15
março

TCE suspende compra de fardamento pelo governo de Pernambuco

Uma Medida Cautelar expedida monocraticamente pela conselheira Teresa Duere, determinou a suspensão dos atos da Dispensa de Licitação Emergencial (001/2019), realizada pela Secretaria de Educação do Estado, para aquisição de 972 mil camisas para fardamento dos alunos da rede estadual de ensino, no ano letivo 2019, com valor de R$ 8,6 milhões.

A Cautelar atende a uma representação do Ministério Público de Contas (MPCO), realizada pelo procurador Cristiano Pimentel. Entre os principais pontos que ensejaram o pedido, estão a demora injustificada em realizar o regular procedimento licitatório e a restrição indevida de competitividade, tendo em vista as datas escolhidas para apresentação das propostas e fase de disputa, entre o Natal e o Ano Novo, o que leva a um período impróprio para uma licitação transcorrer de forma competitiva.

Segundo o MPCO, houve falta de clareza no edital e a empresa escolhida para a Dispensa de Licitação já foi beneficiada por compra emergencial em 2014, algo idêntico ao atual processo.

A conselheira Teresa Duere destaca que a Secretaria de Educação teve tempo suficiente para providenciar as medidas administrativas cabíveis de forma a evitar a situação de urgência que poderá ocasionar, “dano irreparável, ou de difícil reparação, pois os preços do processo licitatório ordinário podem estar comprometidos por restrição à competitividade”.

Após as necessárias modificações, para garantir a ampla competição, o processo de licitação poderá ser retomado. A Cautelar vai agora para referendo na Primeira Câmara.

Defesa:

Em nota, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco afirmou “que os processos de aquisição são realizados em parceria com a Secretaria de Administração (SAD) e seguem todos os requisitos da legislação vigente, atendendo integralmente o que está previsto na Lei 8.666/93 (Lei de Licitações)”.

“Tais justificativas já foram apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado e a SEE conta com a sensibilidade do Tribunal, uma vez que a disponibilização do fardamento gratuito é de extrema importância para nossos estudantes da rede estadual, sobretudo os oriundos de famílias carentes. A Secretaria está trabalhando no caso”, disse ainda a pasta.

11
março

MEC divulga lista de espera do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (11) a relação dos candidatos participantes da lista de espera. A lista está disponibilizada para consulta pelas instituições de ensino superior.

Todos os candidatos participantes terão de comparecer às instituições nas quais estão pleiteando uma vaga, para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição, até a próxima quarta-feira (13).

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa.

07
março

ProUni abre inscrições para lista de espera nesta quinta-feira

O Programa Universidade para Todos (ProUni), abre nesta quinta-feira (07) as inscrições para a lista de espera. Aqueles que não garantiram uma bolsa de estudos em instituições particulares mesmo após se inscrever no programa, devem manifestar seu interesse pela página do programa até esta sexta-feira (08).

Vale ressaltar que a lista de espera vale apenas para os cursos escolhidos na hora da inscrição. Cada participante pôde escolher duas opções; a lista de espera com o nome dos participantes estará disponível para consulta pelas instituições na próxima segunda-feira (11).

Os candidatos terão que comparecer nos dias 12 e 13 desse mês de março às instituições de ensino nas quais estão pleiteando vaga, afim de apresentar a documentação e comprovar as informações prestadas na inscrição.

O ProUni disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior; em contrapartida, as instituições que aderem ao programa têm isenção de tributos.

28
fevereiro

Escola Antônio Burgos celebra cultura pernambucana

Alunos, pais e professores vivenciaram na última quarta-feira 27 um divertido momento cultural, ao som do tradicional frevo. O encontro aconteceu no Espaço Conviver (Unidade II). Os alunos presentearam a todos com muitos sorrisos e alegria além de aproveitarem para colocar a diversão em dia com uma explosão de cores e muita dança. Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais, relembraram a emoção dos tradicionais blocos de rua.

Confiram:

Além dos blocos de rua animados pelos alunos do infantil e fundamental, a Escola Antônio Burgos vivenciou também divertidas aulas de Educação Física ministradas pelos professores Rômulo e Liu, em clima de festa os alunos se envolveram em atividades funcionais e circuitos. Além disso, tiraram o pé do chão com a animadíssima aula de aeróbica da professora Liu ao som do frevo.

Confiram:

28
fevereiro

Carnaval Escola Santo Antônio

 

Comemorar o Carnaval é o mesmo que resgatar a cultura local e do nosso país. Isso significa trazer as cores do carnaval, ouvir as tonalidades de nossas marchinhas e frevos, dar pulos e piruetas ao som da batida forte do maracatu, se vestir de passista e de papangus.

Isso é carnaval, isso é o nosso carnaval, isso é o carnaval pernambucano, é o carnaval ESA!

 

Assessoria. 

25
fevereiro

Fies 2019 divulga resultados do primeiro semestre

Wilson Dias/Agência Brasil

O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está disponível na página oficial clicando AQUI. Os estudantes devem estar atentos para não perder os próximos prazos.

Aqueles que foram pré-selecionados para a modalidade juro zero devem complementar suas informações no FiesSeleção, no endereço eletrônico clicando AQUI, no período de 26 de fevereiro a 7 de março de 2019, para contratação do financiamento.

Já os aprovados pelo P-Fies devem verificar os procedimentos com os agentes financeiros operadores de crédito e as instituições de ensino superior.

Na modalidade juro zero, aqueles que não forem selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar sua eventual pré-seleção do dia 27 de fevereiro a 10 de abril.

Na modalidade P-Fies, não há lista de espera.

Ao todo, são ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. As duas modalidades têm apenas uma chamada.

Fies

O Fies oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior.

A modalidade de financiamento com juro zero é voltada para os estudantes com renda per capita mensal familiar até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o limite de renda.

O P-Fies é destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar até cinco salários mínimos. A modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de Desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes.

Podem participar do programa os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram nota média nas provas igual ou superior a 450. Além disso, não podem ter zerado a redação.

Os bolsista parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

;

Fonte: Agência Brasil

25
fevereiro

Santa Cruz do Capibaribe – Vagas abertas na escola José Francelino Aragão

Imagem ilustrativa.

A diretoria da Escola Estadual José Francelino Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe, informa que a unidade está com vagas abertas para os primeiros anos do ensino médio. A instituição voltou, em 2019, a ofertar vagas para este nível de ensino.

Gabriela César, gestora escolar, alerta para a documentação exigida: cópias do RG, CPF do aluno e responsável, além de cópias da certidão de nascimento, comprovante de residência, duas fogos 3×4 e histórico da escola anterior ou declaração.

A matrícula pode ser realizada das 7h às 17h30. A Escola José Francelino Aragão fica localizada na Av. 29 de Dezembro.

21
fevereiro

Assembleia do Sinduprom define principais reivindicações em prol da categoria

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) no Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, a primeira assembleia do ano do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério (Sinduprom), que contou com um número expressivo de docentes e foram apresentados os seus representantes da região nesta nova diretoria.

A abertura da assembleia foi feita pelo professor João Paulo, que apresentou os objetivos alcançados nos últimos anos pelo Sinduprom e toda a categoria. Um dos temas que predominou o encontro foi sobre o terço de férias, o qual a Prefeitura Municipal de Santa Cruz garantiu que pagará em duas parcelas.

Foi decidido que caso a Prefeitura não cumpra o acordo de pagar 50% do valor do terço de férias até esta sexta-feira (22), a partir da próxima segunda-feira (25) os professores não darão expediente até que a gestão regularize a situação.

“100% dos votos foram positivos em relação à essa proposta, dentre efetivos antigos e novatos. Mesmo estes últimos não tendo direito ao terço de férias esse ano, entendemos que ser professor caracteriza-se pelo princípio da coletividade, e que as conquistas somam não a um indivíduo, mas a classe” – destacou Douglas Ferreira da Silva, um dos representantes da categoria.

Uma pauta de reivindicações foi criada e aprovada por unanimidade, e que constam: reajuste salarial; licenças premium; criação de um calendário de pagamento; livros didáticos suficientes; previdência; discussão do sistema de ciclos; período probatório para quem ingressou com o 2º vínculo e repasses dos consignados.

Na oportunidade, foi eleita uma nova comissão que acompanhará e ajudará a direção nas negociações. O critério para fazer parte da comissão foi ser sindicalizado, e será formada pelos seguintes professores: Luciene Cordeiro, Elieudes, Danielly Moura, Fábio, Luiz Sérgio, Ana Paula, Jane Patrícia e Joseane.

Por fim, foi confirmado por unanimidade dos votos, manter as paradas durante o ano, caso 100% dos docentes não recebam seus salários até o 5º dia útil.

“Estamos levando em consideração, o princípio da coletividade. Sendo assim, parando a partir do 6º dia útil, e retornando logo que os comandos financeiros sejam feitos” – finalizou Douglas.

21
fevereiro

Oposição critica datas de reinício de aulas e licitação de merenda, em Santa Cruz

Na tribuna, Capilé e Helinho criticam pontos da educação municipal. / Fotos: Janielson Santos.

Um dos temas mais criticados na reunião desta quinta-feira (21), por parte da oposição na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, teve foco a educação municipal. O ano letivo teve início no último dia 18. Para a oposição, isso representa um atraso.

Durante seu discurso na tribuna, o vereador Capilé comparou o calendário ao município de Brumadinho, em Minas Gerais, onde as aulas iniciaram antes de Santa Cruz, mesmo após rompimento de barragem, que devastou a localidade e mudou completamente o cotidiano das pessoas.

Merenda

Já o vereador Helinho Aragão, lembrou de licitação para merenda escolar, que está programada para o mês de março.

“Para ver o planejamento do município. Começamos o ano letivo, mas uma licitação para merenda, que é tão importante para nossos alunos, será feita dia 8 de março”,criticou.

O vereador não entrou no mérito do valor da licitação, que disse estar em 4 milhões e 105 mil reais, mas disse que vai acompanhar o procedimento no dia, na prefeitura.

Sem atraso

Em parte do seu discurso, a líder de governo Jéssyca Cavalcanti disse que muita gente fala em educação, ‘sem ter o devido conhecimento’. Ela afirmou que o município não está em atraso e tem autonomia para iniciar as aulas, dentro de sua programação, desde que obedeça os 200 dias letivos obrigatórios.

Jéssyca disse ainda que o secretário, Joselito Pedro, explicou que precisou adiar alguns dias, em decorrência dos procedimentos de aprovados no último concurso público.

20
fevereiro

ProUni: Resultado da segunda chamada está disponível na internet

Foto: Arquivo do Blog.

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) está disponível na internet. Os pré-selecionados têm até o dia 27 para fazer a matrícula.

Os estudantes devem comparecer às instituições com os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição. Cabe aos candidatos verificar os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A lista da documentação necessária está disponível na página do programa.

Algumas instituições podem exigir dos candidatos aprovados que façam uma prova. Os estudantes devem verificar, no momento da inscrição, se a instituição vai aplicar processo seletivo próprio.

Aqueles que não forem selecionados na segunda chamada têm ainda a chance de integrar a lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Inscrições

Ao todo, 946.979 candidatos se inscreveram na primeira edição do ProUni deste ano, de acordo com o Ministério da Educação. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446.

Nesta edição, são ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais, de 50% do valor das mensalidades.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa.

Os estudantes selecionados podem pleitear ainda Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para garantir parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

,

Fonte: Diário de Pernambuco.

18
fevereiro

Edson Vieira visita escolas na abertura do ano letivo em Santa Cruz do Capibaribe

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), esteve na manhã dessa segunda-feira (18), dando boas-vindas aos estudantes e professores na abertura do ano letivo da rede municipal de ensino. Na oportunidade, Joselito Pedro, secretário de educação, acompanhou o prefeito nas visitas às unidades.

Em 2019, a Capital da Moda conta 26 unidades de ensino, 11.527 (Onze mil, quinhentos e vinte e sete) estudantes matriculados na zona urbana e rural da cidade. Atualmente, o sistema de educação do municipal trabalha com o ensino infantil (de zero a cinco anos), fundamental com estudantes do 1º ao 9º ano, além da modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos).

“Tive a felicidade de visitar as escolas do município no início das aulas e desejar 2019 de muitas conquistas para educação. Passei em especial pela Escola Professora Maria do Socorro Aragão Florêncio, recém inaugurada, um investimento de um milhão e meio de reais, construída com recursos azul, verde e branco e que será referência de ensino na cidade”, disse o prefeito.

“Estivemos nas escolas para dar as boas-vindas aos estudantes e professores no início do ano letivo da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe. Uma forma de estarmos próximos e atuantes desde cedo nas nossas unidades escolares do município”, destacou Joselito Pedro, secretário de Educação.

Na infraestrutura da educação, o governo municipal está investindo R$ 2,5 milhões na requalificação de 18 escolas. Além disso, a atual gestão já entregou a população seis quadras poliesportivas cobertas, uma série de investimentos com verbas do poder executivo municipal.

07
fevereiro

Inscrições abertas para ‘Fies 2019’

Teve início nesta quinta-feira (07) e vai até dia 14 de fevereiro, inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O resultado da seleção sai no dia 25.

O programa serve para candidatos que desejam pegar empréstimos para pagar a mensalidade de cursos de graduação em universidades privadas que estejam cadastradas no programa do governo federal.

Serão oferecidos 100 mil, e acordo com o Ministério da Educação (MEC). São contratos que podem ter o limite máximo de financiamento de R$ 42.983,70 por semestre.

As inscrições acontecem AQUI.

Imagem ilustrativa. 

05
fevereiro

Centro de Educação Empreendedora disponibiliza ferramenta de controle de Finanças Pessoais

Pensando em auxiliar as pessoas a equilibrarem suas contas e realizarem seus sonhos de consumo neste ano de 2019, o Centro de Educação Empreendedora inicia seus trabalhos de qualificação disponibilizando uma planilha de Controle de Finanças Pessoais.

A iniciativa faz parte do Núcleo de Educação Financeira que é fruto parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura com o curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco que trabalha Educação Financeira através dos temas: Finanças Pessoais, Finanças Empresarias e Noções de Investimento por meio de atendimento ao público, palestras e oferta de material didático.

A ação visa disseminar conhecimentos que possam auxiliar as pessoas na tomada de decisão sobre consumo, poupança e investimento.

“Ao disponibilizar este material, acreditamos que iremos contribuir com a saúde financeira das pessoas já que o uso da planilha permitirá a organização, o controle e a avaliação sobre a relação entre receitas e despesas ao longo dos meses e tais dados resultará em um histórico financeiro anual capaz de informar quais áreas impactam mais no orçamento e quais despesas devem ser reduzidas ou eliminadas”, informa Virgínia Vasconcelos, coordenadora do Centro.

Ainda segundo Virgínia, a aplicação da planilha no dia-a-dia tende a elevar a conscientização das pessoas sobre a importância do controle financeiro em suas vidas e tal conscientização pode favorecer a adoção de práticas de consumo responsável, o que contribuirá para a redução no nível de inadimplência no comércio e o crescimento econômico local.

.

Informações da assessoria.

31
janeiro

Prefeitura de Santa Cruz oferece primeiras capacitações de 2019

Através do projeto “Capacita Juventude” e da parceria com o Senai de Santa Cruz do Capibaribe, a prefeitura está oferecendo três cursos na área de Moda, a fim de promover mais especializações para jovens e adultos do município.

Os cursos de Desenhista de Moda (noite) ; Programação visual de moda + desenvolvimento de estamparia no corel draw (2 turmas – tarde e noite); e Modelista de Roupas (tarde).

Para se inscrever é preciso ir ao Senai, localizado na Rua Maria Paulina da Conceição, 251, bairro Nova Santa Cruz, entre as 8h às 17h, portando de Identidade, CPF e Comprovante de Residência.

Lembrando que, os cursos oferecidos no período noturno, é necessário o aluno ter mais de 18 anos, e os ofertados a tarde são para quem possui mais de 16 anos. As aulas de todos os cursos serão iniciadas na próxima segunda-feira (04).

De acordo com Rogério Vieira, coordenador da juventude, as especializações são para aqueles que procuram crescer profissionalmente e explorar suas habilidades diante do mercado que exige cada vez mais do funcionário. “Além dos cursos, estamos sempre em busca durante todo ano, de palestras e de diversas profissionalizações para especializar o jovem santa-cruzense e prepará-lo para o mercado de trabalho”, comenta Rogério.

Essas são as primeiras capacitações de 2019, durante todo o ano, o programa “Capacita Juventude”, coordenado pela Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Juventude, oferecerá mais especializações gratuitas a partir de parcerias com entidades.

/

Informações da assessoria.

Notícias Anteriores