Foto: Thonny Hill (Arquivo).

O Governo de Pernambuco prorrogou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia de 15 de agosto. O plano de retomada, que contém os cronogramas de retorno às aulas presenciais para a educação básica, para o ensino superior e para os cursos livres deverá ser divulgado nos próximos dias.

Para o retorno presencial, os estabelecimentos de ensino deverão seguir protocolo sanitário específico, que foi apresentado à sociedade no dia 15 de julho e ficou disponível para consulta pública até o último dia 24. A versão final deste documento será divulgada em breve.

As aulas em todo o Estado estão suspensas desde o dia 18 de março. Vale lembrar que, no último dia 13 de julho, o Governo autorizou, por meio de decreto, a realização de aulas práticas presenciais e de estágio para estudantes que estão concluindo o primeiro semestre letivo, contemplando cursos de instituições de ensino superior e de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de qualificação profissional em instituições de educação profissional e técnica.

 

 

Na noite desta quinta-feira (30), durante o Programa Moda Center No Ar, a secretária executiva de desenvolvimento econômico, Maíra Fischer, falou sobre a possibilidade da reabertura do Polo de Confecções, tendo como base o plano de convivência divulgado pelo Governo do Estado.

Durante a entrevista, ela foi questionada sobre uma data para o retorno das atividades, e frisou que tudo dependerá dos números da Covid-19 na região, ressaltando que poderá ter uma possibilidade de uma data de retorno a ser divulgada na próxima semana em uma coletiva de imprensa.

 “Esse setor vai retornar na fase 7, e já está próximo, mas é preciso uma preparação para ter a volta de todo o seguimento do Polo de Confecções. Se os números caírem muito, é possível ter uma data e que possamos divulgar na semana que vem, mas se os números não responderem aí a gente vai ter que esperar mais um pouquinho. Tudo vai depender do comportamento dos números” – disse ela.

Vale destacar que a partir da próxima segunda-feira (03), a região Agreste passará da fase 4 para a 6 do Plano de Convivência.

 

 

A partir da próxima segunda-feira (03), 144 lojas de atendimento da Compesa no Estado voltarão a funcionar de forma gradativa e outras exclusivamente através de agendamento. A retomada das atividades seguirá um rigoroso protocolo de higiene e de distanciamento a fim de prevenir a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com a Compesa, está sendo montado um esquema especial para o retorno das atividades com segurança para clientes e funcionários. As lojas estarão totalmente readequadas e com os espaços sinalizados a cada dois metros para manter o distanciamento entre as pessoas, além de higienização do espaço.

As lojas da Compesa nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru estão entre as que farão atendimentos exclusivamente através de agendamento, que deverá ser realizado no Portal do Cidadão (https://cidadaodigital.pe.gov.br/). Os horários de atendimento continuarão de segunda a sexta, das 08h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Apesar da reabertura das lojas físicas, os clientes continuam dispondo dos serviços on-line na Loja Virtual da Compesa acessando o site www.compesa.com.br e também do App Compesa Mobile.

 

 

Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida, pois meu querido avô partiu para sempre. Não em mim, mas em toda família e todos que o conheceram, meu avô deixa uma marca profunda que tempo nenhum poderá apagar.

Seus ensinamentos, suas sábias palavras para sempre farão eco nas nossas consciências, seu amor e postura protetora para sempre aquecerá nossos corações. Sentirei saudades eternas daquele que foi um dos homens mais fortes e melhores que já pisaram neste planeta. Até sempre e descanse em paz, vô!

Seu Júlio José (Júlio dos canaros), 87 anos, querido por todos em Santa Cruz, descanse em paz. Família Silva agradece o carinho de todos pelas condolências.

Erica Juliana 

São Paulo

 

 

A empresa santa-cruzense Rota Do Mar, está realizando o projeto “Te Abraço no Afeto”. A ação solidária está distribuindo moletons, edredons, máscaras, camisas e alimentos, para pessoas carentes das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Caruaru. A ação iniciou nesta quinta-feira (30) e segue até esta sexta-feira (31).

Em anos anteriores, a campanha tinha o tema: “Abraçar e Aquecer”, onde era trocado abraços por moletons. Este ano, por causa da pandemia, abraços não são permitidos e por isso, o tema da campanha foi alterado para: “Te Abraço no Afeto”.

Neste período, cidades do interior de Pernambuco costumam registrar temperaturas baixas durante o inverno. O objetivo da campanha, é ajudar a população carente e pessoas em situação de vulnerabilidade que são atingidas pelo frio. Ao todo, serão distribuídos 900 moletons, 500 edredons, 10 mil máscaras de proteção, camisas e alimentos.

“O moletom vai ajudar os mais carentes a sentirem menos frio de agora em diante, mas ele também simboliza como devemos abraçar esse olhar mais atencioso para com o próximo em um ano marcado por tantas adversidades”, explica Arnaldo Xavier, presidente da Rota do Mar.

De acordo com a Rota do Mar, tudo está sendo feito voluntariamente por colaboradores da empresa, desde a confecção, até as entregas.

 

 

Confira os números de casos da COVID-19 na região

Santa Cruz do Capibaribe

Os números de novos casos da COVID-19 seguem aumentando em Santa Cruz do Capibaribe, nesta quinta-feira (30), 35 novos casos foram divulgados pela Secretaria de Saúde, além de dois novos óbitos pela doença. O município totaliza 1.920 casos positivos, destes, 41 óbitos já foram confirmados e 1.227 já estão recuperados. Ao todo, 85 casos suspeitos estão em investigação na cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, dos 35 novos casos, 22 foram de mulheres e 13 de homens, um dos casos é de uma criança com menos de 1 ano. A Secretaria não divulgou informações sobre os dois pacientes que vieram a óbito.

Toritama

A cidade de Toritama registou três novos casos do novo coronavírus nesta quinta-feira (30), ao todo a cidade confirmou 368 casos e descartou 374. Segundo dados da Secretaria de Saúde da cidade, 21 óbitos já foram confirmados e 238 pacientes já se recuperaram, 17 casos suspeitos estão em investigação na cidade.

Brejo da Madre de Deus 

Nesta quinta-feira (30), Brejo da Madre de Deus confirmou 11 novos casos da COVID-19, totalizando 571 testagens positivas. No município, 419 pessoas já se recuperaram da doença, 17 óbitos foram confirmados, 132 pessoas estão em monitoramento domiciliar e outras cinco estão em internação hospitalar. 76 casos suspeitos estão em investigação na cidade e outros 729 casos já foram descartados.

Jataúba

A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (30), foram confirmados seis novos casos da Covid-19 no município, trata-se de três mulheres de 23, 28 e 52 anos, uma criança sexo feminino de 1 ano de idade e dois homens de 34 e 69 anos, quatro casos suspeitos foram descartados. Os casos confirmados são cinco da área urbana e um da área rural.

O Município confirmou até hoje, 228 casos da doença, com 143 recuperados e cinco óbitos, um caso suspeito está em investigação.

Taquaritinga do Norte

Nesta quinta-feira (30), Taquaritinga do Norte divulgou a confirmação de 17 novos casos da COVID-19, totalizando 157 casos positivos, destes, 117 já estão recuperados e seis óbitos já foram confirmados. Na cidade, 47 casos estão em investigação e outros 328 já foram descartados.

31
julho, 2020


A previsão é que a loja seja inaugurada até outubro deste ano

Imagem: Reprodução

A Le biscuit, uma das maiores redes varejistas do país e com forte presença no Nordeste, está ampliando sua rede de lojas em Pernambuco e Santa Cruz do Capibaribe irá receber uma filial da loja, a previsão é que a unidade seja inaugurada até outubro deste ano.

Carpina e Serra Talhada também receberão lojas da marca. Com essas novas lojas, a Le biscuit passa de 14 para 17 lojas de departamento em funcionamento no Estado.

As três novas unidades locais irão gerar 135 empregos. A primeira loja foi inaugurada nesta quinta-feira (30), em Serra Talhada. As demais, em Santa Cruz do Capibaribe e Carpina, até outubro deste ano.

Cada uma das lojas possui 500 metros quadrados e, assim como as demais unidades da rede, adotam padrões de segurança definidos pelas autoridades públicas para garantir segurança e prevenção dos lojistas, colaboradores e clientes em relação à covid-19, assegurou a empresa.

Fonte: JC

31
julho, 2020


O projeto retornará para segunda votação e prevê a distribuição de absorvente para mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante a reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, nesta quinta-feira (30), foi apresentado para primeira discussão e votação o Projeto de Lei do absorvente, que prevê a distribuição de absorventes descartáveis para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O projeto de autoria do vereador Pipoca foi aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação e retornará para segunda votação e discussão nas próximas reuniões. De acordo com o vereador autor, o projeto de Lei nº 024/2020 garantirá o cadastro de mulheres de baixa renda e de situação vulnerável para a distribuição do item.

30
julho, 2020


 

Foto: Alex Lima

Após reunião interna ocorrida na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, antes da sessão virtual na tarde desta quinta-feira (30), o presidente da Casa de Leis, Augusto Maia, revelou que a data estipulada para o retorno das reuniões presenciais deverá ser na primeira semana do mês de setembro.

“O que temos de concreto é que na primeira semana de setembro voltaremos com as reuniões presenciais na Câmara” – disse o presidente.

Ainda de acordo com Augusto Maia, em breve serão divulgados os protocolos para que haja esta retomada das sessões com a devida segurança sanitária.

30
julho, 2020


 

Imagem: Marília Ferreira

Após reunião entre o Governo Estadual e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, o governo informou que a região irá avançar de etapa na retomada econômica na próxima segunda-feira (03), autorizando a reabertura de bares, restaurantes e academias. A informação foi noticiada pela Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, na manhã desta quinta-feira (30), ao AB1 da TV Asa Branca.

No dia 17 deste mês, a Prefeitura de Santa Cruz realizou uma reunião com representantes das atividades econômicas da cidade, para a apresentação dos protocolos estabelecidos para que os mesmos possam reabrir com segurança no município. Entre as medidas que devem ser adotadas estão o distanciamento entre as pessoas, equipamentos e mesas, disponibilização de álcool em gel, o incentivo a ventilação natural, as demais medidas específicas para cada setor pode ser acessada clicando AQUI.

30
julho, 2020


Sinalização é do Governo do Estado e vai depender da manutenção do controle no avanço da pandemia

 

 

 

 

 

Os centros de compras e as feiras do Polo de Confecções de Pernambuco, que envolvem as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, tem expectativa para reabrir no próximo dia 10 de agosto. A data foi citada por representantes do Governo do Estado em reunião na manhã desta quinta-feira (30) com representantes das três cidades. A informação foi divulgada pela prefeita de Caruaru, Raquel Lira em entrevista ao telejornal AB1, da TV Asa Branca.

A confirmação da volta das feiras vai depender do controle no avanço do novo coronavírus. Neste momento a região do Agreste tem números favoráveis no combate à doença.

As regras para retomada gradual da economia no estado estão previstas no Plano de Convivência Com a Covid-19. Na próxima segunda-feira (03), bares, restaurantes e academias estarão autorizados a funcionar, seguindo as recomendações sanitárias.

30
julho, 2020


 

Imagem: Reprodução / Internet

Na noite desta quarta-feira (29), uma colisão envolvendo três carros e uma moto foi registrada em Toritama, na BR-104. Segundo informações de populares, uma Van estava rebocando um veículo Chevrolet Silverado, quando houve uma falha mecânica na caixa de macha e acabou perdendo força, momento em que a Silverado acabou descendo e bateu no veículo Toyota, após a colisão entre os veículos, uma moto colidiu na traseira do Toyota.

Apesar do acidente, não houve pessoas feridas, os danos foram apenas materiais. O condutor do veículo Toyota foi identificado por “Chico”, que reside em Santa Cruz do Capibaribe, os demais motoristas não foram identificados.

30
julho, 2020


Foto: Ademilton Silva.

 

Na tarde desta quarta-feira (29), um rapaz foi detido após agredir a própria mãe, no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. De acordo com o pai do agressor, ele é usuário de drogas e já foi preso no estado de São Paulo.

Segundo o pai, o homem de 34 anos passou três dias fora de casa e ao ser procurado pela ex-namorada, não gostou e acabou agredindo a sua mãe e disse que ia matar o pai. A ex-companheira do homem o imobilizou. A Guarda Civil Municipal do município esteve na residência do agressor e o conduziu para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi registrado um boletim de ocorrência. O caso ficou a disposição da justiça.

30
julho, 2020


Santa Cruz do Capibaribe

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde, divulgou a confirmação de 44 novos casos da COVID-19, além de 92 pacientes recuperados da doença. A cidade chegou a 1.885 testagens positivas da doença, destes, 1.175 já estão recuperados e 39 óbitos já foram confirmados.

De acordo com os dados da secretaria, 35 pessoas estão em internação hospitalar e 636 em monitoramento domiciliar. O bairro Antônio Burgos segue sendo a única localidade do município sem testagens positivas.

Toritama

Nas últimas 24 horas, Toritama registrou um novo caso positivo da COVID-19 e um novo óbito, a cidade totalizou 365 casos positivos e 21 mortes confirmadas, 230 pacientes já estão recuperados. Ao todo, 17 casos suspeitos estão em investigação na cidade e outros 368 já foram descartados. A secretaria de saúde não divulgou informações sobre o paciente que veio a óbito.

Brejo da Madre de Deus 

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Saúde, divulgou a confirmação de 20 novos casos da COVID-19 e quatro novos pacientes que se recuperaram. A cidade chegou a 560 casos da doença, destes, 396 pessoas já estão recuperadas, 17 óbitos confirmados, dois pacientes em internação em leitos de retaguarda e 145 em monitoramento domiciliar. Ao todo, 72 casos estão em investigação.

Jataúba

A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quarta-feira (29),  a confirmação de quatro novos casos da Covid-19 no município, trata-se de quatro mulheres, de 16, 18, 35 e 38 anos de idade, sete casos suspeitos foram descartados. Os casos confirmados são três da área urbana e um da área rural. Ao todo, o município confirmou 222 casos da doença, com 140 recuperados e cinco óbitos e um caso suspeito está em investigação.

O município tem atualmente 77 pacientes com a Covid-19; Destes, 70 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar e seis pacientes internados em hospital de referência fora do município e um paciente internado no anexo Covid em leitos de retaguarda no município.

Taquaritinga do Norte

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Taquaritinga do Norte divulgou através da Secretaria de Saúde, a confirmação de dois novos casos do novo coronavírus, a cidade totaliza 144 casos positivos, destes, 76 estão recuperados e seis óbitos foi confirmados. Ao todo, 44 casos estão em investigação na cidade e outros 315 já foram descartados.

 

 

Na noite desta quarta-feira (29), o Programa Independente que é veiculado diariamente pela fanpage do Santa Cruz Online, recebeu através de vídeo conferência, o ex-prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo.

Ele falou sobre a sua trajetória na política da “Terra do Café”, citando a vitória nas eleições de 2008, quando compôs a chapa majoritária ao lado do atual prefeito, Ivanildo Lero. O ex-prefeito, foi questionado sobre a sua decisão em relação às eleições municipais deste ano.

“Eu não estava para ser candidato nestas eleições, fiquei ali para ajudar no que for preciso, fiquei na retaguarda, mas houve um clamor que queria eu como candidato, então comuniquei a Lero e fui mal interpretado” – frisou.

Ele comentou que o atual vice-prefeito, Gena Lins teria retirado o nome da disputa, porém tempo depois, rafirmou o seu desejo de sair como pré-candidato a prefeito, com isso, Evilásio citou que estaria sendo o principal culpado por algumas indefinições do grupo.

“Fizemos uma composição para fazer uma pesquisa, a gente fez um acordo e só Lero não abriu mão e disse que não iria deixar, e agora quando vai fazer um levamentamento, o amigo Gena se manifestou e renasceu nele o desejo, e agora tem gente que acha que eu sou o vilão da história, estão me condenando sem saber as histórias de bastidores” – completou.

Durante a entrevista, ele afirmou que estaria participando de reuniões com o grupo para tentar resolver a situação; pontuou que no munícipio há um grande número de eleitores indecisos e acrescentou que o grupo perdeu várias lideranças.

 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores