O curso de Serviço Social tem foco na coletividade e integração do indivíduo na sociedade. O profissional da área é chamado de Assistente Social. Ele atua no combate às desigualdades da sociedade, analisa, acompanha e propõe soluções para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O Assistente Social age em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais, nas seguintes áreas:

• Educação
• Saúde
• Gênero
• Família
• Trabalho
• Habitação
• Assistência
• Lazer
• Reabilitação
• Sistemas penitenciários
• Previdência social

O curso de Serviço Social tem duração de quatro anos e é oferecido em grau de bacharelado. O objetivo é formar profissionais capazes de entender e analisar a dinâmica social e as dificuldades individuais e comunitárias.

Desde o início do curso, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e espaços institucionais como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

As principais disciplinas estudadas no curso são:

• Antropologia
• Ciência Política
• Sociologia Crítica
• Administração e Planejamento em Serviço Social
• Fundamentos das Políticas Sociais
• Pesquisa Social
• Políticas Setoriais
• Direito e Legislação
• Serviço Social e Processo de Trabalho
• Economia Política (Optativa)
• Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
• Serviço Social na Educação
• Terceiro Setor, Meio Ambiente e Sustentabilidade

O assistente social tem sido amplamente procurado para trabalhar em equipes multiprofissionais de diferentes setores.

Este profissional pode ainda trabalhar como autônomo (prestando consultoria sobre políticas sociais, por exemplo), ou integrar equipes multidisciplinares em empresas privadas, ONGs, associações, movimentos sociais, universidades (como docente ou pesquisador), institutos técnicos, escolas, creches e hospitais, entre outros.

O curso de Serviço Social é oferecido pela Unopar Santa Cruz. Entre em contato pelo (81) 9 9189-7892 ou dirija-se ao Polo.

29
fevereiro, 2020


Atleta santa-cruzense a direita.

O meia-atacante santa-cruzense, Val da Magana, marcou o seu primeiro gol em terras austríacas neste sábado (29).

O time do Hittisau venceu a equipe do RW Langen (também da Áustria) pelo placar de 4 a 0.

Val abriu o placar logo no início da partida, após receber lançamento, ele dominou a bola na entrada da área e tocou de pé esquerdo na saída do goleiro. Ainda durante o jogo, ele deu uma assistência para um dos gols.

 

Voto de Aplauso

O meia-atacante recebeu no mês de fevereiro, um Voto de Aplauso aprovado por unanimidade pela Câmara de Municipal Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, por ter sido o primeiro atleta natural da cidade assinar um contrato com uma equipe europeia.

Vale destacar que o requerimento foi apresentado pelo vereador Capilé.

29
fevereiro, 2020


 

Corpo foi levado ao IML, na cidade de Caruaru – Foto: Paulo Viana

Um homem foi encontrado sem vida dentro de uma casa, no bairro Palestina, em Santa Cruz do Capibaribe, na tarde deste sábado (29).

 

Júlio César Sena, conhecido por “Chuchu”, de 40 anos, tirou a sua própria vida. De acordo com informações de pessoas próximas a vítima, ele morava com a sua mãe e tinha depressão.

A Polícia Militar e o IML estiveram no local.

Prevenção

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional de prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias. O número do telefone é o 188.

29
fevereiro, 2020


 

Foto: Reprodução/TV Jornal.

 

Encerrou na noite desta sexta-feira (28), o julgamento dos quatro acusados de assassinar a criança Flânio da Silva Macedo (9 anos) em julho de 2012 na zona rural de Brejo da Madre de Deus. A sessão foi presidida pelo juiz Abner Apolinário, e ocorreu no Fórum Thomaz de Aquino, no Centro do Recife.

A fase de interrogatórios se encerrou na tarde da quinta-feira (27) e retornou na manhã desta sexta-feira (28), a partir das 9h. Os acusados são Genival Rafael da Costa “Pai Véi” (62 anos); Maria Edileusa “Filó” (51 anos); Ednaldo Justo dos Santos “Pai Nau” (33 anos); e Edilson da Costa Silva “Pai Deni” (31 anos).

O caso teve repercussão nacional, quando o garoto Flânio foi encontrado morto e nú, com as mãos e pés atados e decapitado, na entrada do Sítio Camarinhas, no distrito de São Domingos, em Brejo, onde no local foram coletados amuletos, recipientes de bebidas alcoólicas, pedras, ossos e buquês de flores (Reveja AQUI).

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado pelo promotor de Justiça José Edivaldo da Silva, e o assistente de acusação Laelson Teixeira da Silva sustentaram a tese de condenação dos quatro acusados pelos crimes de estupro de vulnerável e homicídio qualificado com motivo torpe, emprego de meio cruel e com fins de assegurar a execução, ocultação ou imputação de outro crime.

“Os elementos presentes nos autos demonstram que eles (os acusados) atraíram Flânio, sob o pretexto de contratar um frete. Edinaldo e Genival o estupraram e mataram, com evidente crueldade, contando com a colaboração de Edilson e Maria Edileuza”, detalhou o promotor de Justiça, dirigindo-se aos integrantes do Conselho de Sentença durante a sessão.

O promotor de Justiça deixou questionamentos de quem teria financiado os honorários dos advogados da defesa, e suspeitou também da participação de no máximo mais outras duas pessoas envolvidas no caso, e que supostamente teriam encomendados o ato criminoso.

Após o julgamento, a Justiça determinou que os quatro acusados fiquem 29 anos presos.

“Pai Nau”, “Pai Véi” e “Pai Deni”, 20 anos, pelo crime de homicídio e 9 anos por estupro, já a ”Filó” foi condenada a 29 anos de reclusão, porém, teve três anos a menos na pena por ter confessado o crime, totalizando assim 26 anos de prisão.

28
fevereiro, 2020


 

Em participação ao programa “Cidade em Foco”, da Rede Agreste de Rádios, o ex-deputado federal José Augusto Maia falou sobre a opção da possível pré-candidatura de Helinho Aragão, a prefeito na eleição municipal deste ano em Santa Cruz do Capibaribe.

José Augusto revelou que o seu pensamento em trazer um nome jovem para a disputa eleitoral, já persistia desde a última eleição municipal em 2016, e completou que o nome de Helinho Aragão se envolveria melhor nas redes sociais.

“Desde aquela época o grupo já deveria ter colocado alguém jovem, mas claro com as experiências minha, de Fernando Aragão, do Galego de Mourinha (…), e Helinho convive melhor com essas redes sociais e tem uma penetração mais fácil para levar uma proposta com mais facilidade, individualmente ou dentro de grupos” – disse.

Durante a entrevista, José Augusto afirmou que Helinho Aragão estaria sendo apoiado por 80% do grupo, entre eles, vereadores, ex-prefeitos, ex-deputados e atual deputado estadual Diogo Moraes.

“Ele já vai com uma bagagem muito grande com pessoas experientes, e ele se dá bem com todo mundo, e queríamos um nome que não tinha arestas com ninguém” – completou.

28
fevereiro, 2020


 

 

Foto: Evandro Balla.

A Prefeitura de Toritama abriu um Processo Seletivo Simplificado oferecendo 141 vagas para servidores da Secretaria Municipal de Obras. As vagas são para os cargos de Gari, Pedreiro, Encanador, Eletricista, Coveiro, Auxiliar Administrativo, e Auxiliar de Serviços Gerais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de março de forma presencial, mediante o preenchimento da ficha que é distribuída, somente na Secretaria de Obras, que fica localizada no térreo do prédio da Prefeitura de Toritama, as margens da BR-104, próximo ao Parque das Feiras.

Para concorrer às vagas de Auxiliar Administrativo é necessário possuir o ensino fundamental completo. Para todas as demais funções, a exigência é nível fundamental incompleto e experiência em sua área de atuação.

A remuneração é de R$ 1.045,00 exceto Pedreiro, que é de R$ 1.437,00 em jornada de 40 horas semanais.

Acesse no link abaixo, as informações completas do Processo Seletivo Simplificado.

Edital PSS Secretaria de Obras Toritama 2020

Errata – PSS 2020

28
fevereiro, 2020


 

 

Os estudantes selecionados em segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (28) para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação deve ser apresentada diretamente às instituições de ensino.

As bolsas de estudo não solicitadas serão destinadas aos participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março.

Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Só pode se inscrever no ProUni o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e nota acima de zero na redação.

28
fevereiro, 2020


 

 

A organização da caminhada “Os Passos de Ibiapina”, divulgou a data da III edição, nesta sexta-feira (28).

A caminhada acontecerá no domingo, dia 03 do mês de maio. O evento homenageia o Pe. Ibiapina considerado como ‘apóstolo do Nordeste’, de acordo com historiadores.

Os interessados em participar devem adquirir o Kit, com camisa e boné, no valor de R$ 25,00. Ainda segundo os organizadores, o valor arrecadado será utilizado na reforma da Igreja São Cristóvão. A caminhada está marcada para iniciar às 4h. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial.

28
fevereiro, 2020


 

 

Os acusados de matar o garoto Flânio da Silva Macedo, de 9 anos, em Brejo da Madre de Deus, no ano de 2012, passaram por julgamento nesta quinta-feira (27), no Recife.

A sessão iniciou por volta das 10h e os interrogatórios dos réus encerraram por volta das 4h30 da tarde. O resultado da sentença ainda não saiu, tendo em vista que a sessão foi pausada e foi retomada hoje.

O programa Rota da Notícia, desta sexta-feira (29), trouxe detalhes sobre o julgamento. Confira abaixo.

 

28
fevereiro, 2020


 

 

Fotos: Paulo Viana.

A Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima, localizada na Avenida Rui Barbosa, bairro Cohab, em Santa Cruz do Capibaribe, que foi alvo de um arrombamento, teve uma das partes do espaço incendiada na noite desta quinta-feira (27).

As chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros. A Guarda Civil Municipal foi acionada e seguiu até a escola, onde localizaram dois adolescentes (15 e 16 anos de idade) dentro da instituição.

Segundo a GCM, no momento em que o fogo estava sendo controlado, o efetivo percebeu que os infratores estavam escondidos e em um dos momentos, um tentou fugir pulando o muro da escola, mas foi alcançado.

Com eles foram encontradas uma chave de fenda, caixa de fosforo e uma porção de maconha. Eles também são suspeitos de ter praticado o arrombamento, e estudam na referida escola.

27
fevereiro, 2020


 

 

Entre os dias 21 a 26 de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 69 acidentes nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 47 pessoas feridas e quatro mortas. Na Operação Carnaval do ano passado, realizada entre os dias 01 a 06 de março, ocorreram 70 acidentes, com 38 feridos e seis mortes. Isso representa uma redução de 33% no número de vítimas mortas, em comparação com a operação anterior.

Dos quatro acidentes com morte, três envolveram motocicletas. Em seis dias, foram fiscalizados 7.891 veículos e 8.202 pessoas, sendo emitidas 3.592 autuações por diversas irregularidades. Entre elas, destacam-se 391 por ultrapassagens em local proibido, 203 pelo não uso do cinto de segurança, 87 pela falta do capacete e 38 pela ausência da cadeirinha.

O combate à alcoolemia contou com o apoio de equipes da Operação Lei Seca e foram realizados 3.960 testes com o bafômetro, que resultaram em 97 autuações e duas prisões de motoristas sob efeito de álcool. Do total de autuações, 86 foram por recusa e 11 por constatação de embriaguez.

As atividades educativas alcançaram 1.490 pessoas, através de abordagens nas rodovias e dentro de veículos de transporte de passageiros. A PRF também realizou palestras sobre o combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para 636 pessoas, alertando sobre o crime e informando canais para denúncia dessa prática.

As ações de combate ao crime contaram com o apoio de grupos especializados e resultaram em oito pessoas detidas, por crimes como receptação de veículo roubado, com mandado de prisão em aberto e por dirigir pondo em perigo a segurança alheia.

Para evitar acidentes, foram recolhidos 33 animais que estavam soltos às margens da rodovia e retiradas de circulação 6,2 toneladas de mercadorias com excesso de peso. Ainda foram prestados auxílios a 65 motoristas que tiveram problemas mecânicos ou se envolveram em acidentes sem vítima.

Durante a operação também foram recolhidos 261 veículos irregulares, 223 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e 45 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

27
fevereiro, 2020


 

 

A Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima, localizada na Avenida Rui Barbosa, Bairro Cohab, em Santa Cruz do Capibaribe, foi alvo de um arrombamento.

A diretora da referida escola percebeu a ação criminosa no final da manhã desta quinta-feira (27), quando foi até o local para organizar algumas questões referentes ao reinício das aulas letivas, marcado para a próxima segunda-feira (02).

Diante da situação, a diretora se dirigiu até a delegacia de Santa Cruz e revelou que teria encontrada a escola com as portas das salas de aulas e armários arrombados, além de gavetas reviradas e subtraído alguns objetos.

A Guarda Civil Municipal e o efetivo da Patrulha Escolar estiveram no local e constataram o fato. A diretora da escola registrou um Boletim de Ocorrência.

27
fevereiro, 2020


 

 

A equipe do GATI recebeu informações que no Loteamento Acauã, em Santa Cruz do Capibaribe, um elemento suspeito de cometer uma série de assaltos na região, estaria escondido dentro de uma residência.

O efetivo localizou Wedenilson Anderson Gonzaga Bezerra de Souza (27 anos), e encontrou um baú da moto que foi utilizada em um assalto no Bairro Nova Santa Cruz. No local, a moto não foi encontrada, e ao fazer a consulta no nome do indivíduo foi constatado que havia um mandando de prisão contra ele.

Diante dos fatos, Wedenilson foi conduzido para delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde já haviam algumas das vítimas do indivíduo, que reconheceram como autor dos delitos, onde foi autuado por roubo consumado. Vale destacar que a moto XRE de cor verde foi encontrada abandonada próximo da Favela do Papelão.

27
fevereiro, 2020


 

 

BOLSONARO E OS MILITARES

 

Por que o presidente Bolsonaro militarizou o seu governo? Duas explicações plausíveis: (1) o presidente gosta do jeito de ser dos militares, é um militar reformado e admira os princípios e valores das Forças Armadas; (2) o mandatário da República utilizará os militares em algum momento do seu mandato.

O ex-presidente Lula agradou os movimentos sociais, os sindicatos e servidores públicos. Quando precisava, como, por exemplo, no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a esquerda convocava os atores agraciados pelo lulismo. E eles obedeciam, em parte, ao chamamento. Movimentos sociais ficaram em longa vigília em Curitiba à espera da soltura de Lula. No exercício do poder podemos agradar atores e, depois, se necessário, solicitar o socorro deles.

O presidente Bolsonaro solicitará, em algum momento, o socorro dos militares? A cientista política Maria Hermínia Tavares, em recente artigo na Folha de São Paulo, mostrou que na Venezuela do ditador Nicolas Maduro, 30% das pastas do governo são ocupadas por militares. No governo Bolsonaro, 40% das pastas são ocupadas por integrantes das Forças Armadas. Compreensível o porcentual do país vizinho. Afinal, Maduro é um ditador. Mas Bolsonaro não é. Por isto, desconfio das intenções do presidente Bolsonaro para com os militares.

O presidente Bolsonaro é considerado pelo mercado como um liberal. A presença de Paulo Guedes no governo sugere a presença do liberalismo. Mas os eventos revelam que as boas intenções de Paulo Guedes, embora o ministro tenha déficit de sensibilidade social, são encobertas por declarações de Jair Bolsonaro que contrariam princípios liberais. Vejam como o atual chefe do Executivo trata a imprensa, as vítimas de balas perdidas, a agenda ambiental, os parlamentares democraticamente eleitos. Todos são desrespeitados ou não recebem solidariedade.

Os militares têm razão de participarem do governo Bolsonaro. E tem razões para desconfiarem das intenções do presidente. O atual presidente não é liberal. E, por consequência, não tem como principio maior, a valorização da vida democrática. Desconfio, permitam-me a confissão, talvez exagerada, de que o presidente Bolsonaro tem a seguinte estratégia em mente: “Se um candidato da esquerda em 2022 ameaçar a minha reeleição, eu convoco os militares para dizerem em alto e bom som que a volta do PT ou de outro partido desestabilizará o Brasil”. Em 2018, o general Villas Boas usou o twitter para afirmar que as Forças Armadas estavam atentas as suas missões institucionais.

27
fevereiro, 2020


 

 

 

Durante a manhã desta quinta-feira (27), um motorista que pilotava um veículo da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, perdeu o controle da direção e colidiu em um poste, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife.

A colisão aconteceu por volta das 5h. Com o impacto, um poste caiu sobre as faixas da via, afetando o tráfego de veículos. Alguns moradores que residem próximos ao ocorrido, ficaram sem energia.

O motorista do carro permaneceu no local do acidente. Apesar do susto, não houve feridos. O Secretário de Saúde do município, está na capital do estado e falou com nossa equipe sobre o ocorrido.

“Acidente na Avenida Rui Barbosa resolvido e carro liberado. Estou providenciando o guincho para remover [o veículo] para a oficina.” – ressaltou o Dr. Nanau

27
fevereiro, 2020


 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores