13
setembro

Roubos em Pernambuco caem 13,28% em agosto de 2019, diz SDS

Com a redução de 13,28% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), registrada em agosto, Pernambuco chega ao 24º mês seguido de queda do número de roubos e assaltos, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE)

Em números absolutos, foram 6.645 ocorrências registradas no mês passado, contra 7.663 casos no mês correlato de 2018. Essa série de queda, iniciada em setembro de 2017, é a maior em toda a linha do tempo do Pacto pela Vida. A segunda maior marca ocorreu nos 12 meses entre maio de 2012 e abril de 2013, ou seja, metade da sequência atual.

Comparando os últimos 24 meses de retração, com o mesmo período anterior, a diferença é de 41.022 mil crimes do tipo para menos. Entre setembro de 2017 e agosto de 2019, houve 186.402 roubos, contra 227.424 registrados entre setembro de 2016 e agosto de 2018. Percentualmente, o declínio foi de 18%.

Quando é feito o recorte dos oito primeiros meses de 2019, em relação à sequência entre janeiro e agosto de 2018, o recuo foi de 15,28% – caiu de 66.271 queixas no ano passado para 56.145, em 2019 (diferença de -10.126).

Agreste lidera redução nos oito meses deste ano – No consolidado do ano, as posições se invertem, com o Agreste liderando o recuo dos crimes contra o patrimônio. De janeiro a agosto, foram 10.133 crimes do tipo na região, o que representa uma retração de 26,16%, em relação ao mesmo período de 2018, com 13.722 ocorrências.

Recuperação de celulares aumenta 91% – Ao mesmo tempo em que o número de roubos retrocede, a quantidade de aparelhos celulares recuperados pelas polícias segue em aumento. De janeiro a agosto, foram 5.910 aparelhos recuperados, um aumento de 91% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 3.091 celulares foram reavidos pelo trabalho policial.

Roubos de veículos permanecem em queda – Por mais um mês, as estatísticas da SDS referentes à subtração violenta de veículos continuam em declínio. Ao todo, foram computados 1.127 casos no mês passado, número 4% menor que o mesmo mês em 2018, quando foram registrados 1.175 crimes do tipo. No conjunto do ano, entre janeiro e agosto, a variação chega a -19,%. No total, esse tipo de crime saiu de 10.985 ocorrências para 8.854.

Roubos de cargas caíram 39% em agosto – As ocorrências de roubos de carga retrocederam 39% no mês de agosto, saindo de 59 queixas desse tipo de crime, em agosto de 2018, para 36 no mês passado. Nos oito primeiros meses do ano, comparando-se com esse período em 2018, a retração chega a 18%. Foram 341 queixas referentes a essa modalidade criminosa, 74 a menos do que no ano passado.

.

Fonte: SDS-PE

13
setembro

Dois homens morrem após troca de tiros com BEPI, em Toritama

Felizmente nenhum policial foi atingido

Dois elementos após troca de tiros com a Policia Militar, na cidade de Toritama. O tiroteio aconteceu no Bairro Novo Coqueiral, com a equipe do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior), durante a tarde desta sexta-feira (13).

Renê Martins de Moura (26 anos) e Agnaldo Antônio da Silva (40 anos), foram atingidos por disparos de arma de fogo, socorridos para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima e não resistiram, morrendo na unidade hospitalar. A polícia apreendeu armas de fogo e drogas. Os corpos deverão ser encaminhados para o IML na cidade de Caruaru. Felizmente nenhum policial foi atingido. Nossa equipe acompanha o caso.

13
setembro

Homem é detido com pés de maconha, dinheiro e balanças de precisão, em Jataúba

Após denúncias, a Polícia Militar juntamente com a Guarda Civil Municipal desfizeram um ponto de tráfico de drogas na cidade de Jataúba. Na ocasião, um homem foi detido. O fato aconteceu na noite desta quinta-feira (12).

A denúncia apontava para consumo de drogas. Após abordagem, o efetivo localizou mais de um quilo de maconha, duas balanças de precisão, dois pés de maconha e R$ 700 reais em espécie. Eric Fernando Nascimento da Silva informou ao efetivo que a droga era para consumo próprio. O envolvido juntamente com o material apreendido foram conduzidos à DP da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

13
setembro

Homem é detido por tráfico de drogas na cidade de Toritama

A Polícia Militar deteve na noite desta quinta-feira (12), na cidade de Toritama, um homem de 20 anos de idade com drogas, balança de precisão e aparelhos celulares. Ezequiel Ferreira de Melo foi apresentado na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

Com o homem a polícia localizou 111 porções de maconha, mais 194g da mesma substância, além de 37 pedras de crack, dois aparelhos celulares, R$ 114,00 em espécie, material para embalagem da droga e uma balança de precisão.

12
setembro

‘Santa Cruz em Santidade 2019’ tem data definida

O Movimento Católico Bento XVI, organizador do ‘Santa Cruz em Santidade’ divulgou data e local para o evento deste ano.

Em 2019, as celebrações acontecerão na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada no bairro Nova Santa Cruz, entre os dias 5 e 9 de novembro.

O evento de evangelização é realizado desde 2013 e chega a sua 7ª edição.

Frei Gilson, Anderson Reis, Padre Gabriel Vila Verde e Padre Márcio são presenças confirmadas.

10
setembro

Audiência discute lei sancionada pelo Governo Federal que endurece punições a transporte alternativo

Fotos: Jabson Nunes.

A regulamentação do transporte alternativo em Pernambuco foi tema de Audiência Pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa (Alepe), realizada no Celebre em Santa Cruz do Capibaribe na tarde desta terça-feira (10).

Na ocasião, além da categoria, estiveram presentes Luiz Siqueira, representante da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, representantes de diversas entidades e segmentos da sociedade civil. O encontro contou também com os deputados estaduais Diogo Moraes (PSB), Delegado Erick Lessa (PP) e Alessandra Vieira (PSDB).

A audiência foi iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Pernambuco, após o Governo Federal determinar que o transporte alternativo passa a ser considerado como infração gravíssima, com multa e perda de sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), e a lei já entra em vigor no próximo dia 9 de outubro.

Durante o evento, Juarez Marcolino, presidente do Sindicato de Transportes Alternativos, cobrou a regulamentação em Pernambuco, citando que outros estados já fizeram.

“A lei era municipalizada, nós todos temos alvarás de município. Nós não somos ilegais, temos alvará. A gente tem a placa vermelha que o próprio Detran concede”, destacou.

Já o representante da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Luiz Siqueira, fez uma fala sobre o transporte alternativo no Estado.

“A gente tem que ver todas as situações que serão abrangidas. Nesse cenário estaremos buscando conhecer essa realidade”, garantiu. 

Na ocasião, estiveram presentes ainda o superintendente Regional da PRF em Pernambuco, Alexandre Rodrigues, o tenente coronel Reginaldo, comandante do BPRv, o coordenador da 27ª CIRETRAN – Santa Cruz do Capibaribe, Diego Aragão e ainda a vice-presidente da Amupe, Ana Célia, além do prefeito Edson Vieira (PSDB) e outros gestores e vereadores da região.

10
setembro

Cumpridores de pena reforçam plantio de árvores em Santa Cruz

Aumento foi de 70% no plantio de espécies como, caibeira, flamboyant, gameleira, pajeú, oitis, entre outras

.

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe está ficando mais arborizada graças ao trabalho de cumpridores de penas alternativas, encaminhados para prestação de serviços à comunidade. O grupo trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, uma das instituições cadastradas a Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

A Gepais fiscaliza a execução da medida ou pena alternativa e acompanha seus cumpridores e as instituições responsáveis pelo recebimento desse público no processo penal alternativo. Na área ambiental do município são 16 cumpridores, que realizam plantio de árvores no projeto “Cidade mais Verde”.

Mais de 100 já foram plantadas num período de quatro anos, são das espécies: Caibeira, Pajeú, Tamboril, Flamboyant, Tamarindo, Oitis, Ipê, Pata de Vaca, Aroeira e Gameleira, além de algumas árvores frutíferas. Um aumento de 70% no número de plantio de mudas.

“Esse tipo de parceria é motivo de comemoração para a GEPAIS. Promover a execução das penas e medidas alternativas de forma humanizada, gerando frutos para a sociedade e, principalmente para o próprio cumpridor é o garanh maior da Política Estadual de Alternativas Penais”, explica Raquel Brandão, gerente da Gepais.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, os cumpridores estão distribuídos em escolas, delegacia, batalhão, Secretaria de Saúde, conselhos de assistência social, entre outras entidades.

/

Fonte: Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH-PE)

07
setembro

Taquaritinga – Após mortes de servidores, prefeitura decreta luto e adia festividades do 7 de setembro

Em nota, a prefeitura de Taquaritinga do Norte informou sobre o cancelamento dos desfiles cívicos deste sábado (07). O município decretou luto, por três dias, pela morte de dois servidores públicos.

“O Governo Municipal através de Decreto nº 34/2019, declara Luto Oficial de 03 (três) em todo âmbito municipal pelo falecimento dos senhores Manoel Neli Casé e Daniel Severino, ambos servidores públicos deste município”, diz trecho da nota. 

Manoel Neli estava dentro de um caminhão de lixo que tombou na PE-130, na tarde dessa sexta (06). De acordo com a assessoria da prefeitura, Daniel Severino foi acometido de uma doença.

A prefeitura ainda informou que as comemorações cívicas acontecerão no domingo, 15 de setembro.

 

06
setembro

Caminhão de lixo capota e deixa um homem morto, em Taquaritinga do Norte

Um caminhão de coleta seletiva de lixo capotou na tarde desta sexta-feira (06) na PE-130, município de Taquaritinga do Norte. Um homem que estava dentro do veículo, morreu no local.

Segundo informações preliminares repassadas à Polícia Militar, o veículo capotou após problemas mecânicos, possivelmente falta de freio. Manoel Nélio Casé dos Santos, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML na cidade de Caruaru. A Polícia Civil investigará o caso.

06
setembro

Exclusivo: Ministério Público denuncia prefeito de Santa Cruz por abastecer a própria casa e de familiares com água destinada aos prédios públicos

“Edson Vieira utilizou-se de bem com destinação pública para fins particulares, enriquecendo-se, consequentemente, às custas da sociedade Santa-Cruzense” conclui promotor após dois anos de investigação

 

 

EXCLUSIVO

O Ministério Público de Pernambuco, através do promotor Jefson Romaniuc, apresentou uma nova denúncia contra o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB). A ação aponta para o cometimento de atos de improbidade administrativa e é resultado de uma investigação que durou dois anos e revelou o suposto uso indevido de carros pipas para abastecer a residência do prefeito, familiares e amigos, segundo o MPPE.

O assunto veio à tona em novembro de 2016 quando o vereador Ernesto Maia (PT) apresentou, na tribuna na Câmara, fotos que evidenciariam os abastecimentos. Em dezembro do mesmo ano o Blog do Ney Lima publicou com exclusividade uma entrevista com Orlando Pedro, motorista do caminhão pipa que detalhou que o servidor público Teotónio Sobrinho indicava residências particulares para serem abastecidas, entre elas a do próprio prefeito Edson Vieira, dos pais dele e dos secretários Francisquinho e Roberto Soares. Já as investigações do Ministério Público tiveram início em agosto de 2017.

O que apurou o MPPE?

 

 

O Ministério Público ouviu o motorista do caminhão que detalhou no depoimento “com riquezas de detalhes” como se dava o fornecimento ilegal na residência do prefeito. Segundo o motorista, “o abastecimento de água na casa do Prefeito foi realizado por ele aproximadamente pelo período de três anos. Além disso, especificou que referido abastecimento ocorria tanto na casa do gestor como na de seu pai e amigos. Informou ainda que esses abastecimentos ocorriam cerca de uma vez por semana, havendo períodos em que o era realizado duas vezes por semana”, conforme trecho da denúncia.

 

Já os depoimentos apresentados pelo proprietário do caminhão, que é irmão do motorista e pelo servidor público José Teotônio Sobrinho, que também foi ouvido, indicaram que após os caminhões abastecerem nos prédios públicos eles ficavam liberados para se dirigirem à casa dos clientes interessados. O Ministério Público encontrou contradição desses depoimentos considerando que os abastecimentos que foram filmados na casa do prefeito ocorreram nas primeiras horas do dia.

 

“Ora, se o abastecimento inicialmente realizado pelos pipeiros era com água fornecida pela COMPESA e para abastecimento em órgãos públicos, o flagra realizado na filmagem leva à conclusão lógica de que aquela água que abastecia a propriedade privada do gestor era, em verdade, destinada para prédios públicos! ”, diz o MPPE.

 

Relatórios da Compesa apontam que residência do prefeito chegou a ser abastecida até três vezes no mesmo mês. Conta não passava de R$ 43,00.

 

Durante as investigações o Ministério Público ouviu o gerente de Compesa que afirmou que a casa do prefeito Edson Vieira tinha direito a receber água de um caminhão pipa por mês, com 10 mil litros. Mas os relatórios enviados pelo órgão revelam que os abastecimentos na casa do prefeito ocorriam com intervalos irregulares, muitas vezes por meses sem abastecimento. No entanto, no mês de dezembro de 2017, após as denúncias se tornarem públicas, a residência foi abastecida três vezes.

 

“Impressiona, também, a rapidez no atendimento pela Compesa, que muitas vezes forneceu o caminhão-pipa no mesmo dia da sua solicitação pelo gestor. Será que todo consumidor de água neste Município de Santa Cruz do Capibaribe tem sua solicitação tão prontamente atendidas? É abastecido de forma tão célere quanto o réu?

 

Por fim, percebe-se uma dissonância entre o consumo atestado pela própria Companhia Pernambucana de Saneamento, através do fornecimento de carros pipa e as faturas das contas de água do ano de 2016 do atual Prefeito, também colacionadas aos autos por esse órgão. ” Diz o promotor na denúncia.

MPPE pede a suspensão dos direitos políticos e devolução de recursos

 

Na ação apresentada nesta sexta-feira (06), o Ministério Público pede que o prefeito Edson Vieira seja condenado por atos de improbidade administrativa com a perca dos direitos políticos e ressarcimentos aos cofres públicos.

O prefeito Edson Vieira ainda não foi oficializado sobre a ação. Em dezembro de 2016, após reportagem publicada neste blog o prefeito enviou nota considerando que o motorista do caminhão pipa trazia “informações mentirosas”.

RELEMBRE

Confira a entrevista na íntegra veiculada pelo Blog do Ney Lima em 01 de dezembro de 2016:

 

 

 

NOTA ENVIADA PELO PREFEITO EDSON VIEIRA À ÉPOCA

 

“Venho através desta nota informar acerca deste fato que me causa muita estranheza. Um senhor que traz informações mentirosas, querendo colocar meu nome em polêmicas. Este senhor deixou de prestar serviços para a prefeitura municipal desde fevereiro deste ano, e essa questão deixa muitas dúvidas no ar. Um assunto que foi posto pelo denuncismo sem provas da oposição e já foi completamente esclarecido na última semana, e voltou à tona logo após o anúncio pelo Poder Judiciário da condenação à prisão de José Augusto Maia.

É no mínimo também muita coincidência que este depoimento, sem base alguma, saia logo após a divulgação de um plano de ação de enfrentamento da criminalidade que foi muito bem recebido pela população.

Outro ponto que merece ser destacado é que todo abastecimento da minha residência foi feito dentro da legalidade, ao contrário daqueles que me denunciam que não tem moral nem credibilidade alguma para fazer denúncias, agem com essa politicagem de baixo nível, de forma irresponsável e leviana.

Por isso, desafio a quem quer que seja a comprovar que agi de forma não condizente com a legalidade. O povo conhece minha trajetória e conhece a minha família, que vem sofrendo ataques constantes da oposição. Enquanto isso, a população reconhece de longe o perfil daqueles que tentam me atingir. Eles que são capazes de difamar, injuriar e caluniar qualquer cidadão sem provas, mas desde já informo que também estarei tomando providências judiciais, pois a mentira se combate com a verdade.”

 

Edson Vieira – Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

 

06
setembro

Motorista perde controle e capota veículo na PE-160, no distrito de Pão de Açúcar

Um veículo Fiat Uno, placa PEI-4025, capotou na manhã desta sexta-feira (06), na rodovia PE-160, no distrito de Pão de Açúcar, pertencente a cidade de Taquaritinga do Norte.

O carro seguia da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, quando em Pão de Açúcar o motorista perdeu o controle do veículo e acabou capotando. Apesar da proporção do acidente, o condutor teve apenas escoriações.

06
setembro

Pais de criança assassinada são presos pela Polícia Militar, em Toritama

Com o casal, PM encontrou maconha, várias porções de cocaína e uma balança de precisão

A Polícia Militar prendeu a mãe e o pai da criança que foi assassinada na noite desta quinta-feira (05), no bairro Novo Alvorecer, na cidade de Toritama. A mãe é apontada como sendo a principal suspeita de ter atirado no rosto da sua própria filha. A PM encontrou maconha e várias porções de cocaína com o casal.

Segundo populares, Priscila Maria Barbosa (25 anos) foi quem atirou em sua filha de 10 meses. Após o assassinato, Priscila e o seu companheiro Wagner Ferreira Costa (26 anos), fugiram, porém foram logo localizados e presos no mesmo município. Na casa foi encontrado um revólver calibre 38, utilizado para praticar o crime e 5 munições intactas. Após uma negociação, a PM conseguiu apreender 12g de maconha, 109 porções de cocaína e uma balança de precisão, materiais esses que estavam escondidos em um sítio próximo, caracterizando assim, tráfico de drogas.

“Essas drogas… a gente estava numa situação de decadência. A gente estava sem comida em casa, a gente estava sem dinheiro para comprar medicação, eu não estava podendo trabalhar por que a medica disse que eu não podia sair de casa e até o fato que se eu tivesse saído, isso teria acontecido bem antes, né? Mesmo em casa eu não pude evitar” – disse Wagner 

Segundo Wagner, sua companheira, ficou com depressão pós parto e por isso acabou tirando a vida da sua própria filha no quarto do imóvel, mesmo local onde encontrava-se a arma de fogo. Ainda segundo o pai da criança, a arma estava escondida no quarto, dentro de várias caixas.

 

O material apreendido juntamente com os pais da criança, foram conduzidos à delegacia da cidade de Santa Cruz do Capibaribe

05
setembro

Jovem é detido com drogas, dinheiro e balança de precisão em Santa Cruz

Caderno com nomes de usuários e valores também foi localizado 

Um jovem de 19 anos de idade foi detido na noite desta quarta-feira (04), no bairro Palestina, em Santa Cruz do Capibaribe. Com ele a polícia encontrou droga, uma balança de precisão e um caderno com nomes e valores a serem pagos pelos usuários de droga.

A PM localizou o ponto de tráfico de drogas logo após denúncias. Sobre a laje da residência da avó do Luiz Fernando Alves da Silva foi encontrado 275g de maconha, R$596,00 em espécie e um HD externo, além do caderno e balança de precisão. Luiz Fernando juntamente com o material apreendido foram conduzidos à delegacia.

05
setembro

Inovação – Óticas Cardeal adquire máquina de alta tecnologia para clientes

Entre tantos benefícios, máquina proporciona tirada de medidas com 100% de acerto

Para melhor lhe atender, a rede de Óticas Cardeal investiu em uma máquina que proporciona aos clientes a tirada de medidas necessárias para fabricação do óculos com mais precisão. Na máquina é possível fazer a retirada de medidas de forma digital e com 100% de acerto, além de auxiliar também na escolha da armação adequada para cada tipo de rosto.

A máquina Visioffice faz o demonstrativo das lentes digitais e suas diferenças, e mostra a diferença de uma lente com anti reflexo e sem. A Cardeal é a primeira empresa do ramo óptico da cidade de Santa Cruz do Capibaribe a dispor dessa máquina.

“Com essa nova máquina, nós podemos também fazer a medida do olho dominante, sabemos qual o melhor olho do cliente, de qual ele enxerga melhor. A máquina é sensacional, além de ser linda, claro!” – afirmou Gracilene Sobreira (Técnica Óptica)

As Óticas Cardeal está no mercado há 14 anos anos e dispõe de inúmeros óculos e armações com materiais diversos e tecnológicos afim de proporcionar o bem estar dos seus clientes ao enxergar. Óticas Cardeal – Por que o mundo é pra se ver melhor.

04
setembro

Prefeitura de Taquaritinga do Norte realizará “Dia D de Vacinação Contra o Sarampo”

Treze casos de sarampo já foram confirmados no estado de Pernambuco, desses, cinco casos foram na cidade de Taquaritinga do Norte. O município já registrou uma morte de um bebê de sete meses devido a doença.

Preocupado com o surto de sarampo, o prefeito Ivanildo Lero juntamente com a Secretária de Saúde do município, se reuniu com o governador do estado Paulo Câmara (PSB), e com o Secretário de Saúde do estado, André Longo, afim de combater o surto.

“Marcamos de imediato uma reunião com o governador Paulo Câmara e com o secretário de saúde para que a gente assim fosse mostrar o problema ao nosso governador e a gente dá as mãos para que possamos combater essa epidemia que viralizou.” – ressaltou Ivanildo Lero

Ainda segundo o prefeito, até o momento foram liberadas 10mil doses de vacinas pela Secretaria de Saúde, para distribuir nos PSF’s do município. A cidade logo em breve receberá mais 18,5mil vacinas, somando um total de 28,5mil. Neste sábado (07) haverá o “Dia D de Vacinação Contra o Sarampo” na cidade. Podem se vacinar pessoas de 6 meses a 59 anos de idade.

A progressão do surto de sarampo no estado pode está associada a um evento realizado no município de Taquaritinga, o Festival Café Cultural. Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, afirmou que o Estado tem estoques da vacina tríplice viral, e que, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba assegurou ainda que essa é uma das maneiras mais eficazes de evitar a doença.

04
setembro

Homens são assassinados dentro de residência na divisa com Toritama

Uma das vítimas residia na zona rural do Brejo

Dois homens foram assassinados dentro de uma casa, durante a madrugada desta terça-feira (03), na divisa da cidade de Toritama com Caruaru, mais precisamente no Sítio Santa Maria. Uma das vítimas residia na zona rural da cidade de Brejo da Madre de Deus.

Segundo informações de testemunhas, pelo menos dois homens chegaram na residência por volta da 00h, bateram na porta e anunciaram o assalto. Na sala do imóvel, Luiz Carlos Gonzaga Torres (31 anos) residente no Sítio Cachoeira de Mandaçaia em Brejo, e Luiz José Alves (34 anos), conhecido por “Lulinha”, estavam dormindo. Dentro de um quarto da residência havia alguns parentes das vítimas que ouviram toda a ação. Os homens foram assassinados por disparos de arma de fogo.

Na ocasião a família comemorava o aniversário do “Lulinha”. Os corpos foram encaminhados para o IML na cidade de Caruaru.

03
setembro

MPPE recomenda que Prefeitura do Brejo providencie atendimento especializado para estudantes com deficiência

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, que providencie, em 30 dias, professores para o atendimento educacional especializado a estudantes com deficiência na rede pública municipal, sejam tradutores e intérpretes da Libras, guias intérpretes e de profissionais de apoio e profissionais de apoio escolar, conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Ainda de acordo com a recomendação do MPPE, a rede de ensino municipal precisa adotar também todas as medidas cabíveis para recuperar as perdas letivas deste ano e evitar nova interrupção do ano letivo para tais estudantes.

Segundo o promotor de Justiça Antônio Rolemberg, existe uma demanda na rede pública de Brejo por profissionais de Libras e professores brailistas, para atenderem às necessidades de crianças e adolescentes estudantes portadores de deficiência visual ou auditiva. Ele também frisou que devem ser profissionais habilitados e não estagiários, tendo ainda a existência de aprovados para esses cargos no último concurso público municipal.

O promotor citou o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD), o qual assegura: “sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”.

“A Carta Magna determina absoluta prioridade aos direitos das crianças e dos adolescentes, com atenção especial àqueles portadores de deficiêncis”, lembrou Antônio Rolemberg.

03
setembro

Léo Magalhães e Renno Poeta se apresentam em Jataúba, na tradicional Feira do Bode

Festividade terá início nesta quinta (05) e contará com várias atrações

Tem início na próxima quinta-feira (05), na cidade de Jataúba, a tradicional Feira do Bode, festividade promovida pela prefeitura do município. Em sua VII edição a feira contará com grandes atrações.

Ao todo serão três dias de festa, iniciando na quinta (05) e seguindo até o sábado (07). A festividade acontecerá no Pátio de Eventos do município, localizado na AV. José Lopes de Siqueira. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (05/09):

16h – Abertura oficial com exposição de artesanatos local e regional, além de oferta de serviço público nos Stand’s das Secretarias Municipais de Agricultura, Assistência Social e Saúde

22h – Shows com Adriano Silva e Léo Magalhães

Sexta-feira (06/09):

6h – Torneio leiteiro.
10h – Julgamento de pista.
15h – Atrações culturais.
18h – Torneio leiteiro.
22h – Shows com Renno e Pedrinho Pegação

Sábado (07/09):

6h – Torneio leiteiro
10h – Julgamento de pista
15h – Atrações culturais
18h – Torneio leiteiro
19h – Premiação e entrega dos troféus
20h – Encerramento com os agradecimentos do prefeito Antônio de Roque, Secretário de Agricultura Izael Monteiro  (Zainha), e demais convidados presentes
22h – shows com Gleydson e Henrique e Samyra Show e Forró 100%

03
setembro

Giro pelo Agreste – Morre aos 85 anos, Amaro Vitalino, filho mais velho do Mestre Vitalino

Artesão estava internado na UPA de Caruaru

Faleceu nesta segunda-feira (02), na UPA estadual da cidade de Caruaru, o artesão Amaro Pereira dos Santos, conhecido popularmente por Amaro Vitalino, filho mais velho do Mestre Vitalino.

Amaro Vitalino estava internado com problemas respiratórios na UPA estadual. Seu corpo foi velado na casa do seu irmão, Severino Vitalino, falecido no início deste ano após sofrer um infarto. O filho mais velho do Mestre Vitalino foi sepultado no Cemitério do bairro Alto do Moura na manhã desta terça feira (03).

01
setembro

Segundo acusado de ter furtado residência em Jataúba é preso pela PM

A Polícia Militar conseguiu prender o segundo acusado de ter furtado uma residência na cidade de Jataúba na última sexta-feira (30). A prisão ocorreu durante o dia deste sábado (31), no Centro do mesmo município.

Segundo a PM, os acusados do furto foram Bruno Emanuel Nunes conhecido por “Marreta” e José Feliciano Severino da Silva, conhecido por “Nam”. Segundo o proprietário da casa furtada, os homens subtraíram R$ 200,00 em espécie e um botijão de gás. Na sexta-feira (30), José Feliciano fugiu, sendo apreendido apenas Bruno Emanuel.

Após receber denúncias anônimas apontando onde o conhecido “Nam” estava, a polícia o localizou e realizou a prisão. O material furtado não foi localizado pela PM.

Notícias Anteriores