02
novembro

Avenida 29 de Dezembro é palco da sétima edição do Louva Santa Cruz

Movimento de reverência e adoração cristã, o Louva Santa Cruz está em sua sétima edição e levou centenas de fiéis de várias denominações evangélicas à Avenida 29 de Dezembro, nesta quinta-feira, primeiro de novembro, para expressar a sua fé. O evento contou com apresentações do grupo de louvor da Guarda Civil Municipal, de Jeysiel e Banda, do pastor Cláudio Viana e do cantor Armando Filho.

O evento religioso faz parte do calendário oficial da cidade, foi criado pela lei municipal n° 2.161/2013 e é realizado anualmente pelo Governo Municipal, por meio da Gestão de Turismo e Lazer, com a colaboração da comunidade evangélica da cidade.

O vice-prefeito Dida de Nan prestigiou o Louva Santa Cruz 2018 e falou sobre o evento. “Mais uma importante iniciativa da prefeitura que tem se preocupado em levar qualidade de vida à população, desta vez proporcionando um momento de reflexão e adoração a Deus”, destacou o vice-prefeito.

“O Louva Santa Cruz está levando, em uma data muito importante (aniversário da Reforma Protestante), a palavra de Deus a todos de Santa Cruz do Capibaribe. Por essa ação podemos dizer que a prefeitura está atuando em todas as áreas do município”, pontuou o vereador integrante da coordenação do Louva Santa Cruz, Irmão Val.

José Ronaldo participou do evento e ressaltou seu valor para comunidade evangélica. “Um grande evento, ótimas apresentações, tudo para louvar e exaltar a palavra do Senhor. Nós agrademos e parabenizamos pela brilhante iniciativa de proporcionar ao povo de Deus um momento agradável como esse”, disse.

O Louva Santa Cruz acontece em 1° de Novembro pela proximidade com o dia da Reforma Protestante (31/10), movimento que este ano completou 501 anos. O movimento da Reforma foi liderado por Martinho Lutero, através da publicação de uma proposta de reforma da doutrina católica conhecida como as 95 teses, no ano de 1517.

;

Informações da assessoria.

24
outubro

Três acusados do assassinato do forrozeiro Vanildo de Pombos são absolvidos

O homicídio do forrozeiro aconteceu em julho de 2008

 

Foto:: Jaqueline Maia.

Três dos quatro acusados de assassinar o cantor Vanildo Vitor Cavalcante, conhecido como Vanildo de Pombos, em julho de 2008, foram absolvidos nesta terça-feira (23): Maurício Rodrigues Félix da Silva e Pedro Severino dos Santos Filho acompanharam o julgamento e foram interrogados pelo juiz de Direito Abner Apolinário da Silva, que presidiu a sessão.

Gilberto Manoel Leite foi representado por sua defesa, que justificou sua ausência alegando um problema de pressão sofrido por ele antes do julgamento, que começou por volta das 9h, na 4ª Vara do Tribunal do Júri do Fórum Tomaz de Aquino, no Recife.

O quarto acusado, Marcelo Norberto Dias, não foi localizado pela Justiça e é considerado foragido. A sentença foi proferida pouco depois das 14h. Além do assassinato, os acusados respondiam pelo crime de associação criminosa.

Gilberto Leite e Pedro dos Santos Filho respondiam ao processo em liberdade. Maurício estava preso no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Maurício será devolvido à Cadeia Pública de Monteiro, na Paraíba, onde ele responde a outro processo judicial.

A promotora de Justiça Paula Catherine Ismail pediu a absolvição dos três, por considerar que não havia provas suficientes para seguir com a acusação. Segundo ela, o processo foi falho em coleta de provas e investigações para que houvesse pedido de condenação.

O caso – O assassinato do forrozeiro Vanildo de Pombos aconteceu na noite de 26 de julho de 2008, em frente à casa em que morava, no município de Pombos. Segundo a investigação, Vanildo saía quando percebeu dois homens se aproximando em uma moto. Orientou a mulher e a filha a entrarem. Correu, mas foi alcançado pelos assassinos.

Ainda em fuga, levou os primeiros tiros e caiu em uma canaleta, onde foi novamente alvejado e executado. Ao todo, foram oito disparos.

Paranaense de nascimento, Vanildo Cavalcanti tinha 47 anos e era filho de pais pernambucanos. Em 1980, quando começou a carreira, resolveu homenagear, em seu nome artístico, a cidade onde morava.

