05
abril

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Nova fase ou Game Over?

,

Filiação: Como havíamos adiantado nas últimas Curtinhas, o vereador Helinho Aragão se filiou na última quinta-feira, 02/04, ao PSB e segue em frente com suas pretensões de ser candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.

Game Over?: Após a filiação do vereador Helinho Aragão, conversamos com membros da ala Maia/Moraes e os mesmos afirmaram que o assunto está encerrado, que houve um Game Over (fim de jogo) nas pretensões de Fernando Aragão e Eduardo da Fonte e ter o apoio do PSB para eleições municipais.

Nova fase: Interpretação diferente de membros da ala Fernandista, os mesmos afirmam não haver um Game Over em relação ao apoio do PSB, mas apenas uma nova fase do jogo com elementos novos e decisivos.

Convenção: Uma coisa é certa, o grupo Taboquinha não consegue ter uma eleição tranquila e parece que chegarão mais uma vez próximo às convenções, caso tenha eleições, de forma muito indefinida.

Nova fase: Mas quem estará em uma nova fase será o secretariado do prefeito Edson Vieira (PSDB), pastas importantes tiveram modificações, devido ao prazo eleitoral que fez com que alguns secretários deixassem as pastas para disputar as eleições de 2020.

Saíram: Gilson Julião (Desenvolvimento Urbano), Dr. Nanau (Saúde), Ivanilson Feitosa (Governo e Desenvolvimento Social), Flávio Dunda (Secretaria Extraordinária de Habitação e Serviços Públicos) e Lenildo Araújo (Secretaria executiva de Agricultura), todos tentarão uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições de 2020.

Entraram: André Bezerra (Desenvolvimento Urbano), Poliana Costa (Saúde), Cristiane Souza (Governo e Desenvolvimento Social), Francisco Ricardo (Secretaria Extraordinária de Habitação e Serviços Públicos) e Israel Moura (Secretaria executiva de Agricultura).

Game Over: Está descartada qualquer possibilidade do professor Joselito Pedro ser o candidato a vereador, mas pode ser vice de Dida de Nan, como foi especulada, pois para a majoritária ele só pode ficar no cargo de secretário até 4 de junho.

Proporcionais: A semana foi importante para algumas siglas se fortalecerem em relação às eleições de 2020, muita gente se filiou até a data limite, 04/04. Durante os próximos dias, quando os nomes filiados forem revelados, teremos uma noção de como cada sigla estará para disputa da câmara de vereadores nas eleições de 2020. Contudo, já adiantamos, pelos nomes revelados e seus potenciais eleitorais, que PSDB, MDB, DEM, PSD, PP e PSB serão siglas com grandes possibilidades de garantir cadeiras nas eleições de 2020.

04
abril

Edson Vieira realiza mudanças na administração municipal em Santa Cruz do Capibaribe devido ao calendário eleitoral

A partir desta segunda-feira (06), a administração pública da gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB), em Santa Cruz do Capibaribe vai passar por mudanças no quadro de seus secretários.

A medida atende as determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pede o afastamento de servidores da Administração Pública, seja direto ou indireto, inclusive das fundações mantidas pelo poder público (secretários), que vão concorrer a cargo eletivo nas eleições deste ano. O prazo final e limite de filiações determinado pela Justiça Eleitoral, é 04 de abril.

O prefeito Edson Vieira divulgou o nome dos novos secretários e suas respectivas pastas: André Bezerra vai ocupar a secretaria de Desenvolvimento Urbano, Poliana Costa a pasta de Saúde, Cristiane Souza comandará a de Governo e Desenvolvimento Social, Francisco Ricardo vai estar a frente da secretaria Extraordinária de Habitação e Serviços Públicos e Israel Moura, vai para a secretaria Executiva de Agricultura

Com Joselito Pedro Educação; Isac Aragão Desenvolvimento Econômico e Agricultura; Tenente-coronel Sena Defesa Social; Bergue Alves Controladoria Municipal; Marcelo Diógenes Procuradoria Municipal; Elaine Silva Santa Cruz Prev; Ivaldeci Filho Assessor Contábil do Município; Geraldo Moura executivo de Comunicação; Tenente coronel Sandro Bezerra executivo de Mobilidade Urbana; Sabbi Mauri executivo de Tributos Municipais e Klaine Melissa executiva de Administração, não houve alterações.

