A justiça condenou o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia (Avante), por atos de improbidade administrativa. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (31) pelo juiz Moacir Ribeiro Da Silva Júnior.

Os fatos narrados no processo dizem respeito principalmente ao fracionamento indevido de despesas sem processo licitatório durante o exercício de 2007, quando ele era prefeito. No mesmo ano, José Augusto teria realizado ainda várias despesas através de tomada de preço, quando deveria ter procedido com a modalidade de concorrência pública.

Na decisão desta quarta-feira (31), o juiz determinou a “perda dos direitos políticos por três anos contados do trânsito em julgado”, multa correspondente a 10 vezes o valor da remuneração percebida por José Augusto à época da prática da conduta de improbidade (ano de 2007) e proibição de contratações ou de receber benefícios do poder público.

O ex-prefeito e ex-deputado José Augusto Maia ainda poderá recorrer da decisão.

 

 

Uma carreta contendo uma carga de biscoito roubada foi recuperada na tarde desta quarta-feira (31) na PE-160, mais precisamente no perímetro urbano da cidade de Jataúba.

Durante rondas, o efetivo se deparou com o veículo parado no local, onde ao consultar a placa, foi constatado que o mesmo era roubado. De imediato, o policiamento fez a abordagem e verificou que o caminhão estava carregado de biscoitos da marca “Vitarella”.

O motorista que estava em posse da carreta foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe. Em virtude do veículo estar com problemas técnicos, a PM informou que não foi possível levar a carga para a delegacia, e com isso, o efetivo ficou no local aguardando a chegada do verdadeiro proprietário, pois havia uma suspeita de um possível saque da mercadoria.

Com a chegada do proprietário, ele também foi encaminhado para a delegacia de Santa Cruz, onde foi dado o prosseguimento da ocorrência.

 

 

Fotos: Jabson Nunes.

Durante Operação Força no Foco em Santa Cruz do Capibaribe, na tarde desta quarta-feira (31) policiais realizavam rondas no Loteamento Armando Aleixo e presenciaram dois suspeitos em uma moto sem placa, e que ao avistar a presença do efetivo tentaram fugir, porém foram abordados.

Durante revista, foi encontrado na cintura de Leonardo José da Silva (19 anos) um revólver calibre 32 com uma munição intacta e a numeração raspada. Apesar de não estar emplacada, o efetivo constatou através do chassi de que a mesma era produto de roubo.

Na residência de Leonardo na Rua William Banister Forsyth, no Loteamento Armando Aleixo, foram localizadas algumas sementes de maconha, uma planta do mesmo entorpecente, além de três aparelhos celulares de procedências duvidosas.

Já no imóvel em que reside Douglas Mateus da Silva foi encontrado um veículo Celta, que ao ser consultado pela placa constatou situação legal, porém pelo chassi o carro possuía restrição de roubo. Questionado sobre o carro, Douglas revelou que pertencia a Cleiton Henrique da Silva (19 anos).

Durante a abordagem contra Cleiton, o mesmo disse ter adquirido o carro na cidade de Surubim. Todo o material apreendido e os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de polícia de Santa Cruz.

 

 

Gestão afirma que reprovação de suplementação pode causar caos na saúde pública

.

O secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau comunicou no início da tarde desta quarta-feira (31), paralisação em alguns serviços públicos da área, no município. Entre eles, Postos de Saúde da Família (PSF).

Sem especificar quais localidades, o secretário afirmou ainda que o mesmo acontecerá já a partir desta quinta (01), no laboratório e CTA.

De acordo com a gestão municipal, isso se deve a reprovação de projeto de suplementação, na Câmara de Vereadores. O projeto estava na Câmara desde junho.

Alvo de diversas críticas da oposição, o projeto passou por modificações ao longo do seu trâmite na Casa e, no fim, foi reprovado.

“Reprovação essa causa pela oposição com suas manobras raivosas”, escreveu Nanau no Facebook.

Ele ainda alertou para problemas em mais serviços.

“Os restantes dos serviços continuarão até o fim de semana, estes com previsão de pararem na próxima segunda-feira: UPA, SAMU, Hospital municipal e o Tratamento Fora do Domicílio (TFD)”, escreveu.

O secretário acrescentou que existe dinheiro em conta mas, por lei, não poderia usar. “Por conta desta manobra da oposição. Espero que todos tenham consciência do caos que serão responsáveis, assim como as vidas que poderão está em risco”, completou o secretário.

A prefeitura de Santa Cruz ingressará na justiça, após o ocorrido.

Remanejando – O projeto de suplementação na Câmara, pedia o remanejamento de pouco mais de R$ 6 milhões, que estavam previstas para outras áreas.

Vereadores de oposição estabeleceram modificações no projeto, algo que desagradou governistas.

Após muitas discussões, o projeto foi reprovado com apenas três votos favoráveis: Ronaldo Pacas, Toinho do Pará e Junior Gomes.

Os demais vereadores de oposição votaram contra e os seis parlamentares aliados ao prefeito se abstiveram.

O tema foi destaque durante o programa Rádio Debate desta quarta-feira (31). Confira abaixo:

 

 

 

​RESUMÓRIO

 

EMP – Mais uma edição do Estilo Moda Pernambuco foi concluída com sucesso de público e de críticas. O fato de ser ano pré-eleitoral e um grupo de empresários está dentro do projeto do Alan Carneiro para 2020 contribuiu para aguçar o olhar crítico dos políticos e seus fiéis seguidores. Não é possível que o pessoal tenha desaprendido a fazer o vento. O problema na desorganização da entrada no primeiro dia, gente vindo de outras cidades não conseguindo entrar, algumas reclamações nas redes sociais e político carente de ser citado pelo cerimonial não tiraram o brilho do evento. Quando se entra para política, até a quantidade de colheres de açúcar que se coloca no cafezinho é monitorada. Os empresários que estão entrando de vez na política precisam aprender a adoçar o café na medida certa e conviver com as críticas.

ALMA LAVADA – O Secretário de Comunicação da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Geraldo Moura, deve ter ficado de alma lavada. Este ano, convites e pulseirinhas para o EMP deram mais trabalho do que as do São João da Moda.

SORTUDO – A pulseirinha para assistir os desfiles do EMP 2019 estava mais difícil do que as do dia de Gustavo Lima no São João da Moda. Um colega meu que ganhou a pulseirinha do EMP disse que iria plastificar e colocar numa moldura de tão rara.

IMPORTANTE – A cidade de São Joaquim do Monte já foi pauta diversas vezes no Resumório por ser uma das cidades mais importantes do mundo da política. Em ano eleitoral, a feira e a procissão de lá recebem mais políticos do que Brasília em dia de votação importante. A comprovação do tamanho da importância de São Joaquim do Monte aconteceu há poucos dias com uma publicação do prefeito Joãozinho Tenório nas redes sociais. Joãozinho Eu disse que teve seu telefone hackeado. Será que foi a mesma turma lá de Araraquara? Fico imaginando a lista dos telefones que seriam invadidos: Ministro Sérgio Moro, Presidente Jair Bolsonaro, Prefeito de São Joaquim do Monte… De qualquer forma, enquanto durar essa moda de hackear telefone, os segredos mais profundos e as conversas mais íntimas deixem pra falar pessoalmente feito Ernesto Maia e o prefeito Edson Vieira.

A FOTO – As redes sociais foram bombardeadas esta semana por uma foto caricata, digna de um pulitzer na categoria política local. A foto do encontro casual entre Ernesto Maia e Edson Vieira na praça de alimentação de um shopping da capital pernambucana já rendeu vários memes e um magote de críticas dos eleitores apaixonados. Segundo uma internauta, essa foto tá girando mais do que aquela do Toyota com a mudança em cima.

MAIS UMA VITÓRIA – Fernando Aragão obtém mais uma vitória na justiça ao ser absolvido da acusação de propaganda eleitoral antecipada. Sua pré-campanha segue firme e forte, independentemente da bagunça que está o grupo Taboquinha. De acordo com uma leitora do Resumório, Fernando está igual ao porquinho que construiu a casa de tijolos e sabe que o lobo pode soprar e soprar que não vai derrubar. O problema é que nessa história existem dois lobos e cada um com o fôlego maior que o outro.

ELE VEM AÍ – Informações de bastidores apontam que o deputado estadual Diogo Moraes, antes de ser comparado ao Queiroz, virá aparar as arestas do grupo Taboquinha. Vai ser em agosto e não será a gosto de Deus, como diz o ditado. Como disse uma vez a vereadora Jéssyca Cavalcanti, aproveitem a companhia, porque não é sempre que se terá a oportunidade. A vinda será providencial, pois tem eleitor e militante do vermelho que está quase dizendo que ele é um parlamentar ausente.

MAIS COM MENOS – A prestação de contas do São João da Moda saiu e foi tão surpreendente quanto o evento. Economia total de 25% em relação ao ano passado e economia do gasto da prefeitura de 50%. Ou seja, a prefeitura gastou metade do que gastou ano passado e fez uma festa maior. Não sei como, só sei que o governo fez uma festa maior e com menos dinheiro.

POLÊMICAS – Bolsonaro tuitando, dando entrevista ou a câmara de vereadores de Santa Cruz votando projeto de suplementação é polêmica na certa. Por aqui só nos resta aguardar o resultado do jogo de empurra, empurra entre governistas e vereadores de oposição sobre o projeto de suplementação que foi reprovado na câmara e afetará os serviços de saúde no município.

;

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

 

 

Um empresário que estava conduzindo um veículo sofreu um acidente após passar mal na tarde desta terça-feira (30) na Rua Joaquim Nabuco, Bairro São Cristóvão, em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações de testemunhas, o empresário que é dono de uma loja de tecidos, guiava o seu carro de modelo Jeep Compass, quando acabou passando mal, por ser automático o carro acelerou e atingiu um Gol Power que estava estacionado nas proximidades.

Após o impacto, o Gol foi arrastado para frente atingido várias motos que estavam enfileiradas no local também estacionadas. Apesar do acidente, ninguém saiu ferido e só houve danos materiais, já o empresário recebeu atendimento médico para realizar os procedimentos necessários em sua saúde.

 

 

Fotos: Jabson Nunes.

Na noite desta terça-feira (30) policiais realizavam rondas em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde visualizaram Lucas Mateus dos Santos pilotando uma motocicleta em alta velocidade.

O efetivo fez o acompanhamento e ao realizar a abordagem, Lucas revelou que a moto era roubada e que iria comprar pedras de crack na Rua José Pereira de Santana (também em São Domingos).

Lucas estava conduzindo a moto roubada.

O policiamento junto com Lucas seguiu até a residência, onde estaria ocorrendo a venda da droga, e que ao se aproximar percebeu a presença de um adolescente e com ele foram encontradas três pedras de crack e R$ 56,00 em espécie, além de três celulares com procedências duvidosas.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, para que fosse tomada as medidas cabíveis.

 

 

A última participação da equipe foi em 2015. Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou na noite desta terça-feira (30), a tabela da primeira fase do Campeonato Pernambucano Sub-20. A competição tem o seu início marcado para o próximo dia 17 de agosto.

Na edição deste ano, serão quatro grupos regionalizados. O Grupo A é formado por Salgueiro, Petrolina, Serrano e Sete de Setembro. Já no Grupo B, estão Náutico, Porto, Central e Ypiranga. O Grupo C conta com Santa Cruz, Cabense, Ipojuca, Barreiros e Ferroviário. Enquanto o Grupo D é composto pelas equipes do Sport, América, Atlético-PE, Vitória-PE e Retrô.

No início deste mês, a Federação teria divulgado os grupos com o Ypiranga no grupo do Sertão, porém a equipe foi remanejada para o grupo do Agreste, e assim evitando grandes despesas para a diretoria da Máquina de Costura e para as equipes do Sertão.

Confira a rodada de estreia:

Sábado (17/08):

Grupo A – Sete de Setembro x Salgueiro – Serrano x Petrolina
Grupo B – Ypiranga x Náutico
Grupo C – Barreiros x Santa Cruz – Ipojuca x Cabense
Grupo D – Vitória-PE x Sport – Atlético-PE x América

Domingo (18/08):

Grupo B – Central x Porto

Confira a tabela completa AQUI.

 

 

 

 

 

Confira os fatos que foram notícias em 31 de julho, nos últimos anos

 

Há 1 ano, Caixa Econômica Federal era alvo de bandidos em Santa Cruz

Em 31 de julho de 2018, a agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Centro de Santa Cruz era alvo de uma ação criminosa. 

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

 

Há 2 anos, creche municipal em construção era alvo de vândalos em Toritama

Em 30 de julho de 2017, as obras da creche municipal de Toritama eram novamente invadidas por vândalos. O local teve vidraças, portas, pias, banheiros e estruturas de granito danificadas. 

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

Há 4 anos, posto bancário em Vertentes do Lério era destruído após ação criminosa

Em 31 de julho de 2015, um posto de atendimento bancário em Vertente do Lério era alvo de uma ação criminosa. O posto do Bradesco foi explodido na madrugada e moradores ouviram pelo menos três explosões. 

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

Há 5 anos, homem era morto enquanto fazia caminhada em Toritama

Em 31 de julho de 2014, um crime de morte era registrado na Capital do Jeans. A vítima era Joselito Roque da Silva, que foi alvejado por três disparos de arma de fogo enquanto fazia sua caminhada matinal.

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

Há 5 anos, pedreiro falecia em acidente na BR-104

Em 31 de julho de 2014, um acidente resultava em uma morte na BR-104. A vítima foi o pedreiro João Patrício Alves, que trabalhava na construção civil, no município de Toritama. A vítima bateu com sua moto na traseira de um caminhão nas proximidades da Vila Lajes. 

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

Há 7 anos, deficiente mental era assassinado a pedradas e pauladas em Santa Cruz

Em 31 de julho de 2012, José Roberto Batista da Silva, que era portador de deficiência mental era brutalmente assassinado no Bairro Novo, em Santa Cruz. A vítima foi morta a pedradas e pauladas, uma pedra de paralelepípedo foi encontrada próximo ao corpo. 

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

 

Fotos: Jabson Nunes.

Um homem de 25 anos identificado por Tiago Antônio dos Santos, foi detido na noite desta terça-feira (30) no Bairro Balança, em Brejo da Madre de Deus, acusado de agredir a sua companheira e a manter em cércere privado dentro da própria residência.

Segundo a vítima, a mesma teria sido agredida com tapas e pontapés, a ainda recebeu pancadas de cacetete de madeira nas pernas. Na delegacia, a mulher afirmou que ele teria a deixado em cárcere privado por quase duas horas.

O acusado e a vítima foram conduzidos para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

O SENAI está com matrículas abertas para os estudantes interessados em aprenderem uma profissão em um curso técnico. Estão disponíveis vagas para diversos cursos nas unidades do SENAI, incluindo Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe. As aulas terão início entre os meses de julho e setembro deste ano. Todos os cursos são pagos.

No SENAI de Santa Cruz do Capibaribe, as vagas são para o curso Qualipolo, que tem como objetivo desmistificar a ideia de que o ambiente 4.0 trará a substituição das pessoas por máquinas ou robôs, mas pelo contrário, para sobreviver a esta transformação, o negócio precisará contar com o trabalho de todos os envolvidos.

O curso será nos dias 28 e 29 de agosto, das 19h às 22h. Além do Qualipolo, o SENAI Santa Cruz do Capibaribe está com matrículas abertas para o curso Gestão Estratégica do Design de Moda e Mercado, que inicia no dia 13 de agosto, com aulas de terça a sexta-feira, das 19h às 22h. Para outras informações (81) 3731-8603/ (81) 3705-1767.

As matrículas podem ser feitas nas secretarias da própria escola, localizada na Rua Maria Paulina da Conceição, 251, Bairro Nova Santa Cruz, mediante apresentação de originais e cópias de RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Para se inscrever, é necessário que o aluno tenha concluído ou esteja cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio. Outras informações podem ser obtidas pelo site através do www.pe.senai.br.

 

 

No último final de semana, uma equipe formada por árbitros de Santa Cruz do Capibaribe, participaram de uma capacitação promovida pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) no município de Toritama.

O encontro foi ministrado pelo diretor da Federação Pernambucana, Elias Coelho, que teve como objetivo um aperfeiçoamento sobre as novas regras do futebol, que foram instituídas há alguns meses pela FIFA (Federação Internacional de Futebol).

Em seguida, houve uma prova de avaliação teórica das novas regras para os doze árbitros presentes, sendo que seis eram de Santa Cruz. Confira abaixo as notas dos árbitros e em negrito as da equipe composta por santa-cruzenses.

1° Silvio Wanderson – 9,0; 2º José Hélio – 8,6; 3° Sérgio Severino – 7,6; 4° José Maciel – 7,4; 5° Elmy Pinheiro – 7,2; 6° Ederivaldo Silva – 7,0; 7° Arnaldo José – 5,8; 8° Marconi Soares – 5,6; 9° Erick Dias – 5,2; 10° Luiz Claudio – 4,6; 11° Orlando Santos – 4,4 e 12° Paulo Elson – 4,0.

“Esse resultado demonstra a capacidade da arbitragem que temos em Santa Cruz do Capibaribe. E para nós que fazemos parte do quadro local, esses números nos deixam mais valorizados e preparados para atuar em qualquer competição da região” – disse José Hélio.

 

Fotos; Jabson Nunes.

Na tarde desta terça-feira (30) policiais civis da delegacia de Santa Cruz do Capibaribe receberam denúncia anônima de que um homem teria sido visto dentro do depósito de veículos, que fica localizado às margens da PE-160, entrada do município.

A equipe de investigação seguiu para o local, deixando a viatura parada antes e seguiram caminhando até o depósito, onde foi feito um cerco e encontraram Clécio Gomes de Lima (18 anos) dentro de um dos veículos apreendidos.

Ao ser questionado sobre o que estaria fazendo no local, Clécio confessou que sua intenção era subtrair o aparelho de som de um veículo. Ainda durante a abordagem, um dos policiais visualizou outro indivíduo na parte dos fundos do depósito, e conseguiram abordar um adolescente de 16 anos de idade.

Próximo ao adolescente foi encontrado um jogo de ferramentas que estava sendo usado por eles para o cometer o delito, além disso, foram encontrados dois sacos contendo um motor e várias peças de motos.

Os evolvidos foram conduzidos junto com os objetos para a delegacia de Santa Cruz, onde foi constatado que o menor a semana passada teria sido apreendido após ser acusado de praticar um furto.

Os policiais ressaltaram que os acusados estavam utilizando uma carroça de tração animal para ajudar na condução dos objetos subtraídos.

 

 

Na madrugada desta terça-feira (30) policiais receberam informações de que um indivíduo acusado de praticar assalto na região, estaria em posse de uma arma de fogo em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte.

O efetivo seguiu para a localidade e após buscas, conseguiu localizar e abordar Dione Silva Mesquita (23 anos) que estava dentro de uma residência junto com dois adolescentes de 17 anos.

Durante uma busca minuciosa, o policiamento encontrou 41 trouxas de maconha total de 350 gramas, um aparelho celular com queixa de roubo/furto e uma espingarda de fabricação caseira, que segundo Dione, foi utilizada para praticar um assalto.

Todos foram conduzidos para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficaram a disposição do delegado de plantão.

 

 

Lançamento na loja contou com presença da apresentadora Helen Ganzarolli

.

A Acqualara lançou sua nova coleção “AcquaTropical”, no Estilo Moda Pernambuco. No mercado há 15 anos, a marca está no verão de todo o pais graças a exelência em seus produtos.

No desfile, que aconteceu na última quinta-feira (25), a assistente de palco e atriz Rhenata Schmidt, desfilou pela marca.

Na manhã da segunda-feira (29), a coleção foi lançada na loja da Acqualara, no Setor Verde, no Moda Center Santa Cruz, com a apresentadora Helen Ganzarolli.

“Coleção incrível que está disponível para todos vocês que querem se vestir bem nessa moda praia! Verão chegou e a gente quer tá bonita. Não conhece a Acqualara? Venha conhecer de perto toda coleção!” – falou Helen Ganzarolli

Cerca de 90% dos produtos da nova coleção já estão disponíveis para compra, seja na loja ou pelo aplicativo da marca.

Sobre a coleção “Acquatropical”

A Acquatropical traz à tona toda a essência presente em cada um de nós e o que nos cerca. Seres de águas tropicais, sempre a procura de luz e de mar, por isso a coleção Acqualara para o Verão 2020 está repleta de natureza e amor.

Apresentamos em sua cartela cores fortes e marcantes, com estampas cheias de natureza, brasilidade e tropicalismo. Contando com shapes modernos, cheios de curvas, texturas e formatos, pensados para os mais variados tipos de corpos e idades, realçando o que temos de melhor.

O paraíso é onde o mar está, seja tropical: use Acqualara!

 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores