26
abril

Alcoólicos Anônimos promovem palestras na zona rural de Santa Cruz

 

O grupo ‘Zona Rural de Alcoólicos Anônimos (A.A)’ realiza em várias localidades da zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, a semana de CTO (Comitê Trabalhando com os Outros) em comemoração ao 1° ano de A.A no Sítio Cacimba de Baixo e aos 70 anos de A.A no Brasil.

A programação teve início nesta terça-feira (25) com palestra na Escola Municipal Ciríaco Ramos e reunião aberta com os representantes dos grupos de A.A na Associação de Moradores da Comunidade de Cacimba de Baixo. Nesta quarta-feira (26) o encontro será na Igreja Católica da Comunidade do Carrapicho Novo com palestra a partir das 19h30.

A programação segue nesta quinta-feira (27) será na Igreja Católica da Comunidade de Poço da Lama; na sexta-feira (28) a palestra ocorrerá na Igreja Católica da Comunidade do Carrapicho Velho e a palestra de encerramento acontecerá no sábado (29) na Associação dos Moradores da Magana. As palestras terão início a partir das 19h30.

26
abril

Iniciativa ambiental – Ascap promove campanha para arrecadar óleo usado para o projeto Sabão Caseiro em Santa Cruz

Sabão caseiro pode ser usado da mesma forma que o industrial, porém é bem mais barato – Imagem ilustrativa

A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) está recebendo óleo de cozinha e industrial que não sirva mais para uso. De acordo com a associação, a finalidade é reverter o material para que seja utilizado na produção de sabão em barra, através do projeto “Sabão Caseiro”, que é desenvolvido há 10 anos em Santa Cruz do Capibaribe.

Além de ser uma fonte de renda para os pequenos produtores, a iniciativa também é sustentável e também social, já que tira da natureza o óleo que, quando descartado de forma incorreta, polui milhares de litros de água e também o solo, além de ser distribuído gratuitamente para famílias carentes.

Para participar, basta levar o óleo usado em recipientes de plástico ou garrafas pet e deixar no escritório da Ascap, localizado na Avenida 29 de dezembro – 233, 1º andar (em cima da loja Motorac).

Com a iniciativa, a associação também demonstra sua preocupação com o meio ambiente. Outras empresas e a prefeitura também apoiam a ideia, com pontos de coleta. Participe.

.

25
abril

Blog nas ruas – Problema em calçamento provoca protesto silencioso em Santa Cruz

Fotos: Thonny Hill

Na tarde desta terça-feira (25) a equipe do Blog registrou um protesto silencioso em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações de pedestres que passavam pela Avenida Teófanes Ferraz (bairro Palestina), o protesto foi feito por moradores que estariam insatisfeitos com um problema no calçamento.

Segundo o protesto, seriam dois anos que o problema existe e que não teria sido solucionado por parte do poder municipal. Voltaremos ao local em até uma semana para verificar se alguma providência foi tomada.

25
abril

Projeto custeia instalação de cisternas na zona rural de Santa Cruz

Fotos: Elivaldo Araújo.

Várias famílias da zona rural de Santa Cruz do Capibaribe foram beneficiadas com cisternas que têm capacidade para armazenar, ao todo, 16 mil litros da água provenientes das chuvas. Os reservatórios que tiveram suas obras iniciadas em algumas comunidades, servirão de alternativa para driblar os inúmeros desafios da falta de acesso à água, que tem dificultado devido à estiagem enfrentada na região nos últimos seis anos.

Para garantir o uso adequado das cisternas, foram promovidos cursos de gestão de água com os agricultores beneficiados. Nessas capacitações, eles são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e receberam instruções para a manutenção dos reservatórios.

Nesta primeira etapa, algumas famílias dos Sítios Porteiras, Magana, Cacimba de Baixo, Carrapicho, Poço Fundo, Pará, entre outras comunidades foram selecionadas pela iniciativa. O projeto prioriza famílias mais vulneráveis, que recebem em média meio salário mínimo por mês.

A construção da cisterna é oriundo de um projeto que conta com gerenciamento de recursos e financiada pelo Governo Federal que contempla 70% da obra, além do apoio da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) que destina os outros 30% do valor. Por fim, cada agricultor pagará cerca de R$ 1 mil pela cisterna (com custo em pagamentos na mão de obra e alimentação dos trabalhadores).

22
abril

Cidade Lazer passará por mudanças a partir do próximo domingo

O Cidade Lazer, programa implantado pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em setembro de 2015, passará por algumas mudanças a partir do próximo domingo (23). As medidas que visam o disciplinamento e melhor dinâmica do uso do espaço pela população estão sendo coordenadas pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Governo e Desenvolvimento Social, Receita Municipal e Serviços Urbanos.

Entre as modificações que acontecerão na próxima edição do programa estão a divisão das duas vias da Avenida 29 de Dezembro para atividades diferentes. A via que fica do lado da Igreja São Cristóvão será destinada aos pedestres, já a outra do lado da Escola Padre Zuzinha ficará para atividades de esportes de roda (patins, skate e bicicleta).

A Avenida também ficará aberta até as 13 horas no cruzamento com a Rua Júlia Aragão, para facilitar o trajeto entre o bairro Novo e o São Cristóvão.

Outra das principais medidas adotadas pela administração municipal é o cadastramento dos ambulantes que comercializam dentro do Cidade Lazer. Uma equipe já esteve no local fotografando e identificando os comerciantes para iniciar o cadastro a partir do próximo domingo. Só poderão realizar esse tipo de atividade dentro do programa os ambulantes que forem cadastrados junto à Prefeitura.

O Gestor de Turismo e Lazer, Claudio Soares, ressalta a importância das mudanças para o usuário do Cidade Lazer. “É um programa de sucesso, onde a população ganhou um espaço para o lazer e consequentemente a cidadania. É importante que a gente consiga tomar algumas medidas em conjunto para dinamizar aquele espaço e torná-lo cada vez mais familiar”, pontua.

A Avenida 29 de Dezembro também ganhará sinalização visual, contendo avisos com as novas regras como: é obrigatório o uso de focinheira para cachorro de médio e grande porte, animais exóticos só serão permitidos mediante cadastramento, é proibido o uso de equipamento sonoro sem autorização da Prefeitura e é proibida a venda de bebidas alcoólicas.

Além do Cidade Lazer, a administração municipal já planeja o disciplinamento de espaços de lazer como o Parque Florestal e a Praça Maria das Dores Oliveira Silva, localizada no Vivendas do Capibaribe.

Com informações da Assessoria. 

19
abril

Vereador solicita tombamento do Cruzeiro da Palestina em Santa Cruz

Foto: Lucélio Silva.

Na tarde desta terça-feira (18) foi aprovado em 2ª discussão na Câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, o projeto de lei que determina o tombamento do patrimônio cultural e histórico do Mirante do Cruzeiro, localizado no alto da serra do bairro Palestina. O projeto de lei n°036/2017 é de autoria do parlamentar Capilé.

“Tendo em vista, a grande quantidade de pessoas que se dirigem até o alto da serra na semana santa e durante todo o ano, coloquei este projeto para que seja feito o tombamento daquela área e com isso, a população de Santa Cruz tenha um espaço a mais. E quem sabe futuramente após o tombamento, seja feito algum investimento naquela área para melhorar o nosso turismo” – destacou.

O Mirante do Cruzeiro da Serra da Palestina foi construído a pedido de Frei Damião, que dizia que, se o nome da cidade era Santa Cruz, deveria ter uma cruz que justificasse seu nome. O espaço foi construído de concreto armado e sua inauguração aconteceu em 17 de setembro de 1995 pelo próprio Frei Damião, com a realização de uma missa no local.

19
abril

Carreta tomba em mais um acidente na BR-104

..

Na manhã desta quarta-feira (19) mais um acidente foi registrado na BR-104, mais precisamente no trecho da Vila Canaã, vizinha a Toritama, mas que pertence a zona rural de Caruaru.

De acordo com as informações de populares, uma carreta carregada com abacaxis seguia pela pista quando, em uma curva, acabou perdendo o controle e tombou na parte do acostamento.

.

Por sorte, ninguém ficou ferido e nada mais grave foi registrado. A polícia foi acionada e organizou o trânsito no local do acidente. As causas do acidente não foram apontadas, mas o peso da carga ou uma manobra errada na via podem ter sido determinantes para o fato. A identidade do motorista não foi informada.

19
abril

Conselho Tutelar de Toritama faz alerta para casos de desafio da ‘baleia azul’ no município

Conselheiros tutelares, Gilmara Suelem e Antônio Heleno conversaram sobre o tema.

Na manhã desta quarta-feira (19) membros do Conselho Tutelar do município de Toritama, fizeram um alerta para chamar a atenção de pais e mães de crianças e adolescentes, contra possíveis casos do jogo suicida que provoca mutilação e até a morte dos participantes.

Nos últimos anos, as redes sociais tomaram conta da vida das pessoas. É difícil encontrar quem não navegue por algum tipo de site ou de aplicativo. O problema é que no meio de tanta oferta há algumas armadilhas. É o caso do desafio da ‘Baleia Azul’, um jogo on-line, difundido no mundo todo, que pode convencer o participante a fazer provas perigosas e até a se matar.

De acordo com informações da Polícia Federal que está investigando os casos no país, o jogo teria iniciado na Rússia. No Brasil, ao menos três pessoas já teriam cometido suicídio após participar do jogo. Ainda segundo as informações, o jogo possui 50 tarefas, que vão desde cortes pelo corpo até o próprio suicídio que é representado justamente quando o participante chega ao desafio de número 50. As fotos postadas por pessoas que participaram, são usadas para comprovar que o desafio foi cumprido.

Para os conselheiros tutelares, Antônio Heleno e Gilmara Suelem, que conversaram com nosso correspondente na Rádio Toritama FM, os pais precisam ficar atentos ao comportamento dos filhos em relação ao jogo da ‘Baleia Azul’. No entanto, é importante estar ciente de que o envolvimento no jogo pode ser um indício de que o jovem está sofrendo de outros problemas psicológicos, como uma depressão. Os conselheiros também afirmam ter recebido denúncias de casos semelhantes no município e alertam os pais para o acesso livre e ilimitado à jogos online, internet e redes sociais aos filhos.

.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

18
abril

SDS limita horário de policiamento nas festas de São João em Pernambuco

Nos dias 23 e 24 de junho, efetivo da PM será empregado até as 2h

De 2 a 22 de junho e de 25 de junho a 2 de julho, polos terão segurança até 00h

 

A Secretaria de Defesa Social (SDS) publicou, no Boletim-Geral, uma portaria restringindo o horário de atuação da Polícia Militar durante as festas do São João 2017 em Pernambuco. Durante os dias 23 e 24 de junho, o efetivo da PM será empregado até as 2h. De 2 a 22 de junho e de 25 de junho a 2 de julho, os polos juninos contarão com os policiais até a meia-noite. O documento ainda determina que cada evento poderá ser animado por, no máximo, um trio elétrico.

Datada do dia 6 deste mês, a portaria foi publicada no boletim no dia 12 de abril. De acordo com o texto da ementa, ela “estabelece procedimentos, regula emprego e ações dos órgãos operativos inerentes aos eventos juninos, antes, durante e após o São João 2017”. A portaria de número 001/2017 ainda define que os representantes das festas, que forem ocorrer no período junino, devem solicitar o policiamento até 15 dias antes do evento.

“A Segurança Pública inerente aos eventos juninos será empregada nos horários, de acordo com o definido abaixo, podendo ser ajustado outro horário, em comum acordo, entre as partes envolvidas no evento conforme a disponibilidade dos meios, ouvido antes os Diretores Integrados, bem como, os Comandantes de Unidades Operacionais da respectiva área de realização da Capital e do Interior”, diz o texto. Os horários, assim como os pontos de destaque, foram ressaltados em amarelo.

O policiamento nos casos de eventos que possuem trios elétricos será autorizado conforme o porte da festividade. Também será necessário seguir o limite de um trio por evento, assim como o percurso máximo de 2,5 quilômetros.

A portaria da SDS estabelece, ainda, que os comandantes de unidades operacionais e delegados seccionais deverão realizar reuniões com o Ministério Público Federal e os representantes dos eventos para formar um Termo de Ajuste de Conduta. O objetivo, segundo o documento, é garantir que tais obrigações e procedimentos sejam atendidos.

.

Com informações do G1/Caruaru e região.

18
abril

Bolsa Família de Santa Cruz do Capibaribe convoca beneficiários para revisão cadastral 2017 

O Programa Nacional de Transferência de Renda em Santa Cruz do Capibaribe iniciou a revisão cadastral dos beneficiados do Bolsa Família 2017. A renovação será realizada durante todo ano, é um pedido do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Outro fator desta revisão é identificar beneficiados desatualizados, conforme estabelece a Portaria MDS nº 617, de 11 de agosto de 2010. A atualização aponta refletir, no Cadastro Único, a situação mais recente dessas famílias.

Alessandra Vieira, Secretária de Governo e Desenvolvimento Social falou sobre o recadastramento. “Nosso trabalho visa garantir direitos a pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social através do programa federal, Bolsa  Família. Esse procedimento possibilita aos municípios aperfeiçoar o planejamento das suas ações no decorrer do ano”, disse a secretária.

“Acredito que de três a quatro mil famílias em Santa Cruz do Capibaribe precisam fazer a renovação cadastral, isso independentemente de estarem com o cadastro atualizado. Essa revisão é uma medida do Governo Federal, que busca ajustar algumas incoerências nas inscrições”, contou Gabriela Rocha, gestora do Bolsa Família em Santa Cruz do Capibaribe.

Para essa renovação cadastral os beneficiários foram organizados em grupos com prazos de atualizações e distribuídos nos municípios ao longo do ano. As famílias estão sendo avisadas da necessidade de atualizarem seus cadastros por mensagens no extrato de pagamento do PBF ou por carta.

O programa Bolsa Família de Santa Cruz do Capibaribe está situado na Rua Maria Francisca da Silva (ao lado do campo do Ypiranga), N° 132, Bairro Santo Antônio. Funciona de segunda a quinta-feira das 8h às 15h, as sextas-feiras das 8h até às 12h, com o fone: 3731-3963.

.

Informações da assessoria.

18
abril

Em Toritama, prefeitura dá início às obras de operação tapa buracos

Foi iniciada na manhã desta terça-feira (18) uma operação de recapeamento e conserto de buracos em ruas e avenidas no município de Toritama. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito, Edilson Tavares.

Um dos problemas crônicos detectados pela nova gestão pública que deverá receber prioridade nos prolixos dias, é o péssimo estado da pavimentação e asfalto da cidade. A quantidade significante de buracos tem prejudicado pedestres e automóveis, causando danos, prejuízos e transtornos com a quebra frequente de peças nos carros e motos, além de acidentes e descontrole no tráfego.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o município possui cerca de 4,5 mil metros de calçamento danificado e a operação irá interditar algumas ruas pelas próximas semanas. As obras irão acontecer desde o centro da cidade até as periferias.

.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

18
abril

Vacinação contra gripe começa no dia 24 de abril em Santa Cruz do Capibaribe

Imagem meramente ilustrativa

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) vai iniciar este ano em Santa Cruz do Capibaribe no dia 24 de abril. A imunização estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde e no AME Infantil, no período das 8 ao meio-dia e das 13 às 15 horas.

A meta da Secretaria de Saúde do Município é vacinar 90% do público-alvo, que são crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, todas as gestantes (em qualquer idade gestacional), mulheres no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores da Saúde, pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis como as respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, transplantados, entre outras que constam na lista do Ministério da Saúde. Esses pacientes crônicos deverão levar encaminhamento médico, contendo motivo de indicação da vacina.

Este ano, professores da rede pública e privada foram incluídos no público-alvo da campanha. Para ter acesso à vacina é necessário que esses profissionais levar algum documento que comprove a profissão ou o vínculo com a instituição onde leciona.

Pessoas que apresentam febre devem adiar a vacinação até a resolução do quadro. Os que apresentam histórico de alergia grave a ovo de galinha não devem tomar a vacina.

A vacina oferecida na rede pública de Santa Cruz do Capibaribe é trivalente e imuniza contra Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. A campanha acontece até o dia 26 de maio e o “Dia D” será em 13 de maio, quando os Postos de Saúde e o AME infantil vão vacinar durante todo o dia até às 17 horas.

18
abril

Obras de novas quadras poliesportivas em Santa Cruz do Capibaribe são comemoradas pela população

“Nossa escola passará a ter vida”, foi com essa frase que a estudante do 2º ano Paloma Vanessa definiu a construção da quadra poliesportiva na Escola Estadual Doutor Adilson Bezerra de Souza, em Santa Cruz do Capibaribe. A unidade está inserida no projeto Quadra Viva, do Governo de Pernambuco, e vai receber investimentos no valor de R$585,5 mil. Além dela, a Escola Estadual Professora Maria Lúcia Alves também receberá a cobertura de sua quadra, com projeto no valor de R$370 mil.

Para Paloma, a chegada de um espaço adequado para a prática das atividades físicas demonstra a preocupação da gestão com o desenvolvimento do aluno. A jovem Liliana Oliveira, que cursou seu ensino médio na Escola Doutor Adilson e reside nas imediações, também destacou a importância da iniciativa.

“Essa vai ser a melhor coisa que a escola poderia ter. Os alunos deixam muitas vezes de ter as aulas práticas por falta de estrutura. Com a quadra, eles serão beneficiados. Não só os estudantes, mas a nossa comunidade. Tenho certeza que a Escola Doutor Adilson irá ganhar bastante com melhor estrutura pra estudos e eventos que a escola irá realizar”, disse.

Lançado em 2015, o Programa Quadra Viva tem o objetivo de estruturar as escolas públicas estaduais que já contam com quadras poliesportivas ou a edificação das quadras nas unidades que não contem ainda com o equipamento. Deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Diogo Moraes (PSB) destaca que o início da construção de uma quadra poliesportiva e a cobertura de outra em escolas estaduais de Santa Cruz do Capibaribe vão contribuir para a melhoria do ensino na rede pública.

“O objetivo do Governo de Pernambuco é proporcionar uma interligação coerente das práticas esportivas em nossas unidades de ensino ao conteúdo ofertado em sala de aula. Uma concordância de conteúdos que proporciona o melhor desenvolvimento de nossos estudantes”, ressaltou o parlamentar, que ainda destacou o avanço do ensino na rede pública estadual. “Nosso estado tem a maior taxa de aprovação do país. Ficamos inclusive na frente de estados como São Paulo e Goiás”, complementou Diogo Moraes.

Segundo dados do Governo de Pernambuco, no ano de 2007, a cada 100 alunos que ingressavam no ensino público estadual, 24 não concluíam os estudos. Após dez anos de trabalho de gestões socialistas, esse número caiu para dois alunos a cada 100.

.

Informações da assessoria.

13
abril

Acidente deixa três feridas e uma vítima fatal na BR-104

Na noite desta quarta-feira (12) aconteceu um acidente na BR-104, mais precisamente em frente ao posto fiscal, próximo a Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte.

Segundo informações, o condutor Geovani de Souza da Silva (29 anos) guiava um veiculo de modelo Corsa, cor vinho e placas KKL-3967, que colidiu contra um caminhão. Na ocasião, o acidente resultou na morte de Sueli Silva Moura (24 anos).

Outras duas vítimas envolvidas no acidente foram socorridas pelo Samu para uma unidade hospitalar não revelada. Estiveram no local, policiais militares, civis e da Rodoviária Federal. Durante os procedimentos, foi feito o teste do bafômetro no condutor Geovani, constatando que ele teria ingerido bebida alcoólica, o qual deu um total de 0,50% do teor, sendo que o permitido é de 0,34%.

Geovani foi autuado em flagrante por alcoolemia, vale ressaltar que o mesmo não estava possuindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

13
abril

Problemas na periferia e água chegando a Manhosa marcam chuvas de quinta-feira em Santa Cruz

Açude da Manhosa já começa a captar água depois de ter secado totalmente há poucos meses – Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta quinta-feira (13) a equipe de reportagem do Blog percorreu diversos bairros de Santa Cruz do Capibaribe. O objetivo é mostrar como estão partes importantes do município que, sempre quando as aguardadas chuvas chegam, enfrentam problemas com alagamentos.

Como já é esperado, as áreas de periferia, em especial as ruas sem qualquer tipo de calçamento, são as que mais sofrem com a lama formada, mas há também a preocupação de populares que tem suas casas em áreas de risco, que observam atentamente o nível das águas.

As aguardadas chuvas também trazem consigo belas imagens, que renovam a esperança da população em dias com mais água a disposição. Uma dessas imagens vem do Açude da Manhosa, onde a terra rachada em meio a estiagem prolongada começa, aos poucos, a ser coberta pela água que chega.

Confira:

 

13
abril

Prefeito ‘hilário’: Gestor de Brejo da Madre de Deus plagia aparições de João Dória

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD) se vestiu de gari para realizar a entrega dos novos uniformes para a equipe de limpeza urbana do distrito de São Domingos.

O ato é um plágio das aparições do prefeito paulista João Dória (PSDB), que em seu primeiro dia útil de trabalho se vestiu de gari ao lado de seus secretários e fez o lançamento do programa Cidade Linda.

Hilário Paulo comentou sobre a entrega dos uniformes aos profissionais de limpeza.

“Comecei o dia muito feliz hoje junto ao meu povo, fizemos a entrega do uniforme aos funcionários da limpeza urbana no distrito de São Domingos, com isso motivamos nossos colaboradores e a cada dia teremos o distrito e uma cidade mais limpa” – completou.

12
abril

Em Toritama, coordenador da Compesa denuncia furto de caixa de água comunitária

Foto: Evandro Lins (arquivo)

 

A coordenadoria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no município de Toritama, afirmou que uma das doze caixas de água espalhadas pela cidade foi furtada em um ato criminoso no último final de semana. Em entrevista ao programa ‘Fala Toritama’ veiculado na rádio Toritama FM, desta terça-feira (11) o coordenador da Compesa no interior do Estado, Sandoval Alves de Melo, explicou que as caixas de água foram colocadas estrategicamente nos bairros mais afetados com o desabastecimento.

De acordo com ele, as caixas são abastecidas por caminhões pipa que em seguida ficam à disposição dos moradores locais para a retirada com baldes até suas residências. Desde o início da semana, os moradores do bairro Novo Coqueiral, estão sofrendo com a falta de abastecimento, já que a caixa do bairro teria sido furtada durante o último final de semana.

Ainda segundo Sandoval, a Compesa fez um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e espera que a caixa seja localizada e os autores identificados. Para o coordenador, o ato foi criminoso e irresponsável.

A Compesa afirmou ainda que não tem previsão para uma possível substituição da caixa, argumentando que há limitações no número de reservatórios é que outros bairros do município também esperam pela implantação.

.

Com informações de Evandro Lins, correspondente em Toritama

12
abril

Chocante – Idoso tem corpo mutilado em grave acidente na BR-104 em Caruaru

Na manhã desta quarta-feira (12) um grave acidente com vítima fatal foi registrado na BR 104 no município de Caruaru. O fato aconteceu por volta das 10h, em um trecho da descida nas imediações da Vila do Rafael, zona rural de Caruaru.

De acordo com as informações, o acidente teria sido provocado por o condutor de um veículo, Rage Rover, modelo Evoque, de cor branca e placas PFN-0505 da cidade de Altinho (PE). O veículo colidiu em cheio contra um senhor que ainda não teve a identidade revelada. A vítima aparentando ser um idoso, foi atropelado no momento em que atravessava a pista e teve seu corpo mutilado e partido ao meio devido à violência do impacto.

O condutor do veículo, permaneceu no local do acidente, mas também não teve seu nome revelado. Viaturas da Polícia Rodoviária federal (PRF) e perícia estiveram no local realizando o controle do tráfego e as primeiras investigações. O corpo deve ser encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

.

Com informações de Evandro Linns, correspondente do blog em Toritama.

12
abril

Resolvido – Após repercussão de matéria do Blog, problema esgoto a céu aberto é solucionado

Rede de esgoto atingida foi consertada – Fotos: Thonny Hill

Nesta quarta-feira (12) a equipe do Blog registrou a solução de um problema de saneamento, localizado no cruzamento da Avenida Maestro Alexandre com a Avenida Santa Cruz, ambas no bairro Nova Santa Cruz.

O problema aconteceu na última segunda-feira (10) quando uma escavadeira, que realizava serviços de nivelamento de rua, acabou atingindo canos da rede de esgoto, causando o problema.

No dia do fato, não foi relatado por populares se o nivelamento foi causado por uma máquina da prefeitura ou se de algum serviço particular, já que metros depois está acontecendo as instalações de um novo empreendimento comercial.

Em contato com o blog, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gilson Julião, relatou que a prefeitura já havia começado os reparos e solucionado o problema, após ter conhecimento do mesmo através da matéria publicada.

.

10
abril

Escavadeira danifica tubulação e provoca grande vazamento de dejetos em Santa Cruz

Foto: Thonny Hill

Na tarde desta segunda-feira (10) nossa equipe registrou um grande vazamento de dejetos no cruzamento da avenida Maestro Alexandre com a Avenida Santa Cruz, ambas no bairro Nova Santa Cruz.

De acordo com pedestres que passavam pelo local, o vazamento aconteceu quando uma máquina, que estava sendo usada para nivelar a Avenida Santa Cruz, acabou atingindo a tubulação de esgoto.

O que não foi relatado é se o nivelamento foi causado por uma máquina da prefeitura ou se de algum serviço particular, já que metros depois está acontecendo as instalações de um novo empreendimento comercial.

O local, que fica próximo a conhecida Praça dos  Paraibanos, enfrenta constantes problemas no saneamento e ações de reparos.

09
abril

Jovem fica gravemente ferido após acidente entre moto e caminhão pipa

Fotos: Fernando Lagosta

Um grave acidente envolvendo moto e caminhão pipa terminou com duas pessoas feridas.

De acordo com as informações obtidas por nossa equipe, Severino José da Silva (24 anos) estava na garupa da moto quando a moto, conduzida por um colega na estrada do Bandeira, zona rural de Brejo, bateu em um caminhão pipa.

No acidente, ele acabou caindo embaixo do caminhão e acabou sendo ferido ainda com mais gravidade.

Um fato que chamou a atenção é que a transferência do mesmo para o Hospital da Restauração em Recife só foi realizada horas depois, apenas agora a noite.

O acidente aconteceu por volta das 11h e o mesmo se encontrava na UPA 24h de Santa Cruz.

O estado dele é gravíssimo, mas estável.

07
abril

Homenagens de artistas marcam sepultamento do cantor Zito Ribeiro

Últimas homenagens foram prestadas ao som de artistas locais – Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta sexta-feira (07) foi realizado o cortejo e sepultamento do cantor santacruzense Zito Ribeiro. O também músico e compositor faleceu no estado do Maranhão, vítima de choque elétrico na última quarta-feira (05) quando realizava uma solda em um tipo de embarcação improvisada.

O corpo de Zito Ribeiro chegou na noite anterior ao sepultamento, onde foi velado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. O cortejo, que saiu por volta das 09h30, foi marcado não só pela tristeza dos familiares e amigos, mas também por homenagens, em especial a última delas, antes do sepultamento do corpo.

.

..

Um grupo composto por artistas locais como Rubiênio Catanha, Bento da Zabumba e Jota Neto, além do vice-prefeito Dida de Nan e o blogueiro Marcondes Moreno cantaram diversas canções como forma de última homenagem ao artista, entre elas “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga.

O sepultamento aconteceu no Cemitério Pedro e Paulo, no bairro São Miguel, sob salva de aplausos. Confira o vídeo com as últimas homenagens:

,

.

BIOGRAFIA

.

Zito Ribeiro nasceu no dia 10 de março de 1963, em Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe. Seu início na carreira musical se deu na década de 1990, após uma parceria com o cantor Carlinhos Coló, que juntos lançaram um CD em ritmo sertanejo.

A dupla conseguiu lotar o Clube Ypiranga na mesma noite em que o cantor Nando Cordel também se apresentou na cidade, no antigo Novo Clube. A lotação da dupla foi um marco histórico para um artista do município. Após desfazer a parceria, Zito lançou um CD solo com ritmos de forró e vaquejada.

Zito Ribeiro emplacou sucessos também nas campanhas políticas do município. Em 2000, ele interpretou a paródia em que o refrão dizia: “♪ Ernando vai dar uma lapada de uns 4 mil votos para lá ♪”, para o candidato a prefeito na época, Ernando Silvestre.

Em setembro de 2004, ele compôs e interpretou a música “A Orelha do Doutor” (canção a qual teve como protagonista, o atual vereador e então candidato a prefeito Dr. Nanau). O CD com a canção foi um dos mais vendidos da história das campanhas políticas de Santa Cruz do Capibaribe.

Atualmente, o mesmo tinha uma loja de confecções, onde vendia artigos na cidade onde faleceu.

07
abril

Problema em saneamento é resolvido no bairro Oscarzão

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizou um problema que se encontrava há meses em um saneamento, localizado na Rua Santo Antônio próximo a Escola Municipal Professora Maria Lucina Gonçalves, bairro Oscarzão.

Segundo a leitora Patrícia Alves, o problema já persistia há mais de quatro meses. Ainda de acordo com a leitora, a obra foi concluída no início desta semana.

Com a conclusão das obras, foi eliminado o forte mau cheiro que se encontrava devido aos dejetos, o que causava preocupação a saúde de moradores e principalmente a crianças.

06
abril

Em vídeo – Leitor desabafa e cobra solução para quadra poliesportiva inacabada em Santa Cruz

Foto: Arquivo

A redação do Blog recebeu, nesta quinta-feira (06) um vídeo de um de seus leitores, o internauta Junior Gomes.

No vídeo, o mesmo traz à tona um problema que já dura vários anos no município, que é o abandono das obras de uma das várias quadras cobertas que estão com esse mesmo problema no município, locais estes que deveriam servir como espaço para atividades culturais e de lazer para estudantes de escolas públicas.

No vídeo, o mesmo relata o abandono das obras da quadra poliesportiva entre os bairros Nova Morada e Nova Santa Cruz. Confira:

.

05
abril

Cantor popular Zito Ribeiro morre vítima de choque elétrico

 

Um choque elétrico tirou a vida do cantor popular Zito Ribeiro (54 anos). O fato ocorreu nesta quarta-feira (05) na cidade de São Francisco do Amarante, no Maranhão. No momento do acidente, Zito estava consertando uma moto, utilizando um gerador elétrico para baterias. A informação foi confirmada ao Blog do Ney Lima pelo filho do cantor.

Segundo informações, ele tinha um projeto de fazer uma pequena embarcação com uma moto adaptada e, na ocasião estaria fazendo uma solda na moto, utilizando a energia de um poste, sendo então atingido pela eletricidade. O corpo dele foi encontrado de bruços dentro do Rio Paranaíba.

O cantor estava residindo no Maranhão há alguns anos, onde teria aberto uma loja para vender confecções, mas o seu maior projeto seria fazer uma lancha com as adaptações de uma moto.

A família está em busca de soluções para o translado do corpo, que deverá ser velado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe..

Biografia:

Zito Ribeiro nasceu no dia 10 de março de 1963, em Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe. Seu inicio na carreira musical se deu na década de 1990, após uma parceria com o cantor Carlinhos Coló, que juntos lançaram um CD em ritmo sertanejo.

A dupla conseguiu lotar o Clube Ypiranga na mesma noite em que o cantor Nando Cordel também se apresentou na cidade, no antigo Novo Clube. A lotação da dupla foi um marco histórico para um artista do município. Após desfazer a parceria, Zito lançou um CD solo com ritmos de forró e vaquejada.

Zito Ribeiro com chapéu.

Zito Ribeiro emplacou sucessos também nas campanhas políticas do município, em 2000, ele interpretou a paródia em que o refrão dizia: ♪ Ernando vai dar uma lapada de uns 4 mil votos pra lá ♪, para o candidato a prefeito na época, Ernando Silvestre.

Em setembro de 2004, ele compôs e interpretou a música “A Orelha do Doutor” (canção a qual teve como protagonista, o atual vereador e então candidato a prefeito Dr. Nanau), o CD com a canção foi um dos mais vendidos da história das campanhas políticas de Santa Cruz do Capibaribe.

Confira a canção ‘Surda e Muda’ com Zito Ribeiro:

05
abril

Participe deste gesto! – ONG Desafio Jovem realiza campanha para arrecadação de doações

Trabalho auxilia adolescentes a abandonarem o vício das drogas – Foto: Arquivo

A ONG santacruzense Desafio Jovem, que realiza um trabalho social e voluntário com dezenas de adolescentes vítimas da dependência química do álcool e drogas, está realizando mais uma campanha solidária para arrecadação de doações.

Desta vez, a campanha visa arrecadar produtos de higiene pessoal como shampoo, condicionador, creme dental, sabonetes, desodorantes e barbeadores. De acordo com Benildo e Neide, que administram a ONG, o objetivo é auxiliar a dar ainda mais dignidade a todos os que lá são atendidos.

Para quem quiser colaborar, basta entrar em contato com os seguintes telefones: (81) 9921-1447 / 99674-6984 (ambos da operadora Tim) ou (81) 99212-5010 / 99481-9297 (ambos da operadora Claro).

A arrecadação das doações é feita pelo próprio pessoal da Desafio Jovem, que busca os donativos na casa dos doadores no dia e horário combinados.

.

Página 1 de 152123...1020...Última »

Notícias Anteriores