17
julho

Santa Cruz – Colisão entre veículos deixa motociclista ferido

Na manhã desta terça-feira (17) um acidente de trânsito ocorrido em Santa Crua do Capibaribe resultou em um motociclista ferido.

De acordo com informações obtidas pelo blog, o fato aconteceu no bairro Centro, nas proximidades do Banco do Brasil, envolvendo um motorista de um carro de passeio e também o motociclista.

O motociclista, de acordo com testemunhas, está com suspeita de fratura na perna direita, sendo que uma equipe do Samu já foi acionada e prestou os primeiros socorros ainda no local. Os nomes dos envolvidos no acidente não foram informados.

16
julho

Empresa opera na construção da maior terraplanagem do Brejo e deve intensificar os trabalhos

A empresa INOVA Construções Serviços e Telecomunicações LTDA-EPP está operando na construção da maior terraplanagem já realizada no município do Brejo da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco, e deve intensificar os trabalhos nessa semana, segundo o prefeito Hilário Paulo (PSD) que esteve acompanhando de perto a extração de Piçarros que estão sendo utilizados como matéria prima para execução dos serviços.

Serão 30,7km de estradas vicinais contemplando as comunidades do Assentamento Baraúna, Sítio Bandeiras, Passagem do Moleque, Queimadas, Lagoa de Pedra e Miguel Velho. O custo total da obra que conta com a construção de pelo menos sete passagens molhada e quarenta bueiras, é de R$ 3.490.384,71 (três milhões, quatrocentos e noventa mil, trezentos e oitenta e quatro reais e setenta e um centavos).

O prefeito Hilário aproveitou a oportunidade para falar da qualidade da obra que está sendo realizada com o apoio do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

“É uma das maiores obras já realizada na zona rural, serão construídas cinco passagens molhadas e quarenta bueiros, a terraplanagem será feita com brita, pó de pedra e cimento, eu particularmente não conheço uma terraplanagem realizada nesses moldes na nossa Região”, informou.

A Prefeitura Municipal ainda usa as maquinas do município na melhoria de estradas rurais de outras regiões do Brejo da Madre de Deus.

;

Informações da assessoria.

12
julho

Número de roubos cai 21,94% em Pernambuco no primeiro semestre de 2018, diz SDS

Aumento do efetivo policial foi a razão apontada pelo governo para a diminuição nos índices (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O primeiro semestre de 2018 terminou com uma queda de 21,94% no número de roubos em Pernambuco, segundo a Secretaria de Defesa Social. Os dados divulgados nesta quinta (12) mostram que o estado registrou 49.824 ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), o que corresponde a uma redução de 14.003 casos em comparação ao mesmo período em 2017.

A diminuição foi identificada em todas as regiões do estado: 21,55% na Zona da Mata, 19,44% no Agreste e 13,22% no Sertão. Na Região Metropolitana do Recife, a redução registrada foi de 23,84%, já que foram contabilizados 19.211 roubos no primeiro semestre de 2017 contra 14.631 na metade inicial de 2018.

Em relação a junho deste ano, foi identificada uma redução de 20,39% no número de roubos no comparativo com o mesmo mês no ano passado, que caiu de 10.256 para 8.165 casos. Também na comparação entre os meses de junho em 2017 e 2018, houve queda de 30,66% no Sertão; 22,53% no Grande Recife; 21,54% no Agreste; e 15,16% na Zona da Mata.

A secretaria atribui o resultado positivo ao aumento do efetivo policial iniciado em setembro de 2017. Desde então, o estado colocou mais 2,8 mil policiais nas ruas, 1,3 mil novos profissionais nas polícias Civil e Científica e 278 novos bombeiros militares.

Outros dados do levantamento

O número de pessoas autuadas em flagrante subiu 41% no primeiro semestre deste ano, com 15.706 prisões contra 11.115 no mesmo período de 2017.

O número de assaltos a ônibus caiu 48%: de janeiro a junho do ano passado, foram registradas 844 ocorrências contra 439 no primeiro semestre de 2018.

O programa Alerta Celular, lançado no ano passado, recuperou 2.406 aparelhos de celulares roubados no primeiro semestre deste ano em Pernambuco, número 610% superior ao registrado no mesmo período de 2017.

O estado também apontou uma queda de 27% no número de roubos de celulares neste ano em comparação com a metade inicial de 2017.

No comparativo entre os meses de janeiro e junho de 2017 e 2018, foi registrada uma diminuição de 19,6% em roubos de carros em Pernambuco.

O número de roubos de cargas teve uma queda de 16% entre janeiro e junho deste ano no estado.

Houve a diminuição de 33% de crimes contra instituições financeiras (bancos, carros-fortes e caixas eletrônicos) em Pernambuco: foram 52 ocorrências no primeiro semestre de 2017 contra 35 na metade inicial deste ano.

;

G1/Caruaru e região.

12
julho

Desfecho – Cabrita que nasceu com seis patas em Toritama passou por cirurgia

O caso da cabrita que nasceu com seis patas na zona rural de Toritama teve um desfecho positivo na manhã desta quinta-feira (12). O animal foi submetido a uma cirurgia para retirada dos membros adicionais em uma clínica veterinária em Caruaru.

Amigos do proprietário do animal chegaram a iniciar uma campanha para arrecadar recursos financeiros no intuito de bancar o processo cirúrgico. No entanto, um médico veterinário residente em Caruaru tomou conhecimento do caso e se disponibilizou a realizar a operação de forma gratuita.

De acordo com informações dos populares que levaram o animal até a clínica, a cabrita passou por alguns exames e raio-x antes da cirurgia. O animal teve as duas patas excedentes retiradas e o procedimento foi considerado um sucesso. O animal está em observação e deverá receber alta até o final de semana.

Entenda – A cabrita nascida na zona rural de Toritama foi vítima de polimelia, má formação congênita em que o animal nasce com membros adicionais em seu corpo. Embora seja rara, a má formação também pode causar a morte dependendo de onde ela surja, mas também pode ser retirada sem que restem sequelas.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

12
julho

Cadastramento de casas populares em Santa Cruz, pode ter início em agosto

Casas em construção no Residencial Cruzeiro, em Santa Cruz do Capibaribe. Imagem: Assessoria .

Em participação no Programa Cidade Notícia, dessa quinta-feira (12), o secretário de habitação de Santa Cruz do Capibaribe, Flávio Dunda, falou sobre os trâmites pra o cadastramento popular pra aquisição de residência no loteamento Cruzeiro.

O residencial está sendo construído no bairro da Palestina (sentido sítio Maracajá), com recursos federais conquistados por meio de convênio com a Caixa Econômica, através do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Flávio afirmou que o cadastramento só terá início após uma autorização da Caixa, com um trabalho de projeto social, que está sob análise do órgão.

“Tem uma previsão pra o mês de agosto. Para começar, por que o cadastramento não é simplesmente pegar uma documentação da família, tem todo um processo de visitas, ficha pra ser preenchida na entrega da documentação, tudo em parcerias com a secretaria de ação social”, disse.

Durante a passagem do vereador Joab Gomes (PSD) pela secretaria, alguns populares haviam deixado cópias de documentos. Flávio informou que as pessoas precisam retornar à secretaria, pegar os papeis para atualização e levar novamente quando o cadastramento for oficialmente aberto. Ele acrescentou que, nos próximos dias, as datas e procedimentos completos serão amplamente divulgados pela gestão municipal.

De acordo com Flávio, a Caixa não aceita cópias de comprovante de residência com mais de 60 dias. Alguns papeis, disse ele, estavam com até 5 meses.

Residencial Cruzeiro

O convênio com a Caixa Econômica Federal, foi assinado em 28 de novembro do ano passado. A verba servirá para construção de 500 casas populares que estão sendo erguidas no bairro da Palestina.

Iniciada em dezembro, a previsão de conclusão é de 18 meses. A responsabilidade da construção é da empresa J3 Construtora.

10
julho

Organizador da Trilha de São Domingos celebra importante apoio do prefeito Hilário Paulo

​O organizador da Trilha de São Domingos, um dos eventos mais conhecidos do município do Brejo da Madre de Deus, Ionildo, celebrou o importante apoio do prefeito Hilário Paulo (PSD) a 5ª edição da tradicional Trilha de São Domingos que reúne centenas de motociclistas de toda a região.

O evento acontece em Agosto e como todos os outros anos, conta com o apoio do prefeito Hilário e da Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus.

“Sempre apoiamos os eventos do Brejo, pois eles elevam a cultura, o esporte e o turismo do nosso município, aquecendo a economia e proporcionando lazer aos nossos munícipes. Não poderia deixar de apoiar um evento tão importante para São Domingos e assim manteremos nossa presença como sempre nesse e em outros eventos”, pontuou Hilário.

Já o promotor Ionildo de Araújo comemorou o apoio concedido pelo prefeito Hilário e falou da importância da presença do poder público municipal no evento que já entrou para o calendário de trilhas do Agreste Pernambucano.

“Olha, o prefeito Hilário desde a primeira edição do evento, quando ainda não era prefeito, já apoiava a Trilha de São Domingos e ao longo nos anos foi reforçando ainda mais esse apoio. Agradecemos e comemoramos a atenção do prefeito Hilário, pois tem sido um parceiro e se preocupado com os eventos de nossa comunidade”, agradeceu.

.

Informações da assessoria.

10
julho

Primeiras tubulações da Adutora do Alto Capibaribe começam a ser assentadas pela Compesa

Obra hídrica estruturadora para região Agreste inicia pelas cidades de Santa Cruz, Jataúba e Taquaritinga.

Nesta semana, a Compesa iniciou o assentamento das primeiras tubulações da Adutora do Alto Capibaribe, obra que vai trazer água do Rio São Francisco captada na Paraíba para 9 municípios do Agreste Setentrional Pernambucano e 1 do Cariri Paraibano. Os serviços de implantação de 15 mil metros de tubos serão realizados na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, às margens da PE-160, seguindo sentido a Jataúba e a Taquaritinga do Norte, na estrada de acesso à Barragem de Mateus Vieira, com cerca de 5 mil metros de tubos.

Pela primeira vez, uma adutora captará água em um rio de outro estado para atender à uma dezena de municípios. A Adutora do Alto Capibaribe vai trazer para Pernambuco água do Rio Paraíba, próximo ao Açude Boqueirão, na cidade de Barra de São Miguel, na Paraíba. Serão aplicados R$ 82 milhões na obra, recursos do FGTS, e o prazo de conclusão do empreendimento é de 15 meses.

Por meio dessa engenharia, será possível fazer a “transposição da transposição” e acelerar a chegada da água do Rio São Francisco para 230 mil pernambucanos nas cidades de Santa Cruz, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, além de atender ao município de Barra de São Miguel, na Paraíba. Essa obra vai beneficiar um importante polo de confecção de Pernambuco, concentrado nas cidades de Santa Cruz e Toritama.

A obra consiste na implantação de uma adutora com 70 quilômetros de extensão e de três estações de bombeamento. O trecho mais longo da adutora terá 51 quilômetros e vai transportar 350 litros de água, por segundo, da captação, na Paraíba, até o município de Santa Cruz do Capibaribe – atendendo a cidade e o distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. De lá, uma derivação da adutora segue até a Barragem de Poço Fundo, para abastecer a cidade de Jataúba.

Em Santa Cruz, a Adutora do Alto Capibaribe será interligada às tubulações da Adutora do Agreste para levar a água à ETA Toritama. No meio desse percurso, será implantado um trecho complementar (de cinco quilômetros) para abastecer Taquaritinga do Norte e o distrito de Pão de Açúcar. De Toritama, a água também seguirá pelo Sistema de Jucazinho, de forma invertida, para atender Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho e Vertente do Lério.

10
julho

Campanha é realizada para realizar cirurgia em cabrita que nasceu com seis patas

Na manhã desta terça-feira (10) alguns moradores da Vila São Benedito, na zona rural de Toritama, deram início a uma campanha que tem como objetivo levantar recursos financeiros para realizar uma cirurgia em uma cabrita que nasceu com seis patas.

O caso raríssimo foi destaque em todo estado no mês passado e, prestes a completar trinta dias, o dono teme pela vida do animal. Em casos de polimelia (que é o nascimento de membros adicionais), existem procedimentos cirúrgicos em que o animal é submetido com enormes chances de sucesso. No caso especifico desse animal, o bicho nasceu com duas patas na região do abdome.

Morador da Vila São Benedito, onde o caso foi registrado, o popular Zé Ronaldo procurou nosso correspondente em Toritama para detalhar a realização da campanha. De acordo com ele, o procedimento cirúrgico foi estimado em R$ 500,00 e as doações poderão ser deixadas na rádio Toritama FM.

O proprietário do animal é um agricultor da comunidade rural que não possui condições financeiras para bancar o procedimento. Ainda segundo Zé Ronaldo a cabrita não será destinada ao abate e tornou-se um símbolo na Vila São Benedito.

“O dono não quer sacrificar o animal, mas ele não tem condições de fazer a cirurgia, por isso estamos pedindo a ajuda dos amigos. Ela (cabrita) é muito querida por todos lá na Vila e o dono já disse que não vai ser abatida” – afirmou.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

06
julho

Recomendação traz medidas para a melhoria na qualidade da água em Brejo da Madre de Deus

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que órgãos responsáveis pela qualidade da água do município de Brejo da Madre de Deus adotem as ações necessárias para afastar o risco de contaminação e a ocorrência de novos casos de doenças de veiculação hídrica.

A medida foi tomada após um surto de doenças transmitidas por água (DTA) ter atingido três doentes na cidade entre os meses de janeiro e março deste ano. Investigação laboratorial em água destinada ao consumo humano identificou sete amostras com Escherichia coli, grupo de bactérias responsáveis por diversos tipos de infecções intestinais.

A Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde do Estado de Pernambuco, unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), deve adotar uma série de providências como certificar acerca da procedência do evento, notificar o surto no Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives), realizar investigação de campo para identificar a magnitude da contaminação nas formas de abastecimento de água, mobilizar a área de atenção básica para realização conjunta de ações de educação em saúde, além de outras medidas.

Além disso, devem organizar novas coletas nos locais onde ocorreram o surto, em ponto anterior e posterior à reservação da água, para identificar a origem, o tamanho da população atingida e as áreas abastecidas.

Ainda assim, a Secretaria de Saúde do Município de Brejo da Madre de Deus deve adotar medidas como interdição do sistema de abastecimento que ocasionou o surto; alerta para que os locais que abrigam grupos populacionais de risco, como hospitais, creches, postos de saúde, Unidades de Saúde da Família, entre outros, procedam com a limpeza e desinfecção dos seus reservatórios; encaminhar ao responsável pelo sistema uma solução alternativa coletiva de abastecimento de água (poço, chafarizes, carro-pipa); proceder, em conjunto com a SES, a análise microbiológica, pesquisa sobre existência de vírus ou protozoários; entre outras ações.

A recomendação do MPPE, solicita, ainda, que a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realize monitoramento sistemático da qualidade da água em locais que albergam grupos populacionais de risco e de grande circulação de pessoas, elaborando relatórios a serem encaminhados à promotoria da cidade durante os próximos 12 meses; informar, de maneira adequada, à população a detecção de qualquer anomalia operacional no sistema ou não-conformidade na qualidade da água tratada, entre outras medidas.

Os três envolvidos deverão informar ao MPPE se acatarão ou não as medidas recomendadas, em um prazo de dez dias. Em caso positivo, devem enviar, no mesmo prazo, documentação comprobatória do seu cumprimento.

06
julho

Do WhatsApp da redação!

Leitores do blog cobram soluções para problemas onde vivem, em Santa Cruz do Capibaribe

Na tarde desta sexta-feira (06) o blog dá publicidade a demandas enviadas por seus leitores. São problemas que acontecem em Santa Cruz do Capibaribe, onde estes buscam soluções por parte dos setores competentes. Confira:

 

Leitora busca solução para problema de Saneamento no Loteamento Pedra Branca

A primeira demanda foi enviada pela leitora Sandra Maria, que reside no loteamento Pedra Branca. A mesma fez seu registro de um problema de esgoto estourado, que acontece há mais de três anos segundo ela.

“Esse registro é de um esgoto acima do açude da manhosa, que existe há mais de 3 anos. Em outras oportunidades, já foi divulgado por esse blog e nada foi feito. Como podem constatar, o esgoto cai dentro do açude da manhosa. A comunidade do Pedra Branca pede providências” – disse.

 

Leitor questiona valor cobrado pela taxa de iluminação pública

A segunda demanda veio do leitor Josildo José Bezerra (do Bairro são José), que questionou o valor cobrado, segundo ele pela Celpe, no tocante a taxa de iluminação pública.

“Quero que a Celpe explique o porquê de a taxa de iluminação pública ser muito cara. Não temos iluminação de qualidade e, se for por motivo de gastos devido as festas, não concordo por não fazer parte e se for da prefeitura, ela que pague. Eu tenho que pagar o que eu consumo e não o que se desperdiça sem necessidade. Sem se falar na burocracia para pagar, que agora não recebe nas lotéricas e olha só: é 45 reais de iluminação pública. É muito burocrático, fora as bandeiras que tem e também as multas por atraso” – pontua.

Envie sua sugestão de pauta ou denúncia para o WhatsApp de nossa redação. É o blog ainda mais perto de você!

06
julho

Mesmo com aumento na oferta de água, vários pontos em Santa Cruz ainda continuam em colapso

Foi divulgado pela Compesa o calendário de abastecimento para o mês de julho em Santa Cruz do Capibaribe. Mesmo com o aumento na oferta de água alegado pela empresa ao município, ainda há vários bairros e loteamentos que ainda estão em situação de colapso.

Entre esses locais, estão: Malaquias Cardoso (parte baixa e parte alta), Armando Aleixo, Pedra Branca, Santo Agostinho, Arcoverde, Palestina, Gavião, Oscarzão e Antônio Burgos.

.

Resposta da Compesa

Em contato com o gerente regional da Compesa, Bruno Adelino, questionamos sobre quando a situação desses locais podem ser modificadas. De acordo com ele, o município já dispõe de água para abastecer todas as localidades mediante o rodízio, mas espera que tubulações novas cheguem e também a conclusão da etapa atual da duplicação da PE-160.

“Com essa obra da duplicação da PE-160 tivemos que remanejar as tubulações que passavam para o outro lado. Esses tubos já estão em processo de compra e assim que chegarem, vamos executar os serviços para que esses bairros voltem a ser abastecidos. Outro ponto também é a questão dessa obra na área urbana de Santa Cruz, porque está se mexendo de um canto a outro da PE-160 e, se fizermos o serviço antes da conclusão deles, podemos ter o risco de a tubulação ser quebrada novamente” – disse.

Ainda de acordo com ele, com a chegada dos canos, é possível que o abastecimento das áreas em colapso possa ser realizado ainda esse semestre.

.

Percentuais de mananciais que fornecem (ou podem fornecer) água a Santa Cruz

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) divulgou um boletim atualizado com os percentuais dos mananciais do estado. Em destaque, alguns que podem, ou já fornecem, água para Santa Cruz do Capibaribe.

Jucazinho – 6%

Prata – 101% (vertendo água)

Machado – 49%

Poço Fundo – 24%

05
julho

“Festival Café Cultural” será realizado em Taquaritinga do Norte

Acontece entre os dias 19 e 22 de julho, em Taquaritinga do Norte, o ‘1º Festival Café Cultural’. O evento tem como objetivo resgatar e valorizar a cultura do café, rica na cidade. O município já foi coroada por ter um dos melhores cafés do País.

Com cinco polos de animação, o evento reunirá grupos de cultura popular, com artistas de forró, MPB e ritmos da música pernambucana. Além disso, haverá ainda oficinas e exposições.

A expectativa é que o festival gere empregos e aqueça a economia no período. Entre as atrações estão Adilson Ramos, Santanna e Fulô de Mandacaru.

O café de Taquaritinga do Norte é 100% orgânico, recebe adubação natural e é exportado para vários países.

03
julho

Prefeito Hilário anuncia início da maior obra hídrica já executada em Brejo

No evento ‘Prefeitura em Ação’ realizado durante a manhã do último domingo (1º de Julho) em São Domingos, distrito do Brejo da Madre de Deus, aonde o prefeito Hilário Paulo (PSD), ampliou o horário de atendimento da Policlínica Severino Francisco Aragão para 24 horas, bem como, entregou seis veículos, sendo duas ambulâncias zero quilômetro, um ônibus do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), que levará pacientes de São Domingos diretamente para a Capital Pernambucana, duas motocicletas para a Guarda Civil Municipal (GCM) e um caminhão Baú Carga Seca para a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o Chefe do Executivo Municipal também anunciou o início da maior obra hídrica já executada no município localizado no Agreste Central de Pernambuco.

“Semana que vem será assinada a Ordem de Serviço para o início do Ramal do Agreste via o Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco, que resolverá definitivamente o problema hídrico de nossa cidade. Essa é uma obra de aproximadamente R$ 30 milhões que temos o orgulho de também ter participado dessa conquista, quando estivemos em reunião com o governador Paulo Câmara e com o presidente da COMPESA, Roberto Tavares, em Recife, solicitando a inclusão desse Ramal que vem da cidade de Belo Jardim”, comemorou o prefeito.

 Vale destacar também que, no evento o prefeito Hilário entregou a Policlínica de São Domingos reformada e com novos equipamentos, a exemplo de cinco camas elétricas que facilitarão o trabalho dos profissionais de saúde e garantirá mais comodidade aos pacientes.

;

Informações da assessoria.

03
julho

Tem início asfaltamento na Avenida Padre Zuzinha, em Santa Cruz

Nesta terça-feira (03) começou o recapeamento asfáltico na Avenida padre Zuzinha, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com a prefeitura, o asfaltamento da avenida faz parte de um pacote com recursos originários de recursos direcionados pelo deputado federal Bruno Araújo (PSDB), quando este ainda era Ministro das Cidades.

De acordo com funcionários da empresa SVC Construções, o asfaltamento deve ser concluído em até uma semana.

.

Asfaltamento reacende discussões

O asfaltamento da avenida reacendeu as discussões, especialmente em redes sociais, em dois pontos: aos que são contrários ou a favor do asfaltamento da localidade e também no tocante a ser colocado em prática um conselho de Preservação do Patrimônio Histórico do município.

A iniciativa de implantar tal conselho já foi votada e aprovada na Câmara de Vereadores.

 

Fotos: Thonny Hill

03
julho

Inscrições abertas para oficinas do Estilo Moda Pernambuco

O Estilo Moda Pernambuco, que será realizado pelo Moda Center Santa Cruz de 26 a 30 de julho, também pretende capacitar quem atua na cadeia produtiva de confecções, além de mostrar o que há de mais importante, moderno e inovador no mercado da moda local. Para isso, promoverá, um série de oficinas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-PE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PE) durante o evento. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho ou até se esgotarem o número de vagas, que são limitadas.

Todas as oficinas terão duas horas de duração, acontecerão no turno da tarde e serão ministradas por professores do SENAC-PE. Entre os temas estão: Desenvolvendo habilidade para solução de problemas; Desenvolvendo a inteligência emocional nos negócios; Criatividade; Desenvolvendo o pensamento cognitivo; Trabalho colaborativo; Aprendendo a tomar decisões; Gestão de pessoas e negociação e Aprendendo a montar um visual merchandising eficiente de moda. A capacitação será realizada no auditório do Centro Administrativo do Moda Center.

Para se inscrever, os interessados podem comparecer ao Balcão de Informações do Moda Center (nas segundas-feiras), ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e ao Centro Administrativo do parque ao longo da semana (terça a sexta-feira), no horário comercial. Todos os participantes das oficinas receberão certificado de participação oferecidos pelo SENAC-PE e pelo SEBRAE-PE.

Outras informações pelo telefone (81) 3759-1000.

Programação

 

Desenvolvendo habilidade para solução de problemas

Data: 27 de julho (sexta-feira)

Horário: das 14h às 16h

Instrutor: Rodrigo Rangel

Desenvolvendo a inteligência emocional nos negócios

Data: 27 de julho (sexta-feira)

Horário: das 16h às 18h

Instrutora: Carla Oliveira

Criatividade

Data: 28 de julho (sábado)

Horário: das 14h às 16h

Instrutora: Andreia Siqueira

Desenvolvendo o pensamento cognitivo

Data: 28 de julho (sábado)

Horário: das 16h às 18h

Instrutora: Decilene Mendes

Trabalho Colaborativo

Data: 29 de julho (domingo)

Horário: das 14h às 16h

Instrutora: Decilene Mendes

Aprendendo a tomar decisões

Data: 29 de julho (domingo)

Horário: das 16h às 18h

Instrutora: Vilani Batista

Gestão de pessoas e negociação

Data: 30 de julho (segunda-feira)

Horário: das 14h às 16h

Instrutora: Marisa Sarinho

Aprendendo a montar um visual merchandising eficiente de moda

Data: 30 de julho (segunda-feira)

Horário: das 16h às 18h

Instrutora: Fernanda Cordeiro

02
julho

Leitor registra transtorno com vazamento de água em teto do Calçadão

Na tarde desta segunda-feira (02) leitores do Blog enviaram um vídeo gravado diretamente do setor verde, no Calçadão Miguel Arraes.

O vídeo mostra o transtorno causado a comerciantes, graças ao vazamento de água presente no teto. Em meio ao problema, um dos comerciantes reclama da situação.

 

Envie você também sua sugestão de pauta ou demanda para nosso WhatsApp. É a redação do Blog mais perto de você.

02
julho

Demora no reparo de iluminação pública preocupa segurança de moradores em rua do Santo Agostinho

Nesta segunda-feira (02) o blog publica a solicitação da ouvinte Maria, que reside na Rua José Aurélio da Silva, bairro Santo Agostinho, em Santa Cruz.

A ouvinte entrou em contato na última quinta-feira (28) no programa Cidade Notícia (da Polo FM), onde citou que um poste de iluminação pública, que está com a luz queimada, está prejudicando a segurança no local.

Segundo a mesma, ela citou já ter procurado o departamento responsável pela prefeitura para que o problema fosse solucionado, mas sem sucesso.

Nossa equipe de reportagem foi até o local e registrou imagens do problema, constatando que a localidade citada fica bastante escura.

Fotos: Jabson Nunes

 

02
julho

Vazamento desperdiça grande quantidade de água em Santa Cruz

Na tarde desta segunda-feira (02) nossa redação recebeu as cobranças feitas pelos leitores Lúcio Fábio e Gabriela. O assunto é um grande vazamento de água que ocorre na Avenida Jatobá, bairro Centro, próximo ao terminal rodoviário.

De acordo com eles, o vazamento começou ainda na semana passada, onde funcionários da Compesa teriam ido ao local realizar os reparos, porém com a nova chegada de água, o problema teria novamente acontecido, continuando assim o desperdício.

A demanda já foi repassada por nossa equipe a Bruno Adelino, gerente regional da Compesa e o mesmo citou que uma equipe de plantão deve ir ao local ainda hoje para tentar solucionar o problema.

01
julho

Paraíba – Incêndio no Parque do Povo cancela shows em Campina Grande

O São João de Campina Grande teve os shows do sábado (30) cancelados após um incêndio em barracas do Parque do Povo. O espaço foi evacuado pelo Corpo de Bombeiros, que controlaram as chamas. A saída de emergência foi aberta e houve correria no local.

Por segurança, o Parque do Povo foi totalmente evacuado e os shows do sábado foram cancelados. Segundo a Polícia Militar, todos os shows da festa, até o dia 8 de julho, estão suspensos até um parecer dos Bombeiros. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, no entanto, afirmou que neste domingo (1º) provavelmente o show de Gusttavo Lima vai acontecer.

Em nota, a Aliança, empresa que organiza o evento, garantiu que dará continuidade ao evento nos próximos dias, a partir deste domingo (1º), com show de Gusttavo Lima, sem afetar a festa. A empresa informou ainda que assume o compromisso de prestar todo o apoio necessário aos comerciantes que tiveram suas estruturas danificadas.

O Corpo de Bombeiros disse que ainda não é possível saber o que causou o incêndio, que atingiu a parte elétrica do Parque do Povo. Segundo relato de barraqueiros, o incêndio começou em uma chapa de fazer sanduíches, atingiu a madeira e os fios da parte elétrica da barraca e depois se espalhou por outras barracas no local.

Feridos

A assessoria do Hospital de Trauma de Campina Grande informou que duas pessoas deram entrada após ficarem feridas. Uma das vítimas, de 33 anos, estava próxima à palhoça onde teria iniciado o incêndio e teve uma queimadura no braço. A outra, de 46 anos, passou mal após inalar a fumaça espalhada no local.

Com informações do G1 Paraíba

29
junho

Moradores em rua de São Domingos cobram solução para problema de saneamento

Nesta sexta-feira (29) a redação do Blog recebeu, através de seu WhatsApp, uma denúncia feita por moradores da Rua Vida Nova, na primeira etapa das casas do programa Minha Casa Minha Vida, no distrito de São Domingos.

De acordo com as informações, o problema de saneamento acontece há cerca de quatro meses e incomoda moradores de várias casas. Além dos dejetos a céu aberto e mau cheiro, moradores relatam o aumento de muriçocas e moscas dentro das casas e cobram da prefeitura brejense uma solução para o problema.

Envie sua sugestão de pauta ou denúncia para o WhatsApp de nossa redação. É a equipe de jornalismo do Blog mais perto de você.

Página 1 de 178123...1020...Última »

Notícias Anteriores