25
junho

Princípio de incêndio atinge residência localizada na Avenida do Forró em Santa Cruz

Fotos: Thonny Hill.

Aconteceu na noite deste domingo (25) um principio de incêndio no primeiro andar de um prédio que fica próximo a Praça dos Estudantes na Avenida 29 de Dezembro (Avenida do Forró), Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

No local onde houve o incêndio, foi percebida a presença de uma fumaça escura. De imediato, uma equipe da Companhia Elétrica de Pernambuco (Celpe) desligou a energia com a ajuda dos Bombeiros Civis.

Poucos minutos após o início do incêndio, a equipe de Bombeiros Militares chegaram ao local, onde entraram no imóvel e conseguiram conter as chamas.

A área foi isolada e por alguns momentos, parte dos camarotes do São João da Moda teve as suas luzes apagadas devido ao desligamento da energia elétrica nas proximidades.

Em entrevista a Rádio Polo FM, o diretor da Defesa Civil, Bartol Neves, afirmou que o problema teria gerado após uma sobrecarga na energia e culminado em um curto circuito.

“As informações que nós temos é que o incêndio foi gerado devido a um curto circuito, que ocorreu após uma sobrecarga de energia e então atingiu o primeiro andar do prédio. Mas, queremos tranquilizar a todos de que o incêndio já foi controlado e queremos parabenizar a rapidez das equipes dos bombeiros e a Celpe por agilizarem os trabalhos, enfim, queria relatar também que só houve apenas danos materiais e que bom, que ninguém estava dentro do prédio” – completou.

 

22
junho

Centro de Educação infantil é, finalmente, inaugurado em Santa Cruz

Fotos: Thonny Hill

Nesta quinta-feira (22) foi oficialmente inaugurado o prédio onde vai funcionar o novo Centro de Educação Infantil no município.

O evento foi realizado com diversas autoridades, prefeitos e outros políticos da região e também com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o Ministro Mendonça Filho. Familiares do ex-prefeito Augustinho Rufino, que também dá nome ao novo Centro, também estiveram presentes.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Joselito Pedro, o novo espaço educacional deve atender a mais de 1000 crianças nos turnos da manhã e da tarde e, de acordo com ele, as aulas irão acontecer já a partir da próxima segunda-feira (26).

Já o prefeito Edson Vieira enfatizou a importância da obra, voltando a afirmar que a mesma seria o principal passo para a mudança do histórico de violência e tráfico de drogas presente na localidade, batizada de Cracolândia.

Ainda de acordo com o prefeito, serão economizados R$ 15 mil mensais, valores que antes, segundo ele, eram pagos com o funcionamento dos outros três centros em prédios alugados.

.

O novo Centro de Educação Infantil

A equipe do blog conferiu, em loco, a estrutura inaugurada. O novo Centro de Educação está equipado com 18 salas de aula, brinquedoteca, refeitório, cozinha, área de lazer e salas administrativa e de professores. Confira mais imagens:

22
junho

Descaso – Cemitério de entulhos em Santa Cruz

Área possivelmente pública, usada por populares e prefeitura, causa focos de Aedes aegypti próximo a UPA 24h, Fórum e Escola Técnica

Ao fundo, prédio da UPA 24h – Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta quinta-feira (22) a equipe do Blog do Ney Lima esteve visitando uma área, possivelmente pertencente a prefeitura local, que é usada para o descarte de entulhos, sejam eles vindos de obras particulares, mas também de obras públicas.

A área fica próxima à locais importantes do município como a UPA 24h, o Fórum e também a Escola Técnica Estadual, mas que também tem em suas proximidades centenas de casas que foram construídas em uma área de invasão, próximo ao loteamento São José.

Além da grande quantidade de entulhos lá descartados, há também o descarte de material orgânico (que causa um forte mau cheiro e presença maciça de moscas), mas o que chama a atenção é a grande quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti que, como já é de conhecimento da população, é causador de doenças que podem levar a morte como a Dengue, Zica e Chikungunya.

.

As maiores concentrações dos pneus, sem qualquer tipo de proteção, estão próximas, principalmente, a uma área específica onde, de acordo com populares que procuraram a nossa redação, foram descartados pela equipe de caminhões atrelada a prefeitura junto com o entulho que restou da demolição da antiga cadeia pública.

Muitos dos pneus já apresentam água parada em seu interior, o que aumenta ainda mais as chances de proliferação de mosquitos, que terão, metros adiante, o contato direto com pessoas doentes que buscam a unidade hospitalar.

Nossa equipe voltará ao local em até uma semana para verificar se alguma providência por parte da prefeitura foi tomada.

21
junho

Em Santa Cruz – Acidente envolvendo moto e Toyota deixa mulher ferida

.

Na tarde desta quarta-feira (21) mais um acidente de transito foi registrado em Santa cruz, desta vez envolvendo um Toyota de lotação e uma motocicleta.

De acordo com as informações fornecidas pelo Agente de Trânsito Romilton (que integra a Secretaria de Mobilidade Urbana local) o acidente aconteceu na Rua Rita Nunes de Araújo (bairro São Cristóvão) quando a condutora da motocicleta, Silma Maria Ramos (37 anos) teria invadido a faixa contrária e acabou sendo atingida pelo outro veículo, conduzido por Aguinailson Dionízio (37 anos).

.

Mulher que ficou ferida

O Samu foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda no local e, de acordo com o agente, a mesma teve fratura em uma das pernas, sendo levada para a UPA 24h, de onde deve ser transferida para outra unidade hospitalar.

.

21
junho

Dois ficam feridos em mais um acidente de trânsito em Santa Cruz

Fotos: Thonny Hill

Na tarde desta quarta-feira (21) foi registrado mais um acidente de trânsito em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com as informações coletadas por nossa equipe de reportagem, o acidente aconteceu no cruzamento entre a Avenida Maestro Alexandre com a Rua Maria Paulina Conceição quando duas motos acabaram se chocando.

Ainda de acordo com testemunhas e também de Agentes de Trânsito, o acidente foi provocado por uma das vítimas, Marilha Gabriela Alves da Silva (19 anos) quando esta, em companhia de outra mulher na garupa na moto Fan (de placa KIU-4581), não teria parado antes de chegar à avenida, passando de vez no cruzamento e sendo atingida pela outra moto, cujo condutor que não conseguiu frear a tempo.

.

.

.

Samu e agentes de trânsito foram acionados e fizeram os primeiros socorros a Marilha, já que havia suspeita inicial de fratura em uma das pernas, fato que não foi confirmado após os primeiros socorros. Marilha, que não possui habilitação, foi levada a UPA 24h do município. Os três tiveram apenas escoriações.

21
junho

Contemplação – Ambientalista santa-cruzense faz registro de animal cada vez mais raro em nossa região

Foto foi tirara em trecho do Rio Capibaribe: Arnaldo Vitorino

O ambientalista e professor Arnaldo Vitorino publicou, em sua rede social, mais um belo registro da natureza presente em nossa região. Trata-se do flagrante de um jacaré de papo amarelo, espécie ameaçada de extinção que, devido ao desmatamento e as agressões contra o seu ambiente natural, é visto cada vez com mais raridade.

O flagrante foi realizado, segundo ele, na última terça-feira (20) e mostra o momento em que o animal estava em cima de uma pedra, para se aquecer em meio ao sol.

Répteis, como o jacaré, buscam locais mais altos ou que retenham calor para poder aquecer o corpo, fundamental para exercer diversos processos como a digestão de alimentos e também lhe garantir mais mobilidade, já que não possuem a propriedade de manter a temperatura corporal de forma constante, a exemplo de nós seres humanos.

Vale destacar que o Jacaré de Papo Amarelo não oferece risco aos seres humanos (desde que respeitados os seus limites) e se alimenta de pequenos peixes, caramujos aves e outros pequenos animais.

.

Momento em que o ambientalista fez o registro fotográfico do jacaré – Foto: Almir das Neves

20
junho

Blog nas ruas – Problema em calçamento de rua segue sem solução há cinco anos em Santa Cruz, afirmam moradores

Fotos: Gilson Fernandes

Nesta terça-feira (20) nossa equipe de reportagem fez imagens de um problema de calçamento que acontece na conhecida “Rua do Arame”, loteamento São José, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações de moradores, os problemas no calçamento em um dos trechos da rua, e mostrados nas imagens, acontecem há pelo menos seis anos sendo que, de acordo com eles, a prefeitura local já foi procurada por várias vezes para que os problemas fossem solucionados, mas sem sucesso.

