06
dezembro

Corpo de Bombeiros revela que fogo em Taquaritinga foi controlado

2.

No final da tarde desta terça-feira (06), o incêndio que tomava conta da serra de Taquaritinga do Norte  foi controlado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas foram contidas e conseguiram impedir que o fogo se alastrasse. Os bombeiros informaram que trinta homens da equipe estiveram no local junto com alguns voluntários da região.

O incêndio que teria se concentrado no Monte da Conceição, também atingiu as proximidades da Rampa do Pepê. A equipe de Bombeiros relatou que existiam três focos de incêndio no local e que desde o último fim de semana, moradores se revezam na serra para ajudar os militares.

Ainda de acordo com a equipe, o local é de difícil acesso e que o clima seco, a baixa umidade e as altas temperaturas contribuíram para a queimada. O incêndio em Taquaritinga do Norte, consumiu cerca de cinco hectares da vegetação.

Uma equipe de biólogos e engenheiros florestais do CPRH estiveram no local nesta terça-feira, com equipamentos apropriados para o resgate de animais silvestres na área atingida pelo incêndio. Os animais resgatados foram levados ao Centro de Animais Silvestres de Pernambuco, em Recife.

06
dezembro

Policiais militares e Bombeiros de Pernambuco podem decretar greve

Policia-Militar-PE.

Policiais militares e bombeiros de Pernambuco podem paralisar as atividades. Nesta terça-feira (06), a Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros realiza uma assembleia da categoria às 14h, no Recife.

o presidente da Associação, Albérisson Carlos, há possibilidade de paralisação.

O estopim para a mobilização é o impasse criado pelo Governo de Pernambuco sobre o reajuste salarial, além dos problemas físicos e estruturais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que deveriam ter sido resolvidos desde abril.

06
dezembro

Corpo de mulher é encontrado sem vida dentro de residência em Santa Cruz

whatsapp-image-2016-12-05-at-15-50-46

Na tarde desta segunda-feira (05) uma senhora faleceu dentro de sua residência, localizada na Rua Francisco Barros, bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações, o efetivo policial foi solicitado pela Central para se dirigir ao local citado, onde encontrou Maria das Neves Silva (59 anos) já em óbito. Os vizinhos relataram que fazia alguns dias que a vítima não saia de sua residência e que desconfiavam da morte da mesma.

A polícia civil esteve no local, onde fez os procedimentos cabíveis. A verdadeira causa da morte deverá ser confirmada.

05
dezembro

Motoqueiro fica ferido em acidente ocorrido no Centro de Santa Cruz

whatsapp-image-2016-12-05-at-15-53-23

Nesta segunda-feira (05) aconteceu um acidente na Avenida Cabo Otávio Aragão, Centro de Santa Cruz do Capibaribe. O fato ocorreu nas proximidades da conhecida Feira do Paraguai.

Segundo informações, o acidente envolveu um carro de passeio e uma moto CG, cor preta e placa PGR-7752. Com o impacto, o motoqueiro sofreu apenas escoriações pela lateral do corpo.

A equipe da Guarda Municipal esteve no local, organizando o trânsito e tomando as medidas cabíveis da ocorrência.

05
dezembro

Prefeitura de Santa Cruz inicia notificações para retirada de currais na zona urbana 

1

Na manhã da última sexta-feira (02), a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou notificações para retiradas de currais, localizados no perímetro urbano da cidade. A ação teve apoio das Secretarias de Defesa Social, Cidadania e Inclusão Social e Saúde.

A iniciativa tem a finalidade de preservar a saúde pública dos moradores que residem próximo aos currais. Estes locais são focos de doenças por apresentarem ambientes com dejetos a céu aberto, mau cheiro, proliferações de bactérias e substâncias nocivas à saúde humana.

Gilson Julião

O Secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião, falou sobre a importância desta ação.

“Essa ação é de fundamental importância do ponto de vista da garantia da volta dos terrenos públicos para as mãos da administração. Também é uma questão de limpeza, saúde e segurança pública, pois os currais propagam diversas doenças e servem de esconderijos para pessoas mal intencionadas. Esse é nosso primeiro passo para a retirada de todos os currais da cidade”, frisou o secretário. 

2

As notificações começaram pelos currais do Bairro Acauã e vão se estender por todo município. Os donos de currais, devidamente notificados, têm 15 dias para retirar seus criadouros. Após o não cumprimento dos prazos, serão realizadas ações de retiradas dos locais indevidos de criações de animais do perímetro urbano santa-cruzense.

 

03
dezembro

Fogo e fumaça na Serra de Taquaritinga causam transtornos na região

Fotos: Aldo Rocha.

Fotos: Aldo Rocha e Redes Sociais.

Desde a última quinta-feira (01) teve início uma queimada que tem se alastrado entre as matas da serra de Taquaritinga do Norte. Segundo informações, o fogo aos poucos está aumentando e causando destruição nas proximidades da Rampa do Pepê.
whatsapp-image-2016-12-03-at-09-50-24 whatsapp-image-2016-12-03-at-09-53-22
De acordo com populares, a enorme fumaça começou já a atingir alguns bairros do município, entre eles,  Sítio São Miguel, Silva de Baixo e Centro da cidade.
15267797_1242542699125429_7374525708049438832_n 15319274_1242542279125471_5111767362770008221_n
Ainda segundo populares, eles já pediram ajuda aos órgãos competentes, porém até o momento sem êxito. Diante da situação, os moradores trabalham para tentar conter as chamas, porém a ausência de água e sem apoio do Corpo de Bombeiros, a situação dificilmente é controlada.
 ;
Segundo a Lei Orgânica do Município, no Artigo. 150, trata das responsabilidades da prefeitura sobre o meio ambiente do município. Caso a situação fique omissa, o Ministério Público deve ser acionado para cobrar providências, tanto da gestão municipal, como da câmara de vereadores.

02
dezembro

Falta de coleta causa transtornos aos moradores na Malhada do Meio

whatsapp-image-2016-12-02-at-09-23-24

Moradores do loteamento Malhada do Meio em Santa Cruz do Capibaribe, entraram em contato com a nossa redação para pedir providências em relação a um problema de saúde pública.

Segundo informações dos populares, na localidade existe um grande acúmulo de lixo pelas ruas, o motivo é que desde a última sexta-feira (25/11) o carro coletor não passa pelo local.

whatsapp-image-2016-12-02-at-09-23-19

O problema é preocupante, pois a cada dia para não acumular lixo dentro de suas residências os moradores tem que coloca-lo nos tambores que existem no local.

whatsapp-image-2016-12-02-at-09-23-20-1 whatsapp-image-2016-12-02-at-09-23-20 whatsapp-image-2016-12-02-at-09-23-21 whatsapp-image-2016-12-02-at-09-23-22-1 whatsapp-image-2016-12-02-at-09-23-22 whatsapp-image-2016-12-02-at-09-23-24-1

30
novembro

Equipe do Hemope realiza cadastramento de doadores de medula óssea em Santa Cruz

cadastro-para-doacao-de-medula

Foto: Elivaldo Araújo

Nesta quarta e quinta-feira está acontecendo, em Santa Cruz do Capibaribe, uma campanha promovida pelo Hemope, para cadastramento de doadores de medula óssea.

O cadastramento está acontecendo na AABB e, de acordo com organizadores, a meta é realizar o cadastro de, pelo menos, 500 pessoas no município. Para quem não conhece, várias vidas podem ser salvas mediante a doação de medula óssea, especialmente em casos graves de cânceres como leucemia, de linfomas, mielomas e várias outras doenças, que podem ser sanadas através do transplante de medula.

Vale destacar que, em casos onde não haja compatibilidade entre pessoas da mesma família, se faz fundamental o cadastramento da população para que se possa, através desse cadastro, se localizar doadores compatíveis.

O cadastramento acontece na AABB, localizada a Avenida 29 de Dezembro, onde equipes do Hemope e da Secretaria de Saúde do município estão lá para atender a população. Podem se cadastrar pessoas de 18 a 55 anos, com plena saúde e o procedimento é simples, onde a amostra de sangue é colhida na hora para efetivação do procedimento.

Participe desse gesto de solidariedade e ajude a salvar muitas vidas. O cadastramento acontece durante toda a tarde de hoje e se segue durante toda a manhã de quinta-feira, até as 12h.

30
novembro

Condutor perde o controle do veículo e capota na PE-160

whatsapp-image-2016-11-30-at-14-02-24

Por volta das 13h40 da tarde desta quarta-feira (30), aconteceu um capotamento na PE-160, próximo a estrada que dá acesso ao Sítio Carrapicho Novo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações, o condutor foi identificado como sendo Joelisson Silva de Paiva, mais conhecido por “Pampa ou Galego” (idade não informada), que estava conduzindo um veículo Corsa, cor azul e placas KFN-5215, no sentido Santa Cruz do Capibaribe á Vila de Poço Fundo, onde nas proximidades de motel, perdeu o controle e capotou, vindo a cair em um caminho ao lado.
 .
whatsapp-image-2016-11-30-at-14-20-31whatsapp-image-2016-11-30-at-14-04-52
No momento do acidente, a vítima se encontrava com o cinto de segurança e conseguiu sair andando do carro. A equipe do Samu foi acionada e socorreu o mesmo para UPA de Santa Cruz, onde recebe atendimentos médicos. Ele teve apenas ferimentos leves pelo corpo.

29
novembro

Ministério apresenta novas regras de transição do Minha Casa, Minha Vida

minha_casa

Nesta terça-feira (29), o Ministério das Cidades apresentou as novas regras de transição do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Segundo a pasta, a meta é ampliar os níveis de qualidade das edificações, o que irá beneficiar as famílias contempladas por novas moradias, além de aprimorar o programa por meio de novas regras.

A solenidade de apresentação contou com parlamentares e representantes de pequenas construtoras de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina.

Em nota, o ministério diz que as mudanças atendem ao pleito da categoria, de modo a respeitar a segurança jurídica dos empreendedores sem deixar de oferecer serviços adequados aos beneficiários.

Pelas novas regras, conjuntos com duas ou mais unidades habitacionais poderão ser considerados empreendimentos do MCMV. A pavimentação poderá ser feita com concreto, paralelepípedo, asfalto ou outras práticas de pavimentações adotadas em vias públicas.

Além disso, pessoas físicas ainda poderão participar do programa, desde que as unidades habitacionais sejam vendidas até 31 de dezembro de 2018, com alvará de construção concedido até junho de 2017, e vistoriadas ao menos uma fez pelo Agente Financeiro do FGTS, antes da alienação. Outra mudança diz respeito à pavimentação definitiva, que foi dispensada para habitações isoladas ou que integrem conjuntos de, no máximo, 12 unidades.

O prazo para que os empreendimentos se adaptem às novas regras é 31 de dezembro de 2018. Será publicada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 30, informando todos os critérios, diretrizes e condições gerais de execução, entre eles, a infraestrutura básica que permita ligações domiciliares de abastecimento de água e energia elétrica.

29
novembro

Reportagem Especial – Na história de Santa Cruz do Capibaribe

Igreja Evangélica Congregacional de Poço Fundo completa 80 anos de inauguração e história

,

sam_2151

A igreja foi o primeiro templo evangélico construído em Santa Cruz do Capibaribe. Fotos: Elivaldo Araújo e Arquivo.

Há 80 anos, era inaugurada na Vila de Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, a primeira igreja evangélica Congregacional no município. Ao longo do tempo, várias igrejas foram construídas originadas a partir dela.

Na localidade, o congregacionalismo teve início em 1916 e contava com as visitas mensais do inglês Willian Bannister Forsyht e outros ingleses, que se dirigiam ao local para realizar cultos, os quais eram feitos em duas residências com as participações em torno de 100 pessoas.

Os cultos eram realizados nas residências dos irmãos Manoel e Maria Lagos, além de contar com participações de pessoas dos sítios Magana e Porteiras. A programação continha culto de oração todas as quintas-feiras e escola dominical e culto aos domingos.

igreja

Em 1935, o Pastor Júlio Leitão de Caruaru juntamente com toda a comunidade da Vila, iniciaram a construção do templo, onde muitos carregavam pedras e cimentos para que a obra pudesse ser erguida. A construção foi feita também pelos pedreiros Marcos Belo e Joventino; sendo que os carpinteiros foram José Colaço, Manoel e Zacarias Lagos.

A igreja foi inaugurada em 29 de novembro de 1936 pelos pastores ingleses: Willian Forsyht e David Glass, além de representantes locais da família Lagos: José Colaço, Manoel, Zacarias, Gabriel e Moisés; já da família Belo de Souza estavam: José, Marcos, Severino e Mariano.

Devido ao aumento de visitantes, a igreja teve um acréscimo de seu espaço, sendo feita esta reforma no ano de 1941. Ainda nesta década, em 1947, uma grande enchente atingiu o templo, onde a água da chuva chegou a ficar 1,50m da igreja, que causou alguns estragos no local.

fotos-recuperadas-026

Ao passar do tempo, a igreja ficou deteriorada e quase o templo iria abaixo. Em algumas épocas aconteceram várias tentativas de reestruturação, porém foram frustradas, sendo que em alguns momentos, problemas familiares e judiciais impossibilitaram a sua restauração.

img_9303Na década passada, o ex-pastor da igreja Celso Torres Galindo teve a ideia com algumas pessoas, de restaurar a igreja em seu formato original e, assim foi feito.

“Deus colocou o desejo em nosso coração de um dia a gente poder reconstruí-lo e de ser ordenado pastor da igreja de Poço Fundo, então sugeri ao diácono Lenivaldo que fizéssemos uma campanha para reconstruirmos a igreja. Ele abraçou a ideia e se tornou como um dos responsáveis direto pela obra e restauração do templo” – relatou o pastor.

297480_3329117265833_73600840_n sam_2185 sam_2320

A reinauguração da igreja de Poço Fundo ocorreu no dia 26 de novembro de 2011, com um culto de ações de graça, que contou com as participações de representantes de várias igrejas evangélicas de Santa Cruz.

Atualmente, os cultos são realizados no templo, que ainda mantém alguns objetos históricos da época, como os bancos, relógio, púlpito, porta cálice da santa ceia, lampião e cortinas.

dsc04574cats

Toda a história da igreja e do congregacionalismo  na região  foi  contada no  livro “Queremos trazer à memória” dos professores e escritores Avanísia de Souza e Israel de Carvalho. O material impresso traz a trajetoria da implantação da religião no Brasil, passando por Pernambuco e se estendendo até Santa Cruz do Capibaribe, onde narra as aventuras e lutas dos evangélicos pioneiros do município.

Com imagens de Kinho Filmagens, confira abaixo o vídeo exclusivo e completo da reinauguração do templo em 2011.

28
novembro

Mulher morre e seis ficam feridos em grave acidente na PE-160

merluze.

Mais um grave acidente na PE-160 teve desfecho trágico, onde uma mulher acabou morta e outras seis pessoas ficaram feridas. De acordo com as informações repassadas pela polícia, o acidente aconteceu na tarde de domingo (27) no trecho entre as cidades de Jataúba e Santa Cruz quando dois carros se envolveram após um deles invadir a pista contrária, batendo na lateral.

A vítima fatal foi identificada como Merluze Ariane Gonçalves da Silva (28 anos). Equipes do Samu foram acionadas e os feridos foram trazidos para a UPA 24h de Santa Cruz, sendo uma das vítimas transferidas para Caruaru. Nenhum dos feridos corres risco de morte.

cats
Fotos tiradas horas após o acidente mostram a violência do mesmo

Já o corpo da mulher foi conduzido para p IML, na cidade de Recife.

28
novembro

Curto circuito pode ter provocado incêndio, diz bombeiro

07
Pequeno fabrico de confecções ficou praticamente destruído – Fotos: Gilson Fernandes

Por volta das 14h desta segunda-feira (28) foi controlado o incêndio registrado em uma pequena fábrica de confecções no bairro Malaquias Cardoso.

De acordo com as informações fornecidas pelo Sargento Fortunato, do Corpo de Bombeiros, o imóvel, que possui um primeiro andar, teve boa parte de sua estrutura comprometida por conta das chamas.

O telhado na área atingida chegou a desabar, assim como máquinas, peças de roupas e outros objetos ficaram parcial ou totalmente destruídos. Quando se achava que o fogo havia sido controlado, novas chamas começaram a aparecer, mobilizando mais uma vez o trabalho da equipe.

.06

.08.

Ainda de acordo com o sargento, a proporção do incêndio foi tamanha que mais água do que é comumente usada em situações semelhantes chegou a ser utilizada.

Não houve feridos no local, apenas prejuízos materiais. Ainda de acordo com o sargento, a principal hipótese apontada para o incêndio é um curto circuito. Confira um vídeo gravado no local, mostrando o reinício das chamas.

.

25
novembro

Conta de energia não terá taxa extra em dezembro, diz Aneel

Celpe

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (25) de que as contas de luz deixarão de ter cobrança adicional no mês de dezembro. Segundo informações do órgão, as faturas de energia voltam a ter a bandeira verde e com a decisão, o consumidor deixará de pagar R$ 1,50 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, valor que foi cobrado em novembro em razão da bandeira amarela.

A melhora nas condições hidrológicas permitiu o desligamento das termelétricas mais caras, que foram acionadas no mês passado. De acordo com a Aneel, o custo da térmica mais cara para abastecer o País no próximo mês será de R$ 169,54 por megawatt-hora (MWh). Quando o custo de geração supera R$ 211,28 por MWh, é preciso acionar a bandeira amarela.

O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pela Aneel.

25
novembro

Veículo causa incêndio no bairro Bela Vista em Santa Cruz

whatsapp-image-2016-11-25-at-08-10-48

Por volta das 5h da manhã desta sexta-feira (25) aconteceu um incêndio em um prédio localizado próximo a Escola Evangélica, bairro Bela Vista em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações, o fogo teve início a partir de um veículo que se encontrava no térreo do prédio, que acabou se alastrando. O proprietário acionou o Corpo de Bombeiros, que juntamente com os vizinhos conseguiram controlar as chamas.

whatsapp-image-2016-11-25-at-08-10-59

Foi constatado de que o incêndio não foi criminoso, mas sim, acidental e não teve feridos.

whatsapp-image-2016-11-25-at-08-11-37 whatsapp-image-2016-11-25-at-08-11-18

24
novembro

Agricultor morre após ser atropelado na zona rural de Santa Cruz

 

img-20161124-wa0035

 

Na manhã desta quinta-feira (24) aconteceu uma colisão na estrada que dá acesso á Vila do Pará, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações, a vítima Heleno Dió de Lima (49 anos) seguia em sua moto, quando bateu contra um caminhão pipa, chegando a ser arrastado por alguns metros.

Ainda de acordo com as informações, uma unidade móvel do Samu foi acionada e socorreu a vítima, porém a caminho da UPA de Santa Cruz, o mesmo veio a falecer.

24
novembro

Com onda de assaltos e seis homicídios em uma semana, movimentos sociais planejam manifestação pela paz em Toritama

protesto

Foto: Arquivo do blog/Divulgação.

Em sua reta final, o ano de 2016 vem batendo todos os números negativos com o alto índice da violência no município de Toritama. O cenário coincide com o pior momento do programa ‘Pacto Pela Vida’, que em outubro, atingiu sua pior fase, com o registro de 451 homicídios no Estado, o mês mais violento desde sua implantação em 2007. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança (SDS), o estado acumula mais de 3.600 homicídios apenas até o mês de outubro.

Enquanto Pernambuco caminha para regressão no combate à violência, outros estados do Nordeste comemoram os números positivos de redução. Estados como Alagoas e Ceará registraram cerca de 15% na redução do número de crimes contra vida em 2016.

O município de Toritama também ultrapassou os números de 2015, quando foram assassinadas ao todo 32 pessoas. Já em 2016, até o momento a cidade amargou nesta quarta-feira, o 41º crime de morte, restando ainda 37 dias para o fim do ano. Da última quarta-feira (16) até agora, foram seis homicídios registrados no município, atingindo a marca de quase uma morte por dia. Assaltos a estabelecimentos comerciais, roubos de motos e celulares são outros crimes comuns praticados diariamente na cidade.

Diante desses números, a população encontra-se amedrontada. Uma corrente solidária foi criada nas redes sócias para propagar o momento crítico. A frase, ‘Toritama pede Paz’, viralizou nas publicações das ferramentas sociais da Web e alguns grupos de amigos já planejam uma manifestação nos próximos dias na Capital do Jeans, a exemplo do que também foi aplicado em Santa Cruz do Capibaribe.

.

Com informações de Evandro Balla, correspondente do Blog em Toritama

 

23
novembro

Ônibus abandonado provoca insegurança na Cohab

indice
Foto: Fernando Lagosta

Na tarde desta quarta-feira (23) nossa equipe recebeu a denúncia de moradores da Rua Olavo Bilac (bairro da Cohab) onde moradores reclamam sobre um ônibus abandonado no local.

Segundo os mesmos, o proprietário do veículo abandonou o mesmo há vários dias e está sendo usado para que criminosos se escondam para realizar assaltos. Os mesmos cobram alguma providência para que o veículo seja retirado do local.

