21
setembro

Educandário Antônio Burgos vivencia Dia da Árvore

Nesta sexta, 21 de setembro, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais se envolveram em reflexões, atividades e ações voltadas para a valorização do Meio Ambiente e o cuidado com as árvores bem com a importância delas para nossa qualidade de vida.

Foi um dia de muitas aprendizagens. O final de cada turno foi marcado pela entrega de 10 mudas para a comunidade escolar. Confira nas imagens (clique nas imagens para ampliar):

Informações da Assessoria.

21
setembro

Qualificação – Cursos gratuitos acontecem em Santa Cruz

Estão abertas inscrições para os cursos, de forma gratuita, para ‘Recepcionista’ e de ‘Oratória’, em Santa Cruz do Capibaribe. Os cursos têm como público alvo pequenos empreendedores, pessoas que querem empreender e demais profissionais interessados no tema.

Para participar, basta ser alfabetizado, ser maior de idade, apresentar cópias dos documentos: RG, CPF e comprovante de residência.

Os cursos acontecem no Centro de Educação Empreendedora, de 24 a 27 de setembro, (Recepcionista das 14h às 17h e Oratória das 19h às 22h).

O Centro fica localizado na Av. Bela Vista, nº 985, as margens da PE 160, bairro Santa Tereza.

Mais informações: (81) 3731-8401

17
setembro

Obras da maior terraplanagem da história do Brejo da Madre de Deus garante melhoria na trafegabilidade de veículos

Considerada a maior terraplanagem já executada na história do Brejo da Madre de Deus, com 30,7km de estradas vicinais contemplando as comunidades do Assentamento Baraúna, Sítio Bandeiras, Passagem do Moleque, Queimadas, Lagoa de Pedra e Miguel Velho, as obras tem garantido melhoria na trafegabilidade dos veículos e os motoristas agradecem a Prefeitura Municipal através do prefeito Hilário Paulo.

“É um sentimento de alegria ver essa obra, ver a vida do povo melhorar, então estou muito feliz com isso. Esse é o maior investimento já feito em uma estrada vicinal no município do Brejo da Madre de Deus. Melhoramos a trafegabilidade das pessoas que aqui passam e que sofreram a vida inteira com buracos, com as estradas ruins, mas agora terão a melhor estrada de nossa região”, garantiu o prefeito.

As obras orçadas em R$ 3.490.384,71 (três milhões, quatrocentos e noventa mil, trezentos e oitenta e quatro reais e setenta e um centavos) estão sendo executadas pela empresa INOVA Construções Serviços e Telecomunicações LTDA-EPP que opera em ritmo acelerado.

A Prefeitura conta com o apoio do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – na realização da maior obra de terraplanagem da história do município. O projeto inclui a construção de cinco passagens molhadas e quarenta bueiros, a terraplanagem é feita com brita, pó de pedra e cimento.

“Eu particularmente não conheço uma terraplanagem realizada nesses moldes na nossa Região”, completou Hilário Paulo.

“Tá muito boa à estrada, tá ótima! Quem conheceu essa estrada aqui antes disso, sabe bem do que estou falando. A estrada aqui era cheia de buracos, era uma estrada muito perigosa, mas agora tá muito boa, a estrada. Ele (Hilário) tá trabalhando sim, inclusive já fez essa estrada, e lá em São Domingos também, já calçou algumas ruas, então a gestão dele tá muito boa”, considerou Luiz Gonzaga – usuário da terraplanagem.

Assista o vídeo:

 

 

Informações da assessoria.

13
setembro

“III Libertai-vos”  será realizado próximo domingo

Acontece no próximo domingo (16), o “III Libertai-vos”, evento religioso realizado pelo grupo ‘Missão Reavivar’ da Paróquia de São Caetano.

O evento será no Colégio Pereira Carneiro, em São Caetano, com início às 8h e contará com pregadores diversos pregadores, entre eles Davidson Silva, da Comunidade Shalom.

De acordo com organizadores, será um dia de ‘ cheio de emoção, alergia e celebração’, comemorando 5 anos de fundação da Missão Reavivar.

A entrada será apenas 1kg de alimento, que será doado para instituições.

