20
agosto

Expogana movimenta a zona rural de Santa Cruz durante o fim de semana

Fotos: Elivaldo Araújo.

Teve encerramento na tarde deste domingo (20) a 3ª edição da Expogana – Exposição de animais do Sítio Magana na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe. Durante os quatro dias do evento, centenas de pessoas da região estiveram presentes prestigiando o evento.

A exposição também serviu para movimentar o comércio local e gerar renda através de parques de diversões, brincadeiras como Bozó (jogo de dados em que o lance só é descoberto depois de feitas as apostas) e Tiro ao Alvo. O espaço também contou com a comercialização em bares e barracas de lanches.

As ordenhas (tiradas do leite) foram realizadas a partir da sexta-feira (18) em quatro etapas, sendo duas categorias, de vacas e cabras. Na noite da sexta, o show ficou por conta da dupla Everton & Cleiton, que animou o público presente com o melhor do sertanejo, forró e arroxa.

No sábado (19), a exposição contou com a presença do deputado federal Ricardo Teobaldo e do vice-prefeito Dida de Nan, que prestigiaram e conheceram de perto o evento. A programação do dia teve palestra, leilão, gincanas e show com o forró pé de serra de Dida de Nan e banda, que trouxe em seu repertorio canções de vaquejada e vários sucessos do forró regional.

O último dia da festa foi neste domingo, tendo início com o torneio de baliadeiras e seguiu com a pega do bode, avaliação dos reprodutores e a entrega da premiação aos participantes e vencedores de várias categorias.

Um dos organizadores da Expogana, Joas Cardoso falou sobre o sucesso do evento.

“Nós avaliamos a edição deste ano como positiva, pois temos a certeza de que nossos objetivos foram alcançados. Contamos com uma participação muito boa de animais para exposição, onde geraram muito negócios e o leilão superou nossas expectativas. Enfim, o nosso ponto forte para esse sucesso é a força que vem da união entre todos os envolvidos no evento” – destacou.

Joas Cardoso ressaltou que na primeira terça-feira de setembro (05/09) acontecerá a primeira reunião para fazer o balanço final da festa e, iniciar os preparativos para a 4ª edição do evento em 2018.

 

Todas as fotos do evento você pode conferir na fanpage clicando AQUI.

14
agosto

Tradicional cavalgada reúne centenas de vaqueiros na Vila do Pará

Fotos: Ney Lima/drone

No último sábado (12) foi realizada mais uma edição da tradicional cavalgada que acontece, anualmente, no distrito da Vila do Pará, zona rural de Santa Cruz.

A cavalgada homenageia um dos principais símbolos da religião católica, que é “Nossa Senhora dos Milagres” ou Maria, mãe de Jesus.

 

A cavalgada, que estava inserida dentro da programação dos festejos, reuniu centenas de vaqueiros e seguiu do distrito até o povoado Barra da Cruz, onde foi realizada uma missa que homenageou também os vaqueiros.

A programação também contou com uma procissão com a imagem da santa e uma quermesse, além da participação de diversos noiteiros.

.

14
agosto

Eliana Ribeiro emociona público no encerramento da Festa do Padroeiro em São Domingos

Fotos: Thonny Hill 

Na noite do domingo (13) foi realizado o encerramento da tradicional Festa do Padroeiro, no distrito de São Domingos, de Brejo da Madre de Deus.

O encerramento foi marcado pela realização de uma missa solene, seguida dos shows gospel do Ministério Emmanuel e também da cantora Eliane Ribeiro (da Canção Nova), que juntos atraíram um bom público para o palco principal da festa.

Além de seu testemunho como religiosa, a Eliane trouxe no repertório diversos sucesso da sua carreira, que emocionaram o público. Vale enfatizar que, além de uma programação religiosa com missas e outros eventos que tiveram início em 04 de agosto, shows com outros artistas também foram realizados no palco principal.

Entre eles estavam a cantora Márcia Fellipe e também a dupla Amigos Sertanejos, além de bandas de forró locais.

