26
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Perdi as contas: Sinceramente, já perdi as contas de quantas vezes tratei o tema segurança pública em minhas curtinhas, nos últimos anos.

Banalizou: Os assaltos e homicídios estão virando coisas banais em nossa querida Santa Cruz do Capibaribe, a população não está se espantando mais com os números crescentes da criminalidade.

Renovadas: As promessas em relação à sensação de segurança são constantemente renovadas, contudo na prática a insegurança continua da mesma forma de antes, como por exemplo: Escolas invadidas e alunos assaltados, arrastões, casas invadidas, inúmeras motos e carros furtados, entre tantos outros.

Prisioneiros: Estamos vivendo em uma prisão constante da insegurança pela qual Santa Cruz do Capibaribe está passando. Vivemos com medo de sair para trabalhar, estudar, orar, se divertir.

Como acreditar?: Essa é a principal pergunta de hoje, como iremos acreditar nas promessas de segurança por parte das nossas autoridades politicas?

Sensação: A verdadeira sensação que temos é de que o Governo do Estado acha que somos palhaços, pois helicóptero sobrevoando a cidade já tínhamos visto, ”principalmente em período eleitoral”, não somos matutos governador, ônibus parado no centro sempre tivemos desde que nossas feiras de confecções ganhou projeções nacionais, dois carros novos para uma cidade de mais 100 mil habitantes, tá de brincadeira né? Só nos resta dizer: aaaaaaaaaaa Governador e aliados, pois dizer aceita que dói menos saiu de moda.

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

26
abril

Resumório! – A coluna do professor Tenório

ALGUMAS VERDADES

NOVE VERDADES E UMA MENTIRA – O Resumório também resolveu entrar na onda da brincadeira que é uma febre no Facebook. Segue nossa listinha de nove verdades e uma mentira:

01. Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade segura.

02. Paulo Câmara é o melhor governador que Pernambuco já teve.

03. O Pirangi resolveu nosso problema de abastecimento de água.

04. A Operação Força no Foco foi um sucesso.

05. O Sport é o campeão brasileiro de 1987.

06. Eleitores de Bolsonaro são os mais politizados.

07. Os dois principais grupos políticos da cidade vivem em perfeita harmonia.

08. A duplicação da PE 160 ficará pronta em breve.

09. Zé Augusto desponta como única liderança da oposição e ficha Cristalina.

10. Edson Vieira é o prefeito melhor avaliado da região.

.

DIGITAÇÃO – Cometi um lapso, numa remota edição de Resumório, e até hoje sou execrado por alguns integrantes do grupo de situação. Foi apenas uma letra trocada (in) voluntariamente. O digitador do governo já trocou uma infinidade de números, gerando inúmeros problemas e continua lá, firme e forte. Sei que “HERRAR É UMANO” e que todas as pessoas estão sujeitas ao erro, quer sejam ricas ou lisas feito eu. O importante é ter humildade, reconhecer as falhas e procurar não repeti-las.

ADRENALINA – Rapel, voo livre, motocross, trilha, que nada! Para quem gosta mesmo de adrenalina, o extremo é o que um grupo de colegas e eu fizemos na última segunda-feira à noite: Ficamos numa calçada conversando até 23h20 em Santa Cruz e com celular na mão. Aventura maior não há. Não reproduzam esse tipo de loucura. 

OUTRA VEZ – Depois de vereadores de Santa Cruz pedirem para construir uma quadra esportiva que já existia e pedir para calçar quatro ruas que já estavam calçadas, informações dão conta que o próximo pedido será para calçar uma rua que já está asfaltada. De fato, oito mil reais está pouco. Por essas façanhas, eles merecem o salário de dez mil que tanto esperam.

PECULIARIDADES – Realmente existem coisas que são peculiaridades em nossa cidade. Sequestro de geladeira, com direito a selfie no resgate e rua na terra que só o quebra-molas é calçado são mais dois bons exemplos de coisas que não se vê por aí em qualquer lugar.​

ENQUETE MENTAL – O que é mais inútil, uma buzina num avião ou os votos dados pelos santa-cruzenses aos três senadores pernambucanos? Uma buzina no avião ainda serviria para fazer o Cazá, Cazá, Cazá… do Sport, mas os votos dados a Fernando Bezerra Coelho, Humberto Costa e Armando Monteiro aqui não serviram para nada.

PATOS E BALEIAS – Uma sociedade que segue patos (FIESP) e baleias (AZUL) está com sérios problemas políticos e psicológicos. Espero que possamos superar as adversidades causadas por esses bichos aquáticos o mais rápido possível. Ainda tem um tal de um Molusco que é problema pra uns e solução pra outros.

PIT STOP – Carros da prefeitura de Taquaritinga do Norte são usados fora do horário de trabalho. Em um desses casos, ladrões fizeram um pit stop digno das grandes equipes de fórmula 1, no distrito de Pão de Açúcar. Levaram bateria e quatro pneus sem que ninguém percebesse. Não se compara com as diárias da câmara de vereadores da Dália da Serra, mas foi um prejuízo significável para população.

PARALISAÇÃO – A demolição do prédio da antiga cadeia segue a todo vapor. Demolição devidamente divulgada em blog, transmissão via face, rádio e em grupos de whatsapp. Seguindo a proporção, quando concluírem a AME da Mulher, que será construída lá, podem mandar uma nota para o The New York Times e trazer o Safadão para a inauguração.

SÃO JOÃO DA MODA – O Blog do Ney Lima já iniciou, em primeira mão, a divulgação de algumas atrações do São João da Moda 2017. Depois que o Blog adivinhou 100% das atrações de 2016 e 100% do novo secretariado da gestão Vieira, tem gente lançando o desafio para saber se a turma do Blog é capaz de adivinhar quando acabará a duplicação da PE-160, a conclusão das obras de demolição da antiga cadeia ou quando sentiremos aquela velha sensação de segurança. Queridos, a galera do Blog trabalha com informação, não com milagres. 

DIRETO DA REDE – Papa recusa convite de vir ao Brasil com medo de também virar testemunha do Lula!

.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

19
abril

Resumório! – A coluna do professor Tenório

​VAI SAFADÃO!

​​SEXTA-FEIRA INSANA – Uma cidade que respira política 24h não pode ter os pulmões saudáveis. A prova disso foi o nível de discussão em grupo whatsapp durante a sexta-feira Santa. Pra terem uma ideia, foram discussões impublicáveis até para minha nefasta coluna. Saudade do tempo em que só se malhavam os Judas. Malharam colegas, políticos, imprensa e correligionários. Tomara que tenham feito a reflexão que sugere o período pascoal, mesmo que tardiamente.

MUDANDO O FOCO – Santa Cruz foi surpreendida pela “Operação Força no Foco” para combater o elevado número de homicídios registrado no município desde o início do ano. O insucesso da operação, desencadeou uma total Mudança de Foco, responsabilizando a imprensa por ter alertado os homicidas. Talvez eles não conseguissem ouvir o barulho de um helicóptero sobrevoando a cidade e estivessem em tempo real alimentando o hábito da leitura de blogs antes de sair para suas atividades cotidianas.

VALORIZAÇÃO – Um dos pontos positivos da Operação Força no Foco foi a valorização dos imóveis situados na rua de fronte ao terreno que o helicóptero da SDS pousou. Não é toda casa na cidade que já vem com heliporto no terreiro.

AO AR LIVRE – Se Fazenda Nova tem o maior teatro ao ar livre do mundo, o terreno onde pousou o helicóptero da Operação Força no Foco tem um dos maiores banheiros ao ar livre da cidade. Quem achou que a operação deu em merda está redondamente enganado. Não deu merda, pois o cidadão que já estava se agachando no mato pronto para obrar foi surpreendido pelo barulho do helicóptero e teve que abortar a missão.

DELEGACIA IMÓVEL – O ônibus da delegacia móvel, estacionado na frente da igreja de São Cristóvão, foi motivo de críticas por parte da população, porque não funcionou durante o tempo em que esteve na cidade. Um senhor, visivelmente embriagado, de acordo com os companheiros dos grupos de whatsapp, estava lá perguntando que horas o busão ia sair pra Maragogi. Além disso, chegaram denúncias de que havia um ônibus novinho abandonado na frente da igreja, a polícia o recolheu rapidamente.

VAI SAFADÃO – Wesley, o Safadão, gravou o novo DVD em Miami Beach. Alguns filhos da terra estiveram presentes no show. Fã é fã, papai. Aceita que dói menos! O Safadão estava com um corte de cabelo a la Thammy Gretchen. Será que ele contratou o marqueteiro que sugeriu o corte do cabelo de Dida pra produzir o show?

SAFADÃO E SAFADÕES – Comitiva composta por prefeito, vereadores e secretários de Santa Cruz do Capibaribe segue para Brasília no início da próxima semana. Um pensamento profundo e sigiloso de quem vai junto ao gestor deve ser: “Pra ver o Safadão em Miami Beach ele não leva a gente, mas pra ver os safadões em Brasília não quer ir só”. Aaaaaa…

CRISTALINOS – Você acredita em vida fora da terra? Você acredita no mundial do Palmeiras? Acredita que o Náutico vai ser campeão ainda nessa década? Você acredita que a Datavox acertará a próxima pesquisa eleitoral em Santa Cruz? Você acredita na previsão do tempo do Facebook para nossa cidade? Na Fada do Dente, Cumade Fulozinha, Boto cor de rosa e Curupira? Se você respondeu sim a maioria das perguntas, não se preocupe. Temos vereadores que acreditam 100% em político sentenciado e em político com bens bloqueados. Cada um acredita no que lhe convém.​

BOMBAS – Prefeitura gasta R$ 7.980,00 em fogos de artifício para Festa de Reis, São Sebastião e Prévia carnavalesca. Estão queimando dinheiro, literalmente! Pensei que era difícil lembrar o nome dos três reis magros. Difícil mesmo é lembrar onde tem festa de Reis em Santa Cruz pra gastar tanto dinheiro em girândola. Eu também não sabia que as prévias carnavalescas de nossa cidade, em janeiro, eram bombásticas! Como não tem mordomo no governo municipal, o culpado é sempre o digitador. Mais uma na conta dele. É uma verdadeira Festa de ERREIS.

STF – O Supremo Tribunal Federal definiu o Sport Club do Recife como único campeão brasileiro de 1987. Agora que já resolveu uma das questões mais importantes deste país, o Supremo pode voltar suas atenções para questões “menos importantes” para nação, como por exemplo, a lava jato. Ao Flamengo, resta recorrer ao STU (Supremo Tribunal Universal).

 

 “Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

19
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Aprovou – A Câmara de Santa Cruz do Capibaribe aprovou na última terça-feira (18) o projeto do Poder Executivo que concede o reajuste no salário dos professores da rede municipal, em mais de 7%, retroativo ao mês de janeiro.

Parabéns! – Mesmo o projeto sendo aprovado apenas no mês de abril e com retroativo parcelado, o prefeito Edson Vieira (PSDB) está de parabéns em conceder, por cinco anos consecutivos, o reajuste salarial e preservando os 10% acima do piso, conquistado pela categoria ainda na gestão Toinho do Pará.

Parabéns? – É obrigação do prefeito conceder reajustes a categoria dos professores, que são verdadeiros guerreiros em sala de aula. Contudo, quando venho dar os parabéns ao prefeito Edson, observo também que diversos prefeitos, principalmente de nossa região, ainda não receberam os professores sequer para discutir o reajuste salarial. Muitos professores estão com os salários congelados há anos.

Mais denúncias – O vereador Ernesto Maia (PT) fez mais uma denúncia na tribuna da Câmara, desta feita sobre o valor pago pela Prefeitura Municipal de R$ 7.980,00 por fogos para “Festa de Reis”, festa que, segundo Maia, não existe em nossa cidade.

Erro de digitação – Em resposta, a vereadora e líder do governo, Jessyca Cavalcanti (PTC), afirmou que houve um erro de digitação (mais um) por parte da prefeitura em relação à alimentação do sistema.

Promessa de denúncias – Na mesma sessão, o vereador Marlos da Cohab (PTN) prometeu que estará fazendo mais uma denúncia contra a Gestão Vieira. O mesmo adiantou para alguns companheiros de imprensa de que a denúncia será sobre gastos em combustíveis.

.

As opiniões  e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

19
abril

Artigo – Professora Luciene Cordeiro

“REPRESENTANTES DO POVO”

.

Hoje ao assistir a reunião dos vereadores da minha cidade, Santa Cruz do Capibaribe, fiquei triste com os “representantes do povo”.

Não quero aqui generalizar! Digo que se salva alguns. Mas, também não posso ser omissa e deixar de falar o que senti, o que vi e o que penso. Confesso que me senti cansada, envergonhada e lesada com muitos discursos proferidos naquela sessão legislativa.

Cansada, de muitos discursos sem rumo, sem conteúdo e sem contribuir em nada para mudar a vida da nossa cidade e do nosso povo.

Envergonhada, ao ver vereadores com ironias, xingamentos , falta de respeito com seus pares, discursos vazios e shows humorístico para tirarem risos da platéia.

Lesada, lesada sim, ao ver que o nosso dinheiro público está sendo gasto em vão, simplesmente para manter um grupo de pessoas que se diz “representantes do povo” e que infelizmente não faz jus aos votos recebidos para tal fim.

Nosso país, no nosso estado, no nosso município, os direitos dos trabalhadores estão sendo ameaçados, os serviços públicos um caos, não temos segurança, somos prisioneiros dentro das nossas próprias casas, a nossa aposentadoria está ameaçada, a nossa economia está caindo das pernas e os nossos representantes ao invés de procurarem soluções, de discutirem medidas concretas, de esclarecer o povo sobre o que está acontecendo e chamar a luta, preferem na sua maioria ignorar tudo isso e discutirem o nada com nada, as picuinhas, se caluniarem. E como toda regra tem exceções, existem as exceções.

Portanto, se não for pedir demais, venho aqui humildemente pedir aos nobres vereadores da minha cidade, os quais tem o meu respeito, que façam um exame de consciência, reflitam, melhorem as suas ações, os seus discursos, as suas práticas, façam com que a população sintam prazer em assistir e ouvir as vossas reuniões.

Infelizmente, hoje é muito comum ouvirmos “odeio política”, “políticos não fazem nada”, “são todos farinha do mesmo saco”, pois é, os únicos culpados por esses rótulos são os próprios políticos que não se preocupam com as suas ações e as suas práticas.

Por fim, peço desculpas aos nobres edis, se por acaso alguém se sentiu ofendido, pois essa não foi a minha intenção. Bom trabalho a todos!

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

17
abril

Artigo – Por Adriano Oliveira

A ORIGEM DA LISTA DE FACHIN

Etnografia, entrevistas em profundidade e grupos focais são técnicas de pesquisa qualitativa que permitem a construção de categorias sociais e possibilitam a compreensão da dinâmica eleitoral.

Existem três categorias na lista Fachin. Inserido na primeira categoria, estão os políticos que receberam recursos para financiar as suas campanhas eleitorais. Na segunda categoria, estão os competidores que usaram os recursos recebidos para as campanhas eleitorais e enriquecimento ilícito. E na última categoria, estão os atores que receberam propina e a usaram para gastos eleitorais e enriquecimento ilícito.

Os políticos da primeira categoria praticaram ilegalidade, mas, aparentemente, não tão grave, pois eles e as empresas decidiram, juntos ou não, a não declararem o recurso. Os da segunda e terceira categorias praticaram ato ilegal gravíssimo, pois ocorreu enriquecimento ilícito e a corrupção estava presente.

Todos os políticos inclusos na Lista de Fachin são iguais? Em um aspecto sim. Os competidores sabem que campanhas eleitorais precisam de recursos. Por outro lado, não. As categoriais apresentadas sugerem as diferenças entre os competidores. Mas, olhando para a origem da Lista Fachin, não posso desprezar o papel do eleitor.

Campanhas eleitorais não são modernas como os “sábios” e intelectuais de gabinete supõem. As relações íntimas entre eleitor e candidato estão presentes. Muitos eleitores estão à procura de benefícios materiais. E os políticos precisam de um exército de cabos eleitorais para conquistá-los.  Conquistar eleitores é tarefa árdua e não é para políticos principiantes.

A conquista de parcela do eleitorado por parte dos competidores pode envolver diversas etapas e atores. A primeira etapa representa a conquista do representante do candidato no ambiente eleitoral. Em seguida, o representante, que pode ser, inclusive, um político com mandato, arregimentará os eleitores. E, por fim, o representante do candidato irá fiscalizar a ida dos eleitores às urnas. Todo este processo tem custos para o candidato.

A lista de Fachin tem origem. Ou melhor: os desejos dos eleitores causam/orientam as ações dos políticos. Estes são sujeitos ativos de uma realidade dispendiosa, em que a comunicação não é, infelizmente, instrumento suficiente para vencer a eleição.

,

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

12
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Eles sabiam: Em Santa Cruz do Capibaribe, O vereador Ronaldo Pacas (PR) saiu em defesa da equipe da Casa Civil, que foi flagrada em vídeo arrancando faixas de protestos ao governador Paulo Câmara (PSB). Segundo Pacas, os militares estavam cumprindo a Lei Municipal 2.216/2013, que no Artigo 8º, diz o seguinte e ninguém passou para a imprensa; “É proibida a instalação de anúncios em Leitos dos rios e cursos de água, além de reservatórios, vide parques, praças e logradouros públicos; salvo os anúncios institucionais, que sejam proporcionais, públicos”.

Não sabiam: Ronaldo só esqueceu que existem Leis a nível nacional e estadual de combate ao crime ambiental que puni jogar lixo em riachos e rios, justamente o que a equipe da Casa Civil fez, ao pegar as faixas do protesto e jogar no Riacho Tapera.

Sem necessidade: O deputado estadual Edilson Silva (PSB) fez a denúncia na ALEPE sobre a forma que a equipe da Casa Civil agiu em relação aos referidos protestos e nenhum deputado do PSB rebateu as acusações, mas sem necessidade o vereador Ronaldo Pacas fez a defesa, parabéns!

O sono: O vereador Nailson Ramos (PMDB), entrou em um ‘sono’ e solicitou o calçamento de rua já calçada. Não foi o primeiro vereador a fazer isso e pelo jeito não será o último, cuidado parlamentares a população está acompanhando os trabalhos.

Mais uma: O vereador Ernesto Maia (PT) fez mais uma denúncia, segundo o parlamentar, um advogado da prefeitura teria recebido uma diária no valor de R$ 530,00 paga com dinheiro público, para tratar de assuntos jurídicos, porém, de ordem particular, do prefeito Edson Vieira (PSDB).

Assumir: O prefeito Edson Vieira (PSDB) afirmou que o governador Paulo Câmara havia lhe perguntado se o município teria interesse de assumir o prédio da rodoviária. Segundo o prefeito, se não houver outra solução o governo municipal terá que assumir, o que não poder é o terminal rodoviário permanecer da forma que estar.

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

05
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

A vida de professor não é fácil; já pra outros…

Aprovado – Projeto de Lei 050/2017, este que fixa os subsídios (ou salários) a serem recebidos pelos secretários de governo, foi aprovado. Pelo referido projeto, os Secretários do primeiro escalão do Governo Edson Vieira (PSDB) irão receber 8 mil reais (antes era 6 mil), já os secretários executivos irão receber até 6 mil mensais (antes o valor era de 5 mil).

E os professores? – Enquanto isso, os professores do município de Santa Cruz estão esperando a finalização das discussões do aumento salarial e o envio do projeto à Câmara. Para quem não sabe, já estamos em abril.

543 Pós – Ao repudiar a dispensa de licitação no valor de quase 1 milhão de reais para contratação para capacitações de professores por parte da prefeitura de Brejo da Madre Deus em relação, a representante do SINDUPROM, Luciene Cordeiro, afirmou que o referido valor daria para pagar uma pós-graduação quase 550 professores. Uma capacitação melhor que uma Pós é difícil imaginar.

100 mil – Luciene ainda afirmou que, em gestões anteriores, R$ 100 mil era valor suficiente, para fazer a mesma capacitação durante o ano inteiro. Nesse contexto, fica difícil imaginar o motivo de se fazer uma previsão de quase um milhão para capacitações ao ano.

Vai conceder – Apesar das acusações de que o prefeito Hilário Paulo (PSD) não está cumprindo o acordo feito com os sindicatos dos professores em relação ao enquadramento salarial, contudo, o prefeito afirmou que está cumprindo o acordo dentro das possibilidades da prefeitura e que irá enquadrar todos.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

03
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

O orgulho foi pro Brejo… Ops, desculpem!

Referência: Não faz muito tempo que quando se falava em educação, principalmente na valorização profissional, o município de Brejo da Madre de Deus era referência e causava dor de cabeça nos demais prefeitos da região, devido às comparações.

Congelado: Contudo, com quase dois anos de salários congelados, o não enquadramento salarial dos professores e o não pagamento de algumas gratificações a exemplo dos 5% aos professores que lecionam no programa EJA, fazem com que o orgulho do professor tenha ido ao Brejo… Ops, desculpem… Pra outro lugar.

Cem ou sem dias para comemorar: O prefeito Hilário Paulo (PSD), chegará a CEM dias de governo, contudo, pelo menos os professores estarão SEM motivos para comemorar. Até o momento, o prefeito não concedeu o aumento determinado pelo MEC e segundo os professores, não cumpriu o acordo do enquadramento financeiro e deixou de pagar gratificações que anos eram pagos, a exemplo dos 5% aos professores que lecionam no programa EJA.

Tem mais: Em Decreto Municipal nº 12/2017, o prefeito Hilário Paulo deixou vedadas as concessões de afastamentos de servidores públicos municipais em razão de licença prêmio, férias, readaptação e monografia.

Dispensa de licitação: No dia 24/02/2017 o Diário Oficial publicou uma ratificação de dispensa de licitação, por parte da prefeitura de Brejo da Madre de Deus, no valor de quase um milhão de reais para contratação da empresa Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educação-FUNDARPE, com serviços especializados de consultoria para desenvolvimento e aplicação do curso de formação para os professores. É amigo, só posso dizer que em tempos de crise, “Um milhão é um milhão”.

Cumpriu: Após ameaça de protestos por parte dos estudantes da escola São Domingos, o prefeito Hilário Paulo cumpriu a promessa feita na última semana e alugou um gerador para ligar o ar-condicionado das salas de aulas da referida instituição. Segundo as informações repassadas, o gerador ficará até a CELPE ligar a subestação de energia que foi preparada para o serviço.

Quanto?: Contudo, após uma dispensa de licitação de quase 1 milhão de reais para uma empresa de capacitação na área de educação, os professores começaram a questionar nas redes sociais: “Qual o valor do aluguel do gerador durante esses dias?”.

Alertado: Já havia alertado ao amigo Hilário Paulo, em uma de minhas curtinhas, que o primeiro ano de governo é o cartão postal da gestão e comprar briga com a categoria de professores, verdadeiros formadores de opinião, não é bom, pois os mesmos são mais eficientes que qualquer bancada de oposição. Eles pesquisam o Diário Oficial como ninguém, assim como os portais de acompanhamento de gestão a exemplo do “Tome Conta”, sem falar do poder de mobilização.

31
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen

A economia de Edilson

Economia: O prefeito de Toritama, Edilson Tavares (PMDB), conseguiu aprovar o projeto que reduziu em 25% o número de funcionários com cargos comissionados na prefeitura de Toritama. Diminuiu de 165 para 125 cargos comissionados, já o número de Secretário caiu de 13 para 11.

E a promessa?: Contudo, em entrevista ao jornalista Ney Lima, em outubro de 2016, o mesmo afirmou que iria reduzir o número de secretárias em aproximadamente 50%.

Existe: A economia existe, os números foram apresentados pelo prefeito e foram altos, contudo, em relação ao número de secretarias ficou distante do prometido.

Na espera: O sindicato dos professores continua a espera de explicações por parte do poder executivo do município de Brejo da Madre de Deus em relação, principalmente, sobre o enquadramento salarial da categoria.

Dia 11: A resposta será esperada até o dia 11/04, data em que o sindicato estará realizando uma assembleia em Fazenda Nova, além de algumas movimentações em protesto, caso não se tenham respostas convincentes.

Haja crise: O prefeito Hilário Paulo ainda está sofrendo com uma situação ocasionada pela CELPE, às escolas em São Domingos estão com ar-condicionado instalado, contudo, falta apenas a CELPE fazer as instalações finais, mas os prazos programados não estão sendo cumprindo. Situação que vem causando revoltas em professores e alunos, devido o calor insuportável.

Sem aumento e Gratificações: Ainda existe a insatisfação por parte da maioria dos professores em relação ao não aumento salarial determinado pelo MEC e algumas gratificações que não foram concedidas no ano corrente, a exemplo dos 5% do EJA.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

29
março

Resumório! – A Coluna do Professor Tenório

VEM PRA RUA

PROTESTOS – Os protestos do último fim de semana quase não tinha gente suficiente pra inflar o pato. Uma pena, pois eu estava doido pra ler os cartazes sem noção que aparecem nesse tipo de evento. Já enfrentei fila de banco e lotérica aqui com mais gente. Espetinho em meio de semana, queda de moto na avenida, quantidade de grupos de whatsapp e acompanhamento de rua sendo asfaltada em Santa Cruz do Capibaribe, com certeza, juntam mais gente do que essa manifestação de domingo passado.

PROTESTO LOCAL – Está marcado para sexta (31), em todo o Brasil, protesto contra a Reforma da Previdência. Em Santa Cruz, também haverá movimentação com concentração na Av. 29, em frente à Freguesia da Picanha, a partir das 16h. Haverá passeata para um grande Ato Político na Praça dos Estudantes. Foi criado um grupo de whatsapp para organizar o evento, que é suprapartidário e com objetivo específico. Os maiores problemas são a falta de recursos e, principalmente, aguentar uns integrantes do grupo que não conseguem se libertar da paixão política e entender a finalidade do evento. Todos estão convidados. #quemvotarnãovolta. 

DEBATE HISTÓRICO – Semana passada aconteceu um debate histórico na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, mitológico pra ser mais específico. Em seus discursos, um vereador e uma vereadora debateram sobre em que lugar Ícaro tinha ficado preso e conseguido fugir com as asas construídas a partir das penas de gaivota e cera do mel de abelhas. Se era do labirinto do Minotauro ou da Ilha de Creta. Foi um debate interessante, já que nossa cidade não atravessa por nenhum problema maior que mereça ser discutido.

SIGILO – Assim como Carlinhos da Cohab fez, não direi quem foi a vereadora, deixarei para o leitor adivinhar. Esse é um desafio tão complicado quanto o enigma da esfinge de ‘Tebas’. Mas isso é assunto para outro Resumório, para aula de História ou outra reunião da câmara. 

CHURRASQUINHO DE GATO – A Operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal causou um alvoroço na imprensa nacional e internacional, além de um prejuízo incalculável para o setor. Quem saiu intacto do escândalo foi o popular churrasquinho de gato, muito comum na região Nordeste. Aqui em Santa Cruz, por exemplo, foi registrado um aumento no movimento dos espetinhos de rua. Quem diria que um dia churrasquinho de gato teria mais prestígio do que filé da Friboi? Já dizia a vô de não sei quem que uma roda passaria por dentro de outra… ou algo parecido.​

A DÍVIDA, A DÚVIDA – Recentemente foi denunciado pela oposição um débito da Prefeitura de Santa Cruza a uma oficina de Caruaru de mais de setenta mil reais referentes a conserto de alguns veículos da frota municipal. Houve divergência quanto ao valor devido. O débito da prefeitura segundo a PM é um e segundo o organizador é outro. Será que as internas dão mais?​

IPHONE E PASTORIL – O novo Iphone 7 vermelho já está a venda no Brasil. O dispositivo ganha a cor em homenagem ao décimo aniversário da parceria da fabricante com o Global Found, organização que luta contra a Aids, a Tuberculose e a Malária em todo o mundo. Do jeito que o povo aqui é doente vai ter Taboquinha trocando sete por sete e Boca preta boicotando a belíssima campanha. Nosso pastoril atravessando fronteiras.​

ALVIVERDE IMPONENTE – O que a empresária Leila Pereira da Crefisa e o prefeito Edson Vieira têm em comum? Ambos investiram uma fortuna em Palmeiras. A diferença é que o time paulista está um sucesso, enquanto as plantinhas do perímetro urbano da PE 160 estão quase que aniquiladas.​

BARRIGA DEALUGUEL – A barriga de aluguel, “doação temporária do útero ou gestação de substituição” implica uma relação comercial que não é permitida no Brasil. Já encher a barriga com o aluguel de imóvel para a prefeitura tem sido uma prática bastante comum aqui ao longo dos anos. Não é ilegal, mas é imoral, principalmente quando se promete o contrário. A memória é curta, a consciência política também. Grande mesmo só os valores. Melhor todo mundo acreditar que é pra economizar mesmo.

SEM CONTROLE – Aconteceu um arrastão num chá de fraldas esses dias. Já pensaram ter que contratar segurança particular agora até para chá de fraldas? O problema da falta de segurança na cidade continua fora de controle e do normal. Está vitimizando até quem não nasceu, literalmente. 

 

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

29
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Incompreensível: A cada dia a economia propagada pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), está incompreensível. Não está fácil de enxergar essa economia em um todo.

Não entregou: Uma das promessas de campanha de Edson, ainda em 2012, seria entregar o prédio do vereador Nanau (PSDB), a época adversários políticos,. Contudo, chegando ao poder viu a necessidade de manter o materno infantil. Mas após a saída do materno do referido prédio, tudo indicava que o mesmo seria entregue o que não ocorreu.

O espelho: Assim como no passado, manter o aluguel do prédio de Dr. Nanau, um aliado político, com cargo de vereador, não está sendo vista com bons olhos e o desgaste só aumenta, ou seja, um espelho passado com reflexos futuros.

Sem barulho: O mais estranho em relação ao polêmico aluguel do prédio do vereador Nanau é o silêncio da bancada de oposição. Seria o espelho refletindo ao inverso? Os mesmos terão coragem de combater uma prática que o grupo fez no passado, mesmo que essa gestão tenha sido a de Toinho do Pará?

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

27
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Deve: Em entrevista ao programa Patrulha do Agreste, na rádio Polo FM, o secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Breno Feitoza, afirmou que, de fato, o município deve a oficina aos quais os carros estão retidos em Caruaru.

Mas…: Contudo, Breno afirmou desconhecer o montante de dívida de mais de R$ 70 mil apontados pelo proprietário da oficina. Segundo o secretário, o que tem na contabilidade de ordem de serviços, de notas fiscais apresentadas por serviços que foram atestados pela equipe, é R$ 15 mil e R$ 400 reais.

Críticas: Breno ainda criticou a forma como o grupo de oposição expõe alguns temas em suas denúncias. Segundo o secretário, nenhum vereador de oposição procurou informações para saber o que de fato estava acontecendo.

O erro (I): Esse é um dos maiores erros de parte da bancada de oposição, em boa parte de suas denúncias não há uma solicitação de informações ao poder executivo.

O erro (II): Assim como existe uma grande dificuldade por parte do poder executivo em responder as solicitações de informações por parte dos parlamentares, questão exposta até mesmo por alguns vereadores de situação.

Transparência: Enquanto isso, não tem como a população acompanhar as informações no portal da transparência do município de Santa Cruz do Capibaribe, pois a última vez que licitação, portaria ou decreto foram alimentados no referido site, estávamos no primeiro semestre de 2016.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

24
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Rota de colisão: O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD), pode estar entrando em rota de colisão com os professores da rede municipal. Segundo os professores, a prefeitura não estaria cumprindo o acordo firmado sobre o enquadramento.

Lembrança (I): O suposto descumprimento, fez com que outros temas esquentassem, a exemplo: do aumento determinado pelo MEC, que Dr. Edson não concedeu em 2016 e até o momento o prefeito Hilário Paulo ainda não concedeu.

Lembrança (II): Outro ponto de insatisfação é os 5% de gratificação para professores que lecionam no programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), gratificação que sempre foi concedida pelos gestores anteriores.

Lembrança (III): Contudo, o que esquentou de vez, segundo os professores, é a demora para o funcionamento do ar-condicionado em sala de aula, ocasionando um calor insuportável nos referidos ambientes, já que as mesmas foram projetadas para funcionar com ar-condicionado.

Movimento: Segundo informações, a assembleia dos professores definiu realização de movimentações que provavelmente ocorrerão em Fazenda Nova, no período dos eventos da Paixão de Cristo.

Desgaste: Bater de frente com uma classe que tem poder de mobilização e coragem para o enfrentamento não é bom, Fazenda Nova terá mídia a nível nacional, contará com uma reunião itinerante da ALEPE, onde estarão presentes políticos que irão disputar reeleição em 2018, estando, assim, muito solícitos a diversas causas. Cuidado Baixinho, o primeiro ano de governo é sempre o cartão de visita.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

23
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Mais uma: Sem conseguir manter um foco, a bancada de oposição de Santa Cruz do Capibaribe fez mais uma denúncia contra a gestão Vieira, a terceira em menos de um mês.

A denúncia: Segundo o vereador Carlinhos da COHAB (PTB), veículos de responsabilidade da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe estariam retidos em uma oficina na cidade de Caruaru devido a uma dívida de mais de 70 mil reais, os veículos que aparece no vídeo são: Uma SAMU e um Pick-up que prestava serviço ao departamento de endemias.

A resposta (I): O Secretário de Saúde de Santa Cruz, Breno Feitosa, afirmou que a ambulância do SAMU faz parte da reserva do programa, ou seja, foi desativada com a chegada das novas, será descaracterizada e utilizada como ambulância branca das unidades de saúde, por orientação do Ministério da Saúde e que os serviços do SAMU estão em pleno funcionamento.

A resposta (II): O outro veículo, cedido pelo Governo do Estado para servir ao departamento de Endemias, a Secretaria levou à oficina para orçamento. O Governo do Estado cedeu um novo carro para o serviço e a Secretaria já está iniciando um processo licitatório para a compra de um pick-up, com recursos de emenda parlamentar.

Ou seja…: O secretário Breno fez seu papel e mostrou que os serviços não foram afetados devido aos referidos problema. Contudo, faltou a explicação sobre os veículos retidos na oficina por falta de pagamento ao invés de está de posse da prefeitura.

Tem mais?: O vereador Carlinhos da COHAB afirmou em entrevista, a Rádio Polo FM, que existem mais detalhes sobre o referido caso e que irá explanar durante a reunião ordinária da Câmara.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

22
março

Resumório! – A Coluna do Professor Tenório

LULA LÁ

O ETERNO FEDERAL – Único representante de Santa Cruz do Capibaribe presente no palcolanque de Lula em Monteiro, José Augusto Maia mostrou que quem foi Federal nunca perde a majestade.

OUTRO ZÉ – Além do Augusto, outro Zé que se destacou em Monteiro foi o Zé do gás de Toritama. Um careca, o outro cabeludo. Cada um a seu estilo, os Zés chamaram atenção do público com a ousadia e irreverência que são suas marcas registradas. Cada cidade tem o Zé que merece! 

ZÉ NA FRENTE – Uma discussão (im) pertinente nas redes sociais foi quando uma pessoa disse que Zé não só estava no palcolanque, mas estava na frente da atual deputada federal pelo PCdoB, Luciana Santos. Um camarada logo corrigiu: “Não era Zé que estava na frente de Luciana, Luciana que estava atrás de Zé”. Foi muito esclarecedor…

PT PRIME – Outro ponto que chamou a atenção em Monteiro foi o PT Prime, camarote com pulseirinha para acomodar o pessoal que não coube no palcolanque. Zé Gato que se cuide! Parece que as pulseirinhas foram distribuídas no mesmo sistema das do São João de Santa Cruz, porque teve gente que gritou, gritou e os companheiros daqui que estavam lá em cima fingiram não ouvir.

VERMELHOU – Esqueci de avisar aos romeiros que, além da marmitinha, era pra ter levado protetor solar e um saco de paciência para enfrentar o engarrafamento. A inauguração popular bronzeou mais que o carnaval em Tamanda Beach. O vermelho das blusas se misturou com o vermelho do bronze.​

7X1 – Apesar do discurso do presidente da câmara de vereadores, desconvidando a população, muita gente de Santa Cruz foi a Monteiro com um sorriso no rosto. A diferença de público entre a inauguração oficial de Têmeri e a inauguração popular de Lula para os direitistas foi maior e mais traumatizante do que o 7 X 1 para Alemanha.

CONTRASTE – Foi a festa do povo. Os chapéus de couro contrastavam com as blusas da Lacoste, Kalvin Klein, bons relógios e carros importados. Todas as tribos estavam lá. Lula botou os adversários no “Bolso”, mostrando que não se chega até onde chegou de paraquedas.

COBERTURA – Quem desejar uma cobertura mais ampla sobre Lula em Monteiro, a partir de uma perspectiva não satírica, leia o “textão” do companheiro Paulinho, o Coelho, no facebook dele. É grande, mas vale a pena. Nem lá nem cá tem espaço suficiente para falar tudo sobre a primeira aparição de São Lula na cidade de Monteiro.

REDES SOCIAIS – Eu soube que uma senhora de nome Dona Margarida pretende propor um projeto de lei para vetar redes sociais na câmara de vereadores e demais repartições públicas municipais. Esse aí é um bom projeto pra ser aprovado por unanimidade enquanto os edis acessam as redes sociais como fizeram com um voto de pesar para o saudoso Mané do Brog.​

REAJUSTE – O projeto que reajusta os salários dos secretários e secretários executivos teve mais um pedido de vista da bancada de oposição. Polêmica a vista, dividida em várias sessões. Daqui a pouco os secretários vão alegar que os valores estão defasados devido a demora para aprovar o projeto.

DOIS TERÇOS OU MAIORIA ABSOLUTA? – Outra polêmica que envolve o projeto de reajuste dos salários dos secretários é quanto ao entendimento se é preciso maioria absoluta ou dois terços dos votos para aprovação. A situação é igual ao mundial do Palmeiras e o título brasileiro do Flamengo em 87. Cada torcedor entende como lhe convém.​

DIRETO DA REDE – Segundo a Bíblia, Matusalém foi o homem que mais viveu: 969 anos. Se brasileiro, seria uma pena. Faltando tão pouco para se aposentar…

 

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

20
março

Artigo – Por Adriano Oliveira

LULISMO VERSUS DORISMO

Construir cenários para as eleições é ato necessário para políticos e estrategistas. Os cenários clarificam o futuro e contribuem para orientar as decisões dos atores. Os cenários podem ser construídos através das ações dos atores ou nascem independentes da ação deles. Mesmo que o ator não tenha o “controle” do futuro, ele precisa estar preparado para agir diante dele. Os acasos não podem ser desprezados.

Vislumbro para a próxima eleição presidencial, a disputa entre o Lulismo e o Dorismo. O Lulismo é um fenômeno que já existe. O Dorismo não. Lulismo são manifestações favoráveis ao ex-presidente Lula. Dorismo são manifestações favoráveis à candidatura de João Dória, prefeito de São Paulo, a presidente.  O Lulismo é observado intensamente nas regiões Norte e Nordeste e em diversas classes sociais. O Dorismo nasce no Sudeste e em variadas classes sociais. O Lulismo é passado e presente. O Dorismo é futuro.

O passado do Lulismo existe e está vivo na mente de parte dos eleitores brasileiros em razão do sucesso da era Lula, da falência do governo Dilma, da Lava Jato e das reformas propostas pelo governo Temer. O Dorismo surgirá (ou surge) em virtude da crise de imagem dos políticos reforçada pela Lava Jato, do antipetismo, de sentimentos de antipolítica e da possibilidade do prefeito de São Paulo conquistar popularidade.

O Lulismo sobrevive e readquiriu força em razão da Lava Jato. Inicialmente, o Lulismo perdeu popularidade. Após a divulgação das variadas delações premiadas, parte dos leitores, conforme pesquisas revelam, passou a classificar os políticos como farinha do mesmo saco. Portanto, “se todo político é igual, o Lula fez muito por nós”. Esta é uma verbalização comum entre os eleitores.

A Lava Jato contribui para que o Dorismo surja: “Se todos os políticos são farinha do mesmo saco, o Dória não é”. O Dória é empresário, não está na lista da Odebrecht e bancou a sua própria campanha para prefeito de São Paulo. Não desprezem esta narrativa a qual será ofertada aos eleitores ou surgirá naturalmente. Outra narrativa a ser criada: O Dória fez muito por São Paulo, não é político, é gestor.

O Lulismo depende da Justiça para disputar a eleição presidencial. O Dorismo depende de João Dória e da sabedoria do PSDB. O Lulismo tem cheiro de povo, o Dorismo ainda não. O Lulismo emociona, o Dorismo também. Lulismo e Dorismo têm presença de palco. Quem vencerá, caso esta disputa venha a ocorrer?

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

20
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen

EDSON VIEIRA EM “BATEU, LEVOU”

Voltou carregado: Parece que o prefeito Edson Vieira (PSDB) refletiu muito durante suas férias e voltou com um discurso carregado. Após um bom tempo, Vieira de fato adotou a postura do “bateu, levou” e a metralhadora foi apontada para o grupo de oposição.

O maquiavélico: Em seu programa semanal, o prefeito Edson Vieira afirmou que o vereador “Ernesto Maia (PT) amanhece o dia pensando em fazer o mal e usa o boneco, Carlinhos da COHAB (PTB), junto com o bobo da corte, Deomedes Brito (PT), para juntos denegrirem minha pessoa e a imagem do meu governo”. Para Vieira, “Ernesto é maquiavélico”.

A postura: O prefeito Edson Vieira está deixando muito claro que se for candidato a deputado federal em 2018, sua postura será outra e precisará, pois os processos e os supostos escândalos ao qual é acusado serão trazidos à tona novamente, contudo, em 2016 o prefeito adotou uma postura, digamos, de comodismo.

Todo vapor: Por falar na candidatura a deputado federal em 2018, o prefeito Edson Vieira não está brincando em serviço, o mesmo não vem perdendo um evento na região, nem uma conversa ao pé do ouvido com prefeito e lideranças das cidades de nosso Polo de Confecções.

Viabilizando: Edson vem tentando viabilizar sua candidatura a deputado federal, pois não é fácil arriscar quase três anos de um mandato de prefeito para disputar uma eleição sem a certeza de vitória.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

15
março

Resumório! – A Coluna do Professor Tenório

ROMARIA PARA SÃO LULA

.

SÃO LULA – Próximo domingo (19), o PIB de Monteiro-PB vai quintuplicar com as visitas dos ex-presidentes Lula e Dilma e seus convidados ilustres. Será uma verdadeira romaria de milhares de pessoas para verem, principalmente, o São Luiz Inácio Lula da Silva. Atenção gasoseiros, donos de restaurante e comerciantes em geral! Só não sirvam “coxinhas”. Pão com mortadela é um cardápio mais propício para a ocasião. Por garantia, é melhor levar uma marmitinha.​​

A DEVOÇÃO – A devoção de algumas pessoas a Lula é tão grande que além das diversas caravanas, tem gente que vai de Pernambuco até a cidade de Monteiro-PB a pé. Só falta irem cantando o hino do time do Grêmio: “Até a pé nós iremos, para o que der e vier, mas o certo é que nós estaremos com o Lula onde o Lula estiver…”

FOTOGRAFIA – Todo Nordestino apreciador de fotos já foi clicado montado num jumento ou de braços abertos. Isso era uma tendência há um bom tempo. Recentemente, a moda era tirar fotos na Rampa do Pepê e comendo algodão doce gigante na cidade de Taquaritinga do Norte. Agora a moda é tirar uma selfie no canal da transposição do Rio São Francisco. Até excursão de helicóptero já foi feita com essa finalidade. Seguindo a tendência, domingo farei minha selfie na transposição. Já garanti minha vaga num busão.

MISTURA BOMBÁSTICA – Todo mundo sabe que mais perigoso do que comer manga com leite é a mistura de álcool e rede social. Agora mais perigoso ou engraçado é a mistura de álcool, rede social e os políticos da região. Assim como Conselheiro Tutelar, eu não tenho imunidade parlamentar, então não comentarei as falas de um prefeito aqui da região num grupo de whatsapp sobre o mérito de “TÊMERI” na obra da transposição. Mas quem puder ouça, o riso é garantido.

ENQUETES – ​A enquete veiculada num blog local entre os dois principais candidatos a deputado federal aqui da cidade não está favorável para Edson Vieira. O exército de fakes ou está de férias ou com salários atrasados e desmotivados. A turma tá gastando tempo tentando fazer graça em blog fake em vez de tá votando no chefe. Já não basta o resultado da enquete para deputado estadual. Afinal, mesmo sem nenhum valor científico, perder é ruim demais.

O OUTRO ZÉ – O ex-deputado federal José Augusto Maia – eu já estava com saudade dele aqui no Resumório – não é mais o mesmo Zé. Em outros tempos, Ele ganhando uma enquete com vantagem esmagadora, no mínimo tinha fogos de três tiros e carreata, composição de uma música e um carro de som falando que foi de GO-LE-A-DA.

SUR´RUPIA´DO – Comerciante do Moda Center Santa Cruz é enganado por indianos. Um dos indianos disse que pagaria a compra de R$ 4.000,00 em euro, mas na realidade o pagamento foi feito com 1.150 rúpias indianas, que na conversão para o real correspondem a R$ 19,00. O golpe pode representar um impulso nas vendas internacionais no Moda Center maior do que o voo Cabo Verde-Pernambuco. O que vai ter de gringo querendo vir fazer compras aqui e pagar na sua moeda não está no gibi.

PECULIARIDADES – Mais uma peculiaridade da política de nossa região é o caso do vereador de Santa Cruz que contratou para trabalhar de pedreiro em “seu” terreno um candidato a vice-prefeito da cidade de Brejo da Madre de Deus. Eu achando que ter vereador como sonoplasta de programa de rádio era chique…

FILHOS DA HIDRA – Os buracos das ruas de Santa Cruz do Capibaribe parece que são filhos da Hidra, aquele ser mitológico que quando se cortava uma cabeça nasciam duas. Essa é a única explicação para tantos buracos em nossa cidade mesmo com os trabalhos da operação tapa-buracos.

DIRETO DA REDE: O direto da rede de hoje traz duas postagens do sensacional Sensacionalista: “Janot compara lista a ENEM: quem estiver nela pode passar os próximos anos numa Federal”. “Transposição de São Francisco é de amigo de Lula, diz Temer”.

.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

10
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Conveniência ou sem informação – Ao analisarmos os debates entre vereadores de situação e oposição de Santa Cruz sobre os projetos da reforma administrativa da prefeitura e dos subsídios dos secretários, observamos que alguns parlamentares tratam os referidos temas por conveniência e muitos, simplesmente, por não ter informação.

Conveniência – Quando alguns parlamentares têm como interesse que o projeto seja de dois terços e defendem com unhas e dentes mesmo que sejam de maioria simples. Assim como se o interesse é de que o projeto for de maioria simples defendem com unhas e dentes, mesmo que sejam dois terços.

Sem informação – Contudo, observamos que a maioria dos parlamentares não tem informação como analisar os projetos, simplesmente, por falta de estudos sobre o regimento interno e a Lei Orgânica do município.

Comum – Infelizmente a falta de estudos sobre os documentos que regem a Câmara de Santa Cruz e do Município não é uma particularidade de vereadores novatos, pois é perceptível que vereadores de vários mandatos não dão a mínima para os referidos documentos.

Acompanhem – É necessário que a população sempre acompanhe os trabalhos dos parlamentares para que possam observar quem trabalha por conveniência ou, simplesmente, não tem interesse de estudar o que lhe compete. Depois não adianta estar reclamando do aumento estratosférico de salários ou de números de assessores que, na maioria das vezes, é sem necessidade.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

08
março

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Aqui também: Após trazer algumas curtinhas em relação ao polêmico projeto da reforma administrativa do Poder Executivo de Brejo da Madre de Deus, hoje traremos as polêmicas de projetos semelhantes em Santa Cruz do Capibaribe.

Aprovado, mas…: O projeto da reforma administrativa do Poder Executivo de Santa Cruz do Capibaribe foi aprovado em maioria simples, mas para os vereadores de oposição o mesmo deveria ser aprovado em dois terços e por isso irão recorrer na justiça.

Perguntas: Em nossas curtinhas de hoje também traremos alguns questionamentos que aos poucos vão ficando no esquecimento, após palavras jogadas ao vento no calor das discussões políticas, vejamos:

Comprometedor: Em participação na rádio Polo FM, Dimas Dantas (PP) afirmou que teria em seus arquivos uma licitação comprometedora, do período em que o mesmo foi secretário de educação de Santa Cruz. Dimas garantiu que estaria disponibilizando o referido documento a imprensa, mas até o momento nada.  Quando Dimas estará disponibilizando os documentos?

Sindicância: Os representantes da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe afirmou que seria aberta uma sindicância para investigar o caso do motorista que supostamente estava utilizando o carro da fiscalização de trânsito para passear em Caruaru. A sindicância foi aberta? Quando teremos seu resultado? Terá resultado ou será como tantas outras que ficaram no esquecimento e sem impunidade?

Férias?: O deputado estadual Diogo Moraes afirmou que a os trabalhos na PE-160 retomaria após as férias dos trabalhadores da empresa. Contudo, de quanto tempo são essas férias?

Quando?: No dia da Mulher, a informação que temos é de que as mulheres de Santa Cruz do Capibaribe não estão tendo que ir para outras cidades ter seus filhos, em partos cesarianos, pois o bloco cirúrgico do município não está funcionando, desde novembro, para a devida situação. Nesse contexto, quando as mulheres poderão parir em nossa cidade, em relação aos partos cesarianos?

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

06
março

Artigo – Por Adriano Oliveira

AS CHANCES DO GOVERNADOR

Governadores exercem sobre deputados estaduais, prefeitos e vereadores força centrípeta. Mesmo em época de crise econômica, Estados possuem poder para distribuir benefícios para diversos atores. A distribuição de benefícios é a principal característica do voto de estrutura. Portanto, governadores podem ser reeleitos na vindoura eleição estadual.

Contudo, não podemos desprezar o eleitor independente. Este existe e precisa ser identificado e monitorado através de pesquisas. O eleitor independente avalia a segurança pública, os postos de saúde e hospitais. Julga as estradas e as escolas. E cobra promessas do governante e obras de infraestrutura.

O eleitor independente não depende do voto de estrutura fortemente. Os benefícios oferecidos por deputados, prefeitos e vereadores ao eleitor têm fraco poder para conquistá-lo. Portanto, existe espaço para um candidato da oposição vencer a vindoura eleição para governador de Pernambuco.

A eleição estadual de 2018 não tem favoritos. Além da força estrutural do governo Paulo Câmara, não desprezo o “jeito de ser” do atual governador. Com jeito simples e tímido, os quais sugerem para o eleitor que ele é “bom moço”, o atual governador também pode ser ofertado ao eleitorado como gestor responsável e dedicado à causa pública em época de crises econômica e política. E com isto, gerar sentimentos positivos entre os eleitores.

Mas o jeito de “bom moço” não pode ser, de modo algum, entendido pelo eleitor como fragilidade ou inaptidão para o exercício do comando do Executivo. Caso isto ocorra entre a maioria dos eleitores, candidatos da oposição estarão aptos a vencer a vindoura eleição estadual. Não desprezo as jogadas dos atores estratégicos. Jarbas Vasconcelos, Bruno Araújo e Mendonça Filho têm, neste instante, o poder de fortalecer ou enfraquecer as chances de sucesso eleitoral do atual governador de Pernambuco.

Se a maioria dos eleitores adquirir sentimentos positivos para com o governador, deputados, prefeitos e vereadores devem seguir com ele. Assim como aumenta a probabilidade dos atores estratégicos citados o apoiarem. Mas se a maioria dos eleitores construírem sentimentos negativos para com o governo Paulo Câmara, todos os atores, em algum momento, pularão do barco ou não voltarão para ele.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

06
março

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

Debate na rede: Em Brejo da Madre de Deus, discussão sobre o projeto da reforma administrativa vai parar em grupo de WhatsApp. O prefeito Hilário Paulo e o vereador oposicionista Jobson Barros expuseram de forma veemente seus posicionamentos sobre o referido tema.

Pontos de vistas: Para o prefeito Hilário, a reforma irá proporcionar economia ao município, contudo os vereadores oposicionistas alegam que o projeto foi aprovado na Câmara, sem os detalhes de um impacto financeiro.

Falando em discussão: Em Santa Cruz do Capibaribe discussão em grupo de WhatsApp não é novidade, e os principais protagonistas da última semana foram os vereadores oposicionistas Ernesto Maia (PT) e Carlinhos da COHAB (PTB) versos a vereadora de situação Jéssyca Cavalcanti (PTC).

O tema: Bem, nessa última semana os temas das discussões foram diversos: viagem do prefeito Edson Vieira, multa do TCE a ex-secretária Socorro Maia, além dos salários suspensos da mesma.

Aprovadas: O vereador e ex-prefeito Toinho do Pará (PSB) teve suas contas da gestão de 2012 aprovadas, com ressalvas.

Calculadora: Peguem suas calculadoras e façam as contas, o prefeito Edson Vieira mandou fazer uma auditoria sobre a gestão de 2012 do prefeito Toinho e encontrou um rombo de R$ 50 milhões, depois o TCE havia rejeitado as contas com 15 milhões de déficit. Contudo, após Toinho recorrer, sobraram uma simples multa de R$ 11 mil ao ex-prefeito e R$ 7 mil a Socorro Maia.

Como assim?: Como é que 50 milhões virou 15 milhões que se tornou uma simples multa de 11 mil reais? O rombo de fato existiu ou não?

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

03
março

Artigo – Por Adriano Oliveira

ELEIÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA

Pesquisas realizadas em diversas cidades do Nordeste no ano de 2016 revelam que eleitores premiam prefeitos que agem em prol da segurança pública. Elas também mostram que os eleitores, majoritariamente, responsabilizam prefeito e governador pela insegurança. Eleitores desejam que prefeito e governador realizem ações que possibilitem sentimentos de segurança na população.

Governador e prefeito não devem se pronunciar em relação à segurança pública. Premissa falsa. Eleitores desejam ações do prefeito e do governador. Prefeitos que não falaram sobre segurança na eleição municipal erraram. Governadores que silenciam sobre o estado da segurança pública perdem a oportunidade de construir liderança política e eleitoral. Ações contra a criminalidade são demandas dos eleitores.

Na vindoura eleição para governo do Estado, segurança pública será pauta. Governadores serão cobrados. Certamente, a federalização da responsabilidade pela segurança fará parte do suposto discurso estratégico dos governadores candidatos à reeleição. A federalização é um erro. Pois os eleitores desejam adquirir sentimentos de segurança. Não desejam discutir teses sobre segurança pública.

O debate sobre teses está presente na eterna discursão sobre a responsabilidade do governo federal para com o enfrentamento à criminalidade. “A Polícia Federal tem de cuidar das fronteiras”. “O governo Federal precisa construir política de enfrentamento ao tráfico e consumo de drogas”. Estas são assertivas coerentes verbalizadas pelos governadores. Contudo, elas não convencem eleitores.

Os eleitores, como revelam as pesquisas, estão com medo dos assaltos a ônibus. Estão receosos de irem ao caixa-eletrônico. Escutam, diariamente, o número de homicídios ocorridos. Vizinhos, colegas e parentes relatam, costumeiramente, assaltos e arrastões. Existem os fatos e os boatos. Entretanto, fatos e boatos geram sentimento de insegurança.

Governadores sábios não devem ficar em silêncio quando eleitores estão reclamando com ênfase da segurança pública. O enfrentamento à violência contribui para o sucesso eleitoral de candidatos à reeleição.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

22
fevereiro

Resumório! – A coluna do professor Tenório

TÁ CHEGANDO A HORA – Tá chegando a hora de enfrentar uma fila quilométrica pra comprar pão, maior que a dos bancos no pós-greve, ficar com a letra de uma música escrota na cabeça por meses, botar séries em dia, beber cerveja quente, jogar mais dominó em uma semana do que no ano inteiro, brigar por conta das divisões das tarefas, ficar numa casa lotada de pessoas com menino arrumando confusão e mulher sentindo ciúmes até das sombras. Tudo tão igual, a única diferença é que agora a garota Globeleza não está mais pelada. Feliz Carnaval a todos!

BAILE MUNICIPAL – ​Fui fantasiado de homem invisível. Pensei que minha fantasia seria inédita, mas o deputado Diogo Moraes também estava de homem invisível. Só que a minha era feito o traje invisível do Chapolin Colorado, que só os inteligentes conseguem ver. Não por acaso, deixei de ser cumprimentado por muita gente.

BAILE MUNICIPAL II – Ainda sobre o baile, os ingressos parecem que foram feitos numa gráfica de Itu, nunca vi tão grandes. A maioria das fantasias era de agente da federal, presidiários e caribenhos. Coincidências ou ironias? Vai saber. A maior prova da eficiência das audiências de custódia foi um funcionário da prefeitura que postou foto no “face” fantasiado de presidiário e status “de saída para o baile”, depois apareceu lá de blusa polo azul. Sua audiência deve ter ocorrido durante o trajeto para o clube, sendo devidamente inocentado. No mais, a festa foi um verdadeiro sucesso.​

CRUZEIRO – Não estranhem se vocês encontrarem repasse de um cruzeiro para os Estados Unidos no precinho lá no bazar Santa Cruz. É que não mencionaram que o pacote trazia cobertura fotográfica, o que desagradou quem gosta de privacidade. ​Vale a pena acompanhar o bazar, oportunidade única de ir para Orlando.

SEGURANÇA – A segurança em Pernambuco tá de BRINKS. Segurança mesmo só em alto mar, quem puder ir vá. Hoje, com a violência que assola nosso estado e o Brasil, o emprego mais estressante é o de segurança de carro forte. Bem mais do que o de assessor parlamentar júnior, com certeza.​

CARRO OFICIAL – As críticas envolvendo o episódio do veículo de fiscalização de trânsito de Santa Cruz usado de modo indevido me parecem “perseguição da imprensa”. Disseram que ele foi fazer a manutenção do carro em pleno sábado e parou no shopping em Caruaru para uma simples refeição​. Quem trabalha fim de semana merece receber hora extra, não sindicância. Além do mais, estacionou na sombra, demonstrando zelo e preocupação com o patrimônio público.

LOTAÇÃO – O bairro conhecido como Malhadinha parece uma região metropolitana de Santa Cruz. O lugar é novo, mas já tem problemas de cidade grande. Entre eles está a superlotação do ônibus escolar. A vantagem da superlotação é que, numa eventual necessidade, terá muita gente pra empurrar o ônibus. Porém, a chance de esquecer alguma criança dentro do veículo é maior. É bom ficar atento. Nenhuma dessas situações seria inédita!​

RIO LIM – Mais uma curiosidade chamou a atenção do resumorista esses dias, a limpeza de metade do Rio Capibaribe. Limparam apenas o lado que pertence ao município do Brejo da Madre de Deus. O rio é dividido por um esgoto, o lado de Santa Cruz continua imundo. O engraçado é que se falou na importância de limpar o rio para combater os focos de proliferação do Aedes aegypti. Esqueceram que o mosquito tem autonomia de voo para atravessar tranquilamente o rio.

DIDA PREFEITO – Em terra que vereadores entram em recesso após o primeiro dia de trabalho, natural o prefeito tirar férias após o segundo mês da gestão. Um descanso merecido. Que Dida assuma com mais disposição e tenha um excelente desempenho como prefeito interino.​

+ FUNCIONÁRIOS – A câmara de Santa Cruz do Capibaribe aprovou projeto de lei que aumenta o quadro de funcionários. Alô dona Margarida! Na legislatura anterior, a câmara era bastante elogiada e considerada uma das melhores da região, mesmo cada parlamentar contando apenas com um assessor. A meta agora deve ser tornar-se a melhor da galáxia. Crise só de garganta, como diriam os tão citados amigos do grupo de WhatsApp “Falsos Canalhas”.​​

DIRETO DA REDE – A última vez que uma indicação ao STF foi negada foi quando o Náutico ganhou seu último título. Alexandre de Moraes pode ficar tranquilo. Quanta maldade com os alvirrubros.

 “Não me queiram mal, nem me multem. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

15
fevereiro

Resumório! – A Coluna do Professor Tenório

DÓRIA VIEIRA – ​Próxima sexta (17), será realizado o Baile Municipal. A sugestão do euternauta para a fantasia do nosso prefeito é ir à la João Dória, vestido de gari. Pra completar a originalidade, ele deveria chegar de mototáxi. Em Sampa essas fantasias repercutiram bastante. Aqui serviriam também pra acabar de uma vez por todas com uma história que se contava em época de eleição que o prefeito lavava a mão com gel depois que apertava a mão de um pobre.

REPERCUSSÃO – Ney Lima quando faz cálculos matemáticos sobre economia do governo ou posta que vai ter matéria de grande repercussão no Blog, tira o sossego de muita gente, mas anima muita gente também. A diferença pró tristes é de 914. As internas davam mais. A última matéria de grande repercussão política foi sobre mais uma tentativa de desbloqueio dos bens do prefeito.

QUE FALTA SINTO DE UM BEM – Nem todo mundo que está junto quer o BEM do governo. Agora a justiça quer muito mais BENS do prefeito. Por essa, a turma que se deu bem não esperava. Se a política da cidade fosse decidida numa partida de vôlei, neste momento os taboquinhas estariam vencendo o set com pontos de bloqueio.

INFÂNCIA PERDIDA – Quem com a merenda fere, com a KMC será ferido. As crianças dessa cidade estão sendo fortemente penalizadas. Ficar sem merenda “de qualidade” e deixar de acreditar em Papai Noel é muito frustrante, acaba com a infância de qualquer um.

FIM DE NAMORO – Em meio a tudo isso, o mundo já não está tão azul como antes. Tem mais ovelha querendo se desgarrar do rebanho. Mudar de ala partidária é triste! Ter de apagar postagens no face de 2 anos. O mesmo serve para fim de namoro… Muita declaração de amor pra se apagar de uma vez só. Haja tempo e paciência…

ATRASOS – Estudantes universitários de Santa Cruz reclamam de atrasos nos repasses do Bolsa Universitária e se igualam aos servidores que costumam passar pelo mesmo problema. Trabalhando ou estudando suas contas sempre estarão atrasando.

POLÍTICO CISMADO – A situação está tão complicada na política nacional que tem político que quando compra algo e passa o cartão pra pagar a conta, e na máquina aparece “Processando…” ele já se declara inocente e liga logo para o advogado.

VOOS – Com os últimos acidentes aéreos, ou as empresas de aviação ou fazem promoção pra político ou vão ficar sem essa clientela. Já tramita projeto de lei em Brasília para as sessões serem feitas por teleconferência. Eles não querem ir trabalhar no inverno e, se forem, vão querer um auxílio por periculosidade nos voos durante dias nublados.

ASFALTO – A quantidade de emendas para asfalto que já se anunciou em Santa Cruz vai mudar a cara da cidade e, consequentemente, as vendas no mercado automobilístico. A quantidade de picapes aqui se deve mais aos buracos do que a necessidade de carregar mercadoria. Com um “magote” de ruas asfaltadas, os sulanqueiros oprimidos poderão optar pelos modelos esportivos.

CERTEZAS DA VIDA – A vida nos traz algumas certezas, dentre elas podemos destacar a morte, os impostos, a lambadinha nas eleições, pesquisas falsas sendo divulgadas e prefeitos com contas rejeitadas pelo TCE.

DIDA NA ESCOLA – Nunca é tarde para aprender. Parabenizamos o vice-prefeito Dida de Nan por voltar a estudar. Importante também é prestar atenção em todas as aulas, principalmente nas de matemática, pois as contas da prefeitura são sempre difíceis de fechar.

FÉRIAS PROLONGADAS – O político tem férias bacanas, mas as mais badaladas são as dos professores, que dizem que são grandes. Troco minhas férias de professor pela dos trabalhadores da duplicação da PE 160 e não quero torna. Melhor do que as férias dos trabalhadores da PE 160, dos políticos e dos professores, só mesmo as férias de um assessor parlamentar Junior, essas são inigualáveis.

DIRETO DA REDE – “Mulheres de senadores acampam em frente à PF para impedir nova fase da Lava Jato”. As mulheres além da jornada dupla com trabalho e casa pra cuidar, agora estão fazendo os protestos nos lugares dos maridos. A jornada é literalmente tripla! “Mulher termina casamento de 22 anos ao descobrir que marido votou em Trump”. Se isso fosse seguido pelos eleitores da chance, seríamos uma cidade de solteiros.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

15
fevereiro

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Polêmica – Em Brejo da Madre de Deus, o Prefeito Hilário Paulo (PSD) enviou o projeto que atualiza a Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal. Contudo, o projeto está sendo muito questionado nos bastidores pela bancada de oposição.

A mensagem – Anexado ao projeto de Lei, Hilário afirma que secretarias estão sendo nucleadas para melhor adequar as suas atribuições, visando à atualização e modernização da administração e o enxugamento da máquina.

Mas… – Contudo, em conversas com alguns vereadores da bancada de oposição, algumas secretarias foram acopladas, mas outras foram criadas, a exemplo da Secretaria de Articulação Política, fazendo com que não houvesse redução de cargos.

Mais cargos – Ainda Segundo os vereadores, foram criados sete cargos de secretários executivos, nesse contexto, os mesmos não conseguem enxergar a economia citada na mensagem do prefeito.

Visto – O líder da bancada de oposição, Avecino Lima (PR), solicitou pedido de visto durante apresentação do referido projeto e, o que tudo indica nos bastidores, é que a discussão sobre o mesmo será polêmica.

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador
Página 1 de 21123...1020...Última »

Notícias Anteriores