08
outubro

Bolo e orquestra musical marcam comemorações dos 13 anos do Moda Center

O Moda Center Santa Cruz comemorou, nesta segunda-feira (07), seu 13º aniversário. Inaugurado em outubro de 2006, atualmente conta com mais de 10 mil estabelecimentos comerciais, sendo um dos principais pilares do comércio de artigos de moda e vestuário produzidos no Polo de Confecções de Pernambuco.

O evento comemorativo, o tradicional corte de um bolo gigante, foi realizado às 17h no corredor central entre os setores Azul e Laranja, onde contou com as presenças de diretores, colaboradores, do síndico José Gomes Filho, clientes, condôminos, ambulantes, carroceiros e demais trabalhadores que fazem do Moda Center o maior centro atacadista de confecções do Brasil.

 “Esse é um momento especial, de agradecer. Agradecer a Deus e a todos que aqui estiveram para participar desse momento simbólico, onde comemoramos 13 anos desse grande empreendimento que ajuda tanta gente. Quero dizer que, os últimos anos, não têm sido fáceis, pois passamos por momentos de crise, mas sempre nos superamos com nosso trabalho e empreendedorismo. Juntos, fazemos desse parque o coração de toda uma economia geradora de milhares de empregos”, pontuou o síndico.

O evento contou ainda com a participação da Orquestra da Sociedade Musical Novo Século, que sob a batuta do maestro Rubinaldo Catanha, tocou várias canções da música popular brasileira e internacional, além do tradicional ‘Parabéns pra você’, seguido de muito frevo.

04
outubro

Sociedade Musical Novo Século comemora 119 anos de resistência, cultura e muita história em Santa Cruz

Novo Século

Banda em uma de suas apresentações no tradicional evento “Noite dos Filhos Ausentes” – Foto: Thonny Hill (arquivo)

 

Esta sexta-feira (04) é marcada por uma data histórica para Santa Cruz do Capibaribe, que são os 119 anos de fundação da Sociedade Musical Novo Século.

A entidade, que resiste ao tempo, foi fundada em 04 de outubro de 1900, quando o município ainda nem existia no papel, sendo apenas uma pequena vila pertencente a cidade de Taquaritinga do Norte.

.

 

Sociedade Musical Novo Século em 1914.

Sociedade Musical Novo Século em 1914.

Atualmente, a banda filarmônica, uma das últimas existentes na região do Polo de Confecções. A Sociedade Musical Novo Século também é conhecida pela formação de músicos talentosos ao longo de sua história, que continuaram suas carreiras, inclusive ingressando em cursos superiores de música a exemplo dos maestros Rubinaldo Catanha e Wellington Araújo e o trompetista Igor Aleixo.

A Novo Século, que também forma músicos gratuitamente desde a sua fundação em sua sede, situada na Avenida Padre Zuzinha, é mantida por sócios voluntários e também recebe uma subvenção do poder municipal, realizando apresentações não só em Santa Cruz, mas também em diversas cidades pernambucanas e em outros estados.

.

Bom público compareceu para assistir a abertura da temporada de concertos da Novo Século. Fotos: Thonny Hill.

Novo Século

novo seculo

Novo Século Orquestra animou o público ao som do frevo.

Sociedade MUsical Novo Século, em 2013..

Novo Século Orquestra é uma das atrações confirmadas para o evento de Réveillon. Imagem: Arquivo.

Sociedade Musical Novo Século irá se apresnetar na Sessão Solene. Imagem: Arquivo.

Confira o histórico da Sociedade Musical Novo Século, extraído de sua página oficial.

 

Um dia, em fins do século XIX, ou início do século XX, a meninada de Santa Cruz do Capibaribe foi surpreendida pelos acordes de alguns instrumentos musicais lá para as bandas do Serrote, sítio vizinho de onde vinham os sons.

Eram alguns santa-cruzenses, que vindos do estado do Pará, traziam consigo alguns instrumentos de bandas de música e assim queriam entrar em sua vila muito amada e querida. Aqueles rapazes eram: Amaro Vieira Rio Branco, João Viera e Xavier Joaquim. Foram eles os precursores da futura Banda de Música Novo Século.

Iniciou-se o novo século. O sêmen da futura agremiação plantado pelos irmãos Vieira e Xavier Joaquim, começou a germinar.

