A Polícia Militar deteve no final da tarde desta quinta-feira (30) um jovem de 26 anos, acusado de ter assassinado Marcos Fernandes do Carmo, que foi encontrado morto próximo ao Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe (reveja AQUI).

A vítima foi encontrada morta na manhã da quinta (29).

Com ele, foram encontrados 26 papelotes de maconha, uma faca peixeira usada no crime, algumas munições calibre 38, além de uma certa quantia em dinheiro.

Durante o interrogatório, o indivíduo assumiu o homicídio. Ele foi autuado pelas práticas de homicídio e associação ao tráfico de drogas, e passará por audiência de custódia.

 

 

O objetivo será administrar o fluxo de veículos cadastrados previamente para a coleta das mercadorias.

Em outro decreto publicado na tarde desta quinta-feira (30), a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe determinou a partir da próxima segunda-feira (04), a criação de barreiras sanitárias e de fiscalização nas entradas e saídas do município, para administrar o fluxo de veículos cadastrados previamente para a coleta das mercadorias.

O decreto reforça que as transportadoras que não estiverem cadastradas, serão proibidas de se deslocar para os locais permitidos para a coleta de mercadorias. Fica também proibida a comercialização de mercadorias em via públicas.

Vale destacar que na última terça-feira (28), foi realizada uma nova reunião entre Moda Center Santa Cruz, entidades comerciais e empresariais locais e Prefeitura Municipal para definir algumas mudanças e novas estratégias que entrarão em vigor a partir de segunda-feira, sendo que a principal delas é que além do Moda Center, o Calçadão Miguel Arraes também se tornará ponto de entrega de produtos.

 

 

Acontecerá por volta das 10h desta sexta-feira (01º), a abertura do Hospital de Campanha de Santa Cruz do Capibaribe, onde toda a sua estrutura está montada na Escola Professora Maria do Socorro Florêncio, no Loteamento Polis Pacas.

Segundo o prefeito Edson Vieira (PSDB), a unidade vai contar com dois médicos plantonistas, um médico evolucionista, cinco enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem, quatro auxiliares de farmácia, oito porteiros maqueiros, quatro recepcionistas, oito copeiras e oito auxiliares de serviços gerais.

A estrutura também contará com monitores multiparâmetros, cardioversor, desfibrilador automático externo, aspirador, respiradores, um total de 49 leitos, que serão divididos em sala vermelha, amarela e verde.

Todos os detalhes sobre o funcionamento do Hospital de Campanha de Santa Cruz do Capibaribe, serão apresentados na noite desta quinta-feira (30), durante o Programa Independente, na página do Santa Cruz Online.

 

 

 

A Prefeitura de Jataúba através da Secretaria Municipal de Saúde, informou na tarde desta quinta-feira (30), que no início desta madrugada veio a óbito pela COVID-19, um paciente que residia na cidade de Jataúba e estava há 49 dias internado.

Segundo o prefeito Antônio de Roque, o paciente de 24 anos de idade, se encontrava internado no Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru desde o dia 10 de março deste ano, onde na época foi transferido do Hospital de Jataúba, permanecendo internado desde então.

Ainda de acordo com o prefeito, o paciente estava realizando tratamento de hemodiálise, e consta como uma das causas da morte a COVID-19, além de outras comorbidades e insuficiência renal em diálise.

 

Na tarde desta quinta-feira (30), a prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe publicou um decreto, estabelecendo algumas medidas sanitárias para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais considerados essenciais a funcionar com suas portas abertas, como lojas de tecidos e aviamentos.

Segundo o decreto, os estabelecimentos estão obrigados a seguir rigorosamente as regras sanitárias e de distanciamento; e cita que todos os funcionários deverão usar máscaras de proteção e álcool em gel ou álcool 70% durante todo o atendimento, e ressalta que o número de pessoas dentro do espaço deverá ser limitado a quantidade de funcionários disponíveis para atendimento.

Ainda de acordo com o decreto, todos os estabelecimentos deverão disponibilizar o álcool em gel ou álcool 70%, sempre nas entradas e saídas dos locais. A desobediência levará o infrator a responder pelos crimes de infração de medida sanitárias preventiva e desobediência.

