12
novembro

Secretaria de Saúde prepara ações em alusão ao Novembro Azul  

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais de 60.000 casos de câncer de próstata são descobertos a cada ano. A prevenção e o cuidado precoce são imprescindíveis para evitar o agravamento da doença, levando em conta que 90% dos casos podem ser solucionados se forem previamente descobertos.

A doença é tema de campanhas e ações durante o mês de novembro. Com isso, a Secretaria de saúde Santa Cruz do Capibaribe preparou uma série de ações educativas em busca de conscientizar os homens e quebrar o preconceito que eles possuem em relação à prevenção e aos exames necessários.

A iniciativa começará nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, entre os dias 12 e 14 de novembro, onde enfermeiros e agentes de saúde realizarão palestras, triagem e encaminhamento para realização de teste rápido antígeno prostático específico – PSA e ultrassonografia de próstata.

Já no dia 22 de novembro, a ação será realizada durante a manhã, na Avenida 29 de Dezembro, onde as equipes do NASF (Núcleos Ampliado de Saúde da Família), CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e do Laboratório Municipal realizarão testes e exames, como glicemia, HIV, hepatite, sífilis e ultrassonografia, além de tratamentos odontológicos e vacinas. Esse dia não será restrito aos homens, as mulheres poderão participar.

Vale destacar que “o novembro azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, no entanto esse é apenas um período simbólico e não significa que o homem só irá ter acesso aos serviços de prevenção somente neste período, pois durante o ano inteiro ofertamos orientações e cuidados”, comenta Claudia Freitas, diretora de Atenção Especializada.

As Unidades Básicas de Saúde são o primeiro passo para auxiliar a população a ter acesso a essas informações e serviços e, quando necessário, fazer o encaminhamento para outras unidades e especialistas.

06
novembro

Lei determina que hospitais em PE devem dar prioridade às mulheres vítimas de violência

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promulgou, em publicação feita no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira (6), uma lei que determina prioridade no atendimento a mulheres vítimas de violência em hospitais, clínicas e postos de saúde públicos ou privados. A medida já foi sancionada e já está em vigor.

Todos os estabelecimentos de saúde também passam a ser obrigados a afixar cartazes informando sobre o direito de atendimento prioritário para mulheres vítimas da violência e os números de assistência: Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), Disque-Denúncia (81 3421.9595), Disque-Denúncia do Ministério Público de Pernambuco (0800.281.9455) , além da Ouvidoria da Mulher de Pernambuco (0800.281.8187).

A lei determina que serão considerados casos de violência contra a mulher “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial” causada no âmbito da família ou em qualquer relação íntima de afeto, independente da orientação sexual do agressor e da vítima.

Os estabelecimentos que descumprirem estarão sujeitos a advertência ou multa entre R$ 500 e R$ 1 mil, conforme o porte do empreendimento e do número de reincidências.

26
setembro

1º Seminário Municipal e prevenção ao suicídio é realizado em Brejo

Na segunda-feira (24) o município do Brejo da Madre de Deus foi palco para o 1º Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio, evento realizado com profissionais das secretárias de Saúde, Educação e Assistência Social, no auditório do Palácio Pedro Aleixo de Souza (Prefeitura Municipal).

Além de funcionários públicos, também foram alvo do evento alunos da rede municipal de ensino e representantes da sociedade civil organizada.

O 1º Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio compõe as ações de saúde do ‘Setembro Amarelo’ que é o mês de conscientização sobre o suicídio, e foi uma realização do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família – e da coordenação de Saúde Mental da 4° GRS (Gerencia Regional de Saúde).

Assessoria

24
setembro

Parceria Polo FM e empresário proporciona doação de cadeira de rodas

 

Nossa equipe de redação acompanhou mais uma doação de cadeira de rodas, realizada em parceria entre um empresário do município de Santa Cruz do Capibaribe e a Rádio Polo FM. O empresário prefere ficar no anonimato.

A contemplada foi a Srª Severina Barbosa da Silva, 88 anos, residente no distrito do Pará, zona rural de Santa Cruz. Ela necessitava na cadeira, após o agravamento nos últimos anos de problemas decorrente de elefantíase, doença parasitária que afeta a circulação.

O tratamento da doença é feito com medicamentos antiparasitários, porém, quando a doença atinge a fase crônica, nem sempre é possível atingir a cura, devido à intensa inflamação já causada nos vasos linfáticos.

De acordo com familiares, dona Severina ainda andava, mas a situação se agravou nos últimos anos.

21
setembro

IFPE – Belo Jardim abre seleção para curso de especialização técnica em enfermagem

O IFPE Campus Belo Jardim abriu seleção para o curso de especialização técnica em enfermagem do trabalho. Serão ofertadas 35 vagas para técnicos em enfermagem que tenham interesse de se habilitar para as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde do trabalhador.

O curso tem uma carga horária de 330 horas divididas em teoria e prática. As aulas serão em encontros quinzenais, de acordo com calendário pré-estabelecido, e acontecerão no período da tarde e da noite nas sextas-feiras e no durante o dia nos sábados.

As inscrições são gratuitas e o candidato deve se inscrever através do formulário de inscrição na secretaria do Campus Belo Jardim, entre os dias 24 e 28 de setembro, no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

No ato da inscrição o candidato deverá entregar documentos como cópias autenticadas do RG e do diploma ou declaração de conclusão do curso técnico em enfermagem validado pela instituição de ensino, e cópias de CPF, histórico escolar do curso técnico em enfermagem validado pela instituição de ensino, curriculum com cópia de todo os documentos comprobatórios.

Os candidatos que pretendem se inscrever nas vagas de cotistas também devem observar a relação de documentos exigidos no anexo VIII do edital. O processo seletivo será dividido em três etapas: homologação das inscrições, entrevista e análise curricular com base na pontuação estabelecida nos critérios de classificação. O resultado final será divulgado no dia 11 de outubro no site do IFPE, clicando AQUI.

20
setembro

Saúde – Psicoterapeuta Drª Helga Steinmüller fala sobre ‘terapia do luto’

Especializada no ‘acompanhamento de perdas e luto, pelo Instituto de Treinamento (ITA) de Hamburgo, na Alemanha, a Drª Helga Steinmüller esteve no Programa ‘Estúdio 1’ da Rádio Polo, na manhã desta quinta-feira (20).

Com a experiência de dois suicídios na família (pai e um filho), ela ressalta a importância de falar sobre o tema de forma franca e responsável. A entrevista foi concedida aos radialistas Silvio José e Janielson Santos.

Confira a entrevista na integra:

14
setembro

Ação conjunta leva saúde bucal à população de Santa Cruz do Capibaribe

Com o intuito de promover saúde bucal a população, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde, está promovendo em união com o Projeto Asa Branca da Faculdade Asces- UNITA, uma ação na manhã deste sábado (15), que visa combater o câncer de boca no município.

Na oportunidade, vão acontecer exames bucais a partir de visitas domiciliares feitas por aproximadamente 140 pessoas envolvidas, distribuídas em 10 equipes. Os pacientes que apresentarem lesões pré-cancerígenas ou tumores serão direcionados para tratamento.

A atividade é direcionada a toda população, em especial as pessoas que trabalham expostas ao sol, que utilizam próteses dentárias, tabagistas e usuários de bebidas alcoólicas.

A população também vai poder contar com este serviço em uma tenda do projeto que será montada no canteiro central da Avenida 29 de Dezembro, próximo ao Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão.

Assessoria. 

13
setembro

Dia D de vacinação contra a raiva acontece neste sábado, em Santa Cruz

Será realizado no próximo sábado (15), em Santa Cruz do Capibaribe, o “Dia D” de vacinação contra a raiva.

A vacinação tem como alvo a imunização de cães e gatos, onde de acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. Nanau, já existem equipes desde a última segunda-feira (10) fazendo a vacinação de animais na zona rural do município.

O secretário ainda destacou os locais para onde a população podem levar seus animais para serem vacinados, de forma gratuita.

Os locais são Postos de Saúde nos bairros da Cohab, Dona Lica, Santo Agostinho, Malaquias Cardoso, Rio Verde e Santa Tereza, além da AABB (na Avenida 29 de Dezembro) e também o Centro de Convivência de Idosos (CCI), no bairro Nova Santa Cruz.

Alerta – Vale destacar que a raiva em animais, além de ser muito perigosa, pode ser transmitida também para seres humanos, podendo levar a morte na grande maioria dos casos.

Para se ter uma ideia, apenas cinco pessoas no mundo, duas delas no país, conseguiram sobreviver após infectados e serem diagnosticados como curados do vírus (quando este não está mais presente no corpo), mas todos ainda sofrem com as sequelas cerebrais e motoras irreversíveis, de acordo com o Ministério da Saúde.

O tratamento contra a doença em humanos ainda está em fase experimental.

Um dos cinco sobreviventes é pernambucano – Um dos cinco sobreviventes é o pernambucano Marciano Menezes da Silva (24 anos), que reside na cidade de Floresta.

Ele foi o primeiro caso no país e o quarto no mundo a sobreviver, após contrair a doença depois de ser atacado por um morcego. Marcelo tem dificuldades motoras e também de fala até hoje.

Foto: Fábia Maranhão/UOL

03
setembro

Secretaria Municipal de Saúde divulga ao blog números da vacinação contra a pólio e o sarampo

Nesta segunda-feira (03) a redação do blog entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Capibaribe.

O objetivo foi a busca de dados referentes a campanha de vacinação contra a poliomielite (ou paralisia infantil) e o sarampo, realizada no mês de agosto.

De acordo com a secretaria, o município recebeu como meta vacinar 5.910 crianças com idades de 01 a menores de 05 anos e de acordo com os dados, a meta foi cumprida. Segundo os dados, foram imunizadas 6002 crianças contra a poliomielite e 5.994 contra o sarampo.

Ainda de acordo com a secretaria, para a mãe, pai ou responsável que ainda não vacinou seu filho ou filha, pode levá-lo para ser vacinado no Ame Infantil, assim como pode também atualizar o cartão de vacinação com outras doses disponíveis.

29
agosto

Fique atento! Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo se encerra esta semana

Termina na próxima sexta-feira (31) a campanha de vacinação contra a Poliomielite e também contra o sarampo.

A campanha tem como alvo crianças menores de cinco anos e tem como meta a imunização de 95%.

Em Santa Cruz do Capibaribe, a meta é imunizar 5.618 crianças e, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, já foram imunizadas 4.568, o que representa 77,29% do total.

A vacinação pode ser realizada no AME Infantil e também em todas as unidades básicas de saúde. Não deixe para a última hora.

17
agosto

Fique atento! – “Dia D” de vacinação contra Polio e Sarampo acontece neste sábado em Santa Cruz

Neste sábado (18) acontece em Santa Cruz do Capibaribe o “Dia D” de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, esta última conhecida como Paralisia Infantil.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde no município é vacinar até 6 mil crianças, com idades de 01 ano a menores de 05 anos.

A campanha de vacinação segue até 31 de agosto, porém neste sábado, haverá o regime de mutirão, onde as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no AME Infantil.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Santa Cruz do Capibaribe ainda está abaixo da meta estipulada para a campanha, sendo necessário que pais, mães e responsáveis levem as crianças para serem vacinadas.

Vale destacar que tanto o Sarampo quanto a Paralisia Infantil, caso manifestadas, podem levar a morte ou, em casos associados a essa última, deixar a criança com sequelas motoras pelo resto da vida.

O “Dia D” de vacinação acontece das 08 às 17h, sem intervalo para almoço.

04
agosto

Após ter horário de funcionamento ampliado, Policlínica registra aumento de 123% na demanda de atendimentos

Um mês após ter tido seu horário de atendimento ampliado de 12 para 24 horas por dia, a Policlínica de São Domingos distrito do Brejo da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco, registrou um aumento de 123,66% no número de atendimentos no mês de Julho.

Segundo a diretora da unidade, Dra. Jeane César, com o melhoramento no atendimento, aumentou de forma considerável a procura dos serviços prestados pela Policlínica, já que os moradores de São Domingos não precisam mais recorrer a outras cidades durante a noite para obter atendimento.

“As pessoas estão contentes, aprovam a gestão que estamos fazendo aqui na Policlínica de São Domingos que com a permissão de Deus e incentivo dado pelo prefeito Hilário Paulo, oferecemos um atendimento humanizado e de qualidade para as pessoas que nos procuram”, destacou.

Para que tenhamos uma ideia, de 1º a 30 de Junho, quando a Policlínica de São Domingos ainda operava 12 horas por dia, o número de atendimentos foi de 1.251. Já funcionando 24 horas, do primeiro dia do mês seguinte ao dia 31 de Julho, foram registrados impressionantes 2.798 atendimentos.

“O compromisso de ampliar o horário de atendimento da policlínica não era apenas um sonho para os moradores de São Domingos, mas também, uma questão de honra para mim que fiz das tripas coração para poder oferecer um serviço de qualidade, digno e 24 horas por dia e manteremos isso até o final de nosso governo”, pontuou o prefeito Hilário.

.

Informações da assessoria.

03
agosto

Prefeituras de Brejo e Santa Cruz realizarão mutirão de combate às Arboviroses

Aconteceu na última semana, uma reunião com o secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau, com o prefeito do Brejo da Madre de Deus Hilário Paulo e membros do departamento de obras dos dois municípios e o secretário executivo de Governo, Breno Feitosa, para tratarem sobre um mutirão de combate às Arboviroses.

Na pauta foi discutida a possibilidade de uma união entre às duas cidades para que o mutirão possa ser executado simultaneamente.

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe disponibilizou agentes de combate às endemias e máquinas para a limpeza de rios e córregos que cortam o município. O prefeito Hilário Paulo também irá enviar agentes de endemias para realizar o  trabalho no Distrito São Domingos.

“É importante ter suas gestões parceiras como é Brejo e Santa Cruz, duas cidades vizinhas e irmãs, temos muito em comum, os nossos problemas geralmente são os mesmos e se faz necessárias parcerias como essa para que a eficiência na ação seja de fato alcançada”, justificou o prefeito Hilário.

O secretário de Saúde, Dr. Nanau, falou da importância dessa integração dos trabalhos e comentou sobre os serviços.

“Essa reunião é importante porque demostra o interesse em combater às arboviroses que vem se proliferando nas duas cidades. Temos o cuidado em assegurar a realização desta ação para dar tranquilidade do povo e vamos executar esse trabalho em conjunto”, destacou.

Ficou acertado também que os dois prefeitos, Edson Vieira e Hilário Paulo, irão entregar um ofício ao Ministério Público e ao Governo do Estado, visando conseguir reforços destinados ao combate dos focos de mosquitos transmissores de doenças.

;

Informações da assessoria/Brejo.

23
julho

MPPE ingressa com ação para que Unimed Santa Cruz restabeleça os seus serviços

Fotos: Thonny Hill

Com o intuito de defender o direito do consumidor em Santa Cruz do Capibaribe, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com uma ação civil pública contra a operadora de planos de saúde Unimed Caruaru – Cooperativa de Trabalho Médico para que restabeleça de forma integral os serviços e os horários da unidade de atendimento clínico situada no município.

Segundo apuração através do Inquérito Civil nº 02/2018, que averiguou denúncias trazidas ao conhecimento do MPPE, houve uma limitação abrupta no funcionamento da unidade. Desde março de 2016, o Pronto Atendimento reduziu de 24 horas por dia para apenas 12 horas.

Durante aproximadamente dez anos, a Unimed Caruaru teve seu expediente durante 24 horas e, de forma unilateral, o diminuiu, passando a atender os pacientes das 7h às 19h. A operadora também decidiu remover a ambulância que transportava os usuários dos planos de saúde residentes em Santa Cruz do Capibaribe no período noturno e a deslocou para Caruaru, sob o argumento que, caso algum usuário necessite, o veículo retornará para buscá-lo.

A Unimed Caruaru respondeu ao MPPE, em ofício, que as medidas foram tomadas devido à crise política e econômico-financeira nacional, que acarretou uma redução significativa de usuários, bem como um aumento nos custos, impactando negativamente os recursos da operadora. Segundo o ofício, o resultado da cooperativa, no exercício de 2015, foi negativo em aproximadamente três milhões de reais. Também foi destacado no documento que foram levantados os números e tipos de atendimento ocorridos anteriormente no período noturno, onde verificou-se que existia uma pequena utilização noturna do serviço e a característica predominante dos atendimentos não era de urgência.

“Os argumentos levantados pela operadora, constata-se que estes são completamente evasivos, na medida em que residem única e exclusivamente em afirmações sem respaldo probatório. Ademais, ainda que houvesse um possível déficit financeiro, este, por si só, não possui aptidão para justificar uma redução abrupta e unilateral na prestação do serviço, mormente em virtude da situação de vulnerabilidade do consumidor”, frisou o promotor de Justiça Carlos Eugênio Quintas Lopes, que atua em Santa Cruz do Capibaribe.

Outro ponto citado pelo promotor é que Caruaru fica a cerca de 50km de distância de Santa Cruz do Capibaribe. Em caso de urgência, para que haja o atendimento ao paciente, a ambulância terá que se deslocar por, no mínimo, 100km, o que duraria aproximadamente duas horas. Um tempo que pode comprometer, inclusive, a vida do usuário se tratar-se de um caso de urgência médica.

A fim de averiguar a veracidade da informação sobre a suposta baixa demanda de pacientes no período noturno, foram requisitadas pelo MPPE as médias de atendimento computadas pela operadora. Os dados demonstraram que a procura pelos serviços à noite não é baixa, representando cerca de 1/3 da procura em todo o período de 24 horas.

De acordo com os cálculos do MPPE, em 2015, último ano do funcionamento 24 horas em Santa Cruz do Capibaribe, foram feitos 18.265 atendimentos das 7h às 19h, e 6.008 entre 19h e 7h, o que representa uma média mensal de 1.522 atendimentos no período diurno e 501 no período noturno. Constatou-se que tal média permaneceu durante os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2016, após os quais o atendimento foi suspenso unilateralmente pela operadora.

“Os usuários bateram as portas do Ministério Público clamando por uma rápida solução, o que os impulsionou, inclusive, a elaborarem um abaixo-assinado, com 33 laudas, e incontáveis assinaturas, o que demonstra o desespero de tais pessoas e a urgência do caso”, comentou o promotor de Justiça Carlos Eugênio Quintas Lopes.

“É imperiosa a necessidade de condenação da ré ao pagamento de indenização pelos danos morais coletivos (danos sociais) causados em montante apto a, além de reparar os danos, desestimulá-la à prática de ilicitudes desta natureza”, completou ele.

12
julho

Mutirão de vacinação contra a gripe é realizado em Santa Cruz

Nesta quinta-feira (12) foi realizado um mutirão de vacinação contra a gripe, em Santa Cruz do Capibaribe.

O mutirão aconteceu das 08h às 15h, onde foram aplicadas cerca de 2000 doses da vacina, vacinas estas que, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, poderiam ser devolvidas ao Governo Federal ou, em um caso pior, perderem a validade devido a alguns dos grupos prioritários da vacina terem ficado abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

As vacinas foram aplicadas em postos de saúde no Santo Agostinho, Malhada do Meio e também na sede da AABB, na Avenida 29 de Dezembro. Crianças maiores de seis meses, adolescentes, adultos e idosos foram imunizados.

Fotos: Thonny Hill

11
julho

Agentes de Saúde e de Controle de Endemias podem ter salários reajustados a partir de 2019

Foi aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília, a medida provisória que estabeleceu os novos pisos salariais para os Agentes de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE).

De acordo com o texto, os agentes o novo piso das categorias, atualmente de R$ 1.014,00, passará para R$ 1.250,00 a partir de janeiro de 2019, subindo de forma escalonada em 2020 e 2021, chegando ao valor final de R$ 1.550,00.

Embora seja uma medida provisória e já esteja em vigor, para que ela possa virar lei, deve ser votada pelos senadores e também passar pela sanção presidencial.

A medida provisória que foi aprovada na madrugada desta quarta-feira (11) também determina que sejam realizados cursos de aperfeiçoamento nas duas categorias.

Trazendo para a realidade de Santa Cruz do Capibaribe, os novos valores salariais podem beneficiar, diretamente, cerca de 140 Agentes de Saúde e cerca de 30 Agentes de Endemias, muitos deles que foram aprovados em concurso público.

Os salários as categorias são pagos pelo Governo Federal, sendo das prefeituras o pagamento das contribuições patronais, a exemplo do INSS.

08
julho

Secretaria de Saúde está adquirindo frota própria e pretende devolver todos os carros alugados

Há quatro meses no comando da pasta, Dr. Nanau tem tido o desempenho bastante elogiado pela população, especialmente nas redes sociais

 

 

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe deve zerar as despesas com carros alugados nos próximos meses, é o que pretende Dr. Nanau. Há quatro meses no comando da pasta, o secretário tem tido o desempenho bastante elogiado pela população, especialmente nas redes sociais.

Nesta semana, interlocutores da secretaria ouvidos pelo Blog revelaram a compra de três ambulâncias, três carros modelo Ônix e a disponibilização de recursos para compra de duas vans e duas pick-ups, previstos para os próximos dias.

Com as aquisições, a expectativa é que todos os carros alugados pela secretaria sejam devolvidos as locadoras.

Outros investimentos previstos na pasta são: Um novo aparelho de raio X (que já teria sido adquirido), aquisição de um gerador de maior potência para o Hospital Municipal e novos equipamentos para a sala vermelha.

Ao mesmo tempo a prefeitura dá andamento na construção de duas Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

06
julho

Recomendação traz medidas para a melhoria na qualidade da água em Brejo da Madre de Deus

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que órgãos responsáveis pela qualidade da água do município de Brejo da Madre de Deus adotem as ações necessárias para afastar o risco de contaminação e a ocorrência de novos casos de doenças de veiculação hídrica.

A medida foi tomada após um surto de doenças transmitidas por água (DTA) ter atingido três doentes na cidade entre os meses de janeiro e março deste ano. Investigação laboratorial em água destinada ao consumo humano identificou sete amostras com Escherichia coli, grupo de bactérias responsáveis por diversos tipos de infecções intestinais.

A Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde do Estado de Pernambuco, unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), deve adotar uma série de providências como certificar acerca da procedência do evento, notificar o surto no Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives), realizar investigação de campo para identificar a magnitude da contaminação nas formas de abastecimento de água, mobilizar a área de atenção básica para realização conjunta de ações de educação em saúde, além de outras medidas.

Além disso, devem organizar novas coletas nos locais onde ocorreram o surto, em ponto anterior e posterior à reservação da água, para identificar a origem, o tamanho da população atingida e as áreas abastecidas.

Ainda assim, a Secretaria de Saúde do Município de Brejo da Madre de Deus deve adotar medidas como interdição do sistema de abastecimento que ocasionou o surto; alerta para que os locais que abrigam grupos populacionais de risco, como hospitais, creches, postos de saúde, Unidades de Saúde da Família, entre outros, procedam com a limpeza e desinfecção dos seus reservatórios; encaminhar ao responsável pelo sistema uma solução alternativa coletiva de abastecimento de água (poço, chafarizes, carro-pipa); proceder, em conjunto com a SES, a análise microbiológica, pesquisa sobre existência de vírus ou protozoários; entre outras ações.

A recomendação do MPPE, solicita, ainda, que a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realize monitoramento sistemático da qualidade da água em locais que albergam grupos populacionais de risco e de grande circulação de pessoas, elaborando relatórios a serem encaminhados à promotoria da cidade durante os próximos 12 meses; informar, de maneira adequada, à população a detecção de qualquer anomalia operacional no sistema ou não-conformidade na qualidade da água tratada, entre outras medidas.

Os três envolvidos deverão informar ao MPPE se acatarão ou não as medidas recomendadas, em um prazo de dez dias. Em caso positivo, devem enviar, no mesmo prazo, documentação comprobatória do seu cumprimento.

20
junho

Médicos norte-americanos realizam mutirão de atendimentos gratuitos em Santa Cruz

Nesta quarta-feira (20) está sendo realizado, em Santa Cruz do Capibaribe, um mutirão de atendimentos médicos nas áreas de Clínica Geral e Pediatria.

O mutirão é organizado por uma associação, onde 24 médicos vindos dos Estados Unidos se dividiram em duas equipes com 12 profissionais cada, onde estão prestando atendimentos a centenas de pessoas.

Os pontos onde o mutirão acontece são a sede da AABB (situada a Avenida 29 de Dezembro) e também na Quadra Poliesportiva do bairro Santo Agostinho.

De acordo com profissionais da New York State Nurse Association, os atendimentos no município acontecem de graça, com distribuição de vários tipos de medicamentos em caso de necessidade.

A Prefeitura Municipal também está oferecendo suporte a iniciativa, onde várias atividades em conjunto estão acontecendo.

Entre elas estão: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atendimento odontológico, orientações sobre higiene bucal e também a vacinação contra a gripe aos chamados grupos prioritários (crianças menores de 05 anos, gestantes, idosos, profissionais da Saúde e da Educação, além de pessoas que possuam doenças crônicas).

Há também o apoio de interpretes, cedidos pela Secretaria de Educação, que facilitam a comunicação entre médicos e pacientes. As ações do mutirão de atendimentos acontecem também nesta quinta-feira (21), durante todo o dia.

 

19
junho

Editorial

Sim, vamos concorrer com Caruaru e Campina Grande!

 

 

Decidimos concorrer com Caruaru e Campina Grande. Vamos no igualar! Aliás, mais do que isso, vamos superar!

Temos que concorrer com Caruaru e Campina Grande já que, por diversas vezes, precisamos recorrer a essas cidades na busca de tratamento médico adequado. Até mesmo quando nossos filhos vão nascer, é nessas cidades que encontramos as condições que, por muitas vezes, não são oferecidas na saúde de Santa Cruz do Capibaribe.

Vamos nos igualar a essas cidades, para que nossos filhos encontrem aqui a educação pública compatível com o sonho acadêmico.

Vamos até superar esses municípios, porque precisamos ter museus, cultura e opções de qualidade de vida. Vamos nos desenvolver mais do que eles para que nossas rodovias não estejam esburacadas e nossas ruas estejam totalmente calçadas ou pavimentadas.

Vamos, então, proclamar aos nossos representantes políticos que provoquem os avanços necessários, já que podemos, sim, concorrer com os municípios de Caruaru e Campina Grande.

Pensando melhor, vamos com calma!

Precisamos cair na real. Não podemos concorrer com esses municípios agora. Temos que cuidar do que é nosso. Combater nossos problemas e edificar a nossa casa.

Vamos aos poucos plantar a semente da maturidade; vamos fortalecer a base da nossa educação; construir a nossa infraestrutura; fixar cada tijolo da nossa saúde pública de qualidade; combater a insegurança e tentar prosperar a nossa vida com qualidade.

Não podemos concorrer com Caruaru e Campina Grande agora. Temos que cuidar dos nossos problemas, sob pena de nos deparar com um sentimento de frustração, tal qual o que virá com a chegada da ressaca do São João.

.

Por Ney Lima

13
junho

Santa Cruz – Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe informou, através de nota, que a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) no município foi prorrogada.

A imunização vai continuar até o dia 15 de junho, sendo realizada das 08 às 12 horas e das 13 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) e AME Infantil.

A campanha visa reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes a infecções pelo vírus da gripe. A vacinação iniciou em 23 de abril, teve 12 de maio (sábado), como dia nacional de mobilização.

De acordo com a prefeitura, a prorrogação da campanha foi a nível nacional, devido as metas para imunização não terem sido atingidas.

A campanha de vacinação é ofertada em toda rede pública de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, imuniza contra Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.

.

Grupos prioritários para vacinação, segundo a secretaria:

* Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, onze meses e 29 dias),

* Gestantes, em qualquer idade gestacional,

* Mulheres com até 45 dias após o parto,

* Trabalhador da Saúde,

* Pessoas com 60 anos ou mais de idade,

* Os professores das escolas públicas e privadas: mediante apresentação de algum documento que identifique ser professor,

* Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, no entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

.

Contraindicações:

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Página 1 de 5123...Última »

Notícias Anteriores