03
abril

Intraempreendedorismo: entenda o conceito

Você sabia que é possível ser empreendedor dentro de uma empresa já existente? Esse conceito, que leva o nome de intraempreendedorismo, não é tão novo quanto parece, mas vem sendo cada vez mais utilizado dentro das companhias. Se você está buscando novos desafios no seu trabalho, entenda o que é intraempreendedorismo e, quem sabe, a solução para sua procura.

O intraempreendedorismo

O conceito, criado em 1985 pelo norte-americano Gifford Pinchot III, nasce da intenção de dar liberdade para os funcionários da empresa criarem e desenvolverem projetos de forma independente, mas com auxílio financeiro e suporte de uma equipe multidisciplinar.

O intraempreendedorismo é, principalmente, exercido por aqueles colaboradores proativos e inovadores, que sempre dão novas ideias e que gostam de desafios. É importante, também, que este profissional tenha senso de pertencimento não só em relação às ideias propostas, mas também à empresa, afinal ele está trabalhando em prol do coletivo.

Independente do tipo de empresa, é importante que haja profissionais com este perfil. São eles que dão vida e renovam as atividades das companhias. Além disso, enxergam soluções onde antes ninguém as via, podendo, até, mudar o rumo das decisões da empresa.

Mas o que pode ser um intraempreendimento?

O conceito pode parecer desconhecido, mas é mais comum do que imaginamos. Sabe quando uma empresa lança um produto novo, que muitas vezes pode até parecer estranho para aquele modelo de negócio? Com certeza ele foi pensado por um time de intraempreendedores.

Esses produtos, normalmente, surgem da observação por parte desses profissionais de necessidades do mercado. Com essa observação, o colaborador busca soluções junto a uma equipe e desenvolve a melhor solução para suprir as carências. É a famosa “visão de negócio”, mas em um negócio já existente.

O intraempreendedorismo pode ser uma solução para muitas pessoas que saem de seus trabalhos por estarem desmotivados e vão buscar no empreendedorismo a solução, mas acabam se frustrando. Muitas vezes, essas pessoas só querem colocar suas ideias em prática, mas não encontram abertura nas empresas em que trabalham. Nesse caso, os dois lados saem perdendo: a empresa, que perde um profissional criativo, e o colaborador, que muitas vezes não está realmente preparado para um negócio solo.

Se você é um profissional visionário e quer aprimorar as suas habilidades para, quem sabe, se tornar um intraempreendedor, cursar uma pós-graduação é a solução. Conheça nossos cursos nas mais variadas áreas e escolha aquele que vai transformar a sua carreira.

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Fonte: Blog da Pós

26
março

O que você precisa para ser um administrador de sucesso

O sucesso é a meta de qualquer profissional, independente da área de atuação. Mas ele também é relativo: o que pode ser sinal de sucesso para uns, pode não ser para outros. Porém, uma coisa é certa: até “chegar lá” existe um longo caminho a ser trilhado com muito aprendizado e persistência. No mundo dos negócios e da administração de empresas, a concorrência é grande e ter sucesso requer um diferencial ante os demais. Para ajudar, separamos algumas dicas para você se destacar.

Bom relacionamento – Ter um bom relacionamento com as pessoas é o primeiro passo para você ser um bom administrador. Ser comunicativo e aberto a ouvir aqueles que o cerca é sinal de empatia. E isso atrai olhares positivos para você e sua atuação no trabalho, além de ser perfeito para atrair novos negócios.

É preciso também ser maleável e saber interpretar diferentes tipos de negociantes, essa é a chave para o sucesso do administrador. Além do mais, pessoas comunicativas também se tornam ótimos líderes. Portanto, se você é uma pessoa muito fechada, comece aos poucos a se abrir para conquistar um novo espaço.

Errar para aprender – Sem erros não há acertos. E para aprender algo e ser bom naquilo é preciso passar por muitas etapas que incluem vitórias, mas também muitos erros. A humildade do administrador em tomar lições disso é super importante para o seu sucesso. Pedir ajuda, buscar referências, estudar, superar-se e correr atrás daquilo que almeja, são atitudes essenciais para quem deseja destaque. Isso porque, quando o caminho é fácil demais, o profissional pode não dar valor aqueles a pequenos detalhes das conquistas alheias e muitas vezes frustrar-se.

Ágil nas decisões – Ser ágil e assertivo na tomada de decisões é um dos pré-requisitos para se tornar um bom administrador, ainda mais se você for o líder. Isso porque as pessoas esperam que este tipo de profissional consiga resolver todo e qualquer tipo de problema de forma justa e correta. Se você se sente inseguro, comece a arriscar mais na hora de decidir, como citamos anteriormente, é errando que se aprende e esta firmeza vem com a prática.

Bom negociador – Este talvez seja o mais importante ponto: o poder de negociação. Quando falamos nisso não estamos apenas pensando na negociação final, com clientes ou fornecedores, mas a negociação do dia a dia com funcionários, colegas, entre outros. É preciso ser sensato, saber analisar todos os lados envolvidos e buscar sempre a melhor solução. Esta também é uma habilidade que se desenvolve com o tempo, mas com que algumas pessoas têm mais facilidade.

Estudar sempre – Outra coisa muito importante para alcançar o sucesso é nunca parar de estudar e se atualizar. O mercado muda rapidamente e por isso é preciso estar sempre conectado a essas transformações. A pós-graduação ou os chamados MBA são essenciais para se tornar um bom administrador. Atualmente, para acompanhar o ritmo de vida atribulado, existem cursos de curta duração e à distância que se adaptam às necessidades do aluno.

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Fonte: Blog da Pós

09
março

Taquaritinga do Norte segue com inscrições abertas para o projeto Pré Vestibular Municipal

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte realizará o Projeto: Aulão preparatório pré-vestibular gratuito. Tal projeto contará com aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Redação.

Os aulões serão promovidos por  uma equipe de professores altamente capacitados, além de contar com simulados, testes vocacionais, palestras motivacionais e visitas a espaços acadêmicos e profissionalizantes.

As inscrições seguem abertas e estão sendo efetuadas na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, localizada na Rua Padre Berenguer, nº 103, Centro, Taquaritinga do Norte; e na Escola Municipal Professora Gilzenete Guerra (Distrito Pão de Açúcar) no horário de 8h às 13h.

As aulas acontecerão durante os sábados, nas seguintes Unidades Escolares: Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva (Sede do Município) e na Escola Municipal Gilzenete (Distrito de Pão de Açúcar.

Os jovens que cursarem o 9° ano, e Ensino Médio, além de pessoas que já terminaram os estudos e ainda não estão fazendo curso superior, poderão efetuar tal inscrição. A documentação necessária para a inscrição: Cópia do RG e CPF; Comprovante de residência; Comprovante de Escolaridade.

Salientando que, serão ofertadas 200 vagas para Taquaritinga do Norte e 200 para o Distrito Pão de Açúcar.

06
março

Tendências de empreendedorismo para 2020

Um novo ano se aproxima e com ele a vontade de renovação e prosperidade. Estes são desejos comuns a muitas pessoas, que a cada final de ano, fazem promessas que nem sempre se concretizam. Mas se em 2020 você quer fazer algo diferente e realizar seu desejo de ser um empreendedor independente e bem sucedido, confira algumas tendências de empreendedorismo para 2020 e planeje-se. Quem sabe agora o sonho da empresa própria não vira realidade?

Economia compartilhada

Está cada vez mais comum o uso compartilhado de serviços, produtos e até residências. Casos já bem conhecidos são de empresas como Airbnb, Uber, Yellow, entre outros. Mas sabia que é possível criar uma empresa de economia compartilhada com o que você tem em casa? Sim, e isso se dá porque com a ideia de consumo consciente, se questiona a necessidade de comprar determinados produtos e a alternativa vira o uso compartilhado.

Você pode criar a sua empresa de acordo com as necessidades de quem está ao seu redor. Por exemplo, se você tem roupas de festa que quase não usa, por que não compartilhar? Ou então, tem um eletrodoméstico caro e muito útil? Outra pessoa pode precisar e alugar por um período. As possibilidades são diversas basta você identificar as necessidades e entender a melhor forma de compartilhamento.

Clube de assinatura

Com a correria do dia a dia, às vezes não sobra tempo para fazer algumas compras específicas, apenas as essenciais. Para suprir as necessidades de determinados tipos de produtos, empresas oferecem assinaturas, com as quais o cliente recebe periodicamente os produtos em casa. Existem assinaturas de vinhos, cosméticos, livros, produtos orgânicos, entre outras.

Esta pode ser uma ótima oportunidade de empreendimento.Quando bem pensado, o clube de assinatura tem grandes chances de criar um público fiel, uma vez que os produtos muitas vezes são personalizados ou pensados para agradar o cliente. Este tratamento diferenciado tem grandes chances de sucesso, basta você entender bem as necessidades de seu público e oferecer um serviço exclusivo. 

Produtos para pets

No Brasil, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), 44,3% dos domicílios têm pelo menos um cachorro e 17.7% ao menos um gato. o que isso significa? Que o mercado de pet está sempre em alta, afinal, os donos de animais de estimação precisam sempre comprar produtos específicos para seus animais. 

Por conta disto, este é um ótimo mercado para se investir, principalmente se você é um apaixonado por pets. Você pode criar uma loja física ou online para os bichinhos, criar roupinhas e acessórios e até juntar esta com a tendência anterior e criar um clube de assinaturas com produtos pets. As possibilidades são muitas, basta, como para todos os mercados, estudar o público para oferecer as melhores soluções. 

Startups

O mercado de startups está sempre em alta e para 2020 promete continuar crescendo. Cada vez mais consolidadas e já familiares ao público, este tipo de empresa tem como característica o rápido crescimento, alto poder lucrativo e o foco em tecnologia. Ao contrário do que possa se pensar, as startups não são genéricas e existem diferentes segmentos, entre eles: Fintechs, com foco em soluções e consultoria financeiras; Edtechs, destinadas a educação; Helthtechs, para soluções na área da saúde; Agrotechs, voltadas ao agronegócio e HRtechs com soluções para recursos humanos como ferramentas para recrutamento e automação de processos. 

Estas são apenas algumas tendências para empreender em 2020, mas para se dar bem no seu negócio é preciso preparo. Para isso, você pode fazer uma pós-graduação em negócios. Conheça nossos cursos.

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Fonte: Blog da Pós

29
fevereiro

Conheça o curso e carreira de Serviço Social

O curso de Serviço Social tem foco na coletividade e integração do indivíduo na sociedade. O profissional da área é chamado de Assistente Social. Ele atua no combate às desigualdades da sociedade, analisa, acompanha e propõe soluções para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O Assistente Social age em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais, nas seguintes áreas:

• Educação
• Saúde
• Gênero
• Família
• Trabalho
• Habitação
• Assistência
• Lazer
• Reabilitação
• Sistemas penitenciários
• Previdência social

O curso de Serviço Social tem duração de quatro anos e é oferecido em grau de bacharelado. O objetivo é formar profissionais capazes de entender e analisar a dinâmica social e as dificuldades individuais e comunitárias.

Desde o início do curso, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e espaços institucionais como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

As principais disciplinas estudadas no curso são:

• Antropologia
• Ciência Política
• Sociologia Crítica
• Administração e Planejamento em Serviço Social
• Fundamentos das Políticas Sociais
• Pesquisa Social
• Políticas Setoriais
• Direito e Legislação
• Serviço Social e Processo de Trabalho
• Economia Política (Optativa)
• Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
• Serviço Social na Educação
• Terceiro Setor, Meio Ambiente e Sustentabilidade

O assistente social tem sido amplamente procurado para trabalhar em equipes multiprofissionais de diferentes setores.

Este profissional pode ainda trabalhar como autônomo (prestando consultoria sobre políticas sociais, por exemplo), ou integrar equipes multidisciplinares em empresas privadas, ONGs, associações, movimentos sociais, universidades (como docente ou pesquisador), institutos técnicos, escolas, creches e hospitais, entre outros.

O curso de Serviço Social é oferecido pela Unopar Santa Cruz. Entre em contato pelo (81) 9 9189-7892 ou dirija-se ao Polo.

28
fevereiro

ProUni: selecionados na 2ª chamada podem comprovar dados até esta sexta-feira (28)

Os estudantes selecionados em segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (28) para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação deve ser apresentada diretamente às instituições de ensino.

As bolsas de estudo não solicitadas serão destinadas aos participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março.

Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Só pode se inscrever no ProUni o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e nota acima de zero na redação.

21
fevereiro

Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Em 2019, a síndrome de burnout, uma forma de estresse no trabalho, foi acrescentada a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, um alerta foi aceso: é preciso controlar a pressão do trabalho e tratá-la de maneira séria. Afinal, com saúde não se brinca. Se você já se viu totalmente estafado após um período de trabalho, não consegue se concentrar em suas atividades rotineiras. E tem dificuldade de socializar, se sente muito cansado, entre outros sintomas, você pode estar sofrendo da síndrome.

No Brasil, segundo pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos profissionais têm alguma sequela decorrente do estresse. Dentro deste grupo, 32% das pessoas podem sofrer de burnout. Sendo que deste montante, 92% pessoas continuam trabalhando mesmo com a síndrome. Estes números são preocupantes e indicam que os profissionais brasileiros devem cuidar mais do bem-estar no ambiente de trabalho. 

Se você sofre com o estresse e pressão no seu dia a dia, separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a combater esses males no ambiente de trabalho. 

Cumpra as suas tarefas com calma

Parece óbvio falar que é preciso cumprir as tarefas de trabalho. Mas é importante que isso seja feito de maneira natural e sem pressão. Para isso, programe-se, faça cronogramas e sempre deixe um tempo a mais para possíveis imprevistos. Desta forma, você conseguirá trabalhar de maneira mais produtiva e fará entregas melhores. Existem métodos que podem facilitar o seu trabalho e melhorar a sua rotina, o GTD é um deles

Ouça música

Muitas pessoas usam a música durante o expediente como um relaxante, principalmente quando há muita coisa para entregar. Com o fone de ouvido, você consegue se concentrar no objetivo e até se sentir mais calmo. O estilo musical pode variar de pessoa para pessoa, mas existem diversas listas com seleções de músicas propícias para o foco no trabalho. 

Faça meditação

Meditar é uma forma muito eficaz de mandar embora o estresse e você pode fazê-lo no ambiente de trabalho. Atualmente é possível praticar a meditação com ajuda de aplicativos específicos e os benefícios são muitos: concentração, diminuição no estresse e ansiedade, desenvolvimento da criatividade e ainda o auxílio nas relações interpessoais.

Faça uma hora de almoço

A lei estabelece que todo funcionário tenha direito a pelo menos uma hora de almoço diária e isso não é à toa. A pausa no meio do dia é essencial para que o profissional tenha um tempo para ele, se alimente e se distraia. Esta também uma ótima hora para socializar com os seus colegas fora do ambiente de trabalho e conversar sobre outros assuntos. 

Pratique exercícios físicos

prática esportiva é fundamental para o bem estar e saúde de qualquer pessoa. Além de fazer bem para o corpo também faz bem para a cabeça e ajuda muito os profissionais durante o trabalho. Isso porque, com o corpo em movimento, o corpo produz endorfina, um hormônio que alivia o estresse. Os exercícios também auxiliam na oxigenação do cérebro aumentando a memória e a criatividade.

Estas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para diminuir ou evitar o estresse no ambiente de trabalho. Se, mesmo com estas medidas, você continuar a se sentir mal, procure um especialista e comece o inicie um tratamento psicológico.

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Fonte: Blog da Pós

14
fevereiro

Vereadores realizam 2ª Sessão Plenária e aprovam projetos de lei para o município

Na tarde desta quinta-feira (13), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou a 2ª Sessão Plenária do primeiro semestre. 04 projetos de lei do Poder Executivo e 18 elaborados pelos vereadores foram apreciados na sessão que ainda teve a votação de 05 projetos de resolução e os requerimentos.

Entre as matérias aprovadas em segunda discussão, está o PL 174/2019 de autoria da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) que institui sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.

“Se trata de um projeto de lei que estabelece de forma detalhada as penalidades para quem comete maus-tratos contra os amimais de estimação e animais de uma forma geral. A gente vê o quanto é importante implantar uma perspectiva diferenciada em Santa Cruz a partir desses projetos que visam regulamentar a questão”, explica a autora.

Também foram aprovados: 

PL 160/2019 – Denomina o nome de Rua José Elizio Mestre de Lima. Autor: Ernesto Maia (PT).

PL 162/2019 – Denomina o nome de Rua Ernesto do Ó. Autor: Ernesto Maia.

PL 163/2019 – Denomina o nome de Rua João Pereira Sobrinho. Autor: Ernesto Maia.

PL 164/2019 – Denomina o nome de Rua Joaquim Marcelino da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 166/2019 – Denomina o nome de Rua José Pereira de Souza. Autor: Ernesto Maia.

PL 167/2019 – Denomina o nome de Rua Manoel Barbosa da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 169/2019 – Denomina o nome de Rua Miguel Guedes de Brito. Autor: Ernesto Maia.

PL 171/2019 – Denomina o nome de Rua Otacílio Severino da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 172/2019 – Denomina o nome de Rua Claudemir Nunes da Silva. Autor: Ernesto Maia.

A mesma sessão, recebeu a visita da Miss Santa Cruz do Capibaribe 2020, Gabriela Araújo que irá representar o município no Concurso Miss Pernambuco e conta com o apoio da Câmara. Gabriela, que tem 24 anos e é estudante de engenharia veio agradecer o apoio dos conterrâneos.

14
fevereiro

Influenciadores digitais visitam o Colégio Integra Mais

Nesta quinta-feira (13), o Colégio Integra Mais reuniu influencers da Capital da Moda para conhecerem um pouco mais da instituição e os benefícios oferecidos pelo colégio, tais como: infraestrutura e método de ensino.

Na ocasião, Emanuella Aleixo, Mirelly Tavares e Wildes de Oliveira, diretoras da instituição de ensino, apresentaram aos influenciadores os diferenciais e as vantagens oferecidas pelo colégio, além de apresentarem as salas de aula contendo diversas dinâmicas de aprendizado e comportamento para auxiliar o desenvolvimento das crianças.

A ampla área de recreação, com parques, área verde e quadra para esportes, o moderno laboratório de informática, o material didático do Sistema Pitágoras e o acompanhamento psicopedagógico são outros destaques do colégio.

O Integra Mais dispõe de turmas, manhã e tarde, do Marternalzinho, Infantil II, Infantil III, Infantil IV, Infantil V, além da turma do 1º ano, todas com aulas de Judô, Ballet, Psicomotricidade, Libras, Inglês e Informática já inclusas na mensalidade.

Vale lembrar que as matrículas 2020 ainda estão abertas! Para mais informações ligue 3731-1153, ou entre em contato através do WhatsApp pelo mesmo número.

 

Conteúdo da Assessoria

11
fevereiro

Polo da UFRPE oferece vaga para graduação em Artes Visuais com ênfase em Digitais, em Santa Cruz

Termina às 23h59, desta quarta-feira (12), o prazo para inscrições no curso de Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais, na modalidade EAD, oferecido pelo Polo Santa Cruz do Capibaribe, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com o coordenador do polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), Wantuir Queiroz, o ingresso dar-se exclusivamente com base nos resultados obtidos pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de 200 na prova de redação.

“Para o nosso Polo, aqui em Santa Cruz, serão oportunizadas 30 vagas, as quais serão preenchidas através da nota do ENEM de um dos últimos cinco anos,” conta o coordenador.

O coordenador explica ainda que neste processo, o interessado escolhe qual a edição do ENEM quer apresentar a nota para concorrer à vaga. “O aluno utiliza uma das últimas cinco edições do ENEM [2015, 2016, 2017, 2018 e 2019] em que a sua nota seja mais competitiva para conquistar a vaga,” disse.

A inscrição pode ser realizada pelo site clicando AQUI . Outras informações podem ser obtidas na coordenação do Polo UVA, situada na Escola Padre Zuzinha, na Av. 29 de Dezembro, Centro, de Santa Cruz do Capibaribe, das 8h às 13h. A divulgação do resultado será no dia 27 de fevereiro, no site da universidade.

O CURSO

Com duração de quatro anos, o curso de Licenciatura Artes Visuais Digitais se enquadra na política de formação de professores habilitados para atuar no Ensino das Artes Visuais, no campo da Tecnologia, utilizada como meio de produção artística, e preparados para o desenvolvimento artístico e cultural.

07
fevereiro

Como tirar os projetos da gaveta em 2020

Quase todo final de ano é a mesma coisa: assim que o novo ano chega é a hora de pensar em como tirar os projetos da gaveta. No entanto, nem sempre os planos dão certo e há quem diga que “promessas de ano novo não funcionam”. O importante é pensar que tudo começa com um bom planejamento. Assim, se você tem uma lista de seus projetos, mas não consegue concluí-los, 2020 chegou para mudar esse cenário. Para isso, separamos cinco dicas para que seus desejos sejam cumpridos e levados adiante, sem que estes sejam interrompidos ou nem iniciados. Confira!

Tenha foco

Estruturar sua lista de desejos é fundamental para o início de um planejamento viável e contínuo. Por isso, é muito importante que dentro de seus projetos de ano novo, estejam coisas possíveis de ser realizadas. Desta forma, a primeira sugestão é para que você faça uma lista dentro daquilo que suas possibilidades oferecem. Quer juntar algum dinheiro? Veja, dentro de um planejamento, o quanto sobra ao final do mês e coloque como primeira meta criar uma poupança especialmente para isso ou mesmo veja com seu banco as alternativas de rendimentos que mais lhe convém. Se sua meta é viajar, programe juntar algum dinheiro mensalmente para que isso também seja alcançado. No entanto, se você pensa em continuar seus estudos, veja as possibilidades de curso em pós-graduação e o quanto seria necessário investir. Muitas universidades oferecem bolsas e descontos.

Aposte na disciplina

De nada adianta ter um planejamento e não segui-lo. É claro que, algumas vezes, algo sai de nosso controle e coisas inesperadas dão lugar àquilo que estava nos trilhos. Entretanto, é preciso saber que um grande inimigo da realização de metas é a falta de disciplina. Por isso, programe sua agenda, use um planner ou mesmo os alarmes de seu smartphone e não deixe que a indisciplina atrapalhe seus planos.

Insista naquilo que deseja

Deixar de lado a preguiça e a falta de vontade são peças essenciais para o sucesso do cumprimento de suas metas. Por isso, afaste do pensamento os possíveis problemas e encare os obstáculos de frente, sem fugir deles. Os “nãos” recebidos podem desanimá-lo? Sim, certamente. Mas se isso acontecer, procure novas alternativas e acredite nas oportunidades que podem surgir a partir destes mesmos obstáculos.

Aposte em suas qualidades

Acreditar em você e apostar em suas qualidades, nos quesitos organização e persistência podem ser a solução para que seus projetos finalmente decolem. Por isso, não deixe que sua autoestima se destrua, principalmente diante das dificuldades. Às vezes a falta de estímulo e vontade atrapalham bastante. Mas não desista: um grande passo para não se perder é ter em mente o quanto você pode ser bom e capaz de realizar suas metas.

Celebre cada conquista

Cada meta cumprida; cada projeto retirado da gaveta, deve ser comemorado. Afinal, somente você sabe o quanto aquilo foi importante, desde o planejamento até sua execução. Dentro daquilo que é prioridade, manter a tranquilidade e a paciência é fundamental para o sucesso de suas conquistas. Por isso, celebre cada item alcançado e seja feliz.

Se entre os seus planos está se especializar e decolar na carreira, está na hora de você investir em uma pós-graduação. Conheça nossos cursos e escolha o melhor para o seu futuro profissional.

 

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Fonte: Blog da Pós

04
fevereiro

Cursos EAD apresentaram desempenho superior ao presencial, segundo Inep

 

Em análise geral, 2,7% dos cursos EAD obtiveram nota máxima, conceito 5, enquanto que nos cursos presenciais apenas 1,6% alcançaram a mesma nota. O Conceito Preliminar de Curso classifica as graduações com notas de 1 a 5. Aqueles que apresentaram desempenho acima da média receberam nota 4 ou 5, já os cursos inferiores, ficaram com classificação 1 ou 2. Entretanto, a maioria dos cursos recebeu nota 3.

Entre os cursos com pior desempenho acadêmico, o CPC 2018 constatou um número expressivo na modalidade presencial. Enquanto 0,4% dessa categoria conseguiu conceito 1, nos cursos EAD’s não foram registrados cursos com esta nota. Já os cursos com nota 2 representam 5,5% na modalidade EAD e 9,5% entre os presenciais. O CPC 2018 avaliou, ao todo, 8.520 cursos.

Os dados foram gerados pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), tendo como base o ano de 2018 e divulgados pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Realizado todos os anos, o CPC examina grupos diferentes de cursos a cada período. Em 2018, foram analisadas as seguintes áreas de bacharelado: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

A Unopar Santa Cruz é referência em Ensino a Distância e dispões de inúmeros cursos semipresenciais e 100% online para você estudar onde e quando quiser. Visite o polo e faça parte do time de vencedores da Unopar; Rua Pedro Teodoro Aragão, Nº 39, Nova Santa Cruz. Entre em contato pelo (81) 9  9189-7892 e saiba mais.

Fonte: Portal do MEC

24
janeiro

Talento ágil: como ser esse profissional

O mercado de trabalho está em constante evolução. Uma profissão que há 10 anos tinha um escopo, hoje já pode ter funções completamente diferentes. Isso sem falar nos cargos que não existiam e sem os quais hoje não saberíamos viver. E esse cenário tende a ser cada vez mais dinâmico. Com isso, surge a necessidade de novas profissões e perfis profissionais.

Por conta das novas tecnologias que vieram para substituir algumas funções, os funcionários devem estar focados no domínio das novas ferramentas e também em características comportamentais. Uma que está em alta e é cada vez mais buscada pelos recrutadores é a do talento ágil. Ao contrário do que parece, esse perfil não tem apenas agilidade e é muito positivo para as companhias. Entenda por que.

Muito além da agilidade

Um profissional multitarefas e com vontade de aprender. Esse é o princípio para ser um talento ágil. Para ser considerado um, não há tempo para comodismo e estagnação. Isso porque as empresas buscam um colaborador adaptável a diferentes cenários e grupos. Entre as principais características requisitadas estão:Capacidade de aprender e reaprender;

  • Raciocínio rápido;
  • Interação com tendências e novidades;
  • Competências socioemocionais;
  • Diversidade de conhecimento.
Constante evolução

Como dissemos anteriormente, o talento ágil deve sempre buscar a evolução. É super importante que esse profissional tenha vontade de aprender a usar novas ferramentas, disciplinas e esteja aberto a se relacionar com os mais variados tipos de pessoas. Não há certo ou errado, apenas a disponibilidade de estar em constante evolução, aprendendo ou ensinando, mas nunca parado.

Além do escritório

As características típicas de um talento ágil não são necessariamente profissionais, mas pessoais. Você pode desenvolvê-las no seu dia a dia dentro ou fora do escritório. Você pode, por exemplo, começar um voluntariado para conhecer novas pessoas, aprender novas tarefas e, principalmente, sair da zona de conforto. Iniciar a prática de esportes também pode treinar o seu foco e senso de coletividade. Já para desenvolver suas habilidades profissionais, você pode iniciar um curso de pós-graduação dentro ou fora da sua área de atuação. O importante é aprender e desenvolver o conhecimento.

Tenha um tempo para si

Além dos estímulos externos voltados ao crescimento profissional, é importante que você tenha um tempo para desenvolver o seu autoconhecimento. Dedique alguns períodos da sua semana a sua saúde mental e física. Medite, leia, ouça músicas, cozinhe, faça exercícios e o que mais lhe deixar bem. Quando estamos positivos, impactamos as pessoas ao nosso redor e, também, o ambiente em que estamos. Para ser um um talento ágil reconhecido é importante estar bem em todos os setores da vida.

 

Fonte Blog do Pós

17
janeiro

Sua nota do ENEM vale desconto na Unopar Santa Cruz

As notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17). Só a Unopar tem a “Oferta ENEM Em Dobro”, onde sua nota da prova pode lhe dá até 100% de desconto em seu curso!

Confira os percentuais de desconto conforme a nota obtida:

De 1 a 600 pontos: 20% de desconto;
De 601 a 750 pontos: 40% de desconto;
De 751 a 900 pontos; 80% de desconto (não haverá alterações);
Acima de 901: 100% de desconto (não haverá alterações).

Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp do Polo Unopar Santa Cruz: (81) 9 9189-7892. Lembre-se: a oferta é válida até o dia 26/01.

14
janeiro

Prazo para efetivação de matrículas 2020 em Pernambuco se encerra na quinta-feira (16)

Encerra na próxima quinta-feira (16) o primeiro período para efetivação de matrículas 2020 nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Para realizar o procedimento é necessário que o estudante – ou pai/mãe/responsável – se dirija à escola para a qual foi realizada inscrição na etapa anterior munido dos documentos necessários.

Este ano o processo de matrícula conta com uma novidade: uma segunda janela de inscrição para vagas remanescentes, que estará disponível entre os 20 e 28 de janeiro, com efetivação a ser realizada entre os dias 21 e 30 do mesmo mês.

Para efetivar o cadastro são necessários os seguintes documentos: número da inscrição da matrícula 2020; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia da caderneta de vacinação para os anos iniciais do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009); cópia do comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013); documento original de transferência da escola de origem; cópia do comprovante de residência com o CEP; 01 foto 3X4 recente e cópia do CPF.

Caso o candidato não possua toda a documentação solicitada no ato da confirmação, deverá comparecer à escola para ser orientado. A falta da documentação não é impedimento para a efetivação da matrícula escolar, pois será possível realizar o procedimento e entregar algum documento faltante posteriormente na secretaria escolar da unidade de ensino.

Os estudantes inscritos na etapa anterior que não confirmarem a matrícula nas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco até o dia 16 de janeiro de 2020, não terão preferência sobre a vaga reservada na escola solicitada.

10
janeiro

Perfil profissional: conheça os principais tipos

Cada pessoa tem uma história, personalidade e interesses próprios. É esta pluralidade que torna um conjunto de pessoas interessante, seja num círculo de amizade ou em família. E, quando tratamos do ambiente de trabalho, mesmo com o interesse em comum, a diferença entre perfis profissionais é de extrema importância para o negócio. Se você é um empresário, um recrutador, ou apenas um curioso, conheça diferentes perfis profissionais e suas características:

Executor

Como o próprio nome já diz, este perfil é aquele que executa e é bom nisso. O profissional executor é prático e gosta de fazer as coisas acontecerem. Seu objetivo principal é enrolar menos e realizar mais, deixando, as vezes de lado, pesquisas e estudos aprofundados sobre o tema em questão. O ponto positivo em ter um executor é justamente ter alguém sempre disposto a realizar projetos e tirar as coisas do papel.

Comunicador

O comunicador é aquele que tem como maior habilidade se comunicar com as pessoas, seja quem ela for. Este profissional é importante para a comunicação entre áreas e pessoas de cargos diferentes. Além disso, ele tem um alto poder de persuasão e pode ser um bom motivador para a equipe, além de ser um ótimo porta-voz para a empresa.

Analista

Este é aquele profissional que analisa tudo nos mínimos detalhes. Gosta de estudar e presta muita atenção em todas as etapas do processo para que nada dê errado. Muitas vezes perfeccionista, executa suas tarefas minuciosamente e raramente se permite ser ajudado para não colocar o seu trabalho em risco. Apesar deste perfil pouco aberto, este profissional é de extrema importância para a realização de projetos que requerem precisão e não toleram erros.

Planejador

Diferente do executor, que já gosta de colocar a mão na massa em um primeiro momento, o planejador é aquele que planeja tudo antes de executar. Ele estuda todas as possibilidades que aquela tarefa exige, realiza pesquisas e mede todos os riscos implícitos. Não tão rígido quanto o analista, o planejador também gosta de testar suas ideias antes de colocá-las em prática.

Cada perfil tem a sua particularidade e quando juntos, resultam em ótimos resultados de trabalho, afinal, são complementares. Por isso a importância de selecionar candidatos plurais na hora de montar um time. Além destas características, algo que todos podem ter em comum é uma boa formação acadêmica, e aqueles que possuem pós-graduação podem sair em vantagem. Se você ainda não fez uma especialização, conheça nossos cursos e matricule-se hoje mesmo.

Fonte: Blog da Pós

02
janeiro

Período de efetivação de matrículas 2020 teve início nessa quinta (02)

Pais, mães ou responsáveis e estudantes que se cadastraram no site Matrícula Rápida devem realizar processo de efetivação até 16 de janeiro

Segue até o dia 16 deste mês, o primeiro período para efetivação de matrículas 2020 nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Para realizar o procedimento é necessário que o estudante – ou pai/ mãe/ responsável – se dirija à escola para a qual foi realizada inscrição na etapa anterior munido dos documentos necessários.

Este ano o processo de matrícula contou com uma novidade: uma segunda janela de inscrição para vagas remanescentes, que será aberta no período entre 20 e 28 de janeiro, com efetivação a ser realizada entre os dias 21 e 30 do mesmo mês.

Para efetivar o cadastro são necessários os seguintes documentos: número da inscrição da matrícula 2020; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia da caderneta de vacinação para os anos iniciais do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009); cópia do comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013); documento original de transferência da escola de origem; cópia do comprovante de residência com o CEP; 01 foto 3X4 recente e cópia do CPF.

Caso o candidato não possua toda a documentação solicitada no ato da confirmação, deverá comparecer à escola para ser orientado. A falta da documentação não é impedimento para a efetivação da matrícula escolar, pois será possível realizar o procedimento e entregar algum documento faltante posteriormente na secretaria escolar da unidade de ensino.

Os estudantes inscritos na etapa anterior que não confirmarem a matrícula nas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco até o dia 16 de janeiro de 2020, não terão preferência sobre a vaga reservada na escola solicitada.

Vale salientar que os estudantes oriundos das Redes Municipais também devem efetivar a matrícula na Escola Estadual para qual estão sendo transferidos.

27
dezembro

Tendências de empreendedorismo para 2020

Um novo ano se aproxima e com ele a vontade de renovação e prosperidade. Estes são desejos comuns a muitas pessoas, que a cada final de ano, fazem promessas que nem sempre se concretizam. Mas se em 2020 você quer fazer algo diferente e realizar seu desejo de ser um empreendedor independente e bem sucedido, confira algumas tendências de empreendedorismo para 2020 e planeje-se. Quem sabe agora o sonho da empresa própria não vira realidade?

Economia compartilhada

Está cada vez mais comum o uso compartilhado de serviços, produtos e até residências. Casos já bem conhecidos são de empresas como Airbnb, Uber, Yellow, entre outros. Mas sabia que é possível criar uma empresa de economia compartilhada com o que você tem em casa? Sim, e isso se dá porque com a ideia de consumo consciente, se questiona a necessidade de comprar determinados produtos e a alternativa vira o uso compartilhado.

Você pode criar a sua empresa de acordo com as necessidades de quem está ao seu redor. Por exemplo, se você tem roupas de festa que quase não usa, por que não compartilhar? Ou então, tem um eletrodoméstico caro e muito útil? Outra pessoa pode precisar e alugar por um período. As possibilidades são diversas basta você identificar as necessidades e entender a melhor forma de compartilhamento.

Clube de assinatura

Com a correria do dia a dia, às vezes não sobra tempo para fazer algumas compras específicas, apenas as essenciais. Para suprir as necessidades de determinados tipos de produtos, empresas oferecem assinaturas, com as quais o cliente recebe periodicamente os produtos em casa. Existem assinaturas de vinhos, cosméticos, livros, produtos orgânicos, entre outras.

Esta pode ser uma ótima oportunidade de empreendimento.Quando bem pensado, o clube de assinatura tem grandes chances de criar um público fiel, uma vez que os produtos muitas vezes são personalizados ou pensados para agradar o cliente. Este tratamento diferenciado tem grandes chances de sucesso, basta você entender bem as necessidades de seu público e oferecer um serviço exclusivo.

Produtos para pets

No Brasil, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), 44,3% dos domicílios têm pelo menos um cachorro e 17.7% ao menos um gato. o que isso significa? Que o mercado de pet está sempre em alta, afinal, os donos de animais de estimação precisam sempre comprar produtos específicos para seus animais.

Por conta disto, este é um ótimo mercado para se investir, principalmente se você é um apaixonado por pets. Você pode criar uma loja física ou online para os bichinhos, criar roupinhas e acessórios e até juntar esta com a tendência anterior e criar um clube de assinaturas com produtos pets. As possibilidades são muitas, basta, como para todos os mercados, estudar o público para oferecer as melhores soluções.

Startups

O mercado de startups está sempre em alta e para 2020 promete continuar crescendo. Cada vez mais consolidadas e já familiares ao público, este tipo de empresa tem como característica o rápido crescimento, alto poder lucrativo e o foco em tecnologia. Ao contrário do que possa se pensar, as startups não são genéricas e existem diferentes segmentos, entre eles: Fintechs, com foco em soluções e consultoria financeiras; Edtechs, destinadas a educação; Helthtechs, para soluções na área da saúde; Agrotechs, voltadas ao agronegócio e HRtechs com soluções para recursos humanos como ferramentas para recrutamento e automação de processos.

Estas são apenas algumas tendências para empreender em 2020, mas para se dar bem no seu negócio é preciso preparo. Para isso, você pode fazer uma pós-graduação em negócios. Conheça nossos cursos.

Fonte: Blog da Pós

24
dezembro

Matrículas da rede estadual de Pernambuco se encerram na sexta (27)

Segue até a próxima sexta-feira (27), a matrícula para o ano letivo de 2020 para estudantes novatos da rede estadual de ensino de Pernambuco. Ao todo, são disponibilizadas no Estado, 74.978 vagas para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, através do site www.matricularapida.pe.gov.br. Os estudantes já matriculados nas unidades de ensino terão suas vagas confirmadas automaticamente e não precisam participar desta fase de matrículas.

No cadastro devem ser preenchidos o nome completo do aluno e do responsável, data de nascimento, escola de origem e escola que pretende estudar com série e turno, além de RG e CPF. Ao final, será gerado um protocolo de confirmação.

Posteriormente, entre os dias 2 e 16 de janeiro, o aluno deve comparecer diretamente na escola escolhida com o número do protocolo para realizar a efetivação do cadastro portando ainda cópia da Certidão de Nascimento, comprovante de escolaridade, uma foto 3×4 recente, comprovante de residência com CEP, documento de transferência, cópia da carteira de vacinação e comprovante do tipo sanguíneo e fator RG.

As vagas não ocupadas ou não confirmadas até o dia 27 de dezembro ficarão disponíveis no mesmo site a partir do dia 20 de janeiro até o dia 28 do mesmo mês exclusivamente para os estudantes retardatários e que não confirmaram matrícula em nenhuma outra unidade de ensino.

As efetivações das inscrições retardatárias feitas pela internet devem ser finalizadas nas instituições de ensino do dia 21 a 30 de janeiro. O início do ano letivo de 2020 para os mais de 510 mil estudantes matriculados na rede estadual está previsto para 4 de fevereiro.

23
dezembro

Fies exigirá 400 pontos na redação do ENEM

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passará a exigir nota mínima de 400 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta foi uma das mudanças aprovadas pelo Comitê Gestor do Fies. Além disso, a partir de 2021, o programa poderá ter uma redução na oferta de vagas financiadas pelo governo federal.

Até então, não havia a exigência de uma nota mínima na redação do Enem, era necessário apenas não ter zerado a prova, mesmo critério usado para seleção de estudantes para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferta vagas em universidades públicas, e para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Agora, além da nota mínima na redação, continua valendo a regra de nota média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem. Ficou também mais difícil mudar de curso dentro da instituição de ensino. Agora, para serem transferidos, os estudantes beneficiados pelo Fies precisam ter resultado igual ou superior à nota de corte do curso de destino desejado.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as mudanças foram feitas para garantir “a meritocracia como base para formar profissionais ainda mais qualificados”.

Redução de vagas

O comitê gestor aprovou também a possibilidade de redução das vagas mantidas pelo governo federal, ofertadas aos estudantes em condições socioeconômicas mais vulneráveis. As vagas poderão passar de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Segundo a pasta da Educação, os valores serão revistos a cada ano, “podendo voltar a 100 mil vagas caso haja alteração nessas variáveis ou aportes do MEC”.

O Fies oferece financiamento a estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino, a juros mais baixos que os de mercado. O programa, que chegou a firmar, em 2014 mais de 732 mil contratos, sofreu uma série de mudanças e enxugamentos. O programa foi dividido, em 2018 em Fies juro zero e P-Fies.

O Fies juro zero, financiado pelo governo federal, é voltado para alunos cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse três salários mínimos. Já o P-Fies, que deixa de ter limitações, era voltado para estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não excedesse cinco salários mínimos.

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