23
novembro

Fiação baixa provoca mais um acidente em Santa Cruz

img_9546
Fotos: Thonny Hill

Na tarde desta quarta-feira (23) mais um acidente de trânsito foi registrado em Santa Cruz. O fato aconteceu no cruzamento entre a Rua Manoel Monteiro da Paixão e a Avenida Prefeito Braz de Lira (PE-160), no bairro Malaquias Cardoso.

De acordo com as informações fornecidas por Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal, um caminhão pertencente a uma empresa de mudanças seguia pela rua citada em direção a pista quando atingiu a rede de fios elétricos e de internet, derrubando dois postes.

.

img_9553

img_9548

img_9550

img_9551.

Um deles acabou atingindo um carro de passeio que seguia pela PE, porém com menor gravidade. Ninguém se feriu. O transito ficou interditado em meia pista por cerca de meia hora. A pista já foi liberada.

.

img_9552

22
novembro

Mobilização em redes sociais resulta em novo protesto contra a insegurança em Santa Cruz

protesto-em-santa-cruz-01

Protesto começou na Câmara e percorreu diversas ruas. O alvo: a insegurança – Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta terça-feira (22) mais um protesto contra a insegurança foi realizado em Santa Cruz do Capibaribe. A mobilização, que reuniu cerca de 200 pessoas, teve início na Câmara de Vereadores onde o grupo de manifestantes, grande parte vestindo roupas pretas, lotou os assentos do plenário da Casa de Leis.

De acordo com organizadores, a mobilização aconteceu a partir de redes sociais e grupos do aplicativo de mensagens WhatsApp.

.

Clima tenso na Câmara

img_9377.

Durante vários momentos, o clima permaneceu tenso no plenário, tendo por várias vezes a intervenção do presidente da Casa, na tentativa de acalmar os ânimos.

Acompanhando a sessão ordinária, os manifestantes (alguns também com cartazes) cobravam dos vereadores das duas bancadas uma maior atuação na cobrança por políticas de enfrentamento a insegurança, assim como deram sua demonstração de apoio a realização de uma audiência pública com várias autoridades do município e do Estado.

.

img_9343

img_9370

img_9378.

Dos manifestantes presentes, quatro deles foram escolhidos para falar na tribuna, onde expressaram ideias e cobranças, onde dois podem ser destacados.

img_9392

“É disso que Santa Cruz precisa, ser ouvida por aqueles que estão nas ruas. Isso sim, porque somos nós que estamos passando por isso tudo. Não estou só representando a minha classe (de mototaxistas) mas uma cidade que eu amo, que eu nasci aqui. Não vamos deixar esses bandidos acabarem com nosso comércio. Isso é triste” – Lucivaldo (mototaxista).

img_9421

“Tiro meu chapéu para os policiais, porque sei que eles querem trabalhar, mas falta assistência. Uma vez em que fui vítima de assalto, faltou gasolina na viatura. Isso é verdade, não estou aqui de mentira. Não tinha e eles disseram: Nós queríamos dar uma busca, mas não tem combustível para o carro. Fiquei muito triste e comovida. Sou filha natural de Santa Cruz e nunca vi violência como essa. Quero que todos se unam em prol dessa cidade. Santa Cruz pede socorro e só sabe quem passa por isso” – Andreza (microempresária vítima de seis assaltos, sendo três deles com sua casa invadida).

.

O tom político-partidário e acirramento de ânimos em frente a prefeitura

Terminada a sessão na Câmara, os manifestantes seguiram, por várias ruas, em direção a Prefeitura, onde lá buscavam falar com o prefeito do município.

.

img_9426

img_9430

img_9440

img_9462.

Ao chegarem ao seu segundo destino, o grupo de manifestantes passou a cobrar a presença do prefeito Edson Vieira (PSDB) para que falasse com os mesmos, mas receberam a resposta de que o prefeito não se encontrava na cidade.

De acordo com informações de funcionários, Edson Vieira estava em agenda oficial na capital pernambucana. A partir desse momento, os ânimos se acirraram e muitos dos discursos ganharam tom político, com diversas críticas ao prefeito (onde muitos alegaram que ele estaria fugindo da discussão) e a participação de vereadores e lideranças do grupo de Oposição local.

A secretária de governo Priscilla Ferreira propôs que uma comissão entre os manifestantes fosse formada para falar com a mesma em seu gabinete, porém a proposta que não foi aceita por parte dos manifestantes, que exigiam que a mesma saísse para falar com os presentes. Populares que também alegaram ter sido vítimas da insegurança também deram seus relatos.

.

img_9482

img_9465

img_9472.

Dos vereadores governistas, o único que falou com os manifestantes na prefeitura foi Dida de Nan (PSB), que também tentou a formação da comissão para falar com a secretária de governo, mas sem sucesso.

Como não houve acordo, o grupo saiu em direção ao Ministério Público, mas lá também não foi atendido. De acordo com funcionários do órgão, a promotora estava em uma audiência no fórum do município, o que inviabilizou a conversa dos mesmos com a promotoria.

img_9501

img_9502

.

As próximas fases do protesto, segundo organizadores

Conversando com o pastor evangélico Lucas Evangelista, um dos organizadores do protesto, a ideia é continuar com as mobilizações em redes sociais, inclusive com a possibilidade de organizar um grupo de manifestantes para ir a cidade de Recife, protestar em frente ao Palácio do Campo das Princesas, onde fica o governador Paulo Câmara (PSB).img_9507

“Foi um movimento feito em redes sociais, quase que a toque de caixa e quase não fizemos nenhuma divulgação. O que precisamos entender é que este foi um primeiro ato, um desejo de um povo como foi colocado. Temos sim o interesse de nos mobilizarmos e iremos, se for o caso, ao palácio e acampar lá, na espera de sair só quando o governador nos atender, isso se não houver uma resposta de imediato quanto a essa insegurança” – frisou.

Embora o requerimento para a audiência pública tenha sido votado e aprovado por unanimidade, ainda não há uma previsão para quando ou se a mesma poderá acontecer.

22
novembro

Ação Solidária: Lar dos Idosos Irmã Dulce lança a campanha “Adote um sonho neste Natal”

acao

Na tarde desta segunda-feira (21) a entidade santa-cruzense ‘Lar dos Idosos Irmã Dulce’ lançou em sua fanpage oficial, uma campanha para arrecadar e presentear alguns idosos que são atendidos no local.

Em cada foto postada na página, um idoso segura o seu sonho e presente que deseja ganhar neste Natal. Para participar e adotar um sonho deles neste Natal. Basta escolher um ou mais deles, identificar nos comentários da foto do mesmo e entregar o presente que podem ser deixados até o dia 16 de dezembro.

idoso-imra-dulce

Os presentes podem ser deixados na instituição, localizada no Sítio Barrinha (zona rural de Santa Cruz) ou no Shopping do Vaqueiro, localizado na Avenida Padre Zuzinha, em frente ao Banco Santander, Centro de Santa Cruz. As entregas serão feitas no dia 17 de dezembro.

O Lar dos Idosos Irmã Dulce atende a mais de 45 idosos oferecendo alimentação, moradia, atendimento médico e atividades recreativas.

Para acessar os sonhos dos idosos basta clicar no LINK abaixo

LINK

22
novembro

Para custear tratamento, estudante de Taquaritinga com doença rara realiza campanha que mobiliza redes sociais

delminha-goes
Foto: Arquivo pessoal

Um vídeo de uma reportagem exibida pela TV Jornal começa a ganhar repercussão em todo o estado. Trata-se do caso da estudante Delma Goes (17 anos), que reside na cidade de Taquaritinga do Norte. A mesma possui uma doença rara, chamada de Síndrome de Mills, que aos poucos compromete o movimento dos membros. A doença é irreversível.

Ela foi diagnosticada há dois anos com a síndrome, que já lhe paralisou completamente o braço esquerdo e para continuar a viabilizar o tratamento adequado, já que os custos são altos e a mesma tem caráter progressivo (ou seja: pode atingir outras partes do corpo), a estudante, juntamente com amigos, está promovendo uma campanha.

A campanha envolve desde a mobilização em redes sociais para arrecadação de doações a comercialização de camisas com a frase “Quem acredita, sempre alcança”, cada uma ao custo de R$ 20,00.

De acordo com a estudante, por ser uma doença que atinge o sistema medular, ela está causando diversos problemas ao longo do tempo, onde a mesma já começa a sentir seus efeitos:

“Como ela atinge a medula, já tenho problemas sanguíneos, imunidade baixa… Problemas respiratórios que eu sempre tive, mas que agora estão com mais intensidade, pois ela está atrofiando os músculos da respiração” – disse.

Sobre a frase escolhida para encabeçar a campanha, ela falou:

“É uma frase que remete a fé. Temos que ter muita fé, acreditar que tudo vai dar certo e para mim principalmente, que a luta é grande, a batalha é grande, cada dia é um obstáculo novo que aparece, mas temos que acreditar e mostrar que, com fé, a gente consegue” – pontuou.

Para contribuir com a campanha da estudante, basta entrar em contato com a mesma através de seu Facebook (Delminha Goes) ou clicar na imagem abaixo para ser redirecionado a página diretamente. Confira também a reportagem produzida pela TV Jornal Caruaru na íntegra:

delminha-goes-facebook

21
novembro

Secretário de Educação nega corte de energia pela Celpe em quadra poliesportiva da prefeitura

joselito-pedro
Foto: Arquivo

Na noite desta segunda-feira (21) nossa equipe recebeu a resposta do Secretário de Educação, Joselito Pedro, quando a denúncia de corte no fornecimento de energia de uma quadra poliesportiva municipal.

O caso foi denunciado também nesta segunda-feira, onde moradores da Vila do Pará confirmaram que o corte no fornecimento havia sido realizado por profissionais da Celpe.

Sobre o caso, o secretário fez a seguinte declaração:

“A energia não foi cortada. A Celpe foi lá para trocar um dos lacres. Acabei de ligar para lá e falei com o administrador da quadra e, em nenhum momento, essa energia foi cortada. A oposição vê o carro da Celpe  e, sem responsabilidade, tira conclusões precipitadas” – disse.

O mesmo também enviou algumas fotos da quadra com iluminação, segundo ele, tiradas hoje.

 

quadra

img-20161121-wa0071

21
novembro

Quadra esportiva da prefeitura em Santa Cruz tem energia cortada pela Celpe

.para-quadra-cortada

Nesta segunda-feira (04) nossa equipe de reportagem recebeu uma imagem da rua onde está localizada a quadra esportiva do distrito da Vila do Pará.

A foto mostra que profissionais da Celpe estavam no local, onde recebemos denúncia de que a energia no local havia sido cortada.

Entramos em contato com outros moradores do distrito, que confirmaram que o corte no fornecimento de energia foi realizado na manhã de hoje.

Diante dos fatos, procuramos a assessoria de imprensa da prefeitura e o Secretário de Educação para saber o porquê de o corte ter acontecido.

Nossa equipe aguarda o posicionamento de ambos.

21
novembro

Moradores cobram soluções para dois problemas críticos em ruas do bairro Cruz Alta

08

Entre os problemas, estão dejetos a céu aberto – Fotos: Fernando Lagosta

Na manhã desta segunda-feira (21) a equipe do Blog atendeu à solicitação de moradores do bairro Cruz Alta, em Santa Cruz. O assunto da solicitação foram as queixas, por parte dos mesmos, de problemas que acontecem em um terreno baldio (de propriedade privada) e também quanto ao canal que corta ruas de vários bairros do município.

Quanto a primeira solicitação, moradores reclamam que o terreno, localizado a Rua Paraná, não possui qualquer cerca ou muro de isolamento onde o mesmo estaria sendo usado apenas como depósito de metralhas. O fato é que, segundo eles, a falta do isolamento do local estaria contribuindo para que bandidos se escondam para praticar assaltos e também para consumir drogas. O local, que antes funcionava um curral, também foi palco de um homicídio, onde um idoso foi assassinado a pauladas.

.

04

05  07.

Moradores relataram a nossa equipe que já procuraram o proprietário do terreno, que diz que vai construir um muro para fazer um estacionamento no local, porém a mesma resposta é dita há mais de um ano e nada foi feito, onde cobram da prefeitura alguma solução para o impasse.

Já o segundo problema acontece devido ao vazamento de dejetos a céu aberto. Segundo moradores, as manilhas no local foram quebradas para que o esgoto pudesse escoar, já que os dejetos estariam retornando para as casas em virtude de problemas na tubulação. Os mesmos também cobram da prefeitura para que os reparos sejam realizados, já que os dejetos correm livremente por vários pontos do canal.

.

01

02

08.

Voltaremos ao local em até 15 dias para verificar se alguma providência foi tomada.

Página 1 de 147123...1020...Última »

Notícias Anteriores