09
julho

Informativo – Instituto Dom Pedro I

As aulas remotas chegaram inesperadamente e todos tivemos que nos adaptar a elas. Um dos pilares que sustentam o Instituto Dom Pedro I é o compromisso com a educação e em um momento como esse, este pilar fortalece ainda mais os princípios de nossa instituição.

Sendo assim, tivemos que nos adaptar e buscar estratégias para que o processo de ensino e aprendizagem pudesse ocorrer da melhor forma possível, nos reinventamos e estamos oferecendo aos nossos alunos as aulas remotas, através das plataformas digitais. Afim de oferecer melhores condições de aprendizagem, no dia 03/07 a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I fizeram a entrega  aos pais de materiais e atividades produzidas por nossos professores,bem como o recolhimento dos livros didáticos para a correção das atividades.

A entrega foi realizada com todos os protocolos exigidos para a Covid-19, tomando todos os cuidados necessários para o momento em que estamos vivendo. Os pais tiveram todo o horário da manhã e também da tarde para irem buscar os materiais, para que o fluxo de pessoas dentro da escola fosse o permitido. Os funcionários usavam EPIs (máscaras e luvas) e todos os que entravam na instituição tinham sua temperatura aferida e para higienização das mãos, passavam álcool em gel 70%.

Assim, o Instituto Dom Pedro I, fortalece os laços com as famílias e cumpre com o seu papel na sociedade em oferecer um ensino de qualidade.

Instituto Dom Pedro I, uma escola forte, uma escola acolhedora.

Juntos somos mais fortes!

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Informações da assessoria.

08
julho

Processo seletivo para inscrições no ProUni começam na próxima terça (14)

Unopar Santa Cruz conta com vários cursos pelo programa

 


As inscrições para o processo seletivo do PROUNI 2020.2 iniciam próxima terça-feira (14) e vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 17 deste mês e a Unopar Santa Cruz conta com diversos cursos para sua escolha, disponíveis pelo programa.

Os estudantes que se interessarem em ingressar no ensino superior através do programa deverá realizar a inscrição através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 14 de julho até 17 de julho. O candidato que quiser participar da lista de espera deverá manifestar o interesse no mesmo site de inscrição, no período de 18 a 20 de agosto de 2020.

Conforme o edital Nº42, de 17 de junho de 2020, devido ao estado de isolamento social, os estudantes poderão entregar a documentação por meios digitais, não sendo obrigatório o comparecimento presencial, porém, fique atento aos prazos para recebimento de documentações (por e-mail) pela instituição:

– Primeira chamada: de 21 a 28 de julho de 2020

– Segunda chamada: de 4 a 11 de agosto de 2020. Lista de Espera: 24 a 28 de agosto de 2020

Abaixo, o cronograma geral com todas as etapas do processo.

IMPORTANTE: As datas mencionadas poderão sofrer alterações de acordo com as atualizações do Ministério da Educação.

Para mais informações sobre os cursos ofertados pela Unopar Santa Cruz, entre em contato pelo número (81) 9 9762-9127.

05
junho

Prazo para pagamento da inscrição no Enem segue até a próxima quarta-feira (10)

Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou para até a próxima quarta-feira (10), o prazo para pagamento do boleto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Os novos boletos já estão disponibilizados e para acessá-los, é necessário que os candidatos inscritos entrem na página do participante e gerem um novo documento de pagamento, clicando AQUI.

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. A expectativa é de que cerca de 300 mil inscritos devam efetuar o pagamento para confirmar a participação no Enem 2020.

Por meio de nota, o Inep informou, ainda, que a prorrogação se deve às dificuldades decorrentes do cenário de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

04
junho

NOVIDADE – Unopar Santa Cruz faz parte do Programa de Bolsas Santander

Conheça como funciona

A Unopar Santa Cruz está com inscrições abertas para as bolsas do Programa Santander. São dois tipos de bolsas ofertadas.

Com a Bolsa Santander Graduação, o aluno Unopar terá um auxílio de R$ 300,00 durante 12 meses para o pagamento das mensalidades estudantis. Todos os alunos inscritos nesta bolsa, terão acesso a um curso online gratuito de inglês pela English Live, por 30 dias, que inclui: teste de nivelamento, aulas interativas com a plataforma, acesso a comunidade internacional de alunos e certificado europeu a cada unidade concluída.

Já a Top España é uma bolsa para imersão cultural e língua espanhola na Universidade de Salamanca, para docentes e discentes, durante julho de 2021 com tudo pago pelo Santander.

As inscrições da Bolsa Santander Graduação seguem até dia 08/09/2020, já as inscrições da Bolsa Top España, até dia 30/10/2020.

Os alunos Unopar interessados podem se inscrever clicando aqui ou entrando em contato com a coordenação do polo, pelo WhatsApp: (81)99982-0696

27
maio

Unopar Santa Cruz abre inscrições para vestibular e oferece bolsa de até 100%

Vestibular é online e pode ser feito no conforto da sua casa

O Polo Unopar Santa Cruz está com inscrições abertas para o vestibular 2020. Um diferencial da universidade que é líder de educação a distância, é o vestibular e matrícula totalmente online. Graças a essa inovação, você não precisa adiar o seu sonho.

A Unopar dispõe também de diversas bolsas. Para o público em geral, por exemplo, há a Bolsa Incentivo, com 40% de desconto na mensalidade até o final do curso. Confira outras bolsas abaixo:

 

Bolsa ENEM – Você pode ter até 100% de desconto na sua graduação, de acordo com a sua nota no exame;

Bolsa Servidor Público – Dá até 60% de desconto para sevidores municipais, estaduais e federais;

Bolsa Transferência – Ao transferir o curso para a Unopar, o aluno tem até até 70% desconto! Sem contar do Amigo Vale Prêmio, onde você indica um amigo e ganha desconto na mensalidade.

 

São muitas as facilidades para você realizar o seu sonho! O mundo passa por uma pandemia, mas você não pode parar. Afinal, onde você quer estar após a crise? A Unopar não para, para você não parar.

Clique aqui para fazer o seu vestibular ou fale conosco pelo WhatsApp clicando aqui.

 

Confira nossos cursos:

 

25
maio

Inscrições para o Enem seguem abertas até quarta-feira (27)

Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas até a próxima quarta-feira (27) e devem ser feitas por meio da internet. O prazo começou no dia 11 e terminaria no dia 22, mas foi estendido por mais cinco dias.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as fotos poderão ser alteradas ou inseridas após o período de inscrições, na Página do Participante.

A foto deve ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Ela deve mostrar o rosto inteiro do participante com uma boa iluminação e foco, nos formatos de arquivo JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Imagens em PDF não serão permitidas.

As datas do Enem serão definidas após enquete que será feita com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As provas estavam previstas para novembro deste ano, mas em razão dos impactos ocasionados na sociedade pela pandemia de covid-19, o Ministério da Educação decidiu pelo adiamento por 30 a 60 dias.

No Enem 2020, serão aplicadas duas modalidades de provas, a impressa e a digital. Todas as 101.100 vagas para a prova digital já foram preenchidas.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

O valor da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio. Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema.

A regra se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. De acordo com o Inep, a medida beneficia quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção devido às restrições impostas pelo isolamento social em razão da pandemia de covid-19.

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Fonte: Agência Brasil

04
maio

MPPE publica recomendações para as escolas privadas de Santa Cruz

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), publicou recomendações sobre contratos e cobranças das mensalidades escolares durante a pandemia da Covid-19. As recomendações são destinadas às instituições de ensino infantil, fundamental e médio, exclusivas para as escolas privadas no município de Santa Cruz do Capibaribe.

O MPPE recomenda às instituições de ensino fundamental e médio, que, ‘disponibilizem aos pais ou responsáveis proposta de revisão contratual, encaminhando planilha de custos referente ao planejamento do ano de 2020 e relatório descritivo correspondente aos custos efetivamente realizados no período da suspensão das aulas presenciais, a fim de viabilizar os acordos concedendo a partir da mensalidade de maio, os descontos correspondentes à respectiva redução’.

Já as recomendações destinadas às instituições de ensino infantil, é que as escolas ‘incentivem os pais ou responsáveis a postergar a execução do contrato, suspendendo os contratos de educação infantil até o final do isolamento social’, pelo fato de que as crianças não podem desenvolver a atividade a distância por meio eletrônico.

O MPPE alerta que ‘não havendo prestação de serviços extracurriculares durante a paralisação temporária, como atividades esportivas, musicais, artísticas, transporte e alimentação, os valores eventualmente cobrados devem ser restituídos ou creditados’;

Em relação às sanções por inadimplemento: As sanções contratuais devem ser flexibilizadas de modo a permitir àqueles que não puderem arcar com o pagamento das mensalidades possam fazê-lo posteriormente sem encargos financeiros, bem como a exclusão da multa rescisória.

A recomendação frisa que ‘a redução do valor das mensalidades não deve ser compensada com outros abatimentos nos contratos escolares já existentes; e completa que ‘não deverá ser exigido comprovante de rendimentos para concessão da redução do valor das mensalidades, devendo o abatimento ser concedido, sempre que possível de forma linear’.

O MPPE solicita que o Procon local fiscalize o cumprimento da recomendação, e encaminhe à Secretaria Geral do Ministério Público do Estado de Pernambuco, relatório no prazo de dez dias.

17
abril

Empatia: entenda sua importância no trabalho

Provavelmente você já ouviu falar em empatia. A palavra, que está em alta, significa: “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria , ou agiria nas mesmas circunstâncias.” Ou seja, ser empático é medir suas ações e pensar em como se sentiria se acontecesse a mesma coisa com você. Esta atitude é importante com todos e em todos os setores da sua vida.

Ela está no cumprimento ao porteiro do prédio, em ceder lugar para um idoso no ônibus, em tratar bem os prestadores de serviço e em respeitar e ouvir o que seus colegas de trabalho têm a dizer. No ambiente profissional, é muito comum que as pessoas deixem o ego falar mais alto, mas nele, principalmente, é super importante ser empático. Entenda a importância deste comportamento e como exercê-lo no dia a dia.

Novos comportamentos

O primeiro passo para ser empático dentro do ambiente de trabalho é acabar com a velha cultura organizacional. É muito comum haver competição entre os funcionários de uma empresa, e isso não é saudável. Quando se está tentando vencer uma pessoa, é comum haver trapaças, sentimento de superioridade ou inferioridade, entre tantos outros que são totalmente opostos à empatia.

Para evitar esse tipo de comportamento, busque conhecer todos ao seu redor, entenda o que cada um faz, procure ou ofereça ajuda. Entenda que todos estão ali em prol de um objetivo comum e são aliados, não rivais. Entender as necessidades dos outros é o principal passo da empatia e deve ser sempre considerado.

Converse sempre

Caso haja algum problema de comunicação entre as pessoas e isso gerar desentendimentos, parta para a conversa. Essa é a melhor solução para resolver problemas pendentes. É comum que as pessoas tenham falhas de compreensão e levem certos comentários para o pessoal, mas é super importante que todos entendam a mensagem e estejam na mesma página.

Por isso, procure sempre ter uma conversa sincera e respeitosa com seus colegas para que a empatia continue reinando. O feedback também é uma saída para o entendimento mútuo. É claro que nem todos são obrigados a concordar com tudo que se diz, mas saber respeitar é fundamental. O respeito e empatia andam de mãos dadas.

Para ter empatia não é preciso muito, por isso, pense sempre antes de falar e agir. Um pouquinho de sabedoria pode evitar muitos conflitos e manter a harmonia de um time. E isso vale também para as relações familiares, de amizades e todas as outras.

Além da empatia, para se dar bem em um emprego, é preciso ter conhecimento. A pós-graduação pode ser uma das chaves para o seu sucesso e você pode cursá-la de diferentes maneiras. Conheça nossos cursos e escolha o que mais se encaixa no seu perfil.

Pós Graduação Unopar Santa Cruz – entre em contato clicando aqui.

Fonte: Blog da Pós

03
abril

Intraempreendedorismo: entenda o conceito

Você sabia que é possível ser empreendedor dentro de uma empresa já existente? Esse conceito, que leva o nome de intraempreendedorismo, não é tão novo quanto parece, mas vem sendo cada vez mais utilizado dentro das companhias. Se você está buscando novos desafios no seu trabalho, entenda o que é intraempreendedorismo e, quem sabe, a solução para sua procura.

O intraempreendedorismo

O conceito, criado em 1985 pelo norte-americano Gifford Pinchot III, nasce da intenção de dar liberdade para os funcionários da empresa criarem e desenvolverem projetos de forma independente, mas com auxílio financeiro e suporte de uma equipe multidisciplinar.

O intraempreendedorismo é, principalmente, exercido por aqueles colaboradores proativos e inovadores, que sempre dão novas ideias e que gostam de desafios. É importante, também, que este profissional tenha senso de pertencimento não só em relação às ideias propostas, mas também à empresa, afinal ele está trabalhando em prol do coletivo.

Independente do tipo de empresa, é importante que haja profissionais com este perfil. São eles que dão vida e renovam as atividades das companhias. Além disso, enxergam soluções onde antes ninguém as via, podendo, até, mudar o rumo das decisões da empresa.

Mas o que pode ser um intraempreendimento?

O conceito pode parecer desconhecido, mas é mais comum do que imaginamos. Sabe quando uma empresa lança um produto novo, que muitas vezes pode até parecer estranho para aquele modelo de negócio? Com certeza ele foi pensado por um time de intraempreendedores.

Esses produtos, normalmente, surgem da observação por parte desses profissionais de necessidades do mercado. Com essa observação, o colaborador busca soluções junto a uma equipe e desenvolve a melhor solução para suprir as carências. É a famosa “visão de negócio”, mas em um negócio já existente.

O intraempreendedorismo pode ser uma solução para muitas pessoas que saem de seus trabalhos por estarem desmotivados e vão buscar no empreendedorismo a solução, mas acabam se frustrando. Muitas vezes, essas pessoas só querem colocar suas ideias em prática, mas não encontram abertura nas empresas em que trabalham. Nesse caso, os dois lados saem perdendo: a empresa, que perde um profissional criativo, e o colaborador, que muitas vezes não está realmente preparado para um negócio solo.

Se você é um profissional visionário e quer aprimorar as suas habilidades para, quem sabe, se tornar um intraempreendedor, cursar uma pós-graduação é a solução. Conheça nossos cursos nas mais variadas áreas e escolha aquele que vai transformar a sua carreira.

Pós graduação Unopar Santa Cruz – entre em contato clicando aqui.

 

Fonte: Blog da Pós

26
março

O que você precisa para ser um administrador de sucesso

O sucesso é a meta de qualquer profissional, independente da área de atuação. Mas ele também é relativo: o que pode ser sinal de sucesso para uns, pode não ser para outros. Porém, uma coisa é certa: até “chegar lá” existe um longo caminho a ser trilhado com muito aprendizado e persistência. No mundo dos negócios e da administração de empresas, a concorrência é grande e ter sucesso requer um diferencial ante os demais. Para ajudar, separamos algumas dicas para você se destacar.

Bom relacionamento – Ter um bom relacionamento com as pessoas é o primeiro passo para você ser um bom administrador. Ser comunicativo e aberto a ouvir aqueles que o cerca é sinal de empatia. E isso atrai olhares positivos para você e sua atuação no trabalho, além de ser perfeito para atrair novos negócios.

É preciso também ser maleável e saber interpretar diferentes tipos de negociantes, essa é a chave para o sucesso do administrador. Além do mais, pessoas comunicativas também se tornam ótimos líderes. Portanto, se você é uma pessoa muito fechada, comece aos poucos a se abrir para conquistar um novo espaço.

Errar para aprender – Sem erros não há acertos. E para aprender algo e ser bom naquilo é preciso passar por muitas etapas que incluem vitórias, mas também muitos erros. A humildade do administrador em tomar lições disso é super importante para o seu sucesso. Pedir ajuda, buscar referências, estudar, superar-se e correr atrás daquilo que almeja, são atitudes essenciais para quem deseja destaque. Isso porque, quando o caminho é fácil demais, o profissional pode não dar valor aqueles a pequenos detalhes das conquistas alheias e muitas vezes frustrar-se.

Ágil nas decisões – Ser ágil e assertivo na tomada de decisões é um dos pré-requisitos para se tornar um bom administrador, ainda mais se você for o líder. Isso porque as pessoas esperam que este tipo de profissional consiga resolver todo e qualquer tipo de problema de forma justa e correta. Se você se sente inseguro, comece a arriscar mais na hora de decidir, como citamos anteriormente, é errando que se aprende e esta firmeza vem com a prática.

Bom negociador – Este talvez seja o mais importante ponto: o poder de negociação. Quando falamos nisso não estamos apenas pensando na negociação final, com clientes ou fornecedores, mas a negociação do dia a dia com funcionários, colegas, entre outros. É preciso ser sensato, saber analisar todos os lados envolvidos e buscar sempre a melhor solução. Esta também é uma habilidade que se desenvolve com o tempo, mas com que algumas pessoas têm mais facilidade.

Estudar sempre – Outra coisa muito importante para alcançar o sucesso é nunca parar de estudar e se atualizar. O mercado muda rapidamente e por isso é preciso estar sempre conectado a essas transformações. A pós-graduação ou os chamados MBA são essenciais para se tornar um bom administrador. Atualmente, para acompanhar o ritmo de vida atribulado, existem cursos de curta duração e à distância que se adaptam às necessidades do aluno.

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Fonte: Blog da Pós

09
março

Taquaritinga do Norte segue com inscrições abertas para o projeto Pré Vestibular Municipal

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte realizará o Projeto: Aulão preparatório pré-vestibular gratuito. Tal projeto contará com aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Redação.

Os aulões serão promovidos por  uma equipe de professores altamente capacitados, além de contar com simulados, testes vocacionais, palestras motivacionais e visitas a espaços acadêmicos e profissionalizantes.

As inscrições seguem abertas e estão sendo efetuadas na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, localizada na Rua Padre Berenguer, nº 103, Centro, Taquaritinga do Norte; e na Escola Municipal Professora Gilzenete Guerra (Distrito Pão de Açúcar) no horário de 8h às 13h.

As aulas acontecerão durante os sábados, nas seguintes Unidades Escolares: Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva (Sede do Município) e na Escola Municipal Gilzenete (Distrito de Pão de Açúcar.

Os jovens que cursarem o 9° ano, e Ensino Médio, além de pessoas que já terminaram os estudos e ainda não estão fazendo curso superior, poderão efetuar tal inscrição. A documentação necessária para a inscrição: Cópia do RG e CPF; Comprovante de residência; Comprovante de Escolaridade.

Salientando que, serão ofertadas 200 vagas para Taquaritinga do Norte e 200 para o Distrito Pão de Açúcar.

06
março

Tendências de empreendedorismo para 2020

Um novo ano se aproxima e com ele a vontade de renovação e prosperidade. Estes são desejos comuns a muitas pessoas, que a cada final de ano, fazem promessas que nem sempre se concretizam. Mas se em 2020 você quer fazer algo diferente e realizar seu desejo de ser um empreendedor independente e bem sucedido, confira algumas tendências de empreendedorismo para 2020 e planeje-se. Quem sabe agora o sonho da empresa própria não vira realidade?

Economia compartilhada

Está cada vez mais comum o uso compartilhado de serviços, produtos e até residências. Casos já bem conhecidos são de empresas como Airbnb, Uber, Yellow, entre outros. Mas sabia que é possível criar uma empresa de economia compartilhada com o que você tem em casa? Sim, e isso se dá porque com a ideia de consumo consciente, se questiona a necessidade de comprar determinados produtos e a alternativa vira o uso compartilhado.

Você pode criar a sua empresa de acordo com as necessidades de quem está ao seu redor. Por exemplo, se você tem roupas de festa que quase não usa, por que não compartilhar? Ou então, tem um eletrodoméstico caro e muito útil? Outra pessoa pode precisar e alugar por um período. As possibilidades são diversas basta você identificar as necessidades e entender a melhor forma de compartilhamento.

Clube de assinatura

Com a correria do dia a dia, às vezes não sobra tempo para fazer algumas compras específicas, apenas as essenciais. Para suprir as necessidades de determinados tipos de produtos, empresas oferecem assinaturas, com as quais o cliente recebe periodicamente os produtos em casa. Existem assinaturas de vinhos, cosméticos, livros, produtos orgânicos, entre outras.

Esta pode ser uma ótima oportunidade de empreendimento.Quando bem pensado, o clube de assinatura tem grandes chances de criar um público fiel, uma vez que os produtos muitas vezes são personalizados ou pensados para agradar o cliente. Este tratamento diferenciado tem grandes chances de sucesso, basta você entender bem as necessidades de seu público e oferecer um serviço exclusivo. 

Produtos para pets

No Brasil, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), 44,3% dos domicílios têm pelo menos um cachorro e 17.7% ao menos um gato. o que isso significa? Que o mercado de pet está sempre em alta, afinal, os donos de animais de estimação precisam sempre comprar produtos específicos para seus animais. 

Por conta disto, este é um ótimo mercado para se investir, principalmente se você é um apaixonado por pets. Você pode criar uma loja física ou online para os bichinhos, criar roupinhas e acessórios e até juntar esta com a tendência anterior e criar um clube de assinaturas com produtos pets. As possibilidades são muitas, basta, como para todos os mercados, estudar o público para oferecer as melhores soluções. 

Startups

O mercado de startups está sempre em alta e para 2020 promete continuar crescendo. Cada vez mais consolidadas e já familiares ao público, este tipo de empresa tem como característica o rápido crescimento, alto poder lucrativo e o foco em tecnologia. Ao contrário do que possa se pensar, as startups não são genéricas e existem diferentes segmentos, entre eles: Fintechs, com foco em soluções e consultoria financeiras; Edtechs, destinadas a educação; Helthtechs, para soluções na área da saúde; Agrotechs, voltadas ao agronegócio e HRtechs com soluções para recursos humanos como ferramentas para recrutamento e automação de processos. 

Estas são apenas algumas tendências para empreender em 2020, mas para se dar bem no seu negócio é preciso preparo. Para isso, você pode fazer uma pós-graduação em negócios. Conheça nossos cursos.

Pós graduação Unopar Santa Cruz – Entre em contato clicando aqui

Fonte: Blog da Pós

29
fevereiro

Conheça o curso e carreira de Serviço Social

O curso de Serviço Social tem foco na coletividade e integração do indivíduo na sociedade. O profissional da área é chamado de Assistente Social. Ele atua no combate às desigualdades da sociedade, analisa, acompanha e propõe soluções para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O Assistente Social age em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais, nas seguintes áreas:

• Educação
• Saúde
• Gênero
• Família
• Trabalho
• Habitação
• Assistência
• Lazer
• Reabilitação
• Sistemas penitenciários
• Previdência social

O curso de Serviço Social tem duração de quatro anos e é oferecido em grau de bacharelado. O objetivo é formar profissionais capazes de entender e analisar a dinâmica social e as dificuldades individuais e comunitárias.

Desde o início do curso, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e espaços institucionais como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

As principais disciplinas estudadas no curso são:

• Antropologia
• Ciência Política
• Sociologia Crítica
• Administração e Planejamento em Serviço Social
• Fundamentos das Políticas Sociais
• Pesquisa Social
• Políticas Setoriais
• Direito e Legislação
• Serviço Social e Processo de Trabalho
• Economia Política (Optativa)
• Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
• Serviço Social na Educação
• Terceiro Setor, Meio Ambiente e Sustentabilidade

O assistente social tem sido amplamente procurado para trabalhar em equipes multiprofissionais de diferentes setores.

Este profissional pode ainda trabalhar como autônomo (prestando consultoria sobre políticas sociais, por exemplo), ou integrar equipes multidisciplinares em empresas privadas, ONGs, associações, movimentos sociais, universidades (como docente ou pesquisador), institutos técnicos, escolas, creches e hospitais, entre outros.

O curso de Serviço Social é oferecido pela Unopar Santa Cruz. Entre em contato pelo (81) 9 9189-7892 ou dirija-se ao Polo.

28
fevereiro

ProUni: selecionados na 2ª chamada podem comprovar dados até esta sexta-feira (28)

Os estudantes selecionados em segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (28) para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação deve ser apresentada diretamente às instituições de ensino.

As bolsas de estudo não solicitadas serão destinadas aos participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março.

Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Só pode se inscrever no ProUni o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e nota acima de zero na redação.

21
fevereiro

Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Em 2019, a síndrome de burnout, uma forma de estresse no trabalho, foi acrescentada a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, um alerta foi aceso: é preciso controlar a pressão do trabalho e tratá-la de maneira séria. Afinal, com saúde não se brinca. Se você já se viu totalmente estafado após um período de trabalho, não consegue se concentrar em suas atividades rotineiras. E tem dificuldade de socializar, se sente muito cansado, entre outros sintomas, você pode estar sofrendo da síndrome.

No Brasil, segundo pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos profissionais têm alguma sequela decorrente do estresse. Dentro deste grupo, 32% das pessoas podem sofrer de burnout. Sendo que deste montante, 92% pessoas continuam trabalhando mesmo com a síndrome. Estes números são preocupantes e indicam que os profissionais brasileiros devem cuidar mais do bem-estar no ambiente de trabalho. 

Se você sofre com o estresse e pressão no seu dia a dia, separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a combater esses males no ambiente de trabalho. 

Cumpra as suas tarefas com calma

Parece óbvio falar que é preciso cumprir as tarefas de trabalho. Mas é importante que isso seja feito de maneira natural e sem pressão. Para isso, programe-se, faça cronogramas e sempre deixe um tempo a mais para possíveis imprevistos. Desta forma, você conseguirá trabalhar de maneira mais produtiva e fará entregas melhores. Existem métodos que podem facilitar o seu trabalho e melhorar a sua rotina, o GTD é um deles

Ouça música

Muitas pessoas usam a música durante o expediente como um relaxante, principalmente quando há muita coisa para entregar. Com o fone de ouvido, você consegue se concentrar no objetivo e até se sentir mais calmo. O estilo musical pode variar de pessoa para pessoa, mas existem diversas listas com seleções de músicas propícias para o foco no trabalho. 

Faça meditação

Meditar é uma forma muito eficaz de mandar embora o estresse e você pode fazê-lo no ambiente de trabalho. Atualmente é possível praticar a meditação com ajuda de aplicativos específicos e os benefícios são muitos: concentração, diminuição no estresse e ansiedade, desenvolvimento da criatividade e ainda o auxílio nas relações interpessoais.

Faça uma hora de almoço

A lei estabelece que todo funcionário tenha direito a pelo menos uma hora de almoço diária e isso não é à toa. A pausa no meio do dia é essencial para que o profissional tenha um tempo para ele, se alimente e se distraia. Esta também uma ótima hora para socializar com os seus colegas fora do ambiente de trabalho e conversar sobre outros assuntos. 

Pratique exercícios físicos

prática esportiva é fundamental para o bem estar e saúde de qualquer pessoa. Além de fazer bem para o corpo também faz bem para a cabeça e ajuda muito os profissionais durante o trabalho. Isso porque, com o corpo em movimento, o corpo produz endorfina, um hormônio que alivia o estresse. Os exercícios também auxiliam na oxigenação do cérebro aumentando a memória e a criatividade.

Estas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para diminuir ou evitar o estresse no ambiente de trabalho. Se, mesmo com estas medidas, você continuar a se sentir mal, procure um especialista e comece o inicie um tratamento psicológico.

Pós graduação Unopar Santa Cruz – Entre em contato clicando aqui

Fonte: Blog da Pós

14
fevereiro

Vereadores realizam 2ª Sessão Plenária e aprovam projetos de lei para o município

Na tarde desta quinta-feira (13), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou a 2ª Sessão Plenária do primeiro semestre. 04 projetos de lei do Poder Executivo e 18 elaborados pelos vereadores foram apreciados na sessão que ainda teve a votação de 05 projetos de resolução e os requerimentos.

Entre as matérias aprovadas em segunda discussão, está o PL 174/2019 de autoria da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) que institui sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.

“Se trata de um projeto de lei que estabelece de forma detalhada as penalidades para quem comete maus-tratos contra os amimais de estimação e animais de uma forma geral. A gente vê o quanto é importante implantar uma perspectiva diferenciada em Santa Cruz a partir desses projetos que visam regulamentar a questão”, explica a autora.

Também foram aprovados: 

PL 160/2019 – Denomina o nome de Rua José Elizio Mestre de Lima. Autor: Ernesto Maia (PT).

PL 162/2019 – Denomina o nome de Rua Ernesto do Ó. Autor: Ernesto Maia.

PL 163/2019 – Denomina o nome de Rua João Pereira Sobrinho. Autor: Ernesto Maia.

PL 164/2019 – Denomina o nome de Rua Joaquim Marcelino da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 166/2019 – Denomina o nome de Rua José Pereira de Souza. Autor: Ernesto Maia.

PL 167/2019 – Denomina o nome de Rua Manoel Barbosa da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 169/2019 – Denomina o nome de Rua Miguel Guedes de Brito. Autor: Ernesto Maia.

PL 171/2019 – Denomina o nome de Rua Otacílio Severino da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 172/2019 – Denomina o nome de Rua Claudemir Nunes da Silva. Autor: Ernesto Maia.

A mesma sessão, recebeu a visita da Miss Santa Cruz do Capibaribe 2020, Gabriela Araújo que irá representar o município no Concurso Miss Pernambuco e conta com o apoio da Câmara. Gabriela, que tem 24 anos e é estudante de engenharia veio agradecer o apoio dos conterrâneos.

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