 

Entramos em contato com o secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Gilson Julião, para obtermos informações sobre quando o problema seria visto e solucionado. Em resposta, o secretário afirmou:

“Ainda essa semana será deslocado uma equipe de nossa secretaria para solucionar o problema em até duas semanas” – disse.

Nossa equipe irá ao local em até 20 dias para verificar se alguma providência foi tomada.

 

19
junho

Acidente envolvendo Toyota e motos deixa três feridos em Santa Cruz

Imagens compartilhadas em redes sociais

Na tarde desta segunda-feira (19), um acidente de trânsito foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe, que resultou em três pessoas feridas. De acordo com as informações fornecidas pelo Agente de Trânsito Romilton, que integra a equipe da secretaria de Mobilidade Urbana local, o fato aconteceu na PE-160, próximo ao antigo Clube Oba-oba.

O acidente teria acontecido quando o motorista de um veículo de transporte alternativo (modelo Toyota) seguia pela via sentido Moda Center/Centro quando, por provável falha mecânica nos freios, tentou evitar uma colisão com um carro mais adiante, colocando Toyota para a direção do canteiro central.

Ainda segundo o agente, o Toyota acabou passando por cima do canteiro e outras três pessoas, que vinham em duas motos, não conseguiram desviar a tempo e coloriram com o veículo de lotação.

.

.

No acidente, os dois motociclistas tiveram escoriações, mas uma mulher, identificada como Alcilene Silva de Aguiar (26 anos) teve uma fratura exposta na perna esquerda. Uma equipe do Samu foi acionada e levou a mulher para a UPA 24h, de onde deve ser transferida para outra unidade hospitalar.

.

.

Ainda de acordo com as informações, os envolvidos entraram em acordo ainda no local e foram liberados.

19
junho

Abertas inscrições para o Camarote da Acessibilidade no São João da Moda

Começou nesta segunda-feira (19) o período de cadastramento para o Camarote da Acessibilidade no São João da Moda 2017.

As inscrições devem ser feitas nos dias 19, 20 e 21 na Secretaria de Cidadania e Inclusão Social que fica na Avenida José Francisco de Queiroz nº 480, bairro Nova Santa Cruz. Para se cadastrar o usuário deve portar a documentação ou laudo médico, caso não possua, deve ser apresentada a carteirinha da pessoa com deficiência.

O camarote dará suporte para 40 pessoas por noite e serão 20 usuários com mais 20 acompanhantes. 

Informações da Assessoria.

19
junho

Morre empresário Sizenato, da Sizerônica Joias

Foto: Arquivo pessoal

Faleceu nesta segunda-feira (19), em Caruaru, o empresário santacruzense José Sizenato de Souza Timóteo (foto, 57 anos), um dos proprietários da marca Sizerônica Joias. De acordo com familiares, o empresário foi diagnosticado com um câncer no esôfago, já em estágio avançado.

Em uma postagem em sua página em uma rede social feita em 05 de junho, a também empresária Sizerônica Gomes Timóteo, falou sobre o diagnóstico do pai e a notícia que ele seria encaminhado para uma UTI no dia seguinte.

“Lá ele será alimentado de duas em duas horas por sonda. Todos os dias, fico com ele até o horário permitido e sempre é muito proveitoso nosso tempo, transmitindo paz em sua alma, fé e perseverança, que é o que ele precisa.  Agradeço as orações de todos; esse é o quadro da saúde do meu pai para todos aqueles que ligam, mandam mensagens e de alguma forma (no momento) não dá para atender e responder todos. Agradeço a compreensão e principalmente o carinho para com a minha família” – disse em parte do texto.

Matéria atualizada às 13h38

Foi divulgado pela empresária Sizerônica o local do velório e sepultamento do empresário. Segundo a mesma, o velório será realizado na Rua Maria Francisca da Silva (102), no bairro Santo Antônio, a partir das 15h, em Santa Cruz.

As 20h, o corpo será levado para a cidade de Vertentes, onde será continuado o velório na casa de parentes para depois ser realizado o cortejo e sepultamento, as 9h de terça-feira (20), no cemitério daquele município. O empresário era casado e tinha três filhos (um deles já falecido).

18
junho

José Augusto afirma que Diogo e Edson seriam responsáveis por sua exclusão do projeto musical Filhos da Santa

Síndrome da perseguição?

 

Em seu programa diário na Rádio São Domingos FM, o ex-deputado José Augusto Maia novamente pontuou sua indignação contra o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira (PSDB).

Só que desta vez o assunto ficou distante das esferas administrativas e políticas. José Augusto atribuiu aos dois adversários a responsabilidade por sua exclusão do grupo musical Filhos da Santa, que lançou recentemente um novo CD sem a participação do político. O desabafo foi feito no programa da última quarta-feira (14), após a veiculação de uma música gravada em edições passadas.

O ex-deputado ainda frisou que a tal perseguição se assemelha a supostos atos cometidos pelos adversários contra realizações como a usina asfáltica, entre outros.

 

 

José Carlos assunção nega interferência política e afirma: ”O que ele gosta é de ser o penoso”

 

Foto: Arquivo de edição anterior

 

Procurado pelo Blog para comentar as declarações de José Augusto Maia, o músico José Carlos Assunção, responsável pelo projeto musical Filhos da Santa, negou que houvesse qualquer interferência política no desligamento do ex-deputado.

José Carlos explicou que José Augusto vinha alegando falta de condições financeiras e o lançamento do novo trabalho foi adiado por dois anos. Além disso, a participação do ex-deputado vinha causando desconforto em integrantes do grupo já que, segundo eles, o político usava o grupo com o principal intuito de aparecer.

“No final eu mesmo decidi pela saída dele, embora que muitos já falavam que ele usava sua participação para aparecer (…). No momento em que mais precisamos não pudemos contar com ele”, explicou José Carlos detalhando sobre as necessidades financeiras para o projeto.

Ainda quanto às afirmações de José Augusto sobre uma suposta interferência política, José Carlos desabafou: ”O que ele gosta é de ser o “penoso”, ele gosta que as pessoas tenham dó dele. Ele adora ver o povo sofrer por ele”.

18
junho

Motoqueiro se choca com ônibus e morre após sair de bar na BR-104

Fotos: Fernando Lagosta

O condutor de uma moto morreu e o passageiro ficou gravemente ferido após se chocarem contra um ônibus que passava pela BR-104, na noite deste sábado (17). O acidente aconteceu no trecho próximo ao sítio Varginha, entre o distrito de Pão de Açúcar e o trevão de Taquaritinga do Norte.

Nossa equipe de reportagem esteve no local e obteve informações de testemunhas que antes do acidente os dois homens estariam em um bar, que fica as margens da rodovia e costumeiramente realiza festas.

De acordo com as testemunhas, eles saíram do bar e entraram bruscamente na rodovia no momento em que foram atingidos pelo ônibus. Há relatos que o condutor da moto estaria embriagado.

Com a chegada da Polícia Rodoviária Federal a vítima fatal foi identificada como sendo José Anchieta de Moura. Ele tinha 28 anos de idade.

A segunda vítima foi Lázaro Soares de Moura, que foi socorrido com vida para a UPA de Santa Cruz do Capibaribe.

O ônibus envolvido no acidente tinha saído da cidade de Aracajú (SE) e seguia com destino a Natal (RN). Nenhum dos ocupantes do ônibus ficou ferido.

17
junho

Valtency Vasconcelos é o novo Gestor de Meio Ambiente de Santa Cruz

O secretário de desenvolvimento urbano de Santa Cruz do Capibaribe, Gilson Julião, apresentou nesta sexta-feira (16), o publicitário Valtency Vasconcelos como novo Gestor de Meio Ambiente do município.

Valtency Vasconcelos é natural de Santa Cruz do Capibaribe, graduado em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado e estudante de Gestão Pública. Já passou pela atual gestão como coordenador de Juventude e diretor de Marketing.

Gilson Julião, Secretário de Desenvolvimento Urbano falou das ações do Meio Ambiente para o município.

“Vamos trabalhar a partir de nossas ideias, questões efetivas como plantio de árvores, educação e conscientização ambiental continuarão sendo observadas, porém, não esqueceremos de pensar na amplitude que envolve a área meio ambiente”, destacou o secretário.

 “Sou da área de comunicação, publicitário e estou enfrentando essa nova perspectiva, assumir a gerência de Meio Ambiente. Vamos continuar a executar o cronograma de atividades que está em desenvolvimento e elaborar um planejamento a curto, médio e longo prazo de algumas propostas para cidade”, disse Valtency Vasconcelos, novo gestor de Meio Ambiente.  

Além da presença de Gilson Julião e Valtençy Vasconcelos, o anúncio contou com a presença da equipe de meio ambiente, Ivonaldo engenheiro ambiental, Alexandre Arici, supervisor do aterro sanitário e coleta de lixo, Ivo Alves, supervisor de áreas públicas.

Prioridades na pasta de Meio Ambiente:

Reorganização da sementeira pública com curso de produção de mudas,

Reforma no Aterro Sanitário,

Criação de Agência Municipal do Meio Ambiente,

Projeto de educação ambiental entre estudantes e empresários,

Reforma no Parque Florestal.

16
junho

Toyota capota em mais um acidente na PE-160

Fotos: Fernando Lagosta e compartilhadas em redes sociais

Na tarde desta sexta-feira (16) mais um acidente foi registrado na PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com as informações fornecidas por testemunhas a nossa equipe de reportagem, um veículo modelo Toyota (de carroceria de placas KGL-0851, de Taquaritinga do Norte) teria perdido o controle no trecho conhecido como “A volta do serrote” e caiu na vala que divide as duas pistas, chegando a capotar.

O motorista e o carona, que não tiveram seus nomes informados, sofreram apenas escoriações e não correm riscos de morte. O Toyota ainda permanece no local, mesmo mais de duas horas após o acidente.

16
junho

Chuvas – Barragem do Prata já ultrapassa os 60% de sua capacidade, afirma gerente da Compesa

Foto: Compesa (divulgação)

Na manhã desta sexta-feira (16) foi confirmado pelo gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor Filho, o atual volume da Barragem do Prata, principal manancial que abastece Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e vários municípios da região.

De acordo com ele, os novos dados apontam que a barragem alcançou o volume de 63% de sua capacidade; um aumento de 13% se levarmos em consideração o volume apresentado em 29 de maio, que era de 50%.

Atualmente, a barragem também recebe reforço de água através do Sistema Pirangi e algumas mudanças no abastecimento de água em Santa Cruz já foram anunciadas por Bruno Adelino, Gerente Regional da Compesa.

De acordo com o que foi dito por ele em entrevista concedida ao programa Estúdio 1 (da Polo FM), em 08 de junho, bairros como Centro, Bairro Novo e Nova Santa Cruz devem começar, depois de um longo tempo, a ter água de volta as torneiras.

Ainda segundo Adelino, além do aumento na Barragem do Prata, a Barragem de Machados, atualmente com 8% de sua capacidade, será reativada, auxiliando esse abastecimento de 24 a 30 deste mês.

15
junho

São João da Moda – Montagem da estrutura para festejos juninos segue em Santa Cruz

Camarotes também estão sendo montados como em anos anteriores – Fotos: Thonny Hill

Começaram a ser montadas a estrutura que será utilizada para o São João da Moda 2017. Estão sendo montados camarotes, polos de animação e também uma vila cenográfica.

O formato na estrutura vem sendo seguido pela atual gestão desde o ano de 2013 e para os festejos deste ano, já foram confirmadas atrações locais (com foco principal no forró) e outras atrações que misturam forró estilizado e sertanejo universitário.

De acordo com alguns membros da equipe de trabalho, a expectativa é deixar tudo pronto a tempo da abertura, que será realizada em 21 de junho, com Peruano & Cavaleiros do Forró, no palco principal.

As principais mudanças confirmadas na estrutura será o recuo do palco principal, a inversão de posições dos polos Multicultural e Arraial Povão e também a instalação de mais um posto médico (próximo ao palco principal).

De acordo com a prefeitura local, o espaço liberado com o recuo deve ser suficiente para que mais quatro ou cinco mil pessoas possam comparecer ao shows no palco principal.

.

