25
maio

Princípio de incêndio é registrado em São Domingos

Na noite dessa sexta-feira (24), um princípio de incêndio no Distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus causou susto em moradores. O fato aconteceu nas proximidades das conhecidas ‘Casas a Caixa’.

O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local. Populares controlaram as chamas antes da chegada do efetivo.

Não há informações sobre os danos materiais, nem a causa do fogo. Ninguém ficou ferido.

25
maio

Protesto interdita BR 104 na manhã deste sábado (25)

 

Um protesto está sendo realizado na manhã deste sábado (25) na BR 104, em trecho do distrito de Lages, em Caruaru. O fogo na pista interrompeu o fluxo.

Ainda não há informações concretas sobre a motivação desta vez. Mês passado, moradores das proximidades protestaram da mesma forma, reivindicando lombadas no local.

Não há informações de quantas pessoas participam da movimentação.

24
maio

ATENÇÃO!

Visando minimizar o tempo de espera na sala do Expresso da Moda, ressaltamos que você, cliente ou comerciante, pode emitir a Nota Fiscal Avulsa (NFA-e) no conforto da sua loja ou residência, antes mesmo de vir ao Moda Center Santa Cruz. Com isso você evita filas e ganha mais tempo para fazer suas compras.

Clique no link e siga as orientações: https://bit.ly/2Hwezby

Para dúvidas pontuais, ligue: (81) 3759-1200.

Até o dia 23 de junho, o Expresso da Moda funcionará de domingo à quinta-feira, das 8h às 17h. Setor Branco, Bloco Central, ao lado do banheiro feminino.

23
maio

Após denúncias, Polícia Militar detém dois assaltantes em Santa Cruz do Capibaribe

Na madrugada desta quinta-feira (23), a Polícia Militar deteve dois indivíduos após denúncias anônimas de que os mesmos estariam praticando assaltos na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e arredores.

A polícia inciou as buscas e localizou o Janailson Pereira da Silva, conhecido por “Satanás” (31 anos), com uma arma de fogo calibre 38 e 6 munições intactas, na casa de uma menor de 17 anos. O conhecido “Satanás” confessou também ter assaltado uma lanchonete na Vila do Socorro juntamente com o Carlos Henrique da Silva, conhecido por “Mosquito” (24 anos).

Na residência do “Mosquito” a polícia localizou um aparelho celular roubado. Carlos Henrique confessou ao efetivo policial ter roubado o celular na companhia do “Satanás”. O material apreendido juntamente com os envolvidos foram conduzidos à delegacia local.

23
maio

Mulher grávida é encontrada morta dentro de veículo em Taquaritinga do Norte

Uma mulher grávida de seis meses foi encontrada sem vida dentro de um veículo durante esta quinta-feira (23), na zona rural da cidade de Taquaritinga do Norte.

O veículo foi encontrado em um matagal na estrada que dá acesso ao Sítio de Mateus Vieira. Eliane Ferreira da Silva (25 anos) residia na Vila do Socorro. Segundo informações de populares, Eliane estava desaparecida desde ontem (quarta-feira, 22). Ainda segundo populares, ela haveria saído em um veículo, e seguido na estrada quando foi interceptada por elementos. Até o momento não se sabe quantos indivíduos praticaram a ação e qual a intenção deles.

A vítima acabou perdendo o controle do veículo e caindo na ribanceira.

23
maio

Enem 2019 – Participantes têm até hoje para pagamento de taxa

Termina nesta quinta-feira (23) o prazo para pagar a taxa de inscrição do Enem 2019. O valor é R$ 85 e pode ser pago em qualquer agência bancária. A inscrição só é confirmada após o pagamento.

As inscrições para o Enem foram encerradas na última sexta-feira (17), com 6.384.957 inscritos, em todo o Brasil. O total de participantes confirmados será divulgado no dia 28 deste mês.

As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

22
maio

Colisão entre carro e moto deixa vítima fatal na BR-104, em Toritama

Um acidente automobilístico foi registrado na tarde desta quarta-feira (22), na BR-104, perímetro urbano da cidade de Toritama, nas proximidades do Corpo de Bombeiros.

Josinaldo Luís da Silva, 38 anos, pilotava uma motocicleta Honda Biz 100CC e acabou colidindo frontalmente em um veículo Volkvagem UP. Josinaldo Luís, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, porém veio a óbito devido a gravidade dos ferimentos. Já o condutor do veículo teve algumas escoriações.

22
maio

Acusado de abrigar assaltantes em sua residência é capturado pela polícia em Toritama

Na tarde desta terça-feira (21) policiais civis de Toritama e de Vertentes realizaram uma operação no bairro Deus é Fiel na Capital do Jeans.

A polícia procurava dois criminosos que teriam tomado um veículo Ford Ecosport de assalto na última segunda-feira (20) em Vertentes. Os acusados estavam escondidos em Toritama, na casa de um comparsa no bairro Deus é Fiel.

Durante a ação, a polícia capturou Gilson Silva dos Anjos, que teria dado esconderijo aos outros criminosos. Com ele foi localizado um revólver calibre 38 com duas munições intactas, aparelhos celulares e roupas que teriam sido utilizadas no assalto. Já os suspeitos conseguiram fugir por um matagal.

 

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

22
maio

Moradores da Vila Canaã renovam esperança por água

Teve início nessa terça-feira (21), trabalhos de escavações para tubulações de água na Vila Canaã. A localidade faz parte do território de Caruaru e fica na divisa com Toritama.

De acordo com a Compesa, toda a vila será contemplada com o abastecimento de água. O compromisso foi reafirmado, recentemente, em reunião que contou com participação de representantes da empresa e dos dois municípios.

Sob fortes críticas de moradores, atualmente, apenas uma pequena parte da localidade  está sendo abastecida.

21
maio

Sementeira e Parque Florestal de Santa Cruz abrem espaços para cumpridores de penas alternativas

O município de Santa Cruz do Capibaribe possui, atualmente, 56 instituições parceiras da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), aptas ao recebimento de cumpridores de penas e medidas alternativas. Duas delas, a Sementeira Municipal Maria de Lourdes e o Parque Florestal Fernando Silvestre, estão há dois meses acompanhando o trabalho de 10 cumpridores, que desempenham suas atividades colocando as mãos na terra.

Na sementeira, que abriga cerca de 50 espécies do bioma da caatinga, como mulungu, caideira, jatobá e barriguda, os cumpridores realizam a capinação do mato, produção de mudas, recolhimento do lixo, além de transportarem as mudas para outros espaços e para plantação na cidade.

“É muito importante essa abertura para os cumpridores, principalmente nos espaços públicos, o trabalho leva a ressocialização”, reforça Marivaldo Andrade, gestor municipal de Meio Ambiente.

Outra instituição que também abre espaço para a prestação de serviços como pena alternativa é o Parque Florestal Fenando Silvestre. O espaço abriga 40 espécies de árvores, tais como: umbuzeiro, gameleira, pau-brasil, flamboyant e palmeiras. No local os cumpridores realizam serviços de capinação, limpeza e poda das árvores.

O município de Santa Cruz do Capibaribe tem aproximadamente 265 cumpridores que prestam serviços à comunidade em 265 instituições. Nesta quarta-feira, 22, eles participam de Encontro de Integração, promovido pela Gerência e Penas Alternativas, no Fórum do município.

21
maio

Órgãos do Estado planejam acabar com os lixões em Pernambuco

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE), está deflagrando o projeto “Lixão Zero”, a partir de um conjunto de ações que procuram encerrar todos os 105 lixões existentes no Estado, em cumprimento à Lei n.º 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

“Diversos municípios descartam seus resíduos de forma irregular e isso representa um grande risco à saúde e à vida do pernambucano. Os lixões devem ser encerrados para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos para aterros sanitários licenciados” – disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

O projeto é dividido em cinco etapas. Na primeira será feito um diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos nos 184 municípios do Estado, com cruzamento das informações levantadas no projeto “Lixo, quem se lixa?”. Na segunda, apresentada a situação desejada relativa à disposição final dos resíduos dos 105 municípios que dispõem de aterros irregulares e lixões.

Na terceira, será realizada a criação de grupo de trabalho de promotores de Justiça para atuação integrada e regionalizada. Na quarta, os governos municipais serão instados a implementar soluções com prazo determinado para o encerramento dos espaços, por via extrajudicial ou até mesmo judicial. Na quinta fase do projeto, será realizado o Seminário Estadual de Resíduos Sólidos com a pauta “lixão zero”.

O prazo para encerramento dos lixões terminou em 2014, conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Muitos municípios em todo o país ainda não cumpriram o que manda a Lei. O MPPE celebrou Termos de Ajuste de Conduta com 126 prefeitos, negociando o encerramento programado dos lixões no Estado, mas não houve mobilização de diversos gestores” – disse o coordenador do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, André Felipe Menezes.

O projeto prevê, ainda, garantir alternativas de inclusão social dos catadores de material reciclável.

21
maio

Quatro indivíduos são detidos com entorpecente e celular roubado em Santa Cruz

Durante esta segunda-feira (20), a polícia se deparou com dois indivíduos em atitude suspeita em uma motocicleta, no bairro Santo Agostinho, em Santa Cruz do Capibaribe.

O policiamento indagou os suspeitos e um deles revelou que teria acabado de entregar uma quantidade de entorpecente a um amigo que se encontrava no bairro Oscarzão. No local, além da quantia de maconha, a polícia encontrou dois aparelhos celulares, sendo um deles com queixa de roubo.

Os envolvidos Felipe Rafael Martins de Barros (26 anos), Eduardo Matheus Martins de Barros (20 anos), Henrique José Moraes da Silva (idade não informada) e Davi José Morais da Silva (21 anos), foram apresentados na DP local juntamente com o material apreendido.

21
maio

Poste de energia fica em chamas e assusta moradores, em Santa Cruz

Um poste de energia em chamas assustou moradores, na madrugada desta terça-feira (21), na avenida que dá acesso ao bairro Rio Verde, em Santa Cruz do Capibaribe.

Haviam uma residência bem próximo ao poste, além de algumas barracas que comercializam fogos de artifício, localizadas na praça bem próximo ao poste. A equipe do corpo de bombeiros foi acionada. Felizmente, nenhum dano foi registrado e ninguém ficou ferido.

20
maio

Sport Company participa da IV Edição do Caruaru Nitgh Run

A Sport Company esteve presente no IV Caruaru Night Run, no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru no último sábado (18).

Mais de 1000 competidores participaram das provas de 12,8 km e 6,4 km. A Sport Company produziu todas as camisas dos corredores. No evento, os participantes puderam também comprar os produtos de alta tecnologia e performance no stand da Sport Company.

 

20
maio

GCM detém mulher com motocicleta roubada em Santa Cruz do Capibaribe

Na noite deste domingo (19), a Guarda Civil Municipal recuperou uma motocicleta Honda Bros roubada, em Santa Cruz. A vítima teve sua moto roubada e estava rastreando a mesma. O fato aconteceu no bairro Acauã.

Graças ao rastreador, a moto logo foi encontrada no bairro citado. Chegando no local, a guarda se deparou com duas pessoas, uma guiando a moto roubada, e outra pessoa guinchando a mesma com outra moto já que a motocicleta roubada estava desligada.

A guarnição encontrou a motocicleta com Ana Lucrécia da Silva Anunciação. Outro indivíduo estava com a mesma, porém empreendeu fuga ao avistar a guarnição. Ana Lucrécia foi conduzida para DP local, juntamente com a motocicleta roubada.

20
maio

Exclusivo: MPPE abre inquérito para apurar possíveis irregularidades no Santa Cruz Prev

 

 

O Fundo Municipal de Previdência Social de Santa Cruz do Capibaribe (Santa Cruz Prev) é alvo de um inquérito aberto pelo Ministério Público de Pernambuco. O procedimento foi anunciado no diário oficial.

O inquérito ocorre a partir de denúncias apresentadas ao MPPE que apontam para inúmeras irregularidades como a existência de débitos, falta de acesso aos balanços financeiros por parte de vereadores e consequente suposta prática de atos de improbidade administrativa.

A diretora-presidente do Santa Cruz Prev, Elaine Silva, está sendo convocada para prestar depoimento na próxima quinta-feira (23) e deverá apresentar o relatório contábil. Os vereadores Capilé da Palestina e Joab do Oscarzão, que levaram as denúncias a conhecimento da promotoria, também estão sendo notificados para comparecer a audiência. Os procedimentos serão conduzidos pelo promotor Lúcio Carlos Malta Cabral.

Entenda

No último mês de março Elaine Silva emitiu uma declaração revelando a existência de débitos de R$ 1,8 milhão referentes ao acúmulo de atrasos de repasses por parte da prefeitura.

Neste mês de maio a prefeitura informou que os repasses foram colocados em dia, mas vereadores oposicionistas estão levantando questionamentos sobre a quitação de juros e multas.

17
maio

Secretaria de Saúde promove ações da luta antimanicomial em Santa Cruz

O Dia Nacional pela luta antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, trata sobre a importância do fim dos manicômios e do tratamento humanizado de pessoas que sofrem de doenças mentais ou dependências químicas.

Com o lema “por uma sociedade sem manicômios” e em prol dessa luta, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe preparou uma semana repleta de atividades internas e externas com o objetivo de conscientizar os usuários, familiares e a população sobre o tratamento adequado e a reinserção social das pessoas com sofrimento mental e com necessidades recorrentes de drogas.

As atividades iniciaram segunda-feira (13), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com uma palestra sobre os determinantes sociais da saúde mental, que envolve questões econômicas, familiares, educacionais, habitacionais, culturais, entre outras.

Já na terça-feira (14), foi trabalhado a importância do CAPS que desenvolve um trabalho social e também com saúde, através de psicólogos, enfermeiros, psicopedagogo e psiquiatra. Durante a tarde, houve uma palestra com os usuários do serviço e seus familiares. Na quarta (15), com o tema “Por uma sociedade sem manicômios: dia 18 de maio dia da luta antimanicomial” houve uma mesa redonda aberta ao público na Câmara de Vereadores.

São debates e reflexões que visam discutir o serviço e melhorá-lo, assim como lutar contra uma sociedade sem manicômios. De acordo com Laécio Campos, psicólogo, o movimento visa a abertura de mais serviços como o CAPS, uma vez que, diferentemente dos manicômios, tratam os pacientes humanamente e procuram inseri-los na sociedade. “Aprisionar nos manicômios não é solução para quem está em sofrimento mental” acrescenta Laécio.

17
maio

Grupo de amigos decide limpar e revitalizar praças de Santa Cruz

Durante esta semana, um grupo de amigos de Santa cruz do  Capibaribe, iniciou um projeto para limpar, organizar e revitalizar praças do município.

Uma das voluntárias, Jéssica Lagos, explicou que pessoas próximas, que percebem o movimento, contribuem com mão de obra, limpeza, poda de árvores e, até mesmo, na compra de material (como pincel e tintas).

Nos últimos dias, os voluntários estiveram no Bairro Malaquias e em espaço de lazer no centro da cidade.

Nesse sábado (18), haverá trabalho ainda no centro, nas proximidades do Centro de Educação Infantil.

O objetivo do projeto, de acordo com os voluntários, é conscientizar  a população e deixar uma cidade mais limpa, conservando os espaços de lazer.

16
maio

Mulher investigada por estelionatos é presa por força de mandado em Santa Cruz

Na tarde desta quinta-feira (16), os policiais civis cumpriram um mandado de prisão em desfavor da Judite Beserra Cavalcanti, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Judite é investigada por estelionatos que vitimou inúmeras pessoas da cidade. Judite costumava se passar por Comissária para aplicar seus golpes. Ela já foi detida algumas vezes pela prática de estelionato (confira aqui).

16
maio

‘Socorro! Virei Freira’ se despede do público neste fim de semana com acessibilidade aos surdos

Este final de semana é o último para conferir a comédia ‘Socorro! Virei Freira’ da Cia Cult’Art, que continua em cartaz no Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, sábado e domingo (18 e 19) às 20h. A peça estreou na cidade arrancando risadas do público do começo ao fim, com um texto que satiriza temas sobre cotidiano, política, religião, televisão e problemáticas sociais.

A protagonista Corrinha faz uma promessa que vira uma freira caso escape viva das garras de bandidos. A graça é alcançada e ela provoca inúmeras confusões na sua transição para o hábito. O elenco se reveza entre diversos personagens que deixam a trama movimentada do início ao fim. Ainda na peça são exibidos vídeos com paródias de músicas ironizando problemas relacionados ao lixo, saneamento e saúde, que são constantes nas cidades brasileiras.

No domingo haverá uma sessão com acessibilidade, onde surdos poderão assistir ao espetáculo tendo a disposição uma intérprete de libras. A ação se baseia na campanha ‘Teatro Acessível: Arte, prazer e direitos’ que tem por objetivo garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e baixo letramento, entre outras condições, na vida cultural de suas cidades. Surdos não pagam ingresso e irão assistir ao espetáculo gratuitamente junto com o público geral, promovendo a inclusão.

 

Os ingressos estão à venda na Discoteca do Borjão, Fish Farma, Maxter Mix, padaria Art Pan e no site Sympla. Os antecipados custam R$ 15 e na hora ficarão por R$ 20. Estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência e servidores públicos de Santa Cruz do Capibaribe pagam meia entrada (R$ 10).

Notícias Anteriores