22
junho

Centro de Educação infantil é, finalmente, inaugurado em Santa Cruz

Fotos: Thonny Hill

Nesta quinta-feira (22) foi oficialmente inaugurado o prédio onde vai funcionar o novo Centro de Educação Infantil no município.

O evento foi realizado com diversas autoridades, prefeitos e outros políticos da região e também com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o Ministro Mendonça Filho. Familiares do ex-prefeito Augustinho Rufino, que também dá nome ao novo Centro, também estiveram presentes.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Joselito Pedro, o novo espaço educacional deve atender a mais de 1000 crianças nos turnos da manhã e da tarde e, de acordo com ele, as aulas irão acontecer já a partir da próxima segunda-feira (26).

Já o prefeito Edson Vieira enfatizou a importância da obra, voltando a afirmar que a mesma seria o principal passo para a mudança do histórico de violência e tráfico de drogas presente na localidade, batizada de Cracolândia.

Ainda de acordo com o prefeito, serão economizados R$ 15 mil mensais, valores que antes, segundo ele, eram pagos com o funcionamento dos outros três centros em prédios alugados.

.

O novo Centro de Educação Infantil

A equipe do blog conferiu, em loco, a estrutura inaugurada. O novo Centro de Educação está equipado com 18 salas de aula, brinquedoteca, refeitório, cozinha, área de lazer e salas administrativa e de professores. Confira mais imagens:

21
junho

Escola Dinâmica realiza o maior Arraiá Junino entre as escolas da rede particular

Contando causos e casos dos matutos nordestinos, a Escola Dinâmica realizou um grande evento junino no último sábado (17) no Cabana Clube em Santa Cruz do Capibaribe.

O ‘Arraiá da Dinâmica 2017’ superou todas as expectativas de pais, professores e todos que acompanham a ‘Família Dinâmica’. O evento trouxe à tona, através de excelentes apresentações, a resistência do povo nordestino, contextualizada em expressões de fé e tradições culturais.

O Cabana Clube ficou lotado e o público presente acompanhou entusiasmado cada apresentação realizada por alunos de turmas do Ensino Infantil ao Médio. A animação ficou por conta do trio de forró pé-de-serra liderado pelo sanfoneiro ‘Fogoió’.

Após a abertura do evento, realizada pelo diretor Joselito Pedro e a produtora cultural Karla Ferreira, os alunos Hortência e John interpretaram e dançaram o Cordel ‘Ai se sêsse’, que fala do amor entre um casal de matutos. Ainda na parte de abertura, professoras da escola coreografadas pela professora de balé, Rayane Souza espalharam leveza e charme pelo arraial.

Em seguida, iniciou-se a maratona de apresentações, abrindo com as turmas da Educação Infantil. As turmas do Maternalzinho e Maternal encantaram o público com lindas apresentações ao som de músicas do inesquecível Luiz Gonzaga.

Para mostrar que na instituição não falta talentos, o professor de música, Márcio Telles, coordenou as vozes do Coral da Dinâmica que entoou clássicos nordestinos, entre eles ‘A vida do Viajante’, também do Gonzagão.

As turmas do Jardim fizeram todo mundo babar de admiração ao realizar lindíssimas apresentações com as músicas Flor do Mamulengo, Mulher Rendeira e Massa de Mandioca.

O Ensino Fundamental iniciou suas apresentações com as turmas do 1º e 2º anos A e B, que relembraram as simpatias de São João. Já as turmas do 6º, 7º e 8º anos falaram de saudade.

Envolvendo temas de reflexão atual, como a inclusão, as turmas do 3º, 4º e 5º anos trouxeram para o Arraiá deste ano, a apresentação ‘Os super heróis nos causos juninos’ incluindo personagens das histórias em quadrinhos com as tradições juninas do Nordeste. Os alunos encheram a festa de cor com suas lindas fantasias.

Em homenagem a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, os alunos do 9º ano coreografados pela professora de dança, Shirley Lima, realizaram a apresentação ‘Eu bordo seu amor nos causos contados nos festejos juninos’, que envolvidos em tecidos destacaram a confecção, principal cultura econômica da capital pernambucana da moda.

Ainda representando o Ensino Fundamental, as turmas do 3º, 4º e 5º anos B trouxeram para o arraiá, todo o encanto da música ‘Sabiá’ e encerraram com todo brilho uma coreografia com o tema do São João da Dinâmica 2017, a música ‘Andança’, na voz da grande Beth Carvalho.

Destacando o sofrimento causado pela seca, o lamento sertanejo foi representado pelas turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos com uma emocionante apresentação, que evidenciou a união do povo nordestino diante das adversidades. E como não poderia faltar, houve desfile de Príncipe e Princesa, Rei e Rainha do Milho, escolhidos pela mesa de jurados composta por pais de alunos, professores e convidados.

Para finalizar com maestria mais um evento sensacional, os alunos dos 9º ano do Ensino Fundamental e turmas do Ensino Médio realizaram eletrizantes quadrilhas matutas.

Com uma decoração bastante atrativa, belíssimas apresentações, figurinos com muito capricho, valorização das tradições culturais e claro, a alegria contagiante da ‘Família Dinâmica. O Arraiá da Dinâmica deu uma aula de amor ao Nordeste e mostrou, de fato, por que é o maior entre as escolas da rede particular de ensino da região.

Confira todas as fotos:

Informações da assessoria.

21
junho

Contemplação – Ambientalista santa-cruzense faz registro de animal cada vez mais raro em nossa região

Foto foi tirara em trecho do Rio Capibaribe: Arnaldo Vitorino

O ambientalista e professor Arnaldo Vitorino publicou, em sua rede social, mais um belo registro da natureza presente em nossa região. Trata-se do flagrante de um jacaré de papo amarelo, espécie ameaçada de extinção que, devido ao desmatamento e as agressões contra o seu ambiente natural, é visto cada vez com mais raridade.

O flagrante foi realizado, segundo ele, na última terça-feira (20) e mostra o momento em que o animal estava em cima de uma pedra, para se aquecer em meio ao sol.

Répteis, como o jacaré, buscam locais mais altos ou que retenham calor para poder aquecer o corpo, fundamental para exercer diversos processos como a digestão de alimentos e também lhe garantir mais mobilidade, já que não possuem a propriedade de manter a temperatura corporal de forma constante, a exemplo de nós seres humanos.

Vale destacar que o Jacaré de Papo Amarelo não oferece risco aos seres humanos (desde que respeitados os seus limites) e se alimenta de pequenos peixes, caramujos aves e outros pequenos animais.

.

Momento em que o ambientalista fez o registro fotográfico do jacaré – Foto: Almir das Neves

19
junho

Instituto Dom Pedro I realiza grande Arraiá Junino em Santa Cruz

Evento contou com muita coreografia, referências a cultura popular e muito forró – Fotos: IDP-I.

Para comemorar o São João, o Instituto Dom Pedro I realizou no sábado (17), no Clube Ypiranga, um belíssimo Arraiá. Foi uma festa linda, preparada com muito carinho para receber seus alunos, familiares e convidados, os quais lotaram o clube com sua expressiva e brilhante participação.

A cada apresentação, o público ficava cada vez mais encantado com a beleza das coreografias criadas pelos professores e com o talento e charme dos alunos, que conquistaram todos os presentes.

O Club Ypiranga foi cenário de um grande evento e contou com um público que realmente gosta de uma festa que mostre nossa cultura popular nordestina.Com coreografias de várias músicas que retratam a imagem do nosso povo, os pais, professores e alunos puderam contar com um variado cardápio com deliciosas comidas típicas encontradas nas barraquinhas no interior do evento.

No evento ainda aconteceu sorteio da rifa de uma TV Led de 40 Polegadas, desfile de Rei e Rainha do milho, quadrilhas juninas e muito forró pé-de-serra. A direção do Instituto Dom Pedro I agradece a colaboração e empenho de seus alunos, pais e professores para com a realização desse evento que mais uma vez repetiu o sucesso que cresce a cada ano.

Confira todas as fotos:

.

Lembrando que nossa festa ainda não acabou! Nesta quarta-feira (21), finalizando as atividades juninas, o Instituto Dom Pedro I realiza o Arraiá IDPI, trazendo muito forró e animação com Jerry Paulo e Tonny Lucco. Informações: (81) 3731-1667.

Confira o convite que temos pra você.


.

.
Informações da Assessoria

19
junho

No Trem da Alegria pelo São João do Nordeste – São João ESA 2017

“Quando Junho chega no Sertão, a fogueira esquente o coração que emoção ver o povo tão feliz no Nordeste vira um país, um país do São João…”.

Agradecemos a toda família ESA, aos professores, alunos e pais que fizeram do nosso São João 2017 uma festa linda e incrível, muito bonita mesmo. A alegria e o empenho de vocês nos contagia. Obrigado!

.


.
#ESA #FamíliaESA #escola #SantaCruzDoCapibaribe #SãoJoão!

.

Informações da Assessoria

17
junho

Arraiá da Dinâmica acontece neste sábado no Cabana Clube

A Escola Dinâmica realizará sua festa junina neste sábado (17). A edição deste ano do ‘Arraiá da Dinâmica’ está cheia de novidades e promete encantar o público que comparecer ao Cabana Clube em Santa Cruz do Capibaribe.

Com o tema ‘Coração do Matuto: Por onde for quero ser seu par’, a escola promete contar causos e casos dos matutos nordestinos que em seu cotidiano mostram resistência ao sofrimento e as dificuldades expressando sua fé nos santos juninos e o amor em todas as suas faces.

“Nossa festa junina reúne muito mais do que pares coreografando tradicionais danças. Nossa equipe se une para nossa festa ser um sucesso absoluto, contragulando temas e histórias de costumes juninos, personalidades, sentimentos, identidade, momentos históricos, fenômenos climáticos, etc. Vamos aprender e ensinar festejando nossa cultura, pois iremos refletir sobre preconceito, preservação da natureza, histórias em quadrinhos e relações de amizade”. Explica a coordenadora pedagógica, Egmar Santos.

Turmas do Ensino infantil, fundamental e médio realizaram apresentações de dança e encenações teatrais no evento, as apresentações são coordenadas pela equipe de professores e a coordenação pedagógica da escola. O evento ainda terá sorteio de brindes, desfile de Rei e Rainha do milho, apresentações culturais, barracas de comidas típicas, quadrilhas juninas e muito forró pé-de-serra.

Arraiá da Dinâmica 2017, é certeza de mais uma grandioso espetáculo cultural realizado pela Escola Dinâmica. O evento tem início a partir das 16h.

.

Informações da assessoria.

15
junho

Centro de Educação Infantil – Secretário fala de prazo para que problemas na cracolândia sejam solucionados

Foto: Arquivo

Em entrevista concedida ao programa Rádio Debate, o secretário de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, Joselito Pedro, falou sobre a data para inauguração do novo Centro de Educação Infantil.

O secretário rebateu críticas e respondeu perguntas dos debatedores e alguns pontos de suas falas podem ser destacados. Confira:

.

Críticas ao local do novo Centro, dificuldades na logística de transporte de alunos e centralização em uma única unidade educacional

“É evidente que existe uma dificuldade de logística (no transporte), mas a prefeitura municipal está oferecendo transporte escolar e isso já funcionava em três centros próximos. De certa forma, os pais e as famílias já estão acostumadas com essa logística. Isso é uma preocupação e tanto que já estamos ampliando a creche-escola Julia Oliveira para atender esse público. São quatro salas, com 25 alunos em cada turno e vamos atender a 200 famílias no bairro Santo Agostinho. O Centro de Educação é um projeto belíssimo, revolucionário e por mais que algumas pessoas não queiram entender isso, mas ele é de uma grandiosidade que é encher os olhos. Tem essa questão da logística, mas vai valer a pena” – disse.

Ainda segundo o secretário, na próxima semana, também haverá a adequação de um prédio no bairro Oscarzão também para atender esse público infantil.

.

E a cracolândia? Problemas devem ser resolvidos em até três meses, diz Joselito

Sobre o Centro de Educação Infantil ter sido construído em uma área complicada do município que é a cracolândia, o mesmo citou que a prefeitura fará ações para que a realidade do local possa mudar, citando que o Centro de Educação Infantil como esse primeiro passo.

Ele pontuou que a prefeitura deve fazer uma maratona de ações, visando a solução do problema em até 03 meses.

“É evidente que vai entrar a Guarda Municipal e todas as secretarias do município para se resolver essa questão. Para se ter uma ideia, o espaço já não está como era antes e não existe mais tanto isso lá, já diminuiu uns 80% e com a chegada do Centro de Educação, um espaço que vai ser usado pelas famílias, pelos pais, essas pessoas vão se afastar. Vai haver ações de secretarias envolvidas para que possamos, em dois ou três meses, ter esse problema solucionado” – pontuou.

15
junho

Data para inauguração do Centro de Educação Infantil é anunciada e contará com a presença do Ministro da Educação

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira anunciou na manhã desta quarta-feira (14), que no dia 22 de junho será a data de inauguração do Centro de Educação Infantil Unificado Prefeito Augustinho Rufino de Melo.

A informação foi divulgada durante vistoria da obra, onde funcionará a unidade de ensino escolar, antigo prédio do mercado de farinha, no centro da cidade. A visita contou com a presença do vice-prefeito Dida de Nan, dos vereadores: Klemerson Ferreira (Pipopa) e Irmão Val, gestores, coordenadores, professores e colaboradores da educação do município.

Na ocasião, o prefeito Edson Vieira destacou a importância da unidade para sociedade. “Aqui é mais que um espaço amplo com salas e repleto de equipamentos destinados à educação, aqui começaremos a formar cidadãos, cuidaremos do nosso futuro que são nossos filhos. Neste Centro de Educação Infantil prestaremos uma justa homenagem a Augustinho Rufino de Melo, companheiro íntegro e que sempre lutou por dias melhores para Santa Cruz do Capibaribe”, frisou.

Vilma Barbosa, gestora que vai administrar a unidade escolar relata a expetativa para a entrega do equipamento. “Estamos muito perto de iniciarmos uma nova era na educação Infantil da cidade, acredito que seremos uma referência e quem pensar em educação terá que estudar este espaço”, disse.

“Confesso que não conheço em nossa região um espaço igual a este, destinado exclusivamente a educação infantil. Além de abrigar com dignidade as crianças de 04 a 05 anos de idade e proporcionar ensino com qualidade, essa escola vai servir de exemplo de como se trabalha em prol educação”, contou o secretário de educação, Joselito Pedro.

A escola é destinada a educação infantil, tem potencial para atender mais de 1.200 alunos, distribuídos em 36 turmas, funcionará em dois turnos, manhã e tarde, vai contar com 18 turmas, terá sala de administração e professores, brinquedoteca, refeitório, cozinha, ampla área de recreação, playground e bateria de banheiros planejada para as crianças.

A presença do Ministro da Educação

O prefeito Edson Vieira aproveitou a oportunidade para falar que o Ministro da Educação, Mendonça Filho, estará presente na solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil Unificado, Prefeito Augustinho Rufino de Melo.

A vinda do ministro foi através de articulação da ex-vereadora Zilda Moraes.

14
junho

IAE realiza seu grande evento junino com homenagem a Toinho Catanha

.

Foi realizado, com muita alegria e muito forró, o grande São João do Instituto Albert Einstein. O evento, que foi realizado no Centro Esportivo e Cultural Capibaribe e teve como homenageado o artista santacruzense Toinho Catanha.

Realizado em 09 de junho, o São João do IAE teve comidas típicas, quadrilhas, roupas temáticas, sorteio do Balaio Junino (ganho por Patrícia França) e claro: a presença ilustre dos pais e alunos de nossa instituição. O IAE agradece aos pais, mães, alunos e todos que compareceram. Confira mais imagens:

.

Informações da Assessoria

10
junho

Grande palestra de encerramento coroa sucesso do II Conipe, promovido pela Unopar Santa Cruz

Conferencista internacional Marcos Sousa falou sobre o tema #SejaExtraordinário! – Fotos: Thonny Hill

Na noite de sexta-feira (09) foi realizada a palestra de encerramento do II Conipe – Congresso de Inovação Profissional e Empresarial. Promovido pela Unopar Santa Cruz, o congresso contou, durante os quatro primeiros dias (de 05 a 08 de junho), com a realização de diversas atividades, entre elas 18 minicursos que foram ministrados tanto no Polo Unopar, como na Escola Menino Jesus.

Os minicursos foram voltados para as áreas de Gestão e de Educação, contanto com a participação superior a 500 pessoas; um público composto especialmente de estudantes, empresários e colaboradores de várias cidades e empresas da região.

Já o encerramento do II Conipe foi realizado no Clube Ypiranga, com a palestra magna feita pelo conferencista internacional Marcos Sousa e também com o V Arraiá da Unopar, além da entrega dos certificados aos participantes.

Marcos trouxe como tema a palestra “#SejaExtraordinário!”, que mostrou a um público superior a 700 participantes como as atitudes simples, tomadas de forma positiva e focada no dia a dia, podem despertar o potencial para o sucesso tanto na vida pessoal e profissional.

Já o Arraiá trouxe muito forró e animação com atrações locais, fechando com chave de ouro a segunda edição deste congresso, considerado um dos mais importantes da região quando o assunto é a qualificação profissional.

.

Confira também mais imagens do evento de encerramento

Informações da Assessoria

07
junho

II Conipe – Congresso promovido pela Unopar Santa Cruz segue com geração de conhecimento e qualificação para Santa Cruz e região

Fotos: Thonny Hill / Ascom Unopar Santa Cruz

Na última terça-feira (07) foi dada a sequência de atividades do II Congresso de Inovação Profissional e Empresarial (Conipe). O congresso acontece simultaneamente em dois locais, no Polo Unopar e na Escola Menino Jesus, onde estão sendo realizados 19 minicursos nas áreas de Gestão e Educação, mas que também englobam segmentos como Marketing, Redes Sociais, Educação Física, Planejamento Estratégico, Teatro entre outras.

De acordo com Emanuela Aleixo e Mirelly Tavares, respectivamente diretoras Administrativa e Acadêmica do polo Unopar Santa Cruz, o II Conipe conta com mais de 500 participantes; um público composto por empresários e colaboradores de empresas de Santa Cruz e região, além de estudantes da instituição e de outros municípios.

Vale destacar que os minicursos ministrados pela equipe que participa do II Conipe seguem até esta quinta-feira (08) e na sexta-feira será realizada, no Clube Ypiranga, às 19h, a palestra magna de encerramento.

A palestra com tema “#SejaExtraordinário” será realizada pelo conferencista internacional Marcos Sousa que, além de fazer parte do seleto grupo de palestrantes “Gigantes em Vendas”, também é escritor de livros e artigos sobre o assunto, além de ser considerado um dos principais palestrantes brasileiros nesses segmentos.

Vale ressaltar que a palestra magna também pode ser assistida por quem não se inscreveu para participar do II Conipe.

Os ingressos, ao investimento de R$ 70,00, podem ser adquiridos no Polo Unopar Santa Cruz, localizado a Rua Pedro Teodoro Aragão – 39, bairro Nova Santa Cruz. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (81) 3731-3822. Confira mais imagens do segundo dia de atividades:

Informações da Assessoria

06
junho

Secretaria de Educação realiza concurso ‘Ler Bem’ em Santa Cruz do Capibaribe

A Secretaria de Educação  promoveu o concurso “Ler Bem” com alunos de toda a rede municipal de ensino. O concurso é a etapa regional e acontece com alunos do 4º ano (8 a 9 anos) em que eles são avaliados pela desenvoltura, interpretação e melhor leitura.

O coordenador do projetor, professor Dávison Silva, ressaltou a importância de desenvolver essa ação nas escolas.

“É importante não somente para os alunos do 4º ano, mas também para toda a escola que incentiva os alunos ao hábito da leitura e nós estamos muito satisfeitos  com o resultado de todos eles”.

Nessa etapa os alunos exercem a leitura de dois textos, inicialmente uma fábula e em seguida um artigo científico.

O vencedor veio da Vila do Pará da escola José Quirino, que já é bicampeã, o aluno João Lucas Quirino fala da emoção em vencer o concurso.

“Foi muita emoção e muito estudo, estou muito feliz com o resultado.”

O gestor da escola, José Cleonildo falou do processo de preparo dos alunos.

“Nós temos uma determinação quando a secretaria nos convida para participar desse projeto, entendemos a importância e nos engajamos para dar o melhor resultado. Nosso dever é incentivar e desenvolver os alunos, estamos muito felizes e agradecidos pela vitória”.

Joselito Pedro, secretário de educação, comentou da importância de ter educação e família atuando em conjunto.

“São 50 municípios no estado de Pernambuco que participam desse projeto e Santa Cruz do Capibaribe é sempre destaque, então hoje estamos aqui todos envolvidos, todas as escolas da rede municipal participando e eu só tenho a agradecer a toda a equipe da Secretaria de Educação, ao prefeito Edson Vieira por acreditar no projeto e claro a todos os gestores, professores, alunos e as famílias que tem uma importância gigante nesse processo e escola é isso, é essa união que faz a diferença. Investir na educação é investir no futuro.”

O aluno João Lucas agora representará Santa Cruz do Capibaribe na etapa estadual.

;

Informações da assessoria.

06
junho

Começou! – II Conipe da Unopar Santa Cruz tem início e traz muita qualificação profissional para Santa Cruz e região

Fotos: Thonny Hill / Ascom Unopar Santa Cruz

Na segunda-feira (05), teve início a II Edição do Conipe – Congresso de Inovação Profissional e Empresarial. O congresso é promovido pela Unopar Santa Cruz e tem como objetivo proporcionar, não só para a classe empresarial, mas também para estudantes e público em geral de Santa Cruz do Capibaribe e região, capacitação e qualificação profissional.

Na programação do II Conipe estão apresentações culturais, exposição de trabalhos, palestra e também os 19 minicursos, realizados por profissionais renomados em diversas áreas do conhecimento. Entre elas estão Gestão, Educação, Marketing, Políticas Públicas e Educação Física entre outras. A diretora administrativa da Unopar Santa Cruz, Emanuella Aleixo, falou sobre a abertura do II Conipe.

“Graças à Deus, esse congresso já começou sendo sucesso, onde estamos com uma participação maior de inscritos em relação ao I Conipe. São mais de 450 pessoas que participam das atividades que estão sendo realizadas tanto aqui no Polo Unopar, como também na Escola Menino Jesus. É muito gratificante ver que a população está buscando ainda mais se qualificar profissionalmente e isso vai ajudar muito no desenvolvimento da economia e capacitação de nossa região” – disse.

Para esta terça-feira (06) terão continuidade os minicursos, que darão prosseguimento até esta próxima quinta-feira.

..

Ingressos para palestra com Marcos Souza também podem ser adquiridos

Já na sexta-feira (09) às 19h acontece, no Clube Ypiranga, a palestra magna de encerramento do congresso com o conferencista internacional Marcos Sousa, que trará a palestra “Seja Extraordinário”. O palestrante também faz parte do seleto grupo de palestrantes “Gigantes em Vendas” e também é escritor de livros e artigos sobre o assunto.

 

.

Vale ressaltar que a palestra magna pode ser assistida por quem não se inscreveu para participar do II Conipe. Os ingressos, ao investimento de R$ 70,00, podem ser adquiridos no Polo Unopar Santa Cruz, localizado na Rua Pedro Teodoro Aragão – 39, bairro Nova Santa Cruz. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (81) 3731-3822. Confira também mais imagens do primeiro dia do II Conipe:

Informações da Assessoria

06
junho

Educandário Antônio Burgos realizou II Congresso de Educação

O evento aconteceu neste sábado, 03 de junho, no Hotel Várzea Grande – Taquaritinga do Norte. Os professores foram acolhidos com um delicioso café da manhã, música e muita alegria. O primeiro ciclo de palestra iniciou às 3:30 da manhã com o tema Construindo uma Geração Inspiradora com Liane Nepomuceno.

Logo após o término da primeira palestra foram realizadas oficinas. As professoras da Educação Infantil participaram da oficina – A transformação e a criatividade como ferramenta para uma educação de excelência com Edelweyss Wagner.

Os educadores do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio refletiram sobre Estratégias vencedoras. Atitudes e ações que transformam desafios em conquistas, com Luana Bezerril.

A equipe do Fundamental anos iniciais e demais professores de redação do Educandário participaram da oficina – O desafio de transformar meta em conquista, com Janaína Cunha.

Após a conclusão do ciclo de oficinas chegou o momento da pausa para um almoço coletivo em clima de sinergia e envolvimento. Logo após os nossos professores Jefferson e Rosely deram um show de comédia que empolgou os participantes.

O tema oficial do Congresso marcou o segundo ciclo de palestra no turno da tarde. A palestrante Fabiana Sena refletiu com toda a equipe sobre o tema: Professores excelentes, Resultados Surpreendentes.

A programação encerrou no final da tarde com apresentações culturais e um Coffee Break junino com muita música e diversão. Foi um momento inesquecível!

A direção do Educandário Antônio Burgos parabeniza e agradece a toda equipe pela participação e envolvimento!

Confira todas as fotos:

Informações da assessoria.

05
junho

Secretaria de Educação realiza campanha de combate à evasão escolar em Santa Cruz do Capibaribe

Com o tema: “O Futuro se Constrói na Escola”, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, iniciou no bairro Malhada do Meio, uma campanha de combate a evasão escolar no município. O programa está atuando com equipes das Secretarias de Educação, Governo e Desenvolvimento Social e Saúde.

No Brasil, a evasão escolar é um grande desafio para o país, estados, municípios e todo sistema educacional. Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, 5 não concluem o ensino fundamental, ou seja, 95 terminam a 8ª série (IBGE, 2007).

Ao participar da campanha, Joselito Pedro, secretário de educação, falou da iniciativa. “Nossa preocupação é que nenhuma criança fique fora da escola, por isso estamos nas comunidades, falando com as famílias, procurando alunos que ainda não estão matriculados e tentando conscientizar os pais, falando a importância de crianças e adolescentes estarem das salas de aula”, pontuou.

“Hoje estamos priorizando essa ação, porque pensamos no futuro das crianças, da cidade, do estado e país. Não podemos deixar crianças fora da escola. Acredito que essa união vai trazer resultados, pois vamos recolocar estudantes nas escolas”, disse Alessandra Vieira, secretária de governo e desenvolvimento social.   

Claudenice Dias, secretária executiva de educação, contou o objetivo da campanha. “O objetivo da pesquisa é identificar  alunos de 04 a 17 anos que estão fora da escola, posteriormente ao levantamento que estamos fazendo, encaminharemos esses estudantes observados as escolas mais próximas de suas residências. Com essa iniciativa acredito que vamos diminuir a evasão escolar”, frisou.

No que se refere ao ensino pré-escolar, Santa Cruz do Capibaribe tem praticamente 100% de alunos em sala de aula. No tocante à creches, o município está construindo três unidades de ensino nos Bairros Acauã, Dona Lica II e São José. A obra do Centro Municipal de Educação Infantil Unificado, prefeito Augustinho Rufino de Melo, está em fase de conclusão. A campanha têm o apoio dos Conselhos de Evasão Escolar e Tutelar, COMDECA, Cras, Creas e agentes de saúde.

.

Com informações da assessoria.

04
junho

Secretaria de Educação inicia comemorações juninas da rede municipal em Santa Cruz do Capibaribe

.

Foi iniciado neste final de semana, as comemorações juninas da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe. As primeiras escolas a vivenciarem a festa foram Antônio Gomes Aragão, Rio Verde, Professora  Maria Lucina e Creche Severino Amaro, Oscarzão e Lindolfo Pereira de Lisboa, Pedra Branca.

Como de costume em festa de São João não faltam quadrilha e casamento matuto, comidas típicas, desfile do Rei e Rainha do Milho, forró pé de serra com muito arrasta-pé.

“A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Educação, apoia e sempre estará presente em todos momentos, onde a cultura nordestina estiver sendo lembrada. Portanto, parabenizamos todas as escolas, professores, alunos, pais e gestores pelas belíssimas festas que abriram o São João da rede municipal de ensino”, disse Claudenice Dias, secretária executiva de educação.

Rozana Lima, gestora da Creche Severino Amaro, falou da interação entre festa junina e prática pedagógica. “Nesse mês nós temos atividades juninas, onde são realizados trabalhos com danças e valorização da cultura, práticas que atuam na psicomotricidade dos alunos. Acredito que isso faz parte de ações pedagógicas, do dia a dia e desenvolvimento das crianças”, contou a gestora.

“Foi ótimo o São João da Escola Antônio Gomes, adorei a participação do meu filho, ele se comportou bem, dançou, brincou se divertiu muito com os coleguinhas, foi ótimo, parabenizo a todos pela organização e por manter vida a cultura nordestina”, pontuou costureira Claudiana Amorim.

As comemorações continuam na próxima quinta-feira (08), com o festejo junino dos colaboradores da educação, prosseguem durante todo final de semana nas escolas da rede municipal de ensino.

Informações da Assessoria.

31
maio

#BlogMagazine – IAE promove VI Mostra do Conhecimento em Santa Cruz do Capibaribe

Evento é marcado por experimentos, apresentações e também diversas outras atividades – Fotos: Thonny Hill

Nesta quarta-feira (29) está sendo realizado, no Instituto Albert Einstein em Santa Cruz, a VI Mostra de Conhecimento. Com tema “UP – Altas Temperaturas”, estudantes dos níveis Fundamental II e Médio mostram, para os visitantes de várias escolas das redes pública e privada do município, a importância da preservação do planeta e os impactos causados pela ação desenfreada do ser humano contra a natureza.

Ao todo, são 10 salas tematizadas que focam temas como o Aquecimento Global, Poluição Ambiental, As Mudanças no Clima do Planeta entre outros, além dos efeitos físicos no ser humano graças a essas mudanças ambientais.

.

Na VI Mostra de Conhecimento também acontecem outros temas em paralelo onde, através da realização de experimentos, jogos e apresentações, estudantes visitantes também ficam por dentro de áreas como ciências, biologia, física, química, história, artes, geografia entre outros.

A VI Mostra do Conhecimento é aberta ao público e se segue até as 17h. De acordo com seus organizadores, são mais de 200 pessoas envolvidas, entre professores, direção do IAE e seus estudantes. Confira mais imagens (clique para ampliar):

Página 1 de 51123...1020...Última »

Notícias Anteriores