25
março

Homem é assassinado a tiros na cidade de Toritama

Na noite desta terça-feira (24), a cidade de Toritama foi palco para mais um crime de morte. Um homem foi assassinado a tiros na Avenida Prefeito Celso Marques de Andrade, no bairro Cohab.

De acordo com informações colhidas por nossa equipe, Ozaí José da Silva, 36 anos, estava bebendo com outras pessoas, quando foi surpreendido por outros homens que o assassinaram.

Segundo o delegado de polícia Ênio Maia, Ozaí José já teve passagens pela polícia. O Instituto de Criminalistica e Polícia Civil estiveram no local do homicídio e após o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

24
março

Procon e Vigilância Sanitária apreendem álcool em gel impróprio para consumo, em Santa Cruz

Cerca de 40 farmácias do município foram fiscalizadas

Durante operação realizada nesta terça-feira (23), o Procon Santa Cruz e Vigilância Sanitária, apreenderam frascos de álcool em gel em Santa Cruz do Capibaribe. Cerca de 40 farmácias foram fiscalizadas. Alguns estabelecimentos foram notificados e autados para apresentarem documentações no prazo de 24h.

“Fizemos a apreensão de alguns produtos que são impróprios para o consumo. Álcool em gel sem CNPJ, sem informações do fabricante, sem dada de validade.” – pontuou Thalys Henrique (gestor do Procon)

O gestor ainda afirmou que o órgão apreendeu fracionamentos de álcool em gel.

“Os comerciantes compram o álcool em gel maior, fracionam em potes menores e não colocam informações essenciais e obrigatórias aos consumidores.” – disse ele

Vale ressaltar que a população pode acionar o Procon, a qualquer momento, para realizar denúncias e reclamações através do WhatsApp (81) 9249-2108 ou pelo e-mail: prefeitura.santacruz@procon.pe.gov.br.

 

 

24
março

Lojas da Compesa têm atividades suspensas

Companhia disponibiliza canais de atendimento virtual

Devido a medida preventiva contra a disseminação do coronavírus e em atendimento à determinação do Governo do Estado, as Lojas de Atendimento da Compesa estão temporariamente fechadas.

Não há prazo para o retorno das atividades. A Compesa informa, que os que necessitarem dos serviços da companhia, poderão acionar os canais de atendimento virtual através do site: www.compesa.com.br, pelo App Compesa Mobile ou através do fone 0800 081 0185 (para demanda referentes a serviços de água e esgoto).

23
março

Academia GoUp faz “Quarentreino” online diante de pandemia

Interessados podem participar gratuitamente

Diante de um decreto que proíbe o funcionamento de academias no estado de Pernambuco, a Academia GoUp, de Santa Cruz, inovou e criou o “Quarentreino”. Através do Instagram da empresa, as pessoas que estão em casa, de quarentena, podem fazer exercícios físicos.

O time de professores da academia, diariamente dão aulas por meio de uma live, no perfil da empresa (@academiagoup). As aulas acontecem de segunda a sexta, às 19h e são gratuitas, qualquer pessoa pode participar.

 

23
março

“Se a gente não tivesse feito a quarentena, os casos seriam muito mais”, afirma atleta santa-cruzense que está na China

 

Fotos: Arquivo pessoal

A atleta Osinha Albuquerque, que está morando atualmente na China, conversou neste domingo (22), com Ney Lima e contou como a China está lidando com o COVID-19, desde o momento que o vírus era considerado apenas uma epidemia do país.

A atleta afirma que após o ano novo chinês, comemorado no dia 25 de janeiro, às recomendações de prevenção ao vírus iniciaram. 

“Nós sabíamos que a gente precisava ficar mais em casa, sair só pra comprar o necessário, foi tipo uma quarentena. Não foi uma quarentena imposta, não foi uma quarentena obrigada, foi mais por questão de bom senso. (…) No pico do vírus, não tinha ninguém na rua”, frisou.

 

Segundo a atleta, o comércio do país fechou, e assim como Pernambuco, apenas supermercados e farmácias continuaram abertos, porém com restrições de entrada e horários. 

“Para você entrar em um bairro tinha que verificar a temperatura e usar máscara, se você ia ao supermercado da mesma forma, se você ia na farmácia era da mesma forma.  Isso tá sendo controlado aqui até hoje, a gente ainda usa máscara na rua, a gente ainda verifica a temperatura quando entra em algum estabelecimento comercial”, afirma.

De acordo com Osinha, o comércio permaneceu fechado por cerca de um mês e está retornando aos poucos agora em março. Segundo ela, os restaurantes e salões de beleza, foram os estabelecimentos que mais demoraram a abrir, escolas e universidades ainda não voltaram a funcionar no país.

“O que fez a diferença aqui foi a questão da quarentena. Aqui são muitas pessoas nas ruas ao mesmo tempo, o que anda na verdade são as pessoas e não o vírus, o vírus não sai de um lugar se a pessoa não levar ele (…), se a gente não tivesse feito a quarentena, os casos seriam muito mais”, completou.

Confira a live completa no vídeo abaixo:

22
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen – Política em casa!

Política em casa: Estamos sentindo fortemente os efeitos do COVID-19, popularmente chamado de Coronavírus, afetando o nosso dia-a-dia. Portanto, vamos seguir as recomendações no intuito de minimizar os efeitos e #fiquemos em casa. Passe o tempo acompanhando nossas curtinhas e fiquem informados.

Vai afetar?: Como podemos observar, o Coronavírus afetou drasticamente nossas vidas em diversas áreas. Nos bastidores da política já se fala na possibilidade de alterações, no mínimo das datas, nas eleições de 2020. Mas vale destacar que por enquanto todas as datas estão mantidas.

Fundo partidário: Com apoio popular, alguns congressistas estão levantando a bandeira de usar os recursos do bilionário fundo partidário para combater o Coronavírus no Brasil, minimizando, assim, seus efeitos, principalmente em nossa economia. Não existe clima para gastar bilhões em uma eleição, com a população sofrendo uma pandemia.

Sem fundo: Nesse contexto, caso a ideia de usar o bilionário fundo partidário para combater os efeitos do Coronavírus seja colocada em prática, dificilmente teríamos as eleições de 2020, pois sem fundo, automaticamente sem eleição. Mas para tudo isso acontecer, seria necessário uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) aprovada pelo congresso, alterando as regras do jogo.

Unificação: A discussão da unificação das eleições é um tema debatido já faz tempo, com mandato de cinco anos, sem direito a reeleição. Contudo, ninguém queria perder dois anos ou dá dois anos para alguém e unificar as eleições, mas a argumentação de uma pandemia assolando o nosso país pode influenciar fortemente para que as eleições sejam adiadas e unificadas em 2022. Contudo, destacamos que tudo isso não passa de uma forte teoria, sendo necessário aguardar o que de fato vai ocorrer.

Mas se tiver: Contudo, se as eleições ocorrerem, o prefeito Edson Vieira, antes de essa crise explodir, já havia traçado uma nova estratégia para acolher seus mais de 40 pré-candidatos a vereadores, os mesmos agora serão acolhido em três siglas e não mais em duas, são elas: o DEM, PSDB e MDB, esta última tendo o puxador de votos, o vereador Nailson Ramos, e as portas abertas para Ronaldo Pacas. PSDB e MDB abrigariam os vereadores de mandatos e vários secretários.

Semelhante: A estratégia do prefeito, em suas devidas proporções, se assemelha ao que o Vereador Ernesto Maia defende para a oposição. Segundo o mesmo, o grupo da ala Moraes/Maia teria 45 pré-candidatos pra abrigar em três siglas, são elas: PCdoB, PT e PSB.

Enquanto isso: Enquanto essas teorias não saem do papel, estamos assistindo o forte espírito de liderança do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Viera (PSDB), em relação à crise do Coronavírus e seus efeitos em nossa cidade e região. Nesse contexto, utilizamos mais uma vez nossas curtinhas para pedir que sigam as recomendações e #FiqueEmCasa.

21
março

Menores são apreendidos após roubar moto e praticarem assaltos em Pão de Açúcar

A Guarda Civil Municipal, da cidade de Taquaritinga do Norte, apreendeu dois menores de idade na noite desta sexta-feira (20), no distrito de Pão de Açúcar. Os menores roubaram uma moto e em seguida praticaram assaltos no distrito.

De acordo com o efetivo da guarda, dois jovens abordaram um motociclista que vinha da cidade de Alcantil para Santa Cruz, e roubaram sua moto CG. Diante da chuva, a vítima parou, no acostamento, para guardar seu celular na mochila, foi aí que os menores armados praticaram a ação.

Em seguida os jovens seguiram para o distrito de Pão de Açúcar e praticaram pelo menos dois assaltos, segundo a guarda. Após rondas, eles foram localizados e logo tentaram fugir. Durante a fuga, eles caíram da moto. De acordo com o efetivo, um dos menores estava com a arma, na queda, ela disparou e o atingiu.

Um menor infrator foi socorrido para uma unidade hospitalar e o outro conduzido para a delegacia de Santa Cruz.

21
março

Taxa de solo usado por comerciantes do Calçadão Miguel Arraes não será cobrada

Pagamento anual de alvarás terá prazo prorrogado

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, divulgou na tarde deste sábado (21), duas medidas que foram adotadas diante da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Não será cobrado, dos comerciantes, a taxa de uso do solo, além disso, o pagamento anual dos alvarás dos boxes, lojas e restaurantes, que tem seu vencimento para o final do mês de março, terá o prazo prorrogado até a normalização das feiras.

21
março

Santa Cruz – Compesa voltará a abastecer bairros que estavam em colapso

A Compesa divulgou neste sábado (21), o calendário de abastecimento para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Diante do acúmulo de água da Barragem de Tabocas, bairros que atualmente estão em situação de colapso, terá o abastecimento reestabelecido.

Confira o calendário provisório divulgado pela companhia.


A Compesa informa que este calendário é provisório e poderá sofrer modificações durante sua execução. A companhia ainda informa que estão sendo realizados estudos técnicos para reestabelecer o abastecimento nos bairros que não estão neste calendário.

21
março

Motociclista atropela cachorro, se choca com carreta e colide em caminhão baú, em Santa Cruz

Fotos: Paulo Viana

Um motociclista ficou ferido após sofrer um acidente na PE-160, na entrada de Santa Cruz do Capibaribe, durante a noite desta sexta-feira (20).

O homem conduzia uma motocicleta Bros, quando atingiu um cachorro que atravessava a rodovia, logo em seguida, ele bateu na lateral de uma carreta que estava estacionada próximo à um posto de combustível e mais à frente colidiu na traseira de um caminhão baú.

A Polícia Militar rapidamente esteve no local e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O motociclista foi socorrido para UPA24h do município. O estado de saúde dele não foi informado.

21
março

Novo decreto é publicado pela Prefeitura de Santa Cruz com mais determinações para o enfrentamento do coronavírus

Foto: Arquivo.

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, publicou um novo decreto nesta sexta-feira (20). Nele, há novas determinações para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

No decreto, a prefeitura determina que:

– Estão suspensas as feiras de animais do município.

– A feira de agricultura familiar, realizada no Parque Florestal, poderá ocorrer na parte externa com até 50 pessoas sendo permitido apenas a entrega de alimentos.

– A Central de Feiras e Mercados, ficará aberta da sexta-feira à segunda-feira, das 5h às 17h, mantendo uma distância mínima de 1 metro e 80 centímetros de uma banca para outra. E está proibida toda e qualquer comercialização de bebida alcoólica e funcionamento de bares na Central de Feiras.

– Restaurantes e lanchonetes do município, poderão funcionar exclusivamente para entrega.

– A partir deste domingo (22), seguindo decreto do Governo do Estado, fica determinado o fechamento de todo o comércio de bens e serviços, exceto farmácias, supermercados, mercadinhos, padarias, postos de combustível, depósito de água mineral e gás, casas de ração de animais e feiras livres de alimentos.

– Estão suspensos todos os prazos de processos administrativos, no âmbito do Poder Executivo.

No 6º artigo do decreto, a prefeitura ainda determina que qualquer cidadão poderá comunicar ao PROCON, estabelecimentos que estejam praticando preços abusivos de produtos necessários para a diminuição do contágio da COVID-19.

20
março

Pernambuco – Mulher que estava com coronavírus fica curada, diz Secretaria Estadual de Saúde

Paciente foi a primeira pessoa diagnosticada com a COVID-19 no estado

Foi constatado a cura clínica de uma mulher residente em Pernambuco, que estava infectada com o novo coronavírus, nesta sexta-feira (20). A informação, foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde e publicada no Diário de Pernambuco.

A mulher 66 anos, foi a primeira no estado a ser diagnosticada com o vírus. Ela estava internada no Real Hospital Português. O marido dela e mais oito pacientes, seguem internados na unidade hospitalar, com quadro clínico estável.

Com base na última atualização de casos de coronavírus confirmados, no estado, já são 31 pessoas infectadas com a COVID-19.

Notícias Anteriores


 





 

error: Copiando nosso texto?