13
agosto

Em Santa Cruz – Projeto “Cultura Teatro Sesc” traz teatro, música e dança com apresentações abertas ao público

Fotos: Thonny Hill

Na tarde e noite de sábado (13) foram realizadas as apresentações do segundo dia do projeto “Cultura Teatro Sesc”, projeto itinerante que percorre várias cidades do estado.

As apresentações estão sendo realizadas na Praça dos Estudantes e o projeto faz parte do encerramento da Semana da Juventude, que aconteceu no município.

No sábado, foram realizadas quatro delas, sendo uma peça teatral, um grupo de dança e duas apresentações musicais. No teatro, foi encenada a peça “Aboio – Toada Ligeira”, que conta com atores da cidade de Surubim e a peça traz, com elementos da cultura nordestina, a história do surgimento do município, através de seus vaqueiros.

A segunda apresentação foi do grupo de dança Vitrine Cultural, formado por idosos do CCI do município. O grupo trouxe interpretações de clássicos do forró autêntico, cantados pelo “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga.

A terceira apresentação ficou por conta do artista e músico santa-cruzens3e Fábio Xavier, que trouxe clássicos do gênero “Brega” e, encerrando o evento, o pop-rock da banda Plano Base.

.

E para este domingo (13)

E para este domingo (13), terão outras apresentações, a partir das 17h. A primeira delas será a peça “Revolta no país dos retalhos”, pelo grupo Teatro de Retalhos (de Arcoverde). A segunda será um duo de violões, com Rubem França (de Recife) e Renan Melo (de Pesqueira) e, fechando o evento, as apresentações dos santa-cruzenses “Quadrilha da Sulanca” e também a poetisa e cantora Ágda Moura e & Banda.

Vale destacar que as apresentações acontecem de graça e também são disponibilizadas cadeiras para a melhor acomodação do público. Também já se apresentaram no projeto Orquestra Sanfônica de 8 baixos, Joãozinho Aboiador, Bacamarteiros do Ingá e Maracatú Capibaribe.

 

 

08
agosto

Programação da 3ª edição da Expogana é divulgada

Foto: Arquivo.

Foi divulgada oficialmente a programação da 3ª edição da Expogana, evento realizado pelos agricultores da Associação do Sítio Magana, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

A edição deste ano terá início na quinta-feira (17 de agosto) e seguirá até a tarde do domingo (20), quando ao todo 26 agricultores da região participarão e terão como foco a realização de negócios em termo da comercialização através da caprinocultura, além da bovinocultura que estreará neste ano.

A programação contará com palestras, pega de bode, ordenha, torneio de baliadeiras, leilão, paredão de som e shows regionais. A Expogana deste ano será realizada no Estádio Nogueirão e toda a programação poderá ser acompanhada de forma gratuita.

Confira a programação completa: 

 

Quinta-feira (17): 

16h – Secagem dos animais do torneio leiteiro 

 

Sexta-feira (18): 

5h30 – Ordenha das Vacas

6h – Ordenha das Cabras

8h – Entrada dos animais para expor

17h30 – Ordenha das Vacas

18h – Ordenha das Vacas

20h – Paredão de Som

 

Sábado (19): 

5h30 – Ordenha das Vacas

6h – Ordenha das Cabras

10h – Palestra

14h – Pega do Bode

17h30 – Ordenha das Vacas

18h – Ordenha das Cabras

19h – Leilão

21h – Forró Grátis (atração a definir) 

 

Domingo (20):

8h – Torneio de Baliadeiras

10h – Avaliação dos reprodutores

14h –  Entrega da Premiação e Encerramento da Festa.

07
agosto

Feira do Agricultor apresenta produção familiar e cultura em Santa Cruz

Aconteceu neste domingo (06) em Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, a 6ª edição da Feira do Agricultor. O projeto realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais com apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (FETAPE), com apoio da prefeitura de Santa Cruz. O evento aconteceu na praça Vigário Ramos na Comunidade, e contou com apresentações culturais, exposição de animais, corrida de jerico, almoço, cavalgada, missa do vaqueiro e show artístico com Edinho Calixto.

Contando com os alunos da Escola Intermediária Maria José da Comunidade de Poço Fundo e da Escola Municipal Ciríaco Ramos de Lima do Sítio Cacimba de Baixo, as apresentações culturais iniciaram o evento. Em seguida houve a exposição de animais onde diversos agricultores do município puderam exibir e comercializar.

Para Veronilton da Silva, caprinocultor há seis anos, a feira proporciona uma oportunidade e um incentivo para que essa classe permaneça e cresça na região. Além disso, ela incentiva o aumento das vendas.

“Negociamos cerca de três a quatro animais durante a feira, é uma oportunidade maravilhosa para nós. É onde vemos a valorização do pequeno agricultor pelo município e pelo sindicato” completou Veronilton.

Além da exposição de animais, houve também a comercialização de plantas e do tradicional famoso doce de Poço Fundo. Doce esse, considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do povo de Santa Cruz do Capibaribe, uma iguaria que é bastante procurada pelos moradores e visitantes da cidade.

Além da Feira do Agricultor no distrito de Poço Fundo, acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto, no Estádio Nogueirão localizado no sítio Magana, a 3ª edição da Expogana focando na realização de negócios através da caprinocultura. Serão quatro dias repletos de comidas típicas, artesanatos, leilão e show regionais.

27
julho

Em Santa Cruz – Comédia teatral “E o palhaço quem é?” encerra temporada neste fim de semana

Neste final de semana (sábado e domingo) acontecem, no Teatro Municipal de Santa Cruz, as duas últimas apresentações da comédia teatral “E o palhaço, quem é?”.

A comédia, protagonizada por atores da Companhia Só de Deboche, traz a história do ex-palhaço Tedy, onde aborda situações humoradas mescladas ao seu drama de vida pessoal.

A peça conta com quatro atores santacruzenses: Jorge Luís, Rose Dalva, Silvano Ádison, e Wemerson Jesus, que já possuem outras peças no currículo, entre elas a adaptação de “Hermanoteu na Terra de Godah”, texto original da companhia teatral Melhores do Mundo.

 

Os ingressos podem ser adquiridos nos dias das apresentações a preços populares. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (81) 9 9422-3557.

25
julho

Vaquejada Ekwos é destaque no G1

1ª Grande Vaquejada Ekwos no Parque O Estevão

A maior festa do sertão do Pajeú

Nos dias 27 a 30 de julho teremos a 1ª Grande vaquejada Ekwos no parque o Estevão em Tabira PE, que conta com R$63 mil em prêmios, muitas atrações para animar todas as noites o verdadeiro Rock in Rio da vaquejada. O evento conta com amplo estacionamento privativo, com vagas para mais de 200 caminhões e segurança.

Loja Ekwos na vaquejada

Durante o evento, haverá ainda uma loja exclusiva da Ekwos em que você pode comprar os lançamentos da marca e sair com muito mais estilo. Além da loja, haverão barracas com comidas típicas do sertão e será lançado na vaquejada o primeiro DVD do Prefeito Locutor.

Na sexta feira as 19hs haverá o Primeiro Leilão de cavalos Quarto de milha Do Mano Ranch com filhos e Netos do Garanhão Dom Roxão a Verdadeira Genética de campeão.

Atrações

A vaquejada Ekwos contará com os melhores locutores do Brasil, entre eles Marcelo locutor, Josivaldo locutor e Gilmar locutor. Na quinta e na sexta, 27 e 28, as noites serão animadas pelo Forró do Barracão. As atrações da noite do sábado, dia 29, são Zeca Bota Bom & Elson Vaqueiro, Geninho Batalha e Canários do Reino. No domingo, dia 30, a vaquejada conta com shows das bandas Calcinha Preta, Fábio Diniz, Delmiro Barros, Tonny Farra e Neno Arcodeon.

Para toda família

O evento conta com assistência da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Tabira e também com segurança privada. Completamente seguro e pensado para atender as necessidades de toda família. Há ainda hotéis, pousadas e casas disponíveis para serem alugados durante os dias da vaquejada. Garanta já sua entrada e de toda sua família, diversão é o que não vai faltar na 1ª Grande Vaquejada Ekwos.

Do G1.

20
julho

Festa dos Estudantes de Triunfo terá shows com Frejat, Lucy Alves, Alceu Valença e Márcia Felipe

Frejat será a atração principal deste sábado (22) em Triunfo.Foto: Divulgação.

Terá início neste próximo sábado (22) e seguirá até o dia 29 de julho, a 59ª Festa dos Estudantes no município de Triunfo-PE. O evento é organizado e promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Fundação do Patrimônio Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A programação contará com shows de Frejat, Alceu Valença, Marcia Fellipe, Lucy Alves, Daniel Diau, Amigos Sertanejos, entre outros, no Palco Maestro Madureira, Centro da cidade.

Neste período, o município de Triunfo registra temperaturas baixas (entre 8 e 14ºC  graus) e conta com pousadas, restaurantes, bares, pontos de visitação, guias de turismo, transportes e museus. Durante o dia, ainda, ocorrem feiras literárias, exposições artísticas e culturais, festival de cinema, mostra de dança e música e competições esportivas.

Confira a programação:

Sábado – 22/07

20h30 – Radiola Serra Alta (Triunfo – PE)
22h00 – Nanara Bello e Santa Dose (Recife – PE)
00h00 – Frejat (Rio de Janeiro – RJ)

Quinta-feira – 27/07

21h00 – Forró da Galera (Triunfo – PE)
00h00 – Marcia Fellipe (Fortaleza – CE)

Sexta-feira – 28/07

20h00 – Dançando na Rua – Orquestra Edição Extra (Triunfo – PE)
22h00 – Lucy Alves (Rio de Janeiro – RJ)
00h00 – Daniel Diau (Aracaju – SE)

Sábado – 29/07

21h00 – Dudé Casado – Tributo a Belchior (Crato – CE)
23h00 – Alceu Valença (Olinda – PE)
01h00 – Amigos Sertanejos (Recife – PE)

 

20
julho

Zeca Pagodinho se apresentará no FIG 2017

A organização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) anunciou a presença do cantor e compositor Zeca Pagodinho, para esta edição. O artista se apresentará no próximo domingo (23).

Zeca substituirá o cantor Tom Zé que, segundo a Fundarpe, não vai mais se apresentar “por questões administrativas”.

O Festival chega a sua 27º edição, com início nesta quinta-feira (20) se estendendo até o dia 29 de julho.

13
julho

Comédia teatral “E o palhaço, quem é?” tem estreia marcada em Santa Cruz do Capibaribe

.

Está para estrear, no Teatro Municipal em Santa Cruz do Capibaribe, a comédia teatral “E o palhaço, quem é?”. A comédia, protagonizada por atores da Companhia Só de Deboche traz a história do ex-palhaço Tedy, onde aborda situações humoradas mescladas ao seu drama de vida pessoal.

A peça conta com quatro atores santacruzenses: Jorge Luís, Rose Dalva, Silvano Ádison, e Wemerson Jesus, que já possuem outras peças no currículo, entre elas a adaptação de “Hermanoteu na terra de Godah”, texto original da companhia teatral Melhores do Mundo.

 

Os ingressos podem ser adquiridos nos dias das apresentações, que acontecem em 21, 23, 29 e 30 de julho, a preços populares. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (81) 9 9422-3557.

11
julho

Prefeito Edson Vieira apresenta investimentos do São João da Moda 2017

Sem a contribuição do Governo do Estado, evento teve receita de aproximadamente R$ 555 mil e despesa que ultrapassou R$ 2,3 milhões 

.

A tão cobrada prestação de contas do São João da Moda, foi divulgada na manhã desta terça-feira (11), em Santa Cruz do Capibaribe. Os festejos juninos 2017 teve dados revelados pelo prefeito Edson Vieira (PSDB) e secretários de governo. O evento reuniu a imprensa local, secretários e vereadores no auditório da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

Dados sobre a segurança, organização e o alcance das mídias com a marca ‘São João da Moda’ no estado, foram exaltados pelos governistas. Nada foi apresentados em relação a anos passados. Além do prefeito, os secretários Cláudio Soares (eventos), Geraldo Moura (Comunicação) e Tenente Coronel Sena (Defesa Social) ficaram responsáveis por apresentar os números.

 

Ao todo, o São João da Moda 2017 conseguiu arrecadar (incluindo patrocínios e venda de espaços para camarotes, entre outros fatores) uma receita de aproximadamente R$ 555 mil, tendo uma despesa que ultrapassou R$ 2 milhões e 350 mil.

Apenas em atrações musicais, a festa teve um investimento de R$ 1.385.000,00 (Um milhão, trezentos e oitenta e cinco mil reais), com apresentações dos três Polos (Palco Principal, Arraia Povão e Polo Multicultural). Não foi apresentado valores isolados das atrações.

O prefeito Edson Vieira fez questão de frisar que não houve qualquer contribuição do governo estadual, em 2017. O mesmo já tinha acontecido com o São João da Moda 2016.

Além do gestor e secretários, o evento contou coma presença de três vereadores da bancada governista: Jessyca Cavalcanti, Dr. Nanau e Ronaldo Pacas.  Os oposicionistas Ernesto Maia e Helinho Aragão também se fizeram presentes no ato, para surpresa de vários.

 

Confira os números apresentados:

.

Contratações artísticas – R$ 1.385.000,00 (Um milhão e trezentos e oitenta e cinco mil reais), valores incluindo os três Polos.

Estrutura metálica – R$ 380.420,00 (Trezentos e oitenta mil, quatrocentos e vinte reais). Total inclui camarotes, festa de bairros, quadrilhas, pórticos, São João nas escolas e vila cenográfica.

Estrutura sonora, elétrica, decoração e pessoal – R$ 585.160,32 (Quinhentos e oitenta e cinco mil, cento e sessenta reais e trinta e dois centavos).

Totalizando R$ 2.350.580,32 (Dois milhões, trezentos e cinquenta mil, quinhentos e oitenta reais e trinta e dois centavos)

.

Recursos captados

Patrocínio – R$ 307.500,00 (Trezentos e sete mil e quinhentos reais). O valor foi dividido da seguinte forma:

Caixa Econômica Federal – R$ 50 mil
Ministério da Cultura – R$ 202.500,00 (Duzentos e dois mil e quinhentos reais)
Rota do Mar – R$ 20 mil
Med Senior – R$ 10 mil
Luzarte Tintas – R$ 15 mil
Moda Center – R$ 10 mil

Comercialização – R$ 216.298,30 (Duzentos e dezesseis mil, duzentos e noventa e oito reais e trinta centavos), divididos da seguinte forma:

Camarotes privados – R$ 95 mil
Camarote família – R$ 76 mil
Barracas, restaurantes e similares – R$ 45.298,30 (Quarenta e cinco mil, duzentos e noventa e oito reais e trinta centavos).

 

 

Tributos e taxas – R$ 31.169,60 (Trinta e um mil, cento e sessenta e nove reais e sessenta centavos) divididos da seguinte forma:

 

Imposto de renda – R$ 6.405,00 (Seis mil, quatrocentos e cinco reais)
ISS – R$ 24.307 (Vinte e quatro mil, trezentos e sete reais)
Taxa de serviços – R$ 457,60 (quatrocentos e cinquenta e sete reais e sessenta centavos)

Totalizando R$ 554.967.90 (Quinhentos e cinquenta e quatro mil, novecentos e sessenta e sete reais e noventa centavos). 

07
julho

Programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns 2017

Na manhã desta sexta-feira (07), o Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe e Prefeitura de Garanhuns, anunciaram oficialmente a programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O anúncio ocorreu no Museu do Estado de Pernambuco.

A programação deste ano acontece entre os dias 21 e 29 julho e, o evento prestará uma homenagem ao cantor e compositor cearense Belchior.

Um concerto em homenagem ao músico vai marcar a abertura oficial que, pelo segundo ano consecutivo, acontecerá na Catedral de Santo Antônio. A poesia de Belchior irá estampar a decoração da cidade durante o evento.

PALCO MESTRE DOMINGUINHOS

Dia 21 – Amanda Back, Mundo Livre S/A, Geraldo Azevedo; Tributo a Belchior com Cida Moreira, Fernando Catatau, Vanusa, Juvenil Silva, Renata Arruda, Lira, Isaar, Tulipa Ruiz, Ednardo e Gabi da Pele Preta
 .
Dia 22 – Maciel Salu, Cantos Rurais: Adiel Luna e Mestre Bule Bule, Alice Vaymmi e Baby do Brasil
 .
Dia 23 – Donas, Zé Brown, Ifá e Tom Zé
 .
Dia 24 – Hertbert Lucena, Cantoria Agreste, MPB4
 ,
Dia 25 – Lucas Santtana, Banda Eddie com Orquestra Henrique Dias e BaianaSystem
 .
Dia 26 – Arthur Espíndola, Lia Sophia e Pinduca, Fafá de Belém
 .
Dia 27 – Mourinha do Forró, Setenta com Sete: Wladonys, Chambinho, Meninão, Adelson Viana, Agostinho do Acordeon, Mahatma e Terezinha do Acordeon. Lucy Alves, Chico César
 .
Dia 28 – Kiara Ribeiro, Grupo Terra, Gerlane Lopes, Marienne de Castro, Mart’nália
 .
Dia 29 – Andrea Amorim, Jr. Black, Spok Frevo Orquestra, Zé Ricardo com participação Tony Garrido, Fernando Abreu
 .

PALCO POP

.

Dia 26 – João Fênix, Ava Rocha, Não Recomendados
;
Dia 27 – Alkymenia, Banda Sinaya, Devotos
.
Dia 28 – Alexandre Revoredo, Marsa, Tibério Azul, Mariana Aydar.
 .
Dia 29 – Hercinho Gouveia, Flaira Ferro, Simone Mazzer, Marina Lima

07
julho

Brejo da Madre de Deus: Cavalgada deve reunir cavaleiros de toda região

Está programada para este sábado (08), a 16ª edição da ‘Cavalgada de Santana’ em Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus. O evento cultural reúne cavaleiros de toda a região e celebra a tradição das tropas e boiadas.

A cavalgada é promovida por uma pousada, que funciona dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém. Quem deseja participar deve adquirir o kit.

Os participantes também curtirão vários shows musicais. Joãozinho Aboiador, Cláudio Rios e Petrúcio Amorim são algumas das atrações.

05
julho

Em Santa Cruz – Professor e escritor Edson Tavares promove lançamento de livro em sua cidade natal

Na próxima quinta-feira (06), no Teatro Municipal, será realizado o lançamento do livro “O nome do autor: o caso José Condé”, escrito pelo santacruzense e professor universitário Edson Tavares.

De acordo com o autor, a obra traz informações colhidas ao longo de sete anos sobre a vida pessoal, familiar, literária e profissional de José Condé que, além de advogado, foi poeta, diretor de jornais impressos, cronista social, escritor entre outras atribuições, sendo um dos principais expoentes culturais de sua época na região.

Além de realizar um mergulho na biblioteca particular do escritor, a obra termina refletindo sobre os motivos pelos quais o nome de José Condé encontra-se ausente do cânone literário nacional.

O lançamento, com momento de autógrafos, será realizado a partir das 19h30 e terá a participação de escritores e também apresentações culturais, com entrada franca.

 

Página 1 de 41123...1020...Última »

Notícias Anteriores