13
dezembro

Recife sediará seminário sobre moda sustentável

 

Moda e Meio Ambiente são o foco do V Seminário de Moda Sustentável que acontecerá no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), próximo sábado (15), a partir das 16h. O Seminário faz parte do calendário do II Concurso Cultural Moda que Recicla, uma ação da Modateca, projeto de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE), voltado para as questões que envolvem a Moda e a Sustentabilidade.

 

O Seminário, que é gratuito e aberto ao público, reunirá estudantes, professores e profissionais da Moda do Estado, criadores, fashionistas, e representantes do Governo e da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco. São 200 vagas e as inscrições são realizadas pelos sites www.modatecavirtual.com.br e www.marcopemoda.com.br.

 

O debate conta com diversos nomes do estudo e da produção da moda pernambucana. Um deles é o empresário Edilson Tavares, dono da lavanderia Mamute, que falará sobre os desafios da sustentabilidade nas lavanderias. Edilson esclarece que chegou o momento de quebrar o paradigma de que a sustentabilidade é uma prática onerosa as empresas. “É preciso mostrar ao empresário que desperdiçando menos água, energia, matéria-prima e gerando menos lixo e poluição é possível ter mais lucro, competitividade, satisfação do consumidor, produtividade e qualidade ambiental”, completa.

 

A gerente de segmentos econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Verônica Ribeiro, também participará da mesa e falará sobre o projeto Marco Pernambucano da Moda como ferramenta de sustentabilidade na Cadeia Têxtil e de Confecções (Cadeia T&C). Sobre a importância do Seminário à Cadeia T&C, a gerente afirma que “a integração com outras instituições para discutir Moda como ação estratégica para Pernambuco é muito importante para o setor e, por isso, estamos fazendo isso na pratica”.

 

Após o debate, haverá a Reunião de Acolhimento dos candidatos do projeto Marco Pernambucano da Moda, que é uma incubadora de empreendedorismo e criação; e o desfile de encerramento do II Concurso Cultural Moda que Recicla, com looks desenvolvidos pelas equipes das instituições de ensino sobre o tema do Seminário.

 

O V Seminário de Moda Sustentável é uma iniciativa da Universidade de Pernambuco (UPE), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

 

Concurso Cultural Moda que Recicla

 

A finalidade do concurso é fomentar na sociedade as discussões sobre o Meio Ambiente e a Moda. Equipes de alunos de cursos superiores e cursos técnicos do Norte e Nordeste, ligados á Moda, concorrem através da criação de looks feitos a partir dos refugos da Cadeia Produtiva de Têxteis e Confecção, fornecida pela organização do concurso, que é promovido pela Modateca, projeto de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE)

 

Marco Pernambucano da Moda

 

Criado em 2012 pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), o Marco é uma incubadora de design voltada á profissionalização da criação e do empreendedorismo para estudantes e profissionais da Indústria da Moda do Estado que trabalham nos segmentos de vestuário, acessórios, têxteis e ambientes.

O Marco Pernambucano da Moda é um projeto do Programa Pernambuco Criativo, executado a partir de convênio, no valor de R$ 1.956.293,85, firmado entre a SDEC e a PetroquímicaSuape. O Marco funcionará nas instalações do antigo prédio da Secretaria de Planejamento e Gestão, na Rua da Moeda, nº 47, bairro do Recife Antigo e contará com espaços para eventos e mostras.

 

Serviço:

V Seminário de Moda Sustentável

Auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), próximo sábado (15), a partir das 16h.

Inscrições pelos sites www.modatecavirtual.com.br e www.marcopemoda.com.br

Informações: (81) 9809 1112

 

Contatos:

Izabele Barros (UPE): (81) 9488 4084

Verônica Ribeiro (SDEC): (81) 3224 0458

Edilson Tavares (Lavanderia Mamute): (81) 94621048

09
dezembro

A super feira!

O gigante ficou pequeno

Moda Center registra a maior feira da história de Pernambuco

 

 

Fotos: Ney Lima (Todas as fotos estão liberadas para publicações e compartilhamentos)

 

Este domingo, 09 de dezembro de 2012, ficará registrado na história por ter acontecido a maior feira de confecções já realizada em Pernambuco.

 

Apesar de possuir o mais amplo estacionamento dentre os centros de compras do Polo de Confecções, o Moda Center Santa Cruz acabou não comportando o altíssimo número de carros e ônibus de clientes, vindos de todas as partes do Brasil.

 

 

 

 

Muitos veículos acabaram sendo estacionados nos arredores do parque, como nunca havia acontecido antes.

 

Quilômetros de filas foram registrados nas rodovias que dão acesso ao município de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Nos boxes e lojas, os confeccionistas comemoraram o grande recorde de vendas.

 

 

 

 

07
dezembro

Lançamento!

Nova edição da Revista Moda Center já circula nas lojas

 

A Revista Moda Center tem o maior conteúdo de moda e economia voltado para o Polo de Confecções de Pernambuco, e é distribuída gratuitamente pelas lojas anunciantes.

 

Mensalmente, os clientes e comerciantes ficam informados sobre eventos de moda, tendências, dicas de compras e tudo o que é destaque no maior parque de confecções do país.

 

A nova edição da Revista traz diversos conteúdos sobre Moda e Economia, onde destacamos as mais recentes tendências de moda, a Diversificada Gastronomia, presente no Moda Center; o evento de lançamento da Nova Logomarca da empresa Sport Company; A importância do uso da Ginástica Laboral e os benefícios para colaboradores e empresas, entre outros assuntos.

 

Como matéria capa, destacamos um Editorial Especial de Moda, com dicas de roupas que podem ser compradas no maior Parque de Confecções da América Latina.

 

Revista Moda Center, as melhores marcas estão aqui!

 

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 Diretor: Ney Lima

Editor: Elinaldo Ventura – Jornalista DRT/PE 4770

Diagramação e Arte: Saulo Souza e Wilker Silva

Fotografias: Ney Lima

Reportagens: Viviane Lopes e Thonny Hill

Colunista: Edna Ilário e Mari França

Depto. Financeiro: Ney Lima, Maurício Sobrinho, Anderson Figueiredo, Luciana Pimentel e Wilker Silva

Logística e Distribuição: Elivaldo Araújo

Distribuição no Moda Center: Jady Siqueira

Diretoria Administrativa e Telemarketing: Helloiza Marcela

Distribuição local: Cristóvão Ramos

Redação: Rua Presidente Castelo Branco, 22 – Nova Santa Cruz

 

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A Revista Moda Center é mais um produto da

03
dezembro

Destaque no Moda Recife

Sport Company lança nova logomarca no Moda Recife

 

Fotos: Ney Lima

 

Um desfile temático com base em artes marciais mistas (MMA) marcou o início das comemorações dos 10 anos da Sport Company. A 5ª Edição do Moda Recife, que aconteceu entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, também foi escolhida pela empresa santa-cruzense para o lançamento oficial da sua nova logomarca.

 

 

 

Pela terceira vez consecutiva a marca participa do evento de moda mais importante do estado, que está entre os 10 melhores do Brasil segundo o SEBRAE. “É o evento de moda mais importante que participamos e o mais importante de Pernambuco. Portanto nada melhor que iniciar a nossa comemoração de 10 anos apresentando a nova logomarca e um evento que é referencia para todo o Brasil”, disse Valmir Ribeiro diretor da Sport Company.

 

O Moda Recife 2012 teve como tema “Moda é mais que roupa, a moda revela sua arte”. Assim os desfiles tiveram um toque especial de arte. A passarela a céu aberto, aliada a uma estrutura sofisticada colocou mais beleza ao evento. Em 2012 a moda esteve aliada a arte da arquitetura de ambientes, pois tudo aconteceu área externa da Casa Cor Pernambuco instalada em um casarão centenário na Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife.

 

 

A Sport Company entrou na passarela no segundo dia do evento. O desfile se destacou por utilizar um tema ousado. Para o Stylist Nestor Mádenes a marca também tem tudo haver com o estilo jovem e despojado dos lutadores de MMA, esporte que se tornou um fenômeno mundial pelo crescimento de adeptos.

 

O lançamento da nova logomarca foi o primeiro ato de muitos que serão realizados ao longo de 2013. Segundo Valmir Ribeiro o marco dos 10 anos é propício a mudanças em vários aspectos da empresa e da marca. “A intensão é aproveitar a data para renovar, inovar, melhorar a empresa como um todo. Neste caso específico da logomarca, procuramos deixa-la mais simples com ênfase na melhor visibilidade, porém moderna baseando-se em uma tendência mundial”, conclui o empresário.

 

30
novembro

Condôminos do Moda Center votam orçamento para 2013

 

 

 

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (29), os condôminos do Moda Center Santa Cruz deliberaram sobre os itens constantes do edital de convocação, aprovando-os em sua totalidade.

 

A primeira assembleia da gestão 2012/2014 foi marcada por um clima de cordialidade, mesmo tendo na pauta um item que geralmente acende debates acirrados: o ajuste na taxa condominial.

 

 

Após a apresentação da planilha orçamentária para o ano de 2013, os condôminos, em sua maioria, compreenderam a necessidade e votaram pelo ajuste, que será aplicado a partir do mês de janeiro do próximo ano.

 

Veja como eram e como ficaram as novas taxas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Desde 2009 que não se tinha ajuste na taxa, o que vinha prejudicando o orçamento, já que, além da necessidade constante de aparelhamento do condomínio, existe o ajuste anual do salário dos colaboradores, que é baseado no aumento do salário mínimo”, disse o gerente financeiro, Sebastião Bezerra.

 

Ainda no campo das finanças, os condôminos aprovaram, por unanimidade, as contas referentes aos meses de setembro e outubro de 2012.

 

 

 

Já na área de Comunicação e Marketing, os condôminos aprovaram a nova logomarca do Moda Center. A partir de dezembro, o parque começará a usar a nova identidade visual, colorida, moderna e voltada para o segmento de moda.

 

 

 

Walmir Silva, Gerente de Operações e Segurança

 

O gerente de Operações e Segurança do Moda Center, Walmir José, apresentou um vídeo sobre as ações do seu departamento, que está intensificando a fiscalização quanto aos avanços na exposição dos manequins. Segundo ele, essa reorganização visa melhorar o tráfego nas ruas internas do parque, evitando prejuízos para condôminos e clientes.

 

A fim de movimentar os setores Branco e Amarelo, os condôminos aprovaram a abertura para a comercialização de calçados, exclusivamente nesses dois módulos, visto que existe um interesse do polo calçadista de Campina Grande-PB em atuar no Moda Center. Atualmente, apenas os quiosques podiam comercializar esses artigos.

 

Marcos Aragão, condômino, com boxes nos setores Azul e Amarelo

 

De acordo com o condômino Marcos Aragão, que participa de todas as assembleias do Moda Center, a participação é de suma importância para o desenvolvimento do parque. “Isso aqui é uma cidade. Por mais compromisso que tenhamos fora do parque, o condômino deveria fazer um esforço e comparecer para aprovar aquilo que é de interesse da maioria”, ressaltou.

 

Andreza Cristina Marques, condômina, com boxes nos setores Vermelho e Laranja

 

A mesma opinião tem a condômina Andreza Cristina. “Seria bom que o pessoal participasse mais, para apontar as falhas, dar suas opiniões e sugerir as melhorias”, destacou.

 

O síndico Valmir Ribeiro classificou a assembleia como positiva. “Apesar da nossa preocupação com o orçamento 2013, estamos satisfeitos com a compreensão dos condôminos em votar pelo ajuste e aprovar todos os itens da pauta. É uma prova de confiança nessa diretoria que tem trabalhado para consolidar o Moda Center cada vez mais no cenário da confecção”, disse o diretor.

 

O evento também contou com a presença do advogado do condomínio, o Dr. Jan Grünberg, esclarecendo várias dúvidas dos presentes.

22
novembro

Mais um produto Avant

Avant Mídia e CG Online produzem site de Moda Fitness

 

Acesse: www.usemeninamulher.com.br

 

Com mais de 10 anos no mercado, a marca de roupas fitness Menina Mulher acaba de lançar o seu site.

A página foi produzida pela Avant Comunicação e Mídia em parceria com a CG Online.

O desenvolvimento do site foi feito em menos de vinte dias e apresenta a nova coleção de produtos da marca.

 

Catálogo virtual

 

A Avant Comunicação e Mídia está atuando na produção de sites de moda para as empresas do Polo de Confecções de Pernambuco.

Solicitações de orçamento podem ser feios pelo telefone 81 3731-5643.

16
novembro

Lançamento!

Nova edição da Revista Moda Center já circula nas lojas

 

A Revista Moda Center tem o maior conteúdo de moda e economia voltado para o Polo de Confecções de Pernambuco, e é distribuída gratuitamente pelas lojas anunciantes.

 

Mensalmente, os clientes e comerciantes ficam informados sobre eventos de moda, tendências, dicas de compras e tudo o que é destaque no maior parque de confecções do país.

 

A nova edição da Revista traz um conteúdo completo sobre as principais tendências da moda para o Final de Ano, de como sua empresa pode ser mais segura para seu colaborador, a expansão imobiliária de Santa Cruz, com ênfase a Segunda Edição do Salão imobiliário e outros assuntos.

 

Como matéria capa, destacamos a ascensão da Moda Infantil, que já corresponde por 14% do Setor Confeccionista de Santa Cruz do Capibaribe, gerando muitas oportunidades e bons negócios.

 

Também sobre economia, destacamos a Chegada de Novos Atacadistas para as compras de Fim de ano na Capital da Moda.

 

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 Diretor: Ney Lima

Editor: Elinaldo Ventura – Jornalista DRT/PE 4770

Diagramação e Arte: Saulo Souza e Wilker Silva

Fotografias: Ney Lima

Reportagens: Viviane Lopes e Thonny Hill

Colunista: Edna Ilário e Mari França

Depto. Financeiro: Ney Lima, Maurício Sobrinho, Anderson Figueiredo, Luciana Pimentel e Wilker Silva

Logística e Distribuição: Elivaldo Araújo

Distribuição no Moda Center: Jady Siqueira

Diretoria Administrativa e Telemarketing: Helloiza Marcela

Distribuição local: Cristóvão Ramos

Redação: Rua Presidente Castelo Branco, 22 – Nova Santa Cruz

 

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11
novembro

Empresa santa-cruzense

JOGGOFI recebe prêmio de Qualidade no Trabalho

 Empresa santa-cruzense concorreu pela primeira vez e foi premiada

 

 

 

O segundo lugar no 15º Prêmio SESI de Qualidade no trabalho – PSQT 2012 teve um “sabor” de primeira colocação para os diretores e colaboradores da JOGGOFI. A empresa concorreu na área temática “Ambiente de trabalho seguro e saudável” com a prática de oferecer ginástica laboral à equipe. A entrega do prêmio aconteceu no Arcádia Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, na capital pernambucana, na última sexta-feira, dia 09 de novembro.

A empresa santacruzense que é comandada por José Gomes Filho, também conhecido como Menininho, tendo como sócias sua esposa e filhas participou pela primeira vez da concorrência promovida pelo SESI que premia empresas de vários portes no estado de Pernambuco pela qualidade no trabalho proporcionada aos seus colaboradores.

 

“Ter concorrido pela primeira vez a este tão honroso prêmio e já ter obtido uma premiação em segundo no cenário estadual é algo de extrema importância. Ainda mais por saber que não conquistamos nada sem luta e a conquista desse prêmio é resultado de lutas incessantes desde quando fundamos a empresa”, relatou o empresário. Menininho é o atual presidente da ASCAP – Associação Comercial de Santa Cruz do Capibaribe, 2º tesoureiro do Moda Center Santa Cruz, Diretor do SINDIVEST e membro da FACEP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco.

 

 

 

A JOGGOFI acumula mais de 21 anos de atuação no mercado de confecções, somado o período informal com o formal. “Somos uma empresa jovem, sempre trabalhamos buscando excelência em produtos e em qualidade no atendimento. Para tanto é imprescindível que o colaborador esteja satisfeito com a estrutura, o seu ambiente de trabalho e com o trato humanizado que é dado a ele, aos quais eu dedico este prêmio. Assim como aos consultores atuais e os que passaram e que colaboraram profissionalmente com o crescimento da empresa ao ponto de estar em um patamar de premiação”, disse Menininho.

 

 

 

Mesmo sendo estreante do PSQT, a JOGGOFI foi a primeira empresa premiada da noite. Num cenário onde estavam gigantes como Baterias Moura, Gabriel Barcelar Construções, FIBRASA, entre outras. José Gomes Filho recebeu a premiação das mãos do gerente de negócios do SESI Caruaru, Henrique Santana. “Que esse prêmio seja um “alimento” que nos fortaleça a estar sempre melhorando em todos os setores de nossa empresa. Que seja o primeiro de muitos que estão por vir, pois nossa busca será constante. Inclusive quero voltar na próxima edição desse prêmio”, conclui o empresário.

11
novembro

Catálogo Lima Kids

Avant Mídia produz mais um catálogo infantil

 

Os modelos dos produtos da marca de confecção infantil Lima Kids serão demostrados em um novo catálogo que foi desenvolvido esta semana pela Avant Comunicação e Mídia.

As fotos foram feitas no estúdio da produtora, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

Quatro crianças foram selecionadas para as fotos, que serão utilizadas em todo o material de divulgação da marca.

 

 

 

  • Direção e fotografia: Ney Lima
  • Assistência operacional: Elivaldo Araújo
  • Tratamento de imagem: Saulo Sousa
  • Diagramação: Wilker Truta
  • Modelos: Allan Guilherme,Gabriel,Mayra Mirely, Vitor Gabriel e Jonas
  • Apoio: Gráfica Pontual
  • Produção: Avant Comunicação e Mídia (81. 3731-5643)

21
outubro

Lançamento!

Nova edição da Revista Moda Center já circula nas lojas

 

 

A Revista Moda Center tem o maior conteúdo de moda e economia voltado para o Polo de Confecções de Pernambuco, e é distribuída gratuitamente pelas lojas anunciantes.

 

Mensalmente, os clientes e comerciantes ficam informados sobre eventos de moda, tendências, dicas de compras e tudo o que é destaque no maior parque de confecções do país.

 

A nova edição da Revista traz um conteúdo completo sobe os seis anos  de existência do maior parque de confecções do Brasil.

 

Veja também como os confeccionistas responsáveis pela administração do Moda Center conseguiram a aprovação dos condôminos e renovaram o mandato do corpo administrativo por mais dois anos.

 

Fique por dentro das últimas tendências para o verão 2012/2013, e descubra um pouco mais sobre a Moda Vintage e “Jeans com Franja”.

 

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Expediente

 

 Diretor: Ney Lima

Editor: Elinaldo Ventura – Jornalista DRT/PE 4770

Diagramação e Arte: Saulo Souza e Wilker Silva

Fotografias: Ney Lima

Reportagens: Monicky Mel Araújo e Thonny Hill

Colunista: Edna Ilário e Mari França

Depto. Financeiro: Ney Lima, Maurício Sobrinho, Anderson Figueiredo, Luciana Pimentel e Wilker Silva

Logística e Distribuição: Elivaldo Araújo

Distribuição no Moda Center: Jady Siqueira

Diretoria Administrativa e Telemarketing: Helloiza Marcela

Distribuição local: Cristóvão Ramos

Redação: Rua Presidente Castelo Branco, 22 – Nova Santa Cruz

 

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A Revista Moda Center é mais um produto da

 

 

 

20
outubro

Mais uma produção Avant

Avant Mídia produz mais um catálogo DTS Jeans

 

 

A marca DTS Jeans, com fábrica na cidade de Surubim, confiou, pela segunda vez, a produção da campanha de divulgação da coleção de alto verão para equipe da Avant Comunicação e Mídia.

Mais de 40 looks foram fotografados para o desenvolvimento de um catálogo com 20 páginas.

 

 

O modelo caruaruense Romero Figueiredo posou ao lado da modelo santa-cruzense Érica Vieira.

Toda a produção e locação foi feita no Estúdio Fotográfico da Avant, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

Direção e fotografia: Ney Lima
Modelos: Romero Figueiredo e Érica Vieira
Cabelo e maquiagem: Valmir Araújo
Estilista Responsável: Edileusa Santos
Suporte e Iluminação: Elivaldo Araújo
Diagramação: Wilker Truta
Tratamento de imagem: Saulo Sousa
Locação: Estúdio Avant
Apoio: Jogoffi, Calçados Bela Dona e Gráfica Pontual
Realização: Avant Comunicação e Mídia

Site DTS Jeans

 

14
outubro

Um ano depois…

Após um ano, inquéritos sobre lixo hospitalar não foram concluídos

 

Tecidos importados dos EUA eram usados em confecções de Pernambuco. 
Comércio se recuperou, mas possíveis culpados ainda não foram indiciados.

 

 

Contêineres com lixo hospitalar foram apreendidos em Suape, em outubro de 2011

A apreensão de dois contêineres com 46 toneladas de material hospitalar no Porto de Suape, no Litoral Sul dePernambuco, completou um ano na última quinta-feira (11). Algumas lacunas sobre a história ainda precisam ser preenchidas – os possíveis culpados ainda não foram indiciados. Os inquéritos civil e policial seguem abertos, com o Ministério Público Federal em Pernambuco e com a Polícia Federal.

 

Por meio de nota, a Procuradoria da República informou que pediu a instauração do inquérito policial ainda em outubro do ano passado. “O objetivo, além da apuração de responsabilidades no âmbito civil, é verificar se houve falhas no serviço público de fiscalização e promover a adoção de medidas para evitar que os fatos se repitam”, dizia o texto.

 

 

O MPF explica ainda que o inquérito civil está em andamento, até para que se avalie a necessidade de mais investigações. O inquérito policial, aos cuidados da PF, verifica os possíveis crimes contra o meio ambiente, além dos previstos no artigo 278 do código penal, que prevê como crime ‘vender, expor àvenda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde’, e o artigo 334: ‘importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria’.

 

Como o caso corre em segredo de Justiça, a Polícia Federal não comenta sobre o avanço das investigações nem dá previsão para a conclusão do inquérito. A Receita Federal também participou das investigações e representou a importadora criminalmente, junto ao MPF. “A empresa importadora foi representada por contrabando, por tentar importar algo que é proibido”, explica o inspetor chefe da Alfândega em Suape, Carlos Eduardo Oliveira.

 

A empresa Na Intimidade Ltda., situada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, era a importadora da carga. À época, os responsáveis se defenderam afirmando terem sido enganados pela exportadora americana Texport Inc., pois aguardavam a chegada de tecidos com defeito e não de lixo hospitalar. Os tecidos eram vendidos em cidades do Agreste, principalmente para fabricantes do polo de confecções, para produção de forros de bolsos de calças jeans. Além dos contêineres, a Agência de Vigilância Sanitária de Pernambuco (Apevisa) encontrou tecidos semelhantes em galpões em Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru. O material foi incinerado.

 

Os documentos apresentados naquela ocasião afirmavam que os contêineres traziam tecido com defeito, enquanto durante a inspeção foi constatado que resíduos hospitalares estavam armazenados ali. “Era uma coisa que não se esperava de forma alguma. Passamos a ficar atentos a várias outras coisas, outros fatores. Depois desse caso, houve um aprimoramento da vigilância”, conta Oliveira.

 

Os comerciantes do polo têxtil, no Agreste do estado, destino final da carga, também ficaram bem mais atentos. Na época, as vendas chegaram a cair 50% na primeira feira de rua deSanta Cruz do Capibaribe logo após a descoberta dos contêineres. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária fez apreensões em Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruru, material que já foi incinerado.

 

 

 

Edson Araújo, comerciante há 26 anos do ramo de tecidos em Santa Cruz do Capibaribe

Trabalhando com tecidos há 26 anos em Santa Cruz, Edson Araújo lembra que foi uma surpresa grande quando houve a apreensão na cidade. “Infelizmente, aconteceu, mas aqui não é lixeira não. Temos uma história de trabalho sério, não pode chegar uma pessoa e querer acabar com tudo para ganhar mais dinheiro”, reclama Araújo, que conta ainda que o comerciante que vendia o lixo hospitalar sumiu da cidade, mas espera que a Justiça seja feita.

 

A vendedora Erika Carolina Lopes conta que, dois meses depois do ocorrido, as vendas já tinham voltado ao normal. “As pessoas ficaram receosas, é normal, né? Todo mundo olhava muito o forro de bolso branco, todo mundo desconfiado. O problema foi mais com produto importado, mas é questão da pessoa olhar e desconfiar”, pondera Erika.

 

 

 

 

 

Maria Francisca toma ainda mais cuidado com a fabricação de jeans

Com as vendas normalizadas, o assunto foi sendo deixado de lado, mas o aprendizado ficou. “A gente pergunta de onde vem o tecido, inspeciona com mais cuidado. A gente nunca imaginou que algo assim poderia acontecer”, conta a comerciante Maria Francisca da Silva, que tem a família toda trabalhando na cadeia de produção do jeans em Santa Cruz, da fabricação à venda, no polo de moda da cidade.

 

O comerciante João Cardeal da Fonseca, que tem uma loja no centro de moda de Santa Cruz, acredita que o escândalo do lixo hospitalar foi um mal que veio para o bem. “Fiquei preocupado na época, mas agora está até melhor do que era. O pessoal que fabrica as calças jeans ficou muito mais cuidadoso, o produto melhorou de qualidade. Não dá para explicar, mas no fim das contas, até que foi algo bom”, acredita Fonseca.

 

 

A vendedora Neide Santos, de Toritama, lembra que o caso atingiu mais os pequenos comerciantes, que vendem mais nas feiras semanais. “O pessoal que vende nas barracas sofreu mais, porque eles geralmente correm mais atrás do produto mais barato de qualquer jeito, mas acho que todos aprendemos. Fora que a fiscalização agora é maior. As pessoas não falam do assunto, como se tivessem medo de voltar, mas não quer dizer que esqueceram”, acredita Neide.

 

 

 

Vendas voltaram ao normal no Moda Center em Santa Cruz do Capibaribe. Produtos melhoraram de qualidade, afirmam comerciantes.

 

Fabricantes investem em forros personalizados para ganhar confiança dos clientes

Sempre atento, Adriano Costa trabalha na famosa feira de Caruaru e faz questão de mostrar os bolsos das calças jeans que vende. “Fingir que isso não aconteceu não resolve. As pessoas podem deixar de falar, mas fica ainda aquela sombra. Nós somos os nossos fiscais, temos que verificar a procedência, olhar com atenção quando achar que algo está muito barato”, aconselha Costa.

 

Costa concorda com o colega de Santa Cruz sobre a qualidade do produto. “Os fabricantes, principalmente de Toritama, que é de onde compro mais, estão com um controle de qualidade muito grande. As pessoas ficaram com medo, viram que não adianta vender um produto muito mais barato sem saber de onde vem, os clientes são exigentes”, afirma o comerciante, que conta ainda que alguns fabricantes passaram inclusive a personalizar os bolsos. “É um processo um pouco mais caro, mas não alterou o preço para o consumidor”, explica.

 

 

Prevenção

 

 

Evitar que essa situação se repita é um dos desafios encontrados no polo. O diretor de empreendedorismo e planejamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, acredita que o próprio consumidor ajuda a esse tipo de produto não ser mais vendido. “O mercado em si cria suas auto-regulamentações. Se ele não quer aquele produto, o fabricante não usa mais, o fornecedor não compra mais. Aquela situação tumultuou muito o mercado, estávamos nos preparando para o final do ano, aquecendo para as vendas e atrapalhou tudo. Não é à toa que comerciantes e fabricantes riscaram aquele tipo de produto do portfólio”, diz Bezerra.

 

Além da autorregulamentação, uma legislação estadual foi criada especificamente para a reutilização de tecidos, fruto do debate do comitê de fortalecimento do polo têxtil de Pernambuco, formado por representantes do Governo, prefeituras que integram o polo e empresários da região. A Lei Estadual nº 14.634, de 23 de abril de 2012, institui, entre outros pontos, que fica proibida ‘a utilização fora da unidade geradora, a reciclagem, a compra, a venda e a doação de roupas de uso hospitalar classificadas como resíduos de serviços de saúde, mesmo que submetidas a tratamento na unidade de processamento de roupas’.

 

A regulamentação, já em vigor, prevê ainda multa de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, que pode ser duplicada em caso de reincidência da irregularidade. “Não tivemos notícias de novos casos, mas continuamos a vigiar. Naquele caso [dos galpões interditados no Agreste], nossa punição foi incinerar todo o produto, enquanto os contêineres com lixo hospitalar em Suape foram devolvidos aos Estados Unidos”, detalha o gerente geral da Apevisa, Jaime Brito.

 

 

 

Em Toritama, comerciantes afirmam que não tiveram mais problemas

O gerente geral de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Felipe Chaves, acredita que o trabalho de valorização feito na mídia pelo governo do estado auxiliou a recuperação rápida do polo. Ele explica que outras ações foram desenvolvidas para profissionalização, como um programa de inteligência mercadológica, através do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecção de Pernambuco. “Precisamos aprofundar o estudo dos principais mercados, tanto onde o polo já atua, como em outros que podem vir à frente. Outro ponto é disseminar informação, articular com outros atores a qualificação da empresa e do produto para atuar nos mercados”, afirma Chaves.

 

Apesar das perspectivas positivas, o presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil, Edilson Tavares, lembra que ainda existem muitos desafios a serem vencidos, que vão além da crise do ano passado. “A economia mundial passa por problemas, a indústria nacional também. Temos vários desafios, como tentar mobilizar o nosso setor para ter produtos com marca de sustentabilidade, capacitação de mão de obra”, enumera o presidente.

 

Tendo visitado inúmeras empresas, Tavares acredita que o caso do produto hospitalar sendo reutilizado foi isolado. “As pessoas não tinham muita noção do que acontecia, ninguém sabia que era irregular e proibido. As empresas regulares compram seus tecidos direto da fábrica, há até o modismo agora de personalizar o forro de bolso. Acredito que os empresários e a população estão mais vigilantes para que a gente possa expurgar do nosso meio quem tem essas atitudes”, finaliza o presidente.

 

Fonte: G1

10
outubro

Eleição do Moda Center

União dos Confeccionistas vai administrar Moda Center por mais dois anos

 

fotos: Ney Lima, Carla e Elinaldo Ventura

 

O grupo de comerciantes intitulado “União dos Confeccionistas” foi aclamado na eleição para o Corpo Administrativo do Moda Center Santa Cruz, realizada durante esta quarta-feira (10), em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O empresário Valmir Ribeiro foi reeleito síndico, acompanhado de vários confeccionistas que irão ocupar os demais cargos da diretoria.

 

 

Síndico reeleito Valmir Ribeiro com o primeiro sub-síndico José Dalvino

 

 

A eleição que teve apenas uma chapa na disputa foi concluída com o seguinte resultado:

Total de votos: 2.171

Votos para chapa “União dos Confeccionistas”: 1.993

Votos em branco: 167

Votos nulos: 11

 

No discurso de pose, Valmir Ribeiro falou sobre a idealização da formação do grupo que está unido a mais de dois anos.

 

O síndico reeleito agradeceu a colaboração dos condôminos e disse que a segunda gestão será bem melhor que a primeira, lembrando os desafios enfrentados nos últimos anos.

 

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 “Aqui não tem partido Boca-preta. Aqui não tem partido Taboquinha. Aqui não tem Partido Verde. Aqui tem o partido dos confeccionistas. Do dono de box ao dono de loja que suou para conquistar isso aqui”, lembrou Valmir

 

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Valmir finalizou facultado a palavra a todos os diretores que tomavam posse e agradeceu aos colaboradores do parque.

 

Confira as imagens da Eleição do Moda Center:

 

10
outubro

Moda Fitness

Avant Mídia realiza campanha publicitária para a marca Menina Mulher

 

A Avant Comunicação & Mídia realizou mais uma superprodução em moda, dessa vez para a marca “Menina Mulher”, empresa sediada aqui, na Capital da Moda.

Os trabalhos contaram com uma grande estrutura de fotografia, tratamento de imagens, iluminação e da escolha da linda modelo Erica Vieira, que deu destaque e beleza ao projeto.

 

 

Todo o projeto de fotografia, planejamento e a confecção final de catálogos foram realizados pela Avant Comunicação & Mídia, que irão divulgar a nova coleção da empresa.

Direção e fotografia: Ney Lima
Cabelo e maquiagem: Walmir Araújo
Produção: Aldení
Suporte e Iluminação: Elivaldo Araújo
Diagramação: Wilker Truta
Tratamento de imagem: Saulo Sousa
Locação: Estúdio da Avant
Realização: Avant Comunicação e Mídia

Contato: 81 3731 5643


							

24
setembro

Novidade

Nova edição da Revista Moda Center já está em Circulação nas Melhores Lojas da Capital da Moda

 

 

Olá caro leitor!

 

Chegamos à 26ª edição da Revista Moda Center. Nesta edição, destacamos os Biquínis, apresentando novas cores e tendências de peças para o Verão 2013, além de um editorial de Moda Praia Feminina com as apostas para a estação que todos irão gostar.

 

Mostramos também o trabalho desempenhado pela Associação das Mulheres Produtoras (ASMUP), uma iniciativa pioneira que está levando o Artesanato Santa-cruzense para além das fronteiras regionais, proporcionando qualificação e renda extra para nossas artesãs.

 

Mostramos também a força do empresariado local, com a cobertura completa da 3ª Rodada de Negócios da Nascimento Representações, que comercializou mais de 2 milhões de peças de roupas, o que garantiu mais  uma vez a força da nossa confecção.

 

Destacamos também a Capacitação de Empresários locais para realização de vendas para o comércio exterior, que leva a nossa moda para além-mar e também uma matéria especial sobre o uso correto dos manequins, de forma a proporcionar uma Identidade Visual ao seu negócio entre outras matérias especiais.

 

Não fique de fora, pegue já sua revista, gratuitamente, nas melhores lojas da Capital da Moda.

 

Expediente

 

 Diretor: Ney Lima

Editor: Elinaldo Ventura – Jornalista DRT/PE 4770

Diagramação e Arte: Saulo Souza e Wilker Silva

Fotografias: Ney Lima

Reportagens: Ney Lima, Monicky Mel Araújo e Thonny Hill

Colunista: Edna Ilário e Mari França

Depto. Financeiro: Ney Lima, Maurício Sobrinho, Anderson Figueiredo, Luciana Pimentel e Wilker Silva

Logística e Distribuição: Elivaldo Araújo

Distribuição no Moda Center: Jady Siqueira

Diretoria Administrativa e Telemarketing: Helloiza Marcela

Distribuição local: Cristóvão Ramos

 

Anúncios para a próxima edição: 81 3731 5643 / 9916 3611

 

A Revista Moda Center é mais um produto da

18
setembro

Moda

Moda Primavera-Verão 2012/2013 é tema de palestra nesta quarta-feira

 

Os empresários do Setor de Confecções estão convidados a participar da palestra Tendências de Moda Primavera-Verão 2012/2013, que será ministrada pelo palestrante Kassio Lopes, com participação do estilista Nildo Pessoa.

 

O evento acontecerá nesta quarta-feira (19), às 19h30, no auditório da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

 

A palestra é uma realização da Matéria Prima, indústria especializada na fabricação de fivelas, plásticos e etiquetas metalizadas, com o apoio da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – Ascap e Rossini Indústria Metalúrgica.

 

Mais informações na Ascap: (81) 3731-2818.

14
setembro

Moda

Avant Mídia realiza campanha publicitária para a marca Berna Baby

 

 

A Avant Comunicação & Mídia realizou mais uma superprodução em moda, dessa vez para a marca “Berna Baby”, empresa sediada na cidade de Surubim.

 

Os trabalhos contaram com uma grande estrutura de fotografia, tratamento de imagens, iluminação e da escolha dos modelos, que deram mais beleza ao projeto.

 

A Berna Baby produz ainda outras duas marcas: a “T. Theus” e “Gente Grande”, que proporcionam qualidade e conforto para quem veste.

 

 

Todo o projeto de fotografia, planejamento e a confecção final de catálogos foram realizados pela Avant Comunicação & Mídia, que irão divulgar a nova coleção da empresa.

 

Direção e fotografia: Ney Lima
Cabelo e maquiagem: Walmir Araújo
Produção: Aldení
Suporte e Iluminação: Elivaldo Araújo
Diagramação: Wilker Truta
Tratamento de imagem: Saulo Sousa
Locação: Estúdio da Avant
Realização: Avant Comunicação e Mídia

 

81. 3731-5643

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