 

 

Foto: Arquivo do Blog.

Na noite desta quarta-feira (29), o dono de um bar foi conduzido à delegacia após descumprimento de decreto estadual e municipal, em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com a Polícia Militar, o popular abriu o estabelecimento, onde haviam cerca de 54 pessoas aglomeradas.

A Polícia Militar foi acionada por populares que observaram a movimentação no interior do bar, localizado na estrada que dá acesso a Vila do Pará, ao chegarem ao local o efetivo constatou a veracidade dos fatos e conduziu o dono do bar para a Delegacia de Plantão de Santa Cruz, que irá responder um TCO por descumprimento de decreto.

 

 

Aulas em escolas e universidades permanecerão suspensas até o dia 31 de maio

Foto: Yacy Ribeiro.

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou nesta quinta-feira (30), um novo decreto que prorroga a reabertura do comércio em todo o estado pernambucano para o dia 15 de maio. Também foi alterado o prazo para o retorno das aulas em universidades e escolas, além de vedar o acesso à parques e praias e nos calçadões das avenidas na beira mar.

A suspensão das aulas presenciais de universidades e escolas em Pernambuco foi prorrogada até o dia 31 de maio. Os serviços essenciais permanecem funcionando normalmente, dentro dos limites impostos nos decretos. No documento, o governo passa a autorizar o funcionamento de lojas de equipamentos de informática e assistências técnicas, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta.

Acesso à parques e praias, e prática de atividades físicas em calçadões das avenidas situadas na beira mar permanecem proibidos até o dia 15 de maio.

 

 

Imagem: Ilustração.

Em informações divulgadas na manhã desta quinta-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde, o estado de Pernambuco registrou mais 682 casos positivos de COVID-19, recorde para um boletim diário. Dos novos casos, 326 são classificados como Síndrome Respiratória Aguda e 356 casos leves, além de confirmar mais 27 mortes.

Ao total, Pernambuco conta com 6.876 casos confirmados da COVID-19, destes 4.371 são casos graves e 2.505 casos leves, 565 mortes e 1.074 curas. Ao longo da tarde será divulgada informações mais detalhadas sobre os novos casos confirmados, como por exemplo as cidades destes pacientes.

A última vez que o estado registrou recorde diário foi no último sábado (25), com a confirmação de 580 novos casos.

 

 

Imagem: Jota Lima

O ex vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Dimas Dantas (PP), participou do Programa Independente na noite desta quarta-feira (29), comentando sobre o apoio político para as eleições municipais de 2020, além de comentar o cenário atual da política municipal.

Ao ser questionado pelo apoio do governador de Pernambuco a candidatura de Fernando Aragão, Dimas Dantas afirmou que é necessário esperar as convenções para “saber quem de fato está com a razão”, apesar de reafirmar que o deputado Eduardo da Fonte (PP) continua em contato com lideranças do PSB.

“Eu não vejo, e isso é uma opinião minha, peso em Helinho, a não ser as pessoas que estão atrás dele fascinadas para tentar voltar ao poder de Santa Cruz do Capibaribe e estão arquitetando qualquer tipo de candidatura. Antes era Diogo, de repente Diogo sai da cena, coloca o Helinho, e se não fosse o Helinho seria outro. Mas a verdade é que tem um grupo de pessoas que não aceita Fernando e deveriam vir publicamente dizer porque não aceitam Fernando,” disparou.

Em relação ao apoio de políticos que estavam apoiando Fernando Aragão na última eleição municipal e que agora estão contra, Dimas Dantas afirmou que “se vende uma imagem para a população, em ano eleitoral, daquilo que interessa a cada candidato”. Dimas alfinetou o vereador Ernesto Maia e Zé Augusto, por suposto “acordo” entre os mesmos.

“Ernesto sabe que se o filho de Zé Augusto for candidato a vereador, ele terá uma dificuldade imensa de se eleger. Qual é o acordo? Lança-se um candidato a prefeito e o filho de Zé Augusto vai para vice e Zé Augusto se compromete com Ernesto para apoiar ele. É simples a matemática,” afirmou.

A entrevista completa de Dimas Dantas ao Programa Independente pode ser acessado através do Podcast Programa Independente disponível no Spotify.

 

 

Arma apreendida

Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Militar do 24º BPM deteve dois indivíduos no bairro Acauã com uma moto furtada e uma arma de fogo. Populares informaram aos policiais que os dois elementos estariam empurrando a moto, furtada nesta quarta-feira (29), no referido bairro.

Ao chegarem a residencia do indivíduo, identificado como Jadeilson Marques de Lima, foi localizada a moto e cinco munições de revólver calibre 38, momento em que ele informou que o revólver estaria na casa do primo, identificado como José Edson Marques de Aguiar. A polícia se deslocou até a residência informada e localizou a arma e mais onze munições.

Diante dos fatos, os dois envolvidos, a arma e a moto furtada foram encaminhados para a Delegacia de Plantão de Santa Cruz, onde ficaram a disposição do delegado para serem tomadas as medidas cabíveis.

 

 

Na tarde desta quarta-feira (29), um indivíduo, que não teve o nome divulgado, foi detido após roubar mercadinho no bairro Malaquias Cardoso, em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com um dos proprietários do estabelecimento, o indivíduo estava acompanhado com outro homem que não foi localizado até o momento.

O homem roubou um litro de uísque, carne e dois biscoitos, um relógio, além de cerca de R$ 350 reais. De acordo com o proprietário do estabelecimento, o indivíduo disse que estava armado e falou que roubou porque estava precisando, enquanto o comparsa ficou a todo momento calado acompanhando a movimentação.

Policiais Militares encaminharam o homem até a delegacia de plantão de Santa Cruz para a adoção das medidas cabíveis.

 

 

Na tarde desta quarta-feira (29), dois indivíduos realizaram um assalto na rua ao lado do Moda Center, que dá acesso ao parque. Na ocasião os dois homens armados entram em um galpão em que o veículo estava estacionado e realizam o roubo.

Um dos homens aparece nas imagens de câmeras de segurança com uma máscara, enquanto o outro fica a todo momento sem esconder nenhuma parte do rosto. Na ocasião, além dos pertences pessoais das vítimas, os assaltantes levaram um veículo Ducato prata, placa KKD-3757, carregada de mercadorias. Quem tiver informações que possam levar a polícia a chegar a esses indivíduos ligue para o disque denúncia que o sigilo será mantido.

Confira abaixo nas imagens de câmeras de segurança toda a ação dos criminosos.

 

 

Um indivíduo de 35 anos foi detido após abaixar as calças e mostrar as partes intimas para duas crianças, uma de 6 e outra de 8 anos, nas proximidades da UPA 24 horas de Santa Cruz, na tarde desta quarta-feira (29). O homem, que não teve o nome divulgado, confessou que teria realizado o ato.

De acordo com informações de familiares, as duas meninas estavam indo para a casa da avó e relataram o que o indivíduo fez, momento em que a avó e o pai das garotas foram até a residencia em que o mesmo se encontrava, acionando a polícia em seguida. O efetivo da equipe Malhas da Lei e Guarda Civil Municipal de Santa Cruz conseguiram capturar o elemento dentro de um matagal, a cerca de um quilometro de distância do ocorrido.

Segundo informações da polícia, o homem já teve outra passagem pela delegacia com uma ocorrência similar. As crianças foram ouvidas e acompanhadas por psicólogos e conselho tutelar, constatando a veracidade dos fatos. Diante dos fatos o indivíduo foi autuado em flagrante.

 

 

​RESUMÓRIO

 

ETIQUETA EM TEMPOS DE QUARENTENA – Como seria uma cartilha de etiqueta em tempos de pandemia? Acho que seria mais ou menos assim: não dar publicidade a doações, não fazer questão de ser citado em lives de artistas, não fazer politicalha, não dar ouvidos ao que o presidente Jair Bolsonaro fala e não divulgar implante capilar feito em outro estado. Seguir as recomendações da OMS, decretos estaduais e municipais, acrescentando gastar de forma consciente os seiscentos reais do auxílio emergencial do Governo Federal.

FIM DO DISTANCIAMENTO SOCIAL – De forma maldosa, algumas pessoas postam nas redes sociais que o distanciamento social acabará quando o Náutico for campeão ou o Palmeiras ganhar um mundial. Seguindo essa linha de raciocínio, já imaginaram se o fim do distanciamento social só acontecesse quando o prefeito Edson Vieira terminasse as quadras do bairro Santa Filomena e aquela lá ao lado da Escola Maria do Socorro Aragão Florêncio? Quando o Governo do estado concluísse a obra na Ponte Velha ou conseguisse levar água encanada para todos os bairros de Santa Cruz? Pior, já imaginaram só acabar quando a prefeitura calçar a rua do bar de Marcos na Palestina ou Jessyca concluir a arrumação no guarda roupas? Melhor nem pensar nessas possibilidades, afinal, quase tudo um dia acaba…

FIM DA DISTRAÇÃO – O BBB 20 foi o maior de todos. Era a distração de alguns dos nossos políticos em tempos de covid-19. Não sei se gostaram do resultado final nem sei para quem Alan, Dida Helinho e Fernando estavam torcendo. Um dia desses, uma grande liderança política da cidade estava fazendo vídeo para grupo de gincana escolar, não seria absurdo um vídeo de nossos pré-candidatos torcendo para Telma, Rafa ou Manu. Quem bom que não aconteceu.

O PRÓXIMO – Depois da exoneração do Mandetta e a saída de Sérgio Moro, a pergunta que não quer calar é quem será o próximo ministro eliminado do paredão do clã Bolsonaro. A saída dos ministros é a única demonstração favorável ao isolamento que o presidente Bolsonaro tem mostrado.

ADIADO – E a inauguração do hospital de campanha de Santa Cruz do Capibaribe foi adiado mais uma vez, ficou para próxima sexta-feira (1). Não chega a ser como a análise do auxílio emergencial do Governo Federal, mas está demorando um pouco. Pelo menos, será um hospital bem equipado, diferente do que foi inaugurado em tempo recorde em Toritama e bastante criticado por um vereador da oposição.

AINDA REPERCUTE – Esta semana ainda repercute a ínfima quantidade de material para saúde de Santa Cruz enviada pelo Governo do Estado para o combate ao coronavírus. Segundo governistas, foram enviados apenas 5 litros de álcool, 4 litros de álcool em gel, 1.500 máscaras, 50 toucas, 12 caixas de luvas com 50 pares, 8 óculos e 20 aventais. Pelo que se viu, veio também muita falta de consideração e bom senso.  Faltou do governador a generosidade vista nas lives. Toda ajuda é claro e evidentemente bem vinda, mas essa quase coube num bisaco.

A DESCULPA – Qual a desculpa que nossos políticos vão dar a população que está sem água nas torneiras agora? Não se pode mais culpar a seca, pois as barragens estão cheias. Um dos principais grupos políticos da cidade é aliado do governador e o outro era aliado pouco tempo atrás. Já que não conseguem trazer a tão prometida e sonhada água, que pelo menos arrumem uma bela desculpa para não ficar escancarado a falta competência e de representatividade. Pedir voto de cara lavada não será nada fácil este ano.

PAUTAS REQUENTADAS – Nessa quarentena está tão difícil novidades na cena política que o prato do dia é bastante requentado. O lado azul reclamando do pouco material enviado pelo Governo Estadual para saúde e uma ala do lado vermelho querendo explicações sobre onde foram gastos os milhões da folha de funcionários que o Bradesco pagou ao município em dezembro de 2019.

 ,

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

 

 

Na noite desta quarta-feira (29), a prefeitura de Taquaritinga do Norte confirmou o primeiro caso positivo do novo coronavírus. O paciente é um homem de 66 anos que se encontra internado no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão.

O paciente estava internado até o último dia 19 no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, e no último dia 21 procurou o Hospital Geral Severino Pereira da Silva com quadro de dor Epigástrica e Sepse de Foco Indeterminado, sendo transferido para o hospital de Vitória de Santo Antão, onde foi testado positivo.

A Secretaria de Saúde do município está realizando o monitoramento e tomando os devidos cuidados com as pessoas que tiveram contato com o paciente confirmado com o novo coronavírus.

 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores