Fotos: Elivaldo Araújo.

O zagueiro José Evanderson Freitas de Medeiros, mais conhecido por “Vandinho” (34 anos) é o atleta mais experiente do atual elenco do Ypiranga, para a disputa do Campeonato Pernambucano de Futebol da Série A2 deste ano.

Como passagens pelo Atlético (PE), Vitória (PE), Belo Jardim (PE), além do Sergipe (SE) e Picos (PI), o defensor espera agregar qualidade e “sabedoria” ao elenco alviazulino. Ele destacou que irá procurar passar um pouco de sua experiência aos mais jovens.

“Espero passar um pouco de tranquilidade e calma, para que possamos trabalhar com os pés no chão, pois é um campeonato muito difícil e sabemos das dificuldades que iremos encontrar, mas acredito na qualidade de cada jogador que tem nesse elenco. E se a gente nos unir e ajudar um ao outro, conseguiremos o nosso objetivo que é o acesso da equipe” – frisou.

Vandinho estreou há 10 dias pelo Ypiranga no jogo-treino contra a equipe de Brejo da Madre de Deus, na vitória da Máquina de Costura por 5 a 0, quando fez dupla ao lado do zagueiro Eduardo.

Vandinho deverá fazer dupla de zaga com Eduardo (ao fundo), na Série A2 do Estadual.

 

 

 

As vítima foram socorridas para a UPA de Santa Cruz. Foto: Fernando Lagosta.

Na noite desta terça-feira (31) um casal foi vítima de uma tentativa de homicídio, após ser esfaqueado no Sítio Algodão, zona rural de Taquaritinga do Norte. As vítimas foram Bonifácio Sevino Ferreira (54 anos) e Cicera Minervina da Silva (51 anos).

De acordo com as informações, o casal se encontrava em seu estabelecimento comercial, onde um individuo conhecido apenas por “Gugu” (idade não informada) teria iniciado contra o casal uma discussão e então acabou acontecendo o esfaqueamento.

As vítimas foram socorridas para a UPA de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi constatado que o homem foi atingido com duas facadas no rosto, duas nas pernas, uma na coxa e outra em um dos braços. Já a mulher foi esfaqueada com um golpe no ombro. Apesar dos ferimentos, as vítimas não correm risco de morte.

 

 

 

 

 

É POSSÍVEL FAZER PREVISÃO ELEITORAL?

 

São raros os políticos que gostam da previsão eleitoral. Mas existem os sábios políticos que sabem fazer previsões e gostam delas. Diversos estrategistas relegam as previsões. Vários acadêmicos também. É possível fazer previsão eleitoral? Respondo que sim.

A previsão eleitoral é ato árduo, mas não impossível. E deve ser praticado. Pois é a previsão que possibilita a escolha ótima e subótima por parte do ator político. Candidatos e analistas, inclusive acadêmicos, utilizam a variável Intenção de voto como instrumento para previsão. Ao fazerem isto podem estar construindo previsões equivocadas.

A pesquisa qualitativa é o instrumento inicial para a boa previsão. Quais os sentimentos dos eleitores? Quais emoções determinados candidatos despertam? O que incentivam a escolha do eleitor? Quais os apoios de atores proporcionam o voto em dado competidor? Qual apoio político e temas retiram votos do candidato? As respostas advindas destas perguntas possibilitam a boa previsão.

Destaco que: Mesmo que o candidato esteja com reduzida Intenção de voto no momento da pesquisa qualitativa é possível criar estratégias através dos dados qualitativos e alavancar a sua candidatura. Por outro lado, é possível que o crescimento do competidor seja quase impossível.

Os dados quantitativos também conduzem a boa previsão. E eles devem ser interpretados concomitantemente com os dados qualitativos. No questionário da pesquisa quantitativa, os preditores do voto precisam estar presentes. Os preditores devem ser monitorados sistematicamente. Se eles mostrarem regularidade por um dado período, eles adquirem força de prever o resultado da eleição.

