24
novembro

Inusitado – Carro apreendido é roubado em frente à delegacia de Santa Cruz

A ação curiosa e ousada de elementos surpreendeu a polícia, em Santa Cruz do Capibaribe, na madrugada desta sexta-feira (24). Um carro que havia sido apreendido, poucas horas antes, foi roubado em frente à delegacia.

O veículo modelo Onix, preto e placas QFP-0676, havia sido apreendido com suspeitos de arrombamento, no Moda Center Santa Cruz, na tarde da quinta-feira (23). Na ocasião dois homens e duas menores foram detidos com ferramentas, como pé de cabra e uma chave de fenda, no Centro de compras.

Os envolvidos ficaram à disposição da justiça, e o carro ficou estacionado na frente da delegacia. No entanto, por pouco tempo. Durante a manhã de hoje, o roubo foi registrado.

De acordo com as informações colhidas por nossa equipe, não havia registro de roubo ou furto do carro, antes deste caso.

24
novembro

Projeto de combate às drogas de Santa Cruz do Capibaribe é referência na Paraíba

Esta semana foi realizada mais uma edição do projeto “Antidrogas nas Escolas Municipais”, criada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe em conjunto com a Secretaria de Educação e Defesa Social, foi convidado para realizar apresentação no município paraibano de Alcantil.

O projeto, que é coordenado pelo secretário executivo de Defesa Social, sargento Júnior da Rocam, integrantes do grupo teatral Edificart e do ex-usuário de drogas, Sideilson Barros e do coordenador de Ciências da Secretaria de Educação, Diógenes Botelho, tem objetivo de resgatar jovens que já tenham ou que pretendem fazer uso das drogas que ameaçam a juventude.

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Alcantil, e da Escola José Euzébio Costa, puderam assistir à encenação de uma peça chamada “Nem todos são seus amigos”, formado por jovens de igrejas evangélicas e que demonstram na prática, a vida que leva um jovem que opta por entrar no mundo das drogas.

Após a apresentação teatral, é realizada uma exposição vem com uma exposição sobre as drogas e seus efeitos colaterais causadas nos usuários. O encerramento se dá com um ex-usuário, Sideilson Barros, onde o mesmo cita as experiências e sempre leva uma mensagem de esperança aos jovens para que digam não as drogas.

O projeto que iniciou desde o primeiro semestre deste ano, já reuniu mais de três mil alunos de escolas municipais, e tem como meta atender o maior número até o final de suas ações. Para o secretário executivo, as ações visam mobilizar os jovens a evitar sua entrada no mundo do crime e melhorar os índices com relação à violência, tendo em vista que o principal ponto de partida é o uso de drogas.

“Nós trazemos ações como essa para as escolas, pois sabemos através de dados pesquisados que o público-alvo está nas escolas. Vemos que há um envolvimento de muitos jovens que até deixam de estudar e ficam sem perspectiva de vida. Entro com a palestra onde apresento as drogas e trago a experiência de mais de 30 anos na Polícia Militar, e encerramos com a palestra de Sideilson Barros que traz seu testemunho de ter vivido dentro dessas situações”, pontuou.

O coordenador de ciências, Diógenes Botelho, destacou a realização do projeto e a importância que ela pode representar na vida de milhares de jovens.

“Através de um pedido de Claudenice Dias (Secretária Executiva de Educação) que nos apresentou a comissão voltada para este assunto e nos pediu uma atividade relacionada ao tema. Nós sabemos que, infelizmente, as drogas estão presentes nas escolas e nosso objetivo é promover cada vez mais a cidadania desses jovens”, frisou.

Assessoria. 

 

23
novembro

Operação Sulanca Segura é realiza em Santa Cruz do Capibaribe 

Com o aquecimento nas vendas e aumento no número de comerciantes em Santa Cruz do Capibaribe, proporcionado pelo período natalino e final de ano, a prefeitura através da Secretaria de Defesa Social, iniciou na última semana a Operação Sulanca Segura no município.

A estratégia consiste em garantir segurança a compradores e comerciantes que negociam no Moda Center Santa Cruz e no Calçadão de Confecções Miguel Arraes de Alencar. Na oportunidade, os Guardas Civis Municipais estão atuando através de rondas motorizadas, na PE-160 e vias próximas aos dois centros de compras.

O Tenente-coronel Sena, secretário de Defesa Social, falou da intervenção. “Começamos nossa operação a semana passada, iremos até o final do ano com as últimas feiras. Nossa ação começa no sábado à noite com a chegada dos clientes e vai até a segunda-feira com a despedida dos comerciantes”, frisou o secretário.

“Nesse período de final de ano, quando o comércio aquece, nós não poderíamos deixar de planejar uma ação de segurança para os comerciantes que visitam a nossa cidade. Porém, desde o ano passado, estamos investindo mais de 60 mil reais por mês no Plano Municipal de Enfrentamento a Violência. São mais homens e mais viaturas realizando rondas ostensivas em todo município”, contou o prefeito Edson Vieira.

São seis Guardas Municipais trabalhando diariamente, os agentes de segurança estão divididos em duas equipes, uma com viatura, outra com patrulhamento de motocicletas do agrupamento da ROMUT. A população pode ajudar a operação, ao observar algum movimento suspeito pode liga ou enviar mensagens pelo aplicativo WhatsApp, através do número (81) 9.96156389.

;

Informações da assessoria.

22
novembro

Polícia divulga nomes de envolvidos por desvio de água em Brejo


Matéria atualizada às 10h55h 

A Polícia divulgou nomes dos apreendidos na ‘Operação Tabocas’, que aconteceu nessa terça-feira (21), na Zona Rural de Brejo da Madre de Deus. Eles são apontados por desvios de água e estão à disposição da justiça. (VER AQUI)

José Cordeiro de Arruda Júnior (38 anos) foi levado para delegacia, após cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Segundo dados da COMPESA, o desvio gerava um prejuízo mensal de aproximadamente R$ 200.000,00. (Duzentos mil reais), e prejudicava cerca de 70% da população de Santa Cruz, que tinha que comprar a água depois em carros pipas.

A operação contou com a participação de quatro escrivães, 12 agentes de polícia civil, 16 funcionários da Compesa e quatro delegados, Julio Porto (17ª DESEC), Rodolfo Bacelar (21ª DPH/Brejo da Madre de Deus), Luiz Carlos (Taquaritinga do Norte) e Flaubert Leite (Santa Cruz).

Reposta 

Em contato com a nossa redação, na manhã desta quarta-feira (22), Jucelio Aleixo de Barros (que também teve seu nome divulgado pela polícia), explicou que foi levado por ter emprestado o seu terreno para passagem dos canos. Ele afirmou que não sabia que ia gerar um problema judicial e que não é responsável pelo desvio efetivo da água.

Ouvido ontem pelo delegado, Jucelio pagou fiança e foi liberado.

 

17
novembro

Pernambuco registra aumento de violência contra a mulher

Outubro também foi o mês mais violento, no quesito, em Santa Cruz do Capibaribe 

 

Imagem ilustrativa.

Os números da violência no estado de Pernambuco voltaram a crescer em outubro, sob vários aspectos. Um dos principais indicadores, aponta para o crescimento no quesito ‘violência doméstica e familiar do sexo feminino’.

Números de vítimas de violência doméstica e familiar do sexo feminino em Pernambuco por região – janeiro a outubro de 2017

O décimo mês do ano foi, inclusive, o mais violento, com 2.975 casos registrados. Só no Recife, a polícia foi notificada em 860 casos. No ano de 2017, Pernambuco já contabilizou mais de 27 mil ocorrências do tipo.

Os dados estão disponíveis no site da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) e representam uma crescente, desde o mês de junho, quando o estado contabilizou 2.518 casos.

O órgão disponibiliza os números atualizados, após o 15° dia do mês subsequente.

Evolução anual dos números de vítimas de violência doméstica e familiar do sexo feminino em Pernambuco por região

As estatísticas apontam para um crescimento. Até o momento, a média mensal já ultrapassa os dados oficiais dos dois últimos anos, no estado. Em 2016, foram 31.081 (média de 2.590/mês) e em 2015, a SDS-PE contabilizou 30.326 (2.527/mês).

Região 

Nos 10 primeiros meses, Santa Cruz do Capibaribe já contabilizou 180 casos registrados. O mês de outubro também foi o mais violento do ano, quando o assunto envolve o sexo feminino, com 28 casos.

Confira os números também nas cidades circunvizinhas.

Para denúncias, ligue 3421-9595 (Recife e Região Metropolitana) ou 3719-4545 (Agreste e Zona da Mata).

16
novembro

Outubro registra maior número de homicídios e prisões em PE

Imagem: ilustração.

O estado voltou a registrar crescimento no número de assassinatos no mês de outubro. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foram 432 mortes notificadas. Em setembro, foram 410 e em Agosto, 412.

Por outro lado, também cresceu a resposta com o número de prisões. A polícia prendeu 226 suspeitos de homicídio em outubro, 37 detenções a mais que em setembro, o que representa um aumento de 19,5%.

“Apesar de ainda não termos obtido um declínio mais acentuado dos homicídios, depois de sairmos da casa dos 500 por mês, como ocorreu em março e abril deste ano, estamos prendendo cada vez mais homicidas e desarticulando grupos de extermínio. Considerando janeiro a outubro de 2017, são 1.998 assassinos presos”, disse o secretário Antônio de Pádua.

14
novembro

Diogo Moraes destaca reforço na segurança pública do Agreste pernambucano durante inauguração do BIESP, em Caruaru

Nesta terça-feira (14), o deputado estadual Diogo Moraes, representante do Polo de Confecções do Agreste, integrou a comitiva do governador Paulo Câmara para a inauguração do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP), em Caruaru. O equipamento conta com 300 homens e mulheres divididos em quatro companhias formadas por unidades especializadas. Entre elas, efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito. Além de Caruaru, o grupo será responsável por ações em todo o Agreste pernambucano, incluindo Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Jataúba e demais municípios circunvizinhos.

Diogo Moraes, que também representou a Assembleia Legislativa de Pernambuco no evento, destacou a atuação do Governo de Pernambuco, beneficiando mais de 650 mil pessoas da região, neste projeto que faz parte dos investimentos do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado no primeiro semestre deste ano.

“Hoje é um dia em que o governador Paulo Câmara dá mais um passo adiante nesta luta de garantir a segurança dos pernambucanos, do litoral ao Sertão”, destacou Diogo Moraes. Segundo o parlamentar, com a iniciativa, o chefe do executivo conta com uma grande visão estratégica, descentralizando a segurança até o interior do Estado. “Região que tem uma economia pujante e que cresce a cada dia. De uma região que precisa de um olhar especial, sempre observado pela atual gestão, que não tem medido esforços para dar a estrutura necessária para o agreste pernambucano”, acrescentou. 

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, ressaltou que o apoio do governador Paulo Câmara ao abraçar a ideia do batalhão foi essencial para que o BIESP fosse implantado em Caruaru em tempo recorde.

“Temos hoje um batalhão novo, uma nova doutrina de policiamento ostensivo, juntando as especialidades da diretoria especializada que congrega as duas unidades de policiamento especializado em uma única unidade. Tenho muito orgulho em levar para o Interior do Estado esse serviço mais especializado da Policia Militar. A estrutura dessa unidade é única. Nas polícias militares do Brasil, não existe uma unidade semelhante ao que nós estamos apresentando hoje”, pontuou o comandante-geral. 

De acordo com o governador Paulo Câmara, em Pernambuco, 60% dos crimes estão relacionados com tráfico de drogas e os dados de 2017 são preocupantes, já que o efetivo de vigilância das fronteiras do Brasil foi reduzido em 50%, enquanto a criminalidade vai aumentando.

“Entregando esse batalhão especializado estamos dando resposta a uma população de toda a região e não admitindo que aconteçam tantos crimes em Pernambuco. Além disso, estamos iniciando uma nova ação onde 1,5 mil homens se formaram na Academia da Polícia Militar e já estão nas ruas. Já temos na Academia mais 1 mil policiais civis”, declarou Câmara. Segundo o Governo, a partir de janeiro, toda delegacia vai ter seu delegado e seu conjunto de agentes.

;

Informações da assessoria.

Página 1 de 161123...1020...Última »

Notícias Anteriores