10
julho

Parque das Feiras de Toritama e Polo Comercial de Caruaru anunciam retorno parcial das atividades com base na decisão de reabertura de comércio

Moda Center, em Santa Cruz, aguarda decisão do Governo do Estado

 

 

 

Um impasse está formado no Polo de Confecções de Pernambuco em virtude do protocolo de reabertura do comércio nas cidades do Agreste, com efeitos previstos para próxima segunda-feira (13). Ontem (09), o Governo anunciou que os municípios do Agreste de Pernambuco irão avançar para a quarta etapa do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, mas não incluiu os grandes centros do Polo de Confecções do Estado no plano de reabertura do comércio.

Ocorre que as cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, que até então seguiram as mesmas decisões quanto às feiras de confecções tem centros de compras que se enquadram de forma diferente. O Parque das Feiras de Toritama e o Polo Comercial de Caruaru compreendem que se enquadram como centros de venda varejista e anunciaram as reaberturas para a segunda-feira (13).

Já o Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, enquadra-se como centro de venda atacadista e permanece fechado, obedecendo as medidas do Governo do Estado que deverá analisar os polos de confecções de forma separada. A tradicional Feira da Sulanca, de Caruaru, permanecerá sem funcionar. A prefeita Raquel Lyra anunciou em entrevista coletiva na manhã de hoje, que também aguarda decisões do governo do estado. A medida está causando muita insegurança entre os municípios.

 

 

Prefeito Edson Vieira tenta pressionar Governo do Estado por solução

 

Em contato com o editor deste Blog, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), disse que está tentando uma definição específica para o Polo de Confecções. O prefeito entende que a cidade pode ser afetada com a abertura de centros de confecções nas cidades vizinhas.

 

 

Parque das Feiras de Toritama vai funcionar de segunda à sábado

 

O Blog do Ney Lima conversou com o síndico do Parque das Feiras de Toritama, Camilo Brito. Por telefone, Camilo detalhou que o centro de compras funcionará de segunda a sábado atendendo ao comércio varejista.

“Tradicionalmente a feira de confecções de Toritama ocorre aos domingos e neste dia o Parque das Feiras estará fechado, permanecendo a entrega de delivery”, afirmou.

09
julho

MP denuncia casal por homicídio triplamente qualificado em caso de bebê morto em Toritama

O Ministério Público, por meio da Comarca de Toritama denunciou nesta terça-feira (07) o casal envolvido na morte de uma bebê de 10 meses, morta com um tiro na cabeça, no dia 6 de setembro de 2019.

Na época, a mãe da criança, pegou a arma do marido e atirou na Agatha Maria Barbosa, que morreu na hora. O caso aconteceu no bairro Novo Alvorecer e chocou todo estado. Alegando problemas depressivos, Priscila Maria Barbosa teria se irritado com choro da criança, pegou a arma do marido e disparou um tiro da cabeça dela, que morreu na hora. Wagner Ferreira Costa foi preso minutos depois e entregou a companheira. Com ele a polícia apreendeu a arma do crime e drogas.

De acordo com o promotor de justiça Dr. Vinicus Costa, de Toritama, a mãe cometeu crime de homicídio triplamente qualificado e o marido deve ser incurso no mesmo artigo, por ter facilitado a fulga da companheira. O crime prever pena de 12 a 30 anos de reclusão. Desde a época do crime, os acusados permanecem presos.

Fonte: Blog do Evandro Lins

09
julho

Criminosos explodem parede de presídio e 25 detentos fogem, em Limoeiro

Um dos detentos residia em Santa Cruz do Capibaribe

Local por onde detentos fugiram – Fotos: Divulgação.

Por volta das 4h da madrugada desta quinta-feira (09), criminosos fortemente armados dispararam tiros e bombas contra o Presídio Doutor Ênio Pessoa, na cidade de Limoeiro. A ação teve como principal objetivo, resgatar detentos que estavam dentro da unidade prisional. Vários presos fugiram, entre eles um que residia em Santa Cruz do Capibaribe.

Criminosos estavam fortemente armados.

Os moradores que residem próximos ao presídio, ficaram assustados ao ouvir um alto barulho durante a madrugada. Segundo a polícia, os criminosos mataram o cachorro da unidade e explodiram uma das paredes do presídio. No total, 25 criminosos fugiram. Nenhum policial ficou ferido.

Um dos detentos que fugiram é de Santa Cruz do Capibaribe. José Dias do Nascimento, conhecido por “Zé Dias”, de 34 anos, foi preso no ano de 2010, juntamente com três criminosos. Com eles a polícia apreendeu mais de 2 kg de crack, duas armas de fogo,  25 munições,  21 bananas de dinamite, duas balanças de precisão e estopim usado para explodir dinamite. Já neste ano de 2020, “Zé Dias” estava foragido e foi preso com o seu pai (também foragido), após violarem a tornozeleira eletrônica.

“Zé Dias” estava foragido e foi preso com o seu pai após violarem tornozeleira eletrônica.

Em 2010, segundo a polícia, “Zé Dias” era responsável por cerca de 50% da entrada de crack em Santa Cruz. Ele segue foragido. A polícia está em busca dos criminosos.

José Dias do Nascimento, conhecido por “Zé Dias”, de 34 anos.

Confira lista de todos os detentos que fugiram:

 

1. Cícero Bezerra Luiz

2. Claudivan de Lima

3. Clayton Leandro dos Santos

4. Edicleuvis Araújo de Barros

5. Edvaldo Marques da Silva

6. Fagner Cursino de Azevedo

7. Flavio Manoel dos Santos

8. Geovane de Lima Silva

9. Gilvandro Pequeno da Silva

10. Gleison Florentino Pessoa

11. Jailson da Silva Mendes Gonçalves

12. Jerry Adriani Gomes da Silva

13. Jonatas de Santana Silva

14. José Ailton do Nascimento Costa

15. Jose Claudio Pereira da Silva

16. José Dias do Nascimento

17. José Jadielson Santos de Almeida

18. José Paulo da Silva

19. Juriatan Araujo da Silva

20. Luiz Paulo Raimundo da Silva

21. Marcos Fabio Tenerio Cavalcanti

22. Marcos Rodrigues dos Anjos

23. Ranielly Brito de Azevedo

24. Victor Vinicius Rodrigues Correia

25. Washington Lopes dos Santos

26. Welik Soares da Silva

27. Wanderley Roberto

08
julho

Processo seletivo para inscrições no ProUni começam na próxima terça (14)

Unopar Santa Cruz conta com vários cursos pelo programa

 


As inscrições para o processo seletivo do PROUNI 2020.2 iniciam próxima terça-feira (14) e vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 17 deste mês e a Unopar Santa Cruz conta com diversos cursos para sua escolha, disponíveis pelo programa.

Os estudantes que se interessarem em ingressar no ensino superior através do programa deverá realizar a inscrição através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 14 de julho até 17 de julho. O candidato que quiser participar da lista de espera deverá manifestar o interesse no mesmo site de inscrição, no período de 18 a 20 de agosto de 2020.

Conforme o edital Nº42, de 17 de junho de 2020, devido ao estado de isolamento social, os estudantes poderão entregar a documentação por meios digitais, não sendo obrigatório o comparecimento presencial, porém, fique atento aos prazos para recebimento de documentações (por e-mail) pela instituição:

– Primeira chamada: de 21 a 28 de julho de 2020

– Segunda chamada: de 4 a 11 de agosto de 2020. Lista de Espera: 24 a 28 de agosto de 2020

Abaixo, o cronograma geral com todas as etapas do processo.

IMPORTANTE: As datas mencionadas poderão sofrer alterações de acordo com as atualizações do Ministério da Educação.

Para mais informações sobre os cursos ofertados pela Unopar Santa Cruz, entre em contato pelo número (81) 9 9762-9127.

08
julho

Menores são apreendidos por desobediência e direção perigosa, em São Domingos

A Guarda Civil Municipal do Brejo da Madre de Deus conduziu dois adolescentes para o plantão da delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, na noite desta terça-feira (07). Os menores de idade estavam em duas motos, no distrito de São Domingos e não eram habilitados.

De acordo com o efetivo, foi dado a ordem de parada aos adolescentes que trafegavam pela Avenida Luiz Cecílio de Santana e eles não acataram. O acompanhamento aos adolescentes seguiu até o Parque Florestal, em Santa Cruz, onde a guarda conseguiu alcançá-los. Segundo a GCM, durante este percusso, eles realizaram manobras perigosas e colocaram em risco a vida de outros.

As motocicletas não tinham restrição de roubo/furto. Os dois adolescentes não possuíam carteira de habilitação. Por desobediência e por não serem habilitados, eles foram conduzidos à DP. Os responsáveis pelos menores foram acionados e compareceram à delegacia.

07
julho

Cinco pessoas são detidas após roubar carga de eletrodomésticos, no Agreste

Produtos roubados recuperados – Fotos: Ademilton Silva.

A Polícia Militar deteve, nesta segunda-feira (06), cinco homens acusados de roubarem um caminhão carregado com eletrodomésticos. O veículo seguia para abastecer uma loja pertencente a uma rede de lojas nacionalmente conhecida. Os produtos foram encontrados na zona rural de Barra de São Miguel, na Paraíba.

Caminhão baú roubado.

Segundo a polícia, os criminosos fazem parte de uma quadrilha e após roubarem o caminhão baú com a carga, seguiram para uma fazenda no sítio Pedras Altas, onde descarregaram o caminhão e colocaram os produtos em outro veículo de carga.

Depois de descarregarem o caminhão roubado, Eric Ricardo dos Santos, de 30 anos, voltou para Pernambuco com o veículo. Na BR-104, a polícia conseguiu alcança-lo, graças ao rastreador do caminhão. Segundo o efetivo, Eric Ricardo atirou contra o policiamento que rapidamente revidou a injusta agressão e atingiu o homem nas costas. Questionado sobre a carga do caminhão baú, ele informou à polícia que toda a carga estaria em uma propriedade na zona rural. Eric Ricardo foi socorrido para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru.

Disparo da polícia ao revidar agressão.

Na fazenda, a polícia encontrou os produtos roubados dentro um caminhão utilizado para transporte de animais, além dos quatro envolvidos na ação. Otávio Falcão Brandão Neto, de 53 anos, Antônio Francisco de Almeida, de 55 anos, Rodrigo Diniz da Silva, de 40 anos, e Rivelino Guimarães Pereira, de 44 anos, foram detidos e conduzidos para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

Produtos foram localizados dentro de caminhão para transporte de animais.

Todos os envolvidos ficaram a disposição do delegado de plantonista.

 

06
julho

Homem é detido com droga, arma e dinheiro, em Poço Fundo

A Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, deteve um homem neste domingo (05), em Poço Fundo (zona rural). Droga, arma, dinheiro e celulares foram apreendidos.

De acordo com a GCM, populares informaram que estaria acontecendo um tráfico de drogas próximo a um campo de futebol. O homem detido foi identificado por “Zezo de Poço Fundo”. Na busca pessoal foi encontrado uma quantidade de maconha, além de R$702,00, dois aparelhos celulares e um revólver calibre 38, com seis munições intactas.

“Zezo de Poço Fundo” e o material apreendido foram conduzidos à delegacia de Santa Cruz.

04
julho

Coronavírus: Santa Cruz divulga 45 novos casos e passa a somar 831


O boletim deste sábado (04), de Santa Cruz do Capibaribe, trás mais 45 casos positivos da Covid-19. 328 pessoas já se curaram. 17 morreram.

Com a atualização, o município passa a ter o total de 831 confirmações do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde divulgou também duas tabelas com os números de infectados por bairro e com o perfil dos pacientes no município. Confira a baixo:

 

04
julho

Covid-19: Com mais 62 casos, Santa Cruz passa a somar 786 confirmações

Confira números atualizados de cidades do Agreste

Santa Cruz do Capibaribe

Com 62 novos casos, Santa Cruz chegou a 786 confirmações da Covid-19, nesta sexta-feira (03). 51 casos estão sendo investigados. Do total de casos, 326 pessoas já estão curadas. Infelizmente, o município contabilizou mais duas mortes pela doença. Agora, o número de óbitos é 17.

Brejo da Madre de Deus

O boletim desta sexta, registrou 18 novos casos. As vítimas são 11 mulheres com as seguintes idades: 15, 22, 25, 30, 39, 40, 44, 45, 50, 54 e 66, além de sete homens de 12, 20, 29, 30, 41, 41 e 46 anos de idade.

Das confirmações de ontem, três são residentes de Brejo sede, 14 do distrito de São Domingos e um do sítio Jundiá de Cima. O total de casos registrados e divulgados desde o início da pandemia é de 342.

Jataúba

O município contabilizou quatro novos casos do novo coronavírus (três mulheres de 25, 29 e 45 anos de idade e um homem de 48 anos). Jataúba tem 140 confirmações e cinco óbitos.

Taquaritinga do Norte

A prefeitura do município não divulgou a atualização de casos nas últimas 24h. O total de casos da última atualização é de 55 confirmações.

Toritama

Felizmente, o município não divulgou nenhum novo caso da doença de ontem para hoje. Toritama soma 249 casos e 14 mortes.

03
julho

Espaço do leitor

Santa Cruz do Capibaribe perde o folclórico “Nenê Miolo”

Não há como contar a história de Santa Cruz sem nela incluir uma figura folclórica e muito querida. Ele nos deixou esses dias e não vinha sendo notado nos últimos tempos. Nascido em 20 de janeiro de 1931, na zona rural de Santa Cruz, cidade onde passou a vida inteira, Neném (Miolo) se inseriu na história da cidade pelo seu jeito particular de ser.

Sebastião Paca da Silva andava pelas ruas da cidade com um pedaço de pau e não tinha medo de ninguém. Quando alguém o ameaçava, ele dizia: “meu irmão é ‘adevogado’, não tenho medo”, referindo-se ao fato do seu irmão, Dr. Cloves Pacas, ser advogado (um dos primeiros de Santa Cruz, era da segunda turma da FADICA, hoje ASCES UNITA, juntamente com Claudio Abílio Aragão e Rivaldo Aragão).

Filho de dona Santina, Neném teve uma vida muito simples. Entre seus irmãos, podemos destacar Inácio Pacas (in memoriam), Dr. Cloves Pacas e Abdias Pacas (in memoriam). Neném era tio do Dr. Clauston Pacas (engenheiro civil e empresário da Cp Construção). Mas, com certeza, Dr. Cloves, advogado e político, era o mais admirado por Neném, sobretudo no campo da política, que Neném sempre gostava.

Nas eleições acirradas e polarizadas de Santa Cruz, no tempo dos “cabeção”/”cabecinha” e dos “bocas pretas”, Neném era um boca preta fiel, partido que seu irmão Cloves militava, nos tempos de Braz de Lira, Padre Zuzinha, Lourival Moraes, Augustinho, dentre outros. Acompanhava as passeatas, sempre animado e festejando sob as músicas do seu partido político de coração. Os populares, “tirando brincadeira”, gritavam: “Miolo” e ele não gostava. Às vezes, alguns diziam: “qual o melhor da melancia?” E ele, não ficava tão zangado assim, às vezes, caía na risada, talvez até soubesse que o melhor da melancia era o “miolo”!

As ruas mais antigas da cidade, a Rua Grande, a Rua do Pátio, os becos do Padre, de Braz de Lira, de João Pereira, entre outras, as ruas mais “velhas” ainda lembram, com imagens passadas, antigas, daquele homem baixinho, ingênuo, vivendo, vivendo sem preconceito, sem ambição, sem ganância… Conta-se que certa vez o levaram a São Paulo e, quando desceu do carro, um cidadão santa-cruzense que já estava em São Paulo, gritou: “Miolo”! Ele se virou e disse: “Tem um corno de Santa Cruz aqui também?”

Neném era muito conhecido, folclórico, mas ao mesmo tempo marcante e até meio extravagante, no bom sentido. Desde ontem, a história nunca mais se repetirá! Neném não está mais entre nós, Neném se foi, com toda sua ingenuidade. A história de Santa Cruz, sempre que for contada, terá que ter em suas páginas uma referência digna e inesquecível a Neném (Miolo) e no meio das páginas que estiverem Coronel Luiz Alves, Major Negrinho, Raimundo Aragão, Duda Barbosa, Padre Zuzinha… Sebastião Pacas da Silva (Neném Miolo) também vai figurar, com toda a dignidade do mundo!

 

(Clécio Gonçalves Dias – leitor do Blog do Ney Lima)

03
julho

A Wizard Santa Cruz do Capibaribe está ofertando mini-cursos de outros idiomas, totalmente gratuito!

Nesta próxima semana, a Wizard Santa Cruz estará promovendo mini-cursos de Espanhol e Francês. Os cursos terão duração de dois dias. Aproveite esta oportunidade para aprender um novo idioma!

Será totalmente gratuito. Faça já sua inscrição pelo WhatsApp (81) 9 9362-2382, até o dia 06/07/20, às 19h.

 

03
julho

Homem é conduzido à delegacia após agredir pai de 91 anos, mãe e irmão em Santa Cruz

Na tarde desta quinta-feira (03), a Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe foi acionada para verificar uma possível briga entre família, no bairro São Cristóvão, na cidade de Santa Cruz. As primeiras informações repassadas ao efetivo apontavam que um homem estava agredindo seu próprio pai.

De acordo com a Guarda, ao chegar na casa, o pai do agressor (um idoso de 91 anos de idade), estava deitado na cama e o agressor em outro compartimento da residência. O irmão do homem informou ao efetivo que ele e sua mãe também haviam sido agredidos.

Ainda segundo a família, as agressões são rotineiras e precedem sempre o uso de drogas e bebida alcoólica. Os envolvidos foram levados à delegacia local.

 

03
julho

Homem é detido com vários objetos furtados, em Jataúba

Materiais apreendidos – Fotos: Ademilton Silva

A Guarda Civil Municipal de Jataúba, apresentou um homem com vários objetos furtados na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, na noite desta quinta-feira (02). Parte dos objetos foram furtados em uma propriedade no sítio Aroeiras, zona rural do município de São João do Tigre, na Paraíba. O homem foi abordado e detido na zona rural da cidade de Jataúba.

Uma das vítimas esteve na delegacia e reconheceu parte dos materiais. De acordo com uma das vítimas, ao chegar na propriedade, sentiu falta da forrageira e de um aparelho de TV. Imediatamente ela foi à delegacia e registrou um boletim de ocorrência.

O acusado pelo furto foi preso minutos depois, na zona rural de Jataúba. De acordo com a GCM, José Bezerra de Melo, 51 anos, estava em um carro com vários objetos furtados. Ele foi conduzido à delegacia de Santa Cruz e ficou a disposição do delegado.

03
julho

DESAFIOS DA ELEIÇÃO 2020: Arrecadação de recursos – por Luciano Bezerra

Cada eleição é uma história e traz consigo os seus desafios para todos os candidatos. A conquista do voto por si só já é um enorme desafio e esse ano teremos uma eleição em meio a uma pandemia, o que promete retirar das ruas a participação popular em grandes comícios e passeatas, forçando os candidatos a usarem cada vez mais as plataformas digitais para conquistarem o voto.

A pandemia do novo coronavírus também atrapalhou o planejamento de muitos candidatos na organização de suas bases para arrecadar recursos para a campanha eleitoral, criando um desafio à parte, tão difícil quanto a conquista do voto.

Os candidatos que dependerem de recursos financeiros apenas das doações de pessoas físicas ou de uso de recursos próprios poderão ter que fazer suas campanhas sem as pirotecnias que estamos acostumados a ver.

Aliás, a arrecadação e a aplicação correta dos recursos sem dúvida será um item estratégico utilizado por alguns candidatos para conquistarem as vagas disputadas.

As pessoas físicas que pretendam fazer doações estão limitadas a doar apenas 10% (dez por cento) dos rendimentos que receberam em 2019. Por exemplo, se alguém pretendem doar R$ 3.000,00 (três mil reais), deverá comprovar por meio da declaração do imposto de renda que recebeu rendimentos de 30.000,00 (trinta mil reais) em 2019, diga-se de passagem que o prazo para entrega de declaração do imposto de renda encerrou na última terça-feira (30/06).

Por sua vez, o candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o total de 10% (dez por cento) dos limites previstos para gastos de campanha no cargo em que concorrer. Por exemplo, numa cidade em que o limite de gastos para campanha de Prefeito seja de 700 mil, o candidato só poderá usar 70 mil de seus recursos próprios.

Caso haja o descumprimento desses limites pelo doador ou pelo candidato, será aplicada multa no valor de até 100% do valor em excesso.

Além da multa, no caso da doação, a Receita Federal encaminhará a informação do valor em excesso ao Ministério Público para que se proceda à representação do doador visando à aplicação das penas cabíveis.

Por outro lado, o candidato poderá responder por abuso de poder econômico e, sendo à representação julgada procedente, terá cassado o seu registro ou diploma, além de ficar inelegível para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes.

Portanto, diante desses desafios a atenção deverá ser redobrada.

 

As opiniões aqui expressas são de total responsabilidade do seu idealizador

03
julho

Confira o balanço de casos confirmados do coronavírus em cidades do Agreste

Brejo da Madre de Deus

24 casos foram registrados nas últimas 24h. Os números atualizados foram divulgados nesta quinta-feira (02), pela Secretaria de Saúde. Brejo teve até agora 324 infectados. Quatro pacientes estão internados. Nove pessoas com a Covid-19 vieram a óbito.

 

Jataúba

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou três novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de três homens (03, 35 e 53 anos de idade). Seis pacientes foram curados. Jataúba soma agora 136 casos da doença.

 

Toritama

Nesta quinta, 10 novos casos positivos da Covid-19 foram registrados, em Toritama. 14 pessoas já morreram vítimas da doença. Uma morte segue sendo investigada.

 

Taquaritinga do Norte 

De acordo com boletim divulgado na manhã de hoje (sexta-feira, 03), mais cinco casos foram registrados no município. Com os novos casos, Taquaritinga do Norte soma agora 55 casos positivos para a doença.

02
julho

Empresa do Brejo faz campanha para arrecadar alimentos em troca de máscaras

Tendo em vista as dificuldades financeiras que muitos estão enfrentando durante esta pandemia, a empresa de roupas Decente Life, decidiu fazer uma campanha de arrecadação de alimentos.

Na campanha, a empresa sediada no distrito de São Domingos, no Brejo da Madre de Deus, troca uma cesta básica por 50 máscaras de proteção. O ponto de arrecadação está sendo na fábrica da Decente Life, localizada na Avenida Luiz Cecílio de Santana (Av. principal de São Domingos), em frente à Policlínica. Para participar, basta ir até a fábrica e levar a cesta básica.

Notícias Anteriores


 




error: Copiando nosso texto?