23
outubro

Ex-vocalista de ‘Anjos de Resgate’ participará de evento em Santa Cruz

Organizadores da 6° edição do ‘Santa Cruz em Santidade’, evento religioso realizado pelo ‘Movimento Católico Bento XVI’, anunciou a última atração para este ano. Trata-se de Dalvimar Gallo, ex. vocalista da banda ‘Anjos de Resgate’.

Com o tema “Conhecereis a verdade, e a verdade vós libertará”, o evento acontece entre os dias 6 e 10 de novembro, na Igreja católica de São Cristóvão na Capital da Moda. A programação contará com Santa Missa, Louvores, Pregações, Adoração, Quermesse e Shows.

Já estavam confirmados Padre Gabriel Vila Verde de Cruz das Almas (BA), Padre Rodrigo Natal de Taubaté (SP), além do cantor Juninho Cassimiro e a cantora Eliana Ribeiro, que tem como os principais sucessos: “Força e Vitória”, “Chuva de Graça”, “Deus Te Vê”, entre outros.

14
outubro

Brejo da Madre de Deus recebe oficinas sobre gerenciamento de carreiras artísticas

Agentes culturais do Agreste pernambucano têm duas oportunidades de aprimorar conhecimentos e receber orientações sobre gerenciamento da carreira. O Programa Pernambuco Criativo, fruto de convênio entre a FUNDARPE (Governo do Estado) e o Ministério da Cultura chega ao município do Brejo da Madre de Deus neste mês de outubro, promovendo as oficinas “Organizando sua ideia, o Artesanato como fio condutor”; e “Oficina de Gestão Artística”.

A primeira será ministrada entre os dias 22 e 26 de outubro pela historiadora e especialista em Arte e Educação, Cristiany Loureiro. Na atividade, serão discutidos caminhos possíveis para organização da carreira profissional da(o) artesã (o), ao levantar questões como produção, gestão e comercialização de produtos artesanais.

A oficina é aberta a profissionais da área ou a qualquer interessado no tema. Tem por finalidade a análise crítica dos conceitos sobre o que é Cultura, Arte, Artesanato, Economia da Cultura e Economia Criativa; e pretende identificar os trabalhos manuais e as tipologias que definem os tipos de artesanato, além da intervenção do Design no fazer artesanal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

Já a Oficina de Gestão Artística acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, com a facilitação do músico e produtor cultural Salatiel D’Camarão. O curso tem por objetivo desenvolver, junto com as(os) participantes, um plano de negócio e fazê-las(os) entender sobre sua operacionalização, estratégias, discutir sobre perspectivas do mercado e projeções financeiras. Além disso, será discutido no encontro conceitos sobre produto e serviços artísticos, como se dá a organização do produto artístico, quais as táticas administrativas e operacionais e como um artista ou produtor cultural deve construir um plano de marketing para capitalizar o produto artístico.

O conteúdo da oficina é dividido em seis eixos: Produto e Serviços Artísticos; Estrutura Organizacional; Plano de Marketing; Estrutura de Capitalização e Plano Financeiro. A metodologia de aprendizagem desta atividade inclui uma comunicação multimodal e inclui um intérprete de libras, para envolver o público surdo-mudo, uso de imagens, exposição de vídeos entre outros. As inscrições online podem ser realizadas AQUI.

Ambas as atividades são gratuitas e vão acontecer na Casa de Câmara e Cadeia do Município. As inscrições online devem ser realizadas no Mapa Cultural de Pernambuco, uma plataforma colaborativa de mapeamento dos agentes, espaços, projetos e eventos culturais do Estado. O cadastramento na plataforma gerenciada pela Secult-PE colabora com o Sistema Estadual de Cultura como um todo. Dúvidas no cadastro ou preenchimento do formulário podem ser retiradas pelos telefones (81) 3184.3107 / 3184.3020 das 9h às 17h; ou e-mail pecriativofundarpe@gmail.com.

Salatiel D’ Camarão – Músico (cantor), produtor cultural e gestor de negócios, Salatiel D’Camarão é formado em História e acumula mais de 30 anos de carreira musical. É especialista do estilo musical Forró Pé de Serra e costuma dar palestras sobre o assunto.

.

Informações da assessoria.

13
outubro

Extensa programação encerra a Festa de Nossa Senhora Aparecida em Santa Cruz

Fotos: Assessoria de Comunicação da Paróquia.

Aconteceu nesta sexta-feira (12) as principais solenidades em Santa Cruz do Capibaribe comemoração dedicados a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A programação teve início às 5h30 da manhã com Alvorada e participação da Sociedade Musical Novo Século. Em seguida, ocorreu o canto do ofício e celebração eucarística presidida pelo Padre Erasmo Deodato dos Santos que pertence a área pastoral do Bairro Santo Agostinho. Após a celebração ocorreram batizados.

Por volta das 10h aconteceu a solene concelebração eucarística pelos 10 anos da criação da Paróquia em Santa Cruz e descerramento da placa, que contou com as presenças de párocos da região, o bispo diocesano Dom Barnardino Marchió, além das presenças do prefeito do município Edson Vieira, do vice Dida de Nan e da deputada estadual eleita, Alessandra Vieira.

Durante a tarde, ocorreram homenagens dos Bacamarteiros á Nossa Senhora; almoço festivo na Casa da Criança; recitação do santo terço; celebração eucarística das promessas presidida pelo Padre Adriano Araújo da Fonseca da Paróquia de Santa Antônio de São Lourenço da Mata.

Às 16h30, uma procissão com as presenças de diversos cristãos percorreu as principais ruas da Paróquia, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os padroeiros das comunidades. Em seguida, teve a concelebração de encerramento com o Padre Bianchi Xavier da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Caruaru.

Um show com as presenças de alguns artistas do estado fechou a programação oficial da festa. O grupo “Filhos de Maria”, formado por Benil, Dudu do Acordeon, Almir Rouche e Irah Caldeira, cantaram as principais canções católicas para o público presente.

Confira mais fotos:

11
outubro

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe promove a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida

Realizada todos os anos pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida com total apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, acontece na próxima sexta-feira (12), a tradicional festa em comemoração ao dia da Padroeira do Brasil.

Este ano, o evento acontecerá na Arena do São João da Moda no estádio Arizão, e traz como atração a banda Filhos de Maria, composta por Dudu do Acordeon, Benil, Irah Caldeira e Almir Rouche, que entoam cânticos marianos em ritmo de forró. O show será iniciado logo após a missa que irá ser celebrada na igreja localizada no bairro Nova Santa Cruz.

O prefeito Edson Vieira comentou sobre a realização da festa e do apoio promovido pela prefeitura.

“Temos investido na realização de eventos que valorizem a cultura e a fé da população santa-cruzense. O dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em todo país e faz parte dos festejos da nossa cidade, assim como é o São João e a festa do Senhor Bom Jesus e São Miguel. Nossa gestão é participante dos grandes eventos”, afirmou.

O gestor de turismo e lazer de Santa Cruz, Cláudio Soares falou sobre a realização dessa festa.

“Mais uma vez estamos organizando uma festa que é integrante do calendário do município. A Prefeitura tem sido parceira e tem preparado uma megaestrutura para este festejo”, declarou.

Além da festividade, a igreja já iniciou as comemorações desde o dia 02 com missas, procissão, passeio ciclístico, apresentações de corais e culturais.

Assessoria.

08
outubro

‘Filhos de Maria’ – Divulgadas atrações para Festa de Nossa Senhora Aparecida, em Santa Cruz

Acontece na próxima sexta-feira (12), festa com atrações musicais, em alusão à Festa de Nossa Senhora Aparecida, em Santa Cruz do Capibaribe. O evento será na Praça da Paróquia, localizada em frente à Escola Dr Adílson de Souza.

Com início programado para às 20h, estão confirmadas Benil, Dudu do Acordeon, Irah Caldeira e Almir Rouche.

04
outubro

Sociedade Musical Novo Século chega aos seus 118 anos  

Fundada em 4 de outubro de 1900, a Sociedade Musical Novo Século, patrimônio e Santa Cruz do Capibaribe, completa hoje 118 anos de existência. A entidade foi criada quando o município era uma pequena vila pertencente a cidade de Taquaritinga do Norte.

“Um grupo de idealistas liderado pelo Tenente Pedro Ferreira Pedrosa, que a generosidade dos santa-cruzenses o promoveu a Capitão, e José Teodoro Aragão, carinhosamente chamado por seus conterrâneos como ‘Major Negrinho’, fundaram a agremiação que se chamou, de início, Sociedade Musical Triunfo Santacruzense”, diz trecho da página oficial da banda.

A banda filarmônica é uma das últimas existentes na região do Polo de Confecções, conta com 35 componentes oficiais e é reconhecida pela formação gratuita de diversos músicos, ao longo desses anos.

A sede da Novo Século está localizada na Avenida Padre Zuzinha, centro da cidade.

Na noite desta quinta-feira (04), acontece no Coreto da Avenida um concerto em celebração à data. O início está programado para às 19h.

03
outubro

Escola Dinâmica realiza intercâmbio cultural com cineasta chilena

Em uma tarde de muito aprendizado, os alunos do 8º ano ‘B’ da Escola Dinâmica, tiveram uma vivência super enriquecedora e puderam conhecer um pouco mais sobre a América Latina.

Foi proporcionado a eles uma sessão de cineclube, onde foram apresentados dois curtas metragens. “El Ojevero”,  um documentário que conta a história de um trabalhador do campo que vive na Patagônia Chilena, e “Cantar con sentido, una biografia de Violeta Parra”, uma animação que conta a vida e a carreia da grande artista Violeta.

A professora de espanhol Josilvânia Clemente acompanhou a sessão e fez a tradução para que os alunos pudessem perguntar e compreender melhor sobre os filmes.

Caroline Pavez Torrealba é produtora audiovisual em Punta Arenas, no Chile, desde 2001. A sua trajetória na indústria cinematográfica  incluem os longas-metragens “Taxi para tres”, “Mi mejor enemigo”, “Gente mala del Norte”, “Patagonia de los Sueños”. Sua aproximação com audiovisual foi através de formação não sistemática. Fez cursos de produção e gestão cultural em Cuba, Argentina e Chile, e é o produtora do grupo cultural Proa, desde a sua criação em 2007, onde é coordenadora e curadora da Mostra de Cinema Latinoamericano “Polo Sur”, em Punta Arenas. Em 2013 se aperfeiçoou na escola internacional de cinema e televisão em San Antonio de Los Baños, Cuba, no curso de “Curadoria e networking para mostras e festivais de cinema”.

;

Informações da assessoria.

02
outubro

Brejo – IV Mostra Literária é realizada pela Secretaria Municipal de Educação

01
outubro

Prefeitura e Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel inauguram Cruzeiro em Santa Cruz do Capibaribe

Comemorando seus 100 anos de fundação, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel junto à Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, inauguraram na manhã do sábado (29), o novo cruzeiro localizado em frente à paróquia.

A construção remete a cruz trazida por Antônio Burgos e foi um pedido dos membros da igreja no intuito de resgatar a memória do cruzeiro original com algumas semelhanças.

O cruzeiro antigo, já corroído pela ação do tempo, ficava nas proximidades da ponte que liga ao distrito de São Domingos e havia sido construído de acordo com historiadores, em 05 de setembro de 1960. O prefeito Edson Vieira pontuou que o cruzeiro relembra o início da cidade e contou detalhes da construção.

“Esse cruzeiro marca a história de Santa Cruz por ter sido uma marca e símbolo de nossa cidade. A paróquia nos procurou e entendeu que esse novo cruzeiro ficaria melhor em frente à igreja, por isso atendemos a solicitação”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano Gilson Julião, falou sobre a inauguração. “Fizemos serviços de restauração na Avenida Padre Zuzinha e quando fomos restaurar o cruzeiro toda ferragem estava corroída. Nós recuperamos o cruzeiro e trouxemos para frente da igreja pois é um importante monumento de nossa cidade”, disse.

O padre Kennedy Amorim agradeceu ao prefeito pela construção e pediu zelo aos fiéis. “A construção deste cruzeiro é um marco comemorativo aos 100 anos da paróquia. Agradeço a todos os componentes da gestão que atenderam ao nosso pedido e peço aos nossos irmãos que cuidem desse patrimônio que ficará marcado na história da cidade e da igreja”, afirmou.

O ato de inauguração contou com a participação de vários padres que já passaram pela paróquia, e de secretários que fazem parte da gestão municipal.

Informações da Assessoria.

28
setembro

Exposição que reconta 100 anos de paróquia em Santa Cruz termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (28) a Exposição do Centenário, que traz os 100 anos de paróquia de Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, em Santa Cruz do Capibaribe.

A exposição acontece no Centro Pastoral Padre José Pereira de Assunção (Padre Zuzinha), ao lado direito da Igreja Matriz, onde estão sendo expostos ao público visitante obras literárias, fotos, utensílios religiosos, filmes, imagens sacras, objetos pertencentes ao Padre Zuzinha entre outros; que também fazem parte da história do município.

Alguns deles possuem mais de 200 anos, sendo uma oportunidade para se conhecer não só a parte religiosa, mas também um pouco mais da história de nosso município.

A exposição abre as 19h30 e segue até as 21h.

28
setembro

Noite da Cultura Alternativa abre apresentações musicais da Festa de Setembro 2018

Muito rock, reggae e exposições de artes plásticas abriram nesta quinta-feira (27), as comemorações da Festa de Setembro 2018, em Santa Cruz do Capibaribe. O agito ficou por conta de sete bandas locais na Noite da Cultura Alternativa do município.

O evento iniciou por volta das 21h, teve apresentações das seguintes bandas: Sertão Reggado, 80 Watts, Resíduos, Calibre 765, Le Freak, Beth Morfina e Overglory. O local também abriu espaço para exposição de trabalhos dos artistas plásticos, Fábio Xavier e Alberto Grilo.

“Estivemos aqui celebrando os 20 anos do surgimento do movimento Alternativo e das primeiras bandas de Rock em Santa Cruz do Capibaribe. Antes não existia essa cultura de juntar para tocar e a partir de 1998 o pessoal se uniu para fazer um som. Podemos dizer que são 20 anos de resistência e de luta do movimento alternativo em nossa cidade e que ao longo dos anos, nossa gestão tem proporcionado este momento cultural a toda população”, disse Alberto Grilo, gestor de cultura.

Alex Felipe, músico da Banda Beth Morfina, falou da abertura do espaço para a cultura alternativa. “Uma oportunidade importante para as bancas como a nossa. A prefeitura proporciona um palco com iluminação e som muito bom onde podemos mostrar um pouco da nossa música para um público que vem conhecer o trabalho de todos que fazem a cultura alternativa na cidade”, destacou o músico.

“A cena do movimento alternativo de Santa Cruz do Capibaribe ainda é muito pequena, porém tem uma galera fiel que não perde uma apresentação. Acredito que essa noite é um espaço importante para quem faz a cultura em nosso município”, disse o estudante Raul Cavalcante.

A tradicional Festa de Setembro continua nesta sexta-feira (28) com shows das bandas Forró na Fama, Davi Firma e o cantor paraibano Luan Estilizado. O encerramento será no sábado (29), em frente à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel com a Noite Católica, o evento vai contar com apresentação do Padre João Carlos.

Combate ao trabalho infantil

A Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social em conjunto com o Conselho Tutelar e o COMDECA, estão realizando um trabalho de conscientização sobre a exploração do trabalho infantil e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos na Festa de Setembro. A Iniciativa consiste em distribuir panfletos, fixação de cartazes nas barracas dos gasoseiros e conversas informais sobre os temas com os comerciantes.

;

Informações da assessoria.

28
setembro

Toritama Moto Fest, que acontece este fim de semana, tem atrações musicais confirmadas

The Fevers também subirá ao palco armado no evento. Fotos: Divulgação e Prefeitura de Toritama

Para os amantes do motociclismo, o Toritama Moto Fest 2018 acontecerá de 28 a 30 de setembro, com a presença de diversos motociclistas e centenas de moto clubes de todo o Nordeste.

Serão dois dias de programação musical, churrasco de um boi no rolete grátis, feira de artesanato e de acessórios automotivos e um café da manhã no domingo para fechar o evento.

O principal show será com a Banda The Fevers que vai ao palco do evento no sábado (29) a noite. O Moto Fest deste ano acontecerá no estacionamento do Parque das Feiras, às margens da BR-104.

O evento será iniciado na sexta-feira (28) à noite, a partir das 18 horas e é uma realização da Prefeitura de Toritama, por intermédio da Secretaria de Cultura e Esportes, da MGIL Produções e do Moto Clube Dark Angels, sediado em Toritama.

Confira a programação completa:

.

Sexta-feira (28)

18:00 Banda Saída de Emergência
19:00 RPM Cover
20:30 Perimetral
22:00 Alucinados Rock Band
23:00 Renato Marinho

.

Sábado (29)

10:00 Brejal Som
11:00 Plasma 104
12:00 Churrasco de um boi no rolete 0800
14:00 Delta 7
18:30 Hardrockzin
19:30 Nível 5
20:30 Uma Outra Estação
21:30 The Fevers
00:30 Renato Marinho

.

Domingo (30)

07:00 Café da manhã gratuito

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

27
setembro

Taquaritinga – Festa de Frei Damião tem início nesta quinta-feira  

Começa hoje (27), a 1ª Festa de Frei Damião em Taquaritinga do Norte.  Uma vasta programação foi preparada para receber todos os romeiros até o próximo domingo (30), com celebrações de missas, confissões, procissão, quermesse, apresentações culturais entre outros.

O evento é uma realização da Fundação Frei Damião de Bozano junto com a Paroquia de Santo Amaro e o Governo Municipal.

Página 1 de 54123...1020...Última »

Notícias Anteriores