25
maio

Futebol amador – 5ª Copa Regional começa neste sábado

Tem início na tarde deste sábado (25), no Sítio Impueiras em Jataúba, a 5ª edição da Copa Regional de futebol amador. A competição tem movimentado a zona rural, nos últimos anos.

Nesta edição, 10 equipe estão inscritas (times de Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe, além de um convidado de São João do Tigre da Paraíba).

De acordo com organizadores, são mais de R$ 7 mil em prêmios.

Às 15h deste sábado, tem São Paulo contra Pitombeira, ambos de Jataúba. No Domingo (26), no mesmo horário, tem partida entre Real de São Domingos e Bota Fogo do Pará.

17
maio

Estádio Otávio Limeira Alves recebe vistoria para a disputa da Série A2

Na tarde desta sexta-feira (17) o estádio Otávio Limeira Alves de Santa Cruz do Capibaribe, passou por vistorias a pedido da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) para analisar a situação do espaço para a disputa do Campeonato Pernambucano da Série A2 deste ano.

Participaram da vistoria no Estádio, a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), Defesa Civil de Santa Cruz do Capibaribe, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

No local, os representantes de cada órgão fizeram um levantamento sobre as exigências que o local terá que realizar para cumprir com as necessidades do espaço para que o Ypiranga possa disputar o torneio no Limeirão.

O relatório foi repassado para a diretoria, e nos próximos dias, representantes da Federação Pernambucana estará presente no Estádio para verificar se o local já estaria de acordo para a disputa do Estadual da Série A2.

O diretor de futebol do Ypiranga, Ricardo Gomes, afirmou que existem algumas exigências, mas se mostrou confiante de que os jogos do Ypiranga no torneio serão realizados no Limeirão.

“Apesar do campo estar desativado há alguns anos, sabemos das dificuldades e vamos correr para colocar as coisas em dia, até porque o nosso objetivo será jogar o torneio em nossa casa, e agora é correr até os últimos minutos para que o time jogue aqui” – argumentou.

Na próxima sexta-feira (24), acontecerá a reunião arbitral na Federação, onde será definida a fórmula de disputa, tabela, e outros detalhes referentes à Série A2 2019.

 

15
maio

Campo do Ipiranga de Toritama é interditado por falta de condições estruturais

A direção do Ipiranga Futebol Club, no município de Toritama, comunicou a interdição do seu estádio por meio de nota. O estádio José Paulo de Lima, casa do Ipiranga, possui diversos problemas estruturais dentro e fora do campo. A nota cita ainda o estado de deterioração do estádio e que o mesmo estará fechado por tempo indeterminado até que as providências necessárias sejam tomadas.

A direção não esclareceu qual órgão teria tomado essa decisão de fechamento. Especulasse que a interdição tenha acontecido após uma vistoria do Corpo de Bombeiros e a falta de documentações e laudos atualizados.

.

Esporte em decadência

Com o fechamento do estádio, Toritama passa a ficar sem nenhum campo na cidade para a prática do futebol, já que o campo municipal foi demolido em 2010 pelo então prefeito, Flávio Lima para construir no local, a academia das cidades.

O ex-prefeito Odon Ferreira iniciou em 2013, a construção de um novo estádio municipal, porém, as obras foram paralisadas por diversas vezes e vem se arrastando até hoje, sem data para ser retomada.

 

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

11
maio

“Estamos com uma lista de 25 atletas” – diz diretor do Ypiranga sobre formação do elenco para a Série A2

Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).

Na noite deste sábado (11) o diretor de futebol do Ypiranga, Ricardo Gomes, concedeu entrevista á Rádio Interativa FM de Santa Cruz do Capibaribe, e falou sobre o planejamento que a diretoria está fazendo para a disputa do Campeonato Pernambucano da Série A2.

Ricardo afirmou que durante esta próxima semana, o Estádio Otávio Limeira Alves receberá as presenças do Corpo de Bombeiros e representantes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) para analisar a situação do estádio para a disputa do torneio.

Em relação ao treinador, ele revelou que ele só será apresentado oficialmente no próximo mês de junho para que não contenha gastos extras. Ricardo frisou que a diretoria já conta com uma lista de atletas que estão sendo destaques na Copa Polo da Moda de futebol.

“Quanto ao treinador a gente pede calma, pois não adianta contratar um treinador agora para tá pagando a ele até julho. Vamos por etapas, já estamos com uma lista de 25 atletas desse torneio e quando esse treinador chegar aqui, eles serão analisados” – afirmou.

Ele destacou que um projeto para a disputa da Séria A2 já estaria pronto, e que nos próximos dias a diretoria percorrerá o comércio da cidade em busca de apoio.

“A gente ainda não temos dinheiro em caixa, e vamos atrás do comércio para ver se será viável a nossa participação na A2” – finalizou.

29
abril

Futuro promissor – Atleta santa-cruzense de 9 anos conquista vice-campeonato de Jiu-Jitsu em São Paulo

Lucas Samuel foi o único competidor de Santa Cruz do Capibaribe

.

Uma jovem promessa de Santa Cruz do Capibaribe no Jiu-Jitsu, Lucas Samuel (9 anos), se tornou neste final de semana vice-campeão na categoria “Mirim 3”, durante o Campeonato Brasileiro da modalidade na cidade de Barueri em São Paulo.

Para chegar a decisão, Lucas conseguiu vencer três oponentes em sua categoria que contava com doze atletas de alguns estados do Brasil. Apesar da boa atuação na finalíssima, ele acabou perdendo o título devido à sua pontuação.

Lucas já vem se destacando em várias competições da região Nordeste, e contou com o apoio do Projeto Social ‘Fabricando Campões’ de São Domingos de Brejo da Madre de Deus, o qual é coordenado pelo professor Ronaldo Moraes.

Apesar do bom resultado, o pai do atleta, Edson Fernando comentou sobre as dificuldades enfrentadas para participar do torneio.

“Só a gente sabe o que passamos para ele trazer este título para a nossa cidade. Fizemos rifas, chegamos até fazer dois dias de feira na rua principal de São Domingos, vendendo sorvetes, salgados, cachorro quente, algodão doce, pipoca, pula-pula, tudo para arrecadar fundos” disse.

O pai do atleta detalhou que Lucas foi o único atleta de Santa Cruz na competição, e ressaltou que alguns empresários também contribuíram para que a equipe formada ao todo por oito atletas participasse desta competição no interior de São Paulo.

26
abril

Ypiranga terá seu patrimônio leiloado mais uma vez por decisão da Justiça do Trabalho

O motivo desta vez é uma dívida do clube com o ex-atacante Adelino

Em publicação no Diário Oficial de Pernambuco, a sede do Clube Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe deverá ir a leilão nos próximos dias 29 de maio e 12 de junho, no Fórum Trabalhista de Caruaru.

O valor do patrimônio está sendo avaliado em torno R$ 15 milhões, sendo que o leiloeiro que adquirir o espaço deverá dá como entrada, 20% do valor total.

O motivo do leilão desta vez é uma dívida do clube com o ex-jogador Adelino Batista da Silva Neto, que defendeu a camisa do Ypiranga no ano de 2012, quando o mesmo atuou em 9 partidas e marcou 1 gol.

Presidente Edmauro Torres se diz ‘tranquilo’

O Blog do Ney Lima entrou em contato com o atual presidente do Ypiranga, Edmauro Torres que confirmou as informações, e que se senti tranquilo devido à aprovação de um Projeto de Lei na Câmara, que dispõe sobre ‘o tombamento por interesse histórico e cultural da sede da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube’.

Edmauro acredita que não deverá ter pretendentes, pois com a aprovação deste projeto, o espaço fica impedido de ter a sua estrutura destruída ou descaracterizada. A aprovação do Projeto de Lei nº 043/2019 apresentado por Júnior Gomes (PSB), ocorreu no último dia 16 de abril durante a reunião da Câmara.

