25
Maio

Santa Cruz – Aulas seguirão suspensas até segunda ordem na rede municipal, revela secretário

Na tarde desta sexta-feira (25), o secretário municipal de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, Joselito Pedro (foto), enviou nota a nossa redação.

O assunto é a permanência, para esta segunda-feira (28), pela suspensão das aulas a alunos da rede municipal de ensino. De acordo com ele, o retorno às aulas dos estudantes depende de como devem ser tomados os rumos, nos próximos dias, dos protestos contra os aumentos dos combustíveis.

Confira a nota:

“Sobre a volta às aulas na próxima segunda-feira, a Secretaria de Educação informa que ainda é vago comunicar se iremos poder recomeçar.

Tudo vai depender da paralisação dos protestos pelo país. Se as coisas continuarem como estão será muito difícil que as escolas voltem a funcionar próxima segunda-feira (28/05). Porém, qualquer mudança neste sentido anunciaremos através das redes de comunicação.

Por isso, é importante que todos nós fiquemos conectados, aguardando qualquer informação nova. Então, deste modo, até segunda ordem, mantém-se a paralisação das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Agradecemos a compreensão”.

Joselito Pedro
Secretário Municipal de Educação

22
Maio

Unopar promove discussão sobre as reformas na Educação Brasileira

A Unopar promoveu, no Teatro Municipal de Santa Cruz, um encontro com profissionais da Educação.O encontro foi em comemoração aos dias do Pedagogo e dos profissionais de Letras e Matemática, onde foi discutido o tema “As recentes reformas na Educação Brasileira”.

O evento foi uma forma de esses profissionais abordarem as recentes reformas na educação do Brasil, dando possibilidade de se fazer uma reflexão de como isso pode ter impactos positivos e negativos.

A discussão desses temas auxilia em proporcionar uma Educação de qualidade e republicana, o que deve ser uma das propostas de uma Base Nacional Comum Curricular.

A Unopar, enquanto instituição educacional, cumpre seu papel quando proporciona aos seus estudantes e a sociedade esses momentos de formação.

Na mesa, estiveram presentes educadores mestres e mestrandos Izaquiel Arruda, Fábio Ferreira, Maria Silvânia Bezerra e Ana Paula Araújo; todos com experiência em suas áreas de atuação.

 

Informações da Assessoria

16
Maio

Unopar Santa Cruz realiza palestra de grande importância para as mães

A Unopar Santa Cruz realizou, na noite da última segunda-feira (14) uma palestra de grande importância para as mães. A palestra, também comemorativa ao Dia das Mães, abordou o tema “Primeiros socorros: um conhecimento que pode salvar a vida do seu filho”.

Ministrando a palestra, estiveram profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência), Jerônimo Felix e Davi Chaves, onde de forma interativa, ministraram aulas de primeiros socorros e também responderam a várias perguntas das mães que estiveram presentes.

Além da palestra, as mães também foram maquiadas, fizeram sobrancelhas e também participaram do sorteio de vários brindes.

A Unopar Santa Cruz agradece a todos que estiveram presentes e também aos profissionais das empresas Exclusiva Cosméticos, Milena Thuane Studio e Boticário, por apoiarem essa iniciativa.

 

 

Informações da Assessoria

16
Maio

Instituto Dom Pedro I realiza semana comemorativa ao Dia das Mães

O Instituto Dom Pedro I comemorou o Dia das Mães com várias homenagens preparadas com muito carinho pela sua equipe pedagógica, junto a seus alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Na quinta-feira (03), o Teatro Municipal foi palco de belíssimas apresentações, músicas e encenações que transmitiram amor e carinho para todas as mamães presentes.

Nas instalações do IDPI na terça-feira (08), as homenagens foram voltadas para as mães que fazem parte do Grupo de Dança Vitrine Cultural da boa idade. Elas foram recepcionadas com um delicioso café da manhã e após a degustação dos saborosos pratos ,os alunos foram contemplados com belas apresentações feitas pelas mães homenageadas.

As comemorações não pararam por ai, no dia (09), as mães IDPI esbanjaram emoções ao assistirem apresentações que os pequenos prepararam para expressar o amor as suas mães.

Mas como todas as homenagens não são suficientes para demonstrar nossa gratidão, na noite da quinta-feira (10), elas participaram de um lindo jantar que aconteceu no Cellebre Recepções e contou com um público recorde.

Confira um pouquinho de como foi o nosso jantar:

Para concluir as homenagens na sexta-feira (11), as mamães receberam lindos presentes que com carinho, foram escolhidos para fazer a felicidade dessas mulheres guerreiras.

 

Confira todas as fotos clicando aqui!

14
Maio

Com ameaça de greve, professores realizam protesto e paralisam atividades em Brejo

Na manhã desta segunda-feira (14) professores da rede municipal de Brejo da Madre de Deus realizaram, no distrito de São Domingos, uma paralisação de advertência.

De acordo com a categoria, a paralisação das atividades segue até a próxima terça-feira (15) e o protesto está sendo motivado, segundo eles, por uma série de fatores.

Entre eles estão: o não reajuste salarial deste ano por parte da prefeitura; uma suposta dívida com o regime de previdência própria, referente ao não repasse da prefeitura de contribuições da categoria; e também as condições de trabalho nas escolas.

Em entrevista concedida ao Blog, a representante do Sinduprom (sindicato da categoria), professora Luciene Cordeiro, fez críticas ao prefeito Hilário Paulo (SD).

“Para a gente, é uma grande decepção porque a maioria dos professores que estão aqui votaram nele e acharam que ele seria diferente. Ele, quando era vereador, foi um dos que aprovaram o Plano de Cargos e Salários e hoje quer desregulamentar, não quer cumprir com a Lei. É muita contradição. Quando vereador, votou a favor e hoje, infelizmente, descumpre a Lei” – disse.

Os professores saíram em passeata, munidos de faixas e distribuindo panfletos sobre os problemas alegados. Ainda de acordo com a professora, nesta terça a paralisação acontece na cidade de Brejo e uma assembleia deve ser realizada na semana que vem para discutir ou não se a categoria entra em greve.

“Sabemos que a prefeitura possui um grande número de contratados e que descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas nós professores efetivos não podemos ser responsabilizados por isso. Quanto a dívida com a Previdência Própria, sabemos que ela existe e que ainda não foi sanada” – pontuou a professora.

A prefeitura de Brejo, em nota enviada a categoria e divulgada pela imprensa, já alegou falta de recursos para realização do reajuste e que, mesmo sem ele, os professores estariam recebendo a mais do que determina o piso nacional da categoria.

Fotos: Thonny Hill

11
Maio

Escola Primeiro Mundo realiza “Jantar das Mães”

Em uma noite de muita alegria, mães da escola Primeiro Mundo comemoram o dia das mães

Nesta quinta, 10 de maio, a Escola Primeiro Mundo realizou a comemoração do dia das mães com um lindo jantar. Em uma noite de muita alegria, as mães puderam se confraternizar e interagir com a programação realizada pela escola.
O evento aconteceu no novo restaurante do Pele que fica localizado no Rota do Mar Complex e contou com a presença do cantor Alex Dias.
 .
Clique nas imagens para ampliar:
Informações da Assessoria

09
Maio

Enem 2018 – Mudança garantirá gratuidade de taxa a todos os estudantes concluintes em escolas públicas, diz MEC

 

Estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas da rede pública, que não solicitaram a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018, durante o mês de abril, terão a gratuidade automática.

É o que afirma o Ministério da Educação (MEC) que, através de nota, citou que a gratuidade deve acontecer em função da mudança no formato do exame, onde a gratuidade seria assegurada tanto pelo MEC quanto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A gratuidade a esses concluintes e o período de inscrições vai até as 23h59 (horário de Brasília) de 18 de maio e para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU).

Já o prazo para pagamento da taxa de inscrição, que deve ser paga por aqueles que foram reprovados na solicitação de isenção, agora é maior, terminando em 23 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro.

As inscrições do Enem são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep. Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção.

Os estudantes que estão na última série do ensino médio, em escola da rede pública, e não solicitaram a isenção, devem passar pelo processo completo de inscrição. Já os concluintes que fizeram a solicitação previamente, conforme orientado, farão a inscrição simplificada.

02
Maio

Diretor é acusado de assediar aluna menor de idade em escola pública de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

O diretor de uma escola pública está sendo acusado de ter assediado uma aluna menor de idade em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com a denúncia, o fato teria ocorrido nas dependências da Escola Municipal Professor Antônio Gomes Aragão, no Bairro Rio Verde. O caso foi levado ao conhecimento do Conselho Tutelar e posteriormente encaminhado para abertura de procedimento delegacia da cidade.

No depoimento, a menor de 12 anos, acompanhada da mãe, relatou que na tarde desta quarta-feira (02) teria sido chamada até a sala do diretor Clodoaldo Moreira. A garota relatou que na ocasião o diretor fechou a porta da sala e afirmou que “lhe admirava muito” e perguntou se teria como eles se encontrarem fora da escola. Com a negativa, o diretor teria ficado na frente dela “e lhe tocado, acariciando seu ombro e sua cintura”, conforme relato registrado no boletim da delegacia.

A menor afirmou ainda que, posteriormente, saiu da sala da direção e retornou para a sala de aula, quando teve uma crise de choro, afirmando que só iria sair da sala acompanhada da mãe.

 

Diretor nega denúncia e diz que “em 19 anos na direção da mesma escola, nunca teve problemas com alunos”

 

O Blog entrou em contato por telefone com o diretor Clodoaldo Moreira. Ele negou as denúncias. Clodoaldo disse que aguarda ser ouvido pelas instituições que estão apurando o caso.

Clodoaldo confirmou que chamou a aluna para uma conversa em sua sala e disse que esse procedimento ocorreu também com outros alunos, tendo como motivo um possível mau desempenho de classe.

 O diretor afirmou também ter tomado conhecimento que a garota vinha sendo ameaçada por outras alunas e que este seria o motivo da menina ter chorado em sala de aula. Clodoaldo afirmou também que solicitou que a mãe dela fosse chamada e que só ficou sabendo da versão da aluna quando tomou conhecimento do procedimento no Conselho Tutelar.

“Em 19 anos na direção da mesma escola, nunca tive problemas com alunos”, afirmou Clodoaldo.

 

O que diz o Conselho Tutelar?

 

O Blog do Ney Lima entrou em contato com o Conselho Tutelar que afirmou que, com base no relato da vítima, encaminhou o caso para a delegacia da Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi registrado um boletim de ocorrência.

O conselheiro Rogério Félix afirmou ainda que a garota foi encaminhada para acompanhamento psicológico e que a Secretaria de Educação do município foi notificada para tomar as devidas providências.

 

Secretário de educação confirma que vai afastar diretor até que a denúncia seja apurada

 

 

O Blog ouviu também o secretário de educação Joselito Pedro. Por telefone, o secretário lamentou o suposto ocorrido. Disse que esteve acompanhando o depoimento da aluna e confirmou que irá solicitar o afastamento do diretor Clodoaldo Moreira até que a denúncia seja investigada e o suposto episódio seja esclarecido.

Joselito afirmou que o prefeito Edson Vieira já foi comunicado sobre a decisão.

27
Abril

Prefeitura entrega requalificação da Escola Sevy Barros, em Santa Cruz

Na manhã desta sexta-feira (27) foi realizada, pela prefeitura municipal, a solenidade para entrega da requalificação da Escola Municipal Sevy Barros.

Localizada no bairro Santa Tereza, a escola tem, de acordo com a diretora, 480 alunos divididos em 16 turmas, sendo oito no período da manhã e oito no período da tarde.

De acordo com o secretário de Educação, Joselito Pedro, a requalificação consistiu em várias etapas, passando pela parte hidráulica, colocação de janelões, derrubada de parte do muro para colocação de grades, reforma no telhado das salas, pintura, reforma de piso e banheiros (inclusive com espaço para cadeirantes) e outros itens.

“Não foi fácil, mas conseguimos tornar real esse sonho. Estamos entregando nessa comunidade uma escola praticamente nova. Aqui não tem maquiagem, mas a prova de que estamos trabalhando com amor a Educação. Essa é a quarta escola que estamos entregando assim a população e isso é algo extremamente importante” – disse.

Já o prefeito Edson Vieira destacou os valores que, segundo ele, foram investidos na unidade educacional com a requalificação.

“Eu sempre quis fazer daqui uma escola aberta, um patrimônio para o povo e para essa comunidade. Tínhamos que dividir essa responsabilidade, pois o poder público executa, faz e chama o povo para cuidar. Estamos requalificando todas as escolas, não estamos maquiando. Basta entrar nessa unidade e ver o antes e o depois. Foram investidos aqui mais de 200 mil reais para dar melhores condições ao professor, ao aluno e também a comunidade” – frisou.

Ainda de acordo com o prefeito, também será executada a construção de uma quadra coberta na escola. No local, já havia uma máquina cavando as fundações da cobertura.

 

25
Abril

Em clima de muita descontração, Unopar realiza sorteio da promoção Matrícula Premiada

Na noite da última terça-feira (24) foi realizado o sorteio da promoção “Matrícula Premiada”, promovido pela Unopar. O sorteio aconteceu na noite da última terça-feira (24) no Polo Unopar Santa Cruz, onde concorreram ao prêmio, uma moto zero quilômetro, universitários novatos e veteranos dos polos de Santa Cruz, Brejo e Surubim.

A animação do sorteio ficou por conta dos radialistas Luciano Ferrari e Hamilton França (Pitombinha), que interagiam com os estudantes, tutores e direção através de entrevistas super descontraídas, aumentando ainda mais o clima de expectativa.

Todo o evento também foi transmitido ao vivo nas fan pages dos polos Unopar e, por volta das 19h30, foi realizado o sorteio do cupom premiado.

A diretora administrativa da Unopar, Mirelly Tavares, fez o anúncio da ganhadora, que reside na cidade de Brejo da Madre de Deus, mais precisamente do Sítio Açudinho, na zona rural.

A sortuda é Mariana da Silva, que faz o curso de Pedagogia e faz sua aula semipresencial aos sábados, no Polo Unopar Santa Cruz. A entrega da moto a ganhadora deve ser realizada ainda essa semana e, ainda de acordo com Mirelly, novas promoções devem acontecer nos próximos meses.

Informações da Assessoria

24
Abril

Edson Vieira visita obras nas escolas da rede municipal de ensino 

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB), visitou na manhã desta terça-feira (24), duas unidades de ensino do município. O gestor municipal acompanhou o trabalho de requalificação da Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros e a  obra de construção da Escola Maria do Socorro Aragão Florêncio.

A Escola Sevy Barros ganhou melhorias em pintura, telhado, sistema elétrico e hidráulico, gesso no teto das salas de aula, implantação de lâmpadas de LED, construção da calçada interna e externa da escola, reforma total dos banheiros, novas janelas com grades, gradeado na entrada, troca de portas e portões.

“Tivemos a felicidade de fazermos duas visitas importantes da área de educação da cidade. Fomos à Escola Sevy Barros que recebeu total requalificação e a escola em construção Maria do Socorro que está recebendo um investimento de um milhão e meio de reais. Vamos entregar essa unidade de ensino no segundo semestre de 2018”, contou o prefeito Edson Vieira.

