22
junho

Resumório! – A coluna do professor Tenório!

RESUMÓRIO

FORRÓ DO BECO – O São João da Moda extinguiu definitivamente o circo do forró, também conhecido por Quengão, e o Forró da Ema. Mas, com a logística de camarotes dos dois lados da avenida, barracas e gasoseiros, teremos o inédito Beco do Forró. O espaço que sobrou para o povo ficou estreito. O espaço político de alguns correligionários também. Viva o São João!

DISTÂNCIAS – O Camarote Rota do Mar LOUNGE é um dos mais badalados desse São João. O curioso é que ele fica muito PERTO do palco enquanto o não tão badalado camarote da acessibilidade fica bem LONGE.

CAMAROTES – Estudantes estavam atrapalhando a montagem da estrutura do camarote que funcionará na quadra da Escola Ivone Gonçalves. Absurdo! Onde já se viu! “Já que as aulas acabarão mais cedo, eles poderiam deixar para recrear e fazer as atividades físicas em outro lugar”.

QUEM GANHOU? – Forró do Menino ou Forró do Zé? Parecia até um debate. Muita gente querendo saber quem ganhou, onde tinha mais gente, como se fosse um comício. Batida X Angu com galinha, Cabana X Ypiranga, Azul X Vermelho, Luan Estilazado X Avine Vinny.

TURISMO – Haverá um Congresso da UVP (União dos Vereadores de Pernambuco) em Caruaru nos dias 21, 22 e 23 de junho, coincidentemente durante o São João. No inverno devem fazer um congresso em Garanhuns e no carnaval outro na Praia dos Carneiros. Tudo coincidência, claro.

SÃO BENTO EM AÇÃO – Um grupo de pessoas da cidade de São Bento está fazendo história em Santa Cruz. A república de São Bento, como são chamados nos bastidores logo logo emplacará voos mais ousados. Até a miss Santa Cruz é de lá. Será que teremos num futuro próximo um prefeito são bentense? Eles são bons com REDE, será que são bons de voto?

A TEORIA QUE INCOMODA – O ex-vereador e ex-super secretário, também chamado carinhosamente de “Ministro da Teoria” e “ruim de voto” por seus ex-aliados, Luciano Bezerra, concedeu entrevista na rádio Polo e agitou as redes sociais. Ao que tudo indica, no tempo em que Luciano foi secretário, sua sala não tinha bela$ cortina$. Mas esse não seria o real motivo de sua volta para câmara de vereadores nem do distanciamento do governo.

REDE LOTADA – A REDE hoje tem várias pessoas compondo os quadros do governo, inclusive no alto escalão. Uma REDE “furada” comporta mais gente do que toda terra do PSD?

CAMPANHA – A turma do Fom-Fom está na cidade certamente para mais uma campanha educativa no trânsito. É sempre bom lembrar: Se beber, não dirija. Nem use o whatsapp.

INAUGURAÇÃO – O Centro de Educação Infantil Augustinho Rufino de Melo será finalmente inaugurado. Para os críticos que reclamaram da localização, saibam vocês que por estar longe da Av. 29 de Dezembro e do pátio de eventos, independentemente de quem seja o prefeito, o Centro nunca precisará encerrar as atividades mais cedo por conta do São João nem terá seu espaço utilizado para camarotes.

CONDAMNATION TRIPLE – Justiça Francesa condena Paulo Maluf a três anos de prisão. Diferentemente do que aconteceria no Brasil, a esposa de Maluf também foi condenada juntamente com um filho. Família unida!

LENDAS URBANAS – STF adia decisão sobre pedido de prisão de Aécio Neves. Conheço pessoas que viram a passagem do cometa Halley, mas parece que não verão o Aécio preso. Ver uma vitória do Náutico na série B e Aécio na prisão está ficando tão difícil de acontecer que em breve se tornarão lendas urbanas.

O QUE TEM DE MELHOR – “Durante visita de Temer em Moscou, um deputado Russo foi flagrado pesquisando fotos de Marcela”. A preocupação de nosso presidente agora é se sua esposa vai receber flores mais uma vez. Para alguns russos, a primeira dama é o maior destaque da gestão Temer. E parece que não são os únicos.

.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido. ”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

21
junho

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Inconformado – Em Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Capilé (PTN) está inconformado com a estrutura dos camarotes colocados nas dependências da Escola Municipal Ivone Gonçalves. O parlamentar oposicionista gravou um vídeo no local e divulgou nas redes sociais durante a semana, mostrando sua indignação.

Ministério Público – Segundo o vereador Capilé, o mesmo estará encaminhado à devida situação ao Ministério Público, pois segundo o parlamentar a situação não pode ficar dessa forma.

Rede forte – Luciano Bezerra (REDE) não conseguiu renovar seu mandato de vereador e de quebra se distanciou de Edson Vieira (PSDB). Contudo, se é cota pessoal do prefeito ou não, uma coisa é certa: a REDE está bem representada na gestão. O próprio Luciano enumerou diversos nomes do partido que estão entre o primeiro e segundo escalão.

Já outros… – O poderio da Rede no governo municipal é para dá inveja a qualquer partido que dê sustentação ao Governo Vieira e que, teoricamente, saíram referendados nas urnas das eleições municipais de 2016, contudo, o espaço dos mesmos não é visivelmente a mesma.

Quem tá boiando? – Está se aproximando o momento de observamos se Luciano Bezerra é o “Ministro da Teoria” e ficará abandonado pelos demais nomes da REDE ou se o Prefeito está em seu governo com uma REDE furada e seus membros irão sair do governo e tornar a teoria de Luciano em ação.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

19
junho

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Não ajudam!

Retomada – Essa não é a primeira curtinha que afirmamos que o prefeito Edson Vieira (PSDB) vem tentando emplacar pautas positivas para melhorar a imagem do seu governo e resgatar a aprovação que já teve em anos passados.

Poucos defendem – Contudo, a bancada situacionista na câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe não vem sendo uma das melhores aliadas, pois com exceção da vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC), poucos são os que defendem as acusações proporcionadas pela bancada de oposição contra a Gestão Vieira.

Não ajudam – Piorando a situação, boa parte da bancada de Situação ainda traz uma dor de cabeça extra ao prefeito, devido, principalmente, as discussões expostas entre os mesmos nas sessões da câmara, seja ela ordinária ou extraordinária.

Perdeu o controle? – Apesar de os bastidores apontarem que o prefeito tem o controle de sua bancada em relação ao apoio a qualquer projeto que venha passar pela Câmara, parece que esse controle de Edson não se dá frente as constantes discussões calorosas entre os vereadores de seu grupo e muito menos para defender, seu nome e seu governo, contra as constantes acusações feitas pela oposição.

De camarote – Enquanto isso, os vereadores da bancada de Oposição estão assistindo de camarote às peripécias de alguns integrantes da bancada de Situação, tirando proveito de toda essa situação.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

14
junho

Artigo – Por Adriano Oliveira

ELEITORES CARENTES E PRAGMÁTICOS

;

O Instituto de Pesquisa Uninassau realizou pesquisa qualitativa entre os eleitores das classes C e D residentes no Recife. A pesquisa aconteceu em 24 de maio de 2017. A metodologia qualitativa tem o objetivo de identificar as visões de mundo dos eleitores sobre diversos temas. Em seguida, o analista da pesquisa procura encontrar convergências de opiniões entre os entrevistados. Por fim, as convergências são interpretadas.

A referida pesquisa utilizou o instrumento metodológico focus groups, grupos focais. Quatro grupos focais foram montados. Os grupos foram divididos por renda e faixa etária. Os eleitores residiam em diversos bairros da capital de Pernambuco. Temas conjunturais foram expostos aos entrevistados.

Os resultados da pesquisa são relevantes. Entretanto, opto por destacar alguns deles. Indagou-se aos participantes da pesquisa se eles prefeririam governantes que “rouba, mas faz”, ou governantes que “não rouba, mas não faz”. Os eleitores, inicialmente, independente dos grupos, foram enfáticos em afirmar que preferem os governantes que “rouba, mas faz”. Em seguida, contudo, diversos eleitores reagiram e disseram não perdoar “políticos corruptos”.

Após a reação, o debate intenso foi observado. Para os adeptos do “rouba, mas faz”, é muito melhor “um governante que atenda às nossas demandas, do que um que não atenda”. A explicação posta é pragmática e mostra carência dos eleitores. Tal carência surge em razão de que os entrevistados, sem exceção, não acreditam em governos e nem em políticos. Segundo eles, os governos não atendem as demandas dos eleitores e os políticos são “sanguessugas”, “cheios de privilégios”.

Portanto, encontro a explicação para a tolerância com os governantes que “rouba, mas faz”. A tolerância advém da carência que eles têm. O Estado, ou melhor, o governo, não está presente para atender as suas demandas. Por isto, quando algum atende, mas rouba, é melhor tolerar o governante que comete deslizes do que o que não comete e que não atende às demandas.

A descrença com os políticos também explica a tolerância com o “rouba, mas faz”. Para os participantes da pesquisa, “todos os políticos estão no mesmo saco”. Eles não são diferentes, são iguais. A existência de um político que “olha para o povo” possibilita que eles tolerem a corrupção pública.

Destaco, contudo, que os eleitores apoiam a operação Lava Jato. Segundo eles, a Lava Jato está “mostrando a verdade do Brasil”, “prendendo poderosos”. Ao se referirem a Lava Jato, eles expressam o desejo de justiça e de vingança contra os políticos. Os eleitores maduros qualificam a Lava Jato como uma novela, onde cada dia tem um capítulo. E indagam: “Quando esta novela acabará?

A curiosidade pelo fim da Lava Jato tem uma explicação. Diversos eleitores maduros associam a Lava Jato às crises política e econômica. Entendem, portanto, que a superação das referidas crises dependem do fim da novela Lava Jato. Ressalto que os eleitores ao mostrarem apoio a Lava Jato revelam sentimentos de justiça e contrariedade com a corrupção pública.

Os eleitores não têm ideologia. Eles não sabem, em sua maioria, definir o que é ser de esquerda ou direita. Os que se arriscam, qualificam a esquerda como preocupada com o povo “ou ser de esquerda é fazer oposição”. Os eleitores descartam a discussão ideológica. A ideologia não orienta as suas escolhas. Um governo atuante e eficaz no atendimento às suas demandas é o que importa.

A conclusão da pesquisa é instigante. Eleitores condenam a corrupção, mas a toleram, caso o governante acusado de corrupção esteja atendendo as suas demandas. Os eleitores apoiam a Lava Jato. Contudo, indagam quando ela irá acabar. Pois desconfiam que ela esteja, em parte, provocando crises econômica e política. A única ideologia dos eleitores é o desejo por um governo que faça por eles. Portanto, os eleitores das classes C e D são carentes e pragmáticos.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

12
junho

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Aumentando a Crise!

.

A postura: O presidente e o vice da Câmara de Taquaritinga do Norte, Eraldo da Pedra Preta e professor Jurandir, não tiveram nenhuma postura fora de contexto ao votar pelo parecer do TCE em rejeitar as contas do exercício de 2012 do prefeito Evilásio Araújo (PSB).

Difícil: Apesar de uma postura que deveria ser normal, em uma cidade do interior não é fácil o eleitor de grupo, nesse caso o Calabar, entender o posicionamento dos vereadores, acima citado, em votar “contra” o líder de seu grupo.

Distanciando: A cada decisão tomada por Eraldo e Jurandir, mesmo que por várias vezes corretas, estão os distanciando do grupo Calabar, perdendo assim a identidade com o eleitor, o “apaixonado”.

Até quando?: Resta saber até quando a cúpula Calabar irá tratar Eraldo e Jurandir como vereadores do grupo? E quando Eraldo e Jurandir vão se declarar como oposição de fato?

Complicado: O prefeito Lero está em uma situação complicadíssima, precisa da maioria dos votos da Câmara e precisa de Eraldo e Jurandir, contudo, ao não declarar que os mesmo são oposição acaba desagradando os demais vereadores de sua bancada, assim como o ex-prefeito Evilásio.

Enquanto não…: Está ficando cada vez mais claro nos bastidores da política de Taquaritinga do Norte que enquanto não separar o joio do trigo, a crise Calabar só tem a aumentar.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

07
junho

Resumório! – A coluna do professor Tenório

RESUMÓRIO

;

ENQUETE – Em São Bento PB, o prefeito fez uma enquete para saber como gastar 100 mil reais que tinha em caixa: Gastar no São João ou na compra de uma ambulância para o município? E não é que por um instante a disputa ficou acirrada! Depois os votos a favor da compra da ambulância subiram 2.223% em pouco mais de 24 horas. Pareceu com as enquetes políticas daqui de Santa Cruz, com um exército de correligionários votando a madrugada inteira. Felizmente a ambulância foi eleita como prioridade. Quantas ambulâncias dariam para comprar com o orçamento do São João da Moda? Não vou arriscar um palpite. Sugiro apenas uma ENQUETE MENTAL.​

MAIS UMA VÍTIMA – O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, foi mais um que não escapou dos olhos atentos da conselheira do Tribunal de Contas do Estado Teresa Duere. Por decisão do Tribunal, a prefeitura do Brejo terá que suspender o contrato com a Fundação Antônio Sales (Fadurpe), para prestação de serviços de consultoria e aplicação do Curso de Formação Continuada para os professores da rede municipal. Daqui a uns dias os prefeitos irão chamá-la de velha coroca ou, no mínimo, de senhora chata e implicante. Seria bem deselegante.

ACUNHA – Eduardo Cunha, que está preso, foi alvo de mais um pedido de prisão preventiva. Se investigado e condenado em todas as acusações, Eduardo Cunha pegará “perpétua”, e não será a personagem que tinha na novela Tieta. Vai ser de xilindró mesmo.

(IN) DECISÃO – Decisão de Moro sobre prisão de Lula deveria ser exibida nos cinemas, com estreia simultânea para vários países. A expectativa pela decisão do Juiz Sérgio Moro sobre a sentença de Lula está mais aguardada do que a estreia da nova temporada de Game of Thrones, do que a primeira vez de um adolescente ou um título do Náutico. Muitos já estão Aflitos.

MAIS VÍDEOS – Oposição de Santa Cruz ganha destaque com produções de vídeos caseiros em suas denúncias contra a administração Vieira. Pra se ter uma ideia da repercussão dos vídeos, o anúncio da autorização da obra que vai acabar com a histórica falta d´água na cidade e o anúncio de 500 casas populares ficaram em segundo plano. Tem um fresquinho saindo hoje.

O BURACO É MAIS EMBAIXO – No último final de semana, tinha muito carro a caminho do Moda Center atrapalhando os buracos do perímetro urbano da PE 160. Eles estão sempre lá, tiram férias no verão, mas basta um sereno para voltarem com força total. Só falta fazerem uma campanha adote um buraco. Cada um teria que tapar logo, pois ninguém vai querer o povo falando do seu buraco, se é grande, se é pequeno ou se está bem cuidado.

MAIS FOTOS NA CAPITAL – Comitiva de prefeitos tira mais fotos com o governador Paulo Câmara em mais uma reunião para tratar da não segurança e a população já não sabe dizer qual a sensação que está sentindo: raiva, desilusão, revolta, descrença, desgosto… tudo isso junto e mais algumas…

O MESMO ZÉ – José Augusto Maia concede entrevista na Rádio Polo FM e mesmo sem mandato há um bom tempo, consegue desbancar os prefeitos eleitos da região em número de visualizações na transmissão ao vivo de sua entrevista. Falar de emendas de quando era deputado e a construção do Moda Center já fazem parte de sua vida, tão natural quanto respirar. No momento irreverência, Zé desafiou os debatedores a fazerem perguntas difíceis ao deputado estadual Diogão. De acordo com Zé, pra ele perguntam a tabuada do 9 e pra Diogo a do 1. Na próxima a gente libera o uso da calculadora para o nosso Zé.​

ENTÃO É NATAL – A decoração de Natal começou mais cedo em Santa Cruz. Alguns semáforos quebrados piscando noite e dia só pode ser parte integrante da decoração natalina. Se formos comparar com o que foi gasto na decoração do carnaval 2017, a cidade vai brilhar. Seremos a cidade luz do agreste.

MENINO FELIZ – O dia 21 de junho será marcado pela inauguração do Centro de Educação Infantil Augustinho Rufino de Melo, após o descumprimento de algumas datas. O Menino certamente ficará feliz com a entrega da obra à população. Os meninos, com um lugar adequado para estudar, não sendo mandados de volta para casa por falta de água, não precisando empurrar o transporte escolar quebrado e nem sendo esquecidos dentro deles também ficarão.

DIRETO DA REDE – “Loures é preso e Temer não tem quem carregue suas malas quando deixar o Planalto”.

 

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

06
junho

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Correndo atrás do Prejuízo!

;

Desgaste: Existe um desgaste no Governo do prefeito Edson Vieira (PSDB), isso é perceptível, os motivos são diversos: medidas impopulares, processos em andamento na justiça e as constantes denúncias por parte dos vereadores do grupo de oposição.

Correndo atrás: Mas, o prefeito Edson Vieira (PSDB) vem tentando correr atrás do prejuízo e recuperar a aprovação que já teve um dia, tentando anunciar obras e projetos, o mais recente foi o anuncio de uma parceria do município com o Governo Federal, especificamente com o Ministério das Cidades, para construção de 496 casas populares.

Batendo Pesado: Está ficando cada vez mais nítido a estratégia do prefeito Edson Vieira, para combater seus algozes da bancada de oposição, Edson vem utilizado o seu programa de rádio semanal e rebatendo as denúncias com escândalos das gestões Taboquinhas e insinuações sobre os seus principais adversários, mesmo sem responder com eficiências as denúncias.

Idoneidade: Mesmo sem responder as denúncias com eficiências, o prefeito vem, também, utilizando seu programa de rádio na tentativa de mostrar sua idoneidade, apresentando seu caráter e ética, desde sua vida pessoal ao politico.

Postura: O Edson de que vem se apresentando hoje não é o mesmo da campanha de 2016, Vieira mudou a postura e quer o embate. Não podemos definir se as estratégias são as corretas, mas é uma tentativa de correr atrás do prejuízo e tentar salvar os planos para o futuro, entre elas, manter de forma firme a liderança do grupo, pois tem muita gente de olho.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

05
junho

Artigo – Por Adriano Oliveira

QUANDO ESTA CONFUSÃO ACABA?

.

O método qualitativo tem o objetivo inicial de identificar as visões de mundo dos indivíduos para com determinados temas. Em seguida, encontrar as convergências de opiniões entre eles. E, por fim, ofertar ao analista condição para a interpretação das convergências. O Instituto Uninassau realizou pesquisa qualitativa inédita entre os eleitores das classes C e D residentes no Recife. A técnica qualitativa utilizada foi o focus groups.

Os eleitores só tem uma ideologia: Governo que faz. Na mente dos entrevistados, existem os governos que fazem pelo povo e os que não fazem. Ser de Esquerda ou de Direita não importa. Os entrevistados desprezam as instituições do Estado e os políticos. Os eleitores jovens desejam consumir tudo, em particular, bens supérfluos. Os maduros também. Mas são seletivos, pois falta dinheiro. Por isto, neste instante, desejam uma casa e “fazer a feira”.

Vencer na vida significa realizar sonhos. Conforto, comprar carro, moto, celular, “fazer a feira”. Para os entrevistados, estes itens representam a realização do sonho. Mas vencer na vida é também ter dinheiro. Os entrevistados relatam discriminação. Admitem que já foram discriminados em lojas comerciais, restaurantes, clínicas médicas. Polícia e parte da sociedade praticam a discriminação contra eles.

Esforço, fé, trabalho e estudo possibilitam vencer na vida. A educação, em particular, a superior, é instrumento de mobilidade social. Os eleitores jovens têm esperança de conquistar o diploma de nível superior. Já os maduros se arrependem por não terem conquistado. Desejam ser empreendedores, mas valorizam o emprego público.

A Operação Lava Jato é aplaudida por todos, pois ela combate a corrupção e prende poderosos. Para os eleitores maduros, a Lava Jato é uma novela. Todo dia tem um capítulo. A corrupção política é o grande problema do Brasil. Alguns eleitores associam a crise econômica a Lava Jato.

Quando toda esta confusão irá acabar?” Indaga os entrevistados. Governos e políticos não fazem nada por eles. Parte da sociedade e a Polícia os discriminam. Falta dinheiro para consumir. E, diariamente, a “novela” Lava Jato reforça a impressão de que o Brasil não tem jeito. Estes são os motivos da grande confusão. Os eleitores estão pessimistas quanto ao futuro do Brasil, mas lembram, que apesar de toda a confusão, a esperança é a última que morre.

 .

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

31
maio

Resumório! – A coluna do professor Tenório

RESUMÓRIO

RESUMORIAL – Não é fácil falar sobre condenação e prisão, principalmente quando se trata de grandes lideranças. Mas hoje resolvi abordar esse assunto, pois é preciso também falar e repercutir questões que acabam ficando de lado devido a tudo que vem ocorrendo com a política nacional. Muitas vezes se alimenta de forma indevida uma rivalidade que em nada acrescenta. Também se gasta muito tempo tentando mostrar que um é melhor que o outro, esquecendo que eles muitas vezes se igualam nas ações e, infelizmente, nos envolvimentos em questões judiciais. Grandes escândalos de corrupção não são exclusividade dos políticos que estão em Brasília. Apesar da sentença, eu particularmente não acredito em prisão, na Europa descartam totalmente essa possibilidade. Às vezes, as pessoas idolatram figuras públicas sem acompanhar de perto determinadas atitudes que revelam verdadeiramente quem são. Para que ninguém me entenda mal, nem me rotule, odeio ou deixe de me convidar para almoços, deixo claro que estou falando dos dois grandes líderes de seus times, o Leonel Messi do Barcelona, que foi condenado a 21 meses de prisão por sonegação e o Cristiano Ronaldo do Real Madri, que também é acusado de sonegar 500 milhões.

TÁ CHEGANDO O DIA – Em julho, Santa Cruz do Capibaribe poderá contar com as presenças inéditas dos deputados Jair Bolsonaro e Tiririca. O euternauta gostaria de saber com qual dos dois vai sorrir mais. Isso só o futuro dirá.

FORA TEMER, FICA MEME – O futuro ex-presidente em exercício, o Michel Temeroso, quer proibir o uso de sua imagem em memes. Já não basta querer tirar direitos dos trabalhadores e dos aposentados, agora quer tirar o direito ao riso. Não podemos nos calar diante de tamanho absurdo. Precisamos defender uma das maiores virtudes do brasileiro, que é a arte de rir de si mesmo, das próprias desgraças. Fora Temer, fica meme! Vem pra rua! Traga a sua panela!

MOROSIDADE – Até que fim a justiça condenou Paulo Maluf, que há décadas é investigado. Por essa ótica, não podemos considerar demorado o processo do conhecido caso do jumento, o qual se arrasta desde 2008. A turma que cuida das duplicações da BR 104 e da PE 160 vão nessa pisadinha. É melhor se acostumar com a lentidão da justiça e das obras públicas, independentemente se são da volta do serrote pra lá ou pra cá.

ESTRAGO – O prefeito de São Paulo João Dória achou pouco a ação inusitada feita na cracolândia, ainda serviu comida estragada para os desabrigados. Ele não sabe o tamanho do estrago causado na sua imagem com essas duas ações. Logo ele que gosta tanto de marketing acabou tendo um mês marcante, negativamente, claro.

DIRETO DA REDE – 5% das pessoas que aprovam o governo Temer serão investigados por suspeita de receberem propina.

DIRETO DA REDE II – O juiz Sérgio Moro absolve a esposa de Eduardo Cunha a Cláudia Cruz “credo”. Tudo dentro da normalidade, afinal um milhão não é nada, pior é um pedalinho.

CORTINAS – Às vezes uma cortina não é suficiente para encobrir as verdadeiras intenções por trás de nossas ações. Um vereador de oposição questionou a compra de um material por parte da prefeitura e se esqueceu de questionar um companheiro de bancada que comprou o mesmo material pelo mesmo preço, obviamente em quantidades diferentes. Será que foi esquecimento mesmo ou existe alguma outra intenção? Fica essa interrogação no ar…

ENQUETE MENTAL – Há quem diga que futuro ex-presidente em exercício está com os dias contados, mas teima em não cair feito chuva forte em Santa Cruz. Daria uma enquete mental: Quem cai primeiro, a chuva forte na cidade ou o Michel Temer?

COM CHUVA E SEM ÁGUA – O volume das chuvas caídas nos últimos dias paralisaram o abastecimento de água em diversas cidades de Pernambuco. Os sistemas de abastecimento do Prata e do Pirangi ficaram sem condições de funcionamento. A situação pra nós é pior do que se imaginava. Estávamos sem água na torneira por conta da seca e agora estamos na mesma situação porque choveu demais.

 

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

31
maio

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Repercussão Negativa!

.

Dor de cabeça: Há alguns meses, os professores de Brejo da Madre de Deus denunciavam uma dispensa de licitação no valor de quase um milhão de reais, realizada pela prefeitura do município em relação à prestação de serviço referente ao contrato firmado com a Fundação Apolônio Sales – FADURPE, para prestação de serviços de consultoria e aplicação do Curso de Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino.

Cancelar: Após a denúncia dos professores e uma repercussão negativa em Brejo e Região, o prefeito Hilário Paulo afirmou em entrevista a rádio Polo FM que iria cancelar o contrato e se arrependia de ter feito o mesmo.

Representação: O procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, afirmou que a dispensa de licitação neste caso, é irregular e não atende aos requisitos da Lei de Licitações (nº 8.666/93). Em sua defesa, o prefeito alegou emergência na necessidade dos serviços, o que teria levado a contratar a empresa sem licitação, situação que não restou configurada para o TCE.

Mais irregularidades (I): Outra irregularidade encontrada pelo Ministério Público de Contas, que diz respeito aos serviços prestados pela empresa contratada é que a lei nº 8.666/93 pressupõe que o objeto do contrato esteja relacionado com as atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional. No entanto, uma análise preliminar realizada pela equipe técnica do Tribunal constatou que a proposta da FADURPE para prestação dos serviços solicitados incluía também outros tipos de fornecimento.

Mais irregularidades (II): A análise preliminar aponta que na proposta da FADURPE para prestação dos serviços solicitados incluía também fornecimento de almoço e lanche (R$ 270.000,00), entrega de bolsas e camisas (R$ 54.000,00), locação de veículos e abastecimento de combustível (R$ 40.600,00), locação de equipamentos para o curso (R$ 33.600,00), despesas com reprografia (R$ 15.000,00), diárias (R$ 125.200,00) e gastos administrativos (R$ 88.884,00), despesas essas que destoam das hipóteses legais de dispensa de licitação.

Medida Cautelar: Diante do exposto, a conselheira Teresa Duere decidiu pela expedição da Medida Cautelar e determinou à Coordenação de Controle Externo do TCE a abertura de um processo de Auditoria Especial para análise detalhada dos fatos, bem como proporcionar aos interessados direito à ampla defesa.

A defesa: Em sua defesa, o prefeito alegou emergência na necessidade dos serviços, o que teria levado a contratar a empresa sem licitação, situação como podemos perceber, não restou configurada para o TCE.

Desgaste: A repercussão negativa sobre a referida dispensa de licitação vem causando um desgaste ao prefeito Hilário Paulo sem precedentes.

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

25
maio

Resumório! – A coluna do professor Tenório

A COMÉDIA DA POLÍTICA SURREAL

BENEFICIADOS – Não foram apenas os irmãos Joesley e Wesley Batista os beneficiados com a deleção super super premiada. Quem também saiu no lucro com a delação da JBS foram João Mendonça, prefeito cassado de Belo Jardim, e o Flamengo, que foi eliminado da Libertadores da América na primeira fase, às vésperas dos escândalos que abalaram o país. A cassação e a eliminação quase passaram despercebidas da grande mídia.​

SEM EXPLICAÇÃO – Essa insistência de Temer em não renunciar e a placa de trânsito perto do Centro de Educação Infantil que está sendo feito no antigo mercado de farinha são coisas que não têm explicação. Com relação à placa, disseram que é porque a sinalização ainda não está concluída. Quando não precisa sindicância as respostas são ligeiras demais. Quanto ao Temer, a queda é uma questão de tempo.​​​

PANELAS – Muita gente sentiu falta das panelas após os últimos episódios em Brasília. Elas sumiram até do Bazar Santa Cruz. Outro desaparecido foi o pato amarelo.​

PERITO – Perito que analisou o áudio da delação cometeu erros de português. Isso é grave. Além de não conseguir uma boa nota no ENEM, ele deve ser severamente castigado. Onde já se viu, num país que se desvia e superfatura milhões cometer erros de português e sair impune.​

PADRINHO DE OURO – Alunos concluintes do Ensino Médio não sabem opinar sobre quem seria o melhor padrinho para a festa de formatura, Marcelo Odebrecht ou Wesley Batista. Qualquer um que fosse escolhido teria condição de bancar a festa de conclusão e vários projetos educacionais país a fora, mas é mais rentável bancar político corrupto. E se o país não progredir, investe-se no exterior.

ATRAÇÃO – Enquanto rola uma expectativa para saber quais são as atrações do São João da Moda 2017, cuja divulgação ‘oficial’ será amanhã na AABB e divulgação ‘não oficial’ bem antes aqui mesmo no Blog do Ney Lima, em Caruaru a atração do dia 24 de junho será o DJ Alok. Ainda bem que na Capital do Forró não existe festejos carnavalescos, pois com certeza, Santana seria a atração principal.

RECONTAGEM – Após a delação bombástica da JBS, será preciso recontar os votos nulos e brancos no segundo turno. A conta não fecha. A quantidade de gente dizendo que também não votou no Aécio já passa dos 51 milhões de votos obtidos por ele na disputa presidencial de 2014. O bairro da tristeza deve estar muito alegre nesses últimos dias.​

FIM DO MITO – Outro grande estrago causado pela delação da JBS foi a extinção da lenda que a Friboi pertencia a um filho de Lula. Toda nação precisa ter seus mitos e lendas. Foi, sem dúvidas, uma grande perda para nossa nação.

