17
março

Síndico do Moda Center participa de apresentação da AD Diper em Recife

Na quarta-feira (13), no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco, aconteceu a apresentação do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu, para a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET) da Alepe, presidida pelo deputado estadual Erick Lessa (PP).

A o evento foi prestigiado por diversas autoridades, empresários, integrantes de federações, associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas de várias regiões do estado. O Polo de Confecções se fez presente com as cidades de Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, esta última representada pelo síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho e José Climério, presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap).

O novo presidente da AD Diper apresentou as estratégias para retomada do crescimento do estado, citando questões tributárias e especificas de cada região, a exemplo do Polo de Confecções.

“A missão da AD Diper e apoiar os arranjos produtivos no estado. Nós temos duas áreas distintas de funcionamento, uma de atração de investimentos e outra de apoio aos arranjos produtivos. A atração de investimento trabalha os recursos vindos de fora do estado tentando levando-os para o interior. Quando isso não é possível, nós fazemos o apoio diretamente aos arranjos produtivos. Isso faz parte da política de interiorização de desenvolvimento da entidade. Até o final do mês, estaremos definindo e publicando nossa política de convênios para os arranjos produtivos, para que eles possam se desenvolver”, pontou Roberto Abreu.

O síndico do Moda Center classificou a apresentação como positiva. “Creio que a daqui para frente iremos colher bons frutos. O presidente se mostrou muito aberto para as questões da nossa região; fiz algumas solicitações e estou esperançoso que sejamos atendidos. Convidei o mesmo para no próximo dia 3 de abril participar do lançamento do EMP 2019, no Moda Center. De imediato o convite foi aceito. Isso é muito positivo para nós, pois ele conhecerá de perto a nossa realidade”, comentou José Gomes Filho.

O gestor do centro de compras aproveitou a oportunidade para solicitar ao Governo Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que seja feita uma pesquisa no Polo de Confecções para medir o impacto social e econômico gerado pela confecção no agreste.

O convite para as entidades santa-cruzenses participarem desse encontro foi feito pela deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), que é membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, reforçado pelo seu presidente Erick Lessa.

,

Informações da assessoria.

14
março

Programa Moda Center no Ar desta quinta-feira 14.03.2019

PROGRAMA MODA CENTER NO AR


DATA: 14/03/2019

PARTICIPANTES: José Gomes Filho (Síndico) e George Pinto (Gerente Geral)

Sugestões, críticas ou elogios, envie agora uma mensagem para o WhatsApp do Moda Center:

Ontem (13), em Recife na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), O síndico do Moda Center participou da reunião de apresentação do novo presidente da AD Diper, Roberto Abreu, na ocasião também estavam presentes representantes das cidades de Toritama e Caruaru.

O Moda Center realizou uma vistoria em todos os setores do parque e recolheu um alto número de gambiarras que estavam instaladas de forma inadequada nos boxes, oferecendo risco de choque elétrico para os condôminos e clientes do empreendimento. A revista também acontecerá nos demais módulos, inicialmente removendo as gambiarras que oferecem risco iminente. As demais terão como prazo máximo para a adequação até o próximo dia 30 de março. Após essa data, nenhuma gambiarra deverá representar riscos no interior do parque, sob pena de multa para a unidade comercial.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na tarde de hoje o Moda Center Santa Cruz realizará uma roda de conversa com as colaboradoras com o seguinte tema: Ser mulher na contemporaneidade. A facilitadora será a Técnica da Coordenadoria da Mulher, Tereza Ávila.

A gerência financeira do Moda Center informa que na última segunda-feira (11), os boletos da taxa de condomínio com vencimento para 15/03 foram entregues nos estabelecimentos comerciais. O condômino também dispõe da opção de baixar o boleto no site: www.modacentersantacruz.com.br, clicando no botão “imprima seu boleto” e inserindo o código de patrimônio e o número do CPF ou CNPJ. Pague seu boleto em dia e usufrua do benefício do desconto de pontualidade. O pagamento em dia também ajuda o Moda Center a desenvolver as ações de melhorias em prol da coletividade.

Na noite de ontem, aconteceu a Reunião Ordinária da Diretoria Executiva do Moda Center Santa Cruz. Vários projetos importantes foram debatidos, além das ações cotidianas realizadas no centro de compras.

O Museu da Sulanca; um espaço projetado para contar a história da economia confeccionista da nossa região, desde o seu surgimento. Você pode colaborar com doações de máquinas, equipamentos e utensílios antigos, assim como fotografias e documentos que, após análise, poderão ser expostos no museu. O nome do doador ou da família doadora também será exposto junto com a peça ofertada. O Museu da Moda funciona no Centro de Eventos e Moda de Pernambuco. Excursões e escolas devem agendar a visita pelo número: (81) 3759-1000.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Gerência de Operações e Segurança

11 – Emily Larissa Ramos de Oliveira – Atendente

15 – Windson Luiz Melo da Silva – Operador de Circuito Interno

Gerência de Logística:

10 – Maria Frassinette dos Santos Bezerra – Zeladora

11 – Sandro Adriano de Souza – Supervisor de Serviços Gerais

11 – Maria Aparecida Araújo da Conceição – Zeladora

11 – Edson Carlos da Silva – Zelador

12 – Joâo Barbosa Leite – Zelador

13 – Macel Farias de Oliveira – Auxiliar de Pedreiro

13 – Isaias Manoel da Silva – Zelador

14 – Elaine da Silva – Zeladora

14 – Josefa Aparecida Alves da Silva – Zeladora

15 – Luiz Carlos Ferreira Lopes – Zelador

Gerência de Comunicação e Marketing

12 – Neilton Gomes Bezerra Filho – Analista Comercial

;

Informações da assessoria.

08
março

Caruaru receberá a quarta edição da Agreste Tex em março

Feira do setor têxtil e de confecções acontecerá entre 19 e 22 de março e ocupará área 50% maior dentro do Polo Comercial. Expectativa é reunir 11 mil visitantes

;

Em sua quarta edição, a Agreste Tex – feira de máquinas e serviços para o setor têxtil e de confecção – terá uma área 50% maior que a última edição, realizada em 2016. A exposição deste ano está marcada para ocorrer de 19 a 22 de março, no Polo Comercial de Caruaru, às margens da BR 104. Responsável pelo evento, o Febratex Group está otimista e espera que 11 mil pessoas de todo o Nordeste passem pelo local ao longo dos quatro dias de feira.

“O polo de confecções de Pernambuco tem muito potencial, mão de obra em abundância e pessoas que já nascem com a confecção no DNA. A feira coloca à disposição dos profissionais e empresários o que há de mais tecnológico na área e permite que os negócios sejam fechados olho no olho”, afirma o diretor-presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo Madeira.

O empresário destaca que a feira é a maior do segmento em todo o Nordeste e acontece em Caruaru pelo fato de a cidade ser uma das 23 que compõem o Polo de Confecções do Agreste, o segundo maior do país. Diante das dimensões do evento, são esperados visitantes de outros importantes estados do setor, como Ceará e Bahia.

Durante os quatro dias da Agreste Tex, produtores, varejistas e pequenos empresários do segmento batizado de “modinha” terão acesso às novidades nas áreas de fiação, tecelagem,  eneficiamento, confecção e acabamento. Serão mais de 200 marcas representadas através de mais de 60 expositores já confirmados.

As inscrições para a Agreste Tex são gratuitas e já podem ser feitas através do site oficial da feira: www.agrestetex.com.br. Os visitantes que fizerem seu credenciamento antecipado e comparecerem ao evento concorrerão a uma viagem para a Febratex 2020, em Blumenau/SC, considerada uma das mais importantes feiras têxteis do mundo.

;

Informações da assessoria.

07
março

Prazo da declaração do Imposto de Renda teve início nesta quinta

Começou nesta quinta-feira (7) o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2019. Os contribuintes terão até 30 de abril para acertar as contas com a Receita.

As regras para a entrega do ajuste anual estão na Instrução Normativa 1871/2019, da Receita Federal, publicada no Diário Oficial da União de 22 de fevereiro. De acordo coma a Receita Federal, quem tem restituição para receber, quanto mais cedo enviar a declaração mais rapidamente receberá o valor.

As restituições são liberadas prioritariamente para idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O programa para fazer a Declaração do Imposto de Renda deste ano está disponível desde a última semana. O Fisco espera receber neste ano 30,5 milhões de declarações. No ano passado, foram entregues 29,27 milhões.

Do total previsto para 2019, a expectativa é que entre 700 mil e 800 mil declarações sejam feitas por tabletse smartphones. Em 2018, 320 mil declarações foram feitas por meio de dispositivos móveis.

Depois do Prazo

A declaração depois do prazo deve ser apresentada pela internet, utilizando o PGD IRPF 2019 ou o serviço “Meu Imposto de Renda”, ou em mídia removível, nas unidades da Receita Federal, durante o seu horário de expediente.

A multa para quem apresentar a declaração depois do prazo é de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o Imposto sobre a Renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% do Imposto sobre a Renda devido.

28
fevereiro

Síndico do Moda Center cobra sinalização e iluminação no trecho recém duplicado da PE-160

Em reunião nesta quarta-feira (27), na Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, o síndico do Moda Center Santa Cruz José Gomes Filho (Menininho) cobrou a sinalização e iluminação do trecho recém duplicado da rodovia PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe. Em alguns pontos, como da entrada da cidade, no bairro Oscarzão, até o término da duplicação da via, vários acidentes já foram registrados em decorrência da escuridão e da ausência de placas.

Para justificar a urgência das providências a serem adotadas, o gestor entregou à secretária Fernanda Batista fotos e recortes de matérias veiculadas na imprensa local, ralentando os constantes acidentes no trecho, especialmente em frente ao centro de compras, na saída para Jataúba.

Ao analisar o material apresentado, a secretária se comprometeu em enviar um engenheiro do DER-PE (Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco) para uma orientação técnica para a sinalização. Por sua vez, o síndico disse que, de posse dessa orientação, buscará parceria com empresários locais para a colocação das placas nos pontos mais críticos.

Os participantes saíram otimistas da reunião. Menininho disse que, logo após o encontro recebeu uma ligação do escritório regional do DER, o que o fez classificar a conversa como proveitosa.

“Logo após, eu recebi uma ligação do Dr. Romero Torres, do DER Caruaru, marcando a data para visita aos locais onde deverá ser implantada a sinalização. Quanto a parte de iluminação a secretária nos garantiu apoio com relação às normas que regem o processo, para irmos em busca dos órgãos que possam executar esse serviço. O nosso objetivo é evitar que acidentes continuem acontecendo”, comentou.

A reunião foi uma solicitação do ex-síndico do Moda Center, Allan Carneiro, ao deputado Erick Lessa (PP). Ambos participaram do encontro, que também contou com a presença do secretário executivo de Articulação Social do Estado, Tarcísio Ribeiro; do vice-presidente da ASCAP, Josivam Ramos; e do empreendedor santa-cruzense Gleicinho Sousa.

.

Informações da assessoria.

22
fevereiro

Toritama é destaque internacional no “The New York Time”

O município de Toritama foi destaque internacional e estampou uma das principais páginas de um dos mais conceituados jornais e portais americano, o “The New York Time”, do Estados Unidos da América.

A matéria que foi replicada a partir de uma publicação no site da Reuters, e mostra o documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” do pernambucano Marcelo Gomes que participou do Festival de Berlim.

Ele fala sobre a realidade econômica de Toritama, a “capital do jeans”, onde se trabalha até 16 horas por dia, que segundo o cineasta, ‘é a farsa do neoliberalismo’.

Confira abaixo o texto traduzido:

Documentário brasileiro pergunta: vivemos para o trabalho ou para o trabalho pela vida?

BERLIM – No alto das montanhas do nordeste do Brasil, a cidade de Toritama ecoa com o som das máquinas de costura: na autoproclamada capital dos jeans, as pessoas trabalham durante todas as horas do dia para produzir calças jeans.

Isso despertou o interesse do diretor Marcelo Gomes quando ele visitou. Desde sua infância, ele se lembrou de uma cidade sonolenta onde você podia ouvir um alfinete cair, não a colméia movimentada de indústrias caseiras que a cidade de 40 mil habitantes é hoje.

Em seu documentário da Berlinale, Gomes traz um olhar antropológico sobre o modo como o povo da cidade trabalha, perguntando se trabalham por dinheiro ou pelo prazer dele.

“Quando cheguei lá, eu disse ‘Oh meu Deus! Isso parece a Inglaterra durante a Revolução Industrial!'”, Disse Gomes à Reuters. Mas os habitantes da cidade são implacavelmente alegres no filme enquanto enfiam zíperes ou enfileiram centenas de bolsos por dia.

Sucessivos governos brasileiros enfraqueceram as leis que protegem os trabalhadores da exploração, o que forçou muitas pessoas a trabalhar mais horas por menos dinheiro. Mas os alfaiates de Toritama são aparentemente despreocupados, já que trabalham por conta própria.

“Eles tinham suas próprias fábricas: eles eram os proprietários e os trabalhadores”, disse Gomes. “Então eu acho que este é o novo estilo de liberalismo: você pode fazer mais e você pode consumir mais.”

No filme, as costureiras recitam alegremente a quantia exata em centavos que ganham para cada componente que fazem.

Mas Gomes, que narra o filme, não consegue esconder totalmente seu ceticismo, perguntando se esses operários trabalhadores têm tempo para perguntar se estão felizes.

“Você gasta 15, 16 horas trabalhando. E quanto à sua vida? E quanto aos seus filhos? Todo o tempo que eu estava perguntando, mas eles estavam muito felizes porque eram os donos”, disse Gomes. “A ganância é boa?”

Um lembrete da modéstia da vida que ganham vem no final do filme, quando o carnaval chega.

Famílias vendem todas as suas posses – geladeiras, máquinas de costura – para ganhar o preço de umas férias na praia. Durante oito dias, a cidade está vazia – assim como Gomes se lembrava quando criança.

(Reportagem de Thomas Escritt; Edição de Gareth Jones)

 

Confira a matéria original clicando AQUI.

21
fevereiro

Programa Moda Center no Ar desta quinta-feira 21.02.2019

PROGRAMA MODA CENTER NO AR

DATA: 21/02/2019

PARTICIPANTES: José Gomes Filho (Síndico) e George Pinto (Gerente Geral), Jota Neto (Músico) e Cleber Lima (Consultor do Senai).

Sugestões, críticas ou elogios, envie agora uma mensagem para o WhatsApp do Moda Center: (81) 3759-1000.

Os preparativos para o Estilo Moda Pernambuco (EMP 2019) estão em ritmo acelerado, com reuniões sendo realizadas semanalmente e os grupos de trabalho atuando em seus respectivos setores. Ontem, em Recife, aconteceu uma reunião de apresentação do evento à nova diretoria da AD Diper.

Na última segunda-feira, a Getnet, empresa do grupo Santander, realizou uma ação para oferecer aos condôminos do Moda Center os benefícios da recém firmada parceria com o centro de compras. Dentre eles, destaca-se a implantação do sinal de wi-fi em toda a área coberta do parque para os condôminos que fizerem a adesão. O superintendente comercial da empresa, Rodrigo Serto, falou sobre a importância do projeto, que já está sendo executado.

O superintendente regional do Santander, Danilo Inácio, também falou à reportagem:

Na manhã da segunda-feira (18), a Orquestra Girassol abriu a temporada de frevo no Moda Center. Percorrendo os principais corredores do centro de compras, o grupo tocou as tradicionais marchinhas de carnal e o nosso frevo, empolgando os clientes e condôminos que entraram no clima da folia.

O Senai Santa Cruz do Capibaribe, parceiro do Moda Center no desenvolvimento da cadeia produtiva de confecções, está oferecendo os cursos de Gestão Estratégica do Design de Moda e Mercado e Gestão de Processos Produtivos do Vestuário. Para falar mais a respeito desses cursos, estamos recebendo o consultor Cleber Lima.

Atenção vendedor ambulante! A troca das jaquetas vai até 11 de março. Até essa data, os vendedores ambulantes cadastrados no parque devem procurar o Centro Administrativo do Moda Center, em horário comercial, para solicitar a emissão do boleto e efetuar o pagamento da taxa de renovação da jaqueta. Os vendedores que possuem carrinhos devem levar os mesmos para a vistoria antes da emissão do boleto. Todos os ambulantes deverão apresentar um documento de identificação com foto. A partir do dia 12/03/2019, os ambulantes só poderão comercializar nas dependências do parque com as novas jaquetas padronizadas.

O Moda Center Santa Cruz está com vaga aberta para PCD (Pessoa Com Deficiência). Entregue seu currículo e laudo médico, com CID, no Centro Administrativo do Moda Center Santa Cruz ou envie para o e-mail: rh@modacentersantacruz.com.br até o dia 22/02/2019. Mais informações: (81) 3759-1024.

O Museu da Sulanca; um espaço projetado para contar a história da economia confeccionista da nossa região, desde o seu surgimento. Você pode colaborar com doações de máquinas, equipamentos e utensílios antigos, assim como fotografias e documentos que, após análise, poderão ser expostos no museu. O nome do doador ou da família doadora também será exposto junto com a peça ofertada. O Museu da Moda funciona no Centro de Eventos e Moda de Pernambuco. Excursões e escolas devem agendar a visita pelo número: (81) 3759-1000.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Gerência de Operações e Segurança:

18 – Fabiana Olinda da Silva – Encarregada de Operações
18 – Cláudia Cintra da Silva – Atendente
19 – Fabiano Olinda da Silva – Vigilante
19 – Erivaldo Carneiro da Silva – Vigilante

Gerência de Logística:

17 – Josimar Camilo da Silva – Zelador
19 – Alzinete Soares da Silva – Zeladora

Gerência de Comunicação e Marketing:

22 – Lânderson Gomes Salvador – Designer Gráfico

19
fevereiro

Agreste Tex deve movimentar R$ 280 milhões em Caruaru

As inscrições para a Agreste Tex são gratuitas e já podem ser feitas através do site oficial da feira

Em sua quarta edição, a Agreste Tex, feira de máquinas e serviços para o setor têxtil e de confecção do Agreste pernambucano, deverá movimentar mais de R$ 280 milhões e trará 300 marcas expositoras nacionais e internacionais para Caruaru entre os dias 19 e 22 de março.

O Polo Têxtil de Pernambuco é o segundo maior produtor de vestuário do país, constituído por 23 cidades que concentram 18 mil empresas. São produzidas 800 milhões de peças por ano, movimentando R$ 3,5 bilhões e gerando 140 mil empregos, entre diretos e indiretos.

A área de exposição da Agreste Tex 2019 está 50% maior em relação à última edição, em 2016. De toda a área, 88% já está comercializada. PARA ESTE ANO, O valor do investimento da feira será superior a R$ 1 milhão e são esperadas mais de 10 mil pessoas de todo o Nordeste na exposição.

A Agreste Tex 2019 é promovida pelo Febratex Group, realizada pela ACIC e patrocinada pelas empresas Avil, Makital e Vicunha Têxtil. O evento conta, ainda, com o apoio da ABIMAQ, Abit, ABTT, ACIT, ASCAP, Cativa, Denim School, NTCPE, SEBRAE, Sistema FIEPE SENAI e Sinditêxtil|PE. A Feiratur é a agência oficial da feira, e a UBRAFE é a empresa associada.

A Agreste Tex 2019 acontecerá no Polo Comercial de Caruaru, que contém uma estrutura de 64 mil m2, praça de alimentação recém-reformada e estacionamento com mais de 6 mil vagas.

Faça a sua inscrição gratuita e tenha mais informações clicando AQUI.

14
fevereiro

Programa Moda Center no Ar desta quinta-feia 14.02.2019

PROGRAMA MODA CENTER NO AR

DATA: 14/02/2019

PARTICIPANTES: José Gomes Filho (Síndico), Josivam Ramos (1º Tesoureiro), Heleno Melo (Paratleta), Durval Alexandre (Rede.com), José Climério (Presidente da ASCAP) e George Pinto (Gerente Geral).

Sugestões, críticas ou elogios, envie agora uma mensagem para o WhatsApp do Moda Center: (81) 3759-1000.

O paratleta pernambucano Heleno Melo (19) conquistou o vice-campeonato mundial de halterofilismo no último sábado (9), ao disputar a Copa do Mundo de Halterofilismo em Dubai, nos Emirados Árabes. Único representante brasileiro na categoria Junior, Touro, como é conhecido, conseguiu levantar 120kg e garantir o segundo lugar na competição. Touro é patrocinado pelo Moda Center.

A partir dessa semana Internet do Moda Center será fornecida pelo provedor local Rede.com. Tanto a parte operacional como a administrativa será de responsabilidade deste provedor.

Ontem (13), aconteceu no auditório do Centro Administrativo do Moda Center, a palestra O Futuro da Industria Têxtil e Confecção, com a especialista em Industria 4.0, Melissa Silva do SENAI CETIQT – RJ

Atenção vendedor ambulante! A troca das jaquetas começou na segunda-feira (11), e vai até 11 de março. Dentro desse período, os vendedores ambulantes cadastrados no parque devem procurar o Centro Administrativo do Moda Center, em horário comercial, para solicitar a emissão do boleto e efetuar o pagamento da taxa de renovação da jaqueta. Os vendedores que possuem carrinhos devem levar os mesmos para a vistoria antes da emissão do boleto. Todos os ambulantes deverão apresentar um documento de identificação com foto. A partir do dia 12/03/2019, os ambulantes só poderão comercializar nas dependências do parque com as novas jaquetas padronizadas.

Numa parceria com o Moda Center Santa Cruz a ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz) terá um espaço no parque para divulgação de suas ações e serviços. Para falar mais sobre esse assunto estamos recebendo o presidente da entidade José Climério.

Na próxima segunda-feira (18), acontecerá o lançamento da rede WI Fi da GETNET para os clientes da empresa no parque. O evento acontecerá entre as praças de alimentação dos setores Branco e Amarelo às 11h. O parque terá cobertura total da rede, no entanto só terá direito de usufruir desse serviço, o condômino que aderir ao plano da empresa.

Na próxima segunda-feira (18), o Moda Center entra de vez no clima de carnaval, além da decoração carnavalesca na parte interna e externa do parque, a orquestra de Frevo Girassol animará clientes e condôminos ao som do mais puro ritmo pernambucano, o frevo.

O Museu da Sulanca; um espaço projetado para contar a história da economia confeccionista da nossa região, desde o seu surgimento. Você pode colaborar com doações de máquinas, equipamentos e utensílios antigos, assim como fotografias e documentos que, após análise, poderão ser expostos no museu. O nome do doador ou da família doadora também será exposto junto com a peça ofertada. O Museu da Moda funciona no Centro de Eventos e Moda de Pernambuco. Excursões e escolas devem agendar visitas pelo número: (81) 3759-1000.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Gerência de Logística:

TER 12 – Marinalva Maria da Silva – Zeladora

QUA 13 – Maria Luciene Lima Santos – Zeladora

14
fevereiro

Comerciantes votam nesta quinta horário da feira de Toritama

Está sendo votado nesta quinta-feira (14), em assembleia geral com feirantes, o horário de início da feira em Toritama. O calendário deve ser válido para o resto do ano. Participam comerciante da Feira do Jeans, Parque das Feiras e Uai Shopping

Mais de 4 mil pessoas devem participar devem participar da votação que teve início pela manhã e deve se estender até as 14h.

De acordo com as entidades envolvidas no processo, os votantes tem quatro opções de escolha.

1 – Domingo às 14h (atual horário)
2 – Domingo às 18h
3 – Segunda 00h
4 – Segunda 3h

Ainda segundo as regras da votação, o horário escolhido deve ultrapassar os 50% dos votos. Caso contrário, haverá um segundo turno com os dois horários mais votados.

Com informações do correspondente do Blog, em Toritama, Evandro Lins

13
fevereiro

TCE divulga novo levantamento sobre obras paralisadas no Estado

O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira (13) o mais recente levantamento sobre obras paralisadas em Pernambuco. O estudo, feito pelo Núcleo de Engenharia do TCE, aponta para um total de 1.548 obras nesta situação em todo Estado, que envolvem recursos na ordem de R$ 7,25 bilhões, dos quais R$ 2,38 bilhões pagos.

O número de obras é praticamente o mesmo do ano anterior, mas o valor dos contratos apresentou um acréscimo de pelo menos R$ 1 bilhão. No levantamento realizado em 2017, foram identificadas 1.547 obras estagnadas, com contratos que somavam R$ 6,26 bilhões, enquanto que em 2016, esse número chegava a R$ 5,3 bilhões.

Os contratos que envolvem os maiores valores são os que contemplam trabalhos nas áreas de saneamento, habitação, transporte e mobilidade. Das 21 obras em barragens previstas, apenas nove estão em andamento. Em relação às obras de habitação, 99% dos trabalhos estão paralisados, ou seja, 35 obras estagnadas de um total de 49 previstas. Dos 995 contratos relacionados à mobilidade e transporte, 405 estão paralisados.

Entre as obras paralisadas dos municípios da região, no Brejo da Madre de Deus estão creches, quatro UBS (Unidade Básica de Saúde) Tipo 1, construção e reforma no Campo Municipal, requalificação no pátio de eventos, entre outros. Em Santa Cruz estão as paralisações de duas creches, uma praça na Vila do Pará, e outros. Taquaritinga consta diversas pavimentações paralisadas. Toritama possui apenas duas obras paralisada, porém Jataúba consta com apenas uma obra paralisada, que é a construção de uma UBS. O relatório também possui dezenas de obras paralisadas pelo Governo do Estado.

Confira o diagnóstico completo clicando AQUI

Segundo o TCE, apesar de as obras paralisadas e inacabadas serem averiguadas de forma indistinta, há uma diferença entre os dois tipos. A obra paralisada possui um contrato vigente e pode ser retomada mais facilmente. Já a inacabada, não possui mais contratos ou recursos válidos e, para mudar o status, requer um processo mais complexo. Esse status, porém, é bastante dinâmico.

As ações do Tribunal de Contas apontam para a retomada de alguns serviços. De acordo com o estudo, 137 obras foram reiniciadas ou concluídas entre 2017 e 2018,  numa movimentação de R$ 529 milhões em contratos. No entanto, outras 138 obras foram paralisadas no mesmo período.

Para 2019, o TCE criará equipes específicas para auditar as obras paralisadas recentemente. Além disso, serão enviados novos ofícios cobrando explicações aos gestores que não responderam ao Tribunal e, em caso de ausência de resposta, poderá haver aplicação de multa aos gestores.

Confira o infográfico completo clicando AQUI

12
fevereiro

Curso de Cabeleireiro é realizado gratuitamente em Santa Cruz do Capibaribe

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Indivíduos que recebem mais de dois salários gastam 1,3% com cuidados com cabelos e unhas, o que é o dobro da despesa com arroz e feijão (0,68%).

Na procura de especializar pessoas nesse segmento e inseri-las no mercado de trabalho, a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social em parceria com a Mark Hair, está realizando, há dois meses, o curso de Cabeleireiro para iniciantes.

O curso conta com mais de 50 alunos e suas aulas são ministradas quarta e quinta-feira. Elas são realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) com o cabeleireiro Sivaldo Hair, e ainda vão até maio/junho desse ano.

Para Bruna Eduarda, uma das alunas do curso, a oportunidade de participar da profissionalização a fez ser inserida novamente no mercado. “O curso está sendo muito bom, o professor tem ensinado muito bem, eu já aprendi bastante. Por pouco tempo que estou participando, eu já estou começando a trabalhar em casa. Sou grata por essa oportunidade”, comenta Bruna.

Já para Luciano Junior, o curso tem sido uma oportunidade única para ele e muitas pessoas que nunca puderam pagar por uma especialização. “Tem sido muito bom, inclusive já estou trabalhando na área. É ótimo ter um curso gratuito que qualquer pessoa pode fazer e acessível às pessoas que não tem condições”, comenta o aluno.

;

Informações da assessoria.

12
fevereiro

Moda Center anuncia tema do Estilo Moda Pernambuco 2019

Evento será realizado de 25 a 29 de julho, no Centro de Eventos do empreendimento, em Santa Cruz do Capibaribe.

O Estilo Moda Pernambuco (EMP), evento que tem como objetivos promover negócios, conhecimento e divulgar a moda produzida no Polo de Confecções de Pernambuco, já tem tema e data definidos para este ano. O encontro será realizado de 25 a 29 de julho, no Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz, promotor do EMP, em Santa Cruz do Capibaribe. O tema escolhido para a quarta edição do evento foi “Moda 4.0”.

“Durante o EMP 2019, além dos desfiles das marcas, vamos apresentar uma programação que enfatize o que já está disponível, o que é possível e como inserir requisitos da tecnologia e da nova forma de produzir e consumir moda no dia a dia das empresas do polo de confecções”, explicou José Gomes Filho, síndico do centro de compras. A programação está sendo definida e será anunciada nos próximos meses. A ideia é continuar contando com grandes nomes nacionais e especialistas sobre o tema que norteará todas as atividades realizadas durante o evento.

Assim como no ano passado, o EMP 2019 terá acesso gratuito para o público participante. Já as empresas da cadeia produtiva do setor de confecções e as que prestam serviços para essas empresas terão três formas de participar de um dos eventos de moda mais importantes do estado: adquirindo a cota exclusiva de apoio institucional, patrocinando o evento ou realizando desfiles comerciais ou conceituais. Os interessados em reservar espaço para a sua marca associando-a ao EMP e ao prestígio conquistado pelo Moda Center Santa Cruz já podem fazê-lo pelos telefones (81) 3759-1004 ou 99652-0590 (Neilton Gomes).

O EMP – O Estilo Moda Pernambuco (EMP) é realizado anualmente pelo Moda Center Santa Cruz com o intuito de promover o encontro entre a indústria confeccionista pernambucana e os clientes atacadistas regionais e nacionais, mostrando a qualidade que há de mais importante, moderno e inovador no mercado da moda local e contemplando toda a cadeia produtiva do setor. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas nas suas três primeiras edições. Mais de 50 marcas do polo de confecções participaram do evento apresentando as novidades nas áreas de moda casual, praia, infantil, sleepwear, surfwear, streetwear, underwear, entre outros estilos.

Acompanhe as novidades sobre o EMP 2019 no www.estilomodapernambuco.com.br e no estilomoda_pernambuco.

08
fevereiro

IPVA pode ser pago em até 12 vezes no cartão, em Pernambuco

Apesar de ter ficado 3,2% mais barato neste ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ainda pesa no orçamento de muitas famílias pernambucanas. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) liberou o parcelamento do tributo em até 12 vezes no cartão de crédito. A facilidade está disponível na sede do Detran na Iputinga, no Ciretran de Caruaru e também na internet, por meio do site da Zapay Pagamentos – empresa que foi habilitada pelo Departamento Nacional do Trânsito (Denatran) para parcelar o licenciamento, o DPVAT e as multas de trânsito do Estado.

Segundo o Detran-PE, esta é a primeira vez que o IPVA pode ser parcelado no cartão por meio da internet. Afinal, a parceria com a Zapay começou no fim do ano passado com o pagamento de multas ou licenciamentos em atraso. “Agora, estamos oferecendo o parcelamento do IPVA em até 12 vezes, com o desconto de 7% que é oferecido pelo Detran na cota única”, contou o sócio da Zapay, Callebe Araújo, admitindo, porém, que o parcelamento tem juros.

As taxas variam de 5% a 38% de acordo com o número de parcelas. Por isso, é importante que o contribuinte avalie o valor final do parcelamento antes de passar o cartão. “É possível fazer as simulações de pagamento no site da Zapay”, garantiu Araújo, dizendo que o processo é simples e seguro.

“É só entrar no site da Zapay ou no do Detran e dar as informações do veículo – a placa, o Renavan e o CPF do proprietário -, pois nós estamos integrados ao sistema do Detran e puxamos os débitos do carro. O motorista escolhe, então, os débitos que quer parcelar e o sistema faz as simulações do pagamento”, orientou Araújo. Definida a operação, o contribuinte pode efetuar o pagamento com qualquer bandeira de cartão de crédito. Assim que recebe a confirmação do cartão, a Zapay emite um comprovante do parcelamento para o motorista e para o Detran. “Com isso, o motorista já pode pedir seu CLRV”, contou Araújo.

De acordo com o Detran-PE, o parcelamento online também pode ser feito pelas empresas Parcele na Hora e Flex Pag. O cartão ainda pode ser usado de forma presencial no Recife e em Caruaru. E os contribuintes seguem com a opção de pagar o IPVA pelo boleto bancário. No boleto, contudo, o tributo só pode ser pago em cota única com desconto de 7% ou em três vezes.

E o prazo de pagamento das primeiras parcelas já começa a vencer nesta semana: os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm até sexta para pagar a cota única ou a primeira parcela do tributo. O prazo de pagamento, porém, se estende até o próximo dia 28 de acordo com o final da placa.

;

Fonte: Folha de Pernambuco.

07
fevereiro

Programa Moda Center no Ar – 07.02.2019

PROGRAMA MODA CENTER NO AR

DATA: 07/02/2019

PARTICIPANTES: José Gomes Filho (Síndico), Tales Nery (2º subsíndico), George Pinto (Gerente Geral) e Nilson Pereira (Geografo)

Sugestões, críticas ou elogios, envie agora uma mensagem para o WhatsApp do Moda Center: (81) 3759-1000, ou interaja na live, no Facebook

A administração do Moda Center solicita que os condôminos cumpram o horário da feira nas segundas e terças, assim como os horários para arrumar mercadorias nos boxes e nas lojas, pois esse calendário é o que vem sendo divulgado para os clientes. Esses têm usado os canais de comunicação para expressarem suas insatisfações quanto ao horário de funcionamento do parque primacialmente na terça-feira.

Além de alertar os comerciantes quanto ao golpe do falso depósito, o Moda Center recomenda que as pessoas que já caíram nesse golpe ou em armadilhas semelhantes, façam o Boletim de Ocorrência na delegacia. Se o boletim não for feito, nem o Moda Center e nem a polícia terão condições de montar qualquer ação para capturar esses criminosos, que continuam agindo.

Atenção empresas interessadas em anunciar na decoração carnavalesca do Moda Center! Estão sendo disponibilizados espaços para exibição da sua marca na decoração de carnaval do condomínio. As flâmulas estão afixadas nos principais corredores do parque. Para mais informações, ligue: (81) 3759-1004

Nesta quarta-feira (06), o síndico José Gomes Filho recebeu uma cópia do Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade estadual da Paraíba. O autor do trabalho foi o santa-cruzense Nilson Pereira, que cursou geografia na Instituição. Nilson abordou, o turismo de compras em Santa Cruz: O caso do Moda Center numa perspectiva teórico-documental.

Atenção vendedor ambulante! O prazo para a troca das jaquetas começa na próxima segunda-feira e vai até 10 de março. Dentro desse período, os vendedores ambulantes cadastrados no parque devem procurar o Centro Administrativo do Moda Center, em horário comercial, para solicitar a emissão do boleto e efetuar o pagamento da taxa de renovação da jaqueta. Os vendedores que possuem carrinhos devem levar os mesmos para a vistoria antes da emissão do boleto. Todos os ambulantes deverão apresentar um documento de identificação com foto. A partir do dia 11/03/2019, os ambulantes só poderão comercializar nas dependências do parque com as novas jaquetas padronizadas.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Gerência de Operações e Segurança:

05 – Ivanildo Severino de Araújo – Vigilante

Logística:

06 – Alcides Gumercindo Dias – Zelador

07 – Edjane da Silva Gomes – Zeladora

Diretoria:

08 – Josivan Oliveira Ramos – 1º Tesoureiro

05
fevereiro

Centro de Educação Empreendedora disponibiliza ferramenta de controle de Finanças Pessoais

Pensando em auxiliar as pessoas a equilibrarem suas contas e realizarem seus sonhos de consumo neste ano de 2019, o Centro de Educação Empreendedora inicia seus trabalhos de qualificação disponibilizando uma planilha de Controle de Finanças Pessoais.

A iniciativa faz parte do Núcleo de Educação Financeira que é fruto parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura com o curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco que trabalha Educação Financeira através dos temas: Finanças Pessoais, Finanças Empresarias e Noções de Investimento por meio de atendimento ao público, palestras e oferta de material didático.

A ação visa disseminar conhecimentos que possam auxiliar as pessoas na tomada de decisão sobre consumo, poupança e investimento.

“Ao disponibilizar este material, acreditamos que iremos contribuir com a saúde financeira das pessoas já que o uso da planilha permitirá a organização, o controle e a avaliação sobre a relação entre receitas e despesas ao longo dos meses e tais dados resultará em um histórico financeiro anual capaz de informar quais áreas impactam mais no orçamento e quais despesas devem ser reduzidas ou eliminadas”, informa Virgínia Vasconcelos, coordenadora do Centro.

Ainda segundo Virgínia, a aplicação da planilha no dia-a-dia tende a elevar a conscientização das pessoas sobre a importância do controle financeiro em suas vidas e tal conscientização pode favorecer a adoção de práticas de consumo responsável, o que contribuirá para a redução no nível de inadimplência no comércio e o crescimento econômico local.

.

Informações da assessoria.

01
fevereiro

Programa Moda Center no Ar desta quinta-feira 31.01.2019

PROGRAMA MODA CENTER NO AR

DATA: 31/01/2019

PARTICIPANTES: José Gomes Filho (Síndico)

Sugestões, críticas ou elogios, envie agora uma mensagem para o WhatsApp do Moda Center: (81) 3759-1000, ou interaja na live, no Facebook.

Na manhã desta segunda-feira (28), seguranças do Moda Center apreenderam uma mulher acusada de praticar furtos no interior do parque. 

Atenção vendedor ambulante! O prazo para a troca das jaquetas será do próximo dia 10 de fevereiro até 10 de março. Dentro desse período, os vendedores ambulantes cadastrados no parque devem procurar o Centro Administrativo do Moda Center, em horário comercial, para solicitar a emissão do boleto e efetuar o pagamento da taxa de renovação da jaqueta. Os vendedores que possuem carrinhos devem levar os mesmos para a vistoria antes da emissão do boleto. Todos os ambulantes deverão apresentar um documento de identificação com foto. A partir do dia 11/03/2019, os ambulantes só poderão comercializar nas dependências do parque com as novas jaquetas padronizadas.

Termina hoje, o prazo para envio de currículos para a seleção do programa Jovem Aprendiz no Moda Center. Os interessados podem entregar currículo no centro administrativo do Moda Center, ou enviar para o e-mail rh@modacentersantacruz.com.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone (81) 3759.1024.

Além de alertar os comerciantes quanto ao golpe do falso depósito, o Moda Center recomenda que as pessoas que já caíram nesse golpe ou em armadilhas semelhantes, façam o Boletim de Ocorrência na delegacia. Se o boletim não for feito, nem o Moda Center e nem a polícia terão condições de montar qualquer ação para capturar esses criminosos, que continuam agindo.

Atenção empresas interessadas em anunciar na decoração carnavalesca do Moda Center! Estão sendo disponibilizados espaços para exibição da sua marca na decoração de carnaval do condomínio. As flâmulas estão afixadas nos principais corredores do parque. Para mais informações, ligue: (81) 3759-1004.

A administração do Moda Center pede que os condôminos respeitem o horário da feira nas segundas e terças, assim como os horários para arrumar mercadorias nos boxes e nas lojas, pois esse calendário é o que vem sendo divulgado para os clientes. Clientes têm usado os canais de comunicação para expressarem suas insatisfações quanto ao horário de funcionamento do parque primacialmente na terça-feira. 

A gerência financeira do Moda Center informa que na próxima segunda-feira (04), os boletos da taxa de condomínio com vencimento para 15/02 serão entregues nos estabelecimentos comerciais. O condômino também dispõe da opção de baixar o boleto no site: www.modacentersantacruz.com.br, clicando no botão “imprima seu boleto” e inserindo o código de patrimônio e o número do CPF ou CNPJ. Pague seu boleto em dia e usufrua do benefício do desconto de pontualidade. O pagamento em dia também ajuda o Moda Center a desenvolver as ações de melhorias em prol da coletividade.

Atenção condôminos, clientes e visitantes do Moda Center! O descarte de material perfurocortante, como agulhas, lâminas, seringas, vidros e outros igualmente perigosos, deve ser feito no local correto, para evitar acidentes. No Moda Center, esses materiais devem ser descartados no Posto Ambulatorial, que fica no Bloco Central do Setor Amarelo.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Gerência de Operações e Segurança:

27/01 – Janielisson Brandão da Costa Azevedo – Vigilante

28/01 – Lucas Biafra Cordeiro da Silva – Vigilante

31/01 – Rhuan Humberto dos Santos – Vigilante

31/01 – Geovane Marinho da Costa – Vigilante

01/01 – Luciano Morais de Farias – Porteiro

02/01 – Maria José da Silva Lima – Vigilante

Logística:

27/01 – Maria José da Silva – Zeladora

31/01 – Valdiran Flávio de Melo – Zelador

01/01 – Raniere Salvador Soares – Auxiliar de Manutenção

25
janeiro

Ouça o programa Moda Center no Ar dessa quinta-feira (24)

PARTICIPANTES: José Gomes Filho (Síndico), Josivan Ramos (1º tesoureiro) e Antônio Carlos Batista (Supl. do Conselho Consultivo).

 

Sugestões, críticas ou elogios, envie agora uma mensagem para o WhatsApp do Moda Center: (81) 3759-1000

01 – Ontem (23), aconteceu a primeira reunião de diretoria do ano, onde vários assuntos foram debatidos e deliberados, para um bom funcionamento do parque. O calendário anual prevê reuniões a cada 15 dias.

02 – Atenção vendedor ambulante! O prazo para a troca das jaquetas será do próximo dia 10 de fevereiro até 10 de março. Dentro desse período, os vendedores ambulantes cadastrados no parque devem procurar o Centro Administrativo do Moda Center, em horário comercial, para solicitar a emissão do boleto e efetuar o pagamento da taxa de renovação da jaqueta. Os vendedores que possuem carrinhos devem levar os mesmos para a vistoria antes da emissão do boleto. Todos os ambulantes deverão apresentar um documento de identificação com foto. A partir do dia 11/03/2019, os ambulantes só poderão comercializar nas dependências do parque com as novas jaquetas padronizadas.

03 – O Moda Center continua com seleção aberta para o programa Jovem Aprendiz. Os interessados podem entregar currículo no centro administrativo do Moda Center. Os currículos também podem ser enviados para o e-mail rh@modacentersantacruz.com.br. O processo de seleção vai até o dia 31 de janeiro deste ano. Mais informações podem ser obtidas no telefone (81) 3759.1024.

04 – Atenção condôminos, clientes e visitantes do Moda Center! O descarte de material perfurocortante, como agulhas, lâminas, seringas, vidros e outros igualmente perigosos, deve ser feito no local correto, para evitar acidentes. No Moda Center, esses materiais devem ser descartados no Posto Ambulatorial, que fica no Bloco Central do Setor Amarelo.

05 – Além de alertar os comerciantes quanto ao golpe do falso depósito, o Moda Center recomenda que as pessoas que já caíram nesse golpe ou em armadilhas semelhantes, façam o Boletim de Ocorrência na delegacia. Se o boletim não for feito, nem o Moda Center e nem a polícia terão condições de montar qualquer ação para capturar esses criminosos, que continuam agindo.

06 – A administração do Moda Center solicita que os condôminos respeitem o horário da feira nas segundas e terças, assim como os horários para arrumar mercadorias nos boxes e lojas, pois esse calendário é o que vem sendo divulgado para os clientes. Muitos deles têm usado os canais de comunicação para expressarem suas insatisfações quanto ao horário de funcionamento do da feira, principalmente na terça.

07 – A gestão do Moda Center lamenta o acidente ocorrido com o motorista de excursão Josivaldo Nascimento Silva, 52 anos, na noite da segunda-feira (21), no estacionamento do parque e torce para o total restabelecimento da sua saúde, estamos em contato permanente com a família da vítima para prestar o suporte necessário.

08 – Atenção empresas interessadas em anunciar na decoração carnavalesca do Moda Center! Estão sendo disponibilizados espaços para exibição da sua marca na decoração de carnaval do condomínio. Os estandartes estarão afixados nos principais corredores do parque. Para mais informações, ligue: (81) 3759-1004.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA 

Gerência de Operações e Segurança:

20/01 – Gildário Pergentino da Silva – Vigilante

20/01 – Alan Moises de Oliveira – Vigilante

22/01 – Claicon Cézar de Siqueira Gomes – Vigilante

22/01 – Ewerton Diego de Oliveira Silva – Operador de Circuito Interno

24/01 – Marcos Antônio de Souza Silva – Vigilante

25/01 – Nadiaelson Souza Silva – Vigilante

Logística:

20/01 – Adalberto Gomes da Silva – Zelador

23/01 – Cícero Vicente dos Santos – Jardineiro

Administração:

26/01 – Felipe Henrique Barbosa – Jovem Aprendiz

Diretoria:

19/01 – Luciano Araújo de Sousa – Supl. do Conselho Fiscal

20/01 – Paulo Estevão da Silva – Conselheiro Fiscal

 

Assessoria. 

11
janeiro

Mudança de hora? – Parque das Feiras de Toritama realizará assembleia geral em fevereiro

Em participação por telefone no Programa Cidade Notícia (Rádio Polo) na manhã desta sexta-feira (11), o Secretário de Desenvolvimento de Toritama, Edson Tavares, informou em primeira mão, que está agendada para o dia 14 de fevereiro, uma assembleia geral com comerciantes cadastrados na feira local, para decidir, entre outras coisas, o horário da feira para 2019.

Atualmente, a feira tem início às 14h do domingo. O secretário já afirmou que não concorda que a feira da Capital do Jeans aconteça no mesmo horário que Santa Cruz do Capibaribe. Para ele, os dois municípios perderiam.

 

 

Na noite dessa quinta-feira (10), comerciantes de Toritama estiveram reunidos na Câmara de Vereadores em audiência pública. A maioria dos presentes opinaram pela feira às segundas, tendo início às 3h da madrugada.

Edson também expôs que prefere, independentemente do dia escolhido, que as feiras sejam o mesmo horário durante todo o ano, mas ressalta que o calendário escolhido pela maioria, será respeitado.

No dia 14 de fevereiro, as urnas estarão disponíveis para comerciantes cadastrados, das 8h às 15h.

04
janeiro

Feiras do Moda Center Santa Cruz voltam a ser realizadas a partir de segunda (7)

Passadas as festividades de fim do ano, o Moda Center Santa Cruz volta abrir as portas para o público. As primeiras feiras de 2019 serão realizada nos dias 7 e 8 de janeiro, das 6h às 18h.

O maior centro atacadista de confecções do país passa a funcionar às segundas e terças-feiras, como sempre acontece no período considerado como baixa temporada, que vai até a primeira quinzena de maio.

A partir daí, começa a primeira fase de alta temporada do ano, que vai até antes das festas juninas, quando o centro atacadista funciona em horário diferenciado para atrair ainda mais clientes em busca de confecções de qualidade e preço baixo.

No início do ano, a procura maior passa a ser por moda praia e casual, por conta do verão. A expectativa é continuar atraindo uma média de 40 a 50 mil clientes por feira na baixa e média temporada.

Assessoria. 

04
janeiro

Salário mínimo tem aumento de 4,61%

Começou a valer esta semana o novo salário mínimo nacional. De R$ 954, o valor passou para R$ 998, representando um aumento de 4,61%.

A maioria dos estados brasileiros segue o valor estabelecido pelo governo federal. Pernambuco é um deles.

O valor ficou um pouco abaixo do que estava previsto em orçamento aprovado no Congresso Nacional (R$1.006).

O salário mínimo foi o primeiro decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.

28
dezembro

Giro pelo Agreste – Livraria Estudantil fecha as portas após 76 anos

Uma das livrarias mais tradicionais do agreste, a Livraria Estudantil, encerrou suas atividades na última quinta-feira (27), depois de 76 anos de funcionamento na cidade de Caruaru.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa local, a livraria fechou em virtude de dívidas e fatores associados a crise que esse modelo de negócio vem enfrentando nos últimos anos, que já provocou o fechamento de milhares de livrarias em todo o pais.

Breve histórico – Fundada em 1942 pelos empresários Raimundo Ferreira e Galvão Cavalcanti, a Livraria Estudantil foi considerada, durante décadas, como uma referência no Estado nesse modelo de negócio.

Além da disponibilidade ao público de milhares de títulos, a Livraria Estudantil também era conhecida pelos preços convidativos que faziam com que não só pessoas em Caruaru, mas de diversas cidades da região, fossem realizar suas compras de material escolar, papelaria e escritório.

Funcionava desde 1950 no mesmo endereço, na Rua Duque de Caxias -7, local onde recebeu ao longo dos anos diversos intelectuais e autores de todo o estado, além de protagonizar diversos eventos literários e comercializar revistas e jornais que fizeram história em todo o país como a revista “O Cruzeiro”, “Manchete” entre outras.

Atualmente tinha a frente o empresário Ivan Galvão.

Foto: Google/reprodução

21
dezembro

Santa Cruz – Secretaria divulga lista de pessoas que ainda não foram buscar sua Carteira de Trabalho

Nesta sexta-feira (21) a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social de Santa Cruz do Capibaribe enviou uma lista contendo nomes de pessoas que fizeram a solicitação da Carteira de Trabalho.

De acordo com a secretaria, o documento já foi emitido há bastante tempo (algumas desde o ano de 2015), porém seus respectivos donos ainda não se dirigiram a mesma para fazer a retirada.

A Secretaria de Cidadania e Inclusão Social está em funcionamento de segunda a sexta-feira, a partir das 08h. Confira a lista completa:

.

Carteiras de Trabalho do ano de 2015

Kehane Efigênia Mestre Morais – 11/04/1993

João Pedro Mendes Ferreira – 19/06/1997

Edvania Campos Venâncio – 21/01/1985

Joselane Bezerra Da Silva – 13/05/1996

Victoria Carla da Silva – 12/01/1995

Aisllan Eduardo Gomes – 16/01/1994

.

Carteiras do ano de 2016

Igor Alberto Gonçalves do Nascimento – 26/11/1995

Simone Mota da Silva – 10/06/1985

Claudenice do Nascimento Souza – 28/04/1997

Diogo de Lima Melo – 19/11/1993

Eduarda Nogueira da Silva – 10/10/1998

Igor Marques Araújo da Silva – 23/08/2016

Ivoneide Maria Araújo – 05/11/1980

Adriano José dos Santos Queiroz – 10/03/1994

Anderson de Araújo Silva – 04/07/1993

Ana Karolina Otacílio – 03/12/2016

Ramos De Oliveira – 23/10/1985

.

Carteiras do ano de 2017

Douglas Ferreira da Silva – 23/08/1993

Mayara Bezerra de Lima – 14/09/1998

Maria Eduarda Lopes Pereira – 13/02/1998

Chalen Rodrigo Da Silva – 13/08/2002

Tamara Maria de Lima Gomes – 20/07/1999

Eduardo Henrique Oliveira da Silva – 28/09/1999

Rafael Lopes Karsokas – 28/06/1994

Josilene Cordeiro Do Nascimento Campos – 26/12/1967

Maria Lucineide Nunes Moura – 28/05/1999

Vanessa Feitosa Gomes – 28/03/1991

Helter Dennys Alves da Silva – 20/09/1999

Melquisedeque Silva Lima – 31/03/1992

Jonathan Cavalcante de Lima – 08/05/1993

Marcos Vinicius Leal de Almeida – 15/07/1993

Ivonete Pereira de Carvalho – 02/06/1968

Maria Caroline de Lima Silva – 31/01/1998

Teresinha Maria de Oliveira – 21/05/1961

Rutheneia Alexandre Barbosa Gomes – 09/04/1995

Manuela De Carvalho Ribeiro – 24/01/1999

Christiam Raissa dos Santos – 11/12/1996

Mayara José da Silva – 29/04/1997

*Imagem meramente ilustrativa

17
dezembro

Sport Company recebe selo ABVTEX de Empresa Certificada em Responsabilidade Social

Apenas 30 empresas no estado possuem mesma certificação

A Sport Company, uma das principais empresas de artigos de vestuário do Polo de Confecções de Pernambuco, acaba de receber o selo de Empresa Certificada em Responsabilidade Social.

A certificação veio da Associação Brasileira do Varejo Têxtil – ABVTEX, entidade referência em todo o país quando o assunto é a certificação de empresas que prezam pelo trabalho digno em sua cadeia produtiva.

Com o selo, a Sport Company passa a ter uma abertura de mercado ainda maior, podendo oferecer seus artigos aos grandes magazines como Riachuelo, C&A, Marisa entre outros. Em Santa Cruz, apenas quatro empresas possuem esse tipo de certificação e no estado, apenas 30.

De acordo com seu diretor, o empresário Valmir Ribeiro, a chegada do selo de Empresa Certificada em Responsabilidade Social pela ABVTEX é mais um passo da evolução da marca ao longo de seus 15 anos.

“Esse certificado é um reconhecimento que a empresa tem tido, ao longo dos seus 15 anos, pelas boas práticas e também cumprimento de todas as normas e exigências. Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que abre para nós novos mercados a exemplo dos grandes magazines, que só compram de empresas que possuem esse tipo de certificação. O resultado está aí, pois agora teremos ainda mais possibilidades de levar nosso produto e o melhor: firmar ainda mais o nome desse Polo de Confecções em todo o país” – disse.

Para conseguir o selo ABVTEX de Empresa Certificada em Responsabilidade Social, a Sport Company passou por uma auditoria de um dos órgãos auditores da ABVTEX, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Ainda segundo o empresário, o processo consistiu na verificação de documentos de comprovação de informações já listados pela ABVTEX, além de entrevistas com colaboradores e a verificação das instalações da fábrica pelo auditor.

Informações da Assessoria

14
dezembro

Assembleia condominial aprova orçamento financeiro para 2019 no Moda Center

Na noite desta quinta-feira (13), aconteceu a última Assembleia Geral Ordinária do ano no Moda Center Santa Cruz. O encontro com os condôminos também foi o primeiro da gestão 2018-2020, sob a liderança do síndico José Gomes Filho.

Dentre os itens constantes da pauta e demais assuntos apresentados pelos condôminos durante o evento, um deles, considerado o mais importante, foi a apresentação e votação do orçamento financeiro para 2019.

Sem ajuste desde fevereiro de 2017, a taxa de condomínio é a única receita efetiva para a execução das ações no empreendimento. Com as sucessivas crises que assolaram o país ao longo desses quase dois anos, além dos aumentos em praticamente todos os serviços e materiais de consumo, muitos esforços foram empreendidos para que a qualidade dos serviços não sofresse grandes prejuízos. Todavia, para manter os serviços no ano que se aproxima, a aprovação do ajuste foi imprescindível.

Após assistirem à apresentação da previsão orçamentária para 2019 e tomarem ciência dos projetos importantes para a infraestrutura do parque, os condôminos, em sua maioria, votaram favoráveis ao ajuste.

Atualmente, a taxa paga por um box é de R$ 107,00 com o desconto de pontualidade. Esse valor, com o referido desconto, passará a ser R$ 119,00. Para ter o desconto, o boleto precisa ser pago impreterivelmente até a data do vencimento.

Novos valores:

Os boletos com vencimento em 15 de janeiro de 2019 já virão com os novos valores. Normalmente, os boletos são entregues nas unidades patrimoniais na primeira feira do mês. O documento também pode ser acessado no site modacentersantacruz.com.br, clicando no botão “imprima seu boleto” e inserindo o código de patrimônio e o número do CPF ou CNPJ.

.

Informações da assessoria.

13
dezembro

Expressos da Moda fecharão o ano com 10 mil notas emitidas, projeta a SEFAZ-PE

Expresso da Moda em Santa Cruz do Capibaribe. Fotos: Arquivo do Blog.

​As unidades do Expresso da Moda em Pernambuco emitiram, até novembro, mais de oito mil Notas Fiscais Avulsas Eletrônicas (NFA-e), em seu primeiro ano de funcionamento. A expectativa é de que em dezembro sejam emitidas duas mil NFA-e, totalizando dez mil até o fim de 2018.

A NFA-e foi implantada em meados de 2017 e os Expressos da Moda, situados em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, começaram a funcionar a partir de dezembro do ano passado. O objetivo dos equipamentos é auxiliar os pequenos empresários do Polo de Confecções do Agreste, que costumavam vender os produtos sem nota fiscal, formalizando o comércio na região.

A presença dos Expressos da Moda, bem como o crescente uso da NFA-e promovido por eles, tem contribuído significativamente para o fomento do segmento de tecidos e confecções de Pernambuco, legalizando o trânsito das mercadorias e o escoamento rápido da produção do Polo.

“Com a segurança fiscal estabelecida na venda das confecções, é perceptível a satisfação do empresariado da região, refletindo no aumento do volume de negócios e na regularização dos pequenos empreendimentos”, ressalta o diretor geral da Receita da II Região Fiscal da Sefaz-PE, Benedito Santos.

A NFA-e foi concebida para evitar que pequenos comerciantes do Polo de Confecções do Agreste vendessem seus produtos para consumidores de outros estados utilizando-se de notas fiscais fraudulentas emitidas por “empresas fictícias”.

A fiscalização de mercadorias com irregularidades fiscais, e consequente apreensão dos produtos, fazia com que muitos agentes de compras optassem pela aquisição em outros estados, prejudicando o comércio na região.

Na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe-PE, Bruno Bezerra, o Expresso da Moda levou cidadania empreendedora para o pequeno empresário, segurança fiscal para o comprador e um expressivo ganho de competitividade para o Polo de Confecções.

“Temos hoje em Pernambuco uma excelente plataforma tributária para o setor têxtil e de confecções”, destaca.

Para o síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho, a atenção do Governo de Pernambuco ao Polo permite maior competitividade aos produtores.

“É preciso reforçar que o setor de confecções de Pernambuco conseguiu, após muita negociação, o benefício de uma carga de ICMS de apenas 2% sobre a saída do que é produzido pelos pequenos confeccionistas que não têm inscrição”, completa.

;

Fonte: Sefaz-PE.

Notícias Anteriores