08
julho

Pista de motocross municipal começa a ser construída em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, iniciou nesta sexta-feira (05) os trabalhos no terreno onde será construída a nova pista de motocross municipal.

Para a obra foram encaminhadas três caçambas e dois tratores que auxiliam no trabalho de terraplanagem e colocação de metralhas para a formação das rampas.

A construção dessa pista atende a um pedido dos pilotos santa-cruzenses, que buscaram junto à gestão, a viabilização desta obra. O prefeito Edson Vieira havia anunciado no mês de junho a doação desse terreno.

“Essa pista vai proporcionar um novo local com toda infraestrutura para os pilotos realizarem seus treinos e competições que movimentarão a economia e a população, dando mais efetividade deste evento esportivo no município que é um celeiro de campeões no Brasil”, afirmou o prefeito.

O secretário executivo de Esportes, Rubens Monteiro, destacou as obras dessa nova pista. “Já fizemos uma pista de bicicross que foi entregue e todos viram a qualidade e o grande investimento feito lá. Agora estamos caminhando para concluir esta outra grande pista. É um desejo antigo dos pilotos e a realização de um sonho”, pontuou.

O piloto de motocross, Ismael da Pele Bronzeada, comemorou a conquista e convocou outros pilotos para se empenharem no projeto. “Essa pista foi uma conquista de todos os pilotos e amantes de competições do motocross. Ela servirá para treinos e vamos buscar sediar competições a nível estadual e nacional, além de movimentar toda população e trazer grandes nomes do esporte para a cidade”, disse.

Após a conclusão desta pista, já está sendo preparada pelos pilotos a realização de uma competição de motocross que deve contar com a presença de pilotos da cidade e região.

.

Informações da assessoria.

05
julho

Federação confirma o Ypiranga no Pernambucano Sub-20 e divulga grupos do torneio

Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).

Após reunião ocorrida na Federação Pernambucana de Futebol, foram definidos os grupos, regulamento e a data de início do Campeonato Pernambucano Sub-20 deste ano. A competição contará com a participação de 16 equipes e terá início no próximo dia 3 de agosto.

A equipe do Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe disputará o torneio, porém terá que viajar muito para o Sertão do Estado, pois a Máquina de Costura acabou caindo em um grupo com Salgueiro, Petrolina e Serrano.

A diretoria do Ypiranga revelou que os jogos da equipe como mandante serão realizados no Estádio Otávio Limeira Alves, e que o torneio servirá de laboratório para as futuras competições como a Copa Pernambuco e o Pernambucano da Série A2 em 2020.

Modelo de disputa do Sub-20:

Na primeira fase, as 16 equipes serão divididas em 4 grupos com 4 equipes cada; dentro de cada grupo todas as equipes jogarão entre si, no sistema de ida e volta, classificando-se para a fase seguinte as duas primeiras colocadas em cada grupo.

Na Segunda Fase (Quartas de final), Terceira Fase (Semifinais) e Quarta Fase (Final), as equipes se enfrentarão no sistema eliminatório, em jogos de ida e volta.

A Federação informou que nos próximos dias serão divulgados a tabela e o regulamento completo da competição.

Confira os grupos:

Grupo A: Salgueiro, Petrolina, Serrano e Ypiranga

Grupo B: Náutico, Porto, Central e Ferroviário

Grupo C: Santa Cruz, Cabense, Ipojuca e Barreiros

Grupo D: Sport, América, Atlético e Vitória

03
julho

Na História – Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube era fundada há 81 anos

Fotos: Arquivo do blog.

Fundada em 3 de julho de 1938, a Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube de Santa Cruz do Capibaribe, completa nesta segunda-feira (03), 79 anos de história. O nome do clube surgiu em homenagem ao “Grito do Ypiranga” (o famoso momento da Independência do Brasil em relação a Portugal), as cores azul e branca em homenagem ao céu.

A história do clube teve início na antiga Rua do Alto, atual Avenida João Balbino no Centro, na época, os conhecidos Negrinhos do Alto começaram a organizar jogos como um simples lazer, porém eram impedidos de brincar no momento em que o gado do Coronel Luiz Alves seguia para o campinho.

O Coronel Luiz Alves resolveu então doar um espaço para a prática esportiva. Após o passar dos tempos, o espaço se tornou o atual Estádio Otávio Limeira Alves, nome dado em homenagem ao filho do Coronel Luiz Alves, que também fazia parte da equipe a época.

Padre Zuzinha dando um pontapé inicia em uma partida festiva no Limeirão em 1972.

O primeiro presidente do clube foi o padre José Pereira de Assunção (Padre Zuzinha) de 1938 a 1940.

Muitos acontecimentos deram fama ao Ypiranga, como os jogos amistosos que divulgavam a equipe em outras cidades e estados. A Máquina de Costura se profissionalizou em 1993, porém conseguiu vários títulos na época do amadorismo.

Os primeiros títulos profissionais da Máquina foram a 1ª Edição da Copa Pernambuco e da Copa dos Clubes Profissionais do Interior, título este que lhe credenciou para disputar a Série A1 do Estadual.

A primeira grande participação na elite do Pernambucano foi a 5ª colocação em 1995, nesta época a Máquina contava com atletas de renomes nacionais e outras revelações locais, entre eles a equipe contava com a experiência do meia-atacante Jacozinho e a revelação foi o atacante Gaúcho, que marcou 14 gols no torneio.

No ano de 2004, o Ypiranga conseguiu o título da Segunda Divisão do Estadual após 21 jogos, que liderou a competição de ponta a ponta e só foi derrotado apenas duas vezes. O time conseguiu o acesso com duas rodadas de antecedência. O destaque do time foi o atacante Bibi, artilheiro do torneio com 18 gols.

Ypiranga campeão da Série A2 em 2004.

Em 2006, a Máquina conseguiu sua melhor colocação na 1ª divisão. A decisão do 1º turno contra a equipe dos Estudantes de Timbaúba, acabou chamando a atenção da mídia nacional em torno do município. Apesar da bela campanha, o empate sem gols deixou o título com o Santa Cruz do Recife. O Ypiranga terminou o Campeonato na 3ª colocação.

Outra importante conquista heróica foi à classificação inédita às semifinais no Campeonato Pernambucano em 2013, após conseguir resultados históricos contra o Sport Recife e Náutico.

No cenário nacional, o Ypiranga participou de duas edições do Campeonato Brasileiro da Série C. (1995 e 2006), além de disputar o Brasileirão da Série D em 2012 e 2013.

2013, foi o último bom ano da equipe no Estadual.

Em 2015, a equipe não conseguiu realizar bons resultados e foi rebaixada para a Séria A2, porém passou dois anos sem disputar o torneio devido a crise financeira. Em 2018, a equipe voltar a disputar um torneio oficial, porém não conseguiu o acesso para a elite. Neste ano, a equipe foi excluída da Série A2 pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) devido a ausência de laudos do Estádio, confirme disse a FPF.

O clube:

O clube Ypiranga ao longo da história promoveu diversos eventos, entre eles os mais conhecidos foram “O Baile Azul e Branco” que era uma prévia do Carnaval e contava com orquestras de frevos locais e do Recife. Outro evento era as conhecidas “Manhãs de Sol”, que acontecem na parte social, onde se encontram um bar-restaurante e piscinas.

Varias atrações de renomes nacionais, estaduais e locais já passaram pelo palco principal do clube. Outros eventos também foram promovidos no local a exemplos de desfiles de modas, jogos escolares, exposições, confraternizações, bingo, entre outros.

O Hino:

Em março de 2005, foram abertas inscrições para um concurso, com o objetivo de escolher o hino oficial da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube. Dezenas de autores compuseram letras de acordo com o exigido no regulamento proposto pela diretoria da época, a qual era presidida por Flávio Pontes.

Entre as letras finalistas estavam os compositores Marcos José de Araújo/José Roberto da Costa Lima; Messias Barros; Ana Paula Nascimento Silva; José Maria da Silva; Walter Miro da Costa Melo; Gilberto Geraldo dos Santos e Marcelo Santa Cruz, este último escolhido como o hino vencedor.

Em 2019, o músico santa-cruzense Paulo Roberto deu uma repaginada na versão do hino ofical, e através dos acordes da guitarra, acabou fazendo uma versão solada.

05
junho

Piloto Tallys Nathan segue se recuperando e deve receber alta da UTI para a enfermaria nesta quarta (05)

O piloto santa-cruzense Tallys Nathan, que sofreu um acidente no último domingo (02) durante a terceira etapa do Brasileiro de Motocross 2019, e que teve lesões na face e no braço, segue se recuperando no hospital da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

Segundo boletim médico, o piloto respondeu a estímulos, mostrou melhora significativa em seu quadro clínico e tem previsão de alta da UTI e para a enfermaria do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, para esta quarta-feira (05).

Tallys Nathan conseguiu dizer à equipe médica da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), seu nome, o nome de sua cidade, a marca da sua moto e que é piloto de motocross. O laudo médico apontou que Tallys Nathan está “lúcido, orientado e colaborativo”.

“Graças a Deus agora estamos mais tranquilos. Hoje nosso menino já respira sem aparelhos e conseguiu responder as perguntas que os médicos fizeram para ele” – disse Alika Araújo, pai de Tallys Nathan.

Alika aproveitou o momento para agradecer a todos que torceram para a recuperação do piloto.

“Gostaria de agradecer a todos que fizeram corrente de oração, a todos os pilotos, ao pessoal aqui da prefeitura de Três Lagoas, ao Firmo (Alves, presidente da CBM), a todo suporte da Yamaha Brasil, da Geração, que têm nos deixado tranquilos quanto aos custos e têm nos auxiliado em tudo neste momento” – completa Alika.

Novos boletins sobre a evolução da recuperação do atleta santa-cruzense serão divulgados nos próximos dias.

31
maio

Ex-goleiro do Santa e Náutico Nilson será o técnico do Ypiranga na Série A2 2019

Foto: Diego Nigro.

O treinador Nilson comandará o Ypiranga na edição deste ano no Campeonato Pernambucano de Futebol da Série A2. Esta será a sua segunda oportunidade no Estado que lhe abraçou como atleta, o qual foi goleiro na década de 2000 pelo Santa Cruz e Náutico, ambos do Recife.

Nilson Corrêa Júnior (43 anos) estreou como treinador no ano passado pelo Flamengo de Arcoverde. Ele aproveitou o período em que jogou em Portugal para se capacitar e realizar cursos, chegando a estudar na UEFA e participar de estágios por lá.

Nilson tem como objetivo trazer para o Ypiranga o conhecimento adquirido, misturado com a experiência que teve na carreira de atleta, atuando por dez times e defendendo a seleção de Burkina Faso.

Sérgio Leonardo também fará parte da comissão técnica.

Ainda de acordo com as informações, Sérgio Leonardo também fará parte da comissão técnica e acumulará duas funções, preparador físico e auxiliar técnico. Outro nome que deverá compor a comissão, será o de Jorge Ferreira, preparador de goleiros.

Na edição deste ano, a Máquina de Costura ficou no grupo B, ao lado de três equipes tradicionais (Porto de Caruaru, Decisão de Bonito e Atlético de Carpina), e um estreante (Retrô do Recife) que já vem se reforçando para o campeonato.

Em reunião na Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) foi definido que o campeonato terá início em 28 de julho e término em 3 de outubro. O regulamento completo e a tabela, deverão ser divulgados nos próximos dias.

25
maio

Futebol amador – 5ª Copa Regional começa neste sábado

Tem início na tarde deste sábado (25), no Sítio Impueiras em Jataúba, a 5ª edição da Copa Regional de futebol amador. A competição tem movimentado a zona rural, nos últimos anos.

Nesta edição, 10 equipe estão inscritas (times de Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe, além de um convidado de São João do Tigre da Paraíba).

De acordo com organizadores, são mais de R$ 7 mil em prêmios.

Às 15h deste sábado, tem São Paulo contra Pitombeira, ambos de Jataúba. No Domingo (26), no mesmo horário, tem partida entre Real de São Domingos e Bota Fogo do Pará.

17
maio

Estádio Otávio Limeira Alves recebe vistoria para a disputa da Série A2

Na tarde desta sexta-feira (17) o estádio Otávio Limeira Alves de Santa Cruz do Capibaribe, passou por vistorias a pedido da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) para analisar a situação do espaço para a disputa do Campeonato Pernambucano da Série A2 deste ano.

Participaram da vistoria no Estádio, a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), Defesa Civil de Santa Cruz do Capibaribe, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

No local, os representantes de cada órgão fizeram um levantamento sobre as exigências que o local terá que realizar para cumprir com as necessidades do espaço para que o Ypiranga possa disputar o torneio no Limeirão.

O relatório foi repassado para a diretoria, e nos próximos dias, representantes da Federação Pernambucana estará presente no Estádio para verificar se o local já estaria de acordo para a disputa do Estadual da Série A2.

O diretor de futebol do Ypiranga, Ricardo Gomes, afirmou que existem algumas exigências, mas se mostrou confiante de que os jogos do Ypiranga no torneio serão realizados no Limeirão.

“Apesar do campo estar desativado há alguns anos, sabemos das dificuldades e vamos correr para colocar as coisas em dia, até porque o nosso objetivo será jogar o torneio em nossa casa, e agora é correr até os últimos minutos para que o time jogue aqui” – argumentou.

Na próxima sexta-feira (24), acontecerá a reunião arbitral na Federação, onde será definida a fórmula de disputa, tabela, e outros detalhes referentes à Série A2 2019.

 

15
maio

Campo do Ipiranga de Toritama é interditado por falta de condições estruturais

A direção do Ipiranga Futebol Club, no município de Toritama, comunicou a interdição do seu estádio por meio de nota. O estádio José Paulo de Lima, casa do Ipiranga, possui diversos problemas estruturais dentro e fora do campo. A nota cita ainda o estado de deterioração do estádio e que o mesmo estará fechado por tempo indeterminado até que as providências necessárias sejam tomadas.

A direção não esclareceu qual órgão teria tomado essa decisão de fechamento. Especulasse que a interdição tenha acontecido após uma vistoria do Corpo de Bombeiros e a falta de documentações e laudos atualizados.

.

Esporte em decadência

Com o fechamento do estádio, Toritama passa a ficar sem nenhum campo na cidade para a prática do futebol, já que o campo municipal foi demolido em 2010 pelo então prefeito, Flávio Lima para construir no local, a academia das cidades.

O ex-prefeito Odon Ferreira iniciou em 2013, a construção de um novo estádio municipal, porém, as obras foram paralisadas por diversas vezes e vem se arrastando até hoje, sem data para ser retomada.

 

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

11
maio

“Estamos com uma lista de 25 atletas” – diz diretor do Ypiranga sobre formação do elenco para a Série A2

Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).

Na noite deste sábado (11) o diretor de futebol do Ypiranga, Ricardo Gomes, concedeu entrevista á Rádio Interativa FM de Santa Cruz do Capibaribe, e falou sobre o planejamento que a diretoria está fazendo para a disputa do Campeonato Pernambucano da Série A2.

Ricardo afirmou que durante esta próxima semana, o Estádio Otávio Limeira Alves receberá as presenças do Corpo de Bombeiros e representantes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) para analisar a situação do estádio para a disputa do torneio.

Em relação ao treinador, ele revelou que ele só será apresentado oficialmente no próximo mês de junho para que não contenha gastos extras. Ricardo frisou que a diretoria já conta com uma lista de atletas que estão sendo destaques na Copa Polo da Moda de futebol.

“Quanto ao treinador a gente pede calma, pois não adianta contratar um treinador agora para tá pagando a ele até julho. Vamos por etapas, já estamos com uma lista de 25 atletas desse torneio e quando esse treinador chegar aqui, eles serão analisados” – afirmou.

Ele destacou que um projeto para a disputa da Séria A2 já estaria pronto, e que nos próximos dias a diretoria percorrerá o comércio da cidade em busca de apoio.

“A gente ainda não temos dinheiro em caixa, e vamos atrás do comércio para ver se será viável a nossa participação na A2” – finalizou.

Notícias Anteriores