12
novembro

Matrícula em escolas da Rede Estadual de PE terá início na terça (13)

Nesta terça (13), terá inicio o cadastro de matrículas para o ano letivo de 2019 na rede de escolas estaduais do Governo de Pernambuco. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet, através do site Matrícula Rápida, a partir das 7h da manhã, seguindo até o dia 27 de novembro. Aos que não possuem internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática de mais de 300 escolas.

Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final pelos pais ou responsáveis ou pelos próprios alunos, quando maiores de 18 anos. Ao final, será gerado um protocolo de confirmação da matrícula, que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, na segunda etapa, o estudante precisará deste número para se dirigir à escola que se matriculou e entregar os documentos necessários.

Estudantes já matriculados na Rede Estadual do Governo de Pernambuco terão automaticamente suas vagas confirmadas. Das mais de 172 mil vagas ofertadas para novatos, 95 mil foram destinadas a alunos oriundos da rede municipal, que não precisarão participar desta primeira fase por já estarem com o cadastro reservado. Para os novados na Rede, estarão disponíveis 77 mil vagas remanescentes, sendo 15 mil na Região Metropolitana e quase 43 mil no interior. Do total, 31 mil são para o ensino fundamental e 46 mil para o ensino médio. A disponibilidade de entrada inclui também a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para 2019, neste momento há uma oferta de 9 mil vagas para novatos nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM). Destas, 4 mil no Recife e Região Metropolitana e 5 mil no interior do Estado. O processo de ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE), no entanto, é diferente, realizado mediante inscrição, encerrada na última sexta (9), e processo seletivo a parte. O início do ano letivo está previsto para o dia 4 de fevereiro de 2019.

Realize a matrícula clicando AQUI.

12
novembro

Enem 2018 – Mais de 90 mil estudantes faltam ao segundo dia de provas em PE

Em Pernambuco, 90.659 estudantes faltaram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (11). De acordo com dados do Inep, isso representa 29,5% de faltosos.  Estavam inscritos 307.320 estudantes.

No primeiro dia de prova, em 4 de novembro, foram mais de 77 mil faltosos, o equivalente a 25,1% do total de inscritos no estado.

Neste segundo dia, os estudantes responderam às questões de matemática e ciências da natureza.

10
novembro

Unopar traz para Santa Cruz do Capibaribe o curso de Comércio Exterior

A Unopar apresenta, para Santa Cruz do Capibaribe e região, uma nova opção em curso de graduação, nas modalidades semipresencial e 100% online.

Trata-se do curso de Comércio Exterior, essencial para quem gosta de desafios e explorar novas possibilidades de mercado não só no Brasil, mas também em outros países. Conheça um pouco do que aborda o novo curso:

 

Comércio Exterior – Com duração de dois anos, esse curso lida com a compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Durante sua graduação, ele irá aprender a acompanhar acontecimentos internacionais, as tendências de consumo, identificar necessidades de clientes e fornecedores, descobrir oportunidades e elaborar estratégias de negócios e marketing. O campo é vasto, já que o profissional em Comércio Exterior pode atuar em empresas de importação e exportação, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, operadoras de câmbio e de seguros por exemplo.

Procure nosso polo Unopar e fique ainda mais por dentro de tudo, conhecendo também outras opções em cursos.

O polo Unopar Santa Cruz está localizado a Rua Pedro Teodoro Aragão – 39, bairro Nova Santa Cruz, com telefone (81) 3731-3822.

Assessoria. 

09
novembro

Informativo Dom Pedro I

Conscientização sobre o meio ambiente 

Aprender sobre os efeitos causadores da poluição dos rios é de fundamental importância para a conscientização dos alunos e fazer com que cada um conheça a formação histórica da nossa cidade, onde o Rio Capibaribe tornou-se uma parte importante nessa formação.

Os alunos do 3° ano “C”, junto com a professora Deyse vivenciaram o projeto “Conhecendo o Nosso Rio” , que tem como objetivo discutir e conhecer a respeito dos malefícios provocados ao Rio Capibaribe principalmente pela ação do homem ao meio ambiente, devido à poluição da água. A intenção foi propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das causas e consequências que provocam a poluição da água.

Na sala de aula, os alunos aprenderam o percurso do Rio Capibaribe até chegar ao mar. Além disso, foi realizada uma visita ao local, para conhecer de perto os males causados pelo ser humano ao longo dos anos.

No fim, foi elaborado um trabalho de artes, evidenciando o rio limpo e poluído, além de uma produção textual abordando fatores causadores dessa poluição, citando soluções viáveis para uma mudança.

Assessoria 

08
novembro

Gestão Edilson Tavares inaugura terceira escola em Toritama

 

Nesta quanta-feira (09) acontece a inauguração da escola municipal Maria Gonçalves da Silva, no loteamento Izídio Tavares em Toritama. A instituição de ensino é a terceira construída pela atual gestão.

Em seu plano de governo, o prefeito Edilson Tavares (MDB) previa a construção de quatro novas escolas municipais.

A nova escola vai substituir o antigo endereço que, segundo  prefeitura, funcionava de forma precária em um prédio locado.

De acordo com as informações o investimento foi de R$ 1.400.000,00, e segue o mesmo padrão das demais construídas recentemente. Com 8 salas de aula climatizadas com ar-condicionado, sala de inovação educacional, sala de computadores, pátio de recreação, mini-campo de futebol, playgroud e refeitório.

A inauguração acontece a partir das 16h em uma cerimônia aberta com a presença das autoridades municipais.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

08
novembro

‘Inteligência Emocional’ – CDL está com inscrições abertas para curso

Saber controlar as emoções. Buscar alternativas inteligentes para solucionar problemas, afinal, um bom líder resolve problemas e não os cria. É com essa perspectiva que a CDL de Santa Cruz do Capibaribe está promovendo o Curso de Inteligência Emocional, com foco na Gestão de Lideranças.

O curso vai acontecer nos dias 3, 5, e 7 de dezembro, das 19 às 22 horas. Serão três encontros de pura imersão, com a professora e Coach Madellon Leite e com o professor Betto Aragão, onde os participantes poderão realizar testes e descobrir seus perfis de líderes, a fim de que possam aplicar na prática suas habilidades e controlar melhor os seus impulsos.

As vagas são limitadas, pois como o curso requer imersão, é preciso que todos estejam atentos aos testes para melhores resultados. Será a última turma do ano. Garanta a sua vaga. Entre em contato com a CDL e se inscreva. 3731-2850 ou pelo whatsapp: 9.9400-2291.

Assessoria. 

08
novembro

Unopar Santa Cruz está com inscrições abertas para seu novo curso de Gestão de Turismo

A Unopar Santa Cruz está com inscrições abertas para mais uma nova opção em curso de graduação, nas modalidades semipresencial e 100% online.

Trata-se do curso de Gestão de Turismo, direcionado para quem quer ter sucesso em uma área com muitas oportunidades de trabalho.

Conheça um pouco do que aborda o novo curso:

Gestão de Turismo – Com duração de dois anos, é o curso perfeito para quem é apaixonado em organizar viagens, feiras, congressos e exposições. Com a conclusão do curso, o tecnólogo pode atuar em agências, sites turísticos, comandar trabalhos de vendas de passagens, elaborar programação de passeios, gerenciar atividades em empresas e hotéis entre outras atribuições. No poder público, o Gestor de Turismo atua na implantação de projetos que possibilitem o desenvolvimento turístico local, além de coordenar a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.

Procure nosso polo Unopar e fique ainda mais por dentro de tudo, conhecendo também outras opções em cursos disponíveis.

O polo Unopar Santa Cruz está localizado a Rua Pedro Teodoro Aragão – 39, bairro Nova Santa Cruz, com telefone (81) 3731-3822.

07
novembro

Palestra show sobre comunicação lota Teatro Municipal de Santa Cruz

A noite de terça-feira (06), em Santa Cruz do Capibaribe, foi marcada pela qualificação profissional e grande presença de público na palestra O PODER DA COMUNICAÇÃO DE ALTO IMPACTO.

O evento foi promovida pela ‘C3 Qualifica’, empreendimento que surge com o propósito de agregar mais conhecimento e ampliar a capacidade dos profissionais de Santa Cruz do Capibaribe e região.

“Hoje o mercado exige profissionais mais preparados e proativos para atuar na superação das metas e em melhores resultados, por isso a importância de momentos de integração e troca de experiência, que encontramos em evento como este”, disse Jones Silva, criador da ‘C3 Qualifica’.

Na abertura da palestra os participantes puderam prestigiar a cantora Alexiana, que veio, com um repertório maravilhoso, abrilhantar ainda mais a noite.

Posteriormente, os dois palestrantes de renome nacional: o professor especialista em comunicação e vendas, Júlio Pascoal e o Consultor, coach e Especialista em atendimento, Roberto Montanha, cativaram o público presente no Teatro Municipal, formado por empreendedores e empresários das mais diversas áreas da região.

Na ocasião, Júlio Pascoal deu dicas para um bom atendimento e de como a comunicação é importante no ato da venda.

“Fale a língua que teu cliente entende!”, disse ele, informando que todos os nossos atos, nossa forma de agir, influenciam diretamente àqueles que estamos atendendo.

Fechando a noite, o coach Roberto Montanha, juntamente com números de mágica realizados pelo mágico Crispim, destacou a necessidade de se transformar sonhos em algo extraordinário, de modo a ajudar as pessoas e alcançar o sucesso profissional.

Para Montanha, o sucesso não é expresso apenas com dinheiro, mas primeiramente no reconhecimento e satisfação pelo trabalho realizado.

Assessoria.

31
outubro

Escola Antônio Burgos realiza aula passeio com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental

A viagem aconteceu nesta quarta 31 de outubro em Caruaru-PE. Os alunos e professores aproveitaram o dia para juntinhos curtirem uma programação animadíssima.

Passeio no Parque Ambiental, piquenique, visita ao shopping para uma tarde de games e diversão foram algumas das atividades vivenciadas.

Confira:

Informações da Assessoria

31
outubro

Informativo Instituto Dom Pedro I

Criançada aprende nova cultura e se diverte com Halloween IDP I 2018

O Halloween, é uma festa de origem inglesa, popularmente conhecida nos Estados Unidos. Sua data específica é 31 de outubro e suas raízes culturais são parecidas com o nosso Dia de Finados.

Como o Instituto Dom Pedro I (IDPI) sempre busca proporcionar aos seu alunos diversas experiências de aprendizagem, foi realizado no dia 30 de outubro, com os alunos do Ensino Fundamental I (manhã e tarde), o Halloween IDP I 2018.

As atividades aconteceram dentro da disciplina de Língua Inglesa, ministrada pelo professor Emerson Duda. Na oportunidade, todos mostraram criatividade com cada fantasia.

Bruxinhas, vampiros, zumbis, arlequinas, freiras e diversos outros personagens fizeram parte festa.

Dessa maneira, os alunos vivenciaram uma cultura de outro país, se aproximando de outro idioma, de forma lúdica e criativa.

O projeto foi um sucesso, terminando com as ‘gostosuras e travessuras’, que deixaram um gostinho de quero mais.

Assessoria

31
outubro

Novidade! – Unopar Santa Cruz abre curso de graduação em Teologia

A Unopar Santa Cruz está com inscrições abertas para um novo curso de graduação, nas modalidades semipresencial e 100% online.

Trata-se do curso de Teologia, perfeito para você que busca crescer ainda mais os seus conhecimentos e alavancar seu futuro profissional. Conheça um pouco do que aborda o novo curso:

Bacharelado em Teologia – Com duração de quatro anos, o curso de Teologia forma profissionais estudiosos das religiões como um todo, levando em consideração o contexto histórico em que cada uma está inserida e sua influência na sociedade. Ao final do curso, o aluno se qualifica a pesquisar a história, os fenômenos e tradições religiosas, interpretar textos sacros, doutrinas e dogmas. No mercado de trabalho, o teólogo atua como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos, podendo também trabalhar em ONGs e centros culturais.

Gostou? Procure nosso polo Unopar e fique ainda mais por dentro de cada um desses cursos. O polo Unopar Santa Cruz está localizado a Rua Pedro Teodoro Aragão – 39, bairro Nova Santa Cruz, com telefone (81) 3731-3822.

Informações da Assessoria

30
outubro

Exclusivo – Ônibus escolares de Santa Cruz estão parados em oficina de Caruaru há dois anos

EXCLUSIVO

Três ônibus escolares estão encostados em uma oficina de Caruaru há cerca de dois anos. Foi o que constatou o Blog do Ney Lima nos últimos dias.

Os ônibus estão na oficina Volare e segundo informações apuradas pelo Blog existem débitos da Prefeitura com o estabelecimento.

A frota foi doada pelo Governo Federal e faz parte do programa “Caminhos da Escola”, adquiridos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com dados que foram apurados pelo Blog, os ônibus têm menos de seis anos de uso, eles chegaram ao município nos últimos meses de governo do ex-prefeito Toinho do Pará, em 2012.

Atualmente, parte do transporte escolar na zona rural do município é feita por toyoteiros de forma terceirizadas.

O Blog do Ney lima entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Santa Cruz e questionou quais as atuais condições dos três ônibus que constam nesta reportagem. A assessoria informou que estaria “em busca de informações” e que retornariam com brevidade. No entanto, até o fechamento desta matéria o posicionamento não foi enviado.

.

Ônibus foram lavados e fotografados

Um fato que chamou atenção é que um homem esteve recentemente na oficina e lavou os veículos. Em seguida os veículos foram fotografados, numa simulação de estarem em boas condições.

.

Um dos ônibus está sem motor

Um dos três ônibus escolares está sem o motor, conforme revela as imagens divulgadas pelo Blog. Não foi possível identificar o motivo e quem retirou as peças.

26
outubro

Escola Antônio Burgos Realizou 15ª Mostra Literária

O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro em várias etapas afim de oportunizar a comunidade um divertido mergulho no universo literário.

Na segunda-feira (25), alunos do Fundamental anos finais e Ensino Médio realizaram belíssima apresentação das obras estudadas. Na terça-feira foi a vez das turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental receberem pais, familiares e convidados para um dia recheado de significados. As ações desenvolvidas por estas modalidades ocorreram na Unidade II.

Simultaneamente, algumas turmas do Fundamental anos finais também desenvolveram ações itinerantes em algumas avenidas tradicionais da cidade afim de promover para a comunidade santa-cruzense a vivência prática da literatura.

Foi um momento de muitas aprendizagens e envolvimentos. A direção da escola parabeniza a toda equipe pedagógica e aos alunos pelo brilhante trabalho.

Informações da Assessoria.

26
outubro

Ação educativa sobre o Trabalho Infantil é desenvolvida nas escolas de Santa Cruz do Capibaribe

Proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA-Lei 8.069/90), o Trabalho Infantil está sendo alvo de uma série de palestras de conscientização nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe, durante os meses de outubro e novembro.

A ação é uma realização conjunta da Secretaria de Educação com a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, por meio da AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e possui o intuito de informar e mobilizar as crianças sobre o trabalho infantil.

O trabalho é desenvolvido por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e conselheiros tutelares. De acordo com Conceição Martins, pedagoga e coordenadora do AEPETI, o objetivo é conscientizar essas crianças de como o trabalho precoce causa danos físicos, psicológicos e sociais para a vida da criança e do adolescente.