O ponto fundamental da previsão é a estratégia. Esta advém das pesquisas qualitativas e quantitativas. Se o estrategista descobre previamente que a estratégia X incentiva o eleitor a votar em Pedro Alvares Cabral para presidente ou governador, esta estratégia deve ser utilizada, pois tem o poder de conquistar eleitores, e adquire poder de previsão. Isto significa que a boa previsão nasce da compreensão da estratégia que será ou poderá ser utilizada pelo competidor.

Atrelados à boa previsão estão os cisnes negros, os acasos. A previsão não lida com eles. Mas estes existem.  Portanto, estrategistas e políticos devem considerá-los.  Entretanto, existem os cisnes cinzas, os quais são previsíveis, mas não são identificados previamente em razão da miopia dos atores. E a miopia eleitoral é a maior inimiga da previsão.

/

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

31
julho, 2018


 

 

Na tarde desta terça-feira (31) um acidente de trânsito foi registrado no Centro de Toritama. O fato aconteceu na Avenida João Manoel da Silva, em frente a uma loja de eletrodomésticos.

De acordo com informações, a vítima foi John Lennon José de Oliveira (27 anos). Ele conduzia uma moto quando acabou sendo atingindo pela porta de um veículo que estava parado no momento em que o condutor saía do carro.

Uma equipe do Samu foi acionada e realizou o socorro da vítima até o hospital Nossa Senhora de Fátima. Segundo boletim médico, o motociclista fraturou a tíbia e fibola e será transferido para outra unidade hospitalar não informada. Já o motorista do veículo, não teve a identidade revelada.

/

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

 

 

O deputado estadual Edilson Silva (PSOL) confirmou, na tarde desta terça-feira (31) que também disputará o posto de presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

A candidatura se soma com a do deputado governista Eriberto Medeiros (PP), que também conta com o apoio da Oposição. A votação está marcada para acontecer nesta quarta-feira (01) e ocorre quase 30 dias após a morte do ex-deputado Guilherme Uchôa (PSC), vítima de complicações pulmonares. Ele falou sobre a motivação de entrar na disputa.

“Estamos na Assembleia Legislativa há 40 meses. Nesses três anos e meio de mandato do PSOL, temos sido assíduos na Casa, atuantes em nossos propósitos e coerente com nossos princípios. Presidimos, desde que assumimos o mandato, uma das Comissões Permanentes mais importantes da Casa, a de Cidadania e Direitos Humanos e também estamos como titular da Comissão mais importante no Processo Legislativo, a de Constituição, Legislação e Justiça” – disse.

31
julho, 2018


 

 

 

Foto: Sabrina Nóbrega.

A Assembleia Legislativa (Alepe) retoma nesta quarta (1º), as atividades na Casa de Joaquim Nabuco. Os deputados e deputadas participam de Reunião Ordinária às 10h, no Plenário Governador Eduardo Campos, e às 15h, realizam sessão preparatória para a eleição do presidente da Alepe que exercerá o cargo até 31 de janeiro de 2019.

Desde o falecimento do ex-presidente Guilherme Uchoa (PSC), em 3 de julho, o cargo é ocupado pelo 1º vice-presidente, deputado Pastor Cleiton Collins (PP). Na mesma ocasião, haverá a votação para o cargo de 4º secretário da Mesa Diretora, que ficou vago com a renúncia do deputado Eriberto Medeiros (PP), em 27 de julho.

Conforme publicado no Diário Oficial desta terça-feira (31), o prazo para inscrição de candidatos aos cargos da Mesa Diretora se encerra às 13h da quarta. A posse dos deputados eleitos ocorrerá durante a mesma sessão preparatória.

31
julho, 2018


 

 

 

 

No começo da tarde desta terça-feira (31) um acidente de trânsito foi registrado na BR-104 no distrito de Pão de Açúcar, de Taquaritinga do Norte.

Não há informações detalhadas sobre a dinâmica do acidente, mas apenas que uma mulher estava de moto quando foi registrada a colisão com outro veículo.

Uma equipe do Samu foi acionada e fez os primeiros socorros ainda no local. A mulher, que não foi identificada, foi socorrida e levada para o Hospital Geral, em Taquaritinga do Norte. Segundo testemunhas, ela apresentava uma fratura exposta no joelho direito e outras escoriações.

 

31
julho, 2018


 

 

 

Priscilla Krause como vice de Armando Monteiro, incerteza aos rumos do PT em Pernambuco e semana pré-convenções são os destaques

Na manhã desta terça-feira (31) foi veiculada mais uma edição do programa Rádio Debate. Em pauta, três assuntos: 1) a possibilidade da deputada Priscilla Krause como vice de Armando Monteiro; 2) a incerteza quanto aos rumos do PT em Pernambuco frente a ascensão de Marília Arraes e 3) os bastidores da última semana pré-convenções partidárias.

Neste último assunto, Santa Cruz ganha o destaque na pauta, já que estão postas as pré-candidaturas a deputado estadual e ainda são esperadas mudanças no quadro de adesões. Há também a expectativa se o ex-prefeito e ex-deputado federal José Augusto Maia irá manter (ou não) as suas intenções de se candidatar a deputado estadual.

Ouça o programa na íntegra e fique por dentro de tudo!

31
julho, 2018


 

 

 

 

Imagem meramente ilustrativa

Os condutores de veículos com placas terminadas em 6, 7 e 8 têm até esta terça-feira (31) para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2017. A partir da quarta (1º), é obrigatório para estes condutores circular com o documento de 2018.

Este ano, os boletos foram entregues em janeiro, com vencimento final no mês de abril, para os condutores que optaram pelo pagamento parcelado. Para os veículos com placas terminadas em 9 e 0, o CRLV 2017 pode ser usado até o fim de agosto.

Quem estiver circulando com o CRLV 2017 fora do prazo estabelecido, poderá ter o veículo retido até a apresentação do documento 2018 e terá como pena o pagamento de multa no valor de R$ 293,47, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o condutor acumulará sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

31
julho, 2018


 

 

 

 

Conhecida por “Terra da Romaria”, São Joaquim do Monte, conhecerá na noite desta terça-feira (31) todos os detalhes da 25ª Romaria do Frei Damião, que acontecerá de 30 de agosto a 02 de setembro.

Na celebração, os romeiros conhecerão a Programação Oficial 2018, material de divulgação impresso, digital e audiovisual e outras informações apresentadas por Padre Isael Torres, pároco e coordenador do evento.

A Missa dos Romeiros será precedida de Terço Meditado e Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada a Padroeira dos Romeiros. A Celebração Eucarística será às 19h30 na Matriz de São Joaquim.

31
julho, 2018


 

 

 

Fotos: Fernando Lagosta.

Uma mulher ficou ferida no início da tarde desta terça-feira (31), após uma colisão envolvendo duas motos, em Santa Cruz do Capibaribe. O fato aconteceu no cruzamento da Rua Severino Ferreira de Abreu com a Avenida Ayrton Senna, no bairro Dona Lica I.

A vítima, que não teve o nome repassado, estava na grupa de uma das motos. Não foi relatado a dinâmica do acidente.

Segundo o condutor da moto, a mulher já passou por procedimentos médicos em uma das pernas e estava reclamando de dores no local. Além disso, mulher estava sentidos dores em um dos pulsos. Ela foi socorrida por uma unidade do SAMU para a UPA local.

O condutor da outra moto permaneceu no local e ainda conversou com o esposo da vítima.

Populares reclamaram que pedras de paralelepípedo, que ficaram no cruzamento após reparos em uma caixa de gordura, estariam atrapalhando o fluxo no local do acidente.

31
julho, 2018


 

 

 

Perito da PF realizou coleta de evidências que possam ajudar nas investigações.

Nesta terça-feira (31) nossa equipe traz mais informações sobre o assalto a agência da Caixa Econômica, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com testemunhas que residem em localidades próximas ao crime, a primeira explosão foi ouvida por volta das 04h20. A ação teria durado cerca de 20 minutos e os criminosos fugiram em um carro de cor branca, cujo modelo ainda não foi confirmado.

Novas imagens mostram que grande parte da agência ficou destruída e, por volta das 10h, chegaram policiais federais para auxiliar nos trabalhos de investigação, juntamente com uma equipe de peritos.

.

Pessoas comuns teriam entrado na agência e subtraído dinheiro após a fuga dos bandidos

Outro dado preocupante é que, de acordo com testemunhas, pelo menos seis pessoas teriam entrado no interior da agência após a fuga dos bandidos, isso por volta das 05h.

Além de entrarem na agência, elas teriam dividido dinheiro que estava dentro de envelopes fechados como espalhados tanto na calçada como no interior do local. Um dos policiais federais que estavam no local falou sobre o caso.

“Se confirmando, isso também se configura crime e será apurado conforme o que diz a Lei. Dificilmente essas pessoas irão admitir que pegaram esse dinheiro, mas se elas forem identificadas, serão autuadas e irão responder de acordo com o que alegar nosso delegado, que irá presidir o inquérito” – disse o agente Valério, da PF.

O policial citou ainda que sua equipe busca imagens adicionais para somar aos trabalhos de investigação e já adiantou que, pelo grau de destruição, a quantia levada pelos bandidos possivelmente é bem alta. Confira imagens da documentação:

31
julho, 2018


 

 

 

 

Fotos: Jabson Nunes.

Em ação conjunta com a Guarda Civil de Jataúba, a Polícia Militar apreendeu quatro elementos suspeitos, no município, na noite dessa segunda-feira (30). Eles estavam em duas moto, com facas e um revólver calibre 38, com três munições e foram apresentados na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

Eles foram identificados por José Adilson da Silva Santos (29 anos), José Wilson de Freitas (22 anos) e Lucimário Viana de Freitas, (vulgo ‘véi’ de 33 anos), além de um adolescente de 17 anos.

De acordo com a polícia, eles são da cidade de Belo Jardim.

Ainda segundo a polícia, um deles teria alegado que a arma seria para se defender de um suposto desafeto. Os outros alegaram que as facas seriam para ‘comprar gado’.

Os envolvidos foram ouvidos e serão levados à audiência de custódia, nessa terça-feira (31).

 

Com o apoio da Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus; através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, junto com o CONDESB – Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – os agricultores do município comemoraram na última sexta-feira (27) junto com os Caritas Diocesana de Pesqueira, o Dia do Agricultor, deixando uma marca em sua história com o tema “Agricultura Familiar: Água, Terra e Território”.

O evento aconteceu na Praça Dom José Lopes no Centro de Pesqueira, com estandes, exposições, apresentações culturais e show com o cantor Jorge de Altinho.

 “O prefeito Hilário tem olhado com carinho para os agricultores do Brejo da Madre de Deus, nos dado condições em obras e ações em prol dessa classe que atualmente sente a presença do poder público, o apoio que tem sido dado”, destacou o secretário Severino Aguiar.

 

 

Informações da Assessoria

 

Imagem: Reprodução.

Campeã em recente concurso ‘Vem Cantar Forró’, evento promovido pela TV Asa Branca, afiliada Rede Globo, a banda santa-cruzense, Decentes do Forró, lançou um novo clipe. A música escolhida foi ‘A dança do dia a dia’ composição de Flávio Leandro.

Com imagens e roteiro de Renan Tavares, o vídeo foi produzido na Fazenda Decente, no Sítio Exú, Zona Rural Taquaritinga do Norte.

“A música foi escolhida pela mensagem que passa, que condiz muito com o nosso objetivo, que é passar uma mensagem de esperança nas músicas apresentadas, no intuito de contribuir com a transformação de um mundo melhor pra todos nós”, disse o produtor, Paulinho Júnior.

Além dele, a banda conta ainda com Pezão (vocalista), Dorim (acordeom), Josinaldo (triângulo), Clécio (bateria), Adelson (percussão), Washington (guitarra), e Zamba (contra baixo).

Confira o clipe completo:

 

 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores