15
novembro

Como o profissional de educação pode manter-se atualizado

Children together at modern school

É inegável dizer que, para ser bom em sua área, o profissional deve estar em constante evolução e sempre atualizado sobre o universo em que atua. Quando o assunto é educação, este fator deve ser ainda mais levado em consideração, uma vez que o trabalho deste profissional é ensinar. Se você é um educador, seja um professor, coordenador educacional ou diretor de escola, confira algumas dicas de como manter-se sempre atualizado.

Acompanhe as novidades

O profissional de educação deve estar sempre lendo e se atualizando sobre as novidades de sua área. Para isso, procure acompanhar revistas, sites, jornais, newsletters e podcasts sobre  educação. Existem diversas mídias especializadas no assunto que vão te ajudar a ficar por dentro de tudo o que acontece. Além disso, procure por estudos e pesquisas sobre especialistas no assunto. O importante é que este seja um hábito cotidiano.

Cursos de extensão

Estudar para ensinar é um dos pontos principais para o educador ter sucesso. Uma opção rápida e efetiva para o profissional manter-se sempre em atualizado, é realizar cursos de extensão ou cursos livres. Com curta duração, em média de 20 a 80 horas, este tipo de curso pode ser presencial ou EAD, dependendo da instituição, e é ótimo para o aprendizado de disciplinas específicas sobre um tema.

Fique atento às tecnologias

A lousa e o giz há tempos já não são a única ferramenta de trabalho de um professor. Com o avanço da tecnologia, as interações dentro e fora da sala de aula mudaram e isso deve constantemente observado pelos profissionais da área. Cada vez mais são utilizados computadores e até lousas interativas durante as aulas, tornando-as mais dinâmicas. Além disso, existem ferramentas online que estendem a relação entre professores e alunos. Por meio delas, é possível compartilhar conteúdos didáticos, tirar dúvidas e consultar as notas.

Uma tendência que vem tomando cada vez mais espaço é a de cursos a distância – o chamado EAD. O profissional antenado nas novidades tecnológicas está mais apto a trabalhar para este tipo de ensino. Ampliando assim, o seu ramo de atuação. Este modelo exige uma forma diferente de lecionar, um preparo das aulas específico e também um bom domínio da internet.

Faça pós-graduação

Uma das chaves para se tornar um bem-sucedido profissional da área educacional é estudar. E a pós-graduação é o principal passo para isso. No mercado existem diversos cursos de especialização para as mais variadas áreas educacionais. O importante é escolher aquela que se encaixe com o seu objetivo de carreira. No entanto, se você deseja ser um professor ou coordenador de cursos universitários. É preciso estudar ainda mais, fazendo mestrados, doutorados e até pós-doutorado.

Na dúvida sobre qual pós-graduação em educação fazer? Então confira nosso cursos clicando AQUI e escolha aquele que vai fazer a sua carreira decolar.

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Fonte: Portal Pós

 

13
novembro

Gabaritos oficiais do Enem já estão disponíveis na internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na tarde desta quarta-feira (13) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também foram divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões.

No total, são seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os participantes também podem acessar os gabaritos pelo portal do Inep, na página do Enem ou pelo aplicativo do Enem.

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. Mesmo com o gabarito em mãos, os participantes ainda não poderão saber qual nota tiraram no exame, isso porque o Enem é corrigido pela chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Pela TRI, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e também de acordo com o desempenho de cada estudante na prova.

O Enem 2019 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Cerca de 3,9 milhões de estudantes de todo o país compareceram ao menos em um dia de prova. Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.

O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham feito o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem.

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Fonte: Agência Brasil.

11
novembro

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco abre seleção para 173 professores da EJA

O edital consta vaga para o município de Brejo da Madre de Deus

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Processo será realizado em etapa única, classificatória e eliminatória; prazo para inscrição termina no dia 25 deste mês.

Estão abertas as inscrições para Seleção Pública Simplificada que selecionará 173 profissionais de Nível Superior e Médio para atuarem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada às populações do Campo, no âmbito da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco.

Destas, 159 vagas são para professor das diversas áreas e 14 vagas para professor articulador territorial. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 25 deste mês. A seleção será realizada em etapa única, eliminatória e classificatória, e o resultado final será divulgado no dia 27 de dezembro.

Para participar, é preciso que o candidato seja brasileiro ou goze das prerrogativas previstas no Art. 12 da Constituição Federal; tenha idade mínima de 18 anos, ou ser emancipado civilmente; esteja em dia com as obrigações eleitorais; esteja quite com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino; esteja apto, física e mentalmente, para o exercício das atribuições da função; não acumule função, emprego ou cargo público, em qualquer esfera de Governo ou em qualquer Poder, salvo nos casos constitucionalmente permitidos; dentre outros requisitos que constam no edital clIcando AQUI

O ato da inscrição consiste no preenchimento de um formulário eletrônico, onde deve ser observada a tabela de pontuação de Análise de Experiência Profissional, Títulos e Cursos, de acordo com a função para a qual concorre, disponível na página de inscrição clicando AQUI. Além de digitalizar e anexar os documentos solicitados. Os salários são de R$ 1.438,34 mensais para vagas de professor, com carga horária de 150 horas/aula, e de R$ 1.917,78 mensais para carga horária de 200 horas/aula, que corresponde às vagas de professor articulador territorial.

A portaria é válida por dois anos, prorrogáveis por igual período, a partir da data de homologação do seu resultado final. O documento estabelece ainda o prazo de vigência para contratos temporários provenientes da seleção, que é de doze meses, prorrogável por igual período. Os candidatos classificados serão convocados por meio de telegrama enviado para o endereço cadastrado na ficha de inscrição do candidato.

09
novembro

Quem faltou ao primeiro dia pode fazer o Enem neste domingo (10), diz Inep

Foto: Jabson Nunes.

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontece neste domingo (10). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que os candidatos que perderam a primeira prova não devem desistir do exame.

Mesmo que a nota final esteja comprometida, participar desta etapa vai funcionar como uma experiência para aplicações futuras. Além disso, a prova deste domingo tem uma duração menor, cinco horas, e o candidato deverá responder questões que cobram conhecimentos de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Recomendações

O Inep recomenda que o participante chegue ao local de prova com antecedência mínima de uma hora. É obrigatório levar um documento oficial original e com foto. São aceitos:

Cédula de Identidade
Documento de identificação original com foto, fornecido por ordens ou conselhos de classe
Carteira de Trabalho
Certificado de Reservista
Passaporte
Carteira Nacional de Habilitação; entre outros.

Em caso de perda de documento, é obrigatório apresentar Boletim de Ocorrência com data de expedição de, no máximo, 90 dias. Fique atento: documentos em formato digital e cópias autenticadas não são aceitos.

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, também é obrigatória para o exame.

Vale lembrar que o uso de aparelho eletrônico, inclusive celular, é proibido e qualquer som gera desclassificação imediata do participante do Enem.

É proibido levar materiais como lapiseira, dispositivo eletrônico, boné e borracha, por exemplo. O participante não pode deixar, definitivamente, a sala de exame antes de 15h30, duas horas do início da prova.

O participantes poderá levar o Caderno de Questões apenas quando faltarem 30 minutos para o encerramento do exame, ou seja, 18h. O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13.

01
novembro

Gamificação corporativa: como o método pode ser benéfico para as empresas

Os games, ou jogos, normalmente são associados ao universo infantojuvenil devido ao seu apelo lúdico. Mas o que muita gente não sabe, é que essa forma de contar histórias pode ser uma grande aliada no mundo corporativo. Pensando em engajar os seus colaboradores durante aulas e treinamentos, muitas empresas estão usando o recurso de gamificação para a fixação do conteúdo. Conheça as vantagens e características deste tipo de abordagem.

Quando usar a gamificação: Os games corporativos podem ser uma opção para as tradicionais palestras, em que só uma pessoa fala enquantos os demais ficam apenas ouvindo. Neste caso, sabemos que muitos absorvem apenas o que lhes interessa e a mensagem final não é passada com eficácia. Já com a gamificação, todos fazem parte do processo de aprendizado e colaboram com o conteúdo apresentado.

O objetivo dos jogos sempre é vencer e com essas atividades não é diferente. Mas neste caso, o caminho até a vitória é a parte mais importante. Isso porque a ideia principal é a de aprendizado e desenvolvimento de conhecimento e, ao final, todos saem ganhando.

Com essa abordagem também não há derrotas. Uns podem se destacar mais que outros em determinadas competências, mas isso faz parte do desenvolvimento do profissional e suas habilidades, além de ser benéfico para o grupo.

Vantagens da gamificação :

Storytelling

É difícil alguém não se prender a uma boa história e um dos pontos principais deste tipo de abordagem é o storytelling. O uso de uma narrativa que seja condizente com o conteúdo levantado faz com que os profissionais se envolvam com os desafios propostos.

Aprendizado

O game torna o momento de aprendizado mais amigável e menos intimidador do que uma sala de aula convencional. Assim, é possível aprender de maneira leve e colaborativa, além de incentivar a socialização entre os participantes.

Evolução

A motivação em participar de um exercício desses é progredir e chegar ao final com a sensação de dever cumprido. O uso de recompensas, como medalhas ou pontuação, pode ser utilizado no processo, mas o principal é saber que tudo aquilo que foi apresentado resultou em conhecimento e evolução profissional.

Individualidade

Como a meta é o aprendizado, o jogo não incentiva a competição entre os participantes. Ao final, todos alcançam seus objetivos, cada um com suas particularidades.

A gamificação pode ser aplicada em atividades nas mais variadas áreas, seja para um treinamento de equipe ou apresentação de um novo conceito. Ela também pode ser tanto digital quanto analógica, tudo depende dos recursos existentes e do tipo de empresa.

Algumas empresas desenvolvem ferramentas de gamificação digital para você adaptar de acordo com as suas necessidades. Além disso, você também formular o seu próprio jogo com cartas e tabuleiros, ou adquirir versões já existentes.

Para liderar este tipo de prática, você pode fazer um MBA de liderança e coaching, por exemplo. Se interessou? Então confira nossas opções de cursos.

 

Fonte/Blog da Pós

25
outubro

Alunos recebem certificados dos cursos de informática oferecidos pela Câmara de Vereadores

76 alunos concluíram gratuitamente os cursos do Cidatec que já beneficiou mais de 3.500 pessoas 

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Na noite desta quinta-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou a Sessão Solene de entrega dos certificados dos cursos de Informática Básica e Designer Gráfico, ofertados gratuitamente através do Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania (Cidatec) que é uma iniciativa do Poder Legislativo e já beneficiou mais de 3.500 alunos.

O presidente da Câmara, Augusto Maia presidiu a Sessão Solene que entregou 76 certificados aos novos formados.

“Nós temos dado continuidade nesse projeto e feito algumas melhorias com intuito de seguir ampliando a quantidade de cursos oferecidos. Implantamos o curso de Robótica e Automação que tem sido uma grande inovação na região. Desejo boa sorte aos concluintes e que sigam se aperfeiçoando cada vez mais no intuito de serem grandes profissionais”, disse.

Os vereadores Ronaldo Pacas e Deomedes Brito também participaram da cerimônia que contou ainda com o professor do Cidatec, Joseilton Macedo.

Já estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos de Informática Básica e Designer Gráfico. As matrículas estão sendo realizadas na sede do Cidatec, localizada na Avenida Tito Sinésio Aragão, número 146, no centro da Cidade, entre 13h30 e 17h. Para se inscrever basta comparecer ao local com RG, CPF ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência. As aulas iniciam no dia 4 de novembro.

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Informações da assessoria.

24
outubro

Informativo Instituto Dom Pedro I

A aula de matemática do Instituto Dom Pedro I (IDPI) sempre é bastante proativa. Os alunos do 8° ano “A” estão estudando o conceito de circunferência e seus elementos. Esta semana, para aprofundar ainda mais os conhecimentos adquiridos, a professora propôs uma atividade diferente.

Em grupos, os alunos deveriam utilizar um pedaço de barbante para desenhar uma circunferência. Quando todos os grupos terminaram de utilizar o barbante como representante do raio da circunferência e já estavam com seus desenhos prontos, foi proposto que cada grupo medisse o comprimento de sua circunferência. Isso foi feito por meio de um segundo barbante.

Para tanto, bastava colocar o barbante sobre o desenho da circunferência, esticá-lo e medi-lo. Em seguida, os estudantes traçaram os seus elementos, diâmetro, corda e raio. Foi uma aula bastante interativa!

Assessoria.

22
outubro

Unopar Santa Cruz realiza VII Dia da Responsabilidade Social

A Unopar Santa Cruz realizou neste domingo (20) o seu VII Dia da Responsabilidade Social. Ao se pensar na construção de um mundo mais justo, a educação exerce um papel fundamental na formação da cidadania. E, dentro deste contexto, a responsabilidade social universitária é de extrema relevância no sentido de difundir um conjunto de princípios e valores a partir de atividades que integralizam a tríade do conhecimento: ensino, pesquisa e extensão.

Desta forma, a Unopar apoia o desenvolvimento sustentável da sociedade, formando cidadãos conscientes e, sobretudo, proativos, despertando no seu aluno atributos como solidariedade, trabalho em equipe, voluntariado e liderança, que são habilidades fundamentais que contribuem na sua formação acadêmica e profissional.

Com a temática “Focinho Amigo”, o objetivo desta edição foi ajudar cães e gatos que vivem em abrigos e também aqueles que são cuidados e alimentamos por pessoas que criam, de maneira particular, dezenas de animais.

Com as doações realizadas pelos seus alunos, ao todo foram distribuídos 600 kg de ração para cães e 275 quilos para gatos, além de 8 cestas básicas e material de limpeza. As entregas ocorreram na manhã do domingo e contou com a presença do corpo acadêmico e administrativo do polo, juntamente com diversos alunos da instituição.

O Projeto Faça um Focinho Feliz, juntamente com mais 6 pessoas, receberam as doações e ficaram extremamente felizes e gratas com tamanha ajuda.

“A lição que fica desta nossa VII edição é o de ver pessoas que, mesmo tendo pouquíssimos recursos, fazem a diferença na vida destes animais através do amor e da dedicação à causa e, também, como estes animais retribuem esse cuidado recebido”, destacou a Diretora Acadêmica do Polo, Emanuella Aleixo.

 

“Quem me conhece sabe que amo os animais e ontem foi um dia muito feliz pela realização da Responsabilidade Social. Quero agradecer cada um que ajudou a Unopar fazer valer esse dia. Pra mim foi muito gratificante como aluna e venho pedir que não deixem de ajudar”, relatou Nicole Nátane, estudante do 7. período do curso de Serviço Social.

 

 

A Unopar agradece a todos os seus alunos que contribuíram com as doações e também à Sign Digital que apoiou o evento.

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Conteúdo da Assessoria 

19
outubro

Informativo Instituto Dom Pedro I

Com grande alegria e muita emoção, devolvemos aos pais e toda sociedade santacruzense e da região, os brilhantes resultados dos alunos ‘feras 2020’, do Instituto Dom Pedro I (IDPI).

Nos primeiros vestibulares já estão saindo inúmeras aprovações. Ótimos resultados que os tornam aptos aos cursos acadêmicos dos seus sonhos.

Os alunos do 3º ano do ensino médio realizaram, recentemente, provas de importantes faculdades da região e mostraram os resultados que já esperávamos, pois sabemos da competência e comprometimento do aluno IDPI.

Os alunos que ficaram em primeiro lugar nas provas foram Allany Eduarda Fernandes; José Eduardo de Lima; João Victor dos Anjos; Isabella Barbosa e Maria Fernandes Lopes.

Os demais, mas não menos importantes, seguem a lista de classificação e podem matricular-se para no próximo ano iniciarem uma nova jornada acadêmica. São eles: Mateus Pereira Diniz; Samara Paulina Lopes; Nayara Heloísa; Carolina Gabriella; Luís Felipe da Silva; Arthur Venicio; Mariana Maria; Ana Luísa Souza; Vitória Santinq; Samara Vitória.

Nossos feras foram aprovados em engenharia de produção e civil, odontologia, direito, ciências da computação, medicina veterinária, farmácia, fisioterapia e enfermagem.

Parabenizamos todos e desejamos que muitas outras vitórias sejam possíveis, incluindo o ENEM que se aproxima. Certamente, darão um grande show de conhecimento e cultura adquiridos ao longo dos anos no nosso Instituto Dom Pedro I.

Assessoria.

18
outubro

Saia da zona de conforto: dicas para dar um novo passo na carreira

Depois de anos em uma mesma empresa ou cargo, com estabilidade e condições satisfatórias, é muito comum que alguns profissionais caiam na chamada zona de conforto. Estar nesta posição não é necessariamente algo ruim, mas pode ser mudado. Para sair deste cenário e dar novos passos na carreira, algumas atitudes devem ser tomadas. Confira algumas dicas e planeje-se.

Um passo de cada vez

Não é porque você resolveu sair da sua zona de conforto que precisa fazer tudo ao mesmo tempo, isso pode acabar sendo frustrante. Então, comece planejando seus próximos passos. Se deseja ser promovido, entenda o que pode ser benéfico para que isto aconteça. Peça conselhos ao seu gestor e seus colegas, eles podem te ajudar a enxergar novos horizontes.

Entenda o seu perfil

Antes de uma grande mudança, você precisa se conhecer. Entenda suas características, pessoais e profissionais, e porque você está nesta posição. Faça uma análise da sua trajetória, dos passos que deu, como eles foram benéficos, ou não, para a carreira, o que você poderia ter feito melhor e o que precisa ser mudado para a mudança acontecer.

Uma das coisas fundamentais para dar um novo passo é ter coragem. Mudar dá medo e é preciso saber lidar com este sentimento. Nesta nova etapa, busque apoio de seu gestor, além de amigos e familiares. Ter com quem contar, pode ser muito benéfico para o resultado.

Capacite-se

Quando o assunto é carreira, tudo que é novo pode se tornar obsoleto em pouco tempo. Por isso, é imprescindível que você se mantenha atualizado na sua área. Para isso, você pode frequentar conferências, palestras, cursos livres e ingressar em uma pós-graduação. Dependendo da sua área, existem cursos de pós-graduação EAD que podem ser realizados em seis meses, ideal para quem quer mudanças rápidas.

Faça networking

Caso você seja mais introspectivo ou só lide com as mesmas pessoas no seu dia a dia, comece a expandir seu círculo. Converse com pessoas de outras áreas, entenda o que elas fazem e se isso pode beneficiar a sua mudança. Outra coisa muito importante para ajudar no networking, é participar de eventos na sua área, assim você conhece outros profissionais e pontos de vistas sobre o mesmo assunto.

Desafie-se

Para sair da zona de conforto, é preciso encarar desafios. Eles podem partir de você ou da sua empresa. Crie metas que te deixem desconfortáveis e forcem a mudança. Outra coisa interessante, é trocar de lugar com alguns colegas por um tempo. Se a sua empresa for flexível, assuma posições que você nunca esteve, isso será ótimo. Inicie novas atividades também na vida pessoal, a transformação deve ser geral.

Já pensou em fazer uma pós-graduação? Esse pode ser um bom motivo para sair da zona de conforto e movimentar sua vida profissional. Conheça nossos cursos AQUI.

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Fonte Blog Pós

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08
outubro

TCE fiscaliza atraso na entrega de fardamentos na rede estadual

Há dois meses do fim do ano letivo, Governo entregou menos da metade das fardas escolares

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O Tribunal de Contas, sob a relatoria da conselheira Teresa Duere, vai realizar uma auditoria especial para verificar a situação do atraso na entrega dos fardamentos aos alunos da rede estadual de ensino de Pernambuco.

A auditoria vai verificar algumas questões que, segundo a conselheira, precisam ser esclarecidas.

“Primeiro, por que não foi pago? Há um empenho, então, por que não foi pago. Se não foi pago, não tem o material. Se não tem o material, o que é que está chegando para as crianças agora? Que tipo de material é esse? Quantas foram distribuídas? Quem foi que forneceu?” afirmou a conselheira Teresa Duere sobre o assunto.

“Estamos em outubro, falando em alunos sem fardamento. Vamos ver se em 2020 não estaremos mais falando nisso, e dentro dessa auditoria também vamos verificar isso, as providências tomadas, para que as crianças possam chegar em março com as fardas e toda a dignidade de entrar na escola como elas merecem”, disse ela.

Secretário-executivo de Educação explica atraso na entrega de fardas em Pernambuco. Foto: Alyne Pinheiro

Segundo o secretário-executivo de Educação e Esportes, João Charamba, foram entregues 400 mil dos 989 mil uniformes comprados pelo estado. De acordo com ele, não há atraso no cronograma.

“A homologação se deu em 23 de maio. A partir disso, há várias fases do rito processual. Só tivemos a assinatura dos contratos no mês de julho. As ordens de fornecimento foram dadas entre 10 e 18 de agosto e o prazo de entrega é de 60 dias, então a gente não tem nenhuma empresa atrasada”, diz.

07
outubro

Sindicato dos professores de Santa Cruz anuncia paralisação a partir desta terça (08) devido a falta de pagamento

“Só retornaremos quando todos tiverem com seus salários em dia” – diz Sindicato

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Foto: Arquivo.

Na tarde desta segunda-feira (07) o representante do Sindicato dos Professores Municipais (Sinduprom), Douglas Ferreira, emitiu um comunicado informando que os professores da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, irão paralisar suas atividades a partir desta terça-feira (08).

Segundo ele, o motivo da paralisação é devido à falta de uma parte do pagamento dos professores, esses correspondentes a Educação Fundamental. Ele completou que em assembleia com a categoria, foi decidido que caso o não pagamento viesse a ocorrer, alguma decisão seria tomada.

“A previsão para pagamento dos que atuam no Ensino Fundamental está previsto apenas para dia 9 de outubro. (…) Ano passado a categoria passou pela mesma situação, e, desde então, decidiu-se que a partir do 5º dia útil, caso todos não estivessem com seus salários em conta, as atividades seriam paralisadas” – disse.

“Agindo de acordo com o que a categoria decidiu em unanimidade, paralisaremos nossas atividades a partir de amanhã, e só retornaremos quando todos tiverem com seus salários em dia” – completou.

Em nota, o secretário de educação do município, Joselito Pedro, confirmou que o pagamento dos que atuam no Ensino Fundamental será realizado na próxima quarta-feira (09), e que a Prefeitura irá fazer o complemento com recursos próprios no valor de R$ 1.407.189,21 (um milhão, quatrocentos e sete mil, cento e oitenta e nove reais, e vinte e um centavos) para efetuar o pagamento.

“Chega um momento em que a gestão não consegue cumprir os prazos acordados, como tentamos explicar por várias vezes durante as negociações para aumento de salário. Assim sendo, apesar de todos os esforços, ainda não conseguiremos finalizar o comando de todos os salários de Setembro/2019 hoje (segunda). Na quarta, 9, concluiremos os salários de todos os efetivos” – ressaltou.

Confira os comunicados na íntegra abaixo:

Comunicado do Sinduprom

Boa tarde, pessoal!

Assim como todos/as já sabem, os salários dos/as professores/as da Educação Infantil já foi repassado pela gestão municipal desde semana passada e a previsão para pagamento dos/as que atuam no Ensino Fundamental está previsto apenas para dia 9 de Outubro. Como é sabido por todos/as, ano passado a categoria passou pela mesma situação, e, desde então, decidiu-se que a partir do 5º dia útil, caso todos/as não estivessem com seus salários em conta, as atividades seriam paralisadas. Assim, na primeira assembléia deste ano, também fora decidido que caso o mesmo viesse a ocorrer, esta decisão anterior seria tomada quando necessário.

Neste sentido, agindo de acordo com o que a categoria decidiu em unanimidade, paralisaremos nossas atividades a partir de amanhã, e só retornaremos quando todos/as tiverem com seus salários em dias.

A gestão culpa “a falta de recursos” para efetivar nossos direitos salariais, mas sabemos que não temos nenhuma responsabilidade sobre a gestão destes recursos, e não podemos aceitar sermos punidos/as pela falta de planejamento do poder municipal.

Assim, como acordado anteriormente, mesmo os/as professores/as que já estão com seus salários sem atrasos deverão acatar a decisão coletiva e em solidariedade à profissão, paralisar suas atividades também.

É importante ressaltarmos que nossa luta jamais será pautada em interesses pessoais, mas em defesa da nossa profissão e da coletividade na busca por nossos direitos.

Por fim, como acordado pela categoria, a partir de amanhã, 6º dia útil, paralisaremos nossas atividades, estendendo nossa paralisação até que TODOS/AS estejam com seus salários em conta (ENQUANTO FALTAR UMA PESSOA SEQUER RECEBER, NÃO RETORNAREMOS).

É preciso em tempos tão difíceis, trabalhar nosso/a pensamento/consciência de classe!

Há braços na Luta!
Abraços na luta!

Sindicato é pra lutar!

Comunicado da Secretaria de Educação

Caros gestores, professores e demais funcionários da Educação…

A nossa Folha de Pagamento relativa à Setembro/2019 totalizou o valor de R$ 4.474.415,22, incluindo FUNDEB 60%, FUNDEB 40%, INFANTIL, EJA, bem como PATRONAL (que deve ser encaminha para o *Santa Cruz PREV e INSS).

De recurso FUNDEB/SETEMBRO veio o valor de R$ 3.067.226,01. Não sendo necessário esforço nenhum para se entender que a RECEITA não cobre a DESPESA. Deste modo, a Prefeitura Municipal irá fazer o complemento com recursos próprios no valor de R$ 1.407.189,21.

Por essa razão, chega um momento em que a gestão não consegue cumprir os prazos acordados, como tentamos explicar por várias vezes durante as negociações para aumento de salário. Assim sendo, APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS, ainda não conseguiremos finalizar o comando de todos os salários de Setembro/2019 hoje. Na quarta, 9, concluiremos os salários de todos os efetivos.

Então, o critério que pensamos para amenizar a situação (visto que temos um saldo em torno de 300.000,00 em conta) foi o seguinte: hoje pagamos aos professores (60%) cujos salários líquidos ficam em torno de 2.500,00 líquido.

Grato pela atenção.
Joselito Pedro – Secretário

07
outubro

Informativo Instituto Dom Pedro I

Comer bem para viver bem: Esse foi o tema de projeto recente, que as professoras Amanda Cristina e Marília Rayane desenvolveram junto aos pais e alunos do Pré- infantil “A”.

O projeto objetivou despertar nos envolvidos a importância de uma alimentação balanceada. Para auxiliar nesse trabalho, a nutricionista Elis Raquel foi convidada.

De maneira clara e descontraída, Elis apresentou a forma adequada na alimentação para termos uma vida saudável.

Assessoria.

04
outubro

Informativo Instituto Dom Pedro I

No ano de 2019, o Instituto Dom Pedro I trouxe uma novidade para os seus alunos: as aulas de Robótica. Os encontros acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras e varia entre aulas teóricas e práticas.

Diante de tudo o que os alunos já viram e estudaram, o Instituto Dom Pedro I, juntamente com a Infor Shild,  promoveram na noite do dia 03/10 o ‘Encontro Família e Robótica’.

Na oportunidade, houve uma demonstração do que é  Robótica e em seguida,  os alunos puderam mostrar aos seus pais tudo o que aprenderam, sendo os monitores da aula experimental. Cada pai, orientado por seu filho, pôde praticar um pouco de Robótica e após a aula, receber um certificado  de participação.

Foi uma noite de aprendizado e de muitas trocas de conhecimento entre pais e filhos.

Agradecemos a todas as famílias presentes, por acreditarem no nosso trabalho e por fazer desse momento algo tão especial.

Assessoria. 

04
outubro

Termina nesta sexta prazo para inscrição em bolsas remanescentes do ProUni

Os estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior tem até esta sexta-feira, 4, para se inscrever nas bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). A previsão inicial de encerramento era na segunda-feira passada, dia 30. As inscrições devem ser feitas no site do programa. (http://siteprouni.mec.gov.br)

As bolsas remanescentes são para quem não foi contemplado nas primeira e segunda chamadas, além da lista de espera. O Ministério da Educação (MEC) explica que as vagas, voltadas para o segundo semestre do ano, ficaram disponíveis por causa da desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo.

Podem concorrer às bolsas remanescentes do ProUni os brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e sem ter zerado a prova de redação

Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e que não tenham participado do Enem podem se inscrever às bolsas de estudo em cursos de licenciatura.

Nesta etapa, não há chamadas ou nota de corte diária. A ocupação das bolsas é realizada conforme a ordem de inscrição. Ao concluir o procedimento, a bolsa automaticamente é reservada ao candidato.

Quem for selecionado deverá comparecer à instituição de ensino nos dois dias úteis subsequentes ao da inscrição para comprovar as informações prestadas.

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