16
julho

Em agosto – Santa Cruz do Capibaribe receberá o projeto “Cidadania com vez e voz”

Foto: Divulgação.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania), realizará no próximo 13 de agosto, em Santa Cruz do Capibaribe, o projeto “Cidadania com vez e voz”.

Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral, a ação é dedicada à toda a população do Estado, principalmente representantes da sociedade civil como os líderes comunitários, conselheiros tutelares, professores e demais interessados. A ideia do projeto é realizar uma mobilização social para que seja possível identificar e eleger problemas locais ou setoriais que precisam ser solucionados.

“Queremos quebrar o tabu e provocar a discussão, a detecção de problemas e soluções possíveis, além de combater desigualdades, vulnerabilidades, situações de risco, discriminações, violência, ameaça ou supressão de direitos coletivos, difusos ou individuais indisponíveis. Protegendo os desassistidos, gerando conscientização social sobre drogas, sobre a fome e as suas consequências”, asseverou

Ainda de acordo com Dalva, entre as principais demandas apontadas pelos cidadãos durante o evento que já passou por 13 cidades pernambucanas, estão a ausência de políticas públicas que melhorem a vida local, seguida de temáticas como educação, mobilidade, iluminação pública, abuso sexual, entre outras.

Dalva ressaltou que após a realização do evento, os promotores de Justiça do MPPE darão continuidade às ações propostas pelo Cidadania com vez e voz.

O encontro em Santa Cruz do Capibaribe acontecerá na Câmara Municipal de vereadores, que fica localizada na Rua Manoel Rufino de Melo, 100, no próximo dia 13 de agosto das 9h às 13h.

11
julho

Pernambuco reduz homicídios em 23% no primeiro semestre de 2019, diz governo

No primeiro semestre de 2019, Pernambuco contabilizou 1.757 homicídios em todo o estado. O número é 23% menor do que as 2.284 ocorrências do mesmo tipo registradas no mesmo período do ano passado.

O dado foi divulgado nesta quinta-feira (11), durante uma reunião do Pacto Pela Vida – programa criado em 2007 para minimizar as estatísticas da violência no estado.

O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão, no Centro do Recife, com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), de secretários estaduais e de representantes das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, o chefe do executivo elogiou os resultados obtidos de janeiro a junho e disse esperar estatísticas ainda menores até o fim do ano. “Temos a expectativa de 2019 ser um dos melhores anos dos últimos cinco anos, ou seja, ficarmos atrás apenas do melhor ano do Pacto, que foi 2013”, afirmou o gestor.

De acordo com os números apresentados na reunião, a redução mais expressiva ocorreu em fevereiro, com 33,7% a menos de homicídios em relação a 2018. Em junho, último mês contabilizado, a redução foi de 24,7%, passando de 336 homicídios em 2018 para 253 crimes do mesmo tipo em 2019.

O estado também afirma que houve diminuição de 16,4% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que englobam roubos a casas, pedestres, veículos e estabelecimentos. No primeiro semestre de 2018 foram 50.597 e, em 2019, o número caiu para 42.281.

,

Fonte: G1/Pernambuco.

10
julho

Mudanças – Delegada Érica Feitosa assumirá 21ª Delegacia de Homicídios de Santa Cruz

Fotos: Arquivo do Blog

A atual delegada titular da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Toritama, será a titular da Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe.

Bruno Machado, atual delegado da Delegacia de Homicídios de Santa Cruz, assumirá uma Delegacia de Homicídios da cidade de Caruaru.

A delegacia de Polícia Civil do município de Toritama também haverá mudanças, o delegado Eymard Coutinho, atual titular, assumirá a delegacia de Polícia Civil da cidade. Já em Brejo da Madre de Deus, o delegado Anderson Liberato, assumirá a Delegacia de Polícia Civil de Brejo da Madre de Deus.

10
julho

Dom José Ruy é nomeado novo bispo da Diocese de Caruaru

Nesta quarta-feira (10), o Papa Francisco acolheu pedido de renúncia de dom Bernardino Marchió e nomeou como novo bispo dom José Ruy Gonçalves Lopes, para Diocese de Caruaru.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom José Ruy e uma mensagem de agradecimento a Dom Dino, como é carinhosamente conhecido dom Bernardino.

José Ruy estava à frente da Diocese de Jequié (BA).

Perfil

Nascido em 06 de agosto de 1967 em Feira de Santana (BA), dom José Ruy ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em fevereiro de 1985 e emitiu votos em 10 de janeiro de 1988. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993.

Cursou pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade Assunção de São Paulo em 2007 e 2008. Também atuou no Conselho de Formação Internacional dos Capuchinhos e no Conselho de Administração das Obras Sociais da Beata Irmã Dulce. Além disso, também foi professor de Teologia Moral na Faculdade Arquidiocesana e diretor do Colégio Santo Antônio de Feira de Santana (BA).

09
julho

Empresário que já residiu em Santa Cruz sofre acidente automobilístico em Minas Gerais

No acidente, ele ficou ferido e outro faleceu após ficar preso nas ferragens

.

Foto: Reprodução/Empresário de Sucesso.

Um acidente automobilístico na noite desta segunda-feira (08) na BR-122, na região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, deixou um comerciante que já residiu em Santa Cruz do Capibaribe ferido e um representante comercial de 47 anos morto.

Segundo informações do jornalista Oliveira Júnior, a colisão envolveu um automóvel e uma carreta, sendo que as vítimas estavam no carro. O representante Sérgio Rodrigues de Souza, não resistiu e acabou falecendo, ficando preso nas ferragens.

Ele viajava em carro de modelo Jetta, que estava sendo conduzido pelo empresário Vagner Ferreira Barros (39 anos), e seguiam sentido Janaúba para Montes Claros (ambas em Minas Gerais) quando veio a colidir na traseira da carreta. Os dois veículos seguiam no mesmo sentido.

O motorista teve fraturas e ferimentos pelo corpo, recebeu atendimento no local e foi encaminhado para uma unidade hospitalar na cidade de Montes Claros, onde não corre risco de morte. O condutor da carreta não teve ferimentos e permaneceu no local do acidente, até que as providências de resgate e socorro fossem realizadas.

Vagner Barros já residiu por vários anos na Rua Sebastião Bastos, Bairro São Cristóvão na Capital da Moda. Atualmente ele mora em São Paulo, onde possui uma loja de roupas voltada para os produtos chineses no Bairro do Brás.

No início deste mês, ele foi o entrevistado no programa Empresário de Sucesso, que é veiculado pela Record News.

09
julho

Prefeitura de Santa Cruz dá detalhes sobre início da obra de passagem molhada ao lado da Ponte Velha

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano, iniciou na tarde desta segunda (08), a construção de uma passagem molhada ao lado da Ponte Velha que recentemente foi interditada.

A via terá mão dupla, medirá de 10 a 15 metros de largura, o acesso de entrada e saída será ao lado do Mart Moda e por trás do antigo açougue público municipal. A passagem ganhará aterro, 30 tubos de manilhas de concreto de 01 metro para passagem das águas do Rio Capibaribe, envolve 15 homens e 05 máquinas de grande porte.

“O objetivo dessa passagem molhada é melhorar o translado de veículos para quem usa as Avenidas João Francisco Aragão (Centro) e Teófanes Ferraz (PE-160), que eram entrada e a saída antigas da cidade”, destacou Walmiro Silveira, secretário executivo de Obras.

O prefeito Edson Vieira, falou da obra para população e falou que foi o atendimento de uma solicitação dos comerciantes da região e moradores.

“Essa passagem molhada vai ajudar a população, em especial, os comerciantes da localidade que estão sendo prejudicados com baixas nas vendas, após a interdição da ponte velha. É uma medida provisória, porém, com a deputada Alessandra Vieira e nosso grupo, continuaremos cobrando o Governo do Estado, a requalificação da ponte velha para solucionarmos o problema na localidade”, disse o prefeito.

Essa passagem molhada está sendo executada com recursos do município, a previsão de término e liberação de tráfego de veículos no local foi estimado em uma semana.

.

Informações da assessoria.

08
julho

Instituições de Santa Cruz participam de seleção para recebimento de recursos da prestação pecuniária

Quantia fica retida na conta do poder judiciário, sendo repassada às entidades sem fins lucrativos através de uma seleção pública.

Entidades públicas ou privadas de interesse social de Santa Cruz do Capibaribe, podem se cadastrar para o Edital que vai selecionar os  beneficiários dos recursos da prestação pecuniária, provenientes das penas e medidas alternativas nos processos da Vara Criminal. O cadastramento deve ser feito na Secretaria da Vara Criminal do município, num prazo de 40 dias a partir da publicação do Edital, que ocorreu no último dia 1º deste mês.

A divulgação do processo de seleção foi feita durante encontro por representantes da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (GEPAIS), através da Central de Apoio às Medidas e Penas alternativas (Ceapa) do município. A reunião contou com a participação de 41 representantes de instituições parceiras.

“A cada Edital publicado, nossas equipes das Ceapas trabalham intensamente na divulgação dos instrumentos e capacitação das entidades recebedoras de cumpridores de cada região. Ações como essas, além de fortalecerem toda a Política de Penas Alternativas, ainda contribuem com a redução de danos e da violência. Ganhamos todos com isso, cumpridores, entidades e toda a sociedade”, destaca Mariana Pontual, secretária executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor.

Durante a divulgação do Edital, uma representante da Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz do Capibaribe (AADESC), falou do projeto “Criança Feliz”, contemplado no Edital/2018 e onde empregou os recursos.

“O valor de aproximadamente, R$ 13.600,00 ajudou bastante no atendimento às crianças com deficiência, compramos armários de aço, fichário, TV, material elétrico, material de limpeza, entre outros equipamentos que incrementaram nossa instituição”, explicou a diretora Maria de Fátima Oliveira.

Entidades filantrópicas e organizações sociais podem potencializar seus projetos através dos recursos oriundos da prestação pecuniária. Essa quantia fica retida na conta do poder judiciário, sendo repassada às entidades sem fins lucrativos através da seleção pública.

08
julho

Wilmario Lagos é vencedor do Reality Show Verão Veloz

Reality foi promovido pela A’Veloz Têxtil

Wilmario Lagos de 28 anos de idade, foi o vencedor do Reality Show Verão Veloz, promovido pela A’Veloz Têxtil. Os looks produzidos pelos participantes, desfilaram na passarela durante a noite da última quinta-feira (04), em Santa Cruz. A bancada julgadora composta por oito jurados elegeram o look campeão.

“Foi um grande desafio, onde podemos trocar muitas experiências e elevar grau de conhecimento de ambos os lados. Tivemos o objetivo de valorizar os talentos dos futuros profissionais da nossa cidade, dando oportunidade para eles ingressarem no mercado.” – pontuou a proprietária Eliana Carlos

O Reality incentivou o estudo de moda na região. Os jurados: Jô Mendes, Mari França, Ionara Harajuku, Marcelo Taulbert, Inabel Ramos, Wagnner Sales, Cleudo Honorato e Wilker Medeiros, elegeram o novo estilista/designer de moda da região.

“Sou grato a empresa por ter dado essa oportunidade as pessoas da nossa região. Tudo que aconteceu nesse Reality foi muito legal pra mim, uma experiência muito boa. Era um sonho meu participar de um evento assim; pegar todas as minhas criações e colocar na passarela. De hoje em diante eu almejo ir bem mais além! Quero pegar esse título que eu ganhei como melhor e quero aprimorar ele em minha vida.” – afirmou Wilmario Lagos, vencedor do Reality

A A’Veloz Têxtil vem sempre lançando novos artigos com texturas e cores conforme a tendência da estação, atendendo as necessidades dos fabricantes da região em diversos segmentos. Por ser fabricante dos seus produtos, a A’Veloz dispõe dos melhores preços.

08
julho

Toritama – Prefeitura proíbe criação de grupo de Whatsapp entre professores e pais de alunos

Foto: Evandro Balla.