 

 

 

12
setembro

Secretário de Desenvolvimento de Pernambuco e representantes da AD Diper visitam o Moda Center

Integrantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado estiveram no Moda Center Santa Cruz na manhã de ontem (10). A visita aconteceu com o objetivo de conhecerem o parque em pleno funcionamento e para mostrar a sua importância para a economia do estado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, Antônio Mário de Abreu Pinto, o empreendedorismo presente no Agreste é um verdadeiro milagre de transformação e orgulha os pernambucanos. “O desenvolvimento dessa região e dessa indústria está apenas no começo. O que tem reservado para ela no futuro é ainda maior. O Estado e a Secretaria de Desenvolvimento farão de tudo para colaborar com o desenvolvimento”, ressaltou.

Na visita também foram mencionadas ações para fortalecer o polo e agregar valor para as marcas, como a criação de um selo de qualidade, para reforçar o local em que a peça foi fabricada. Ao final da visita a comitiva andou pelos principais corredores do parque.

Além do síndico Allan Carneiro, também recepcionaram a comitiva os diretores José Gomes (Menininho), Fátima Nascimento, gerentes do Moda Center e o empresário Arnaldo Xavier.

12
setembro

Direto do WhatsApp da redação

Leitores do Blog cobram soluções para problemas nas localidades em que vivem

Nesta quarta-feira (12) o blog dá publicidade a demandas enviadas por seus leitores, através do WhatsApp de nossa redação. São problemas do cotidiano, onde eles buscam soluções por parte dos setores competentes. Confira:

Leitor destaca vazamento de água em obra abandonada da Prefeitura

A primeira demanda foi enviada pelo leitor Valdo, onde ele destaca um grande vazamento de água que acontece, segundo o mesmo, na área do antigo Açougue Público. O local, que é municipal, foi demolido para dar lugar a um centro de artesanato, obra que ainda não saiu do papel.

“Já faz dias que no antigo açougue está assim. Quem paga essa conta?” – desabafou.

.

Leitores mostram preocupação com constantes incêndios nas proximidades da Malhada do Meio

A segunda demanda foi enviada pelos leitores Ana Paula e Tony, que destacam os constantes incêndios que acontecem em terrenos e fazendas nas proximidades do Loteamento Malhada do Meio.

Eles nos enviaram uma foto e dois vídeos do mais recente problema na localidade, ocorrido no último domingo (09) e que só foi extinto por volta das 22h do mesmo dia.

De acordo com a Defesa Civil do município, são mais de 10 ocorrências desse tipo registradas nos últimos 45 dias, onde a principal causa apontada não é natural, mas sim de atos criminosos.

.

Leitora de São Domingos cobra da prefeitura a limpeza de canal

A terceira demanda foi enviada pela leitora Kaciana Silva, que destacou problemas que ocorrem em um canal no distrito de São Domingos, que fica localizado descendo o antigo parque de vaquejadas, próximo ao loteamento Zé Monteiro.

De acordo com ela, a falta de limpeza no local faz se proliferarem insetos que podem causar doenças, a exemplo do mosquito transmissor da dengue.

.

Leitor questiona posição de postes de iluminação pública em rua no Neco Aragão

A quarta demanda foi enviada pelo leitor Marcone Melo. O mesmo questiona a posição em que estão dispostos postes de iluminação pública que ficam próximo a um mercado, no Loteamento Neco Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe.

“Eles ficam mesmo no meio da rua, como vocês estão vendo nas fotos. Vejam o que pode se fazer para as autoridades tirarem eles. Não sei o nome da rua, mas fica próximo ao Mercado Oliveira, no Neco Aragão” – disse.

.

Leitor cobra conserto de saneamento em canal pluvial ao lado do Moda Center

A última demanda foi enviada pelo leitor Renan Silva, que cobra o conserto do saneamento em um canal pluvial que fica em um terreno ao lado do Setor Azul, do Moda Center Santa Cruz. Segundo ele, o problema ocorre há meses, causando mau cheiro e desconforto a quem passa pelo local.

Envie sua sugestão de pauta ou denúncia para o WhatsApp de nossa redação. É nosso jornalismo ainda mais perto de você.

11
setembro

Procon Santa Cruz do Capibaribe vai realizar 3ª edição da Semana Mutirão dos Superendividados  

No intuito de viabilizar a renegociação entre consumidores, empresas e prestadoras de serviço em geral, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do Procon local, vai realizar durante os dias 17 a 21 de setembro, a terceira edição do projeto Semana Mutirão Superendividados.

Para este ano, já estão confirmadas as agências bancárias (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banco do Nordeste e Santander), cartões de créditos, empréstimos consignados, órgãos públicos como Compesa, Celpe e empresas de telefonia.

Thallys Henrique, coordenador do Procon municipal falou da oportunidade que o evento dá para regularização de débitos. “Em 2017 conseguimos atender mil e duzentas pessoas, nosso planejamento para este ano, é superar esse número. Nosso trabalho consiste em intermediar as negociações, buscando o melhor para o consumidor, esperamos que ao final, todos saiam satisfeitos”, detalhou o coordenador.

“Nas edições anteriores, o Mutirão dos Superendividados foi sucesso, conseguimos ajudar na reorganização da vida financeira de muita gente. Para este ano, acreditamos que vamos ajudar ainda mais pessoas a restabelecerem suas credibilidades junto às empresas, órgãos públicos e instituições financeiras”, contou o prefeito Edson Vieira.

A Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) da Capital da Moda está localizada na Avenida Padre Zuzinha, nº 496, centro, atende pelo fone (81) 3731-0313. A unidade pública fica aberta das 08 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.

Assessoria. 

11
setembro

Prefeitura do Brejo entrega kits as crianças beneficiadas pelo programa AABB Comunidade

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus entregou as crianças beneficiadas pelo programa AABB Comunidade kits contendo: Cadernos, borracha, lápis, régua, livre de música, calça, blusa, toca de natação, sunga e maiô.

Os kits foram entregue aos alunos que estiveram acompanhados dos pais, na Subprefeitura do Distrito São Domingos. O evento contou com a presença do prefeito Hilário Paulo, do vereador Silvano Pereira e de vários secretários do município.

“Estamos pegando as crianças carentes e oportunizando, no extra turno escolar, aqueles que estudam pela manhã têm a oportunidade à tarde e aqueles que estudam a tarde têm oportunidade no horário da manhã. O transporte pega eles em suas casas e leva até a AABB, lá, eles tomam banho, fazem suas refeições e voltam para suas casas depois de terem completado o dia com muitas atividades e lazer”, enfatizou o prefeito Hilário.

“Esse programa é muito importante, pois ele vem mostrar a importância que a administração dar para as crianças. É uma parceria entre a Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus, a FENABB (Federação Nacional das AABB) e a AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil”, explicou Miriam Gonçalves, coordenadora do programa.

As crianças através do programa AABB Comunidade praticam vários tipos de atividades, tais como: Natação, danças, teatro, música, reforço escolar e artes marciais, além de outros tipos de esportes.

“Eu acredito que se não tivesse esse olhar do prefeito na condução dessas crianças, muitas delas estariam jogadas nas ruas, são crianças que já têm um histórico de indisciplina na escola e esse fator é trabalhado bastante na AABB Comunidade”, completa Miriam.

;

Informações da assessoria.

10
setembro

Pernambuco não registra morte em rodovias federais no feriadão da Independência, diz PRF

Entre quinta-feira (06) e domingo (09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 45 acidentes nas rodovias federais de Pernambuco, com 31 feridos e nenhuma morte. Durante a Operação Independência do ano anterior, que teve um dia a mais, foram registrados 66 acidentes, com 45 feridos e sete mortes. Comparando-se a média da quantidade de ocorrências, foram verificados 11,25 acidentes por dia este ano e 13,2 no ano anterior.

Um dos acidentes envolveu três veículos no domingo (09), às 22h15, na Serra da Quitéria, em Caruaru. O motorista de um carro entrou na contramão da rodovia, colidiu na lateral de uma van e em uma caminhonete. O condutor do carro se evadiu do local. A caminhonete caiu de uma ribanceira, mas ninguém ficou ferido.

Em quatro dias foram fiscalizados 2.370 pessoas e 1.918 veículos, sendo emitidas 852 autuações por diversas irregularidades, como ultrapassagens indevidas (80), não uso do cinto de segurança (42), falta da cadeirinha (6) e do capacete (3). Além disso, foram registradas 633 imagens de radar por excesso de velocidade, entre elas um veículo flagrado a 176 km/h, em Caruaru, na BR 232.

No combate à embriaguez ao volante foram realizados 829 testes com o bafômetro, sendo emitidas 21 autuações e presos quatro motoristas que estavam sob efeito de álcool. Além da multa e suspensão do direito de dirigir, o condutor que apresenta o índice igual ou superior a 0,34mg/l no teste do bafômetro, é encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

A PRF também realizou 42 auxílios a motoristas que tiveram defeitos mecânicos ou se envolveram em acidentes sem vítima nas rodovias, e alcançou 157 pessoas através de abordagens educativas.

Ao todo, oito pessoas foram detidas, por embriaguez ao volante e com mandados de prisão em aberto por homicídio, roubo e receptação. A fiscalização a caminhões resultou no transbordo de 12,1 toneladas de carga com excesso de peso.

10
setembro

Câmara de Vereadores de Taquaritinga firma TAC visando realização de concurso público

O presidente e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, José Eraldo e Jurandi Tavares, firmaram perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pelo qual se comprometeram a realizar concurso público visando regularizar as atividades funcionais do órgão legislativo.

Segundo o documento, o último concurso no âmbito da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte foi realizado no ano de 1994. Além disso, existem inúmeros cargos no órgão denominados como de comissão, mas que em sua maioria exercem funções básicas e fora das hipóteses de direção, chefia e assessoramento.

Pelo Termo, a Câmara tem o prazo até dia 31 de dezembro deste ano para levantar suas necessidades no tocante ao pessoal, bem como regularização, por meio de lei, dos cargos e funções, determinando-se as atribuições e as formas de provimento, tudo em conformidade com a Constituição Federal. O edital do certame deve ser publicado até dia 15 de março de 2019, com prazo de 15 dias para inscrição, e as provas devem ser realizadas até o dia 28 de abril.

Os servidores que estiverem exercendo cargos em comissão que não possuem atribuições de direção, chefia e assessoramento também deverão ser exonerados até o dia 31 de dezembro de 2018.

O descumprimento das cláusulas do TAC importará em pagamento de multa mensal, a partir do encerramento do prazo (1º/07/2019), no valor de R$ 50 mil. O valor da multa será destinado em prol do Fundo de Interesses Difusos, previsto o artigo 13 da Lei 7.437/85.

 

10
setembro

Incêndio atinge área ao lado de cemitério, em Santa Cruz

Na manhã desta segunda-feira (10) um incêndio foi registrado em uma área de matagal e de terrenos que ficam ao lado do cemitério Pedro Paulo, no bairro São Miguel.

De acordo com as informações iniciais, a equipe do Corpo de Bombeiros ainda não chegou ao local para o combate as chamas, sendo esse trabalho realizado por apenas uma pessoa.

Não há informações do que é que pode ter causado o novo incêndio, porém o mesmo continua se alastrando em virtude do mato seco e também pelo vento.

A coordenadoria de Defesa Civil do município já foi comunicada do incidente, onde citou que vai analisar a situação para que ver a necessidade de que se desloque uma equipe para enfrentamento.

No vídeo, também é possível visualizar que as chamas já encostam no muro do cemitério. Confira:

 

10
setembro

Gestor fala sobre mudança de local da Festa de Setembro, em Santa Cruz

Em entrevista concedida ao Santa Cruz Online, o gestor de Turismo e Lazer de Santa Cruz do Capibaribe, Cláudio Soares, falou sobre a mudança de local onde serão realizados os shows musicais da tradicional Festa de Setembro.

De acordo com ele, os festejos serão realizados de 27 a 30 deste mês, porém não mais na Avenida Padre Zuzinha, mas na Avenida 29 de Dezembro. Ele falou sobre os motivos que levaram a gestão a realizar a mudança de local.

“O prefeito tomou a decisão justa de transformar todas as praças da Avenida Padre Zuzinha recentemente, que foram inauguradas agora há pouco. Então, para que a gente pudesse controlar não o acesso, mas o uso e o cuidado que teremos que ter depois de um investimento de quase 400 mil, não era justo a gente promover os parques de diversão e a área de shows nesse espaço” – disse.

Ainda segundo ele, toda a estrutura de shows e os parques de diversões serão postas na mesma avenida, sendo apenas mantida na Padre Zuzinha a programação de atividades já realizadas pela Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel.

Foto: SC Online/Reprodução

08
setembro

Acidente entre veículos na PE-160 deixa pessoas feridas

Na manhã do último sábado (07) um acidente foi registrado na PE-160, envolvendo dois veículos.

De acordo com informações repassadas por testemunhas, o acidente envolveu um Fiat Uno e um Gol onde um deles teria invadido a faixa contrária de pista e causado o acidente. O veículo Fiat chegou a capotar.

As vítimas, entre eles dois idosos, tiveram ferimentos leves, sendo socorridas pelo Samu e levadas para a UPA 24h. Os nomes das vítimas e a quantidade de feridos não foram informados.

05
setembro

Esgotamento Sanitário e Adutora do Alto Capibaribe são pautas no Estúdio 1

O Diretor Técnico de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio, foi entrevistado do Programa ‘Estúdio 1’ da Rádio Polo, nessa quarta-feira (05), onde falou sobre o andamento de duas obras focadas no Polo de Confecções.

A primeira obra diz respeito, de forma mais direta, ao município de Santa Cruz do Capibaribe: Esgotamento Sanitário. A obra tem como objetivo, em sua primeira fase, acabar com o lançamento de esgoto direto no Rio Capibaribe e Riacho Tapera. As intervenções levam os produtos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída no Bairro Oscarzão.

O Esgotamento tem investimento de R$ 100 milhões, recursos do Projeto de Sustentabilidade da Bacia do Rio Capibaribe (PSH) financiados pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial.

Ao todo, são 19 km de interceptores até a ETA. Desses, o engenheiro destaca que está pronto 1km. A previsão é de que seja concluída em 16 meses, a partir do início da obra que já começou há 4 meses.

Água

O segunda obra diz respeito à Adutora do Alto Capibaribe, um investimento de R$ 82 milhões que objetiva acelerar a chegada da água da Transposição do Rio São Francisco para o Agreste.

A adutora contará com 70 quilômetros de extensão, captaando água da transposição no Rio Paraíba, perto do Açude Boqueirão, no município de Barra de São Miguel na Paraíba, para abastecer Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte, Frei Miguelinho, além do Distrito de São Domingos (Brejo).

Segundo o engenheiro, obra segue seu ritmo normal e tende a ser concluída dentro do primeiro semestre de 2019.

Confira a entrevista, na íntegra:

05
setembro

PRF reforça fiscalização durante Operação Independência em Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta quinta-feira (06), a Operação Independência 2018 nas rodovias federais de Pernambuco. A ação segue até o domingo (09) com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir acidentes graves, a partir do reforço na fiscalização, nas abordagens educativas e na atividade de policiamento.

O feriado de 7 de Setembro marca a abertura do verão no Nordeste e tende a aumentar o fluxo de veículos na BR 101 Norte e Sul, que leva às principais praias do litoral. A estimativa das concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros é de que cerca de 100 mil veículos circulem em direção às praias do Litoral Sul, entre a quinta-feira (06) e o domingo (09).

Para coibir o excesso de velocidade, a PRF irá fiscalizar com equipamentos de radar portáteis, em horários e locais de maior incidência de acidentes. Já o enfrentamento à embriaguez no trânsito contará com o apoio de equipes da Operação Lei Seca.

Durante as abordagens, será verificada a documentação pessoal e do veículo, se todos utilizam o cinto de segurança ou o dispositivo de retenção para crianças, bem como se há alguma restrição para seguir viagem.

Antes de pegar a estrada, o motorista deve realizar uma revisão dos principais itens do automóvel, como pneus, sistema de freios e de iluminação, nível do óleo do motor e do fluido do radiador.

O combate ao crime contará com o apoio do Núcleo de Operações Especiais da PRF, para coibir assaltos, porte ilegal de arma, receptação de veículos roubados e o tráfico de entorpecentes.

Página 1 de 182123...1020...Última »

Notícias Anteriores