Ao acompanhar o prefeito, Joselito Pedro, secretário de Educação falou da atenção direcionada a melhoria da estrutura das escolas no município. “Um dia memorável para Educação em Santa Cruz do Capibaribe. Passamos primeiro na Escola Sevy Barros que está linda após receber a requalificação. A outra visita nossa na obra de construção da Escola Maria do Socorro. São investimentos que gestão municipal faz direcionados para o futuro da nossa gente”, frisou o secretário.

A Escola Municipal Maria do Socorro Aragão Florêncio, está sendo construída no loteamento Cidade Alta, possui R$ 1.500.000,00 (Um milhão e quinhentos mil reais), de investimentos. São recursos municipais, Azul, Verde e Branco. A unidade de ensino vai abrigar 400 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

A requalificação da Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros, bairro Santa Tereza, teve investimento de mais de 200.000,00 (duzentos mil reais). A entrega a população será na próxima sexta-feira (27), às 10 horas da manhã.

;

Informações da assessoria.

20
Abril

Instituto Dom Pedro I comemora ‘Dia do Índio’

No dia 19 de abril, comemora-se no Brasil, e em vários outros países do continente americano, o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. Em comemoração à essa data, alunos da educação infantil além de se caracterizarem, também conheceram um pouco sobre a cultura indígena.

Os pequenos aprenderam a grande importância dos povos indígenas para nossa própria história mostrando suas influências em nossos costumes.

A celebração do Dia do Índio tem como propósito, a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias.

O Instituto Dom Pedro I, por entender a relevância dessa data, realizou atividades com os alunos para mostrar a importância dos índios na história do nosso país.

Confira mais imagens clicando AQUI.

Assessoria. 

20
Abril

Alunos do Educandário Antônio Burgos participam de atividades e reflexões sobre o índio

Foi um dia riquíssimo de aprendizagens, onde os alunos conheceram algumas das contribuições indígenas para o enriquecimento cultural do país e refletiram sobre a história de lutas contra o preconceito e os estereótipos.

Fortalecendo assim a compreensão da importância da participação ativa do índio nas discussões e construções sociais atuais.

Informações da Assessoria

11
Abril

Candidatos inscritos em concurso suspenso de Santa Cruz do Capibaribe devem ser ressarcidos, diz MPPE

Devido à suspensão do concurso publico de Santa Cruz do Capibaribe, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito Edson Vieira (PSDB), ao Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape) e à empresa Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC) que promovam, sem qualquer tipo de burocracia, o ressarcimento do valor das inscrições pagas pelos candidatos.

De acordo com o promotor de Justiça Lúcio Cabral, a Promotoria de Justiça local recepcionou algumas representações formuladas por concorrentes daquele certame, as quais indicaram a existência de diversas irregularidades no concurso público, dentre as quais se destacam ausência de competência do Coniape para realização de concurso público para os municípios conveniados; ausência de idoneidade e de reputação ilibada da empresa ADM&TEC, contratada através de dispensa de licitação; e concessão da medida cautelar para determinar suspensão dos referidos processos seletivos públicos até o exame de mérito final pelo Tribunal.

Os candidatos também informaram a ausência da devolução requerida administrativamente das taxas recolhidas de boa-fé, por ocasião da inscrição no concurso público após a decisão do Tribunal de Contas do Estado pela suspensão do concurso.

Deverá ser divulgado, no prazo máximo de 15 dias, contados do recebimento desta, através dos meios de comunicação (site oficial da Prefeitura e site da ADM&TEC) uma lista contendo os nomes dos candidatos inscritos no concurso público que já fizeram requerimento de devolução, porém ainda não tiveram restituídos os valores pagos na sua inscrição. Também cabe ao poder público, Coniape e ADM&TEC divulgar ao público a suspensão do concurso no site da Prefeitura e pela imprensa oficial da cidade.

.

Fonte: Ministério Público de Pernambuco

11
Abril

Informe publicitário

Alunos Wizard aprendendo Inglês de uma maneira divertida e diferente com o WIZKIDS

Na Wizard aprender inglês é uma diversão, a criança aprende um novo idioma com atividades e brincadeiras.

Confira as fotos, visite a Wizard e leve seu filho para uma aula experimental.  MATRÍCULAS ABERTAS.

Informações da assessoria

10
Abril

Santa Cruz do Capibaribe lança edital de seleção do programa Mais Alfabetização

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Educação aderiu ao programa federal, Mais Alfabetização. Nesta terça-feira (10), começaram as inscrições com lançamento do edital, contendo normas do processo seletivo simplificado para assistentes de alfabetização voluntários do projeto. As matrículas vão até a quarta-feira (11) e são gratuitas.

O objetivo é fortalecer as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental. O programa será efetivado por acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática. Em Santa Cruz do Capibaribe 17 escolas foram selecionadas para atuar neste projeto.

A seleção dos profissionais possui três etapas, análise de currículo, provas objetivas e entrevista com comissão julgadora. São 13 vagas e cada selecionado poderá atuar em 10 turmas.

A entrega de documentos, preenchimento de ficha de inscrição e provas serão realizadas na secretaria municipal de Educação, localizada na Avenida 29 de Dezembro, Nº 79, centro.

Maiores informações no edital e ficha de seleção.

Ficha de Inscrição

Edital de Seleção

30
Março

Páscoa do Instituto ‘Dom Pedro I’ surpreende com belíssimas apresentações

Páscoa é uma celebração com grande significado para os cristãos. É um momento de reflexão para muitos. Nossas crianças estão envolvidas em um contexto de muitas informações a respeito da Páscoa e a escola também participa na mediação dessas informações.

Desta forma, o tema Páscoa foi trabalhado no Instituto Dom Pedro I, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Na ultima terça (27) alunos, dos dois turnos, juntamente com professoras, apresentaram aos pais lindas apresentações de formas lúdicas na Educação Infantil e abordando o verdadeiro sentido da Páscoa no Ensino Fundamental I.

Foi um verdadeiro Show de talentos! Tivemos coreografias, apresentação em LIBRAS e um coral que encantou os presentes.

A direção agradece a presença de todos e deseja uma Feliz Páscoa!

Confira todas as fotos clicando aqui

Assessoria

28
Março

Turmas da Escola Dinâmica participam de comemoração da Páscoa no Parque Florestal

As turmas do Jardim II ‘A’ do turno da manhã com as professoras Carlla Souza e Érica Monaliza e do 5º ano ‘B’ do turno da tarde da professora Ana Paula Brito escolheram o parque Florestal de Santa Cruz do Capibaribe para realizar as atividades comemorativas da Páscoa.

Durante a manhã desta terça-feira (28), a turma do Jardim II ‘A’ foi ao parque florestal para uma aula diferente, cheia de diversão e aprendizado na presença da natureza.

“Ensinar o verdadeiro sentido da páscoa para os nossos pequenos é de extrema importância, mas além disso, ilustramos nossa aula com a figura do popular ‘coelhinho da Páscoa em uma divertida caça aos ovos. Proporcionamos uma aula diferente neste ambiente agradável e realizamos um lanche coletivo, onde tivemos a oportunidade de falar sobre solidariedade com as crianças”, explica a professora Carlla Souza.

Já na parte da tarde, a turma do 5º ano ‘B’ participou de um delicioso lanche coletivo realizado pela professora Ana Paula Brito. Na sombra das árvores a educadora falou sobre o real objetivo da Páscoa.

“Esse é um período excelente para falarmos sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, que é o amor pelo nosso semelhante. Respeito ao próximo, solidariedade, união e coletividade são alguns dos pontos que trabalhamos com as crianças. Vivenciando atividades como essa temos certeza que eles levarão esses aprendizados para a vida”, afirma a professora.
Página 1 de 61123...1020...Última »

Notícias Anteriores