15
junho

Em Santa Cruz – Confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi mobilizam famílias e comunidades em demonstração de fé

Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta quarta-feira (15) estão sendo confeccionados, na Avenida 29 de Dezembro e outras ruas de Santa Cruz do Capibaribe, os tradicionais tapetes de Corpus Christi.

Para quem não conhece, é tradição em vários países do mundo (e também no Brasil), a montagem dos tapetes retrata cenas bíblicas, objetos devocionais da igreja católica ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão passará.

Alguns desses tapetes, dependendo da complexidade, podem levar mais de cinco horas para serem concluídos, já que são confeccionados 100% de forma artesanal.

Para este ano, serão mais de 150 tapetes que estão sendo confeccionados em materiais como sal, areia colorida, serragem, e objetos recicláveis como vinis velhos e CDs. Os tapetes estão sendo construídos em um trecho, de cerca de um quilômetro, por onde passará a procissão de Corpus Christi que, este ano, teve inversão do trajeto em relação a 2016.

De acordo com os organizadores, a programação começa a partir das 16h, onde será realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida e, a partir das 17h30, terá início a procissão, que terminará na Igreja São Cristóvão.

Diversos grupos e comunidades atuam no momento como EJC, Terço das Crianças, Terço dos Homens, Renovação Carismática, Ministério de Artes Shekinah entre outros. Confira mais imagens:

14
junho

Por pouco, motociclista não se fere gravemente em mais um acidente em Santa Cruz

Fotos: Marina Bass

No fim da manhã desta quarta-feira (14) um acidente envolvendo um caminhão e um motociclista foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com as informações, o acidente aconteceu em uma avenida entre os bairros Neco Aragão e São Jorge.

Segundo testemunhas, o motorista do caminhão teria perdido o controle do veículo e batido em um poste, sendo que este quebrou em caiu em cima da moto, onde o motociclista conseguiu pular a tempo antes de ser atingido.

.
Por sorte, ninguém se feriu com gravidade. Os envolvidos estão no local aguardando a chegada de agentes de trânsito. Ambos não quiseram gravar ou dar maiores declarações do caso.

13
junho

Santa Cruz do Capibaribe realiza atividades no dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil

.

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou na manhã desta segunda-feira (12), na avenida 29 de Dezembro, atividades de panfletagens e exibição de faixas alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil no município.

A ação é uma iniciativa da Secretária de Governo e Desenvolvimento Social, por meio do PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, COMDECA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

O dia 12 de Junho, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do mundo. No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela Lei Nº 11.542/2007.

“Ações voltadas ao combate do trabalho infantil devem ser permanentes por se tratarem de uma questão cultural. Temos que estar lutando constantemente, porque muitas pessoas observam isso como algo normal. Ao utilizar o trabalho infantil, se comete um crime, tira a infância de crianças e compromete o desenvolvimento humano” disse Conceição Martins, coordenadora do PETI.

Kleiton Ferreira, presidente do COMDECA falou sobre o combate ao trabalho infantil em Santa Cruz do Capibaribe. “É uma prazer participar dessa campanha de conscientização, mostramos o quanto crianças e adolescentes devem ser prioridades nas políticas públicas e na atenção da convivência diária. Nosso intuito é conscientizar toda sociedade que crianças devem estar estudando, se preparando para um futuro melhor, não sendo exploradas e nem responsáveis por rendas familiares”, frisou o presidente.

“Depois dessas ações fazemos buscas ativas, identificamos as crianças que estão no processo de trabalho infantil, detectamos os endereços delas, nossa equipe com psicólogo e assistente social, vão as residências sensibilizar pais e responsáveis sobre as dificuldades que seus filhos vão encontrar trabalhando e tendo direitos à educação negados. Posteriormente, encaminhamento as famílias a rede de assistência social, viabilizamos assistências e direitos”, contou Cinthia Carvalho, gestora do Creas. 

Os principais tipos de violação do trabalho infantil estão a situação de rua, negligência e abandono, discriminação, violência física, violência sexual, tortura, tráfico de criança e adolescente, e violência psicológica. A denúncia apresentada poderá ser acompanhada de uma foto tirada no momento do fato ocorrido.

.

Informações da Assessoria
Página 1 de 156123...1020...Última »

Notícias Anteriores