santa Cruz do Capibaribe.

 

A informação foi confirmada pelo Blog do Ney Lima que ouviu fontes ligadas a Secretaria de Saúde do município.

 

Conforme relatos de testemunhas, o ônibus estava saindo da cidade quando, nas proximidades do Posto Badú, se deparou com o bloqueio montado pelo bando. Um dos assaltantes sinalizou para que o ônibus prosseguisse, mas outro assaltante entendeu que o veículo havia furado o bloqueio e começou a atirar.

 

Os tiros perfuraram a lataria e a frente do ônibus. Houve pânico entre os passageiros, mas os tiros cessaram e o ônibus prosseguiu, vindo a parar no distrito de Pão de Açúcar. Posterior a ação o veículo retornou para Santa Cruz, suspendendo a viagem. Apesar dos momentos de tensão, ninguém ficou ferido.

 

 

31
Março

Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão realiza partos cesarianas

O Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe, realizou nesta quinta-feira (29), cirurgias eletivas de cesarianas para gestantes do município. A iniciativa proporciona as mães santa-cruzenses terem seus filhos na Capital da Moda com total acompanhamento humanizado.

As cirurgias são previamente agendadas e acontecem uma vez por semana, as sextas-feiras, porém, por causa do feriado, as intervenções desta semana aconteceram na quinta-feira.

O prefeito Edson Vieira, falou da soma de esforços para realização das cirurgias cesarianas. “Esse é um trabalho realizado em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde e a central de marcação. Uma soma de forças que desde o início de nossa gestão está mudando a cara da saúde pública em Santa Cruz do Capibaribe”, frisou o prefeito.

“Só hoje tivemos seis cesarianas no Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, são mais cidadãos santa-cruzense nascendo em nosso município, uma prova que o trabalho por uma saúde pública cada vez melhor não para”, disse Doutor Nanau Marques, secretário de Saúde.

A equipe médica é formada por um cirurgião obstetra, anestesista, neonatalogista e enfermeiros. Desde 2013, o Hospital Municipal já realizou aproximadamente 1500 operações.

Assessoria. 

23
Março

Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão realiza cirurgias infantis 

Na próxima quarta-feira (28), o município de Santa Cruz do Capibaribe está disponibilizando a população, através da Secretaria de Saúde, o processo cirúrgico de Frenectomia Lingual (freio labial).  As intervenções acontecem desde o ano passado, são realizadas de acordo com a demanda, sempre no Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão.

O trâmite acontece a partir de avaliação por meio do teste da linguinha, realizado por um fonoaudiólogo na AME Infantil. A frenectomia lingual é um procedimento simples que beneficia a criança que possui limitações para se alimentar e falar. A técnica tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do enfermo.

“Nosso intuito é melhor a qualidade de vida da população, com esse procedimento cirúrgico de frenectomia, vamos ter crianças saudáveis, brincando e alegrando as famílias santa-cruzenses”, disse o secretário de Saúde, Doutor Nanau.

Rafaela Abrantes, coordenadora de Saúde Bucal destacou a importância em fazer o procedimento cirúrgico do freio labial.

“Quanto antes os pacientes detectados com frenectomia lingual fizerem o procedimento cirúrgico melhor é a reabilitação, ele vai aprimorar a capacidade de absorver alimentos e ampliar o seu desenvolvimento ao falar”, contou.

Médicos e dentistas acreditam que o freio labial é responsável por manter os dentes separados, portanto, indicam este procedimento. Em alguns casos esse freio atrapalha a junção dos dois incisivos centrais, criando um espaço entre eles chamado de diastema (área de espaço extra entre dois ou mais dentes).

20
Março

Secretaria de Saúde comemora mês da Mulher nas Unidades Básicas

As Unidades Básicas de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe promoveram comemorações para o mês da Mulher. Os atos iniciaram no bairro da Palestina. As atividades são desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, por meio das equipes: Atenção Básica, NASF (Núcleo de Apoio a Saúde Familiar) e Saúde Bucal.

As ações consistem em esfoliação facial, acupuntura auricular, avaliação antropométrica-MC, teste de glicemia, sucos funcionais, palestras, distribuição de brindes, orientações sobre saúde bucal direcionadas a gestantes e mães com crianças de colo.

Doutor Nanau, secretário de Saúde falou sobre a importância da ação, pois aproxima a gestão da população. “Ações iguais a esta aproximam a administração pública ao povo, a Secretaria de Saúde, através de seus departamentos tem traçado estratégias para avançarmos ainda mais na saúde pública do município”, destacou.

“Sempre sou bem atendida, eu e minha família não temos do que reclamar. Vou na UPA, Hospital Municipal ou PSF, em todos, sou bem atendida. Gostei dessa ação, que ela continue porque o povo merece”, contou a dona de casa Nete Bezerra.

Monique Leite, coordenadora do NASF, falou da importância da prevenção. “O Dia Internacional da Mulher faz parte do calendário mundial, onde ao longo da história as mulheres têm construído sua autonomia, respeito e empoderamento. Quando busca e atua, exercendo seus deveres, direitos através das políticas públicas de saúde. Prevenção é o cuidar de si, é afirmação da condição feminina”, disse a coordenadora.

“Estamos fazendo uma ação voltada para mulheres, selecionamos atendimentos para gestantes e mulheres com crianças pequenas. Fazemos o pré-natal odontológico, tudo isso para melhorar a qualidade de vida da família”, frisou Rafaela Abrantes, coordenadora da Saúde Bucal.

As comemorações ao dia Internacional da Mulher vão continuar nas UBSs do município, segue dia 20/03 com a comunidade do Dona Lica, dia (21), no Dona Dom,  dia (28), São Miguel e finaliza no dia (29) no Santo Agostinho.

Atualmente Santa Cruz do Capibaribe possui 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS), têm mais 04 unidades em processo de construção e dois Núcleos Integrados de Saúde e Cidadania (Malhada do Meio e Jaçanã).

;

Informações da assessoria.

13
Março

UPA 24 Horas José Vieira Filho divulga números de atendimentos do último final de semana

A Unidade de Pronto Atendimento José Vieira Filho (UPA 24H), Santa Cruz do Capibaribe, realizou no último final de semana, cerca de 1.000 atendimentos a população. Na sexta-feira (09), foram 251 procedimentos, sábado (10), 288 serviços e domingo (11), 312 pessoas passaram pela unidade. Nos três dias também teve a produção de 103 exames radiológicos (Raio X).

A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, atua com dois médicos das 7h às 19h e dois médicos das 19h às 7h. A unidade atende pacientes de acordo com a gravidade de seu quadro clínico e não pela ordem numérica de entrada. O estado de saúde do paciente é quem determina o momento de seu atendimento, essa triagem é feita por profissionais qualificados, de nível superior.

“Deste a sua inauguração, não recebemos nada dos governos estadual e federal pelo funcionamento da UPA, nesta unidade investimos aproximadamente 800 mil reais por mês. Na área de Saúde como todo, destinamos quase 30% dos recursos do município, fazemos isso porque temos uma gestão preocupada com o povo e com a melhoria dos serviços públicos”, frisou o prefeito Edson Vieira.

O secretário de Saúde, Dr. Nanau falou do trabalho desenvolvido na Unidade.

“Temos que parabenizar o trabalho realizado na UPA, porque atendemos emergências de Santa Cruz do Capibaribe e região, são diversas ocorrências todos os dias que os agentes de saúde atendem da melhor forma possível”, contou o secretário.

“Trabalhamos diretamente com casos de urgência e emergência de Santa Cruz do Capibaribe, porém, pela carência na área de saúde da região, atendemos pacientes de outros municípios e procuramos atender da melhor forma possível, todos que procuram os serviços da UPA”, pontuou José Ademir, Gestor da UPA 24h José Vieira Filho.

A Unidade de Saúde foi construída com recursos federais e do município, dispõe de mil metros quadrados, comportando sala vermelha, enfermagem, Assistência Social, clínica geral, consultórios médicos, leitos de observação adulto e infantil, espaço de acolhimento e classificação de riscos, farmácia, posto policial, entre outros.

Assessoria. 

05
Março

“Decidi porque considero a gestão de Edson Vieira bem avaliada” – revela Dr. Nanau sobre apoio político

Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta segunda-feira (05), em entrevista concedida no programa Estúdio 1 da Polo FM, o novo secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau, falou sobre vários assuntos. Na pauta, questões sobre a política e também sobre saúde, em especial alguns problemas.

Dr. Nanau foi questionado em relação à decisão tomada para assumir a pasta da Secretaria de Saúde do município. Ele declarou que ‘não houve barganha’ e que a avaliação de Edson Vieira foi o que definiu a sua decisão em apoiar o projeto de Alessandra Vieira (PSDB) ao invés de Diogo Moraes (PSB) para as eleições deste ano.

“Há 30 dias eu estava me decidindo, diziam que eu estava em cima o muro, mas hoje estou no projeto de Edson Vieira, não houve nada de barganha. Eu decidi porque considero a gestão de Edson bem avaliada, sei que Diogo tem seus méritos e trabalhou por Santa Cruz, mas eu nunca disse que apoiaria Diogo ou Alessandra. E eu vejo o governo bem avaliado, e partir de agora vou contribuir muito para que ele seja mais avaliado ainda” – completou.

Ele foi interrogado sobre a vontade de um dia voltar a ser candidato a prefeito por Santa Cruz do Capibaribe. Mas pontuou que atualmente o seu principal foco será o trabalho voltado para a Secretaria de Saúde e se dedicar a política pública, porém não descartou uma possibilidade futura.

“Quem sabe no amanhã, até porque o futuro só pertence a Deus”

Quanto ao Hospital Municipal ele foi categórico em revelar que existe um projeto de ampliação, através de uma emenda que está próxima para sair e citou que o local deverá em breve recomeçar com as cirurgias eletivas. Já em relação as filas de atendimento na Secretaria de Saúde, ele declarou que pretende diminuir e tentar controlar a situação.

“Vou tentar e vamos arrumar uma maneira de acabarmos com essas filas. Estive na quinta-feira de 6h30 na frente da Secretaria e vi uma fila com 30 pessoas. Conversei e vi gente que tinha chegado às 4h da manhã e, isso me dói. Conversei com o pessoal essa questão de marcação de exames, do pessoal que vai para Recife, que é marcado um dia antes e vou deixar minha palavra para qualquer pessoa de Recife que pode me procurar. Não precisa chegar às 4h, mas depois das 6h. Pois às 7h terão três funcionários para essa marcação e você não vai ficar sem sua passagem” – frisou.

Dr. Nanau falou sobre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), aprovados em seleção pública realizada em 2016 no município.

“Ainda não estou a par dessa situação. Comecei como secretário hoje e quero dizer que vamos ver isso. Se tiver a necessidade, dentro dos recursos da Secretaria, vamos chamá-los” – disse.

Confira a entrevista completa:

 

07
Fevereiro

São Domingos – Família realiza rifa beneficente para Keila Martins

A família de Keila Martins Patrícia (29 anos), diagnosticada com Melanoma Maligno (câncer de pele agressivo) realiza, em São Domingos (Brejo) uma rifa beneficente para aquisição de medicamentos para o seu tratamento.

Mesmo após decisão judicial, que atendeu o pedido para o fornecimento dos medicamentos, por parte do Governo do Estado, o cunhado da paciente, Marcelo Soares, informou que existe um trâmite no processo possibilitando que o medicamento chegue, apenas, após o período carnavalesco.

“Foram 48h para o Estado ser notificado, depois mais de 10 dias para o levantamento e depois mais 3 dias para compra”, disse Marcelo, a partir de informações do advogado da família.

Com campanha nas redes sociais, os amigos conseguiram a compra do medicamento por um mês, mas a demora nos trâmites judiciais exige um novo ato.

A rifa, no valor de R$ 5,00, será sorteada no dia 11 de março, valendo um aparelho celular Iphone 6S Plus. Mais informações (81) 9-9309-0498 (Marcelo); (81) 9-9396-3068 (Genildo); (81) 99655-1761 (Kleiton).

31
Janeiro

Programa ‘Mãe Amiga’ entrega enxovais e álbuns para gestantes de Santa Cruz do Capibaribe 

Com a realização de acompanhamentos médicos, psicológicos e nutricionais, a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Capibaribe, através do Centro de Referência de Assistência Social Dores Marques (Cras) do bairro Bela Vista, realizou na manhã desta terça-feira (30) a entrega de enxovais e álbuns fotográficos para as gestantes acompanhadas pelo órgão.

O grupo ‘Mãe Amiga’, nome criado para o programa, ainda contou com um café da manhã dedicada as frequentadoras do projeto. Desde a sua criação, em 2013, o programa já realizou a entrega de mais de 450 kits, e esse ano, contou com a oferta de books fotográficos que registraram esse momento único na vida de cada gestante.

Ao participar do encontro, o prefeito Edson Vieira, destacou os cuidados que a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social tem com as gestantes do município. “Esse programa é uma parte do processo de humanização dos serviços públicos ofertados na cidade, o acompanhamento com profissionais dedicados que tratam com muito amor e carinho as integrantes, acompanhamento desde a descoberta da gravidez até depois do nascimento das crianças”, disse Vieira.

Alessandra Vieira, secretária de Governo e Desenvolvimento Social, completou a fala do prefeito e fez um breve resumo das ações que são disponibilizados às gestantes que buscam assistência no Cras. “Cada vez que realizamos essa ação, observamos que o grupo cresce, porque as futuras mães têm o interesse em aprender como ter cuidado com o bebê e com a alimentação deles. Só tenho que ressaltar o prefeito que tem dado o incentivo para que possamos desempenhar essa ação, e agradecer também a equipe técnica que exerce suas funções com carinho”, afirmou.

Após o Carnaval, está previsto uma nova sessão de fotos com as gestantes que ainda não participaram. No dia do ensaio, as mães ainda recebem cuidados especiais e conta com um dia de lazer e beleza que envolve maquiagem, corte de cabelo e manicure.

Santa Cruz do Capibaribe possui três Cras, Bela Vista, Santo Agostinho e na Praça do CEU. As gestantes fazem seu pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde da Capital da Moda e têm seus filhos no Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão.

.

Informações da assessoria.

29
Janeiro

Saúde – Atrasos de repasses para Santa Cruz ultrapassa R$ 2 milhões, diz secretário

Aproximadamente R$ 2,5 milhões. Essa é a dívida de repasses do governo do estado de Pernambuco com Santa Cruz do Capibaribe, no que diz respeito à saúde pública. O número foi dado pelo secretário municipal, Breno Feitosa, em entrevista ao ‘Programa Estúdio 1’, da Polo FM, na manhã desta segunda-feira (29).

Ele explicou que a verba diz respeito a contrapartidas estaduais que serviriam para compra de medicamentos para Postos de Saúde da Família (PSF’s), Farmácia Básica e Samu. Este ultimo, sendo o que contém o maior volume da dívida.

De acordo com Breno, os atrasos acontecem desde 2015, algo que se repetiria em vários municípios.

Ele ainda ressaltou que a UPA de Santa Cruz, segue, desde a sua abertura, sem contribuição financeira do Estado ou União.

Febre Amarela

Durante a entrevista, Breno buscou tranquilizar a população da região, em relação à Febre Amarela. Ele assegurou que, não apenas o Agreste, mas todo o estado de Pernambuco, está fora área de risco e há décadas não registra um caso da doença.

Mesmo com a grande movimentação de pessoas, em virtude do comercio local, ele esclareceu que a febre não é transmitida entre pessoas e que a Secretaria faz um monitoramento.

“A Secretaria faz seu monitoramento e, nesse momento, não há necessidade de uma vacinação. Não há registro do vírus circulando em Pernambuco, por que não há registro de casos há 90 anos”, disse.

06
Janeiro

Popular afirma que houve negligência, após morte de idoso em Hospital de Santa Cruz

Foto: Arquivo.

A redação do Blog do Ney Lima foi procurada, na ultima sexta-feira (05), por uma popular identificada por Maria de Fátima Sales da Silva que fez uma denúncia após a morte de um idoso, no Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão. A vítima foi Rui Glicério Aragão (80 anos).

De acordo com a denunciante, que era cuidadora do idoso, houve negligência médica e falta de humanização no atendimento prestado. O idoso deu entrada na unidade, segundo ela, com quadro de pneumonia e diabetes e faleceu na quinta-feira (04).

Entre os supostos problemas, Maria de Fátima cita ‘falta de oxigênio, a não solicitação de uma transferência para outra unidade com mais recursos, além do não funcionamento do desfibrilador, durante tentativas de reanimação’.

Após confirmado o óbito, ela afirma ainda que uma das enfermeiras teria dito a seguinte frase para o porteiro, “Olhe, tem um ‘pacote’ aqui para você enrolar. Venha aqui que tem um ‘pacote’”. A frase teria sido dita em frente a uma das filhas do idoso.

Sem resposta

Entramos em contato, durante a tarde dessa sexta-feira, com a assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Até o momento, nenhuma resposta foi dada.

O senhor Rui Glicério foi sepultado na manhã da sexta-feira (05), no cemitério São Judas Tadeu.

Confira a entrevista completa, concedida ao repórter Fernando Lagosta.

21
dezembro

Em Santa Cruz – Primeira edição do projeto “Dezembro Vermelho” é realizado na Câmara

Testagens de sangue foram realizadas, além de outras atividades – Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta quinta-feira (21) foi realizado, na Câmara de Vereadores, a primeira edição do projeto “Dezembro Vermelho”. De autoria do vereador Ernesto Maia (PT), o projeto tem como focos a prevenção e a conscientização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), que ainda possuem números preocupantes no município.

Foram realizadas diversas atividades de forma gratuita, entre elas a realização de testes rápidos para detecção de doenças como a sífilis e a Aids, realização de encaminhamento a profissionais em casos positivos, aferição de pressão, café da manhã e a realização de palestras com o psicólogo Sérgio Hildo e com o ex-conselheiro tutelar Laércio Glicério.

 

Nas palestras, foram trazidos ao público o histórico das doenças no país, quando e a motivação para que as DST’s fossem tratadas de forma mais ampla, a importância e os métodos para prevenção e tratamento, respostas as dúvidas do público e os números diagnosticados em Santa Cruz, de 2009 a 2017. Ernesto falou sobre a importância da iniciativa:

“Esse é mais um projeto que a Câmara tem colocado, ao qual o Outubro Rosa e o Novembro Azul, mas o Dezembro Vermelho foca na conscientização e prevenção das DST’s. Nós que fazemos parte do Legislativo, vimos que essas ações tem o respaldo da população e isso é muito importante e percebemos que essa questão não vem tendo o mesmo cuidado nessa geração de pessoas. O que tentamos visar é mudar esse quadro, orientar essa população a se cuidar e a se prevenir destas doenças” – disse.

Ainda de acordo com o vereador, a próxima edição do projeto deve ser realizada em 01 de dezembro, data em que se se comemora o Dia Internacional de Prevenção e Combate a Aids e outras DST’s.

04
dezembro

Oscarzão recebe Prefeitura nos Bairros em Santa Cruz do Capibaribe

;
A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe realizou neste fim de semana na Escola Maria Lucina Gonçalves, mais uma edição do ‘Prefeitura nos Bairros’, programa que leva serviços essenciais de saúde, cidadania e condição de vida aos moradores.
 ;
Na edição foram realizados serviços de odontologia, testes de HIV e Sífilis, vacinação, aferição da pressão arterial cadastros do Bolsa Família, testes de glicemia e agendamentos para a retirada de documentos como RG e cartão do SUS. Cerca de 300 moradores passaram pelo local e destacaram a importância de o projeto atender aos bairros do município.
.
 .
“O segredo dessas ações é o planejamento, um desejo de carinho e amor com essa população. São diversos serviços oferecidos gratuitamente e a prefeitura chega mais perto da comunidade. Aproveito a oportunidade para anunciar que vamos realizar a reforma da quadra que irá receber também a cobertura. Tudo isso é feito com planejamento e responsabilidade de um gestor que tem olhado para o futuro desta cidade”, disse Edson Vieira.
.
 ,
A secretária de Desenvolvimento Social, Alessandra Vieira, frisou os trabalhos e testemunhou a aceitação da população, que sempre tem repercutido bem o programa. “Desde 2013 quando iniciamos essas ações, fizemos com o que a população pudesse perceber a presença da prefeitura e a preocupação com a qualidade de vida. Nós sempre afirmamos que a população quando não vem a prefeitura, nós iremos até eles”.
.
 .
Maria Luzinete da Conceição, dona de casa, elogiou a ida do programa para o bairro em que reside e destacou que é uma forma dos serviços chegar à população. “É muito bom que essas ações cheguem até o nosso bairro, os serviços que são ofertados aqui nos dão uma noção de cuidado com a saúde, sem contar no atendimento das pessoas que ficam a cargo disso”.
,
Informações da assessoria.

20
novembro

Combate as arboviroses é intensificado em Santa Cruz do Capibaribe 

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do Departamento de Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde promove em novembro e dezembro de 2017, diversas ações para reforçar e aprimorar estratégias de combate às arboviroses em todos os bairros da cidade.

Com o objetivo de sensibilizar e manter em alerta a população contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, a Secretaria de Saúde reunirá atividades que vão da limpeza de terrenos e coletas de lixo até a aplicação de larvicidas, tratamento focal, fumacê e visitas de casa em casa. Todas essas serão realizadas juntamente com a participação efetiva dos agentes de saúde e de endemias.

Nesse sentido, a Secretaria de Saúde trabalha lado a lado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a de Governo e Desenvolvimento Social no intuito de intensificar as ações em combate ao mosquito limpando os rios e os focos mais abertos da cidade, e na realização de palestras nas Unidades Básicas de Saúde. Porém, é importante frisar que, de acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos focos são encontrados dentro das residências, demonstrando que o papel mais importante nessa ação é o da sociedade.

A Secretaria de Educação vai fazer um trabalho pedagógico a partir da participação ativa dos alunos do sexto e sétimo ano que, treinados pelo projeto “Todos contra o Aedes Aegypti” e, juntamente com os agentes de endemias, irão de casa em casa conscientizar a população sobre as arboviroses com suas produções prévias de panfletos e murais explicativos.

Essas abordagens acontecerão entres os dias 20 e 24 de novembro e serão realizadas nos bairros: Santa Tereza, pela Escola Sevy Ferreira Barros; Centro, pela Escola Municipal Professora Ivone Gonçalves de Araújo; e Rio Verde, pela Escola Municipal Professor Antônio Gomes.

Calendário das atividades nas casas e respectivos bairros:

08, 09, 10 e 13 de novembro – São Miguel, Nova Morada, Cohab e Bela Vista

14,16 de novembro – Nova Santa Cruz

17, 20 de novembro – Santa Tereza, Cruz Alta e Rio Verde

21, 22, 23 e 24 de novembro – Centro, São Cristóvão e Bairro Novo

27, 28 de novembro – Dona Lica e Dona Dom

19, 30 de novembro e 01 de dezembro – Neco Aragão, Armando Aleixo, Nossa Senhora da Conceição, Jaçanã e Acauã

04 e 05 de dezembro – Santo Agostinho e Pedra Branca

06, 07 e 08 de dezembro – São Jorge, Palestina e Malaquias

.

Informações da assessoria.

16
novembro

Secretários de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Urbano se reúnem com a Compesa em Santa Cruz

Com o intuito de garantir que os serviços essenciais não sejam prejudicados devido à escassez de água em Santa Cruz do Capibaribe, secretários municipais estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (16) com os responsáveis pelo serviço de abastecimento de água da Compesa.

No encontro, participaram a secretária de Governo e Desenvolvimento Social Alessandra Vieira, o secretário de Saúde, Breno Feitoza, o secretário de Educação, Joselito Pedro, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gilson Julião, e o chefe do gabinete do prefeito, Gilberto Silva. O gerente regional da Compesa, Bruno Adelino e o coordenador regional, Filipe Pinto, esclareceram alguns pontos sobre a atuação do órgão.

Na reunião ficou decidido que na próxima semana, todas as repartições públicas irão ter o calendário de abastecimento ajustados, evitando que alguns locais possam ser prejudicados com a falta de água.

O secretário de Saúde, Breno Feitoza, comentou sobre a preocupação para que as unidades de saúde não enfrentem qualquer tipo de problema relacionado ao tema, assim como os demais secretários presentes.

“Estamos aqui na Compesa, discutindo um problema que é de interesse de todos, principalmente nós que lidamos diariamente com os serviços de saúde pública. Não podemos deixar que a falta de água prejudique os nossos atendimentos. Essa reunião nos deu a garantia de que os serviços serão executados sem qualquer dano”, pontuou. 

A Compesa afirmou que irá buscar formas para que o abastecimento de água possa ser mantido regularmente nas repartições.

;

Informações da assessoria.

12
novembro

Secretaria de Saúde e Projeto ‘Amigo do Peito’ realizam ações do Outubro Rosa em Santa Cruz

Na manhã deste sábado (11) a campanha em alusão ao ‘Outubro Rosa’ continuou a percorrer os bairros de Santa Cruz do Capibaribe. A avenida 29 de Dezembro foi o local da realização dos exames de mamografia e ultrassonografia neste final de semana.

Foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde mais de 320 exames de mamografia direcionada a mulheres com idade de 50 a 59 anos de idade. Os exames são realizados em uma Unidade Móvel de Mamografia Digital, que faz parte do Projeto Amigo do Peito, onde contém equipamentos modernos que permitem a precisão e rapidez nos procedimentos.

O prefeito Edson Vieira, o vice-prefeito Dida de Nan e o secretário de Saúde, Breno Feitoza, estiveram visitando o local que recebeu a Unidade Móvel, e presenciaram os atendimentos da população. “Muito feliz pela ação que vem sendo desempenhada aqui, vamos ampliar até neste doingo através de uma interferência da gestão e da ajuda do CONIAPE. Todos nós sabemos da dificuldade que as mulheres enfrentam para conseguir esses exames pelo SUS”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Breno Feitoza, também comentou e revelou que no próximo ano, o projeto Amigo do Peito, será de forma mais constante no município. “Estamos finalizando o ciclo de eventos do Outubro Rosa, onde focamos nas palestras, nas orientações em escolas e realizando a triagem de paciente com o perfil para o exame. A Secretaria de Saúde já trabalha com o objetivo de tornar esse momento mais constante, através de uma parceria com um cronograma fixo para atender a todos os bairros para o próximo ano”, elencou.

Ao todo, estão sendo ofertadas 320 mamografias e 80 ultrassonografias que estão sendo realizadas desde o dia 8, estendendo-se para os dias 9, 10 e 11. Neste domingo (12) o veículo permanece no local, mas só para atendimentos que já foram agendados no sábado (11).

08
novembro

Em Santa Cruz – Câmara de Vereadores será local de iniciativa sobre prevenção e conscientização sobre o diabetes

Aferição de pressão será uma das atividades que serão ofertadas – Foto: Arquivo

Em 17 de novembro (uma sexta-feira) será realizado, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, a quinta edição do projeto “Dia do Azul – Dia Municipal de Combate ao Diabetes”.

O projeto tem como foco a prevenção da doença, que é silenciosa e atinge milhares de pessoas no país. Sem políticas de prevenção, conscientização, o diabetes pode desencadear o surgimento de outras diversas doenças, que juntas podem até mesmo causar a morte.

De acordo com as informações, no dia do evento serão realizados testes de glicemia, aferição de pressão, vacinação e emissão e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), além de palestras com profissionais da área da saúde (nutricionista, cardiologista, biomédica, psicóloga e também de um educador físico).

O vereador Ronaldo Pacas, autor do projeto, falou sobre a importância da iniciativa:

“Sabemos que o diabetes é uma doença silenciosa, perigosa, porém é preciso destacar que ela é de fácil convivência, desde que se descubra a tempo. Do contrário, sérios problemas podem acontecer com a saúde da pessoa que insiste em não querer saber que tem diabetes. Esse projeto é de suma importância, pois nos viabiliza de prestar esse serviço à população” – disse.

O projeto “Dia do Azul – Dia Municipal de Combate ao Diabetes” acontece a partir das 8h, sendo aberto a participação popular.

29
outubro

Secretaria de Saúde realizará 320 exames da campanha ‘Outubro Rosa’ em Santa Cruz do Capibaribe

 

Visando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como dando continuidade as ações da campanha ‘Outubro Rosa’, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe conseguiu, através de convênio da Prefeitura Municipal com o Projeto ‘Amigo do Peito’, a realização de mamografias e ultrassonografias gratuitas.

Ao todo, serão ofertadas 320 mamografias e 80 ultrassonografias que serão realizadas nos dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, em uma Unidade Móvel de Mamografia Digital que faz parte das ações do Projeto Amigo do Peito. O veículo conta com equipamentos modernos que permitem a precisão e rapidez nos procedimentos.

Para realizar mamografias, mulheres acima de 50 anos devem procurar um dos locais da campanha, já as ultrassonografias serão realizadas mediante indicação, após feito os procedimentos nos Postos de Saúde do município.

No dia 8, a Unidade Móvel estará iniciando a campanha na Policlínica Walter Aragão, onde serão realizadas 80 mamografias e 80 ultrassonografias a partir das 9h. Dia 9, o veículo se deslocará até o PSF do bairro Santo Agostinho no mesmo horário. No dia 10, o PSF do bairro Cohab será contemplado. Já no dia 11, as ações ocorrerão em frente à Igreja de São Cristovão, na Avenida 29 de Dezembro.

O secretário de Saúde, Breno Feitoza, comentou a união do poder executivo municipal com o Projeto Amigos do Peito, e ressaltou a importância da participação popular.

“Essas ações fazem parte da campanha do Outubro Rosa, onde estão sendo feitas palestras, exames e encaminhamentos e tirando as dúvidas da população. E como continuidade da campanha, estamos realizando os exames também em novembro. Tudo isso sendo executado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e o Projeto Amigos do Peito”, comemorou.

Documentação – Os interessados devem procurar os serviços de mamografias e ultrassonografias com a solicitação do exame, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer uma das datas prevista na campanha.

 

Informações da assessoria
Página 1 de 4123...Última »

Notícias Anteriores