“Buscamos fazer algo interativo. Iniciamos com apresentações de dança com músicas infantis, depois temos uma peça de teatro sobre o trabalho infantil e um vídeo sobre o tema. Em seguida começamos com a interação, perguntamos o que eles entenderam, explicamos o que é o AEPETI e o que fazemos, assim como o que o trabalho precoce causa na vida deles”, comenta Conceição.

A ação já passou pelas escolas municipais Lindalva Aragão de Lira, Ivone Gonçalves de Araújo e Professora Sevy Ferreira Barros. Na próxima semana será na Escola Orlandina Arruda Aragão.

24
outubro

Profissionais da Escola Dinâmica participam de palestra de abertura do SEDESP

Na noite desta segunda-feira, dia 22, a Escola Dinâmica participou da abertura do IV SEDESP (Seminário de Desenvolvimento Profissional).

O evento contou com a presença do ilustre palestrante e coach, Pedro Paulo Luz, que trouxe uma super palestra dando o play na semana de capacitação profissional.

Professores e coordenadoras da Escola Dinâmica, que foi um parceiro desta edição do projeto, prestigiaram esse momento de muito aprendizado, alegria e motivação.

Evento já consolidado na região, o evento traz inovação e estratégias de mercado para o meio empresarial da cidade e estudantes universitários.

Informações da Assessoria.

24
outubro

XII Olimpíada ESA é realizada em Santa Cruz do Capibaribe

A Escola Santo Antônio promoveu a abertura da XII Olimpíada ESA nesta última sexta-feira (19) na quadra da Rota do Mar, evento que movimenta todo meio estudantil da cidade de Santa Cruz do Capibaribe e região.

Nesta edição são mais de 1.115 atletas inscritos de mais de 32 instituições educacionais das redes, estaduais, municipais e particulares. A cerimônia de abertura contou com protocolos oficiais que incluem a tocha olímpica, desfile das delegações, desfile para escolha da rainha dos jogos. Será um evento aberto ao público.

Os estudantes irão competir nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, no feminino e masculino, nas modalidades Vôlei de areia, futsal e futebol society. O evento terá duração de 14 dias. Após os resultados das disputas, a premiação será feita para os campeões, vice-campeões e terceiros lugares.

Informações da Assessoria

23
outubro

Programa Capacita Juventude leva cursos técnicos profissionalizantes para Santa Cruz do Capibaribe 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, com intuito de promover especialização e qualificação profissional a jovens do município, está promovendo o programa, “Capacita Juventude”. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria da Juventude com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Os cursos são gratuitos, voltados para pessoas acima de 16 anos. Para efetivar a inscrição é necessário apresentar apenas documentos pessoais, RG, CPF e comprovante de residência. As especializações têm o objetivo de preparar os profissionais seguindo normas de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

“Atualmente o mercado de trabalho é muito competitivo, por isso precisamos estudar cada vez mais, porque quem está mais preparado é quem vai ocupar os espaços. Cursos preparatórios como estes do SENAI são portas abertas para o sucesso”, frisou Ivanilson Feitosa, secretário de Governo e Desenvolvimento Social.

Luis Adriano, Analista de Educação Profissional do SENAI falou da relevância do programa Capacita Juventude. “A nossa concepção é um meio de levar profissionalização a juventude do município gratuitamente. Desta maneira estamos inserindo as pessoas que realmente precisam nas diversas modalidades de educação profissionalizante, através do Capacita Juventude”, frisou o analista.

“O curso tem me ajudado no meu desenvolvimento pessoal, estou aprendendo a falar em público e o quanto o Recursos Humanos é importante nas empresas. Por isso, agradeço a todos por esse investimento em qualificação profissional aos jovens da cidade”, disse Camila Truta, estudante do curso de Assistente de Recursos Humanos.

Só neste ano, o Capacita Juventude está formando 750 alunos, distribuídos em cursos técnicos e de qualificação: Assistente Administrativo, Desenhistas de Produtos Gráficos, Montador e Recuperador de Computadores, Operador de Computador, Assistente de Recursos Humanos (RH), Costureiro de Confecção em Série, Desenhista de Moda, Costureiro, EAD Auxiliar Administrativo, Modelista de Roupa e Técnico em Vestuário.

18
outubro

Em Toritama – MPPE recomenda a órgãos responsáveis que combatam evasão e infrequência escolar de crianças e adolescentes

Foto: Arquivo (Ilustração).

Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino a crianças e adolescentes, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou às secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e ao Conselho Tutelar do município de Toritama várias medidas para o combate à evasão e à infrequência escolar de crianças e adolescentes.

Com as medidas, há a expectativa de um retorno do aluno à escola, adotando atitudes cabíveis e, especialmente, nos casos sociais mais difíceis, fazendo um amplo diagnóstico da situação da criança ou adolescente e da sua família, aplicando medidas de proteção ao estudante e aos pais. O Poder Público municipal deverá dar todo o apoio necessário.

Trata-se de uma iniciativa orientada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Educação (Caop Educação), que está levando às Promotorias de Justiça em Pernambuco propostas de combate à evasão escolar.

Os professores devem informar a direção da escola, discutindo o caso na primeira reunião administrativa ou pedagógica que ocorrer regularmente, para analisar e detectar possíveis causas intra e/ou extraescolares buscando soluções.

Serão consideradas as faltas reiteradas do aluno de 4 a 17 anos, durante três dias consecutivos, ou cinco ausências alternadas injustificadas no período de um mês. A direção deve, então, entrar em contato com os pais ou responsáveis pelo aluno, com o objetivo de fazê-lo retornar à assiduidade, no prazo máximo de uma semana.

A escola deverá manter cadastro atualizado dos alunos, com endereços e telefones, garantindo comunicação ágil com a família. Nos casos em que o contato telefônico for insuficiente ou o chamamento resultar infrutífero, a escola privilegiará a visita domiciliar, podendo contar com seu corpo diretivo, docente e técnico e com suporte da comunidade local.

Se a escola identificar negligência dos pais ou responsáveis, inclusive ausentando-se de reuniões deverá comunicar à situação ao Conselho Tutelar.

Em caso de retorno do aluno, a escola deverá elaborar um plano de recuperação da frequência e do aproveitamento, acionando o Conselho Tutelar, quando necessário, se constatar situação que exija a análise de aplicação de medida de proteção.

A Secretaria de Educação deve comprovar, no prazo de cinco dias úteis, as providências adotadas para que o atendimento da presente recomendação. Ao Conselho Tutelar cabe informar à escola o retorno acordado com o aluno e sua família, bem como eventuais encaminhamentos e/ou aplicação de medidas de proteção.

A Secretaria de Assistência Social precisa capacitar servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) para atender, acompanhar e monitorar alunos e famílias, colaborando para a garantia ao acesso e permanência dos mesmos nas escolas.

Já a Secretaria de Saúde irá orientar os agentes comunitários de saúde que, investiguem todos aqueles com faixa etária entre 4 e 17 anos de idade, que nunca tenham se matriculado, e os entre 8 e 17 anos, que tenham dois ou mais anos fora da escola, comunicando a ocorrência ao Conselho Tutelar.

18
outubro

Informativo EAB

Na hora de matricular seu filho, decida por nossa escola

A Escola Antônio Burgos tem uma EDUCAÇÃO PARA SE ORGULHAR, inteiramente ligada ao compromisso contínuo da escola em oferecer sempre os melhores serviços aliados a inovação e a excelência, com foco na formação de cidadãos engajados, produtivos, atentos ao presente e com olhar no futuro.

Contamos com excelente sistema de desenvolvimento acadêmico, experiência e credibilidade, uma tradição de 23 anos de serviços aliada à uma pedagogia inovadora. Visite-nos!

Matrículas Abertas! Mais informações: 81. 3731-1280.

Informações da Assessoria.
Página 1 de 66123...1020...Última »

Notícias Anteriores