Em 04 de Outubro de 1900, um grupo de idealistas liderado pelo Tenente Pedro Ferreira Pedrosa, que a generosidade dos santa-cruzenses o promoveu a Capitão, e José Teodoro Aragão, carinhosamente chamado por seus conterrâneos como “Major Negrinho”, fundaram assim a agremiação que se chamou, de início, Sociedade Musical Triunfo Santacruzense.

Há alguns anos, a banda era campo exclusivo de homens. Hoje, meninos e meninas rapazes e moças integram suas fileiras ao lado de alguns veteranos, que ingressaram com a mesma idade dos que agora se iniciam.

É composta de 35 músicos, dos quais 80% jovens entre 15 e 23 anos, tendo a frente o maestro Rubinaldo Marques de Melo (Rubinaldo Catanha) um exemplo de amor a música, o qual muito orgulha os músicos em tê-lo com regente.

O atual presidente é o Sr. Ivo Aragão. Sua diretoria é composta de secretários, tesoureiro, orador e conselho fiscal e possui sua sede própria na Avenida Padre Zuzinha, 341 no centro de Santa Cruz do Capibaribe/PE, é mantida pelos sócios que contribuem com uma quantia de R$ 10,00 (dez reais) por mês e de uma subvenção municipal, dinheiro este que pagamos o salário do maestro, do procurador e damos uma ajuda de custo aos professores que dão aula para crianças e jovens que devido a contribuição social nada pagam  pelas aulas.

A Banda Novo Século, no ano de 2002, conseguiu o maior êxito em sua história que foi a gravação do primeiro CD. Destaca-se nesse trabalho o Sr. David Pereira de Lira que conseguiu durante sua gestão este grande feito que ficará registrado para sempre como um dos melhores acontecimentos da história da Novo Século.

Hoje, a Sociedade Musical Novo Século está entre as melhores bandas de música de Pernambuco. Graças ao trabalho conjunto do presidente, diretoria, do maestro Rubinaldo Catanha e nossos músicos que se esforçam, e estudam, para executar o repertório com toda dinâmica exigida pelo regente, levando assim aos ouvidos do público a maravilhosa qualidade de som que seus músicos emitem em seus instrumentos.

26
setembro

Moda Center promove 4ª edição do ‘Dia das Crianças no Moda’

No próximo dia 7 de outubro, será realizado no Moda Center Santa Cruz o ‘Dia das Crianças no Moda’. O evento, que está na sua quarta edição, tem como objetivo proporcionar momentos de diversão para os pequenos, pais e/ou responsáveis, que visitam o centro atacadista no primeiro dia de feira do mês das crianças.

O ‘Dia das Crianças no Moda’ será realizado das 9h às 13h, no corredor central, entre os setores Branco e Amarelo, e contará com animadores fantasiados, parquinho de diversão e distribuição de algodão doce, picolé e pipoca. Para esta edição, 7 marcas aderiram a iniciativa, que alia ações de divulgação no Instagram oficial do Moda Center Santa Cruz (@modacentersantacruz).

Considerada a terceira data comemorativa mais importante do ano, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães, o Dia das Crianças traz muita movimentação ao comércio, em vários níveis. Além de lojas de brinquedos, também são beneficiados com aumento nas vendas, grande parte motivado pelo recebimento dos salários e os recentes saques do FGTS, os segmentos de eletroeletrônicos e claro: alimentação, moda, vestuário e calçados, sendo estes quatro últimos com grande presença no Moda Center.

A estimativa, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), é que o volume de vendas para o período, em todo o país, seja 4% maior em relação ao mesmo período do ano passado, uma receita estimada em quase R$ 1,8 bilhão.

As marcas parceiras: AB&C Moda Infantil; Berna Baby; Glamiss; Mavem – Moda para Meninas; Pixote – Moda Praia Kids; Turma Bacana e Zuzinha Kids.

/

Informações da assessoria.

25
setembro

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realiza 4ª edição de tarde de diversão gratuita em parques da Festa de Setembro

A felicidade e a animação vão se estampar nos rostos das crianças, estudantes da rede pública de ensino de Santa Cruz do Capibaribe na tarde desta quinta-feira (26), com a 4ª edição da abertura gratuita dos parques de diversão da Festa de Setembro, na Avenida 29 de Dezembro.

Essa ação é promovida pela prefeitura, através de uma atuação conjunta das secretarias de Educação e Governo e Desenvolvimento Social, com proprietários de parques de diversão. As brincadeiras têm previsão para iniciar as 15 horas e terminar as 17 horas.

O prefeito Edson Vieira, falou que essa ação é um presente do governo municipal, aos alunos das redes públicas de ensino. “Fico feliz em poder proporcionar essa alegria as crianças e jovens, estudantes de Santa Cruz do Capibaribe, uma iniciativa recheada de muito carinho e amor”, pontuou o prefeito.

“Salientamos que o único requisito para poder brincar é o aluno estar com a farda escolar, esse pedido foi colocado para que as crianças carentes, estudante da rede pública municipal ou estadual, possam ter uma tarde inesquecível nos parques de diversão da festa de setembro”, destacou Joselito Pedro, secretário de Educação.

A tradicional Festa de Setembro vai iniciar nesta quinta-feira (26), na Avenida 29 de Dezembro, com a noite do Rock. A sexta (27), será a vez do forró estilizado com o cantor Pedrinho Pegação, o sábado (28), contará com a banda de axé baiano, Cheiro de Amor. No domingo (29), na Avenida Padre Zuzinha, será o encerramento da festa com Eugênio Jorge da Canção Nova, atração da Noite Católica.

24
setembro

MPPE recomenda através de TAC que Prefeitura do Brejo recupere prédio histórico

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) garantiu por meio da celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC), o compromisso do Banco do Brasil, município de Brejo da Madre de Deus e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em promover a recuperação da antiga sede da Sociedade Musical São José.

Conforme especificado no TAC, o município vai iniciar, em até três meses, o processo licitatório para realizar as obras de requalificação do imóvel, com prazo máximo de um ano para encerrar as obras. Já o Banco do Brasil se comprometeu a custear um total de R$ 496 mil das obras a título de compensação ambiental. O valor será depositado em até 90 dias em uma conta aberta com a finalidade de financiar as obras da Sociedade Musical São José.

“O termo visa garantir a compensação do passivo ambiental do Banco do Brasil, que construiu sua agência na Praça Pedro Guenes, área localizada dentro do perímetro de tombamento do núcleo histórico da sede de Brejo da Madre de Deus, sem a aprovação do projeto inicial pela Fundarpe. Assim, o banco se comprometeu a reparar o dano contribuindo com quase 90% do valor da obra, revitalizando o imóvel que hoje se encontra abandonado e depredado”, destacou o promotor de Justiça Antônio Rolemberg.

Por fim, ficou estabelecido no TAC que o município e o prefeito ficam sujeitos a multa mensal de R$ 5 mil em caso de descumprimento dos prazos, além de eventual responsabilização por improbidade administrativa.

17
setembro

Tradicional Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel tem início na sexta (20)

A programação contará com a despedida de Dom Dino e participação do novo Bispo Diocesano

;

Foto: Divulgação.

Terá início a partir da próxima sexta-feira (20), a tradicional Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, com a parte religiosa que este ano tem como tema: “Batizados e enviados – farei-vos pescadores de homens”.

A abertura acontecerá a partir das 19h, com a procissão da bandeira saindo da Avenida Padre Zuzinha até a Igreja Matriz, onde em seguida haverá a celebração da santa missa que será presidida pelo pároco local, Kennedy Amorim.

A noite de abertura ainda contará com as presenças de noiteiros e participações das comunidades São Lucas, Santa Tereza e São José, além do Canto Litúrgico que ficará por conta do Coral São Domingos e a animação de quermesse será com Vitor França.

Dom Bernardino Marchió estará marcando presença da festa. Foto: Reprodução/Diocese de Caruaru

A programação seguirá até o dia 29 de setembro, e contará também com celebrantes das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Tacaimbó, Barra de Guabirabara, São Domingos do Brejo, Toritama, Caruaru e João Alfredo, além da despedida no município de Dom Bernardino Marchió (Dom Dino), como Bispo Diocesano.

Algumas apresentações musicais acontecerão sempre após a celebração da missa com Descentes do Forró (22), Noite do Bolero (23), Ministério de Música Santa Tereza D`Ávila (24), Fabiana Lirah (25), Ministério Imanuhel (26), além de corais de Caruaru e Santa Cruz.

No dia de encerramento (29), haverá Missa Solene, procissão com as imagens dos padroeiros Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, percorrendo algumas ruas e avenidas da cidade, além de uma missa que será presidida por Dom José Rui Gonçalves, novo Bispo Diocesano. A programação será encerrada com um show católico.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

17
setembro

Desfiles Cívicos de Santa Cruz do Capibaribe encerraram Semana da Pátria na Zona Rural

Na noite do último domingo (15), foram encerradas, no distrito de Poço Fundo, as comemorações relacionadas a Semana da Pátria em Santa Cruz do Capibaribe. No sábado (14), o Sítio Cacimba de Baixo contou com apresentações dos pelotões cívicos.

Os desfiles deste final de semana foram acompanhados pelo prefeito Edson Vieira, pelo vice-prefeito Dida de Nan, e o secretário de Educação, Joselito Pedro, além de membros da gestão municipal e os vereadores.

Na tarde do sábado (14), as apresentações aconteceram na Escola Municipal Vereador Ciríaco Ramos de Lima, na comunidade de Cacimba de Baixo, que trouxe em sua comissão 18 pelotões elencando profissões que fazem parte do país. Em seguida, houve a veiculação do hino nacional, e logo após, as apresentações das bandas marciais e de fanfarras que trouxeram repertórios variados e um show de danças para a comunidade.

Já neste domingo, a comissão foi formada por 14 pelotões que trouxeram para a avenida principal centenas de crianças que desfilaram representando suas escolas. Em seguida, cinco bandas realizaram apresentações que contaram com show pirotécnico promovido pela prata da casa, a banda Marcial Vigário Ramos.

Após o encerramento dos desfiles, o prefeito Edson Vieira falou sobre as comemorações e parabenizou os envolvidos. “Quero parabenizar a todos pelo excelente desfile realizado durante esta semana de comemorações da Independência do Brasil. Ressalto os alunos, professores e gestores que dão o melhor pela educação do nosso município e que aproveitam essa data da melhor maneira especial”, afirmou o gestor.

“Encerramos a semana que foi marcado pelo brilhantismo dos desfiles cívicos, que desde o dia 07 de setembro vinham sendo realizados em cada localidade contemplada pela nossa rede de ensino. Estão todos de parabéns em nome da nossa pasta e foi lindo ver as apresentações”, afirmou, emocionado, o secretário de Educação Joselito Pedro.

;

Informações da assessoria.

12
setembro

‘Santa Cruz em Santidade 2019’ tem data definida

O Movimento Católico Bento XVI, organizador do ‘Santa Cruz em Santidade’ divulgou data e local para o evento deste ano.

Em 2019, as celebrações acontecerão na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada no bairro Nova Santa Cruz, entre os dias 5 e 9 de novembro.

O evento de evangelização é realizado desde 2013 e chega a sua 7ª edição.

Frei Gilson, Anderson Reis, Padre Gabriel Vila Verde e Padre Márcio são presenças confirmadas.

11
setembro

Organização dá detalhes sobre a programação do Moto Fest Toritama

O evento que acontecerá no final de setembro contará com Paulo Ricardo como atração principal

;

Foto: Divulgação.

A organização da edição deste ano do Moto Fest Toritama, que acontecerá de 27 a 29 de setembro, divulgou a programação detalhada das atrações musicais que se apresentarão no palco, o qual será montado no campo do Ipiranga na Capital do Jeans.

Na sexta-feira (27) a partir das 10h acontecerá a recepção aos motociclistas que virão de vários estados do Nordeste. A programação de shows terá início a partir das 18h com Nível 5; logo após Raul Seixas Cover; em seguida será a vez da Banda Alucinados, que apesar de ser da cidade de Surubim conta a vocalista santa-cruzense, Carol Lima. A noite será encerrada com Rock Man e Renato Marinho.

A Banda Alucinados conta com a vocalista santa-cruzense, Carol Lima.

No sábado (28) a partir das 9h30 acontecerá uma recepção aos motociclistas que contará com uma mesa repleta de frutas, onde a partir das 11h terá show de Índio Brejal e a presença de um boi no rolete, que será servido aos motociclistas inscritos no evento.

A programa musical terá a partir das 14h ainda do sábado, Capitalistas Soviéticos e Calangos do Cerrado. A noite às 20h haverá show com Plasma 104; em seguida às 22h Renato Marinho e à meia noite acontecerá o show mais esperado do evento, com o ex-vocalista do RPM, Paulo Ricardo, que trará os maiores sucessos de sua ex-banda e também de sua carreira solo, além de homenagens a Renato Russo e Cazuza.

O evento terá o seu encerramento no domingo (29) com um café da manhã programado das 7h às 9h30.

09
setembro

Santa Cruz do Capibaribe inicia comemorações da Independência do Brasil

O município de Santa Cruz do Capibaribe início neste sábado (07), as solenidades do Dia da Independência do Brasil, com hasteamento das bandeiras na sede da Prefeitura, ao som da Sociedade Musical Novo Século. A solenidade matinal foi encerra com o tradicional café da manhã.

A tarde, as honrarias ao país aconteceram na Avenida 29 de Dezembro com os desfiles cívicos das escolas, projetos e entidades sociais e apresentações de pelotões temáticos e bandas marciais e de fanfarras. Dentre eles se destacaram: SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros Civis e Militar e Motoclube Gaviões/Motocristo. Na oportunidade, o prefeito aproveitou o evento para efetivar os 70 Guardas Civis Municipais, aprovados no último concurso público. O desfile contou com camarote da Acessibilidade.

O prefeito Edson Vieira falou sobre a importância de celebrar o 7 de setembro, e de acordo com ele, essa é uma das datas mais importantes celebradas anualmente no país. “Tenho certeza absoluta que hoje, no dia em que festejamos a Independência do Brasil, temos muito a comemorar, mas também muito a evoluir, para que possamos gerar mais respeito entre as pessoas, trabalharmos as diferenças e desenvolver o município em todas as áreas”, comentou o prefeito.

“Foi mais um evento de grande sucesso que realizamos, fico feliz e realizado em poder ver essa avenida lotada e com belas apresentações. Todos estão de parabéns, os estudantes, professores, diretores e coordenadores que deram o máximo para que sua escola pudesse se destacar”, afirmou Joselito Pedro, secretário de educação.

A costureira e mãe de aluno da Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros, Severina Moura, destacou sua alegria ao prestigiar sua filha desfilando. “Foi emocionante observar os desfiles, principalmente porque minha filha participou, ela faz de tudo para participar das atividades da escola da sua escola e eu como mãe, sempre incentivo”, frisou a costureira.

“O importante é representar bem a nossa escola, seja onde for. Fiquei mais feliz dessa vez, porque meus amigos e familiares estavam na Avenida 29, prestigiando a minha participação nos desfiles desse ano”, contou Maria Eloá, estudante do 8º ano da Escola Municipal Senador José Ronaldo Aragão.

No domingo (08), as homenagens a independência do Brasil aconteceram na Vila do Pará com Desfiles Cívicos da Escola Intermediária José Quirino da Silva. As honrarias ao país não acabaram, no próximo sábado (14), será a vez do povoado de Cacimba de Baixo e no domingo (15), a Capital da Moda encerra as festividades da pátria no distrito de Poço Fundo.

.

Informações da assessoria.

04
setembro

Cia de Arte Jeová Nissi segue com apresentações da peça “Casa”

A Cia de Arte Jeová Nissi segue com as apresentações de sua nova peça em Santa Cruz do Capibaribe e região. Chamada de “Casa”, o novo espetáculo tem texto e direção geral de Caique Oliveira (fundador da Cia) e usa a fantasia para falar de forma lúdica, sobre a relação entre família, moradia e cotidiano.

Além de apresentações na Capital da Moda, a peça também será encenada nos municípios de Jataúba, Surubim, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Toritama, além de algumas cidades da Paraíba.

A organização da Cia aqui na Capital da Moda, destaca que ainda existem datas disponíveis para as igrejas que queiram convidar a equipe para fazer as apresentações, bastar entrar em contato pelo telefone: (81) 9.9347-7173.

Confira a agenda completa para o mês de setembro e datas disponíveis:

05 – Assembleia de Deus Madureira (Poço Fundo)

06 – Advento de Cristo (Santa Cruz)

07 – Quadrangular (Brejo da Madre de Deus)

08 – Vale da Benção (São Domingos do Cariri/PB)

09 – Data Disponível

10 – Congregacional Diamantina (Alcantil/PB)

11 – Vale Central (Santa Cruz)

12 – Galpão mais um para teu Reino (Santa Cruz)

13 – Conferência Nova Geração (Santa Cruz)

14 – Data Disponível

15 – Verbo da Vida (Surubim)

16 – Data Disponível

17 – Vale da Benção (Barra de São Miguel/PB)

18 – Igreja Avivafé (Surubim)

19 – 3ª Igreja Congregacional (Santa Cruz)

20 – Quadrangular (Toritama)

21 – Beth Shalom (Santa Cruz)

22 – Congregacional (Riacho Santo Antônio/PB)

23 – Data Disponível

24 – Data Disponível

25 – Data Disponível

26 – Shekinah de Deus (Taquaritinga)

27 – Lagoinha (Campina Grande/PB)

28 – Assembleia de Deus Filadélfia (Santa Cruz)

29 – Vale da Benção (Distrito do Pará)

30 – Data Disponível

03
setembro

Prefeito de Taquaritinga se reúne com Paulo Câmara nesta tarde para discutir efeitos de foco de sarampo ocorrido no Festival Cultural

10 mil vacinas foram liberadas pelo Governo do Estado para o Município já na manhã desta terça-feira

 

 

 

 

 

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, está indo neste momento (15h54m) ao encontro do Governador Paulo Câmara, no Recife. A reunião de emergência ocorre para discutir os efeitos do possível foco de sarampo ocorrido durante o Festival Cultural, que foi realizado entre os dias 11 e 14 de julho.

A reunião será acompanhada pelo secretário de saúde do estado, André Longo e pela secretária de saúde do município, Poliana Santos. O vereador Geovane também faz parte da comitiva.

Em contato com o editor deste Blog, Lero afirmou que solicitou a reunião de emergência com o governador para discutir a crise. De acordo com o prefeito, o Município solicitou 28 mil vacinas contra o sarampo. O Governo do Estado anunciou hoje pela manhã a liberação de 10 mil, segundo o prefeito.

O município de Taquaritinga que soma cinco dos 13 casos já confirmados; criança de 7 meses foi primeira morte pela doença confirmada no estado. Existem dois outros casos em cidade vizinhas — Frei Miguelinho e Santa Cruz do Capibaribe — que também podem ter relação com o evento. A “cadeia de casualidades” está sendo acompanhada pela Secretaria de Saúdo do Estado.

03
setembro

Festival Cultural é apontado como foco de sarampo que matou bebê em Pernambuco

Evento foi realizado em Taquaritinga do Norte, município que soma cinco dos 13 casos já confirmados; criança de 7 meses foi primeira morte pela doença confirmada no estado

.

 

Da Revista Época

 

A progressão do surto de sarampo no estado do Pernambuco pode estar associada a um evento realizado no município de Taquaritinga do Norte, o Festival Café Cultural, apontado como um foco que disseminou a doença.

Esta é a suspeita das autoridades de saúde, que confirmaram nesta segunda (17) a primeira morte causada pela doença, de um bebê de sete meses, que veio a óbito no dia 17 de agosto. Já são 13 casos confirmados no Estado, sendo que cinco pacientes residem em Taquaritinga, incluindo a família do bebê que morreu.

“Uma irmã da criança que morreu de sarampo também esteve no festival. Já confirmamos esta informação. Ela também apresentou sintomas da doença, já fizemos a coleta, mas ainda não temos a confirmação do resultado”, disse Luciana Albuquerque, secretária executiva de Vigilância e Saúde do Estado de Pernambuco. “Todos os cinco casos de Taquaritinga têm alguma conexão com o Festival Café Cultural. Mas tudo isso está sendo investigado para confirmar esta relação”.

Segundo a representante da Secretaria de Saúde de Pernambuco, uma equipe de campo, formada por técnicos do Ministério da Saúde e da Vigilância em Saúde do Estado, está em Taquaritinga para investigar todos os casos e estabelecer esta “cadeia de causalidades”.

O Festival Café Cultural foi realizado entre os dias 11 e 14 de julho. Além dos cinco casos registrados em Taquaritinga, existem dois outros casos em cidade vizinhas — Frei Miguelinho e Santa Cruz do Capibaribe — que também podem ter relação com o evento.

A Secretaria de Saúde do Estado já havia identificado um outro foco, relacionado a um grupo de quatro estudantes de Pernambuco que acabou contaminado pela doença em uma viagem a Porto Seguro, na Bahia. “Eles tiveram contato com um turista de São Paulo que estava com sarampo. Esta foi a primeira cadeia de transmissão que identificamos”, acrescentou Luciana Albuquerque.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco afirmou que o Estado tem estoques da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba e é uma das maneiras mais eficazes de evitar a doença.

“Os municípios têm relatado aumento na procura da vacina tríplice viral, principalmente pelo público adulto. Contudo, não podemos esquecer a importância de vacinar crianças , população com mais risco de agravamento do quadro. Elas precisam ter duas doses da vacina para estar devidamente protegidas. Além disso, os meninos e meninas entre 6 meses e 11 meses também devem tomar a dose zero, que foi instituída no Brasil desde o mês de agosto”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo, que destacou ainda o empenho do governo em investigar outros casos suspeitos.

Notícias Anteriores