28
janeiro

Operação é realizada em Santa Cruz para proibir construções irregulares

Fotos: Jabson Nunes.

Na tarde desta terça-feira (28) o Ministério público de Pernambuco, Secretaria de Habitação e Serviços Públicos, além da Polícia Militar, realizaram uma operação para coibir as construções irregulares que estavam ocorrendo na Área de Preservação Permanente (APP) na conhecida “Barrinha”, que fica por trás da UPA de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo o secretário de Habitação e Serviços Públicos, Flávio Dunda, há oito dias a Prefeitura teria comunicado para que as pessoas evitassem a construção de imóveis ou outros tipos de espaços no local.

“Foi comunicado ao pessoal que não construíssem, e hoje um fiscal veio conversou, mas mesmo assim a tarde o pessoal ainda estava construindo” – disse.

No local foi verificado que um canal da Compesa que liga a água do açude de Poço Fundo para as residências de Santa Cruz foi quebrado. Foram apreendidos 875 tijolos, algumas pessoas foram conduzidas para a delegacia de polícia para prestar esclarecimentos e currais nas áreas irregulares foram derrubados.

O popular Fernando revelou que não teria recebido a determinação por parte da Prefeitura, impedir as construções no local.

“Essa ordem não chegou nas mãos da gente não, chegou agora de uma vez a polícia, as máquinas, e quando eu vi sair nas carreiras para tentar resolver, o que queremos agora é uma resposta do prefeito para ver o que ele vai resolver” – disse.

28
janeiro

Agentes de Trânsito fiscalizam transporte clandestino de passageiros em Santa Cruz

Visando garantir a segurança da sociedade santa-cruzense que utiliza os serviços dos mototaxistas, os agentes de trânsito de Santa Cruz do Capibaribe, intensificaram a realização de blitzes buscando conscientizar os condutores de motocicleta remunerada.

O objetivo desta operação é coibir a circulação de condutores que atuam de forma clandestina com o serviço de transporte de passageiros. Inclusive, foi um pedido da própria associação para a intensificação desta ação.

Esta semana, principais vias que dão acesso ao centro e bairros adjacentes, contaram com a presença dos agentes de trânsito municipal. De acordo com o agente, Valadares, a ideia é combater a clandestinidade.

“Nosso foco está em condutores que trabalham de forma clandestina, a própria categoria solicitou a realização de uma operação visando coibir essas atuações, porque, quem trabalha dessa forma, está colocando em risco à vida de cada passageiro que depende desse transporte”, falou.

De acordo com a Lei 13.855/19, do Código de Trânsito Brasileiro, quem atua de forma não autorizada está cometendo infração gravíssima, com aplicação de multas de R$ 1.467,35, e ainda tem como medida administrativa, a remoção dos veículos pelos agentes.

Conteúdo da Assessoria 

27
janeiro

Homem sofre tentativa de homicídio, em Santa Cruz

Um homem foi esfaqueado no bairro Cruz Alta, em Santa Cruz do Capibaribe na noite deste sábado (25).

Segundo o homem, outro rapaz teria “cantado” sua mulher. A vítima foi até a casa do homem para tomar satisfações; após alguns minutos, o acusado se armou com uma faca, abriu a porta e esfaqueou a vítima. A vítima ainda tentou se defender jogando pedras no acusado, mas não conseguiu intimidá-lo. Ferido, o homem foi socorrido para UPA 24h de Santa Cruz.

O acusado de ter tentado matar o homem conseguiu fugir e até a publicação desta matéria não foi localizado. O caso ficou a disposição do delegado plantonista da DP da cidade.

24
janeiro

Dois jovens são apreendidos com moto roubada, em Santa Cruz

Na noite desta quinta-feira (23), a Polícia Militar recuperou uma motocicleta roubada, em Santa Cruz do Capibaribe. Dois jovens seguiam na motocicleta em atitude suspeita. Após serem abordados, a PM constatou que a moto era roubada.

David William Monteiro da Silva, 20 anos e um menor de idade foram conduzidos à delegacia local juntamente com a motocicleta Honda Pop e ficaram a disposição do delegado de plantão.

24
janeiro

Prefeitura de Santa Cruz inicia mutirão de limpeza após chuva

Teve início nesta sexta-feira (24), o mutirão de limpeza dos pontos com lixo acumulado, após a chuva na última terça, em Santa Cruz. A grande quantidade de lixo em pontos específicos da cidade, se dá devido a forma inadequada na qual boa parte da população descarta o lixo.

A Secretária de Habitação do município está fazendo a limpeza no Riacho Tapera, no Centro da cidade e deve continuar limpando os pontos mais críticos. O secretário responsável Flávio Dunda, disse através de uma rede social:

“Vale lembrar que são materiais que a própria população joga nas ruas e nas margens do rio. Vamos ajudar a manter uma cidade limpa. Até televisão tem.” – ressaltou ele

Televisor localizado em meio ao lixo

23
janeiro

Secretaria Municipal dá detalhes sobre a Carteira de Trabalho Digital

Com a grande procura dos cidadãos para realizar a Carteira de Trabalho Física, a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Capibaribe informa que não existe mais a emissão do documento em forma física, agora, apenas DIGITAL.

O aplicativo existe desde 2017, mas passou a substituir o documento físico depois da regulamentação feita em setembro de 2019 e faz parte da Lei de Liberdade Econômica do Governo Federal.

O aplicativo pode ser encontrado facilmente pela Loja de Aplicativos do IOS ou Android e o usuário consegue realizar o acesso sozinho. É preciso apenas informar CPF, Nome, data e estado de nascimento, e o nome da mãe para fazer o cadastro.

O usuário será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória do trabalho. É importante prestar atenção e não errar nenhuma informação, caso erre o acesso só poderá ser tentado novamente 24 horas depois.

O trabalhador agora, na hora da contratação, precisa apenas informar seu CPF e poderá, através do aplicativo, acompanhar eletronicamente seus antigos e atuais contratos, e todas as anotações como férias e salário.

Quem já possui a Carteira de Trabalho física deverá guardá-la. Ele continua sendo importante para comprovar tempos de trabalhos anteriores, mas é necessário que ele também baixe o aplicativo para acompanhar sua atual ou futuras contratações.

Já para as empresas que usam o eSocial, o registro também passa a ser feito digitalmente. Nele, as informações dos seus trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamentos, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio e informações sobre FGTS são comunicados ao Governo de forma unificada, trazendo facilidade e agilidade para ambos.

Para mais dúvidas, é recomendável o acesso ao site do Governo Federal clicando AQUI

22
janeiro

Ruas e rio acumulam lixo após chuva, em Santa Cruz

Após a chuva inesperada desta terça-feira (21), a cidade de Santa Cruz do Capibaribe se encontra com muito lixo nas ruas e rio. Nossa equipe recebeu reclamações de leitores do blog acerca da situação em que a cidade se encontra. Garrafas pet e bolsas plásticas são facilmente localizadas. Em foto enviada à nossa equipe, é possível ver muito lixo no Rio Tapera.

Nós entramos em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura para saber as providências que serão tomadas por parte da prefeitura. De acordo com a secretaria, está sendo feito um monitoramento dos pontos críticos para então iniciar a operação de mutirão de limpeza.

22
janeiro

Jovem sofre tentativa de homicídio no distrito de São Domingos

Foto: Jabson Nunes.

Na noite desta terça-feira (21), um jovem foi baleado na rua Ayrton Sena, no Loteamento São Lucas em São Domingos do Brejo da Madre de Deus.

Segundo testemunhas, Fagner Henrique da Silva, de 27 anos de idade, estava na referida rua quando foi surpreendido com a chegada de dois desconhecidos em um veículo modelo Prisma de cor prata com vidros escuros.

Ainda de acordo com as informações, um dos ocupantes pediu o celular do jovem, porém ele não entregou e foi atingido com aproximadamente três tiros ao tentar correr.

Fagner Henrique deu entrada na UPA 24h de Santa Cruz do Capibaribe, e transferido para Hospital Regional do Agreste na cidade de Caruaru. O estado de saúde da vítima é estável. A polícia irá investigar o caso.

21
janeiro

Guarda Municipal do Brejo detém homem que estava se masturbando em Santa Cruz

Foto: Jabson Nunes.

Um vídeo de circuito interno de segurança flagrou um homem acompanhando uma mulher, na Rua Belo Horizonte e se masturbando. A ação do homem revoltou a população da cidade de Santa Cruz do Capibaribe e gerou uma grande repercussão. Nesta terça-feira (21), a GCM do Brejo, conseguiu deter o homem.

Gutenberg Ferreira dos Santos, 21 anos, foi reconhecido pela guarda e logo detido. Em entrevista a nossa equipe, ele afirmou que tem “problema na cabeça”, em decorrência de uma “mordida de uma burra.”

O homem  foi levado para o Centro Integrado de Segurança (CIS), no distrito de São Domingos e em seguida para a delegacia de Santa Cruz. Segundo Gutenberg Ferreira, essa é a segunda vez que ele pratica tal ação. Ainda de acordo com ele, na primeira vez, ele chegou a ser ameaçado de morte pelo marido da vítima.

Gutenberg Ferreira ficou a disposição da justiça.

21
janeiro

Audiência pública do MPPE discute problema de falta de água, em Santa Cruz

Representantes da Compesa, CPRH e APAC estiveram presentes

Fotos: Igor Araújo

O Ministério Público de Pernambuco através do promotor de justiça da comarca de Santa Cruz do Capibaribe, Jefson Romaniuc, realizou na manhã desta terça-feira (21), uma audiência pública com o propósito de tentar resolver a falta de abastecimento de água potável no município.

A audiência aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores e teve início às 11 horas da manhã de hoje. Estiveram presentes representantes da Compesa, Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), além de vários vereadores do município.

O promotor do município, Jefson Romaniuc destacou os procedimentos mais solicitados pela população ao Ministério Público, que são a Adutora do Agreste e a falta do fornecimento de águas nas residências do município. O promotor revelou que a escassez de água atinge atualmente 80% da cidade.

Segundo Cássio Granel, coordenador técnico de engenharia da compensa de Santa Cruz do Capibaribe, o não abastecimento total no município se dá devido à falta de água nos mananciais, destacando as Barragens de Tabocas e Bandeiras, e completou que as mesmas estão em pré-colapso e com isso dificultando o fornecimento de água para a população.

O representante da Compesa informou que segundo a direção do órgão, a entrega da Adutora do Alto do Capibaribe está prevista para o próximo mês de julho.

Outro ponto destacado durante a Audiência Pública também foi em relação a chegadas de faturas em residências que não estão recebendo o líquido. A equipe da Compesa revelou que as pessoas poderão se dirigir até a unidade do órgão local, para contestar a cobrança.

Diante do cenário que se encontra os pipeiros da região, a categoria esteve presente na audiência em busca de alguma solução para os problemas que a categoria vêm enfrentando.

19
janeiro

Duas pessoas ficam feridas após serem atingidas por carro, na PE-90

Um acidente automobilístico deixou um casal ferido, na noite deste domingo (19), na PE-90, em Vertentes. O casal vinha em uma moto e foi atingido por um carro.

De acordo com informações de populares, o carro realizou uma ultrapassagem proibida e acabou atingindo a motocicleta. As vítimas forma socorridas pelo SAMU para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Toritama. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

19
janeiro

Dois motociclistas ficam feridos após acidente, em São Domingos

Na noite deste sábado (18), dois motociclistas se envolveram em um acidente na rua José Pereira de Santana, no distrito de São Domingos, no Brejo da Madre de Deus.

Na colisão, os dois motociclistas ficaram feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado e socorreu os homens para a Policlínica do distrito.

19
janeiro

Caminhão tomba em retorno na PE-160, em Santa Cruz

Na tarde deste domingo (19), um caminhão que transportava água tombou em um retorno, na PE-160, no bairro Oscarzão, em Santa Cruz.

De acordo com informações de testemunhas, o motorista do veículo perdeu o controle ao fazer o retorno e acabou tombando com o caminhão carregado com água. O motorista ficou com algumas escoriações. O SAMU foi acionado afim de prestar os primeiros socorros à vítima.

18
janeiro

Após confessar crime, homem é preso em Santa Cruz

Jhone Wilbson confessou ter matado a tiros e pedrada, José Inaldo, no último domingo (12)

Fotos: Jabson Nunes

Na tarde deste sábado (18), a Guarda Civil Municipal da cidade de Taquaritinga do Norte, juntamente com a Polícia Militar, prenderam um homem suspeito de ter assassinado José Inaldo de Araújo, 33 anos; no último domingo (12), em Pão de Açúcar (relembre). O homem foi preso no Loteamento Serrinha, no distrito citado.

Segundo informações do efetivo da ROCAM, Jhone Wilbson da Silva, 26 anos, confessou ter usado a arma da vítima e para praticar o crime e em seguida jogou uma pedra na cabeça dele.

Com Jhone foram localizadas 4 munições, 2 deflagradas e 2 intactas. A arma não foi localizada.

18
janeiro

Homem é baleado após assalto, em Santa Cruz

Um homem de 33 anos foi vítima de uma tentativa de latrocínio na noite desta sexta-feira (17), em Santa Cruz do Capibaribe. A vítima estava em sua oficinal, com o seu veículo Space Fox, quando dois homens se aproximaram e anunciaram o assalto.

A polícia acredita que a vítima tentou reagir ao assalto e logo foi alvejada por disparos de arma de fogo. Um dos disparos atingiu o pescoço do homem.

