20
agosto

Quatro candidatos ao governo participarão de evento com empresários

Acontece nessa terça-feira (21) evento com candidatos ao governo do estado, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), tendo como objetivo, discutir com empresários, ‘os principais desafios da área’.

O evento será realizado das 9h às 18h com Danielle Portela (PSOL), Armando Monteiro (PTB), Paulo Câmara (PSB) e Maurício Rands (Pros). O ‘4º Diálogo da Indústria’ deixou de fora três dos sete nomes na disputa: Simone Fontana (PSTU), Patrícia Alves (PCO) e Júlio Lóssio (Rede).

O Blog do Ney Lima entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da FIEPE. A alegação oficial é que o critério usado é a ‘representatividade no Congresso Nacional’. O órgão acrescentou ainda que usa a fórmula desde 2012.

19
agosto

Unido, Grupo Calabar reafirma apoio na reeleição do deputado Diogo Moraes

Neste sábado (18), lideranças e militantes do grupo de situação de Taquaritinga do Norte, denominado Calabar, realizam um encontro partidário para apresentação dos candidatos que serão apoiados pelo conjunto. Na oportunidade, o nome do deputado estadual Diogo Mores (PSB) foi anunciado oficialmente para representar o município na Assembleia Legislativa do Estado pela terceira vez.
.
Para o prefeito Ivanildo Lero, a união Calabar irá mostrar ainda mais força nestas eleições. “A união tem sido a marca do grupo Calabar, e essa união é que tem dado grandes vitórias para Taquaritinga do Norte. Dessa vez não será diferente. Vamos dar uma expressiva votação a Diogo e a todos os nossos candidatos.”, disse.
.
Bem recebido pelo povo, Diogo destacou algumas ações que realizou pelo município conhecido com a Dália da Serra.
“Eu tive a oportunidade de duas vezes ser o deputado mais votado dessa terra, e isso não tem sido a toa. Agora mesmo temos a reforma do mini campo, dinheiro garantido para reforma do mercado público de Pão de Açúcar. Nos últimos dias conseguimos quase R$ 1 milhão para o Hospital Municipal Severino Pereira. Todos são testemunhas do apoio que demos para as festividades tradicionais daqui. Quem fez por Taquaritinga está aqui, foi esse time.”, pontuou o deputado.
.
Após receber o apoio, o parlamentar seguiu para acompanhar o governador Paulo Câmara em agenda de campanha pelo Sertão pernambucano.
Informações da Assessoria

19
agosto

Alessandra Vieira participa de bate-papo em Brejo da Madre de Deus

A candidata a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) participou, na noite desta sexta-feira (17), de um bate-papo em Brejo da Madre de Deus.

Na oportunidade ela falou sobre sua atuação na vida pública como militante política, primeira-dama, secretária da gestão municipal de Santa Cruz do Capibaribe e também de como pretende trabalhar por aquela cidade ao lado do prefeito Hilário Paulo (PSD).

No encontro que contou com a presença de amigos, de militantes e da população brejense, Alessandra esteve acompanhada dos prefeitos de Brejo e Santa Cruz, Hilário e Edson Vieira (PSDB), do ex-prefeito Dr. Edson (PTB), vereadores e lideranças locais.

A união deu o tom do discurso da candidata e dos que usaram a palavra no evento. “Fico muito feliz em ver o grupo unido em torno do nosso projeto que tem como maior objetivo trazer melhorias para Brejo da Madre de Deus. Chegando lá, meu gabinete vai estar sempre aberto para Hilário, Dr. Edson e todos que buscarem projetos para a cidade. Vamos dar nosso melhor por Brejo e por Pernambuco”, falou Alessandra.

Neste sábado e domingo Alessandra Vieira também cumpre agenda em Brejo da Madre de Deus, onde participa das festividades do padroeiro do distrito de São Domingos e de um evento de motocross.

Informações da Assessoria

19
agosto

Rede Sustentabilidade apresenta, para Santa Cruz, seus candidatos a majoritária no Estado

Pastor Jairinho (a esquerda) e Adriana Rocha (a direita) compõem a chapa majoritária junto com Júlio Lóssio e Luciano Bezerra

Na noite de sábado (18) o candidato ao Governo do Estado pelo partido Rede Sustentabilidade, Júlio Lóssio, esteve cumprindo agenda em Santa Cruz do Capibaribe. É a primeira visita realizada pelo político ao município após a confirmação de sua candidatura, que tem como vice o ex-vereador Luciano Bezerra (Rede).

O encontro foi realizado na casa de eventos Cellebre Recepções, onde estiveram presentes lideranças da região metropolitana, apoiadores, suplentes e políticos do município e de cidades da região, além de alguns dos candidatos da coligação, com destaques para o Pastor Jairinho (Rede) e a advogada Adriana Rocha (Rede), que disputam as duas vagas ao senado federal. Porta-vozes das executivas Estadual e Nacional também estiveram presentes.

Em pouco mais de 50 minutos, os quatro citados falaram um pouco sobre si e também de seus projetos ao Polo de Confecções, além de realizarem críticas as frentes lideradas pelos também candidatos ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB).

.

Pastor Jairinho destaca proposta voltada aos universitários locais

Durante suas falas, o pastor destacou a rotina vivenciada por universitários do município que se deslocam para outras cidades em busca do ensino superior.

“Vejo aqui estudantes que buscam as universidades públicas em outras cidades e vamos lutar para que possamos, caso eleitos ao senado, trazer uma universidade pública para esta cidade e também outros projetos” – disse.

Em seguida, criticou as candidaturas de Paulo Câmara e Armando Monteiro.

“Muitos dos que estão lá estão citados na lava-jato ou em outros escândalos, se escondendo no foro privilegiado. Nossa chapa não tem ninguém sujo e se escondendo no foto privilegiado. Necessitamos de mudança” – pontuou.

.

Adriana Rocha destaca importância do senado federal frente à descrença na política

“Nós cidadãos temos que nos levantar e transformar, através da força do voto. O Senado tem a responsabilidade de aumentar a participação popular na política e é isso que vamos defender” – disse, alegando estar preparada para o desafio, caso eleita.

.

Luciano Bezerra fala de sua escolha para ser vice e destaca força do Polo de Confecções

Ao discursar, Luciano Bezerra fez menção ao primeiro debate com candidatos ao Governo do Estado. O debate foi realizado na Universidade Federal Pernambuco (UFPE) em Recife na última quinta-feira (16), onde Paulo Câmara e Armando Monteiro não compareceram alegando outros compromissos de campanha.

“Esse nosso projeto reflete algo histórico. Finalmente o Polo de Confecções entrou na pauta das grandes discussões políticas do Estado. Produzimos cerca de 15% das riquezas do Estado e Júlio teve a sensibilidade, com olhar de gestor que é, em ver o potencial dessa região. Disse que o seu vice sairia do agreste e que essa região teria poder de decisão. Agora estamos aqui. Não servimos apenas para dar votos, mas para participar das decisões” – pontuou.

.

Júlio Lóssio provoca adversários e também destaca convite ao síndico do Moda Center

Fechando o evento político, Julio Lóssio falou sobre seu projeto eleitoral caso eleito. De acordo com ele, a ideia é aplicar em sua gestão cinco eixos de trabalho, com focos em áreas como saúde, segurança, educação e infraestrutura, neste último prometendo concluir obras inacabadas no estado.

Ao falar de seus adversários, fez algumas provocações começando por Armando Monteiro e Paulo Câmara, passando também pelo deputado federal Fernando Filho (DEM), atualmente apoiado pelo prefeito Edson Vieira (PSDB).

“Eu poderia começar minha campanha como muitos candidatos tem feito, indo para as cidades em que eles têm prefeitos, pegar os cargos comissionados que eles têm, botar numa sala e nem conseguir colocar muita gente, pois nem eles querem participar de reunião. Armando foi para Petrolina e não conseguiu colocar muita gente. Paulo Câmara, em São Bento do Una, nem conseguiu colocar os comissionados. Estar aqui com vocês, que vieram nos ouvir, é motivo de alegria” – disse e completou: “Quanto a Fernando Filho… Quem é esse que querem colocar aqui e que não fez nada por Santa Cruz?” – pontuou.

Já na etapa final do seu discurso, Lóssio destacou o convite que foi feito ao síndico do Moda Center, Allan Carneiro, para compor o quadro de primeiro escalão em caso de sua eleição para governador.

“Já disse para ele. Tu estás terminando teu mandato em outubro, cuida da tua empresa novembro e, a partir de janeiro, venho te convidar com Luciano para me ajudar comigo no Estado, pois não dá para se ter secretário só da praia, mas do estado inteiro” – disse, prometendo renovar a política no estado e novas visitas ao município.

Fotos: Thonny Hill

17
agosto

Candidatos divulgam suas agendas para este fim de semana

Nesta sexta-feira (17) a redação do Blog do Ney Lima recebeu as informações sobre as agendas dos candidatos de Santa Cruz do Capibaribe, para este fim de semana.

Vale ressaltar que os detalhes da agenda que estão abaixo publicadas, foram enviados através da assessoria de comunicação de cada candidato.

Confira a programação de cada candidato (ordem alfabética):

Deputado Estadual:

,

Alessandra Vieira (PSDB)

Sábado: Visitas em residências de Santa Cruz do Capibaribe; Encontro com amigos em Jataúba; Festa de São Domingos em Brejo da Madre de Deus; Encontro com amigos em Bonito.

Domingo: Festa de São Domingos de Brejo da Madre de Deus.

 

.

Cleiton Barboza (PP)

Sábado: Participará de reuniões e visitas na região

Domingo: Pela manhã estará na Feira de Cacimba de Baixo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe. Já a noite realizará visitas a uma Igreja Evangélica da cidade.

,

Diogo Moraes (PSB)

Sábado: 10h – Taquaritinga do Norte; 14h – Iguaracy; 16h –  Ingazeira; 18h – Santa Cruz do Capibaribe; 22h – São Domingos do Brejo

Domingo: 9h – Recife; 13h – Caruaru; 16h – Santa Cruz do Capibaribe

Tallys Maia (AVANTE)

Sábado: 10h – Produção de material de campanha; 14h – Aniversário e visitas no Sítio Barrinhas; 16h – Visita a Expogana na Magana, em Santa Cruz do Capibaribe; 20h – Festividades em São Domingos do Brejo

Domingo: 12h – Batizado em Taquaritinga do Norte; 15h – Procissão de São Domingos do Brejo

Deputado Federal:

Ernesto Maia (PT)

Sábado: Manhã: Visita a Taquaritinga do Norte; Tarde: Visita ao Distrito de São Domingos, encontro com Júlio Lóssio e Luciano Bezerra no Celebre Recepções em Santa Cruz do Capibaribe; Noite: Visita a Expogana na Magana, em Santa Cruz do Capibaribe

Domingo: 16h – Procissão no Bairro Santo Augustinho em Santa Cruz do Capibaribe

;

*Agendas sujeitas a alteração

17
agosto

Juiz Eleitoral enfatiza que lei será aplicada com rigor para quem descumprir volume de som

Em reunião, ficou determinada proibição de uso da Avenida 29 de Dezembro e PE-160

Fotos: Janielson Santos.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) reunião entre o Juiz da 109º Zona Eleitoral, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, Vanilson Guimarães de Santana Júnior e integrantes de coligações representadas no município, para as eleições deste ano. O Promotor de Justiça, Dr. Iron Miranda dos Anjos, também esteve presente.

O encontro, que aconteceu no Cartório Eleitoral, teve como objetivo traçar um plano consensual entre os candidatos, para evitar conflitos durante o pleito e proteger o eleitor. Entre as dúvidas, questões envolvendo comitês, tamanho de materiais de campanha (adesivados, bandeiras, etc) e espaços para comícios, carreatas e passeatas.

Ficou definido que, assim como em outras campanhas, a Avenida 29 de Dezembro e a Rodovia PE-160 não poderão ser usados pelas coligações, pra qualquer ato político.

Vanilson Guimarães deixou claro o rigor que será aplicado com coligações, políticos e pessoas comuns, caso ultrapassem o limite tolerável de som.

“Vai ser, efetivamente, fiscalizado pela PM e, eventualmente, sendo verificada a infringência ambiental e eleitoral, será feita a apreensão pela polícia militar e instauração do inquérito”, disse, acrescentando que o limite é de 80 decibéis.

De Santa Cruz, estiveram na reunião representantes dos candidatos Alessandra Vieira, Diogo Moraes, Ernesto Maia, Cleiton Barboza e Tallys Maia, além da Polícia Militar.

Outra reunião ficou marcada para próxima quinta-feira (23), no Cartório Eleitoral, para definir detalhes sobre calendário de eventos com locais definidos (comícios e malas) dos candidatos.

17
agosto

Toritama ganha nova casa de apoio para abrigar pacientes em tratamento no Recife

A Prefeitura de Toritama inaugurou as novas instalações da Casa de Apoio para abrigar os pacientes toritamenses em tratamento médico na capital pernambucana. A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (16) com a presença do Prefeito Edilson Tavares, do Secretário de Saúde Anderson Oliveira e Vereadores.

A nova Casa de Apoio é maior que as antigas instalações. O prédio tem três andares com uma nova estrutura oferecendo mais conforto em um novo endereço, na esquina da Rua Jornalista Edmundo Bitencourt, nº 15, no Bairro Boa Vista, no Recife.

A Casa de Apoio agora tem mais quartos, ganhou aparelhos de ar condicionado, recepção com televisor, nova mobília e cozinha. De acordo com a prefeitura, o novo espaço também passou a contar com motorista para levar e buscar os pacientes e seus parentes nos hospitais da região metropolitana.

O valor do aluguel custará R$ 5.500,00 mensais aos cofres públicos de acordo com a prefeitura, sendo que a antiga custava R$ 3.300,00.

Antiga casa de apoio

Com informações de Evandro Lins, correspondente em Toritama

17
agosto

Patrimônio de Armando Monteiro é o maior declarado, entre candidatos ao governo de PE

As declarações de bens dos sete candidatos ao Governo de Pernambuco registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) este ano somam R$ 19,2 milhões. O senador Armando Monteiro Neto (PTB), com R$ 16.754.720,50, é o que apresenta maior patrimônio, seguido pelo ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (Rede), com R$ 2.206.309,83, e pelo governador Paulo Câmara (PSB), com R$ 272.879,91.

Adversários em 2014, Monteiro Neto apresentou crescimento de bens em relação à última disputa estadual (R$ 14.917.614,75), enquanto Câmara declarou montante maior no pleito passado: R$ 364.229,89.

Assim como o petebista, Lóssio teve aumento do patrimônio em relação à última vez que disputou cargo eletivo em 2012, quando se reelegeu prefeito de Petrolina. À época, o candidato da Rede informou R$ 1.763.449,88.

Até o fechamento da matéria não constava o patrimônio do ex-deputado Maurício Rands (PROS) no registro deste pleito. Mas, em 2010, quando disputou a Câmara dos Deputados e foi eleito, havia declarado R$ 3.332.984,22, de acordo com o TSE.

As candidatas Dani Portela (PSOL) e Ana Patrícia Alves (PCO) afirmam que “não possuem bens a declarar”. Já Simone Fontana (PSTU), que em 2014 e 2016 não havia declarado nenhum bem, declarou este ano R$ 5 mil.

Vice – Entre os candidatos a vice, Luciano Bezerra (Rede), de Lóssio, foi o que apresentou maior patrimônio, com R$ 792.332,09.

O vereador do Recife, Fred Ferreira (PSC), candidato a vice na chapa de Monteiro Neto, declarou R$ 590.136,46, segundo maior, seguido pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB), vice de Câmara, com R$ 335.558,42, e pela ex-vereadora Isabella de Roldão (PDT), com R$ 332.312,65.

Vice de Ana Patrícia, Gilson Lopes (PCO) informou R$ 40 mil, relativo a dois veículos. Jair Pedro (PSTU), de Simone Fontana, e Gerlane Simões (PCB), de Dani Portela, não apresentaram declarações de bens.

Com informações da Folha de Pernambuco.

17
agosto

As curtinhas do Romenyck Stiffen

A DENUNCIANTE

Comum – Sempre relatamos as constantes denúncias que vereadores de oposição em Santa Cruz do Capibaribe fizeram e fazem contra diversos setores do Governo Vieira.

Surpreendente – Contudo, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da última quinta-feira (17), a vereadora situacionista Jessyca Cavalcanti (PTC) surpreendeu a todos e fez uma grave denuncia contra o oposicionista e líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) no município, Joab do Oscarzão (PSD).

A denúncia – Jessyca protocolou na quarta-feira (15) uma denúncia contra o vereador Joab Gomes por supostas cobranças irregulares a integrantes do MTST do município. A denúncia no Ministério Público Federal também envolve a esposa do vereador, Vanessa Oliveira Batista.

Justificativa – Tanto o vereador Joab, quanto sua esposa Vanessa, se dizem tranquilos em relação à denúncia feita por Jessyca. O vereador justificou, na tribuna, que a denúncia é uma perseguição política, já que o mesmo deixou recentemente a base do governo Vieira e virou “uma pedra no sapato do prefeito”, contudo, o parlamentar afirmou que não “irão lhe calar”.

Defesa indireta – Afirmando que eram necessárias as explicações de Joab, vereadores de oposição a exemplo de Ronaldo Pacas (PR), Marlos da COHAB (Podemos) e Ernesto Maia (PT) fizeram uma espécie de defesa indireta.

Cobranças – Os vereadores acima citados mostraram surpresos com Jessyca apresentando uma denúncia na Câmara, pois segundo os mesmos, a líder do governo não traz as respostas devidas quando acusações são feitas contra o prefeito Edson Vieira (PSDB) ou em relação a setores do Governo. Uma das explicações mais cobradas dos parlamentares foi em relação aos investimentos que são feitos em relação à taxa cobrada no Calçadão.

Sem justificativas – Uma coisa é certa: não é novidade na política de nosso município uma denúncia ser respondida por outra ou uma cobrança ser respondida por outra, contudo, poucas explicações concretas são dadas para população. As insinuações são constantes, mas o “POVO” é sempre o último a saber.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

16
agosto

Denúncia de Jessyca contra Joab do Oscarzão movimenta discursos na Câmara

Na tarde desta quinta-feira (16) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Mais uma vez, o forte clima eleitoral esteve presente e dos 17 parlamentares, 15 deles fizeram uso da tribuna.

Dentre os assuntos abordados, a denúncia da vereadora Jessyca Cavalcanti contra o também vereador Joab do Oscarzão rendeu os mais fortes discursos da tarde, protagonizados pelos citados.

Além disso, outros temas também foram abordados. Confira os principais discursos:

.

Carlinhos da Cohab cobra volta do Campo Municipal e denuncia atraso de pagamento a árbitros de futebol 

“O prefeito Edson Vieira disse que, assim que terminasse o São João, colocaria o campo de volta a disposição, mas isso não foi feito. Os peladeiros têm me cobrado essa posição” e completou: “Os árbitros que fizeram o Campeonato dos Sítios chegaram a mim e falaram que ainda não receberam o que eles trabalharam. O que não pode é o cidadão trabalhar e não receber” – disse.

.

“Os que me acusavam dizendo que eu ia me passar, agora estão do outro” – afirma Capilé

“Quero lamentar também a postura de Ernesto e Carlinhos que, nos bastidores desta casa, ficavam dizendo que eu me passaria para Edson ou a Diogo. Vejam agora como estão: os que me acusavam dizendo que eu ia me passar, agora estão do outro lado. Fui eleito pelos Taboquinhas e estou até hoje. Estarei com Tallys Maia para Estadual e Ricardo Teobaldo para Federal. Não quero que fiquem se insinuando com a minha posição. Sejam homens e vão a frente” – frisou.

.

Joab do Oscarzão rebate Jessyca Cavalcanti e faz denúncia contra Alessandra Vieira

No seu discurso, o vereador rebateu as denúncias feitas pela ex-aliada Jessyca Cavalcanti (PTC).

Em uma delas, Jessyca afirma que o vereador teria que se explicar sobre o que fazia com dinheiro supostamente pago por militantes do MTST e que estes teriam recebido dele a promessa de que estariam na lista de contemplados com casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

“É uma denúncia leviana. Até poucos dias, o prefeito me deu uma secretaria e como não concordei em fazer alguma coisa errada, eu não presto. Me tornei uma pedra no sapato do prefeito e a senhora leva grito dele. Imagino o que ele disse para você: ‘Jessyca, tem que calar ele… Estou há noites sem dormir’; mas não vão me calar não. Jessyca deve ter ficado com medo de ir ao Ministério Publico Federal e ficar presa lá, pois ela faz parte de uma quadrilha. O povo já está dando a resposta”.

Em seguida, ele fez uma denuncia citando a candidata Alessandra Vieira (PSB), quando esta ainda era secretária de Cidadania e Inclusão Social da gestão do prefeito Edson Vieira:

“Sobre a primeira dama (…) o que ela fez foi colocar pessoas que não precisavam no projeto das casas do Jaçanã e esse vereador denunciou em 2014. Essa corja que está aí e o prefeito que diga que é minha mentira, que deu casa ao seu motorista e que lá dormia um casal de cachorros. Casas estão sendo alugadas, vendidas e o povo sabe disso. O povo sabe da ‘honestidade’ de Alessandra Vieira” e completou: “Estou eleito pelo povo, tenho tribuna e posso falar. Não é esse prefeitinho que vai me calar”.

.

“Não fico de apropriação indébita com dinheiro do povo” afirma Jessyca contra  Joab

“A saída do vereador da secretaria (de Habitação) culminou na inquietação dessas pessoas. Estavam angustiados com isso e o que foi que eu fiz, como vereadora foi um ofício solicitando do vereador Joab esses esclarecimentos: de como eram aplicados essa contribuição e também o estatuto do MTST. Estava eu na sala de reuniões com Ernesto e outros vereadores e ele, de forma agressiva, rasgou o ofício e jogou na minha cara, ameaçando a mim e a minha família” –disse.

Em seguida, Jessyca citou ter provas de que a mulher do vereador, Vanessa, teria tentado impedir que populares tivessem acesso a documentos entregues anteriormente para um cadastro as casas do programa. Um áudio de uma mulher  confirmando o pagamento da contribuição de R$ 5 via carnê ao MTST também foi veiculado pela vereadora, que depois completou:

“Ela dizia que não poderia entregar a não ser se desistissem da casa. Eram mais de três mil pessoas que pagavam essa contribuição. Se dizia que era uma contribuição voluntária, mas como diziam ser um carnê?” e completou: “Contra fatos, não há argumentos. Eu digo a Joab que fui ao Ministério Publico federal e saio, ao fórum ou em qualquer outro lugar. Não fico de apropriação indébita com dinheiro do povo. Quanto às casas, quem precisa vai ser contemplado e faço um apelo: que pessoas que se sintam lesadas e que tenham carnês como esse, que venham me entregar para que possamos juntar com os demais documentos que já foram entregues” – disse.

.

“É muita hipocrisia sua pedir esclarecimentos a Joab” – afirma Marlos contra Jessyca Cavalcanti

 “Pela primeira vez, a vereadora traz uma denúncia a tribuna, onde cobra esclarecimento dessa questão de Joab. Essa denúncia foi feita e ele deve dar esclarecimentos, mas não sei como é que ela tem coragem de pedir esclarecimentos a qualquer pessoa. Ela é a pessoa que mais defende as coisas erradas que chegam a essa casa. Uma pessoa ligada ao prefeito recebeu cerca de 40 mil de recursos do Baile Municipal, que denunciei, pedi respostas e até hoje não me deram. Pedi respostas quanto a creche são Jose, que o contrato foi feito e a empresa que está construindo não é a mesma da licitação. É muita hipocrisia sua pedir esclarecimentos a Joab, mas se omite a tudo quanto é de se prestar esclarecimentos” – frisou.

 

Junior Gomes diz que candidatura de Alessandra Vieira não representa renovação

 “Não se iludam… Dizer que a esposa do prefeito é renovação com um palanque que têm juntos Michel Temer, Armando Monteiro e José Augusto Maia… Que renovação é essa? É importante estarmos livres desse tipo de política que tem colocado Santa Cruz para trás. Não sei se o filho de José Augusto Maia e se a esposa do prefeito terão condições de bater de casa em casa e de como vão falar de seus trabalhos ao povo” – disse.

 

Ernesto Maia rebate críticas de Capilé sobre apoiar Diogo Moraes e fala de denúncia contra Joab

“O vereador capilé fez críticas a minha pessoa e a de Carlinhos da Cohab, mas durante a semana passada, aqui nos corredores da câmara, estava dizendo de alto e bom som que o presidente da câmara sairia com o nome de Augusto ou de Helinho e que elegeriam o próximo presidente, junto com o apoio da bancada do prefeito. Eu sei porque ele precisou falar isso, porque ele quer esconder, engavetar a CPI. A verdadeira oposição, aquela que não é do Paraguai, vai estar aqui na Câmara e, vereadora Jessyca, prepare o lombo porque a senhora sabe o que vem por aí” – disse.

Ernesto também falou sobre a denúncia da vereadora contra o vereador Joab do Oscarzão:

“Um dos motivos das pessoas estarem descreditadas não é pela denúncia que ela fez hoje contra Joab, mas quem fez a denúncia: a mesma pessoa que protege o prefeito mais corrupto da história de Santa Cruz. Está chegando a hora da verdade. Faltam poucos dias” – disse.

16
agosto

Denúncia aponta que Joab Gomes cobrava taxa de integrantes do MTST na promessa de casa popular

“Perseguição política. Estão tentando me calar e não vão conseguir”, diz Joab

Imagens: Arquivo Blog do Ney Lima.

Líder do governo municipal, em Santa Cruz do Capibaribe, a vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) protocolou nessa quarta-feira (15), denúncia contra o vereador Joab Gomes (PSD), por supostas cobranças irregulares de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) do município. A denúncia no Ministério Público Federal, também envolve a esposa do vereador, Vanessa Oliveira Batista.

Denúncia também envolve a esposa do vereador, Vanessa Batista. Foto: Jairo Gomes.

De acordo com Jéssyca, integrantes do MTST estavam sendo enganados pelo vereador, com promessas de que ganhariam uma das residências do ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’, do governo federal, contribuindo com a quantia de R$ 5,00 (cinco reais) mensais. Ainda segundo Jéssyca, a denúncia surgiu quando populares começaram a ir à Câmara de Vereadores, com os boletos, supostamente confeccionados e entregues por Joab. A líder do governo cobra uma prestação de contas dos valores.

Segundo a denúncia, populares pagavam boletos, com promessa de receber residência do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

 

A vereadora entrou em contato com o Reverendo Marcos Cosmo, um os líderes do MTST no estado, informando sobre a questão. Em resposta categórica, ele afirmou que ‘o Movimento não trabalha com carnê’.

Jéssyca ainda garante que Joab, amassou e rasgou um ofício entregue por ela, onde pedia respostas sobre o dinheiro e cópia do ‘estatuto, regimento ou carta’ do movimento.

Resposta 

Nossa equipe entrou em contato com o vereador Joab Gomes. Ele nega, de forma veemente, a denúncia e afirma que está sofrendo ‘perseguição política’.

“Eles (do governo municipal) estão procurando um meio de me calar e não vão”, respondeu ele, citando Jéssyca e o prefeito Edson Vieira.

Em relação aos carnês, o vereador afirma que se tratava de uma ‘contribuição voluntária dos associados’, que não existia qualquer promessa de doação de casas, nem obrigatoriedade de pagamento da taxa.

Ainda de acordo com Joab, a contribuição foi cancelada há cerca de 4 anos, e que poucos contribuam de fato. Ele garante que todas as reuniões eram abertas e que os associados têm conhecimento pleno do funcionamento da associação.

Política 

Recentemente, o vereador Joab Gomes se engajou na campanha à releição do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que rompeu laços políticos com o prefeito Edson Viera (PSDB). O vereador ocupou por alguns meses, a Secretária de Habitação em Santa Cruz. Atualmente, é um dos principiais críticos da gestão municipal.

16
agosto

Confira o que foi pauta no Rádio Debate desta quinta-feira (16)

Programa destaca números de pesquisas eleitorais e políticos da região citados em lista dos que possuem contas julgadas irregulares pelo TCE

Na manhã desta quinta-feira (16) foi veiculada mais uma edição do programa Rádio Debate, da Polo FM. Em pauta, os números das pesquisas eleitorais do Instituto Ipespe para o Governo de Pernambuco e também a Presidência da República.

O instituto Ipespe revelou que Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB) seguem a frente na disputa pelo Governo do Estado, bem à frente dos candidatos Maurício Rands (Pros), Daniele Portela (PSOL), Júlio Lóssio (Rede) e Simone Fontana (PSTU). O socialista tem 30% das intenções de voto, enquanto o petebista tem 24%.

Já quanto a corrida presidencial, Lula (PT) segue na ponta, seguido de Jair Bolsonaro (PSL). Juntos mantém consolidada a distância dos demais candidatos. As pesquisas também mostraram o crescimento de Fernando Haddad (PT), tido como substituto caso Lula não possa ser candidato.

Outra pauta abordada no programa foi a divulgação, por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da lista completa com os nomes dos 1.324 gestores municipais e estaduais com contas de gestão julgadas irregulares.

Dentre eles, políticos da região como os ex-prefeitos Toinho do Pará, José Augusto Maia (Podemos), Flávio Lima e também Evilásio Araújo (PSB). Ouça na íntegra!

 

16
agosto

Candidatos a governador e vice pela Rede realizarão evento político em Santa Cruz do Capibaribe

No próximo sábado (18), os candidatos a governador e vice de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade, Júlio Lóssio (foto) e Luciano Bezerra respectivamente, cumprirão agenda em Santa Cruz do Capibaribe.

A agenda consistirá em um evento político, que acontecerá na casa de eventos Cellebre Recepções. De acordo com Luciano Bezerra, o evento é aberto ao público e acontece após outros dois que serão realizados, sendo um debate na Universidade Federal de Pernambuco (em Recife) nesta quinta e também um encontro na cidade de Abreu e Lima, na sexta.

O evento da coligação “Pernambuco pode mais” começa a partir das 16h.

15
agosto

Diogo Moraes e Eriberto Medeiros recebem presidente da Unale, Ciro Simoni, na Alepe

Visita de cortesia ocorreu em virtude de homenagem oferecida pelo representante da entidade ao ex-deputado estadual e presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, falecido em julho deste ano.

Nesta terça-feira (14), a Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu a visita do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado Ciro Simoni (RS). Recebido pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP) e pelo primeiro-secretário, o deputado Diogo Moraes (PSB), o representante da instituição veio à capital pernambucana para realizar a entrega de uma homenagem aos familiares do ex-deputado e ex-presidente da Casa, Guilherme Uchoa, falecido em julho deste ano. Na ocasião, estavam presentes os filhos do parlamentar, Guilherme Uchoa Jr. e Giovana, a esposa Eva e o genro Tato, prefeito de Itamaracá, além do deputado estadual Zé Maurício.

O encontro ocorreu na primeira-secretaria da Casa, onde familiares, deputados presentes e presidente da Unale destacaram os principais feitos, expressões famosas e características do deputado Guilherme Uchoa. “Em muitas áreas da vida dele, além da política, ele sempre fez questão de deixar algum ensinamento. Lembro das lições que ele me deixou. Guilherme conquistou a amizade de todos os nobres deputados e deputadas e sua ausência está sendo e será sentida por muito tempo”, afirmou Diogo Moraes.

Na ocasião, também foi feita a entrega, aos familiares, do Fundo de Assistência ao Parlamentar (FAP) da Unale, que é adquirido opcionalmente por cada associado à união. Gostaria de agradecer e parabenizar o presidente da Unale, o amigo Ciro Simoni pela atenção e zelo em vir pessoalmente participar deste momento, que vai além da questão material. A oportunidade de recebê-lo aqui é única, bem como estar aqui com a família do nosso saudoso amigo Uchoa. O sentimento de gratidão e satisfação é dos 49 deputados da Casa dos pernambucanos”, ressaltou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

Sérgio Leite, Diogo Moraes, Tato, Giovana e Eva Uchoa, Ciro Simoni, Guilherme Uchoa Jr., Zé Mauricio e Eriberto Medeiros.

Os filhos de Guilherme Uchoa, Guilherme Uchoa Jr. e Giovana, além da viúva Eva Uchoa, estiveram presentes na homenagem, emocionados pelo gesto da instituição nacional. “Vim aqui trazer minha homenagem pessoal a um querido amigo que nos deixou. Esse querido amigo, que foi presidente desta casa, por tantos anos esteve junto com todos os parlamentares, fazendo com que essa casa tivesse grandes avanços. Esse amigo é Guilherme Uchoa. Quando soube de sua passagem, através do amigo Diogo, estava em uma viagem longe e impossibilitado de estar presente”, falou Ciro Simoni.

“Não poderia de deixar, pessoalmente, em nome da Unale, e dos 1059 deputados que ela representa, trazer a nossa homenagem a esse cidadão pernambucano, cidadão brasileiro, que contribuiu fundamentalmente pra que nossa entidade pudesse dar os passos que deu. Que pudesse representar da melhor forma todos os deputados do País”, lembrou o presidente da Unale.

A Unale

Entidade nacional surgiu em torno de objetivos comuns a todos os parlamentares estaduais e todos os legislativos estaduais do País. Entre seus princípios, destacam-se a preservação dos valores democráticos, o fortalecimento do federalismo, o aprimoramento do Poder Legislativo Estadual. Estabelecida em Brasília, Distrito Federal, a entidade oferece ainda suporte aos deputados estaduais quando em passagem pela capital do País, além de diversos serviços técnicos e legislativos a fim de aprimorar o trabalho parlamentar.

15
agosto

Pesquisa Ipespe mostra Paulo Câmara liderando em Pernambuco

Foto: Artes/Folha de Pernambuco.

O governador Paulo Câmara (PSB) aparece na liderança em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15), para eleição deste ano. Buscando a reeleição, Câmara pontuou 30%, no levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgado em parceria com a Folha de Pernambuco.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, por telefone, ouvindo 800 pessoas, e mostra Armando Monteiro Neto (PTB) em segundo lugar, com 24%.

Maurício Rands (PROS), apareceu com 4%. Danielle Portela (PSOL) e o ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (Rede) pontuaram 3% cada. Simone Fontana, do PSTU, teve 2% das menções.

Brancos, nulos ou “nenhum” representam 27% dos entrevistados. Já os indecisos ou os que não responderam aparecem com 8%.

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) protocolo BR-06973/2018 e PE-07336/2018.

Espontânea – Na pesquisa espontânea para governador – quando o entrevistador não sugere nomes para o eleitor – Paulo Câmara aparece em 13% e Armando Monteiro com 7%.

Rejeição – Quando perguntado ao eleitor em quem ele ‘não vota de jeito nenhum, Paulo Câmara é o mais rejeitado. A candidata do PSOL, Danielle Portela é a menos rejeitada. Confira:

Paulo Câmara (PSB): 47%
Armando Monteiro Neto (PTB): 38%
Maurício Rands (Pros): 35%
Júlio Lóssio (Rede): 30%
Simone Fontana (PSTU): 30%
Danielle Portela (PSOL): 29%

15
agosto

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Definições

Último dia: Prazo para partidos e coligações apresentarem o pedido de registro das candidaturas nas eleições de outubro termina nesta quarta-feira (15).

Amanhã: A partir de amanhã (16), teremos o início do período da campanha eleitoral nas ruas. Os candidatos poderão realizar comícios, carreatas, distribuir material gráfico, fazer propaganda na internet (desde que não paga). Já O horário eleitoral na televisão e no rádio só começa no fim de agosto, no dia 31.

Definições: A nível nacional, apenas a chapa do PT passará por definições. Pois, dificilmente, o ex-presidente Lula conseguirá registrar sua candidatura. O nome que irá substituir a cabeça de chapa será o ex-prefeito Fernando Haddad, tendo da deputada Manuela Davila (PCdoB) na vice.

Estado: Com o nome de Marília Arraes (PT) rifado, pelo próprio PT, da disputa ao Governo do Estado, as candidaturas em nível estadual estão basicamente, todas definidas. Quem ainda pode passar por complicações é o deputado federal e candidato ao senado Jarbas Vasconcelos, pois o MDB nacional, liderado por Romero Jucá, ainda tenta judicializar a convecção do partido.

Santa Cruz: Em Santa Cruz do Capibaribe, temos números recordes de pedido de registros de candidaturas de filhos da terra, um candidato a vice-governador, Luciano Bezerra (REDE), dois candidatos a deputado federal, João Alfredo e Ernesto Maia (ambos do PT), e cinco estaduais, são eles: Agnaldo Xavier (PHS), Alessandra Vieira (PSDB), Cleiton Barbosa (PP), Diogo Moraes (PSB) e Tallys Maia (AVANTE). Contudo, o candidato Agnaldo nos confidenciou que sua candidatura dependerá de conversas com apoios que são primordiais para sua campanha.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

14
agosto

Exclusivo – Juiz nega liminar para reduzir salários de vereadores em Brejo

Imagens: Arquivo do Blog.

Foi negado pelo Juiz Clécio Camêlo de Alquerque da Comarca de Brejo da Madre de Deus, um pedido de liminar para redução de salário dos vereadores do município. A ação civil pública havia sido impetrada pelo advogado André Tadeu, no início do mês.

O objetivo da ação era reduzir os vencimentos dos parlamentares de R$ 7.596,68 (sete mil, quinhentos e noventa e seis reais e sessenta e oito centavos) para R$ 6.012,00 (seis mil e doze reais) por, segundo ele, descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo a decisão, o valor “não ultrapassa o teto remuneratório previsto no art 29-A da Constituição Federal”.

Na mesma ação, Tadeu pedia que fosse suprimida 100% da verba de representação do atual presidente da Câmara, que é de R$ 15.193,00 (quinze mil, cento e noventa e três reais).

“A verba de representação, de natureza indenizatória, em favor do presidente da câmara dos vereadores, não viola a norma que institui a remuneração por meio de subsídio”, diz trecho da decisão.

André Tadeu pedia ainda que os vereadores devolvessem aos cofres públicos os valores correspondentes às diferenças pagas entre janeiro de 2017 até a data de julgamento do processo.

Com o resultado adverso, o advogado recorreu da decisão no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). Caberá ao Desembargador Waldemir Tavares de Albuquerque Filho, decidir se mantém ou não, a decisão do juiz de primeira instância.

Histórico

O advogado André Tadeu tornou-se conhecido em Pernambuco por ter conseguido, por meio de ações populares, reduzir subsídios de vereadores, prefeitos, vices e secretários municipais.

Em Santa Cruz do Capibaribe, os vereadores tiveram os subsídios reduzidos significativamente e perderam recursos em duas instâncias na tentativa de mudar a decisão judicial.

Em seus processos, André Tadeu costuma apontar falhas nos procedimentos adotados pelos legisladores em atos que definem os valores dos salários

13
agosto

Diogo Moraes comemora primeiro ano da Feira de Cacimba de Baixo, em Santa Cruz

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco Diogo Moraes (PSB), participou, na manhã deste domingo, da comemoração do primeiro aniversário da Feira de Cacimba de Baixo, em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano.

Além da tradicional venda de animais e comidas, os presentes puderam prestigiar apresentações de  artistas locais. Os vereadores de Santa Cruz Carlinhos da Cohab, Deomedes Brito, Marlos da Cohab, Joab do Oscarzão, Ronaldo Pacas e o ex-candidato a prefeito Fernando Aragão, acompanharam o parlamentar durante a visita.

A feira de Cacimba de Baixo já é tradicional no município e acontece todos os domingos. Além do comércio de alimentos, a feira também possui um lado cultural onde os artistas da região se apresentam em um palco montado no meio do povo.

Segundo o seu idealizador, o suplente de vereador Vando da Sertec, no início eram apenas três barraquinhas de comida e hoje, já conta com mais de 20 barracas. “A gente fica lisonjeado, feliz e satisfeito com a proporção que essa feira tomou. Toda semana muitas pessoas vêm nos visitar, cresce cada dia mais”, contou Vando.

O deputado Diogo Moraes ressalta a importância econômica que a feira tem para a zona rural de Santa Cruz do Capibaribe. “Fico muito feliz em ver a proporção que essa feira tomou. O trabalho do meu amigo Vando da Sertec é motivo de muito orgulho pra mim, em ver como a população da zona rural é beneficiada economicamente com a iniciativa. É um prazer estar comemorando esse primeiro aniversário da Feira de Cacimba de Baixo, ao lado de grandes amigos”, pontuou Diogo Moraes.

Vando da Sertec ainda ressaltou o apoio de Diogo Moraes na feira e a emoção em estar comemorando o primeiro ano desta iniciativa. “Fico muito emocionado quando vejo a festa que estamos realizando hoje. Queria agradecer ao deputado Diogo Moraes que sempre nos ajudou como pode. Agradeço muito ao povo e ao deputado pelo tamanho que nossa feira tomou”, frisou o suplente.

Mala da 29

Diogo Moraes finalizou a agenda deste domingo na tradicional Mala da Avenida 29 de dezembro. Acompanhado de Carlinhos da Cohab, Ernesto Maia e Fernando Aragão, o parlamentar conversou com os presentes sobre as ações e projeto desenvolvidos em Santa Cruz do Capibaribe.

;

Informações da assessoria.

13
agosto

Entrevista Polo – Luciano Bezerra quer protagonismo do Agreste e critica principais candidatos

 

Único representante do Agreste de Pernambuco, disputando na chapa para governar o estado, Luciano Bezerra (Rede) faz críticas às duas principais postulações; Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB).

Ele representou o candidato ao governo, Júlio Lóssio (Rede), em eventos durante o fim de semana em Santa Cruz do Capibaribe.

Confira entrevista concedida ao jornalista Janielson Santos.

Página 1 de 269123...1020...Última »

Notícias Anteriores