“A pessoa que for comprar aquele espaço não vai poder modificar as estruturas, e quem vai comprar aquela área são pessoas que querem fazer torres, lojas e não vai adiantar investir milhões para deixar como estar. Quanto à esse leilão, estamos tranquilos de que não haverá essa venda, pois se alguém comprar vai querer devolver porque não vai ter interesse em adquirir um espaço que está tombado” – afirmou o presidente.

15
abril

Dirigentes de clubes e Federação realizam primeira reunião sobre o Estadual da Série A2 2019

Foto: FPF-PE.

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (15) a primeira reunião entre a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e os representantes de clubes que participarão do Campeonato Pernambucano da Série A2 2019.

O encontro ocorreu na sede da FPF, e a reunião teve como objetivo tratar de vários assuntos sobre a próxima edição da Segunda Divisão do Estadual, como modelo de disputa da competição, entre outros.

O presidente do Ypiranga, Edmauro Torres fez uma avaliação sobre esse primeiro encontro e citou uma pauta de reivindicações propostas pelos dirigentes das equipes.

“Foi levada uma pauta de reivindicações feita pelas equipes que pretendem disputar a Séria A2 e traçamos algumas metas que seriam interessantes, então levamos ao presidente essas demandas, ele falou que irá analisar. E ao contrário dos anos anteriores em que a fórmula era da maneira em que a FPF determinava, agora não, estamos unidos e possivelmente o torneio será nos moldes em que os clubes almejam” – completou.

Ao final, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, comentou sobre o resultado da reunião e a expectativa para a próxima reunião, a ser realizada nos próximos dias.

“Foi uma reunião proveitosa, pois tivemos uma participação ampla dos clubes participantes e, certamente, teremos um desfecho melhor no próximo encontro”, disse o presidente.

No total, dezoito equipes participaram da reunião, foram elas: Cabense, Atlético de Carpina, Belo Jardim, Barreiro, Centro Limoeirense, Porto, Decisão, Ferroviário do Cabo, Ibis, Ipojuca, Pesqueira, Retrô, Serra Talhada, Serrano, Timbaúba, Vera Cruz, Ypiranga e 1º de Maio.

27
março

Ex-jogadoras de futebol santa-cruzenses se reencontram no Estádio Limeirão

Na tarde da última segunda-feira (25), um grupo de ex-jogadoras de futebol de Santa Cruz do Capibaribe se encontraram no Estádio Otávio Limeira Alves. As mulheres, que defenderam entre as épocas de 1980 e 1990 as equipes de futebol local (Ypiranga, Capibaribe, Arco-íris, Quimilson e Seleção Santa-cruzense de Futebol), foram precursoras da modalidade na cidade, que hoje acontece em menor proporção, com projetos esporádicos, como o Ypiranga, que recentemente manteve um time feminino que participou do campeonato estadual e da Copa do Nordeste.

O encontro foi promovido pela Coordenadoria da Mulher, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e o grupo de jogadoras será representado na próxima sexta-feira (29), em uma premiação que homenageará as mulheres santa-cruzenses que se destacam na sua área de atuação na sociedade, a premiação será no Teatro Municipal, às 19h.

A coordenadora Nete Vieira comemorou o fato de ter reunido as mulheres em um ambiente onde elas além de se divertirem, enfrentaram muitas barreiras.

“É com muita alegria que promovemos este momento para essas mulheres que fizeram algo brilhante para o esporte, para a própria história de Santa Cruz do Capibaribe, essa é uma página da nossa história que precisa ser lembrada e inclusive o exemplo delas será usado para as meninas e adolescentes da cidade”, antecipou.

Resistência

Marlene Lopes lembrou que seu primeiro contato com o futebol foi acompanhando seu pai em jogos do Ypiranga ainda na infância, mas ele não gostava da ideia dela praticar o esporte.

“Certa vez, meu pai falou que se eu chegasse em casa machucada, talvez até machucasse a outra perna, esse era apenas um dos tipos de barreiras que precisávamos superar. Era trabalhoso lidar com as pessoas chamando nosso time de ‘machonas’, homens dizendo que nunca namorariam uma mulher que jogasse futebol, mas nós superamos tudo isso, nós jogávamos por diversão”, afirmou.

Apoio para o esporte

As ex-jogadoras lembraram do apoio que o comércio local dava para o esporte.

“Nós íamos às lojas, e com a ajuda dos comerciantes da cidade, conseguimos dinheiro para uniformes, trouxemos times adversários, conseguimos fretar veículos e irmos jogar nas cidades, etc., nós até homenageamos uma loja de pneus, estampando seu nome na camisa e colocando o nome da loja em um dos times, o Capibaribe”, lembrou Ana Catanha.

Ary Barbosa

Uma fala comum em todas as ex-atletas, foi o incentivo de Ary Barbosa, desportista e radialista santacruzense já falecido, que hoje empresta seu nome ao Campo Municipal.

“Desde o início do time feminino do Ypiranga, Ary convidava para participar dos treinos, incentivava, orientava nos jogos e fazia de tudo para que o futebol feminino desse certo na cidade”, falou Rosemere Aleixo.

22
março

Medalha ‘Bruno Rafael e Júlio Cesar’ é aprovada em Santa Cruz

Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe aprovaram por unanimidade, nessa quinta-feira (21), o Projeto de Lei 173/2018, criando a ‘Medalha Bruno Rafael e Júlio Cesar – Destaques do Ano no Motocross’.

A condecoração será entregue a atletas santa-cruzenses que se destacaram no Motocross, durante o ano anterior.

De acordo com o projeto, de autoria de Marlos Melo, a cerimônia de entrega será realizada na Câmara de Vereadores, no mês de março.

Homenageados 

O jovem piloto Bruno Rafael (Bruninho) faleceu em 8 de janeiro de 2006, aos 17 anos (Se estivesse vivo, teria completado 31 anos no ultimo dia 20 de março). Já o campeão Júlio César faleceu em 26 de agosto de 2013. Ele estava com 44 anos.

15
março

Edson Vieira visita obra de reestruturação do Campo Municipal de Santa Cruz

Acompanhado de vereadores, secretários e gestores municipais, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, esteve na manhã desta quinta-feira (14) no Campo Municipal Ari Barbosa de Lima (Aryzão), para verificar o andamento das obras de reestruturação do local.

O espaço esportivo está recebendo uma nova cabine de imprensa, vestiários para árbitros e bancos de reservas para as equipes, alambrado removível, além de marcações do campo com padrões oficiais.

“Verificamos como está o andamento dessa obra importante, um espaço de grande valor, que proporciona lazer para os amantes do futebol em Santa Cruz do Capibaribe. Uma obra que tem a marca de nosso governo, um compromisso firmado que está sendo realizado”, destacou o prefeito Edson Vieira.

Rubens Monteiro, secretário Executivo de Esportes falou da importância da obra para os peladeiros. “A satisfação é muito grande com essa reconstrução do Campo Municipal. Acredito que os peladeiros vão ganhar um espaço digno, como todos que gostam do futebol merecem”, disse o secretário.

“Estamos trabalhando para que além de um novo campo, a população ganhe um espaço que abrigue eventos do município com total comodidade”, pontuou Gilson Julião, secretário de Desenvolvimento Urbano.

O investimento nas melhorias do campo Aryzão é de mais de 300 mil reais em recursos da administração municipal da Capital da Moda. O espaço multiuso terá uma estrutura desmontável para que o local possa acomodar eventos oficiais do município. A previsão de entrega da obra é para o final de abril.

/

Informações da assessoria

Notícias Anteriores