Foto: Arquivo.

Na noite desta quinta-feira (31), a gerência de cultura de Santa Cruz do Capibaribe, através do diretor Alberto Grillo, comunicou que a realização da Quadrilha do Festival Biu & Gogó retornará na noite desta sexta-feira (01).

A paralisação se deu devido à paralisação e reivindicações dos caminhoneiros que acabaram impossibilitando os abastecimentos de veículos, principalmente os envolvidos na logística do evento junino.

O local marcado para a volta do Festival Biu & Gogó será na Rua do Arame, bairro Santa Tereza a partir das 20h. Já no sábado (02) a quadrilha será realizada na Vila do Pará, zona rural do município.

 

 

 

Foto: Thonny Hill.

Os condutores de veículos com placas terminadas em 1 e 2 registradas em Pernambuco devem circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV 2018) a partir desta sexta (1º). O alerta foi divulgado pela assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) nesta quinta (31).

De acordo com o Detran-PE, a impressão do CRLV 2018 só pode ser feita após a quitação de todos os valores. A circulação sem o porte desse documento pode acarretar na remoção do veiculo para depósito, pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além das taxas para a liberação.

O licenciamento veicular exige, além do pagamento das taxas, o pagamento de multas (infrações de trânsito) vencidas ou em atraso, que deverão ser impressas com valor atualizado pelo site do órgão. O Detran-PE também alerta que, neste ano, as multas não constaram no carnê de licenciamento. Para pagá-las, o usuário deve acessar o site do órgão e gerar o boleto com os débitos vencidos já com juros e correção.

A mudança cumpre a Lei Federal 13.281, sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e calcula automaticamente os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

.

Fonte: Folha PE.

 

 

No programa Oposição em Ação do último domingo (27), o vereador Augusto Maia destacou as emendas do Deputado Federal Ricardo Teobaldo. De acordo com Augusto, integrantes da bancada de oposição foram até Brasília, e uma das pautas foi tomar conhecimento das emendas para Santa Cruz.

“Estivemos em Brasília com o Dep. Ricardo Teobaldo para saber a situação das emendas destinadas para Santa Cruz, onde fomos informados de que asfaltos que estão sendo feitos no centro da cidade são resultados de emendas do Deputado”, afirmou o vereador.

Além dos asfaltos realizados no centro, Augusto também falou de outros recursos que deverão chegar em seguida.

“Também podemos garantir de que uma ambulância deverá estar chegando em nossa cidade, os recursos colocados pelo Deputado foram pagos e em breve deverá beneficiar a população, bem como um trator para a zona rural que já teve seus recursos empenhados”, acrescentou.

O vereador questionou ainda para onde foram os recursos colocados por Ricardo na área de saúde.

“Inicialmente o Deputado colocou emendas para criação de uma UBS no município, a prefeitura optou por utilizar esses recursos na compra de equipamentos na área de saúde. Mais R$ 300 mil foram destinados para essa área, é preciso que a prefeitura informe onde estão esses equipamentos”, questionou Augusto.

Por fim, Augusto agradeceu o empenho do deputado e dos companheiros de partido.

“Quando pedimos votos para Ricardo, um dos compromissos era a destinação de recursos para Santa Cruz, o processo é lento e burocrático, mas eles estão chegando. O deputado também garantiu que não para por aí, e que novas emendas serão colocadas para nossa cidade. Estivemos em Brasília junto com os companheiros de bancada e com o ex-deputado federal Zé Augusto, o compromisso com o povo de Santa Cruz é de todos” finalizou.

.

Informações da assessoria.

 

 

 

Foram confeccionados, por dezenas de famílias em Santa Cruz do Capibaribe, centenas de tapetes por onde irá passar a procissão eucarística, realizada nessa quinta-feira (31) de Corpus Christi.

A data celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, que faz parte dos elementos da Eucaristia. O feriado de Corpus Christi é uma tradição entre os católicos e é sempre comemorado 60 dias após a páscoa.

De acordo com historiadores e pesquisadores, a celebração do Corpus Christi começou em 1243 na cidade de Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Aliado a isso, também foi incorporado o gesto de se confeccionar os tapetes, geralmente com serragem, pedras e areia colorida. Confira mais imagens feitas pelo fotógrafo Jefferson Lulu, que mostra a confecção dos tapetes no município.

31
maio, 2018


 

 

 

Reunião foi realizada na Prefeitura Municipal – Foto: Gercom PMSCC

Na manhã desta quinta-feira (31) foi realizada uma reunião, na Prefeitura Municipal, que tratou do acompanhamento da reconstrução de parte do telhado do Setor Azul, do Calçadão Miguel Arraes, que desabou em duas ocasiões.

Na reunião, estiveram presentes membros da comissão de comerciantes, prefeitura, vereadores e também das empresas construtoras do empreendimento (CP Construção, Santa Cruz Construção e Poli Metálica).

O blog entrevistou o coordenador de Defesa Civil do município, Bartol Neves, que deu detalhes daquilo que, segundo ele, foi tratado.

.

Reforço na estrutura dos setores que não foram atingidos

De acordo com Bartol, o reforço na estrutura dos telhados dos setores Verde e Branco como forma de prevenção devem ser iniciados já a partir desta sexta-feira (01).

“Agora que liberou essas estradas, a empresa acredita que, a partir de amanhã, começa a se chegar material para reforço do Verde e do Branco, onde vai acontecer, posteriormente, a colocação da estrutura definitiva de pilastras” – disse.

Ainda segundo ele, a colocação desses tipos de reforço na estrutura não devem ser realizados em dia de feira, de modo a não atrapalhar a realização de negócios por parte dos comerciantes. A feira será realizada normalmente na semana que vem, segundo o mesmo.

.

Prazos para conclusão do reforço e reparos do Setor Azul

Ainda de acordo com Bartol, o reforço na estrutura dos telhados deve ser concluído até 10 de julho e a colocação das pilastras, em definitivo, no Branco e no Verde, até o final do mês de agosto.

Já quanto a conclusão dos reparos do Setor Azul, cujo telhado foi o que desabou, ele disse:

“No Setor Azul, a parte da empresa será concluída até o dia 15 de julho. Foi o prazo que eles estipularam diante dos presentes nessa reunião. Tem-se o entendimento que, após esse prazo, se precisará de mais alguns dias para que a prefeitura, junto com a direção do Calçadão possam organizar tudo junto com os comerciantes para que se possa voltar a normalidade lá no Setor Azul” – pontuou.

Ouça a entrevista concedida por ele na íntegra:

31
maio, 2018


 

 

 

Na manhã desta quinta-feira (31) a pré-candidata a deputada estadual, Alessandra Vieira (PSDB) foi sabatinada no programa Rádio Debate, da Polo FM.

Ela foi questionada em vários pontos tais como propostas para a Assembleia Legislativa, apoios em outras cidades, os desafios da disputa, críticas de dissidentes de seu grupo e, inclusive, temas polêmicos tais como ter seu nome citado em denúncias contra o governo de seu marido, o prefeito Edson Vieira. Confira:

.

Candidata a deputada estadual, mesmo sem experiência em outros cargos eletivos

“Eu digo que é possível sim, estou pronta para chegar na Alepe, para estar junto do povo e fazer pelas pessoas”

.

Nome citado em denúncias e manobra de aliados para evitar CPI em 2014

Alessandra foi questionada sobre como seria disputar o posto de deputada estadual tendo seu nome citado em algumas denúncias que ocorreram contra a gestão do prefeito Edson Vieira (seu marido) e que isso poderia ser usado pelos seus adversários.

Entre elas estavam o suposto uso de recursos públicos na realização de uma festa de aniversário particular por ela organizada em 17 de setembro de 2013, “Aniversário Solidário”, fato que gerou a possibilidade de criação de uma CPI na Câmara, a “CPI dos Eventos”.

A CPI foi engavetada graças a uma manobra feita pelo vereador Zé Minhoca em 08 de maio de 2014, que fez o pedido da CPI e depois o retirou, impedindo que o mesmo tema fosse proposto na mesma legislatura a época. A denúncia foi feita pelo produtor de eventos, Marcelo Fama.

“A festa de aniversário teve sim, mas não com recursos da prefeitura, até porque sempre fizemos festa e a cidade sempre sabe. Esse aniversário foi com recursos próprios e foi uma festa solidária, onde arrecadamos cestas básicas. Nem lembro dessa CPI e ele retirou foi porque ele viu que não houve provas. Até hoje, Marcelo Fama não mostrou provas de que se teve pagamento da prefeitura” – disse.

Questionada se o processo por calúnia e difamação, dito que seria aberto pelo prefeito Edson Vieira, teria ido adiante, ela disse:

“Não porque eu não gosto disso. Se eu fosse estar processando todas as pessoas que vieram falar de mim… Todo mundo me conhece e sabe de onde viemos. Não temos costume de estar nessas coisas” – frisou.

