23
novembro

Em Santa Cruz – Secretário de Educação fala sobre caso de estudante vítima de bullying em escola da rede estadual

Foto: Arquivo do Blog.

Na manhã desta quinta-feira (23) o secretário municipal de educação, Joselito Pedro (foto), enviou posicionamentos, segundo ele, adotados a um estudante que estava matriculado na rede estadual de ensino, em Santa Cruz.

O estudante de 13 anos (que possui problemas de saúde e não terá sua identidade revelada) foi mais uma vítima de bullying, fato este acontecido desta vez na Escola Estadual José Francelino Aragão, onde um vídeo compartilhado em grupos de WhatsApp gerou repercussão.

O conteúdo mostra o estudante sendo alvo de outros colegas de classe, chegando a ser derrubado da carteira por um dos agressores. Com a repercussão do caso, algumas medidas foram tomadas por familiares, entre elas pedir a transferência do aluno da referida escola.

Já de acordo com o secretário, outras medidas foram direcionadas ao estudante e aos seus familiares, onde o mesmo descreveu através de nota:

.

“Passo para informar que o aluno da Escola Francelino, vítima de bullying e que teve o fato gravado em vídeo que circulou na internet, já está matriculado e de volta na rede municipal de ensino, mais precisamente da Escola Municipal Orlandina Arruda Aragão. A nossa equipe responsável pela Inclusão já esteve na escola, visitamos a Escola Orlandina e tomamos as seguintes medidas, com o objetivo de reunir-se e orientar:

– Direção – sobre como proceder com a família e quais órgãos recorrer;

– Turma de alunos na qual o aluno está matriculado: Foi ontem, no segundo dia de aula na Orlandina, após o pedido da família de transferência da escola estadual, foi feito um trabalho de sensibilização e orientação cidadã sobre conviver com as diferenças, a construção de vínculos, a obediência às regras de convívio social e o RESPEITO como alicerce fundamental para todas as relações sadias (turma muito receptiva);

– Aos professores: Foram passadas orientações de como lidar no avaliar e no interagir – disponibilizei ajuda sempre que precisarem (equipe acolhedora).

– Conversaram diretamente com o próprio aluno (na presença da gestão) e marcamos para conversar com os pais (às 15h), porém estes não foram no horário que marcamos e só compareceram no final do expediente, mas a gestora conversou com eles.

– Foi solicitado ao Núcleo que fosse marcada, em caráter de urgência, uma nova avaliação do aluno por toda a equipe. O início dessa avaliação tem início às 14h desta quinta-feira. O relato é fato, não é boato.

Joselito Pedro

Secretário de Educação de Santa Cruz do Capibaribe

 

21
novembro

Comitiva vistoria Centro de Educação Infantil Prefeito Augustinho Rufino de Melo 

Em visita ao Centro de Educação Infantil Prefeito Augustinho Rufino de Melo na manhã desta terça-feira (21) o secretário de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, Joselito Pedro, o vereador Ronaldo Pacas e o Subtenente do Corpo de Bombeiros, Damasceno, averiguaram as áreas de intervenção para instalação dos extintores de incêndio no local.

Vale ressaltar que todas as escolas e creches municipais irão receber a instalação de extintores de incêndio. Será a primeira vez que o município busca se enquadrar com mais um item de segurança para os alunos e docentes.

De acordo com o Subtenente, o Centro de Educação conta com um espaço onde, possivelmente, serão instalados sete equipamentos de extintores. O local passou por uma averiguação, onde o Corpo de Bombeiros identificou áreas para instalação dos itens de segurança. “Aqui nós fizemos um levantamento para que seja implantado um método de segurança como exige o regulamento mínimo do Corpo de Bombeiros, e o espaço conta com uma área que deverá receber sete extintores, sendo instalados a cada 15 metros de distância”, frisou. 

O vereador Ronaldo Pacas, autor do requerimento que solicitou a instalação dos extintores nas escolas, comentou sobre a preocupação em dar a condição de segurança necessária para as instituições de ensino, que recebem milhares de alunos.

“O parlamentar deve ter uma visão quando os problemas existem, e em conversa com o prefeito ele nos autorizou a indicar o requerimento para que fosse solucionado esse problema que aconteceu aqui sem maiores danos. Também friso que independentemente de quem seja o requerimento, devemos sempre buscar identificar e ir em busca de soluções”, destacou. 

O secretário de Educação ainda frisou que a empresa responsável pela instalação da eletricidade vai visitar o espaço esta semana e relembrou que o gestor já solicitou um projeto que englobe a instalação dos equipamentos em todas as escolas e creches do município.

“Nós estamos aqui analisando um projeto para na próxima segunda-feira o Centro de Educação Prefeito Augustinho Rufino de Melo, esteja protegido com os extintores. Nós iremos analisar um projeto para que em fevereiro de 2018, possamos iniciar as aulas com todas as escolas municipais e creches com esses extintores. Tudo isso foi uma proposta da Secretaria de Educação e o prefeito tem demonstrado interesse em atender a esse pleito”, pontuou. 

Após a instalação dos extintores, que deve ocorrer até a próxima sexta-feira (24), o Subtenente irá orientar os professores e auxiliares, sobre a forma correta de utilizar os equipamentos em casos de princípios de incêndios.

;

Informações da assessoria.

21
novembro

Em Santa Cruz – Novo incidente faz Centro de Educação Infantil ter aulas suspensas

Foto: Arquivo

Nesta terça-feira (21) as aulas no Centro de Educação Infantil foram suspensas em virtude de novos problemas na rede elétrica. De acordo com informações que chegaram a nossa redação através da professora Luciene Cordeiro (que representa o sindicato da categoria), os novos problemas na rede elétrica da unidade aconteceram no dia anterior, onde professores teriam a alertado para um forte cheiro de queimado no local.

Segundo a professora, que foi ao centro educacional, foram constatados novos problemas elétricos na unidade e a mesma falou sobre o novo incidente.

“Eu fui para lá e só sai de lá quando chegaram os eletricistas. Lá, eles me disseram que os ventiladores estavam todos normais, porque seria uma outra instalação (elétrica), mas a outra instalação feita pela empresa responsável, segundo o eletricista, é precária e precisa ser refeita, mas a empresa (que realizou o serviço) não apareceu” – pontuou.

Ainda segundo Luciene, será a equipe que compareceu ao local que fará o serviço de manutenção da rede elétrica e, em redes sociais, o secretário municipal de educação, Joselito Pedro, falou sobre o novo incidente.

“A equipe está lá resolvendo a situação. Hoje pela manhã não teremos aulas, mas a tarde talvez, vai depender do andamento dos trabalhos” – disse.

Vale destacar que o Centro de Educação Infantil é recém-inaugurado e esse é o segundo incidente envolvendo a rede elétrica, onde um princípio de incêndio em uma das salas, fato ocorrido em 13 de novembro, foi controlado graças a intervenção de uma das professoras, que usou o extintor presente em um carro de passeio.

Outro fato que chama a atenção é que já foi admitido, pelo próprio Joselito, a falta de extintores de incêndio não só no Centro de Educação Infantil, mas em outras escolas da rede municipal.

20
novembro

Festival de Literatura da Escola Dinâmica acontece nos dias 23 e 24 de novembro

Sendo um dos eventos mais aguardado pelos amantes da Literatura e da boa arte, o FLIT – Festival de Literatura da Escola Dinâmica acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de novembro, isso mesmo, esse ano o evento será realizado em dois dias. O local escolhido para a realização das apresentações, que terão início sempre às 19h é o Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

“É gratificante ver e fazer parte da evolução desse festival, a cada ano buscamos chamar atenção para a valorização da Cultura, através de eventos como esse, que só acontecem graças ao amor e a dedicação da equipe de professores e coordenadores da nossa escola”, afirma Joselito Pedro, diretor.

Esse ano o evento trás como tema Um canto de Poetas; Chico & Vinícius, um homenagem a dois dos grandes nomes da música popular brasileira.

“Observamos que, sempre em processo de transformação, a Literatura passa através de sua linguagem a oferecer opções capazes de mostrar, por meio da Música, manifestações artísticas infinitamente ricas. Entendemos que poesia e música não se separam. O compositor, o qual não deixa de ser um poeta, pega suas ideias e as transforma em canção, colocando a Literatura sempre presente no meio cultural”, explica a professora Maria Lisboa, uma das responsáveis pelo projeto.

Esse ano o evento trás como tema Um canto de Poetas; Chico & Vinícius, um homenagem a dois dos grandes nomes da música popular brasileira.

De acordo com a educadora, o projeto visa proporcionar aos alunos um contato mais próximo com o trabalho dos poetas letristas, por perceber que o gosto musical das crianças e jovens já não se baseia na cultura do país, mas sim no grupo que a mídia apresenta e “cataloga” como ideal.

“Acreditamos que para gostar é necessário conhecer. Além do que, a amplitude e a riqueza literária, social e histórica das obras analisadas neste trabalho irão, de várias formas, enriquecer o conhecimento do nosso alunado, ampliando sua visão de mundo, tornando assim mais fáceis suas escolhas”, completa Maria.

O FLIT, que já carrega a responsabilidade de ser um importante evento cultural da região, surpreende sempre com belíssimas apresentações de danças e encenações teatrais contextualizadas com o tema, tudo acompanhado de perto com o apoio essencial da Coordenação Pedagógica da escola e preparado com o carinho das professoras. Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participam do evento.

.

Informações da assessoria.

20
novembro

Informativo Instituto Dom Pedro I

Na última sexta-feira (17), o Instituto Dom Pedro I (IDPI) promoveu mais um de seus grandes eventos; Chegou a o momento da tão sonhada ‘III Noite do Pijama’.

A escola foi preparada, com muito carinho, para proporcionar aos seus alunos muita diversão e uma noite de sono aconchegante, embalada por lindas histórias infantis, canções de ninar, além de filmes selecionados, especialmente para tornar essa noite inesquecível.

Pela manhã, após servidos com um delicioso e saudável café da manhã, todos foram pra casa com um largo sorriso de satisfação e com gostinho de quero mais.

Agradecemos aos pais, alunos e professores por mais um projeto vivenciado por todos que fazem a família IDPI.

Confira todas as fotos clicando

https://www.facebook.com/pg/dompedroprimeiro/photos/?tab=album&album_id=1749630578437844

 

Assessoria. 

20
novembro

Informativo Escola Primeiro Mundo

Com tema, ‘Mundo Infantil’, alunos realizam festival com lindas apresentações

Na sexta-feira (17), o grupo de Ballet, da Escola Primeiro Mundo, apresentou seu tradicional festival com tema ‘Mundo Infantil’.

O evento aconteceu no Espaço Casa da Criança, onde foi montada uma grande e linda estrutura para apresentação, que contou com a presença de pais, alunos, professores e amigos.

Na oportunidade, foi usado um telão de Led pra exibir imagens e vídeos.  O tema trabalhado foi o ‘Mundo Infantil: bailarinas, fadas, duendes, soldadinhos de chumbo e muitos outros personagens do universo infantil’.

A instituição ficou muito orgulhosa com o trabalho realizado pela professora Valéria junto aos seus alunos e parabeniza a todos os envolvidos.

Assessoria. 

16
novembro

Secretários de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Urbano se reúnem com a Compesa em Santa Cruz

Com o intuito de garantir que os serviços essenciais não sejam prejudicados devido à escassez de água em Santa Cruz do Capibaribe, secretários municipais estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (16) com os responsáveis pelo serviço de abastecimento de água da Compesa.

No encontro, participaram a secretária de Governo e Desenvolvimento Social Alessandra Vieira, o secretário de Saúde, Breno Feitoza, o secretário de Educação, Joselito Pedro, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gilson Julião, e o chefe do gabinete do prefeito, Gilberto Silva. O gerente regional da Compesa, Bruno Adelino e o coordenador regional, Filipe Pinto, esclareceram alguns pontos sobre a atuação do órgão.

Na reunião ficou decidido que na próxima semana, todas as repartições públicas irão ter o calendário de abastecimento ajustados, evitando que alguns locais possam ser prejudicados com a falta de água.

O secretário de Saúde, Breno Feitoza, comentou sobre a preocupação para que as unidades de saúde não enfrentem qualquer tipo de problema relacionado ao tema, assim como os demais secretários presentes.

“Estamos aqui na Compesa, discutindo um problema que é de interesse de todos, principalmente nós que lidamos diariamente com os serviços de saúde pública. Não podemos deixar que a falta de água prejudique os nossos atendimentos. Essa reunião nos deu a garantia de que os serviços serão executados sem qualquer dano”, pontuou. 

A Compesa afirmou que irá buscar formas para que o abastecimento de água possa ser mantido regularmente nas repartições.

;

Informações da assessoria.

14
novembro

Rede Estadual inicia matrícula para 2018 nesta quinta-feira (16)

As matrículas para as mais de 82 mil vagas disponíveis para estudantes novatos da Rede Estadual de Ensino começam na próxima quinta-feira (16), a partir das 7h. O cadastro é feito exclusivamente pelo site da Secretaria Estadual de Educação e segue até o dia 30 de dezembro, clicando AQUI.

Do total de 82.080 vagas disponibilizadas, são 16.987 para escolas do Recife, 18.671 para a Região Metropolitana e 46.422 para o interior. Ao todo, serão 175 mil vagas disponíveis, das quais as outras 93.167 estão reservadas para estudantes oriundos de redes municipais de ensino.

Do dia 02 a 17 de janeiro, ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realiza diretamente nas escolas. Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais e/ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, 01 foto 3×4 recente, comprovante de residência com CEP, Documento de Transferência, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH.

O cadastro deve ser preenchido até o final pelos pais ou responsável (ou pelo próprio estudante, se maior de 18 anos) e pede informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final desse processo, será gerado um protocolo com a confirmação da matrícula realizada.

O início do ano letivo está previsto para 05 de fevereiro de 2018. Alunos que já estudam nas escolas estaduais têm renovação automática.

14
novembro

Santa Cruz: Secretário admite que nenhuma escola do município possui extintor de incêndio

Foto: Arquivo do Blog.

Após incidente no Centro de Educação Infantil de Santa Cruz do Capibaribe, o secretário da pasta, Joselito Pedro, confirmou em entrevista ao programa Rádio Debate, na manhã desta terça-feira (14), que nenhuma escola do município possui extintor de incêndio.

O caso aconteceu na manhã da segunda-feira (18), quando um foco de incêndio foi registrado na Sala 18 do centro, possivelmente, após um curto-circuito na energia elétrica.

Joselito ainda acrescentou que escolas do estado, estão na mesma situação, reconheceu o problema e disse que serve de alerta.

“Serve de alerta e, como secretário, me coloco à disposição para resolver isso. Não apenas para o Centro, mas demais escolas públicas do município”, falou.

Ele reconhece também que essa falta, era algo que não tinha se atentado, confirmou que durante a última sexta-feira foi alertado, por uma professora, e que está à procura de resolver o caso. Para ele, foi um incidente e não houve culpado.

Joselito ainda assegurou que a gestão realizou várias reformas em telhados e parte elétrica de escolas municipais, e que trabalha para melhorias a cada dia.

“Eu duvido que tenha uma melhor equipe que essa. Equipe preocupada, que trabalha com carinho, amor e dedicação. Problemas existem, mas vamos tentar resolver”, falou.

Por fim, o secretário assegurou que trabalhará, de forma incansável, para que em 2018, todas as escolas municipais tenham extintores apropriados, não prometendo uma data específica.

Corpo de Bombeiros 

Nossa redação tentou contato com a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, questionando como funciona a fiscalização a prédios públicos, dessa natureza, por parte do órgão.

Por telefone, nos foi repassado um segundo contato, responsável pela fiscalização em prédio públicos. No entanto, as ligações não foram atendidas.

O Blog do Ney Lima encaminhou e-mail para o Centro de Comunicação Social (CCS) do Bombeiros de Pernambuco mas, até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

 

13
novembro

Após incidente, professora cobra extintores de incêndio no Centro Educacional de Santa Cruz

Foto: Arquivo.

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) um início de foco de incêndio em uma das salas do Centro Educacional Infantil Augustinho Rufino de Melo, localizado no Centro de Santa Cruz do Capibaribe.  O fato se deu na cobertura de material PVC da Sala 18, ocasionado após um curto-circuito na energia elétrica.

Neste momento, a professora retirou todos os alunos da sala e em seguida, pegou um extintor de incêndio que se encontrava em um veículo e conseguiu apagar as pequenas chamas. Segundo Elieudes Bezerra, representante do Sindicato dos Professores (SINDUPROM) ninguém se feriu e ficou apenas o susto e a preocupação com a parte elétrica do local.

“Sabemos que são vidas que todos os dias passam naquele ambiente e que a segurança no local deve ser algo primordial, porém não é assim que nós sentimos” – afirmou.

Elieudes destacou que no local não há extintores de incêndio para que possam ser utilizados em algo emergencial, porém ela ressaltou que já teria repassado a preocupação ao secretário de educação do município, Joselito Pedro.

“A semana passada estivemos em reunião com o secretário e falei para ele do perigo que passamos naquele prédio sem extintor. Queremos que as providências sejam tomadas e nada de tragédia aconteça com nossos alunos ou com os professores” – frisou.

Joselito Pedro afirmou que a empresa responsável pela obra, deverá visitar o Centro Educacional na próxima quinta feira (16) para verificar o que realmente teria ocasionado o incidente.

13
novembro

Informativo Dom Pedro I

Festival de danças IDPI é um sucesso 

O VIII Festival de Danças do IDPI desenvolveu através de lindas danças e interações o espetáculo: O Mágico Mundo da Disney.

Seu elenco foi formado por alunos, mães e professores que com garra e dedicação, deram um show no palco do Teatro Municipal, na última quinta-feira (09).

O festival foi um sucesso e contou com um público recorde, que em cada apresentação vibrou com o talento dos que lá se apresentavam.

Pais, alunos e professores mais uma vez, expressaram a satisfação em fazer parte da família IDPI, que a cada dia se destaca pela qualidade de trabalho desenvolvido.

A direção agradece aos professores de dança, André Dibyasi, Vitória Hellen e aos pais que se   comprometeram com a realização de mais um trabalho, que se supera a cada dia. Agradece também a todos que, com carinho, contribuíram com a realização de mais um grande projeto.

Assessoria. 

11
novembro

Escola Primeiro Mundo celebra seus 25 anos

Em uma noite de muita festa, homenagens e comemoração a Escola Primeiro Mundo celebra seus 25 anos de história

.

Na última sexta (10), no Espaço Casa da Criança, a família da Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem promoveu uma grande festa em comemoração aos seus 25 anos de historia. O evento reuniu alunos, pais, professores, colaboradores, familiares, parceiros e amigos. A animação ficou por conta da apresentação da Orquestra Real.

Dona Lindauria e seus filhos Beti e Bruno Diniz, diretores da Escola Primeiro Mundo, agradeceram a toda equipe de profissionais, alunos e pais que fazem parte de maneira tão bonita, da historia da escola. Eles também aproveitaram para homenagear 25 pessoas que ao longo desses anos contribuíram para realização desse projeto.

Além de apresentarem um filme com a trajetória da escola, alunos e professores tiveram espaço para apresentar seus depoimentos sobre a importância da escola para nossa sociedade e também em suas vidas. 

Para Dona Lindauria, “chegar a essa data tão marcante só é possível porque grandes pessoas contribuíram com o desenvolvimento da escola e principalmente pelos pais de cada aluno, que confiaram a escola o dever de educar seus filhos na missão da construção de um mundo melhor”.

Beti Diniz, diretora da escola “em uma noite de muitas emoções, em uma festa linda, celebrada ao lado de todos aqueles que fazem parte desse lindo projeto que é a Escola Primeiro Mundo, é possível sonhar em nossos próximos 25 anos. O carinho que recebemos é fundamental para continuarmos com nossa missão na construção de um mundo melhor através da educação”.

Contando com mais de 1.300 convidados, essa comemoração marcará para sempre a historia da escola.

Confira mais fotos do evento:

Informações da assessoria.

10
novembro

Escola Técnica de Santa Cruz promove a 3ª edição da FECOETE

Fotos: Elivaldo Araújo.

Durante esta sexta-feira (10) das 9h às 16h, aconteceu na Escola Técnica José Nivaldo Pereira Ramos, em Santa Cruz do Capibaribe, a terceira edição da FECOETE (Feira de Comércio e Empreendedorismo da Escola Técnica).

A Feira é formada através de um projeto de pesquisa, elaboração e práticas empreenderas do comércio, desenvolvida para que os alunos possam vivenciar os conhecimentos técnicos em administração, com ênfase em empreendedorismo, planejamento financeiro, marketing e ética profissional. Outro ponto forte na Feira é o incentivo a prática comercial com parcerias, tecnologias, inovações e geração de oportunidades de negócios.

A coordenadora do curso de Administração da Escola Técnica, Juciara Souza, falou sobre a criação da Feira, a qual tem dado mais conhecimentos e oportunidades no comércio para diversos alunos da unidade.

“Essa ideia começou aqui na Escola Técnica em 2015, quando fizemos a primeira edição. Nós percebemos a importância e a necessidade desses alunos terem uma vivência na prática do que eles aprendem teoricamente na sala de aula. A princípio, tivemos dificuldades para encontrar empresas que deem espaços para eles (os alunos) fazer essas visitas técnicas, mas aos poucos temos conseguido esses espaços em algumas empresas” – declarou.

Juciara Souza também falou sobre o envolvimento dos alunos e a forma da divisão da FECOETE.

“Eles se envolvem muito e a feira é dividida em dois momentos, o primeiro é o alimentício, onde eles têm o contato de comercialização, já o segundo é a parte do entretenimento e serviços, para que eles possam conferir uma administração diferente, que é a forma de como as coisas de desenvolvem, além da parte do que já tá pronto” – detalhou.

Na edição deste ano, foram utilizadas 17 empresas no geral e, contou com espaços para a cantina, paintbol, laboratórios, biblioteca, auditório, cinema, além de uma oficina tecnológica, entre outros pontos.

“Tivemos neste ano, muitas inovações, gostaria também de citar a parte de que como eles devem cuidar através de uma abertura de empresa, recrutamento de pessoas, e estamos sempre ampliando essa forma administrativa”.

Ainda de acordo com a coordenadoria, após a FECOETE, os alunos promovem uma apresentação para a Escola Técnica sobre os resultados obtidos durante o evento. A organização trabalha na hipótese de ampliar a Feira a partir do próximo ano, com o pensamento de prolongá-la por mais um dia.

Além da FECOETE, a Escola Técnica realiza outros eventos durante o ano, a exemplos do empreendedorismo para o São João da escola, feiras de Ciências, palestras promovidas pelo SEBRAE, Chá Literário, trabalhos em redes com fibra óticas, além de eventos promovidos pelo grêmio estudantil.

10
novembro

Brejo promove seminário de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Na manhã desta sexta-feira (10) foi realizado seminário de abertura do PNAIC (pacto nacional pela alfabetização na idade certa) no município de Brejo da Madre de Deus, o Pacto tem o compromisso de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 3º ano do ensino fundamental, e garantir que os mesmos concluam o Ensino Fundamental na Idade recomendada que é com 14 anos.

É objetivo do PNAIC, responder a “Meta 5” do PNE (plano nacional de educação) compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, do Estados e Municípios desde 2012 e também fortalecer o trabalho nas escolas aproximando o espaço de formação com a prática docente.

Neste ano de 2017, foram inseridos no pacto o Programa Novo Mais Educação e o Ensino Infantil com o Pré I e Pré II, além do acompanhamento dos professores do ciclo de alfabetização  e do ensino infantil.

No lançamento do programa participaram professores,  coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A coordenadora de ensino, Ana Paula Souza, fez a abertura do evento, e em seguida uma explicação sobre o pacto pela a Coordenadora Marcilene Batista apresentada aos professores presentes além da formação realizada pela professora Geiziane Bezerra.

Na próxima segunda-feira (13) haverá o lançamento do programa no Distrito de São Domingos com os professores do Ensino Infantil e do Programa Novo Mais Educação.

08
novembro

Em Santa Cruz – Câmara de Vereadores será local de iniciativa sobre prevenção e conscientização sobre o diabetes

Aferição de pressão será uma das atividades que serão ofertadas – Foto: Arquivo

Em 17 de novembro (uma sexta-feira) será realizado, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, a quinta edição do projeto “Dia do Azul – Dia Municipal de Combate ao Diabetes”.

O projeto tem como foco a prevenção da doença, que é silenciosa e atinge milhares de pessoas no país. Sem políticas de prevenção, conscientização, o diabetes pode desencadear o surgimento de outras diversas doenças, que juntas podem até mesmo causar a morte.

De acordo com as informações, no dia do evento serão realizados testes de glicemia, aferição de pressão, vacinação e emissão e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), além de palestras com profissionais da área da saúde (nutricionista, cardiologista, biomédica, psicóloga e também de um educador físico).

O vereador Ronaldo Pacas, autor do projeto, falou sobre a importância da iniciativa:

“Sabemos que o diabetes é uma doença silenciosa, perigosa, porém é preciso destacar que ela é de fácil convivência, desde que se descubra a tempo. Do contrário, sérios problemas podem acontecer com a saúde da pessoa que insiste em não querer saber que tem diabetes. Esse projeto é de suma importância, pois nos viabiliza de prestar esse serviço à população” – disse.

O projeto “Dia do Azul – Dia Municipal de Combate ao Diabetes” acontece a partir das 8h, sendo aberto a participação popular.

07
novembro

MPF investiga Prefeitura de Brejo por escola inacabada no sítio Tambor

 

 

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar a aplicação de recursos para a construção de uma escola no Sítio Tambor. A obra está parada desde meados de 2016. As denúncias sobre a má aplicação de recursos foi feita pelo vereador oposicionista, Jobson Barros, em setembro deste ano.

 

Nessa segunda-feira (06), o procurador da república, Luiz Antônio Miranda Amorim Silva, ouviu em Caruaru, representantes da empresa MAV Consultoria e Serviços, responsável pela obra, o procurador do município de Brejo, José Mauro da Costa Sousa, e o vereador Jobson Barros.

 

O MPF entende que a situação narrada na representação do vereador oposicionista “é grave, a envolver a possível prática de aplicação irregular de recursos públicos federais (FUNDEB)”.

O procurador identificou que quase R$ 300 mil já teriam sidos gastos na obra, o que corresponde a mais da metade do orçamento total contratado, que é de R$ 473.328,82.

 

Na mesma audiência, o promotor de Justiça Antônio Rolemberg, que atua em Brejo da Madre de Deus, informou que irá instaurar inquérito civil com o objetivo de investigar obras de outras unidades que também estariam paradas no município.

Ao término da audiência, o procurador solicitou que a Prefeitura apresente dados sobre as condições de alocação de estudantes e valores gastos com os contratos de alugueis das garagens utilizadas em substituição a prédios escolares, além da realização de perícia na obra da Escola Nossa Senhora do Desterro para comparação com os valores já gastos.

A Prefeitura deverá apresentar também informações sobre a nova licitação e cronograma para finalização da obra.

 

O que diz a Prefeitura?

 

Em recente entrevista, o secretário de Governo, Aelson Souza, afirmou que a construção da escola foi iniciada em 2015 com recursos próprios e que o contrato encerrou no final de 2016. Após assumir o cargo, o prefeito Hilário Paulo teria que fazer um aditivo para continuar a obra, porém, por falta de recursos nos cofres do município não foi possível realizar.

Aelson Souza finalizou dizendo que a prefeitura planeja reiniciar a obra até janeiro para que, no inicio das aulas de 2018, a escola já tenha sido entregue a população da localidade.

03
novembro

Informativo Primeiro Mundo

Escola Primeiro Mundo promove Gincana Interdisciplinar sobre o Halloween

Os alunos das turmas dos 8°, 9° e 1° ano participaram, ao longo da semana, de uma divertida gincana coordenada pela professora de Inglês, Bruna Vieira, em parceria com os professores Marcelo Dunda, Josilvânia Silva e Jr. Moura das disciplinas de Espanhol, Inglês e Artes, respectivamente.

Eles abordaram a origem histórica, características e importância do Halloween na cultura americana e do Dia de Los Muertos no México.

Brincadeiras e comidas típicas, trabalhos artísticos e caça ao doces, foram algumas das atividades que fizeram com que essa semana fosse marcada por muita diversão e cooperação entre as turmas.

Para finalizar a gincana, o grupo de professores e alunos promoveram um baile de Halloween, com desfile de fantasias e apresentações artísticas, além da premiação para a turma vencedora.

Assessora. 

01
novembro

Mendonça e Paulo Câmara debatem parcerias na área da educação básica

O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu na tarde desta quarta-feira (01) o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) para tratar da liberação de recursos de projetos em parcerias do Governo Federal com o Governo do Estado. A construção e reforma de escolas, quadras poliesportivas e obras de reconstrução de unidades atingidas pelas enchentes deste ano estão na pauta apresentada pelo Governador ao ministro, que assegurou prioridade.

“O ministro foi receptivo às nossas demandas. Mendonça conhece a nossa realidade e sabe que a Educação de Pernambuco tem aplicado muito bem, ao longo dos anos, os recursos que recebe. Essas parcerias são fundamentais para que nossa Educação continue a ser a melhor do Brasil”, afirmou Paulo.

“Nosso objetivo sempre é investir para melhorar e avançar a qualidade da educação pública no Brasil e evidentemente com Pernambuco eu tenho uma atenção especial. Já desenvolvemos várias parcerias com municípios e o estado também para construção de quadras, escolas, a educação em tempo integral que foi contemplada com 36 escolas com financiamento e apoio do ministério da Educação entre outras políticas que contam com recursos de apoio técnico do MEC”, disse Mendonça.

O ministro acrescentou ainda: “Ao mesmo tempo temos ações em Pernambuco em áreas de educação técnica e tecnológica, tanto com o Estado na área de educação técnica, como técnica via institutos federais e universidades federais. Então a presença do governador reforça o compromisso da nossa gestão para com Pernambuco”.

Entre os assuntos tratados na audiência, estão a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as 70 obras de quadras cobertas em escolas que estão em execução. Paulo também solicitou análise de proposta para iniciar, em 2018, a construção de novas 68 Quadras cobertas em escolas que já estão conveniadas com o FNDE/MEC.

Também foi pedida a liberação de recursos para 22 obras de reforma de escolas estaduais (atingidas por enchentes), que estão aprovadas pelo FNDE/MEC e estão em execução. Foi solicitada também a agilização da análise e aprovação de obras de reformas de outras 17 escolas atingidas pelas enchentes.

Outros itens da pauta entregue ao Ministério da Educação: liberação de recursos para obras de construção de escolas que estão em execução em Petrolina, Paranatama e Santa Filomena; aprovação do FNDE/MEC para início das obras das novas Escolas Técnicas de Olinda e Jaboatão dos Guararapes (obras já conveniadas), aprovação dos projetos para reforma e ampliação da EREM Arquipélago e da Creche Bem-Me-Quer, de Fernando de Noronha, e aprovação do projeto para construção da nova Escola Estadual no Recife.

01
novembro

Informativo IAE

Pensando na melhor preparação dos seus alunos, que devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em dezembro próximo, o Instituto Albert Einstein (IAE) organizou aulões em todas as disciplinas.

A Instituição ainda abriu espaço para que cada aluno levasse também um amigo.

A escola deseja a todos boa sorte e ótimos resultados!

Assessoria.

Página 1 de 57123...1020...Última »

Notícias Anteriores