Após ser atingida pelos disparos a vitima foi socorrida, pelo pai, para a UPA 24h. O estado de saúde dele é grave. A polícia está em busca dos criminosos. Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso.

17
janeiro

Veículo roubado em Santa Cruz é recuperado pela PRF no Piauí

O veículo portava elementos de identificação de um veículo com as mesmas características.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo que havia sido tomado de assalto em 5 de agosto em 2019, na cidade de Santa Cruz de Capiberibe. A ação ocorreu na tarde da quarta-feira (15) ao abordarem o veículo FIAT/STRADA na BR-135 na cidade de Bertolínia (PI).

Os policiais estavam realizando policiamento ostensivo quando foi observado o veículo e realizaram a abordagem, solicitando ao condutor, um homem de 41 anos, toda a documentação pessoal e do veículo. Ao verificar minuciosamente o carro, foi constatado que os elementos de identificação que possuíam indícios de adulteração indicavam para outro veículo de mesmas características.

Após a verificação mais aprofundada, foi constatado que o veículo era clonado e possuía registro de roubo e furto. Ao verificar a documentação do veículo, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) possuía indícios de falsificação.

Os policiais questionaram ao condutor sobre a existência da ocorrência e o condutor, que possui residência na cidade de Timon (MA), respondeu que não tinha conhecimento da irregularidade.

Diante dessa situação, o condutor e o veículo foram encaminhados à Polícia Civil na cidade de Bertolínia (PI) para os procedimentos que o caso requer. O condutor poderá responder pelo crime de Receptação e ter sua CNH cassada conforme a Lei 13.804/19.

16
janeiro

Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social já emite nova carteira de identidade em Santa Cruz

Desde dezembro do ano passado, a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, em Santa Cruz do Capibaribe, está emitindo a nova carteira de identidade. Unindo diversos documentos e dados em um só, o novo documento traz facilidade à população.

Nele podem ser incluídos números de PIS-Pasep, Carteira de Motorista, CPF, Identidade profissional e até Tipo Sanguíneo. Mas lembre-se que é preciso levar os documentos originais e suas cópias para incluir essas informações.

A carteira de identidade antiga continua valendo. O novo documento é necessário para quem não possui ou para quem precisa tirar a 2ª via, sendo entregue entre 10 a 15 dias depois do pedido.

Documentos obrigatórios:

Certidão de nascimento, casamento ou certificado de naturalização

Foto 3×4 (recente)

Documentos opcionais:

DNI (Documento Nacional de Identificação);

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

Número de Identificação Social (NIS), Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);

Certificado Militar;

Título de Eleitor;

Identidade Anterior;

Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

Cartão Nacional de Saúde (CNS);

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

Documento profissional expedida por órgão de classe (CRECI, CREA, OAB, CRM);

Tipo sanguíneo e fator RH;

Deficiência ou Condição de Saúde (com exame de comprovação);

Comprovante de Residência;

Número de telefone.

Observações:

A partir da 2ª via, apresentar DAE pago que poderá ser emitido AQUI

Menor de 16 anos deve estar acompanhado por responsável legal (portando um documento de identificação original com foto);

Para requisitar o Nome Social, deverá solicitar no ato do atendimento e assinar uma autorização.

14
janeiro

Pipeiros realizam protesto em Santa Cruz do Capibaribe

Categoria alega que prefeito do Brejo proibiu retirada de água do Açude do Bandeiras

Fotos: Igor Araújo

De um lado, pipeiros protestando, do outro, moradores do Sítio Bandeiras, zona rural do município de Brejo da Madre de Deus, indignados com a demasiada retirada de água do Açude do Bandeiras. No meio desse jogo, está o prefeito do município, Hilário Paulo.

“Nós não temos onde pegar água para abastecer a população. O canto mais perto que tem é o Bandeira. O pessoal lá também não pode ficar sem a água. Poderia ser feito um acordo para dividir (a água).” – disse um pipeiro, entrevistado por nossa equipe.

Entramos em contato com a Secretaria de Comunicação do Brejo, e fomos informados que o prefeito Hilário Paulo está tentando solucionar o problema junto à APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima).

O trânsito ficou lento por algumas horas.

Segundo a Secretaria de Comunicação, ‘diferentemente do que afirmaram os pipeiros, o prefeito não proibiu a retirada de água do Açude do Bandeiras, ele apenas exigiu os alvarás dos caminhoneiros para então poderem retirar a água’.

Nos próximos dias, o prefeito Hilário Paulo será entrevistado, pelo comunicador Jota Lima, no programa “Rota da Notícia”, para falar sobre essa situação.

Notícias Anteriores


 





 

error: Copiando nosso texto?