27
abril

UESCC envia nota favorável aos movimentos sociais contra reformas

Nessa quinta-feira (27), a União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (UESCC) enviou nota à imprensa, com o posicionamento à respeito das reformas (trabalhista e previdenciária) que tramitam no Congresso Nacional.

A entidade se coloca favorável às movimentações que, segundo ela, “tem por objetivo a manutenção e ampliação dos direitos dos cidadãos brasileiros”, em especial o movimento que acontecerá em Santa Cruz do Capibaribe, nesta sexta-feira (28).

Confira a nota na integra:

,

NOTA PUBLICA

O INSTITUTO UESCC – União dos Estudantes – torna pública sua posição referente às propostas de reformas da Previdência (PEC 287/2016) e Trabalhista (PL 6787/2016), externando grande preocupação com a iminente possibilidade de perda de direitos garantidos aos cidadãos brasileiros.

Utilizando-se de um fato verdadeiro (caos nas finanças públicas) foram apresentadas ao Congresso Nacional estas duas propostas que colocam em risco garantias existentes e, indo além, suprimindo direitos de múltiplos segmentos da população. Porém, estas duas áreas que se pretende “reformar” não são a causa, por si só, deste descontrole das contas públicas, que envolve diversos fatores, como pagamento dos juros da dívida pública (consome cerca de 40% do orçamento público), benefícios fiscais para grandes conglomerados, corrupção, má gestão e, para citar especialmente a previdência, a leniência dos governos para cobrar os débitos dos grandes devedores do INSS.

Desta forma, entendemos que propostas que são delicadas e que comprometem a vida da população brasileira, devem ser amplamente discutidas e, inclusive, em conjunto com as reformas política e agrária, com a taxação dos rendimentos das instituições financeiras e das grandes fortunas e com propostas que visem aperfeiçoar e punir exemplarmente casos de corrupção, estes sim, temas de bastante relevância e urgência.

Vemos com bastante entusiasmo as mobilizações de resistência existentes em favor dos direitos da população, ora em risco com as propostas de reforma da previdência e trabalhista. São sindicatos de todas as áreas, conselhos de classes, entidades religiosas, movimentos de jovens, estudantis e outros, inclusive partidos políticos.

Quanto aos partidos políticos envolvidos nas manifestações, reiteramos que a entidade é apartidária e que repudia qualquer tentativa destes de se utilizarem das manifestações legitimas e da participação de entidades independentes, com o propósito de angariar respaldo para seus interesses políticos próprios.

Pelo exposto, o INSTITUTO UESCC declara ser FAVORÁVEL e apoia às movimentações que tem por objetivo a manutenção e ampliação dos direitos dos cidadãos brasileiros, em especial o movimento que acontecerá na data de 28/04 em nossa cidade.

INSTITUTO UESCC – UNIÃO DOS ESTUDANTES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

27
abril

“Se a informação que ele me passar não for satisfatória, não estarei apoiando Ricardo Teobaldo em 2018” – afirma Capilé

Foto: Arquivo

Em entrevista concedida ao blog, o vereador de oposição em Santa Cruz do Capibaribe, Capilé (PTN), falou sobre seu posicionamento em relação ao deputado federal Ricardo Teobaldo (PTN).

Ricardo é um dos políticos que são apoiados pelo vereador no município, sendo que este primeiro votou favorável, em Brasília, pela aprovação do polêmico projeto que trata da reforma trabalhista. Sobre a postura de Teobaldo, Capilé disse:

“Eu tenho um pensamento de que devemos sempre escutar a população e hoje, eu tenho certeza que ela não gostou desse posicionamento de Ricardo. Eu mesmo, como vereador, vou solicitar explicações dele porquê, querendo ou não, faço parte do grupo que o apoia em Santa Cruz” – disse.

.

Reunião com o grupo e mais críticas

Ainda de acordo com o vereador, a forma de como Ricardo Teobaldo se posiciona estaria deixando a desejar e que uma reunião deve ser realizada ainda esta semana com lideranças do grupo, entre elas o ex-deputado José Augusto Maia (PTN) e também o ex-vereador Fernando Aragão (PTB).

“Vou conversar com o grupo. Devemos nos reunir logo, acredito que essa semana ainda com Zé Augusto e Fernando e esperamos ter esse contato com Ricardo Teobaldo. Infelizmente, são duas votações que ele votou, que foi a terceirização e essa reforma trabalhista, que ele tem deixado a desejar. Digo a você:  não só as ruas, mas eu como vereador, fiquei insatisfeito com a postura dele e vou cobrar para que ele me deixe, pelo menos, satisfeito, já que para a população… Vai ser difícil” – frisou.

Questionado se o assunto poderia ser levado a tribuna da Câmara já nesta quinta-feira (27), o vereador citou que vai aguardar a reunião, mas voltou a enfatizar sua insatisfação e que sim: pode romper com o grupo de apoiadores do mesmo em 2018. Ouça a entrevista na íntegra:

.

27
abril

O que rolou no Rádio Debate, desta quinta (27)

Aprovação da reforma trabalhista na Câmara Federal e polêmica com valores de diárias em Taquaritinga do Norte foram destaques

Na manhã desta quinta-feira (27) o Programa Rádio Debate, da Rádio polo FM, abordou assuntos de repercussão nas últimas horas da política regional e nacional.

Em Taquaritinga do Norte, valores de diárias usadas por vereadores ainda geram polêmicas. O montante, dos primeiros meses de 2017 somam quase R$ 20 mil.

Em Brasília, deputados federais aprovaram o projeto de lei 6787/16, que muda os direitos dos trabalhadores. A votação contou com a contribuição de deputados votados em Santa Cruz e região, a exemplo de Bruno Araújo (PSDB), Ricardo Teobaldo (PTN) e Mendonça Filho (DEM).

Ouça o programa na íntegra e fique por dentro dos assuntos e bastidores da política!

27
abril

Prefeitura de Santa Cruz não vai liberar funcionários para participar da Paralisação Geral nesta sexta-feira

Foto: Arquivo

Na manhã desta quinta-feira (27) entramos em contato com a equipe de assessoria da prefeitura de Santa Cruz. O assunto é a liberação ou não por parte de funcionários para participação no protesto que está sendo organizado para esta sexta-feira, que é a Paralisação Nacional.

O protesto tem como alvo mostrar a posição contrária as reformas Trabalhista e da Previdência, que estão em pauta no Congresso Nacional. De acordo com a assessoria, o expediente será realizado de forma normal e que apenas os professores iriam parar suas atividades para participar do protesto, que no município terá concentração a partir das 9h, na Avenida Padre Zuzinha (Centro).

De acordo com Luciene Cordeiro, que representa o Sindicato dos Professores Municipais (Sinduprom), entidades como a UJS, UESCC, o Sintepe entre outras associações, já confirmaram participação.

Questionamos também a prefeitura se haveria desconto em folha para funcionários que, por ventura, faltem ao trabalho participar do protesto, mas até o fechamento desta matéria, a resposta não havia sido dada.

27
abril

Polêmica – Deputados votados em Santa Cruz do Capibaribe votam favoráveis a Reforma Trabalhista

Sessão foi marcada por diversos protestos – Foto: Câmara dos Deputados

Na madrugada desta quinta-feira (27) foi aprovado o texto-base da Reforma Trabalhista, que possui diversos pontos polêmicos na relação entre patrões e colaboradores.

O projeto vinha sendo amplamente debatido nas últimas semanas, inclusive é um dos alvos do protesto da Paralisação Nacional que acontece nesta sexta-feira (28).

Sindicatos, associações de trabalhadores e outros órgãos alegam que a reforma trabalhista tira dos trabalhadores diversos direitos que foram conquistados, em especial nas últimas décadas. Já deputados e empresários que apoiam as mudanças alegam que a aprovação do novo texto dará fôlego a economia, em especial para a realização de mais contratações.

Em Pernambuco, dos 25 deputados federais eleitos, nove deles se posicionaram contrários ao texto-base, um não votou e o restante (16), votaram a favor do projeto, que agora segue para votação no Senado. Uma  surpresa foi o deputado Eduardo da Fonte (PP), que havia se mostrado  favor da terceirização irrestrita do trabalho e se esperava que ele votasse favorável ao projeto, fato que não aconteceu.

Confira os votos de cada um dos deputados de Pernambuco:

 

Votaram pelo SIM ao projeto da Reforma Trabalhista

Adalberto Cavalcanti (PTB)

André de Paula (PSD)

Augusto Coutinho (SD)

Betinho Gomes (PSDB)

Bruno Araújo (PSDB)

Carlos Eduardo Cadoca (PDT)

Daniel Coelho (PSDB)

Fernando Coelho Filho (PSB)

Fernando Monteiro (PP)

Jarbas Vasconcelos (PMDB)

João Fernando Coutinho (PSB)

Jorge Côrte Real (PTB)

Kaio Maniçoba (PMDB)

Marinaldo Rosendo (PSB)

Mendonça Filho (DEM)

Ricardo Teobaldo (PTN)

 

Votaram pelo NÃO ao projeto da Reforma Trabalhista

Danilo Cabral (PSB)

Eduardo da Fonte (PP)

Gonzaga Patriota (PSB)

Luciana Santos (PCdoB)

Pastor Eurico (PHS)

Silvio Costa (PTdoB)

Tadeu Alencar (PSB)

Wolney Queiroz (PDT)

Não votou

Zeca Cavalcanti (PTB)

27
abril

Curso “Gestão de Custos e Preços Mais Competitivos” reúne empreendedores na ASCAP

.
Informações da Assessoria

26
abril

O que pautou o Rádio Debate desta quarta-feira (26)

Críticas de Priscila Krause ao Governo do Estado e repercussão negativa com gastos em diárias por vereadores de Taquaritinga são os destaques

Nesta quarta-feira (26) dois assuntos da política na região e no estado foram pautas no programa Rádio Debate, da Polo FM. O primeiro deles foram as críticas da deputada estadual Priscila Krause (DEM) ao Portal da Transparência do Governo do Estado.

Em entrevista concedida ao programa Estúdio 1, também na Polo, a deputada afirmou que o governo do estado estaria omitindo informações quanto aos seus gastos, com dinheiro público, a população.

O segundo tema está relacionado a Taquaritinga do Norte, onde uma matéria publicada na imprensa local dá conta de que os vereadores já fizeram uso de quase R$ 20 mil em diárias, valor considerado alto para três meses de mandato. Na lista divulgada, aparecem valores que vão de 200 reais até 800, direcionados a parlamentares e servidores da casa legislativa.

Ouça o programa na íntegra e fique por dentro dos assuntos e bastidores da política!

.

26
abril

Taquaritinga do Norte: Vereador Eraldo sustenta que tem economizado na Câmara e compara números com gestões passadas

Foto: Arquivo Blog do Ney Lima.

Em contato com a nossa equipe, na tarde desta quarta-feira (26), o presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, Eraldo de Pedra Preta (PTN), justificou os valores usados em diárias parlamentares, nos primeiros meses de 2017. O vereador ainda garantiu que houve uma redução, em relação às gestões anteriores, no mesmo período.

Ao todo, os valores somam R$ 18.390,00, entre os dias 01 de janeiro e 25 de abril de 2017. De acordo com Eraldo, os valores se justificam por eventos que aconteceram justamente nesse período, e que contou com presença maciça dos parlamentares da Dália da Serra.

Eraldo citou o Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), que aconteceu em Bonito, onde foi decidido a presidência da instituição e o Congresso do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), realizado no Recife.

“Na gestão do ex-presidente Geovane Cézar, durante o mesmo período, compreende o montante de R$24.509,41. Assim como na gestão da ex-presidente, Rogéria Coelho, no período do dia 01 de janeiro de 2014 até 25 de abril de 2014, o valor foi de R$25.900,00, o que demonstra que estamos economizando”, falou o presidente.

Para Eraldo, os números naturalmente devem sofrer uma queda, na sua média ao longo do ano, com diárias esporádicas e necessárias, por parte dos vereadores.

O presidente ainda ratificou que cumpre as normas de direito e as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que isso poderá ser comprovado, ao fim do seu mandato, com a aprovação das contas.

26
abril

Vereador afirma que prefeitura de Taquaritinga vai aderir a Paralisação Nacional na sexta

Foto: Arquivo

Na manhã desta quarta-feira (26) foi confirmado, pelo vereador de situação Geovane Cézar (PR), que a prefeitura de Taquaritinga irá aderir à paralisação nacional, que ocorre na próxima sexta-feira (28).

A paralisação é motivada, de acordo com seus organizadores, devido aos polêmicos temas da Reforma Trabalhista (que está sendo votada hoje) e também da Previdência, que deve ser votada na semana que vem também pelo Congresso Nacional. De acordo com o vereador, o prefeito Lero (PR) deve liberar servidores para participar dos protestos sem que haja desconto em seus vencimentos.

“Não só a Secretaria de Educação, como todas as secretarias. A prefeitura vai baixar um decreto, aderindo a paralisação. Acabei de confirmar” – disse.

Em todo o país, 20 categorias já aderiram a paralisação, entre elas estão Bancários, Professores, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Servidores Municipais e outros.

26
abril

Gastos da Câmara de vereadores de Taquaritinga com diárias chegam a quase 20 mil

Uma polêmica causou agitação na ‘Dália da Serra’ desde o início da tarde de ontem, terça-feira (25). É que a Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte acumula uma despesa de quase 20 mil reais em diárias para vereadores e colaboradores do Poder Legislativo nos primeiros meses do ano. As informações, que logo causaram discussão nas redes sociais, foram obtidas através de pesquisas na internet realizadas por populares, os valores estão disponíveis no Portal Oficial da Transparência do Estado de Pernambuco.

Na página específica da câmara de Taquaritinga no Portal, consta uma lista onde aparecem valores que vão de 200 reais até 800, direcionados a parlamentares e servidores da casa legislativa, a lista apresenta detalhes discriminando detalhes dos pagamentos que totalizam exatamente R$ 18.390,00 especificamente com a destinação de diárias, o que não deixa de ser um valor considerado alto. Porém, o valor é referente aos três primeiros meses de 2017.

 

Confira uma parte da lista:

 

A justificativa apresentada no Portal sugere que os pagamentos foram para custear a participação de vereadores em cursos de aperfeiçoamento e congressos, como por exemplo, da União dos Vereadores de Pernambuco, a UVP e encontros na Assembleia Legislativa do Estado. Para acessar todas as informações acesse o Portal da Transparência clicando AQUI.

Fonte: PE Mais.

25
abril

Pernambuco regride no tempo e volta a ter índices alarmantes de crimes violentos iguais a 2007, afirma Folha de São Paulo

“Guerra em Pernambuco” – Título sugestivo da reportagem em vídeo publicada pela Folha / Foto: reprodução

Uma reportagem publicada na editoria de cotidiano do site da Folha de São Paulo, considerado um dos maiores jornais do país, traz dados alarmantes do aumento da violência em Pernambuco, em especial aos homicídios praticados.

De acordo com a reportagem, o estado possui uma média de quase 17 assassinatos por dia, o que, para as estatísticas, corresponde a quase 1% das mortes violentas cometidas no planeta quando se comparam os índices anuais.

.

Causas apontadas para o aumento da violência

Até a data da publicação da reportagem (16 de abril deste ano), já haviam sido registrados aproximadamente 1600 assassinatos. A estimativa é que o estado ultrapasse a barreira dos 5 mil homicídios dado o ritmo atual.

Além da reportagem em texto, uma reportagem em vídeo também traz dados preocupantes, porém com foco na cidade de Recife, que já figura entre as mais violentas do mundo para se viver.

Algumas causas para o aumento da violência no estado são apontadas: a falta de efetivo das polícias, o desaparelhamento de ambas, o aumento no tráfico de drogas, a falta de políticas públicas, a desigualdade social entre outros fatores.

.

Maioria das denúncias que chegam as delegacias não seriam investigadas

Outro dado alarmante seria a média de crimes elucidados no estado que, de acordo com Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais Civis, 80% das denúncias que chegam as delegacias não estão sendo investigadas. A causa seria a falta de efetivos e de delegados.

Outro dado levantado é que o estado teria 18 mil policiais disposição, metade do necessário para estar de acordo com os índices aceitáveis postos pela ONU (Organização das Nações Unidas) dada a sua população.

.

Falência do Pacto pela Vida

O programa Pacto pela Vida, que deveria ser usado como ferramenta para diminuição desse tipo de crimes, também é alvo de críticas. A meta era a redução anual de 12% no número de homicídios, números que inflaram, coincidentemente, no ano de 2014, após a saída do ex-governador Eduardo Campos (PSB) para concorrer a presidência do país.

No mesmo ano, ele acabou falecendo, com outros membros de sua comitiva, durante a campanha presidencial em agosto de 2014. A reportagem na íntegra pode ser vista no site da Folha, clicando AQUI e a matéria em vídeo, com produção da TV Folha, pode ser visto abaixo:

.

25
abril

O que rolou no Rádio Debate!

Clima de insegurança em Santa Cruz é um dos temas do Rádio Debate

O programa Rádio Debate Desta terça-feira (25) abordou as principais notícias de bastidores da politica nacional e local. O primeiro destacado foi sobre as declarações dos marqueteiros que disseram ao TSE que Dilma sabia de Caixa 2 na campanha de 2014.

Outro tema em destaque foi em relação à decisão de que o STF poderá soltar o ex-ministro José Dirceu que foi preso na época do Mensalão.

Os debatedores também analisaram a situação da insegurança no município de Santa Cruz do Capibaribe.

Confira o programa na íntegra:

25
abril

Entrevista Estúdio 1 – Deputada Priscila Krause critica forma de divulgação de dados do estado

A forma e uma suposta falta de transparência na divulgação de dados do governo de Pernambuco, foram alvos de críticas da deputada estadual Priscila Krause (DEM), em participação no Programa Estúdio 1, da Rádio Polo FM, na manhã desta terça-feira (25).

A parlamentar argumenta que o documento da Diretoria Integrada do Interior (Dinter) da Polícia Militar, representa um erro.

O dito documento orienta batalhões a só repassar informações ‘positivas’ nas resenhas enviadas aos veículos de comunicação. Para Priscila, isso dificulta as informações e maquia os dados.

A deputada sustenta ainda que antes da supressão de informações, o Portal da Transparência do Estado era considerado o 4º melhor do país. Ela disse que a oposição irá até o Ministério Público com a intenção que o órgão exija que o governo preste as informações, consideradas por ela, devidas.

Confira a entrevista, na íntegra:

 

24
abril

Coluna: As curtinhas do Romenyck Stiffen

Voltando a cena: Cleiton Barboza (PTN), foi candidato a vice-prefeito pelo grupo denominando Taboquinha nas eleições de 2016, mas estava fora de cena desde o termino da campanha. Contudo, o mesmo voltou ao cenário politico após um vídeo gravado na PE 160,criticando o andamento da mesma e as ações do Deputado Diogo Moraes (PSB).

Terá mais: Em conversa com Cleiton Barboza, o mesmo afirmou que estará fazendo vídeos semelhantes ao que foi feito na PE 160, mostrando o que, pra ele, seria os desmando do município, tanto por parte do governo municipal, quanto por parte do governo do Estado.

Programa: Barboza está estudando a possibilidade de elaborar um programa de rádio, mais um de oposição, e vê como ideal um programa ao lado do ex-vereador Fernando Aragão (PTB).

Um partido: Cleiton está de saída do PTN, ao qual ingressou em 2015, e buscará um partido para chamar de seu e ficar a vontade, sem as amarras dos caciques políticos do grupo Taboquinha.

Não vai: Diferente dos burburinhos que surgem nos bastidores, Cleiton não sairá candidato a deputado estadual em 2018, mas irá marcar território para chapa majoritária em 2020. Muitos do grupo Taboquinha estão de olho no cargo que Barbosa disputou em 2016 e o mesmo não ficará parado.

Insatisfeito: Informações dão conta que Cleiton não está insatisfeito com o grupo Taboquinha, mas sim com a forma de fazer politica de alguns membros do grupo. Apesar de todas as lideranças taboquinhas afirmarem seu apoio a Fernando Aragão para prefeito em 2020, o nome de Cleiton não é lembrado nas citações.

23
abril

Vereador Morica atua em movimento pela transposição de águas do São Francisco via Rio Capibaribe

 

 

O vereador Morica (PSL), da cidade de Toritama, está imbuído em um movimento que pretende encontrar soluções para a possiblidade das águas da transposição do Rio São Francisco desaguarem nas barragens de Poço Fundo e Jucazinho, a partir da transposição do eixo leste, já inaugurado na Paraíba.

A ideia seria que o fluxo que passa pela barragem de Camalaú e deságua no açude de Boqueirão possa ser ligado para a região da nascente do Rio Capibaribe, em Poção-PE. Conforme a ideia, com a solução seria possível amenizar os problemas com a seca em municípios como Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, Toritama entre outras.

Acompanhado do empresário Gel Caldas, Morica gravou um vídeo onde convida lideranças políticas das várias cidades para um ato público marcado para o dia 29 desde mês de abril na barragem de Surubim, quando se pretende chamar atenção para o tema.

Questionado pelo Blog sobre o problema da poluição no Rio Capibaribe, já que a ideia seria a passagem das águas pelo leito do rio, o vereador apenas respondeu que deverá ser tratada “uma coisa dessa cada vez”.

 

22
abril

Taquaritinga do Norte: Vereador de oposição critica suposto mal uso de carros da prefeitura

Denúncia acontece após furto em carro da Secretaria de Obras

O Blog do Ney Lima foi procurado pelo vereador de Taquaritinga do Norte, Hélio de Novo (SD), com denúncias em relação ao uso de carros da Prefeitura de Taquaritinga do Norte. Segundo o parlamentar, motoristas fazem uso de veículos após o horário de expediente, tratando os carros como se fosse algo particular.

“Terminou o trabalho, era pra levar os carros para as garagens, mas eles se apropriam e levam pra casa”, critica Hélio, falando do uso de combustível supostamente usado fora do horário de trabalho.

O vereador disse que já levou o assunto para a Tribuna da Casa Miguel Lucas de Araújo.

Desta vez, as críticas se fortaleceram após o furto de peças de um carro usado na Secretaria de Obras, na madrugada da última quinta-feira (20), no Distrito de Pão de Açúcar, que estava nas proximidades da residência do motorista. Na oportunidade, bandidos levaram a bateria e os quatro pneus do veículo.

“Parece que o prefeito não tem pulso para mandar guardar os carros. Ele tem que dar ordem nas coisas”, fala acrescentando em seguida que já flagrou carros da saúde em frente à residência de outro motorista e até mesmo o veículo usado na Secretaria de Finanças em frente a um bar, durante a madrugada.

Respostas

Em resposta, o subprefeito de Pão de Açúcar, Gilson Carlos, justificou que o carro furtado precisou ser cedido para uma viagem ao Recife. Ao chegar, já depois das 22h, o motorista achou prudente deixar em frente a sua residência, quando o furto aconteceu. Ele não falou os motivos da viagem à capital pernambucana.

Em relação ao carro da saúde, ele explicou que, em muitas viagens o veículo chega ‘tarde da noite’ sendo inviável, em virtude inclusive da violência, deixar o carro na garagem da secretaria e depois retornar para casa.

Ele falou ainda que, como no distrito de Pão de Açúcar não tem hospital, populares buscam socorro diretamente na casa do motorista. E, nesta situação, facilita no atendimento.

Quanto ao suposto caso do carro da Secretaria de Finanças em frente a um bar, Gilson Carlos disse desconhecer e que os demais veículos, são guardados após expediente.

21
abril

O que rolou no Rádio Debate desta sexta-feira (21)

Confusão entre vereadores situacionistas em Santa Cruz e revelações sobre Toritama, em destaque no Rádio Debate

Dentre as principais pautas do Programa Rádio Debate, nesta sexta-feira (21), estiveram as polêmicas envolvendo vereadores da bancada governista em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Ney Lima, uma forte discussão na manhã de ontem, na sala da Presidência da Câmara, pode acarretar o afastamento de Toinho do Pará (PSB), como líder da bancada.

Além disso, o programa contou com a participação de Fábio Florentino (PT), ex-vereador na cidade de Toritama que revelou bastidores sobre processo que quase cassou o mandato do ex-prefeito, Odon Ferreira (PSB). Fábio falou também sobre o seu mais novo livro, que conta histórias políticas da Capital do Jeans.

Confira o Programa, na íntegra:

 

 

21
abril

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe dá o primeiro passo para construção da AME Mulher

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe iniciou na manhã desta quinta-feira (20), a demolição do prédio da antiga cadeia pública do município. O imóvel fica situado na Rua Virgilina Pereira, Bairro São Cristóvão, será destinado à construção do Ambulatório Médico Especializado, AME Mulher.

A obra do AME Mulher tem investimento de R$ 596.339,00 (quinhentos e noventa e seis mil, trezentos e trinta e nove reais), são R$ 286.339,00 (duzentos e oitenta e seis mil, trezentos e trinta e nove reais) da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e R$ 310.000,00 (trezentos e dez mil reais) do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

“Começamos a demolição da antiga cadeia pública de Santa Cruz do Capibaribe, espaço este que vai ser construído a AME Mulher. Essa é a primeira etapa, pois logo mais vamos iniciar essa grande obra destinada a cuidar da saúde das mulheres de nossa cidade. Estou feliz e realizado em presenciar mais um sonho começando a ser concretizado por nossa administração”, contou o prefeito Edson Vieira.

Breno Feitoza, Secretário de Saúde falou sobre o projeto da unidade AME Mulher para o município. “Será um espaço amplo, com diversas especialidades, destinado exclusivamente a cuidar da saúde das mulheres de Santa Cruz do Capibaribe. Com este novo ambulatório médico vamos nos consolidar na região como cidade amiga da mulher”, disse o secretário.

Parte dos recursos da construção da AME Mulher é referente ao FEM 2015, este fundo de investimentos também vai contemplar pavimentações, são R$ 2.128.000,00 (dois milhões, cento e vinte oito mil reais), com contrapartida de 132.000,00 (cento e trinta e dois mil reais) da prefeitura e mais R$124.000,00 (cento e vinte e quatro mil reais) do FEM Mulher para reforma, aquisição de equipamentos e um veículo para Coordenadoria da Mulher.

Com informações da Assessoria. 

21
abril

Histórico: Ex-vereador revela bastidores de votação que quase cassa Odon Ferreira, em Toritama

Fotos: Janielson Santos.

O advogado Dr. Fábio Florentino (PT), ex-vereador na cidade de Toritama participou do programa Rádio debate da Rádio Polo FM, na manhã desta sexta-feira (21) e fez grandes revelações em relação ao processo que buscava a cassação do ex-prefeito Odon Ferreira (PSB), na Capital do jeans.

A votação aconteceu em 30 de junho de 2015, após processo de improbidade administrativa, onde consta acusações de compras de flores, por parte do município, em mais de R$ 10 mil com dispensa de licitação e alugueis de prédios, para serviços públicos, a parentes do gestor.

O caso foi recheado de discussão e repleta de polêmicas. Além disso, a sessão principal foi marcada pelo inesquecível uso de gravatas amarelas, que indicavam os supostos votos favoráveis para cassação. Algo que não ocorreu.

A cor fazia uma alusão ao grupo da vice-prefeito à época, Lucinha Pereira (PSDB), rompida politicamente com o gestor e se organizando para o pleito seguinte.

Para cassação, era necessário os votos favoráveis de 09 dos 13 vereadores, o que equivalia a dois terços. O pedido de cassação obteve 07 votos e o processo foi arquivado, deixando parte da Câmara revoltada.

De acordo com Fábio, ele teria sido ‘usado e enganado’ por vereadores que pretendiam cassar Odon Ferreira. Ele diz que corria o risco de ‘se acabar politicamente’, ficando isolado.

O ex-vereador ainda disse que ‘desde o início’ via o procedimento de cassação de mandato como ‘pena pesada demais’ para os erros praticados, e considerava a possibilidade de se abster na votação.

O advogado também explicou como ficou ‘incomunicável’, a viajem dos parlamentares à cidade de João Pessoa-PB para organizar os procedimentos, e a pressão sofrida por familiares e eleitores, nas últimas horas da decisão.

Confira, na íntegra, a entrevista reveladora onde ele também fala do lançamento do seu novo livro que reconta a história política da cidade.

Mais polêmica

À época, o vereador Birino do São João (PSB) chegou a dizer que ‘o dinheiro havia falado mais alto’, em relação ao recuo na decisão de Fábio Florentino (PT), Zé Neto (PSD) e Maviael (PSL). VEJA. 

 

 

 

 

 

Dias depois da votação, o vereador Zé Neto falou em “Sobrevivência política”, em relação à sua decisão. Confira. 

.

Fortes discursos marcaram a sessão histórica, relembre AQUI. 

21
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Dor de Cabeça: A dor de cabeça do prefeito Edson Vieira (PSDB) voltou, para quem pensava que os problemas da bancada que dão sustentação ao governo haviam acabado com a mudança de legislatura e a renovação da referida bancada se enganou.

Estourou: As constantes discussões entre a alguns vereadores da bancada que dá sustentação ao Governo Edson Vieira (PSDB) estourou de vez, isso em apenas quatro meses da nova legislatura.

Protagonista: Uma semelhança na bancada de situação da legislatura passada para essa é o vereador Júnior Gomes (PSB) como maior protagonista dos embates interno.

Vai sair: Após a discussão em uma reunião interna, o vereador Toinho do Pará (PSB) afirmou que irá deixar a liderança de bancada. O pivô da desistência de Toinho seria devido às supostas provocações de Júnior a sua pessoa.

Ameaçou: Informações de bastidores apontam que no calor das discussões o vereador Zé Minhoca (PSDB) teria ameaçado deixar o cargo de Presidente da Câmara.

Tem mais: No mesmo dia, os Vereadores Joab (PSD) e Pipoca (PSDB) tiveram uma forte discussão sobre alguns requerimentos. Em discussões nas redes sociais o vereador Joab afirmou que o vereador solicitou uma quadra que já existe na escola do Bairro Oscarzão, segundo o mesmo isso acontecia devido Pipoca não conhecer o bairro e só visitar o mesmo a cada quatro anos.

Difícil: Não será fácil para o prefeito Edson Vieira contornar essa situação entre os aliados. Vieira terá que resolver principalmente as situações constrangedoras ao qual Junior coloca a bancada de situação, ou seja, um problema sem necessidade para o prefeito.

20
abril

Exclusivo – Após desentendimento, Toinho do Pará está deixando liderança da bancada do governo na Câmara

 

 

 

O vereador Toinho do Pará (PSB) está deixando a liderança da bancada de apoio ao prefeito Edson Vieira (PSDB) na Câmara de Vereadores. De acordo com informações obtidas pelo Blog do Ney Lima, houve uma forte discussão na manhã desta quinta-feira (20), na sala da Presidência da Câmara.

Os detalhes sobre o desentendimento ainda são desencontrados, mas parlamentares ouvidos pelo Blog confirmam que o presidente Zé Minhoca chegou a se retirar do local.

 

O ponto máximo da divergência ocorreu a partir de críticas abertas feitas pelo vereador Júnior Gomes na mesma manhã. O parlamentar teria acusado Toinho do Pará de incompetência por ter entregado ao Governador Paulo Câmara algumas solicitações em seu nome, esquecendo-se de representar os demais integrantes da bancada.

 

As supostas provocações do vereador Júnior Gomes teriam deixado o vereador Toinho do Pará furioso, resultando no anúncio da desistência da liderança.

Segundo fontes ouvidas pelo Blog, Toinho afirmou que irá apenas aguardar a chegada do prefeito Edson Vieira, que está em viagem, para formalizar a desistência da função. O Blog tentou contato com o vereador Toinho do Pará, mas até o fechamento desta reportagem o celular do parlamentar estava indisponível.

20
abril

O que foi pauta no Rádio Debate desta quinta-feira (20)

.

Entrevista do prefeito Hilário Paulo, pesquisa com novos números de Lula para 2018 e Reforma da Previdência são os destaques

Na manhã desta quinta-feira (20) foi realizada mais uma edição do programa Rádio Debate. Em pauta, os principais assuntos da política local e nacional. No primeiro, foi debatida a entrevista realizada pelo prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (SD), concedida no dia anterior. O prefeito falou sobre 100 dias de mandato e alguns temas polêmicos.

O segundo assunto foram os novos números em pesquisa que coloca o ex-presidente Lula a frente para as eleições de 2018, mesmo sendo investigado por cinco processos da operação Lava-jato, que apura o esquema de corrupção com desvios e propinas na Petrobras.

Já sobre a Reforma da Previdência, o programa teve uma entrevista com o senador petista Humberto Costa, que estará na Câmara de Vereadores de Taquaritinga nesta quarta para uma audiência pública sobre o tema polêmico.

O programa também teve a participação dos correspondentes em Recife e em Brasília.  Ouça na íntegra:

.

20
abril

Demolição da antiga cadeia – Prefeitura dá novo passo para construção do AME da Mulher em Santa Cruz

Fotos: Gilson Fernandes

Na manhã desta quinta-feira (20) foram iniciados os trabalhos de demolição do prédio da antiga cadeia pública em Santa Cruz do Capibaribe. O local, que antes pertencia ao Governo do Estado, foi desativado por determinação judicial após uma rebelião ocorrida em 2007 quando estava com 109 detentos, tendo capacidade apenas para 25.

De acordo com as informações, na área, que agora pertence ao município, está previsto para ser construído o Ambulatório Médico Especializado (AME) da Mulher, mas ainda sem data para início das obras.

.

.

.

Entramos em contato com a equipe de assessoria da prefeitura municipal e a resposta veio para ela através do secretário de saúde, Breno Feitoza. De acordo com ele, a licitação já foi feita e está aguardando a liberação dos recursos para início das obras que, de acordo com ele, serão originados do Governo Estadual através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM.

.

19
abril

O que rolou no Rádio Debate!

Rádio Debate aborda denúncia de Ernesto Maia sobre compra de fogos para festa que não aconteceu

O programa Rádio Debate desta quarta-feira (19) abordou os bastidores de mais uma reunião da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, onde o ponto mais debatido foi em relação a denuncia do líder da bancada de oposição, Ernesto Maia (PT), que denunciou um pagamento, por parte da prefeitura, de quase R$ 8 mil a uma empresa de fogos.

O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, participou do programa e foi sabatinado pelos debatedores.

Confira o programa na íntegra:

19
abril

Em Brejo – Prefeito Hilário Paulo fala dos desafios e polêmicas durante os 100 primeiros dias de governo

Fotos: Janielson Santos.

Com pouco mais de 100 dias de administração no município de Brejo da Madre de Deus, o prefeito Hilário Paulo, concedeu entrevista ao Programa Rádio Debate da Rádio Polo FM, na manhã desta quarta-feira (19), falando sobre os trabalhos e desafios do mandato.

Entre os principais benefícios, Hilário destaca melhoria em diversas escolas e anexos, frisando economia e qualidade, renovação de praça, maior percentual de médicos do Programa ‘Mais Médicos’ e progresso nas estradas da zona rural, beneficiando o tráfego e diminuído ações criminosas.

“Estou aprendendo muito, no dia a dia. Ouvindo muito a população”, conta acrescentando que recebeu a prefeitura com dificuldades na previdência, com folha em atraso e contratados que faltavam receber, mas que não prejudicaram, de forma substancial, na continuidade de gestão.

A polêmica em torno de valores para capacitação dos professores, investimentos na infraestrutura e prioridades para os próximos anos, também estiveram em pauta.

Capacitação da discórdia

Quanto a polêmica dispensa de licitação, de quase R$ 1 milhão, para consultoria e desenvolvimento do Curso de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de ensino, Hilário nega irregularidade.

Mesmo reconhecendo que faltou diálogo sobre o tema com a classe, e arrependido de ter feito, o prefeito afirma que não houve pagamento total à empresa, mas apenas dos serviços prestados em cerca de R$ 200 mil.

De acordo com documento publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-PE), a empresa responsável pelo serviço durante 10 meses, receberia R$977.680,00. Valor considerado absurdo pela oposição e Sindicato dos professores.

À época, Luciene Cordeio, representante do Sindicato, ainda afirmou que outras capacitações já teriam sido realizadas por valor bem menor, em torno de 100 mil, para o ano inteiro. Os números são contestados por Hilário, que rebate dizendo que teriam sido R$ 700 mil.

Metas

Hilário garantiu que um dos seus principais objetivos é fortalecer a Guarda Civil Municipal. Ele usa como referência o agrupamento de Santa Cruz do Capibaribe.

O prefeito ainda falou em convocar o máximo de concursados possíveis para sua administração, além de citar aproximadamente R$ 3 milhões para utilizar no Distrito de São Domingos, em saneamento e pavimentação, não dando prazo algum, no entanto, para as obras.

Confira a entrevista completa, no Programa Rádio Debate. 

 

19
abril

Ernesto Maia denuncia compra de fogos para festa que não aconteceu

Em nota, Prefeitura nega irregularidades e cita ‘falta de revisão’, em empenho

Foto: Thonny Hill.

Durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, nessa quinta-feira (18), o líder da bancada de oposição, Ernesto Maia (PT) denunciou um pagamento, por parte da prefeitura, de quase R$ 8 mil a uma empresa de fogos. A compra, segundo o petista, teria sido realizada para uma festa que não foi realizada: A Festa de Reis, comemorada em janeiro.

“Todo mundo sabe que aqui, em Santa Cruz, nenhuma comunidade comemora o dia de Reis”, disse Ernesto completando que o valor exato corresponde a R$ 7.980,00. “Comprou por R$ 7.980,00 por que até R$ 8 mil não precisa de licitação, podem ser feitas com a dispensa”.

Ainda de acordo com Ernesto, a compra (Para festejos nos dias 6,7 e 8 de janeiro), foi realizada numa empresa de Caruaru. O petista ainda colocou sob suspeita o atual coordenador de eventos, no município, Cláudio Soares.

“Até estranhei. Aqui em Santa Cruz existe uma firma de fogos conhecida e sempre teve um preço bom, mas disse que é um amigo de Claudio Soares e, por isso, foi comprada em Caruaru”, disse.

Governo Toinho do Pará

Ernesto relembrou que denuncia igual aconteceu contra o ex-prefeito Toinho do Pará (PSB), atualmente líder da bancada de situação na Câmara. As denúncias teriam sido feitas, à época, por Júnior Gomes (PSB) e Afrânio Marques.

Júnior Gomes garantiu que não foi ele o responsável, nem participou da denúncia, que teria sido elaborada pelo então vereador Afrânio Marques.

Toinho do Pará faltou à sessão dessa quinta-feira.

Nota

Em nota, a prefeitura afirma que não houve irregularidades, mas uma falta de revisão no empenho. O material, de acordo com a prefeitura, teria sido pago e usado nas prévias carnavalescas e comemorações de São Sebastião.

.

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Gerência de Turismo e Lazer, vem esclarecer a respeito da fala do vereador Ernesto Maia publicada em matéria deste meio de comunicação.

A Gerência informa que os pagamentos foram referentes aos eventos de São Sebastião e prévias carnavalescas. Na oportunidade foi levantada a possibilidade de realização do tradicional festejo da cultura popular de Queima da Lapinha, que estava montada na Avenida 29 de Dezembro, evento este que acabou não acontecendo. A Ordem de Fornecimento foi preenchida por um funcionário contendo a realização deste evento, tendo erro de entendimento quanto ao nome do evento descrito como Festa de Reis.

Ao perceber o erro na Ordem de Fornecimento e confirmando a desistência de realização do evento de Queima da Lapinha, foram mantidas as festas seguintes (São Sebastião e Prévia Carnavalesca) e orientado a refazer a Ordem de Fornecimento. Porém, a emissão da ordem anterior já havia seguido para empenho e não houve essa percepção.

Podemos comprovar facilmente que a Ordem de Fornecimento e o Atestado de Fornecimento NÃO CONTÉM a mencionada festa, mas o empenho sim. Assumimos o erro por não ter REVISADO o empenho após ter detectado o erro na Ordem de Fornecimento, o que fazemos regularmente.

Certos do esclarecimento dos fatos, nos colocamos sempre à disposição.

19
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Aprovou – A Câmara de Santa Cruz do Capibaribe aprovou na última terça-feira (18) o projeto do Poder Executivo que concede o reajuste no salário dos professores da rede municipal, em mais de 7%, retroativo ao mês de janeiro.

Parabéns! – Mesmo o projeto sendo aprovado apenas no mês de abril e com retroativo parcelado, o prefeito Edson Vieira (PSDB) está de parabéns em conceder, por cinco anos consecutivos, o reajuste salarial e preservando os 10% acima do piso, conquistado pela categoria ainda na gestão Toinho do Pará.

Parabéns? – É obrigação do prefeito conceder reajustes a categoria dos professores, que são verdadeiros guerreiros em sala de aula. Contudo, quando venho dar os parabéns ao prefeito Edson, observo também que diversos prefeitos, principalmente de nossa região, ainda não receberam os professores sequer para discutir o reajuste salarial. Muitos professores estão com os salários congelados há anos.

Mais denúncias – O vereador Ernesto Maia (PT) fez mais uma denúncia na tribuna da Câmara, desta feita sobre o valor pago pela Prefeitura Municipal de R$ 7.980,00 por fogos para “Festa de Reis”, festa que, segundo Maia, não existe em nossa cidade.

Erro de digitação – Em resposta, a vereadora e líder do governo, Jessyca Cavalcanti (PTC), afirmou que houve um erro de digitação (mais um) por parte da prefeitura em relação à alimentação do sistema.

Promessa de denúncias – Na mesma sessão, o vereador Marlos da Cohab (PTN) prometeu que estará fazendo mais uma denúncia contra a Gestão Vieira. O mesmo adiantou para alguns companheiros de imprensa de que a denúncia será sobre gastos em combustíveis.

.

As opiniões  e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

19
abril

Câmara de vereadores de Taquaritinga promoverá Audiência Pública sobre a reforma da previdência

Acontecerá nesta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte, uma audiência pública que irá discutir sobre a reforma da previdência, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

O evento contará com a presença do senador Humberto Costa (PT), além de parlamentares da região, especialistas na área previdenciária, representantes sindicais e moradores locais.

O encontro será aberto ao público e várias questões serão discutidas, entre elas, as técnicas e civis, bem como serão analisados os reflexos que trará a reforma. A reunião está marcada para ter início a partir das 19h.

Página 1 de 221123...1020...Última »

Notícias Anteriores