Uma medida tomada pela prefeitura municipal de Toritama tem causado polêmica, sobretudo na comunidade escolar. Em ofício assinado no ultimo dia 4 de julho, endereçada aos gestores escolares, fica terminantemente proibida a criação de grupos em redes sociais, com a participação de pais com demais integrantes da equipe gestora.

A administração municipal alega quatro pontos principais como argumentação para proibição: “Perda de feedback; Barreira pessoal-profissional comprometida; Perda de relações e complicações no controle de informações”. 

“Quando a comunicação pai-professor se desenrola via aplicativos que não são direcionados especificamente para esse tipo de interação, a escola começa a perder informações preciosas que poderiam muito bem, ser utilizados para o aprimoramento da instituição”, diz trecho do ofício.

“A instituição começa a não ter ciência o que está acontecendo em seu interior, já que os pais estão em comunicação quase que exclusiva com os professores”, aponta o documento em outra parte.

Confira a seguir o ofício na íntegra.

Welson Costa, secretário executivo de educação em Toritama, falou ao programa Rádio Debate, nesta segunda-feira (08) sobre o caso.

“Está proibido grupos de Whatsapp com os pais/mães/responsáveis e professores. Em momento algum, proíbe entre funcionários da escola”, falou, argumentando que a proibição com os pais se deve pela necessidade de ter os mesmo ‘perto da escola, indo a escola, acompanhando seus filhos’.

O secretário afirmou ainda que tem sido procurado por integrantes da gestão, por supostos “ruídos na comunicação”, e enfatiza o ‘distanciamento’ dos pais com a vida escolar dos filhos.

Confira a entrevista:

08
julho

Doze pessoas são detidas com drogas e celular roubado, em Toritama

A polícia deteve doze pessoas na noite deste domingo (07), no município de Toritama. Os jovens estavam dentro de uma residência no bairro Coqueiral. Com eles foram apreendidas 219g de maconha e uma quantidade de cocaína.

O policiamento avistou o Henrique Felipe Faustino de Almeida (19 anos) em companhia outro homem, numa motocicleta em atitude suspeita. Ao consultar o aparelho celular do Henrique a polícia constatou que o mesmo estava com queixa de roubo e furto. Segundo o policiamento, na carteira dele foi encontrado papel ceda e um restante de entorpecente, o jovem informou a PM que era viciado na droga e que iria comprar o entorpecente.

O efetivo localizou várias pessoas entrando em um imóvel, ao avistarem a polícia. Segundo a PM, era notável o forte cheiro de maconha dentro da residência. Dez pessoas estavam dentro da casa. Paulo Cesar Silva das Graças (19 anos) se apresentou como sendo proprietário da residência. Segundo a polícia, todos os envolvidos que se encontravam na residência fazia uso dos entorpecentes vendidos no local.

Os doze envolvidos foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, para DP afim de serem tomadas as medidas cabíveis.

06
julho

Dom Cellebre Pizzaria é inaugurada em Santa Cruz

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe acaba de receber um novo conceito em pizzaria. Com uma proposta inovadora e promoções imperdíveis, a Dom Cellebre Pizzaria é especializada em atender os paladares mais exigentes. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (04).

“A procura de inovação na pizzaria, tivemos a orientação de um consultor. Temos sabores diferenciados, com massa fina e crocante.” – afirmou o proprietário Pedro Ramos

Ainda de acordo com o proprietário, nesse mês de inauguração, a Dom Cellebre não está com Delivery. Os amantes de pizza, poderão desfrutar das promoções de inauguração. A “Bora Rachar?” que proporciona a mesa mais animada pagar metade do consumo, e a “Sua Foto Vale Ouro” onde quem tirar uma foto dentro do espaço e postar, automaticamente ganha um chocolate Ouro Branco. Ambas, só válidas nas quintas-feiras.

A Dom Cellebre funciona todas as quintas-feiras e domingos das 18h às 22h, na rua Maria Carneiro Pontes, número 94, no bairro Nova Santa Cruz (mesmo espaço da Cellebre Recepções).

Notícias Anteriores