Alessandra também foi questionada sobre a denúncia feita por vereadores de oposição de que caminhões pipa, que deveriam abastecer serviços públicos, teria abastecido sua casa. Segundo ela, isso não procede e que os caminhões foram entregues de forma regular.

.

Alocação de emendas, caso seja eleita

“Temos que olhar cada cidade de acordo com suas demandas e desafios. Temos que levar para cada cidade aquilo que ela possa estar precisando. Cada visita que eu faço, sempre converso com as pessoas. Digo que sempre sou presente e quando se quer fazer algo por elas, tem que estar presente e se escutar”.

Desafio de mostrar ao eleitorado de que sua candidatura não atende a um apelo familiar

A pré-candidata foi questionada sobre como convencer o eleitor de que quem estaria pedindo o voto seria Alessandra Vieira e não a esposa do prefeito Edson Vieira. O tema de “projeto familiar” tem sido sempre posto por oposicionistas ao seu projeto.

“Tenho conversado com as pessoas e tenho dito que tenho identidade, que fiz algo por Santa Cruz (…). Eu tenho serviços prestados, que fiz pelas pessoas e quero fazer mais por Pernambuco” – disse.

.

“Tenho sim mais condições (que Diogo Moraes)” – diz Alessandra

A pré-candidata foi questionada sobre como seu nome teria sido posto. Segundo ela, isso começou a ser construído desde o convite para uma disputa a Federal em 2014, porém esse assunto teria, segundo ela, ganhado mais força em 2015 por pessoas da região que teriam alegado sentir falta de se levar as demandas para Recife.

Questionada se, pela data alegada, esse discurso não soaria contraditório, já que o aliado então do grupo era o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) para levar essas demandas, ela respondeu:

“No final de 2015, já sentíamos muita falta. Acho que vocês lembram quando começou a insegurança, quando teve a (epidemia de) Chikungunya aqui e várias ligações, vários pedidos de encontro no Palácio do Governo para tratar sobre a insegurança… Sentíamos sim, nas entregas que o prefeito fazia de algumas inaugurações; no 29 de Dezembro (aniversário da cidade) de 2014, 2015, 2016, 2017… Acho que cada município deveria ter um parlamentar seu em Recife. Tenho sim mais condições porque quando se está presente, se escuta as pessoas, se sabe as demandas e desafios de cada município e se pode ir buscar soluções” – frisou.

.

Declarações e queixas de vários nomes após rompimento com o grupo

Alessandra foi questionada sobre as declarações e também um dos pontos de críticas feitos por vários nomes que romperam politicamente no grupo.

Esse ponto seria o de que, para eles, a escolha pelo seu nome como pré-candidata não teria sido discutida, além de que foi cogitado pelo prefeito em uma emissora de rádio de Bonito, e não em Santa Cruz. Sobre os temas, ela disse:

“Não posso dizer que ‘A ou B’ está faltando com a verdade, até porque não gosto disso. Mas digo que houve essa conversa com todos os vereadores. Não lembro a data, mas acredito que tenha sido no mês de fevereiro, em uma reunião, e que todos foram convidados” – pontuou.

.

Possibilidades de apoiar Armando Monteiro, Júlio Lóssio ou voltar para Paulo Câmara

Alessandra citou que teria recebido convites dos três para formar apoios e que essa questão estaria indefinida, porém as maiores críticas foram destinadas a Armando e Paulo.

“Nós temos problemas com Armando, até porque quem o apoia é a nossa Oposição e com Paulo Câmara também houve… Dele não deixa de ser (um problema) local. Começamos a sofrer com Paulo desde 2015 e começou esse afastamento. Não tínhamos nem como cobrar; cobrávamos e não era resolvido esses desafios, mas quem pode falar disso melhor é quem está no governo. Tanto de um lado ou de outro, vamos estudar”.

Ainda segundo ela, seriam 17 cidades (contando com Santa Cruz) que teriam nomes apoiando seu projeto eleitoral.

.

Críticas a Diogo Moraes e a José Augusto Maia

Alessandra foi questionada sobre o que pensa de nomes como José Augusto Maia e Diogo Moraes. Sobre a possibilidade de José Augusto Maia não sair como candidato a estadual e levantar a possibilidade de apoiá-la, ela disse:

“Eu dispensaria. Aqui temos um problema local e hoje não temos como estar no mesmo palanque que José Augusto. Amanhã Silvio José pode estar em um palanque com Edson Vieira… Não posso responder pelo amanhã. Hoje, nunca vou estar com José Augusto Maia”.

Já sobre Diogo Moraes ser um bom deputado ou não, ou estar presente ou não, de forma física, na cidade, ela disse:

“Diogo foi um deputado ausente no Estado, não só em Santa Cruz. Converso com várias pessoas de outras cidades e com a mesma língua, de algum tempo atrás, ele sempre foi ausente. Quando somos ausentes, não sabemos as demandas do município”.

.

Propostas para a Assembleia Legislativa

De acordo com Alessandra, caso eleita, sua pauta será voltada para o atendimento social e também para, segundo ela, “vender a imagem” do Polo de Confecções.

Sobre o primeiro ponto, ela citou programas sociais que, segundo ela, teriam sido desempenhados quando esteve à frente da pasta e que poderiam ser convertidos em projetos para outras cidades.

Já quanto ao segundo ponto, projetos como o Educação Empreendedora, com foco em cursos profissionalizantes com pessoas de baixa renda, também podem ser transformados em projetos e depois implantados pelo Governo do Estado em outras cidades.

“Sofremos muito com a falta de mão de obra qualificada. Podemos vender o Polo de Confecções no país todo e fazer com que o governo tenha um olhar mais sensível para esse Polo. Podemos conversar com confeccionistas, ver o que pode melhorar, saber esses desafios e buscar soluções”.

.

Importância de Bruno Araújo para a campanha

“Bruno Araújo é o líder nosso, está nos ajudando muito e pode nos levar a algumas outras cidades; fazer o nosso nome, o da pré-candidata Alessandra, ser mais forte”.

.

Emancipações de municípios, contra ou a favor?

Questionada sobre essa pauta, que aprovada pode chegar a ser discutidas nas assembleias legislativas do Estado, ela se posicionou como favorável a forma de como o projeto está sendo posto.

.

Possibilidade de Jânio Arruda apoiá-la em Taquaritinga

“Tive conversando com Jânio e, em alguns dias, poderemos ter algumas surpresas. Estamos conversando e essas conversas estão bem adiantadas”.

 

31
maio, 2018


 

 

 

 

Santana fará a abertura dos festejos juninos na Capital do Jeans.

Iniciando o mês junino, a Prefeitura Municipal de Toritama realizará mais uma vez as festividades do tradicional período de São João. Nosso correspondente teve acesso com exclusividade a alguns nomes que irão se apresentar no São João da Capital do Jeans.

O sanfoneiro e cantador Santana abrirá os festejos no dia 12 de junho; o cantor Adriano Estigado se apresentará no dia 24; já a banda Forró do Muido encerrará as festividades no dia 28.

Adriano Estigado se apresentará no dia 24.

O palco principal ficará instalado no bairro Duque de Caxias (Fazenda Velha), local onde tradicionalmente acontece as festas juninas.

.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do Blog em Toritama

 

 

Na última quarta-feira (30) policiais civis da delegacia de Brejo da Madre de Deus realizaram o cumprimento de dois mandados de prisão contra um elemento.

De acordo com as informações, Cícero Alves da Silva teria tentado matar uma mulher em 27 de maio deste ano e também contra ele estava em aberto outro mandado, desta vez por tráfico de drogas.

O mandado de prisão foi decorrente de uma decisão judicial decretada contra ele, que revogou a decisão anterior que concedia a liberdade provisória pela acusação de ter praticado os crimes de Tráfico de Drogas e Violência Doméstica.

Dado o cumprimento dos mandados, ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Jataúba-PE.

 

 

Fotos: Adielson Galvão.

Na tarde desta quarta-feira (30), policiais deteram no Sítio Lagoa Roçada, próximo ao Sítio Juá, na zona rural de Caruaru, Jailson Buarque da Silva, de 21 anos e Jefferson Washington Teodoro Sobrinho, de 23 anos, que residem em Toritama.

Os policiais informaram que estavam realizando o patrulhamento quando se depararam com um veículo Subaru preto com placas de São Paulo, que foi roubado há três dias em Toritama. Em entrevista, eles disseram que iriam retirar a bateria e o som do carro a mando de um colega conhecido por Wellington, que ontem eles estavam juntos bebendo e o amigo colidiu com o veículo que eles não sabiam que era roubado.

Os suspeitos foram conduzidos para o plantão da 1ª DP em Caruaru, onde foram autuados em flagrante por receptação que é um crime afiançável.

/

Com informações do Blog do Adielson Galvão.

 

 

A ocorrência foi conduzida para a delegacia de Santa Cruz. Foto: Jabson Nunes.

Um pastor evangélico foi vítima de um assalto nesta semana na Rua São Miguel, Centro de Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, um casal em uma moto teria abordado a vítima e acabou levando o veículo Fox, cor branca e placas OFF-8427.

Após ação criminosa, a vítima identificada por “José Bezerra” registrou a ocorrência na delegacia de polícia do município.

 

 

A condutora Patrícia Almeida de Assis (33 anos) acabou atingindo o seu veículo contra um poste na noite desta quarta-feira (30), na Avenida Padre Zuzinha, Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo as informações, a mulher estava dirigindo o carro e teria perdido o controle do seu veículo, e acabou batendo no poste. Apesar do acidente, a mulher teve apenas escoriações pelo corpo.

A mulher foi detida acusada de desacatar o efetivo da guarda civil municipal e, se encontrava com possíveis sinais de embriaguez.

 

 

 

Nesta quarta-feira (30) alguns postos de Taquaritinga do Norte, começaram a receber combustíveis, onde longas filas foram formadas nas proximidades. Os combustíveis chegaram ao município no período da tarde.

Apesar da paciência nas filas, um fato que chamou a atenção, foi a presença de um popular que compareceu a um dos postos, levando o tanque de sua moto vazio para abastecimento.

Segundo o popular, a decisão de levar o tanque ocorreu após tomar conhecimento de que estaria sendo proibido o abastecimento em qualquer tipo de baldes. Ele completou de que o combustível da sua moto já teria acabado e que levá-lo em uma bicicleta foi a única solução.

 

 

 

O período de inscrições para o novo concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) encerra na próxima segunda-feira. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame, onde também está disponível o edital do concurso clicando AQUI.

A empresa disponibilizou 63 vagas para os níveis médio, médio técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.442,36 a R$ 6.743,28 Também está prevista a reserva de 14vagas para pessoas com deficiência.

A Compesa lembra que o prazo limite para pagamento do boleto referente à inscrição é dia 6 de junho, próxima quarta-feira. As inscrições, que iniciaram no dia 30 de abril, têm o valor de R$ 69,00 para nível médio e médio técnico, R$ 79,00 para Analista de Gestão e R$ 89,00 para Analista de Saneamento.

Para quem solicitou isenção da taxa de inscrição, já está publicado no site da FGV o resultado preliminar da análise dos pedidos, com a relação dos candidatos deferidos.

Este é o sétimo concurso público promovido para ampliação e renovação do quadro profissional da Compesa, nos últimos 12 anos, e disponibiliza 28 vagas para o cargo de Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio), cuja especialidade é de Assistente de Gestão e Serviços Comerciais, e outras 11 vagas para Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio técnico) distribuídas nas especialidades de Técnico em Contabilidade e Técnico Operacional com habilitação em Desenho Técnico, habilitação em Topografia, habilitação em Mecânica, e habilitação em Edificações.

São oferecidas 24 vagas para nível superior, sendo nove para Analista de Gestão e 15 para Analista de Saneamento. Para concorrer a uma das vagas de Analista de Saneamento, os profissionais precisam ter formação nas engenharias Elétrica com habilitação em Eletrônica, Elétrica com habilitação em Eletrotécnica, Química, Civil e Cartográfica. Já para as vagas de Analista de Gestão, os candidatos precisam ter formação em Administração, Ciência da Computação ou Sistema da Informação e Enfermagem com especialização em Enfermagem do Trabalho.

 

 

 

O município de Santa Cruz do Capibaribe receberá na noite desta quarta-feira (30) o primeiro caminhão de gás de cozinha. Escoltado pela Polícia Militar, o caminhão saiu do Porto de Suape em Ipojuca por volta das 19h30. Devido a greve do caminhoneiros que gerou uma crise de desabastecimento, diversos produtos ficaram impedidos de chegar a vários municípios.

Os botijões ao chegar no município, irão direto para um depósito localizado na Avenida Biu de Deda, bairro São Jorge, mais precisamente em frente a Escola Especial, onde cerca de 500 botijões ficarão disponíveis para a venda a partir das 5h desta quinta-feira (31).

Segundo o proprietário do depósito, Bruno França, a venda será repassada através de ligação telefônica, sendo liberados apenas dois por pessoas e também a população poderá adquirir o botijão no próprio estabelecimento.

Ainda de acordo Bruno, o botijão custará R$ 70,00.  Os números disponíveis são os seguintes: (81) 3731-0322; (81) 9.9650-8770 ou (81) 9.9459-4723.

 

 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores