03
abril

Segundo Nanau, hospital de campanha será montado a partir da próxima semana em Santa Cruz

Em participação ao Programa Independente na noite desta sexta-feira (03), Dr Nanau afirmou que hospital de campanha começará a ser montado a partir da próxima semana em Santa Cruz do Capibaribe. Esta sexta é o último dia de Dr Nanau a frente da Secretaria de Saúde do Município, por questões do calendário eleitoral deste ano.

“Eu já recebi um e-mail, que cidades acima de 100 mil habitantes, e ai pega Santa Cruz do Capibaribe por que nós já temos 107 mil habitantes, acima de 100 mil habitantes já tem que ir se organizando e montando um hospital de campanha. Já se preparando porque a gente já sabe que provavelmente chegará aqui e da maneira que vai chegar é que a gente não sabe”, afirmou.

Segundo Nanau, o hospital de campanha do município será montado na escola municipal Maria Socorro Florêncio Aragão, no bairro Polis Pacas.

“Nós já estamos com o plano de próxima semana, estou deixando hoje a secretaria, mas já ficou tudo planejado com a pessoa que vai me substituir, já sentou comigo e com o prefeito, próxima semana a gente já está começando a montar o Hospital de Campanha,” destacou.

Dr Nanau afirmou que a Prefeitura de Santa Cruz já está adquirindo equipamentos para a montagem do hospital de campanha.

“Já fizemos aquisições de equipamentos, estamos recebendo as camas, estamos recebendo monitores, todo o equipamento hospitalar. Hoje de manhã já teve reunião com a White Martins a respeito do oxigênio. Então estamos organizando tudo e a partir da próxima semana a gente já ta montando o hospital de campanha que será lá na escola”, completou.

26
março

CDL realiza doação de máscaras descartáveis para profissionais da saúde de Santa Cruz do Capibaribe

A CDL Santa Cruz do Capibaribe-PE entregou na manhã desta quinta-feira (26), uma remessa com pouco mais de duas mil máscaras descartáveis, que serão utilizadas pelos profissionais da saúde que atuam no município. A ação, coordenada pela entidade lojista, conta com o apoio e patrocínio de empresários e indústrias da cidade. Para o presidente da CDL, Bruno Bezerra, é preciso criar uma forma de ajudar aos profissionais que estão na linha de frente, que são os profissionais da saúde.

“As máscaras foram desenvolvidas por profissionais de saúde do município com articulação da CDL e uma confecção local. Quero agradecer também a empresa Porfírio Calçados que através de doação uniu forças com a CDL para viabilizar financeiramente a produção das máscaras. Quem quiser colaborar para viabilizar a produção de mais máscaras descartáveis pode entrar em contato conosco, pois toda estrutura pública, principalmente saúde e segurança, precisa muito desse importante equipamento de proteção individual. Eles estão na linha de frente dessa batalha por todos nós. Temos o compromisso de ficar na retaguarda por eles. Todos juntos vamos vencer”, disse.

O material foi entregue ao Secretário de Saúde do município, Dr. Nanau Marques, onde o mesmo, expressou na sua gratidão por meio do seu perfil no facebook.

“Acabamos de receber da CDL de Santa Cruz do Capibaribe-PE, através do seu Presidente Bruno Bezerra, máscaras confeccionadas no nosso município, são atitudes como essa que engrandecem ainda mais essa entidade tão respeitada. Essas máscaras servirão para uso dos nossos profissionais da saúde. Fica aqui o meu muito obrigado a CDL de Santa Cruz do Capibaribe, extensivo a várias empresas do nosso município que estão de alguma forma colaborando e nos ajudando nessa luta”, escreveu o secretário em sua rede social.

25
março

Moda Center Santa Cruz concederá desconto na taxa de condomínio

A diretoria do Moda Center Santa Cruz divulga hoje (25) uma carta aberta aos condôminos e comerciantes do centro atacadista informando da decisão de conceder um abatimento no valor da taxa de condomínio. A medida será adotada a partir de abril (boletos com vencimento para 15/4) e valerá para os meses em que o parque permanecer fechado em decorrência do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

“Nosso empreendimento tem muitas despesas fixas como folha de pagamento, impostos e encargos sociais, entre outras. A energia e a água são fornecidas, respectivamente, pela Celpe e Compesa, mas existe um valor fixo sob demanda que temos que pagar, usemos ou não. Vamos calcular o percentual de economia que teremos a cada mês nas despesas variáveis e descontar proporcionalmente entre boxes, lojas, dormitórios e hotéis a partir do próximo pagamento”, explicou José Gomes Filho, síndico do Moda Center.

É com o valor da taxa de condomínio que a administração paga todas as despesas com infraestrutura e pessoal para manutenção das atividades e feiras realizadas no Moda Center. O desconto é baseado na redução dos gastos do condomínio ocasionada pela suspensão das feiras, a exemplo do consumo de energia elétrica, água, material de limpeza, parte da segurança, entre outros.

“Pedimos a compreensão dos condôminos e comerciantes nesse momento tão difícil para todos nós. Essa foi a forma mais justa que encontramos, pois não há condições de isentar totalmente a taxa condominial devido às despesas citadas”, complementou.

O boleto com o abatimento já está sendo providenciado para que esteja disponível no início de abril. Quaisquer dúvidas a respeito podem ser tiradas pelos telefones (81) 3759-1014 | 3759-1007 no horário comercial, de segunda a sexta-feira, ou pelos e-mails sac@modacentersantacruz.com.br e financeiro@modacentersantacruz.com.br.

Confira abaixo a carta aberta aos condôminos e comerciantes:

23
março

Coronavírus: Novo decreto suspende transporte de passageiros em mototáxi em todo o estado de Pernambuco

 

Foto: Arquivo do Blog PE Mais

 

Novas medidas foram anunciadas neste momento pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), entre elas está a suspensão do transporte de passageiros em mototaxi em todo o estado.

Durante pronunciamento o governador também revelou a proibição de reuniões e aglomerações com mais de dez pessoas.

Com 37 casos confirmados da Covid-19 no estado, o governador também anunciou a contratação de mais de 4.700 profissionais de saúde e seleção simplificada para contratar mais de 2 mil.

23
março

“Se a gente não tivesse feito a quarentena, os casos seriam muito mais”, afirma atleta santa-cruzense que está na China

 

Fotos: Arquivo pessoal

A atleta Osinha Albuquerque, que está morando atualmente na China, conversou neste domingo (22), com Ney Lima e contou como a China está lidando com o COVID-19, desde o momento que o vírus era considerado apenas uma epidemia do país.

A atleta afirma que após o ano novo chinês, comemorado no dia 25 de janeiro, às recomendações de prevenção ao vírus iniciaram. 

“Nós sabíamos que a gente precisava ficar mais em casa, sair só pra comprar o necessário, foi tipo uma quarentena. Não foi uma quarentena imposta, não foi uma quarentena obrigada, foi mais por questão de bom senso. (…) No pico do vírus, não tinha ninguém na rua”, frisou.

 

Segundo a atleta, o comércio do país fechou, e assim como Pernambuco, apenas supermercados e farmácias continuaram abertos, porém com restrições de entrada e horários. 

“Para você entrar em um bairro tinha que verificar a temperatura e usar máscara, se você ia ao supermercado da mesma forma, se você ia na farmácia era da mesma forma.  Isso tá sendo controlado aqui até hoje, a gente ainda usa máscara na rua, a gente ainda verifica a temperatura quando entra em algum estabelecimento comercial”, afirma.

De acordo com Osinha, o comércio permaneceu fechado por cerca de um mês e está retornando aos poucos agora em março. Segundo ela, os restaurantes e salões de beleza, foram os estabelecimentos que mais demoraram a abrir, escolas e universidades ainda não voltaram a funcionar no país.

“O que fez a diferença aqui foi a questão da quarentena. Aqui são muitas pessoas nas ruas ao mesmo tempo, o que anda na verdade são as pessoas e não o vírus, o vírus não sai de um lugar se a pessoa não levar ele (…), se a gente não tivesse feito a quarentena, os casos seriam muito mais”, completou.

Confira a live completa no vídeo abaixo:

19
março

Santa Cruz: Pastor evangélico com suspeita de coronavírus é transferido para Recife com quadro clínico agravado

 

 

 

Um pastor evangélico de 49 anos residente no bairro Santo Agostinho, que há dois dias foi notificado com suspeita de coronavírus, teve seu quadro clínico agravado nesta quinta-feira (19), devido a problemas de respiração. O Blog do Ney Lima conversou com o Secretário de Saúde do município, Dr. Nanau, que confirmou a informação.

O homem deu entrada na UPA de Santa Cruz do Capibaribe, na última terça-feira (17), com os sintomas característicos da doença. Ele foi registrado como suspeito e mantido em casa em quarentena, sendo acompanhado por agentes de epidemiologia. Na tarde desta quinta-feira (19), o paciente retornou a UPA de Santa Cruz, desta vez com o quadro agravado enfrentando dificuldades respiratórias. Ele foi encaminhado para o Hospital Oswaldo Cruz, na Capital de Pernambuco.

De acordo com as informações repassadas pelo Secretário de Saúde, o pastor evangélico é hipertenso e diabético.

O resultado do teste para a COVID-19 deve sair em três ou quatro dias.

 

 

Paciente não tem histórico de viagem

 

 

Ainda de acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Nanau, o suspeito de ter contraído coronavírus não tem histórico de viagem a outros países e nem mesmo a outras regiões do Brasil, o que acende o alerta para o risco de contágio comunitário.

 

17
março

Coronavírus: Prefeitos de Santa Cruz, Caruaru e Toritama se reúnem com Paulo Câmara para discutir medidas para o Polo de Confecções

 

As medidas de enfrentamento a pandemia do coronavírus é a pauta da tarde desta terça-feira (17) no Palácio do Campo das Princesas. O governador Paulo Câmara se reúne com os prefeitos do Agreste de Pernambuco para tratar das medidas de enfrentamento ao coronavírus na região.

Posteriormente o governador vai conversar separadamente com os prefeitos Edson Vieira (Santa Cruz), Raquel Lira (Caruaru) e Edilson Tavares (Toritama) para discutir as medidas que devem ser adotadas para a região do Polo de Confecções do estado.

As cidades sobrevivem da confecção. Neste momento é discutida a continuidade de comercialização nos grandes centros de vendas de confecções presentes nas três cidades.

 

O Blog do Ney Lima acompanha os fatos

15
março

PLANTÃO – Toritama tem caso suspeito de Coronavírus

 

 

A Secretaria de Saúde de Toritama confirmou, na noite deste domingo (15), o primeiro caso de suspeito de contração do novo coronavírus. O paciente teria tido contato com outro caso suspeito fora do estado de Pernambuco e apresentou os sintomas da doença. A pessoa encontra-se em isolamento domiciliar.

 

 

Confira a nota de Secretaria de Saúde de Toritama:

 

 

 

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE TORITAMA

Primeiro caso suspeito de COVID-19 em Toritama.

A Prefeitura Municipal de Toritama, por intermédio da Secretaria de Saúde vem a público informar que na tarde de hoje (15) foi notificado o primeiro caso suspeito de COVID-19, de um paciente que teve contato com outro caso suspeito fora do Estado de Pernambuco.

Deixamos claro que ainda se trata de um caso suspeito. O paciente passará por exames de testagem para confirmação ou não da doença.

A Prefeitura já está com as ações em análise junto ao Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Coronavírus para alinhamento das necessidades.

Queremos deixar claro a população toritamense que não há motivos para pânico ou alarde, já que tudo está dentro do controle e alinhado às ações dos Governos Estadual e Federal.

Por fim, o paciente notificado encontra-se em isolamento domiciliar, conforme preconiza o Ministério da Saúde e acompanhado pela Secretaria de Saúde do Município.

Toritama, 15 de março de 2020.

Andréa Melo

13
março

Dr. Nanau dá detalhes sobre a suspeita de um paciente com coronavírus em Santa Cruz

Foto: Igor Araújo

Na noite desta quinta-feira (12), o Secretário Municipal de Saúde, Dr Nanau, participou do Programa Independente e comentou sobre a suspeita de um paciente com coronavírus em Santa Cruz.

Segundo o secretário, o caso que foi divulgado amplamente em grupos de WhatsApp foi uma inverdade. Que, de fato, um paciente que viajou recentemente para São Paulo deu entrada na UPA e a equipe médica constatou que seriam os mesmos sintomas de gripe, foi solicitado que o paciente retornasse para casa, que fique de quarentena e caso após seis dias não se recuperar, essa pessoa será encaminhada para outra unidade hospitalar na capital pernambucana.

“Depois do sexto dia, esse paciente não se recuperar, ai tem que ser feito a transferência dele. Os hospitais de Recife que estão preparados para receber pacientes desse tipo são o Oswaldo Cruz, Correia Picanço e o IMIP. Se durante o sexto dia ele não melhorar, aí já tem que fazer a transferência. Por que não é gripe, uma gripe o período de incubação dela é uma semana. (…) Tem que ser feito a transferência para se fazer exames, para ver se é o coronavírus.”

De acordo com o secretário, apesar das unidades de saúde não estarem aptas a atenderem pacientes com o coronavírus, elas estão capacitadas para como se deve agir em situações desse tipo.

“As unidades de saúde de santa cruz do Capibaribe estão preparadas, nós fizemos reunião com a atenção básica e com a atenção de média e alta complexidade, que são as unidades de pronto atendimento. Qualquer pessoa que tiver os sintomas agora, ai eu como secretário de saúde preciso fazer esse alerta: uma pessoa que tiver sintoma de dor de cabeça, com dor na garganta, começar a tossir, ele procure uma unidade de saúde, ele não se automedique. Não vá para farmácia comprar medicamento. Procure a unidade de saúde pois lá nós temos um médico para fazer avaliação, para saber se é uma virose, de gripe, ou um coronavírus”, completou.

Confira um trecho da fala de Dr Nanau no vídeo abaixo. O Programa completo está disponível no Podcast Programa Independente, no Spotify

Notícias Anteriores


 





 

error: Copiando nosso texto?