Confira os fatos que foram notícias em 23 de maio, nos últimos anos

 

Há 1 ano, falta de combustível fazia Toritama, Santa Cruz e Taquaritinga suspender suas aulas das redes municipais

Em 23 de maio de 2018, as Secretarias de Educação de Toritama, Santa Cruz e Taquaritinga comunicavam as suspensões por tempo indeterminado das aulas da rede municipal de ensino devido à falta de combustível em estoque para as frotas de veículos.

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

Há 1 ano, busca por combustível gerava grandes filas em postos de Santa Cruz

Em 23 de maio de 2018, continuava a corrida da população de Santa Cruz na busca por abastecer seus veículos. As filas, em vários casos, chegam a centenas de metros e vários postos de combustíveis do município já zeravam seus estoques.

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

.

Há 3 anos, Idosa era encontrada morta em residência de Santa Cruz do Capibaribe

Em 23 de maio de 2016, um corpo de uma idosa, de 82 anos, foi localizado no interior de uma residência em Santa Cruz do Capibaribe. A vítima Marieta Feitosa Assis Macedo (conhecida por “Dona Pinina”) foi localizada em estado de decomposição.

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

;

Há 5 anos, jovem era assassinado a tiros em São Domingos

Em 23 de maio de 2014, o jovem Wallison Magavy da Silva era assassinado no distrito de São Domingos, pertencente ao município de Brejo da Madre de Deus. O crime aconteceu na Rua Francisco Alves, esquina com a Rua Evaldo Braga do Loteamento Barrinhas.

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

Há 5 anos, criança de dois anos morria atropelada no município de Toritama

Em 23 de maio de 2014, uma criança de 2 anos de idade morria atropelada no Centro de Toritama. O garoto Melqui José da Silva estava saindo de sua casa e não percebeu um veículo se aproximando e acabou sendo atropelado.

Relembre a notícia completa clicando AQUI.

 

Foto: Ypiranga/Divulgação.

A final da Copa Polo da Moda, que aconteceu no início da noite do último sábado (18) entre Porto da Cohab e São Mateus da Vila de Poço Fundo, levou cerca de 3 mil torcedores ao Estádio Otávio Limeira Alves, em Santa Cruz do Capibaribe.

O grande público acabou chamando a atenção do jornalista do Recife, Wellington Araújo, e que acabou postando em seu blog em uma coluna sobre a situação do futebol estadual.

Confira o post:

Um carro roubado foi recuperado nesta quarta-feira (21) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após ficar sem combustível na BR-232, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. O proprietário foi detido ao comparecer no local para  reaver o veículo.

Os policiais receberam informações da Central da PRF de que havia um carro abandonado no quilômetro 36 da rodovia e foram até o veículo. Pouco depois, um homem, de 38 anos, foi até o local e se identificou como o proprietário, mas não apresentou o documento do carro e disse que estava sem combustível.

Proprietário portava arma registrada em nome de outra pessoa.

Os policiais realizaram uma verificação minuciosa no automóvel e descobriram um registro de roubo de janeiro de 2016, em Paulista, no Grande Recife. Em revista pessoal, a equipe também encontrou com o homem uma pistola calibre .380 com seis munições intactas, que estava registrada em nome de outra pessoa.

O homem foi detido e encaminhado junto com o veículo e a arma à delegacia de Polícia Civil de Vitória de Santo Antão, que irá investigar o caso.

Foto: SINDIBREJO.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIBREJO) comunica que em virtude do descumprimento por parte da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, em relação à alguns aspectos referentes a educação do município. O Sindicato realizou durante a semana passada, uma Assembleia onde foram discutidos diversos temas do interesse da categoria.

Entre os pontos discutidos estão o pagamento do quinquênio para os servidores públicos nomeados em setembro de 2013; reajuste do salário base dos professores; pagamento da progressão de faixa para os professores que foram nomeados em setembro de 2013; parcelamento do pagamento do retroativo dos quinquênios; pagamento do valor referente ao terço das férias dos servidores; calendário para gozo das licenças prêmios; além do calendário de pagamento para os servidores ativos e inativos e situações de algumas escolas.

Após a Assembleia, o SINDIBREJO destaca que os servidores decidiram: trabalhar 3h por dia com o aluno e permanecendo em seu local de trabalho até o final do expediente. Um ato público acontecerá a partir das 15h nesta quinta-feira (23) em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, já outro ato está agendado para o próximo dia 28 de maio a partir das 9h na sede do Brejo.

O representante do Sinduprom na região, Douglas Ferreira lamentou boatos que surgiram devido à decisão da categoria, mas acredita que a situação seja resolvida.

“Surgiram rumores de que, em resposta à decisão soberana da classe, acontecerão retaliações como o corte do ponto dos servidores com descontos dos que aderirem ao movimento. Esperamos e confiamos no bom senso do prefeito, no sentido de compreender a inquietação dos nossos servidores, para que se ponha um final às especulações de retaliações e que se observe e se cumpra os direitos até então negados aos nossos servidores, apesar dos vários acordos firmados” – completou.

Uma pessoa foi morta a tiros na noite desta quarta-feira (22) no município de Vertentes. O fato aconteceu no Centro e a vítima foi identificada apenas por “Oziel” (idade não informada).

Segundo informações da polícia, a vítima foi assassinada a tiros. As equipes da Polícia Militar e Civil se encontram no local, e o corpo de “Oziel” será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

RESUMÓRIO

,

A FAVOR OU CONTRA? – O santa-cruzense já gosta de um “a favor ou contra?”. Tem sempre de estar no meio de uma peitica dessas. A favor ou contra o asfaltamento da Avenida Padre Zuzinha? A favor ou contra feiras aos domingos no Moda Center? A favor ou contra um Maia na majoritária? A favor ou contra a realização da festa de setembro na Avenida 29 de Dezembro? A favor ou contra o São João da Moda com elevados gastos públicos? Aos poucos, tudo vai se resolvendo e a turma do “a favor” vai ganhando todas. 

PREFEITURA E SÃO JOÃO – Os forrozeiros de plantão podem ficar sossegados, afinal de contas, vai ter São João. Para alegria de muitos e tristeza de alguns, o juiz revogou a liminar e o São João da Moda será realizado. Curiosamente, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, parece que gosta mais de São João do que de ser prefeito. Ele foi para sua campanha de reeleição com a folha de servidores em atraso, mas para realizar os festejos juninos está tudo nos trinques. Viva São João!

INAUGURAÇÃO – E ao que tudo indica, a inauguração do campo municipal será só depois do São João da Moda. Digo isso porque já tem data oficial para lançamento do São João e para inaugurar o Estádio Arizão ainda não. E se tem eu desconheço. Quanto à reforma da quadra da Escola Ivone que foi prometida para depois do São João de 2017, melhor esquecer.

A VAIA – Não sei se pela demora na entrega do campo municipal, se pelo predomínio de Taboquinhas na arquibancada, se pela baixa aprovação do governo ou pelo conjunto da obra, só sei que o prefeito e sua comitiva foram vaiados durante a final da Copa Polo da Moda, ocorrida no Estádio Otávio Limeira Alves, no último sábado.

O TAMANHO DA VAIA – Para variar, Taboquinhas disseram que a vaia foi grande e Bocas pretas disseram que foi pequena. Já que vaia é uma coisa difícil de esconder, é possível pelo menos tentar diminuir seu tamanho. Disseram que não foi grande, porque ocorreu durante a travessia de um lado para outro do estádio e foi só até a metade. Qualquer dia desses eu vou cronometrar quanto tempo se leva para atravessar um estádio de futebol caminhando e divido por dois, só para saber exatamente o tamanho dessa vaia. Um dia desses negaram aplausos no Bregaribe, agora deram uma vaia, no mínimo, mediana. É melhor fazer uma grande festa para esse povo deixar de ser tão chato.

A FORÇA DA COHAB – O bairro da Cohab de Santa Cruz do Capibaribe se destaca por sua representatividade em vários setores. O time do bairro foi campeão da Copa Polo da Moda, tem dois vereadores eleitos, conselheiro tutelar e quer ter um representante como vice-prefeito. Muito bem, se os distritos do Pará e Poço fundo conseguiram, por que a Cohab não? Quando não se é Maia ou esposa de prefeito tem de ser assim mesmo, na garra!

QUASE TUDO ESCLARECIDO – Maio chegando ao final, já sabemos como os Vingadores destruíram o Thanos, quem assumiu o Trono de Ferro em Game of Thrones e sabemos que vai ter São João da Moda. Só falta saber se vai ter muita gente nas manifestações a favor do presidente Bolsonaro no dia 26.

EXEMPLO DE UNIÃO – Para quem quer ver na prática mais uma vez como funciona a tão falada união Taboquinha, é só não perder a reunião da câmara de amanhã. Depois dos episódios envolvendo Helinho e Capilé na eleição da presidência da casa, o próximo capítulo terá como tema o projeto de suplementação orçamentária. O homenageado nos discursos da tarde será o vereador Joab.

DIA DOS NAMORADOS – Dia dos namorados chegando e até o Lula preso em Curitiba já descolou. Será que os militantes de direita vão em busca desesperadamente de uma namorada só para não perder para Lula? Nunca se sabe, o amor a política são duas coisas complicadas de se entender.

;

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Um acidente automobilístico foi registrado na tarde desta quarta-feira (22), na BR-104, perímetro urbano da cidade de Toritama, nas proximidades do Corpo de Bombeiros.

Josinaldo Luís da Silva, 38 anos, pilotava uma motocicleta Honda Biz 100CC e acabou colidindo frontalmente em um veículo Volkvagem UP. Josinaldo Luís, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, porém veio a óbito devido a gravidade dos ferimentos. Já o condutor do veículo teve algumas escoriações.

Todos estão convidados para conhecer e testar a tecnologia das máquinas da Makital. Na próxima semana, dias 30 e 31 de maio, a Makital lançará 2 máquinas exclusivas e um show room com várias outras máquinas com tecnologia inovadora.

Será um dia inteiro, das 08h às 18h, na loja Makital Center (Santa Cruz do Capibaribe, Rodovia PE 160 – Oscarzão). Na ocasião, a equipe de técnicos e equipe de consultores de vendas da Makital  estarão lá para mostrar todos os detalhes das máquinas, que estarão disponíveis para test-drive.

Os Lançamentos exclusivos da Makital são:

  • Máquina de Impressão Tampográfica
    Baixo custo, produz etiquetas por menos de 1 centavo cada.
  • Máquina de Abanhado com Esteira
    Mais agilidade, produz até 600 peças por hora.

Na tarde desta terça-feira (21) policiais civis de Toritama e de Vertentes realizaram uma operação no bairro Deus é Fiel na Capital do Jeans.

A polícia procurava dois criminosos que teriam tomado um veículo Ford Ecosport de assalto na última segunda-feira (20) em Vertentes. Os acusados estavam escondidos em Toritama, na casa de um comparsa no bairro Deus é Fiel.

Durante a ação, a polícia capturou Gilson Silva dos Anjos, que teria dado esconderijo aos outros criminosos. Com ele foi localizado um revólver calibre 38 com duas munições intactas, aparelhos celulares e roupas que teriam sido utilizadas no assalto. Já os suspeitos conseguiram fugir por um matagal.

 

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

O cantor Leonardo estará em Santa Cruz do Capibaribe no próximo dia 21 de junho, durante o São João da Moda 2019. A prefeitura divulgará a programação na próxima sexta-feira (24).

Renomado nacionalmente, o cantor se apresentou no palco principal do evento da Capital da Moda em 2017, na oportunidade com imenso público.

O cantor formou dupla com o irmão Leandro, em 1981. Em 23 de junho de 1998, Leandro faleceu em decorrência de um câncer raro e Leonardo seguiu carreira solo.

Leonardo nasceu em Goianápolis, interior de Goiás, em 25 de julho de 1963. Com incontáveis fãs espalhados por todo o Brasil, tem entre seus maiores sucessos , clássicos como “Entre tapas e beijos”, “Pense em mim” e “Um Sonhador”.

 

Foto: Janielson Santos.

E participação no Programa Rádio Debate na tarde desta quarta-feira (22), o líder da oposição em Santa Cruz o Capibaribe, Ernesto Maia (PT), disse que recebeu com surpresa a decisão judicial que permite a prefeitura realizar o São João da Moda 2019, com uso de recursos públicos.

Ancorado em argumentações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o vereador disse ainda ter dúvidas sobre ‘informações desencontradas’ da situação da prefeitura com o Santa Cruz Prev e ressaltou suposta situação de débito da gestão com o 13º salário de contratados.

“Vamos procurar o Ministério Público, que é a parte envolvida. Saber até que ponto tem informações e vamos aguardar”, disse o vereador, acrescentando que a bancada de oposição ‘não é contra a festa, mas favorável que os funcionários tenham seus recebimentos em dia’.

 

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), confirmou na tarde desta quarta-feira (22), durante participação no Programa Rádio Debate, que o lançamento oficial do São João da Moda 2019, será realizado na próxima sexta-feira (24), em um restaurante da cidade.

O gestor adiantou que, diferentemente de anos anteriores, o evento será exclusivo para imprensa, homenageados e familiares dos homenageados deste ano.

O lançamento foi adiado em duas oportunidades, com os impasses judiciais. Na manhã de hoje, o juiz Moacir Ribeiro da Silva Júnior, revogou a decisão, por entender que a prefeitura está em dias com suas obrigações com os servidores, previdência própria e repasses de empréstimos consignados.

Sem repassar números, Edson Vieira garantiu que, em 2019, haverá uma diminuição significativa nos investimentos, comparados a anos passados.

O prefeito não adiantou atrações. Segundo ele, Gustavo Lima estava na lista, mas, em virtude dos impasses nos ultimos meses, não foi possível fechar acordo.

 

 

Matéria Atualizada às 12h15

O juiz Moacir Ribeiro da Silva Júnior revogou, nesta quarta-feira (22), a liminar que impedia a realização do São João da Moda 2019. A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe estava impedida de realizar eventos com gastos públicos desde dezembro do ano passado, caso existissem obrigações financeiras pendentes.

Semana passada, a prefeitura apresentou sua defesa, alegando ter colocado as contas em dia.

Nos últimos dias, o promotor Lúcio Cabral defendeu que a liminar, não poderia ser modificada, porque a prefeitura teria perdido o prazo para recorrer. O Blog do Ney Lima teve acesso ao conteúdo completo desta decisão, onde o juiz ratificou questão legal para revogação da decisão.

“O artigo 296, dispõe que ‘a tutela provisória conserva sua eficácia na pendência do processo, mas pode, a qualquer momento, ser’ revogada ou modificada”, diz o juiz em trecho de sua decisão, complementando em seguida; “Assim sendo, com base no mencionado dispositivo, o magistrado pode alterar o seu convencimento preliminar e provisório avaliando a necessidade de manutenção ou não da tutela de urgência, podendo, inclusive, modificá-la, diante de fatos novos que alterem o seu convencimento preliminar”.

Ministério Público não conseguiu demostrar existência de débitos

Em outro trecho de sua decisão, o juiz Moacir Ribeiro aponta que faltou ao Ministério Público ‘demonstrar cabalmente’ a continuidade das dívidas da prefeitura.

A proibição estava vinculada, diretamente, ao atraso com o pagamento dos salários dos servidores e com as obrigações perante às empresas terceirizadas, além de débitos com os repasses previdenciários e valores retidos dos servidores para pagamento dos empréstimos consignados.

“O requerente (Ministério Público) teria que demonstrar cabalmente a perpetuidade das situações que ensejaram o deferimento da tutela de urgência, o que não ocorreu no caso em apreço”, diz o juiz e acrescenta em outra parte “No presente caso, o autor alegou desacerto das contas municipais, no que tange ao pagamento de verbas salariais de seus servidores. Entretanto, não corroborou suas alegações com qualquer documento hábil a comprovar tal situação”.

Esta semana, o Ministério Público sustentou também que a soma dos valores repassados pela Prefeitura ao Santa Cruz Prev, apresentados à justiça, não alcançariam o valor total devido de quase R$ 2 milhões. No entanto, o juiz Moacir Ribeiro da Silva Júnior entendeu que documentos apresentados pela diretora do Santa Cruz Prev, Elaine Silva, alegando que a prefeitura está em dia com órgão, “possui sua veracidade presumida”.

Caixa atesta que repasses dos empréstimos consignados estão em dia

Por fim, o juiz alegou que a própria Caixa Econômica Federal reafirmou que o poder público municipal se encontra em situação legal no que diz respeito aos repasses de empréstimos consignados.

“O convênio para Empréstimos em consignação em folha, para Servidores Municipais da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe/PE, se encontra adimplente, até a presente”, diz resposta da Caixa, encaminhado à justiça, em 10 de maio deste ano.

O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão.

Teve início nessa terça-feira (21), trabalhos de escavações para tubulações de água na Vila Canaã. A localidade faz parte do território de Caruaru e fica na divisa com Toritama.

De acordo com a Compesa, toda a vila será contemplada com o abastecimento de água. O compromisso foi reafirmado, recentemente, em reunião que contou com participação de representantes da empresa e dos dois municípios.

Sob fortes críticas de moradores, atualmente, apenas uma pequena parte da localidade  está sendo abastecida.

Confira os fatos que foram notícias em 22 de maio, nos últimos anos

 

Há 1 ano, protestos contra aumento no preço do combustível eram registrados na PE-160 e BR-104

Em 22 de maio de 2018, caminhoneiros realizavam uma manifestação contra o aumento no preço dos combustíveis. Os veículos ficaram em fila estacionados nas duas vias aguardando a liberação do caminho.

Veja AQUI.

 

Há 2 anos, tentativa errada de ultrapassagem resultava em acidente com feridos na PE-160

Em 22 de maio de 2017, um acidente envolvendo três veículos foi registrado na PE-160, no trecho entre a cidade de Jataúba e o distrito de Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz.

Veja AQUI.

Há 2 anos, homem era encontrado morto às margens da PE-160 próximo a Poço Fundo

Em 22 de maio de 2017, um crime de morte era registrado às margens da PE-160, mais precisamente no trecho entre a cidade de Jataúba e o distrito de Poço Fundo, de Santa Cruz do Capibaribe. Deodato Gomes de Oliveira teria sido assassinado a tiros.

Veja AQUI.

 

.

Há 3 anos, foragido da justiça era executado a tiros em Toritama

Em 22 de maio de 2016, um homicídio era registrado em Toritama. A vítima foi Edevilson Barbosa da Silva, que foi morto com quatro disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram a nuca, um no peito esquerdo e outros dois no tórax.

Veja AQUI.

 

Há 3 anos, comerciantes e guias de excursões protestavam contra ações da Sefaz no Polo de Confecções

Em 22 de maio de 2016, um protesto acontecia na PE-160. O ato foi iniciado por compradores e guias de excursões em resposta aos atos de fiscalização ao Polo de Confecções.

Veja AQUI.

 

Há 4 anos, agricultor cometia suicídio na zona rural de Brejo da Madre de Deus

Em 22 de maio de 2015, era registrado um suicídio na zona rural de Brejo da Madre de Deus. A vítima era o agricultor, identificado por “Miguel de Martins”, que residia no Sítio Coruja, onde tirou a própria vida através de enforcamento.

Veja AQUI.

 

;

Há 5 anos, Unidade Básica de Saúde de Poço Fundo era alvo de vândalos 

Em 22 de maio de 2014, A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Poço Fundo, era visitada por vândalos. A porta de vidro que dá entrada á Unidade foi arrombada, e chegando a tirar a fechadura do local, onde foi subtraído um televisor de tela plana.

Veja AQUI.

 

Foto: Jabson Nunes.

Na tarde desta terça-feira (21) o efetivo da Polícia Militar de Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, realizava rondas em Mandaçaia, zona rural do município, onde percebeu a presença de um suspeito em um posto de gasolina.

Ao perceber a cena, os policiais fizeram uma abordagem em Joseildo Gomes Nunes (41 anos), e com ele foi localizado um revólver calibre 32 com três munições intactas.

Com isso, Joseildo foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Na tarde desta terça-feira (21) Policiais Civis com apoio da equipe de Vertentes, deram cumprimento a um Mandado de Prisão Preventiva contra José Luiz Pereira dos Santos Júnior, mais conhecido por “Tiozão” (idade não informada), que foi expedido pela Comarca de Toritama.

Ele é acusado pela prática de estupro de vulnerável tendo como vítimas três crianças do sexo masculino, cujas idades são 07, 10 e 11 anos de idade. Segundo a polícia, as investigações iniciaram no mês de março deste ano.

Ainda de acordo com a polícia, as equipes realizaram buscas no Sítio Jacú, zona rural de Vertentes, onde conseguiram capturar José Luiz. No local foi encontrado um enorme acervo de fitas VHS de conteúdo pornográfico.

Após os procedimentos, o acusado foi encaminhado ao presídio de Santa Cruz de Capibaribe.

O município de Santa Cruz do Capibaribe possui, atualmente, 56 instituições parceiras da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), aptas ao recebimento de cumpridores de penas e medidas alternativas. Duas delas, a Sementeira Municipal Maria de Lourdes e o Parque Florestal Fernando Silvestre, estão há dois meses acompanhando o trabalho de 10 cumpridores, que desempenham suas atividades colocando as mãos na terra.

Na sementeira, que abriga cerca de 50 espécies do bioma da caatinga, como mulungu, caideira, jatobá e barriguda, os cumpridores realizam a capinação do mato, produção de mudas, recolhimento do lixo, além de transportarem as mudas para outros espaços e para plantação na cidade.

“É muito importante essa abertura para os cumpridores, principalmente nos espaços públicos, o trabalho leva a ressocialização”, reforça Marivaldo Andrade, gestor municipal de Meio Ambiente.

Outra instituição que também abre espaço para a prestação de serviços como pena alternativa é o Parque Florestal Fenando Silvestre. O espaço abriga 40 espécies de árvores, tais como: umbuzeiro, gameleira, pau-brasil, flamboyant e palmeiras. No local os cumpridores realizam serviços de capinação, limpeza e poda das árvores.

O município de Santa Cruz do Capibaribe tem aproximadamente 265 cumpridores que prestam serviços à comunidade em 265 instituições. Nesta quarta-feira, 22, eles participam de Encontro de Integração, promovido pela Gerência e Penas Alternativas, no Fórum do município.

Aprovação de Projeto de Lei na Câmara e embate jurídico envolvendo o São João da Moda são destaques no Rádio Debate

O programa Rádio Debate desta terça-feira (21) abordou os bastidores da política de Brasília, com o jornalista Leandro Magalhães. Os debatedores analisaram a aprovação do projeto do poder executivo na Câmara, que solicita crédito suplementar. Os vereadores Joab Gomes e Augusto Maia, participaram do programa e falaram sobre o Projeto de Lei.

Outro tema destacado foi em relação à informação divulgada no Blog do Ney Lima, em que o promotor contesta a prefeitura sobre quitações de débitos e defende que decisão liminar que impede a realização de festas com gastos públicos já não pode ser modificada.

Ouça o programa na íntegra:

 

 

 

 

 

 

INTERESSES CONTRADITÓRIOS?

 

Quando o presidente Bolsonaro sugeriu que tem um suposto acordo com o ministro da Justiça, as chances de Sérgio Moro para conquistar uma cadeira no STF foram diminuídas. Parte da opinião pública, certamente, condenou o toma-lá-da-cá do presidente com o ministro. Na última quinta-feira, o mandatário da República disse que não tinha acordo.

Em razão da ausência de base parlamentar prol governo Bolsonaro, o projeto anticrime do ministro da Justiça pode não ser aprovado no Parlamento. Ele também poderá perder o COAF. As atitudes de Sérgio Moro no passado fizeram com que ele conquistasse a desconfiança de parcela da classe política.

Em algum momento, o Ministro da Justiça reagirá. Não interessa a Sérgio Moro, considerando que ele é um bom estrategista, ficar em um governo que tende, neste instante, conquistar alta impopularidade. Moro também não deseja ter os seus principais desejos no Ministério não contemplados. A não ser…

A saída de Moro do governo é ruim. O ex-juiz da Lava Jato trouxe credibilidade ao presidente Bolsonaro. Construiu esperança no eleitorado antipetista de que o enfrentamento à corrupção será, assim como foi no passado, célere e abrupto. Desconfio que a esperança não esteja apenas no âmbito da corrupção. Eleitores têm a expectativa de que Sérgio Moro traga segurança pública eficiente.

O sucesso de Sérgio Moro no governo não interessa ao presidente Bolsonaro. Mas, o presidente gostaria que o seu ministro da Justiça contribuísse fortemente para o sucesso do seu governo. Como pode? Às vezes, a estratégia escolhida tem o pode de trazer danos, aparentemente, não vislumbrados.

Se Sérgio Moro for um sucesso no governo, estratégia (desejo) aparentemente ótima do presidente Bolsonaro, ele pode querer a presidência da República em 2020. Entretanto, o sucesso de Moro no governo pode representar consequência drástica para o presidente, pois Bolsonaro pode desejar a reeleição. O sucesso de Bolsonaro ameaça Sérgio Moro, caso este tenha o forte desejo de ser candidato a presidente. A impopularidade do governo fortalece o desejo presidencial de Moro e o obriga a deixar o ministério. Os interesses de Moro e Bolsonaro não são, aparentemente, convergentes. Em algum momento, isto ficará claro. A não ser que o principal desejo de Moro seja, de fato, a cadeira do STF, e não a presidência da República.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Notícias Anteriores