DIRETO DA REDE – Seguem alguns dos melhores “direto da rede” da semana:

01. Foi preciso aparecer um fabricador de morta dela pra derrubar os coxinhas;

02. Deixa o Brasil sem presidente, a gente vai decidindo as coisas por enquete na internet;

03. Ainda bem que o Temer e o Aécio só falaram de propina, corrupção e MATAR alguém. Imagina se eles dão pedalada fiscal, que absurdo que seria;

04. Armações contra Lula e Dilma começam a desMOROnar.​

MINISTRO DA DESISTÊNCIA – Bruno Araújo desiste de desistir do Ministério das Cidades e vira piada nacional. Conhecido como Ministro Paneleiro, ele agora também pode ficar conhecido como o Ministro da Desistência, após decidir entregar a pasta e voltar atrás em questão de horas.​

DE TRÁS PRA FRENTE – Daqui a pouco aparecerá nas redes sociais uma versão de trás para frente do áudio vazado de Temer, feito o da Xuxa. A versão demonizada seria uma mensagem anunciando o apocalipse da política brasileira, se é que ele ainda não começou.

.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

22
maio

Artigo – Por Adriano Oliveira

A LAVA JATO E O RITMO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

;

A Lava Jato é meritória. Ela dará a sua contribuição pedagógica para a política e o setor produtivo. A Lava Jato provoca crises. Os diversos eventos criados por ela revelam que as premissas apresentadas são verdadeiras. E em razão destas premissas, devo apontar saídas para o Brasil da Lava Jato.

Quando a Lava Jato revelou que na floresta existiam apenas maçãs vermelhas, muitos aplaudiram. Analistas diversos defendiam o império da Lei e o impeachment da então presidente da República, Dilma Rousseff. Neste instante, eu refletia sobre as consequências da Lava Jato para o futuro do Brasil.

Ao desvendar o sistema produtivo da política, a Lava Jato mostrou a necessidade da reforma política. Ao prender empresários e políticos, ela revelou que não só de pobres viverá a cadeia. Porém, a Lava Jato também produziu e produz crises política e econômica.

A diversidade de atores e agremiações partidárias envolvidas com supostas atos de corrupção enfraquece a Lava Jato. Um dia ela terá que findar. E quando isto ocorrer, alguém sugerirá que ela foi seletiva ou que foi vítima de um acordão. E o Brasil poderá estar em estados econômico e político desesperadores. Portanto, qual é a saída?

Pesquisas revelam que a maioria dos brasileiros é contrária a reforma da Previdência. Desde a era FHC, reformas da Previdência são propostas, e em nome da governabilidade, os presidentes não são ágeis na realização delas. Apesar da extrema necessidade da reforma da Previdência.

O combate à corrupção pública tem extrema necessidade, pois a Lava Jato sugere que todos os políticos estão envolvidos com algum ato ilícito. A cada delação premiada, mais atores, mais partidos.  As crises não cessam. Então, indago: Caso a reforma da Previdência fosse realizada intensamente, de uma só vez, provocaria crises política e econômica?

Diante de tantos atores envolvidos com supostos atos ilícitos, a Lava Jato deveria ter o ritmo das reformas da Previdência?  Se sim, o combate à corrupção pública continuaria a existir. Mas com precauções necessárias para que presidentes adquirissem condições de governabilidade com o objetivo de realizar as reformas que o Brasil precisa, inclusive a da Previdência. E com isto, superasse as crises política e econômica.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

22
maio

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Perdendo força?

Especulação – Não é novidade para ninguém, em Santa Cruz do Capibaribe e região, que o nome do prefeito Edson Vieira (PSDB) vinha sendo fortemente especulado para disputar o cargo de Deputado federal em 2018.

Motivos – Sobre a referida possibilidade, os motivos seriam diversos e a especulação surgiu ainda nas eleições municipais de 2016, pois Bruno Araújo ganhava força com o Ministério das Cidades no inicio do governo Temer e se projetava para disputar, em 2018, o Senado ou Governo do Estado. Atrelado a isso, se imaginava uma aprovação sem limites de Edson Vieira e que as urnas iriam referendar tudo isso.

Contudo… – As urnas de 2016 apresentaram um novo cenário político em Santa Cruz do Capibaribe; o prefeito Edson Vieira não tem a aprovação que muitos imaginavam, as denúncias de corrupção ficaram impregnadas na campanha e a eleição (que no imaginário popular seria a mais fácil da história) se tornou a mais difícil de todos os tempos.

Não só isso – Mesmo após as urnas apresentarem a queda na força político-eleitoral do prefeito Edson Vieira, o mesmo continuava com um fortíssimo aliado em um ministério estratégico e ganhando força para disputar as cabeças do governo do estado em 2018.

Mas… – O nome do Bruno Araújo passou a perder força na disputa majoritária de 2018 ao se tornar uma das figurinhas na operação Lava Jato, por ser suspeito de lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa. Atrelado a isso, os últimos acontecimentos turbulentos de nosso país, nos apresentou um Bruno Araújo com posicionamentos dúbios; sem saber se posicionar frente aos principais problemas políticos por qual passa o nosso Brasil.

Efeito dominó – O momento político do Ministro Bruno Araújo, atrelado ao momento político do prefeito Edson Vieira, causa um efeito dominó nos projetos de ambos e Edson perde, a cada dia, mais força em uma provável candidatura ao cargo de Deputado Federal. A confiança na viabilidade de deixar a prefeitura e tentar conquistar um novo cargo é cada dia menor.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

20
maio

Black Friday, desfiles e show de Pablo marcam segundo dia do Festival do Jeans

.
Na sexta-feira (19) aconteceu o segundo dia do Festival do Jeans de Toritama. Em sua XVI edição, o evento inovou com a queima de estoque de lojas e bancas com o Black Friday. Durante o dia, o Pavilhão da Moda, recebeu um bom público de clientes, empresários e compradores que acompanharam os primeiros desfiles, exposições e a palestra do empresário Arnaldo Xavier.

A noite, na Arena do Jeans, a multidão que foi acompanhar os shows, lotaram o espaço reservado para cerca de 25 mil expectadores. Atração local, as mulheres abriram o show com a banda Deusas da Farra. O estilo forrozeiro agradou ao público que dançou ao swing da apresentação.

De Belo Jardim, Forro Vumbora foi a segunda atração da noite e agitou a multidão com o vocalista caruaruense, Diego Silva. A meia noite, o cantor baiano, Pablo subiu ao palco sendo ovacionado pela multidão que já lotava a Arena do Jeans. Após o início do show, os portões foram fechados por atingir o limite máximo seguro de pessoas no local.
Apelidado, ‘Rei da Sofrência’ Pablo fez sua primeira apresentação em praça pública na região. O que atraiu fãs de várias cidades vizinhas. Ao embalo do arrocha baiano, a multidão cantou junto com ele e dançou ao ritmo que o consagrou para o Brasil.

Neste sábado (20) seguem as exposições e desfiles no Pavilhão da moda instalado em frente ao Parque das Feiras de Toritama. A partir das 21h

, os Shows ficam por conta da banda Forró na Fama, a dupla sertaneja, Glaydson e Henrique e encerando as atrações artísticas do Festival, o cantor Peruano com a Cavaleiros do Forró sobe ao palco.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

19
maio

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Por onde andam?

Fora dos holofotes: Algumas figurinhas constantes da política de Santa Cruz do Capibaribe até 2016 sumiram, de forma natural, após o fim do mandato. A maioria demonstra desinteresse com a política atual e buscaram outros projetos, outros se escondem em cargos sem tanta expressão do atual governo, alguns ainda resistem e incomodam nas articulações dos bastidores da nossa política.

Sumiu: Envolvido em acontecimentos de grandes polêmicas durante o período de 2014 a 2016, principalmente devido à divulgação de gravações que escancaram as articulações, no mínimo, obscura da gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB), o ex-vereador Vânio Vieira sumiu não apenas da política após as eleições de 2016, mas da visão e lembrança da população. A informação é que o mesmo está se dedicando exclusivamente ao seu comércio.

Na moda: Com um mandato interessante e conquistas de cargos a nível estadual durante o período de 2013 a 2014, a ex-vereadora Narah Leandro era uma eximia defensora da Gestão Vieira. No decorrer dos anos, lideranças do seu grupo político foram lhe escanceando e o encanto da mesma com o estilo da política local notoriamente foi se apagando, após o termino do mandato Narah se afasta a cada dia da política e se consolida em sua área de formação profissional, a moda, e hoje a população deslumbra com sua beleza em eventos de moda e na telinha da TV Globo.

Comércio (I): Apesar de ser uma figurinha carimbada nas ruas de Santa Cruz, o ex-vereador e vice-prefeito, Zé Elias, perdeu força no cenário político local. Informações dão conta que voltou a se dedicar exclusivamente ao comércio e em minha opinião dificilmente voltará a um mandato político.

Comércio (II): Galego de Mourinha virou a chave completamente e também se dedica exclusivamente ao seu comércio, os bastidores apontam que não participa mais de reunião da cúpula do grupo de oposição, nesse contexto, ficou de fora das decisões políticas dos Taboquinhas, outro que provavelmente se aposentou em relação a mandato político.

O professor: O ex-vereador professor Afrânio Marques, que chegou a assumir o cargo de presidente da câmara na legislatura passada, nunca esteve tão distante das discussões políticas como se encontra nos dias atuais. O mesmo voltou à sala de aula e tenta se readaptar a um cenário político sem mandato.

Sem visibilidade: Do favoritismo a derrota nas urnas de 2016, o ex-vereador Zezin Buxin se encontra com algum cargo na área da agricultura (Poucos conseguem compreender a função) na segunda Gestão Vieira. Em cargo de pouca visibilidade, na cidade como um todo, Zezin luta por uma sobrevivência política tentando pavimentar uma possível volta a um mandato futuro.

A expectativa: O ex-vereador e vice-prefeito Dimas Dantas vem sendo uma eterna expectativa, distante do radar dos bolsões azul e vermelho da cidade, o mesmo sempre foi esperado como uma oposição forte ao prefeito Edson vieira após o rompimento, contudo, na prática os efeitos estão sendo poucos.

O articulado?: Desde o termino do mandato, o ex-vereador Luciano Bezerra se distanciou do ninho Boca Preta e na teoria vem se articulando nos bastidores políticos para fortalecer a REDE, partido que está à frente, contudo, não existem visibilidades robustas nessas articulações, por enquanto apenas promessas.

Manter: O ex-vereador Fernando Aragão, tem a árdua missão de se manter como uma das principais lideranças do seu grupo político, referendada pelas urnas, mas questionadas nos bastidores por alguns aliados. Fernando ainda está no radar dos eleitores do seu grupo e fora dele e terá que se manter assim para continuar postulando o cargo que disputou nas eleições de 2016.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

17
maio

Resumório! – A coluna do professor Tenório

QUE NEM COPA DO MUNDO – ​Com o depoimento de Lula, as redes sociais para quem não acompanha nem gosta de política, estava igual a TV na copa do mundo para quem não gosta de futebol. Não se falou sobre outra coisa. Até quem não gosta de falar de morto, abriu exceção.

TRIPLICAÇÃO – Governo de Pernambuco anuncia duplicação da PE 90. Se houver alguma paralisação nessa duplicação, caso muito comum em obras públicas, o pessoal do governo já pode pedir música no Fantástico, pois serão três estradas que integram o polo de confecções inacabadas, a PE 90, a BR 104 e a PE 160.

​​ATRAÇÃO INUSITADA – O renomado DJ Alok será uma das principais atrações no dia 24 de junho no São João de Caruaru. Essa nem a equipe investigativa do Blog do Ney conseguiria antecipar. Ainda bem que Caruaru não tem festa de Carnaval. Se estão trazendo um DJ para o dia de São João, não estranhem se contratassem algum forrozeiro para tocar no carnaval.

QUARENTA E CINCO – A simbologia do número 45 é enorme por aqui. Além de representar politicamente uma banda da cidade, já foi destaque em número de celular, placa de carro e agora ganhou repercussão com o apoio da prefeitura no valor de R$ 45.00,00 para o Baile Municipal. Caixinhas de madeira, palcos, tendas, apoios, máscaras, decoração e etc., somaram um montante de mais de R$ 150.000,00. O Carnaval na Terra das Confecções existe. O que não faltou foi gente se divertindo…

SAÚDE – Jiboia de dois metros apareceu morta ao lado do Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão semana passada. Deve ter morrido porque não conhece a nova logística de atendimento da saúde na cidade. Ela deveria ter ido primeiro para o postinho e depois para UPA. Fica a dica aí para os recém-chegados na cidade. Em caso de problema de saúde, procurem o postinho de seu bairro e em caso de emergência, a UPA.

O ÚLTIMO GAIATO – Frente a frente com o prefeito Edson Vieira, em audiência sobre danos morais, Carlinhos disse que aceitaria acordo se o prefeito pedisse desculpas e pagasse o advogado dele. Não sei como não pediu um corte de cabelo sem degradê. Detalhe que Carlinhos era o réu. A Companhia Riso em Foco, da peça O último virgem, já pretende contar com a participação de Carlinhos nas próximas apresentações. O vereador demonstrou um bom desempenho no quesito humor.

A PRESSA DA PRAÇA – A Festa da Cohab deste ano foi diferente. Não teve vaia, não teve crime de morte, graças a Deus! Nem teve o boa noite do prefeito no palco. O galego, especialista em vaias estava lá, mas só se divertindo. Segundo um vereador, a praça Bruno Rafael, foi feita em sete dias e sete noites para se ter o que inaugurar no bairro. No oitavo dia eles comemoraram. Podiam transferir essa equipe tão eficiente para o Centro de Educação Infantil, que está com data de inauguração indefinida, pelo menos para população.

OUTROS TEMPOS – A coisa está mesmo diferente. Em outros tempos a vaia na festa da Cohab era garantida, não se atendia com tanta agilidade um requerimento de vereador da oposição e não se construía uma praça em tempo recorde. Nem nos tempos áureos de um super super secretário.

INVASÃO – Hackers invadiram os computadores de cerca de cem países. A invasão ao Twitter de um prefeito foi só uma prévia. Já pensaram se os caras começassem invadir os telefones celulares e ameaçassem divulgar as mensagens de WhatsApp? Eles dominariam o mundo, pois todos os pedidos seriam atendidos.

BRASILIANDO – Muita gente de Santa Cruz presente em Brasília durante esta semana. Tem gente matando saudade dos tempos que ia toda semana e usufruía de todo luxo a que tem direito um deputado federal e tem gente que está indo cada vez mais e sonhando com a chance de ir toda semana, chance que está ficando cada vez mais distante.

DIÁRIAS – Estou curioso para saber os valores das diárias recebidas pelos nossos parlamentares e lideranças políticas para irem até Brasília. Será que a Câmara de Taquaritinga agora vai ultrapassar os gastos das presidências anteriores?

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

15
maio

Artigo – Por Adriano Oliveira

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA SABE DE TUDO?

O depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro sugere a seguinte indagação: O quê um presidente da República, governador e prefeito devem saber sobre os seus respectivos governos? Quem busca desenvolver exaustivo estudo empírico sobre a dinâmica política tem interesse em responder a indagação proposta.

No presidencialismo de coalizão, ou em governos de coalizão, pois coalizões partidárias não existem apenas no âmbito do presidencialismo, o presidente distribui cargos a sua base aliada. Estes cargos são incentivos para que os parlamentares apoiem o chefe do Executivo. Porém, estes cargos, como revelou a meritória Operação Lava Jato, podem ser usados para fins ilícitos.

Quando um presidente da República recebe a indicação do partido, o ministério da Casa Civil, geralmente responsável pela negociação com as agremiações partidárias, solicita ao Gabinete de Segurança Institucional a “ficha corrida” do indicado. Não existindo nenhuma objeção a ele, a nomeação ocorre. O cargo ocupado não pertence ao presidente da República, mas ao partido que o indicou.

É comum ouvir no ambiente político, que o ministério ou secretaria a ser oferecido ao partido será com “porteira fechada”. Se sim, todos os cargos pertencentes ao ministério ou secretaria servirão para livre nomeação do partido. Caso não seja de “porteira fechada”, o partido só comandará o ministério ou a secretaria. Os outros cargos, os secundários, serão preenchidos por outras agremiações partidárias.

A existência da “porteira fechada” sugere que presidentes da República não sabem o que ocorre com o todo do governo. Ele, claro, pode desconfiar, mas não obrigatoriamente sabe. Caso a desconfiança venha a existir, um questionamento ao indicado poderá provocar crise de governabilidade, pois o presidente “não tem responsabilidade com o cargo, pois este é do partido”.

E de quem é a responsabilidade? O debate sobre a responsabilidade dos gestores quanto aos indicados não pode relegar a responsabilidade das instituições de controle em fiscalizar os atos dos atores indicados por partidos políticos para determinado cargo. O ex-presidente Lula sabia de todos os atos de corrupção em seu governo? Esta será a dúvida que permanecerá. E mais outra: Se existiu corrupção em dado governo, por que as instituições de controle não agiram?

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

12
maio

As curtinhas do Romenyck Stiffen

.

É mais três papai: Na ultima sessão ordinária da câmara de Santa Cruz do Capibaribe, realizada no dia 12/05, a bancada de oposição trouxe três novas polêmicas, são elas: sendo elas na Saúde, nos Coffee breaks oferecidos em mais um evento de capacitação de professores e também associada a eventos carnavalescos deste ano.

Na saúde: A polêmica da saúde se deve a uma visita, feita pela bancada de oposição, ao prédio do Samu e afirmaram que o médico plantonista não estava presente, assim como a UTI móvel estava em concerto e que a cidade hoje contava, fora os veículos do Samu, duas ambulâncias, ou seja, muito pouco para uma cidade de mais de 100 mil habitantes.

Reconhecimento: O vereador de Situação, Klemerson Pipoca, teve a grandeza de reconhecer que duas ambulâncias de fato é pouco para atender, mas que o prefeito Edson Vieira (PSDB) está com um edital para se trazer mais duas novas ambulâncias.

Coffee breaks: O vereador oposicionista Carlinhos da COHAB (PTB) trouxe a tona que a empresa da polêmica denúncia dos coffee break, em 2015, continua prestando serviços à prefeitura, e esse ano já realizou um coffee break no valor de oito mil reais.

A resposta: A vereadora situacionista, Jessyca Cavalcante (PTC) citou que o valor aproximado de R$ 8 mil teria sido usado para pagar lanches para cerca de 650 professores e funcionários. A conta, segundo ela, seria uma média de R$ 12 para cada lanche. Os números de Jessyca são coerentes, a única coisa que chama atenção é a polêmica empresa de outrora.

O baile: Já o vereador Marlos da COHAB (PTN) fez alguns questionamentos em relação a valores gastos no Baile Municipal. Segundo Marlos, dos 150 mil de recursos para o período carnavalesco, foi pago R$ 45 mil pelo apoio ao quinto Baile Municipal a uma pessoa que trabalha como vendedora de uma loja de tecidos.

A resposta: Em resposta a vereador Jessyca explicou que o Baile Municipal é um evento filantrópico e que a pessoa é a diretora da comissão que é criada pelas várias entidades. A parlamentar ainda afirmou que a bancada de oposição dar a informação, deveria buscar as entidades que foram contempladas nos últimos quatro anos.

Gato e rato: Ficou perceptível que os vereadores de oposição e situação de Santa Cruz do Capibaribe estão em verdadeira disputa entre gatos e ratos, em um festival de denúncias e respostas sobre a gestão Vieira, ou seja, a oposição tentado desgastar o prefeito e a situação tentando blindar.

;

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

10
maio

Resumório! – A coluna do professor Tenório

​RESUMÓRIO

MULHERES NA POLÍTICA – As mulheres estão movimentando o cenário político na Terra das Confecções. Primeiro foi o caso da pouco conhecida Margarida, responsável pela ação que vetou o reajuste de salários dos vereadores. Recentemente, Teresa Duere, Conselheira do Tribunal de Contas, falou sobre a anulação de edital de contratação do CONIAPE ( e o sobrepreço em licitação para compra de medicamentos em Santa Cruz do Capibaribe. Existe alguma chance do hit do São João da Moda 2017 ser aquela música de Azulão: “Dona Tereza queira me perdoar?” Acho que não.

DESCULPA DIFERENTE – O digitador ganha sua primeira folga em mais de quatro anos. Agora o problema do CONIAPE foi de INTERPRETAÇÃO. Rimou com digitação! O digitador deve ter ficado mais feliz que família em comercial de margarina por não ter sido apontado como responsável por mais um problema da gestão.  

PECULIARIDADES – Mais uma peculiaridade de nossa cidade: Campeonato dos “sítios” com partida realizada na cidade e com jogadores também da cidade. Brincadeiras à parte, um excelente campeonato. Parabéns aos organizadores do evento. 

CURSO DE FORMAÇÃO DE POLÍTICO – Se existisse uma faculdade que oferecesse o curso de formação de políticos, certamente teríamos as disciplinas: Comer pastel de feira sem fazer careta, abraçar pobre sem fazer careta, apertar a mão do povo sem precisar higienizar em seguida, fazer promessas que não pode cumprir e vestir roupa de gari valeria dois pontos na apresentação de trabalho.

SEM ZAP, SEM AR – O WHATSAPP parou de funcionar no Brasil por 1h30min, deixando a população em pânico. Vejam as melhores frases para queda do whatsapp postadas nas redes sociais que não caíram:

01. Espero que, quando Jesus voltar, a comoção seja tão grande quanto à volta do Whatsapp;

02. Ansiedade por resposta a mensagem enviada antes de queda do Whatsapp faz disparar venda de Rivotril;

03. Se o Whatsapp cair mais uma vez superará os recordes de Vasco e Palmeiras;

04. Sem Whatsapp me sinto mais sozinho que torcedor do Náutico em sala de troféus.​

CABELO DEGRADÊ – Nota de utilidade pública: Se você for a um barbeiro e ele sugerir um corte de cabelo degradê, diga não. Não faça feito um vereador de Santa Cruz que disse sim e vive arrependido até agora. Inclusive, andando de boné para esconder a maimota que ficou.​

PEREGRINAÇÃO – Continua a peregrinação à transposição do Rio São Francisco. Se cada santa-cruzense que foi visitar essa transposição antes, durante e depois da vinda de São Lula para Monteiro trouxesse um caneco d´água, sairíamos do colapso de abastecimento fácil, fácil.​

SUNSET RUNNING – Um verdadeiro sucesso de público e organização a Rota do Mar Sunset Running. O azul, além de ser a cor da alegria, foi também a cor das blusas da corrida. Como a paixão política aqui é muito grande, teve gente que vestiu sem gostar e teve gente que foi de cor diferente pra não dar o gosto de se vestir de azul. Destaque para a presença dos “homens urtiga” de Santa Cruz, aqueles intocáveis que ninguém fala mal deles… por enquanto.

PALMEIRENSES – O maior reduto dos torcedores do Palmeiras em Santa Cruz é no Bairro São Cristóvão, mais precisamente na Rua Rita Nunes de Araújo, conhecida como Rua 5. Todos os dias, um magote de porcos, que é o mascote do time, passeiam pela rua causando diversos transtornos à população. 

DIRETO DA REDE – “O depoimento do Lula devia ser no Maracanã”. ​Na verdade, esse depoimento deveria ser feito, ao vivo, num domingo, e transmitido pela TV aberta para que a população em vez de ir a Curitiba, pudesse assistir num telão do barzinho tomando aquela velha cerveja gelada.

 

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

08
maio

Artigo – Por Adriano Oliveira

QUAIS AS CHANCES DE JAIR BOLSONARO?

.

As pesquisas de opinião pública estão sugerindo que Jair Bolsonaro (PSC) pode ser a grande novidade eleitoral na eleição presidencial de 2018. Assim será em razão de que ele é um outsider e representa onda conservadora presente e observada na eleição municipal de 2016.

A tese apresentada deve ser encarada como hipótese. Portanto, ela deve ser comprovada ou falseada. A realidade vigente sugere que a tese será falseada na eleição de 2018 ou já nasceu com incapacidade de adquirir veracidade. O Bolsonarismo tende a não surgir em virtude do discurso extremado do seu ator. E foi este tipo de discurso que fez nascer indícios de que o Bolsonarismo será uma realidade.

O Bolsonarismo só tem chance de vingar na vindoura eleição presidencial, caso três condições estejam postas concomitantemente:

1) Enfraquecimento por completo do Lulismo;

2) Ausência do Dorismo ou de um candidato do PSDB na disputa presidencial. Caso estas condições não estejam postas, as quais precisam estar presentes simultaneamente, volto a repetir, o Bolsonarismo tende a ser incipiente e não uma realidade.

Jair Bolsonaro não é outsider. Quem assim o ver, comete equívoco conceitual. Bolsonaro tem diversos mandatos de deputado federal e tem filhos na política. Um candidato outsider é um estranho à atividade política. Bolsonaro tem carreira política. Ele não é um estranho a política. Como bem mostrei em artigo recente, no qual apresento variados dados, não existe onda conservadora no Brasil. Os resultados da última eleição municipal sugere que o status quo foi mantido por consequência da escolha dos eleitores – Ver artigo AQUI.

Pesquisa realizada pelo Instituto Uninassau na cidade do Recife, nos dias 17 e 18 de abril, sugere quem são os eleitores de Jair Bolsonaro. Destaco, contudo, que a pesquisa só foi feita na capital pernambucana. Mas ela contribui para identificarmos o perfil dos bolsonaristas. A pesquisa revelou que o ex-presidente Lula tem 34% de intenções de voto. Seguido de Bolsonaro com 7%.

A tabela 1 mostra que os bolsonaristas têm renda acima de cinco salários mínimos. Ao contrário dos lulistas. Os eleitores do ex-presidente Lula são, majoritariamente, de baixa renda. A tabela 2 revela que os eleitores de Bolsonaro têm, em sua maioria, nível superior, como bem revelou recente pesquisa Datafolha realizada em todo o território nacional. Os lulistas têm nível de instrução menor.

A pesquisa da Uninassau revelou que 49% dos eleitores recifenses se consideram liberais. E 44% tradicionais. Os eleitores tradicionais estão concentrados no universo de maior renda. Bolsonaro obtém 9,5% de intenção de votos entre os eleitores tradicionais. E 3,9% no universo dos eleitores liberais. O ex-presidente Lula tem 42,8% entre os eleitores liberais e 25,5% no universo dos tradicionais.

Devo dar o benefício da dúvida para o eleitor quanto à capacidade dele definir em qual espectro pertence, se liberal ou conservador. Contudo, como o Bolsonarismo tem mais adeptos no eleitor conservador, tenho a hipótese de que o eleitor deve “achar” o que é ser conservador.

Portanto, o que a referida pesquisa sugere é que os eleitores de Bolsonaro são conservadores, tem maior nível de instrução e maior renda. Ao contrário dos eleitores do ex-presidente Lula. Tal caracterização me faz concluir que: O Bolsonarismo, assim como o Dorismo, é manifestação incipiente contra o Lulismo. Porém, o Bolsonarismo só deixará de ser incipiente, caso o Dorismo, representado por João Dória, não venha a existir ou o PSDB não apresente outro candidato.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

05
maio

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Continuar perdendo: Semana passada havia dito que tinha perdido as contas de quantas vezes tratei o tema segurança pública em minhas curtinhas, nos últimos anos. Contudo, os últimos acontecimentos apontam que irei continuar perdendo essas contas.

Quantos mártires?: Serão necessários quantos mártires para que possamos enxergar nossa insegurança como ela é? Pois não podemos tratar a criminalidade como coisas banais em nossa querida Santa Cruz do Capibaribe.

Havíamos esquecidos: Praticamente caiu no esquecimento da população e das autoridades o Jovem Jeová Barbosa, 15 anos, que devido não ter dinheiro ou objetos de valor, foi assassinado brutalmente no dia 20 de fevereiro de 2016 e simplesmente virou um número em uma estatística negativa.

Comemoração: Está mais fácil à população, infelizmente, comemorar mortes de jovens que tenham antecedentes criminais, sem enxergar o real problema da politica pública de segurança, como se isso fosse solucionar a situação.

Enquanto isso…: Novos mártires irão surgindo, e infelizmente foi à vez do jovem Marcelo Dentinho, 26 anos, que tinha como antecedentes: ser pai de família, bom filho, bom amigo trabalhador e músico. Sua vida foi sacrificada pelos tempos obscuros da insegurança pela qual passa nossa cidade.

Previsível?: Será que assim como Jeová e tantos outros, nosso querido Dentinho será apenas uma revolta momentânea da sociedade, uma perca irreparável para família, uma doce saudade aos amigos e um simples número negativo para o poder público? Será que agora teremos respostas?

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

03
maio

Resumório! – A coluna do professor Tenório

​RESUMÓRIO

QUALIDADE DE VIDA – Qualidade de vida é tudo. Ladrões explodiram o Banco do Brasil de Tamandaré e fugiram de lancha. Já começam usufruindo imediatamente do fruto de seu trabalho. Roubar e passear de lancha. Não sei onde foram buscar inspiração pra isso. Certamente em algum filme do James Bond. 

PROMESSAS TECNOLÓGICAS – Prometeram tabletes para os alunos em 2012. Agora prometeram notebooks para os professores em 2017. Melhor seria cumprir as promessas velhas antes fazerem novas. Na verdade, melhor mesmo seria investir nas prioridades e não em ações que sairão melhor no marketing.

OS MILHÕES – Auditoria do TCE identifica sobrepreço e reduz em mais de R$ 3 milhões valor de licitação para compra de medicamentos em Santa Cruz. Pelo menos não atribuíram esse problema ao coitado do digitador da prefeitura mais uma vez. Esse camarada está mais sofrido do que as flores dadas ao Dória.

É MAIS QUATRO PAPAI – Será que o É + 4 era uma referência a erros de digitação ou licitação? Já são tantos erros que logo logo será preciso criar um novo slogan.

IMPOPULARIDADE – Com o andamento das reformas trabalhista e da previdência, o barulho do motorzinho do dentista está mais popular do que Michel Temer. Paulo Câmara é outro que está de parabéns no quesito rejeição. Queria saber como anda a aprovação dos prefeitos da região. Certamente mais curta que estribo de anão, já que a violência é em todo lugar, como dizem por aí e afeta diretamente a avaliação dos gestores.​

GREVE – Vereadores aderem à greve e só vão diminuir o uso do WhatsApp durante as reuniões quando resolverem a pendência jurídica do aumento salarial. Se eu fosse “Margarida” entraria com uma ação para cancelar o Wi-Fi durante a leitura dos requerimentos e projetos de lei também.

CONTRADIÇOES – Trump diz que ficaria honrado em se reunir com Kim Jong-un. O clima entre Estados Unidos e Coreia do Norte não anda nada bem. Tão contraditório quanto Trump e Kim Jong-un tomando um cafezinho juntos só algumas personalidades políticas de nossa cidade, que são declaradamente contra as reformas trabalhista e da previdência, mas votarão e apoiarão deputados e senadores que são favoráveis às reformas. Bruno Araújo, Mendonça Filho e Armando Monteiro já começam a receber tantos elogios por aqui que já estou com medo de pedirem a canonização deles.

VIAGEM PROMISSORA – O prefeito de Santa Cruz foi a Brasília juntamente com secretários e vereadores e conseguiram muitos recursos para a cidade. Pelo montante anunciado, se uma comitiva dessas fosse a Brasília a cada três meses Santa Cruz viraria Paris.

ALUGUEL – O resultado da viagem foi tão positivo que o certo era logo alugar uma casa em Brasília e despachar de lá. Será que tem algum vereador, ex-vereador ou correligionário com imóvel lá disponível para locação? 

DIRETO DA REDE – Investigações sobre Aécio Neves devem fazer greve por tempo indeterminado. Os funcionários do STF que cuidam dos inquéritos relativos a Aécio neves provavelmente vão aderira greve geral, só que por tempo indeterminado.

DIRETO DA REDE II – Se fosse hoje, Barrabás não precisaria ter sido escolhido pelo povo para ser libertado. Já estaria solto por um habeas corpus do STF.

.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

03
maio

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Tá difícil – Não tá fácil inaugurar o Centro Educacional Infantil que irá funcionar no prédio do antigo mercado de farinha de Santa Cruz do Capibaribe. Várias datas já foram previstas para entrega da obra e as aulas para essas crianças iniciaram no mês de março, ou seja: com quase três meses depois.

Improviso – Enquanto o novo Centro de Educação Infantil não fica pronto, os alunos continuam em salas improvisadas e com duas turmas em uma sala em algumas situações. Esperamos que a nova data que será anunciada seja cumprida.

Promessas – Por outro lado o Secretário de Educação, Joselito Pedro, em entrevista ao programa “A hora do povo”, anunciou algumas conquistas como 66 aparelhos de ar condicionado, aquisição de tablets para alunos e notebooks que serão distribuídos com professores da rede municipal, obedecendo alguns critérios.  Os recursos para aquisição dos referidos materiais serão oriundos de emendas de Bruno Araújo e Mendonça Filho.

Tem mais – Ainda segundo Joselito, foi conquistado uma escola regular, padrão 12 salas e que atenderá a comunidade da Malhada do Meio. Joselito afirmou que “o ministro Mendonça Filho sinalizou positivamente e disse que agora teremos que seguir os trâmites formais e normais e em breve, se Deus quiser, iremos realizar esse grande sonho”.

Agora vai? – Será que os alunos de Santa Cruz do Capibaribe irão receber os tablets tão prometidos desde eleições municipais de 2012? Olha que, agora, até notebooks foram prometidos para os professores.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

02
maio

Artigo – Por Adriano Oliveira

INÍCIO DO CICLO VIRTUOSO?

As reformas propostas pelo presidente Michel Temer têm o poder de criar ciclo virtuoso.  Esta hipótese considera que o teto para o gasto público e a reforma Previdenciária são variáveis que têm a capacidade de aniquilar privilégios presentes no orçamento e de criar a cultura da prioridade orçamentária.  Contudo, o ciclo virtuoso pode ser interrompido ou enfraquecido por ausência de decisões ou por ações que geram paradoxos.

A decisão do Congresso, após proposta do presidente Temer, de impor teto aos gastos públicos, fará com que parlamentares e chefes do Executivo criem prioridades para a distribuição do orçamento. O presidente da República deve conceder aumento a categorias de parcela do funcionalismo público que tem alta remuneração ou aumentar, se necessário, os investimentos em saúde e educação?

A reforma da Previdência é necessária. Tal necessidade é posta por ampla literatura acadêmica. A previdência pública é instituição de proteção social para os indivíduos com menor renda. E de garantia de bem-estar futuro para os indivíduos de maior renda. Portanto, a reforma da Previdência, caso seja universal, isto é, atinja todas as categorias do funcionalismo público, tende a abolir privilégios e garantir proteção social e bem-estar futuro para todos os indivíduos.

Existe disputa histórica entre atores no orçamento do Estado. Todos os brasileiros, independente da renda, são favoráveis ao bem-estar do outro. Contudo, quem está disposto a abrir mão de privilégios com o objetivo de contribuir para o bem-estar do outro? O orçamento brasileiro tem a presença de atores privilegiados e desprivilegiados. O Estado deve contribuir para o surgimento da igualdade de condições e de oportunidades para todos.

O presidente Temer optou por não incluir os Estados e os municípios na reforma Previdenciária. Desconfio que a maioria dos governadores e prefeitos aceitou tal decisão. Sem a reforma da Previdência, prefeitos e governadores continuarão a pressionar presidentes da República por mais recursos para investimentos e para bancar, este é um paradoxo, as suas respectivas previdências. Por fim, O STF optou por permitir que servidores públicos tenham salário acima do teto. Portanto, o ciclo virtuoso poderá surgir, mas atores e instituições resistem.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

26
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Perdi as contas: Sinceramente, já perdi as contas de quantas vezes tratei o tema segurança pública em minhas curtinhas, nos últimos anos.

Banalizou: Os assaltos e homicídios estão virando coisas banais em nossa querida Santa Cruz do Capibaribe, a população não está se espantando mais com os números crescentes da criminalidade.

Renovadas: As promessas em relação à sensação de segurança são constantemente renovadas, contudo na prática a insegurança continua da mesma forma de antes, como por exemplo: Escolas invadidas e alunos assaltados, arrastões, casas invadidas, inúmeras motos e carros furtados, entre tantos outros.

Prisioneiros: Estamos vivendo em uma prisão constante da insegurança pela qual Santa Cruz do Capibaribe está passando. Vivemos com medo de sair para trabalhar, estudar, orar, se divertir.

Como acreditar?: Essa é a principal pergunta de hoje, como iremos acreditar nas promessas de segurança por parte das nossas autoridades politicas?

Sensação: A verdadeira sensação que temos é de que o Governo do Estado acha que somos palhaços, pois helicóptero sobrevoando a cidade já tínhamos visto, ”principalmente em período eleitoral”, não somos matutos governador, ônibus parado no centro sempre tivemos desde que nossas feiras de confecções ganhou projeções nacionais, dois carros novos para uma cidade de mais 100 mil habitantes, tá de brincadeira né? Só nos resta dizer: aaaaaaaaaaa Governador e aliados, pois dizer aceita que dói menos saiu de moda.

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

26
abril

Resumório! – A coluna do professor Tenório

ALGUMAS VERDADES

NOVE VERDADES E UMA MENTIRA – O Resumório também resolveu entrar na onda da brincadeira que é uma febre no Facebook. Segue nossa listinha de nove verdades e uma mentira:

01. Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade segura.

02. Paulo Câmara é o melhor governador que Pernambuco já teve.

03. O Pirangi resolveu nosso problema de abastecimento de água.

04. A Operação Força no Foco foi um sucesso.

05. O Sport é o campeão brasileiro de 1987.

06. Eleitores de Bolsonaro são os mais politizados.

07. Os dois principais grupos políticos da cidade vivem em perfeita harmonia.

08. A duplicação da PE 160 ficará pronta em breve.

09. Zé Augusto desponta como única liderança da oposição e ficha Cristalina.

10. Edson Vieira é o prefeito melhor avaliado da região.

.

DIGITAÇÃO – Cometi um lapso, numa remota edição de Resumório, e até hoje sou execrado por alguns integrantes do grupo de situação. Foi apenas uma letra trocada (in) voluntariamente. O digitador do governo já trocou uma infinidade de números, gerando inúmeros problemas e continua lá, firme e forte. Sei que “HERRAR É UMANO” e que todas as pessoas estão sujeitas ao erro, quer sejam ricas ou lisas feito eu. O importante é ter humildade, reconhecer as falhas e procurar não repeti-las.

ADRENALINA – Rapel, voo livre, motocross, trilha, que nada! Para quem gosta mesmo de adrenalina, o extremo é o que um grupo de colegas e eu fizemos na última segunda-feira à noite: Ficamos numa calçada conversando até 23h20 em Santa Cruz e com celular na mão. Aventura maior não há. Não reproduzam esse tipo de loucura. 

OUTRA VEZ – Depois de vereadores de Santa Cruz pedirem para construir uma quadra esportiva que já existia e pedir para calçar quatro ruas que já estavam calçadas, informações dão conta que o próximo pedido será para calçar uma rua que já está asfaltada. De fato, oito mil reais está pouco. Por essas façanhas, eles merecem o salário de dez mil que tanto esperam.

PECULIARIDADES – Realmente existem coisas que são peculiaridades em nossa cidade. Sequestro de geladeira, com direito a selfie no resgate e rua na terra que só o quebra-molas é calçado são mais dois bons exemplos de coisas que não se vê por aí em qualquer lugar.​

ENQUETE MENTAL – O que é mais inútil, uma buzina num avião ou os votos dados pelos santa-cruzenses aos três senadores pernambucanos? Uma buzina no avião ainda serviria para fazer o Cazá, Cazá, Cazá… do Sport, mas os votos dados a Fernando Bezerra Coelho, Humberto Costa e Armando Monteiro aqui não serviram para nada.

PATOS E BALEIAS – Uma sociedade que segue patos (FIESP) e baleias (AZUL) está com sérios problemas políticos e psicológicos. Espero que possamos superar as adversidades causadas por esses bichos aquáticos o mais rápido possível. Ainda tem um tal de um Molusco que é problema pra uns e solução pra outros.

PIT STOP – Carros da prefeitura de Taquaritinga do Norte são usados fora do horário de trabalho. Em um desses casos, ladrões fizeram um pit stop digno das grandes equipes de fórmula 1, no distrito de Pão de Açúcar. Levaram bateria e quatro pneus sem que ninguém percebesse. Não se compara com as diárias da câmara de vereadores da Dália da Serra, mas foi um prejuízo significável para população.

PARALISAÇÃO – A demolição do prédio da antiga cadeia segue a todo vapor. Demolição devidamente divulgada em blog, transmissão via face, rádio e em grupos de whatsapp. Seguindo a proporção, quando concluírem a AME da Mulher, que será construída lá, podem mandar uma nota para o The New York Times e trazer o Safadão para a inauguração.

SÃO JOÃO DA MODA – O Blog do Ney Lima já iniciou, em primeira mão, a divulgação de algumas atrações do São João da Moda 2017. Depois que o Blog adivinhou 100% das atrações de 2016 e 100% do novo secretariado da gestão Vieira, tem gente lançando o desafio para saber se a turma do Blog é capaz de adivinhar quando acabará a duplicação da PE-160, a conclusão das obras de demolição da antiga cadeia ou quando sentiremos aquela velha sensação de segurança. Queridos, a galera do Blog trabalha com informação, não com milagres. 

DIRETO DA REDE – Papa recusa convite de vir ao Brasil com medo de também virar testemunha do Lula!

.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

19
abril

Resumório! – A coluna do professor Tenório

​VAI SAFADÃO!

​​SEXTA-FEIRA INSANA – Uma cidade que respira política 24h não pode ter os pulmões saudáveis. A prova disso foi o nível de discussão em grupo whatsapp durante a sexta-feira Santa. Pra terem uma ideia, foram discussões impublicáveis até para minha nefasta coluna. Saudade do tempo em que só se malhavam os Judas. Malharam colegas, políticos, imprensa e correligionários. Tomara que tenham feito a reflexão que sugere o período pascoal, mesmo que tardiamente.

MUDANDO O FOCO – Santa Cruz foi surpreendida pela “Operação Força no Foco” para combater o elevado número de homicídios registrado no município desde o início do ano. O insucesso da operação, desencadeou uma total Mudança de Foco, responsabilizando a imprensa por ter alertado os homicidas. Talvez eles não conseguissem ouvir o barulho de um helicóptero sobrevoando a cidade e estivessem em tempo real alimentando o hábito da leitura de blogs antes de sair para suas atividades cotidianas.

VALORIZAÇÃO – Um dos pontos positivos da Operação Força no Foco foi a valorização dos imóveis situados na rua de fronte ao terreno que o helicóptero da SDS pousou. Não é toda casa na cidade que já vem com heliporto no terreiro.

AO AR LIVRE – Se Fazenda Nova tem o maior teatro ao ar livre do mundo, o terreno onde pousou o helicóptero da Operação Força no Foco tem um dos maiores banheiros ao ar livre da cidade. Quem achou que a operação deu em merda está redondamente enganado. Não deu merda, pois o cidadão que já estava se agachando no mato pronto para obrar foi surpreendido pelo barulho do helicóptero e teve que abortar a missão.

DELEGACIA IMÓVEL – O ônibus da delegacia móvel, estacionado na frente da igreja de São Cristóvão, foi motivo de críticas por parte da população, porque não funcionou durante o tempo em que esteve na cidade. Um senhor, visivelmente embriagado, de acordo com os companheiros dos grupos de whatsapp, estava lá perguntando que horas o busão ia sair pra Maragogi. Além disso, chegaram denúncias de que havia um ônibus novinho abandonado na frente da igreja, a polícia o recolheu rapidamente.

VAI SAFADÃO – Wesley, o Safadão, gravou o novo DVD em Miami Beach. Alguns filhos da terra estiveram presentes no show. Fã é fã, papai. Aceita que dói menos! O Safadão estava com um corte de cabelo a la Thammy Gretchen. Será que ele contratou o marqueteiro que sugeriu o corte do cabelo de Dida pra produzir o show?

SAFADÃO E SAFADÕES – Comitiva composta por prefeito, vereadores e secretários de Santa Cruz do Capibaribe segue para Brasília no início da próxima semana. Um pensamento profundo e sigiloso de quem vai junto ao gestor deve ser: “Pra ver o Safadão em Miami Beach ele não leva a gente, mas pra ver os safadões em Brasília não quer ir só”. Aaaaaa…

CRISTALINOS – Você acredita em vida fora da terra? Você acredita no mundial do Palmeiras? Acredita que o Náutico vai ser campeão ainda nessa década? Você acredita que a Datavox acertará a próxima pesquisa eleitoral em Santa Cruz? Você acredita na previsão do tempo do Facebook para nossa cidade? Na Fada do Dente, Cumade Fulozinha, Boto cor de rosa e Curupira? Se você respondeu sim a maioria das perguntas, não se preocupe. Temos vereadores que acreditam 100% em político sentenciado e em político com bens bloqueados. Cada um acredita no que lhe convém.​

BOMBAS – Prefeitura gasta R$ 7.980,00 em fogos de artifício para Festa de Reis, São Sebastião e Prévia carnavalesca. Estão queimando dinheiro, literalmente! Pensei que era difícil lembrar o nome dos três reis magros. Difícil mesmo é lembrar onde tem festa de Reis em Santa Cruz pra gastar tanto dinheiro em girândola. Eu também não sabia que as prévias carnavalescas de nossa cidade, em janeiro, eram bombásticas! Como não tem mordomo no governo municipal, o culpado é sempre o digitador. Mais uma na conta dele. É uma verdadeira Festa de ERREIS.

STF – O Supremo Tribunal Federal definiu o Sport Club do Recife como único campeão brasileiro de 1987. Agora que já resolveu uma das questões mais importantes deste país, o Supremo pode voltar suas atenções para questões “menos importantes” para nação, como por exemplo, a lava jato. Ao Flamengo, resta recorrer ao STU (Supremo Tribunal Universal).

 

 “Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

19
abril

As curtinhas do Romenyck Stiffen

Aprovou – A Câmara de Santa Cruz do Capibaribe aprovou na última terça-feira (18) o projeto do Poder Executivo que concede o reajuste no salário dos professores da rede municipal, em mais de 7%, retroativo ao mês de janeiro.

Parabéns! – Mesmo o projeto sendo aprovado apenas no mês de abril e com retroativo parcelado, o prefeito Edson Vieira (PSDB) está de parabéns em conceder, por cinco anos consecutivos, o reajuste salarial e preservando os 10% acima do piso, conquistado pela categoria ainda na gestão Toinho do Pará.

Parabéns? – É obrigação do prefeito conceder reajustes a categoria dos professores, que são verdadeiros guerreiros em sala de aula. Contudo, quando venho dar os parabéns ao prefeito Edson, observo também que diversos prefeitos, principalmente de nossa região, ainda não receberam os professores sequer para discutir o reajuste salarial. Muitos professores estão com os salários congelados há anos.

Mais denúncias – O vereador Ernesto Maia (PT) fez mais uma denúncia na tribuna da Câmara, desta feita sobre o valor pago pela Prefeitura Municipal de R$ 7.980,00 por fogos para “Festa de Reis”, festa que, segundo Maia, não existe em nossa cidade.

Erro de digitação – Em resposta, a vereadora e líder do governo, Jessyca Cavalcanti (PTC), afirmou que houve um erro de digitação (mais um) por parte da prefeitura em relação à alimentação do sistema.

Promessa de denúncias – Na mesma sessão, o vereador Marlos da Cohab (PTN) prometeu que estará fazendo mais uma denúncia contra a Gestão Vieira. O mesmo adiantou para alguns companheiros de imprensa de que a denúncia será sobre gastos em combustíveis.

.

As opiniões  e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

19
abril

Artigo – Professora Luciene Cordeiro

“REPRESENTANTES DO POVO”

.

Hoje ao assistir a reunião dos vereadores da minha cidade, Santa Cruz do Capibaribe, fiquei triste com os “representantes do povo”.

Não quero aqui generalizar! Digo que se salva alguns. Mas, também não posso ser omissa e deixar de falar o que senti, o que vi e o que penso. Confesso que me senti cansada, envergonhada e lesada com muitos discursos proferidos naquela sessão legislativa.

Cansada, de muitos discursos sem rumo, sem conteúdo e sem contribuir em nada para mudar a vida da nossa cidade e do nosso povo.

Envergonhada, ao ver vereadores com ironias, xingamentos , falta de respeito com seus pares, discursos vazios e shows humorístico para tirarem risos da platéia.

Lesada, lesada sim, ao ver que o nosso dinheiro público está sendo gasto em vão, simplesmente para manter um grupo de pessoas que se diz “representantes do povo” e que infelizmente não faz jus aos votos recebidos para tal fim.

Nosso país, no nosso estado, no nosso município, os direitos dos trabalhadores estão sendo ameaçados, os serviços públicos um caos, não temos segurança, somos prisioneiros dentro das nossas próprias casas, a nossa aposentadoria está ameaçada, a nossa economia está caindo das pernas e os nossos representantes ao invés de procurarem soluções, de discutirem medidas concretas, de esclarecer o povo sobre o que está acontecendo e chamar a luta, preferem na sua maioria ignorar tudo isso e discutirem o nada com nada, as picuinhas, se caluniarem. E como toda regra tem exceções, existem as exceções.

Portanto, se não for pedir demais, venho aqui humildemente pedir aos nobres vereadores da minha cidade, os quais tem o meu respeito, que façam um exame de consciência, reflitam, melhorem as suas ações, os seus discursos, as suas práticas, façam com que a população sintam prazer em assistir e ouvir as vossas reuniões.

Infelizmente, hoje é muito comum ouvirmos “odeio política”, “políticos não fazem nada”, “são todos farinha do mesmo saco”, pois é, os únicos culpados por esses rótulos são os próprios políticos que não se preocupam com as suas ações e as suas práticas.

Por fim, peço desculpas aos nobres edis, se por acaso alguém se sentiu ofendido, pois essa não foi a minha intenção. Bom trabalho a todos!

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador
Página 1 de 22123...1020...Última »

Notícias Anteriores