funase

No início da noite desta segunda-feira (31), o governo de Pernambuco anunciou a demissão do presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Moacir Carneiro Leão. Por meio de nota, a assessoria do governador Paulo Câmara informou que o advogado Roberto Franca é quem vai assumir o cargo a partir da próxima quinta-feira (3), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.

O anúncio foi feito após o Estado enfrentar o seu pior momento na área socioeducativa. Nos últimos cinco dias, 11 adolescentes foram assassinados dentro de unidades da Funase. Um dado alarmante e nunca visto nos 50 anos da instituição. O último motim ocorreu na noite do último domingo (30), no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caruaru, e terminou com a morte de sete adolescentes, entre mutilados e queimados. Há menos de uma semana, uma rebelião na unidade da Funase do município de Timbaúba deixou quatro adolescentes mortos.

indice

A nomeação do novo presidente da Funase será publicada, nesta terça-feira (01), no Diário Oficial do Estado.

Perfil

Roberto França Filho nasceu no Recife em 20 de maio de 1951. É formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1974). Franca foi secretário de Gabinete do então senador Marcos Freire (1975-1978). De 1978 a 1980, foi secretário de gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 1980, passou a presidir o Centro de Cultura Professor Luís Freire, em Olinda, cargo no qual permaneceria durante dois anos. Entre 1985 e 1986 presidiu a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Foi secretário de Justiça de Pernambuco do segundo Governo Miguel Arraes, de 1988 a 1990, quando passou a comandar a Secretaria de Segurança Pública. Em 1990, Roberto Franca foi eleito deputado federal. Em 1995, no terceiro Governo Arraes, voltou a assumir a Secretaria de Justiça, onde permaneceu até o final da gestão.

Atualmente, Franca é um dos integrantes da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.

Fonte: NE10.

31
outubro, 2016


cj-tecidos-10-2016

 

 

 

pharmapele-10-2016

Foto: Gilson Fernandes (Arquivo).

Foto: Gilson Fernandes (Arquivo).

.

O Sindicato dos Bancários divulgou nesta segunda-feira (31) os números da violência contra agências bancárias no estado de Pernambuco, e o que mais chamou a atenção dos sindicalistas é que a maior parte da ação criminosa tem ocorrido no interior do estado.

Segundo o levantamento, de 1º de janeiro a 30 de outubro deste ano foram registrados 12 assaltos a banco, já os casos de explosões a caixas eletrônicos ou cofres foram 18 no Agreste e Sertão; 16 no Recife; 5 na Região Metropolitana; 3 na Região Metropolitana Expandida; 2 na Zona da Mata Norte e 4 na Zona da Mata Sul.

Também foram alvos, 128 terminais de autoatendimentos que foram explodidos nesse mesmo  período.

Cinco bancários, foram feitos reféns, o último caso aconteceu na semana passada em Bezerros, onde um funcionário foi feito refém e teve uma bomba amarrada ao corpo, enquanto sua família ficou em poder de outra parte da quadrilha, mas todos foram liberados.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, o objetivo do relatório é chamar a atenção da sociedade para a insegurança, principalmente no interior do estado.

31
outubro, 2016


ascap-curso-vitrinismo

 

 

 

04 ótica cardeal 07 2016

 

heitor-maia

Graduado pela UFRJ, Heitor Maia é o representante de Santa Cruz na disputa nacional – Fotos: Arquivo pessoal

Em 08 de novembro, o advogado santacruzense Heitor Maia, juntamente com os também advogados Fabio Cendão e Eduardo Faria, irão concorrer a um dos mais importantes prêmios do empreendedorismo nacional.

O prêmio Startup Awards 2016, que acontece na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo – CASE 2016 em São Paulo, tem como foco as chamadas “Startups”, empresas compostas um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza no mercado, mas que conseguem gerar lucros cada vez maiores.

O escritório fundado pelos três profissionais; Faria, Cendão e Maia Advogados; concorre na categoria “Assessoria Jurídica”, juntamente com mais outros dois escritórios. De acordo com os organizadores do prêmio, o prêmio Startup Awards 2016 é um reconhecimento do público aos principais agentes do setor.

Idealizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o prêmio ocorre desde 2013 e Heitor falou sobre a importância da premiação, já que seu escritório concorre na finalíssima pelo segundo ano consecutivo.

“Nosso escritório sempre buscou apoiar e incentivar o empreendedorismo e ser finalista de um dos prêmios mais importantes do setor é motivo de muito orgulho, principalmente para mim, filho de Santa Cruz do Capibaribe, cidade que carrega no seu DNA a vocação empreendedora.” – disse.

Para votar na premiação em que concorre o santacruzense, basta acessar o site www.startupawards.com.br e ir até a opção “Assessoria Jurídica”.

heitor-maia-02
Heitor Maia, juntamente com seus parceiros Eduardo Faria e Fabio Cendão

31
outubro, 2016


GIF-INSTITUCIONAL-DR-TIAGO

 

 

Seenor GIF 08 2015

vitima-de-acidente-grave-na-pe-130

Na tarde desta segunda-feira (31) foi identificada a vítima fatal de um grave acidente ocorrido na PE-130, acidente que envolveu um caminhão e um carro de passeio.

De acordo com informações obtidas por nosso correspondente Evandro Balla, a vítima é o idoso Alonso Manoel de França, 70 anos, que residia na Vila Expedito (Sítio Cacimbas), na zona rural de Toritama.

As circunstâncias de como ao acidente aconteceu ainda não foram reveladas, mas um dado que chama a atenção é que conhecidos da vítima relataram que o mesmo tinha problemas na visão e que, constantemente, era aconselhado a não mais dirigir.

A esposa da vítima fatal (Edileuza Clarice da Silva) foi socorrida pelo Samu e levada ao Hospital Regional do Agreste, onde permanece em observação.

Ela não corre risco de morte. A identidade do motorista do caminhão ainda não foi divulgada, porém o mesmo teria fugido do local do acidente, levantando a hipótese de que teria sido ele o causador do mesmo.

31
outubro, 2016


Acqualara 09 2016

 

 

grupo-porfirio-11-2016

assaltos-brejo-en-02
Vista dos criminosos após um dos assaltos praticados – Foto: Blog Estação Notícias

No último domingo (30) quatro criminosos em duas motos promoveram um arrastão em Brejo da Madre de Deus.

De acordo com informações veiculadas pela imprensa brejense, os quatro criminosos assaltaram, pelo menos, quatro estabelecimentos comerciais (um posto de gasolina, dois mercadinhos e um bar), além de diversos pedestres, que tiveram pertences tomados como celulares e dinheiro.

A quadrilha estava em duas motos Bros, sendo uma preta e uma vermelha, todos armados com revólveres.

O prejuízo total causado não foi divulgado, mas teria sido relatado que os mesmos teriam fugido sentido PE-145 e depois adentraram a zona rural, seguindo por estradas de terra que levariam ao distrito de São Domingos.

Ninguém foi preso até o momento.

31
outubro, 2016


zuzinha-kids-10-2016-03

 

 

Dom Pedro 07 01

31
outubro, 2016


polo-fm-forro-das-antigas

 

 

camboriu-10-2016-03

Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).

Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).

Na manhã desta segunda-feira (31), as Paróquias do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, além da Nossa Senhora Aparecida, divulgaram oficialmente os horários e locais das celebrações das missas para a próxima quarta-feira (02), Dia de Finados em Santa Cruz do Capibaribe e zona rural.

Confira os horários e locais de missas:

Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel        

17h – Vila de Poço Fundo

17h – Cemitério São Judas Tadeu (Cemitério Velho)

19h30 – Igreja São Cristóvão

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

6h – Cemitério Pedro Paulo (Cemitério Novo)

9h30 – Igreja São José (Vila do Pará)

15h30 – Cemitério de Cacimba de Baixo

16h – Cemitério Pedro Paulo (Cemitério Novo)

19h30 – Igreja Nossa Senhora Aparecida

 

31
outubro, 2016


unopar-vestibular-2017

 

 

GIF-INSTITUCIONAL-EAB

imitacao-de-pistola
Foto: Gilson Fernandes

No final da noite de domingo (30) duas pessoas, entre elas um adolescente de 17 anos, foram detidos em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com informações fornecidas pela polícia, vítimas de assalto à mão armada fizeram a descrição de que dois criminosos realizaram um assalto, fugindo em uma moto pop vermelha sem placa.

Foram realizadas rondas, onde a moto foi localizada, junto com seus ocupantes, na PE-160, sentido Moda Center, próximo a Central de Feiras. Os mesmos foram revistados e, com o adolescente, foi localizada a imitação quase perfeita de uma pistola, assim como o celular da vítima.

Ambos foram conduzidos até a o plantão da delegacia em Santa Cruz do Capibaribe, sendo o adolescente foi reconhecido pelas vítimas. Já a condutora da motocicleta, identificada por Bruna Thamyres Torres (21 anos) alegou que estava dando uma carona ao adolescente, pois era conhecida do mesmo.

Os dois ficaram detidos na carceragem da delegacia, onde estão à disposição da justiça.

31
outubro, 2016


Biosfera 09 2016

 

 

GIF-INSTITUCIONAL-AVANT

Crimes contra a vida em Toritama já ultrapassam números de 2015

Índice de homicídios cresceu em torno de 28,5%

violencia-grafico.

Um levantamento realizado pelo nosso correspondente na cidade de Toritama, apontou um acréscimo no número de crimes praticados contra vida em relação ao mesmo período do ano passado. A aproximadamente 60 dias para o término de 2016, o município já ultrapassou os números de 2015.

Na grande maioria dos casos, o perfil das vítimas mantém o histórico de envolvimento com crimes, drogas e  passagens pelo sistema carcerário.

Em outubro de 2015, a Capital do Jeans contabilizava 28 crimes de morte, fechando o ano com o registro de 33 crimes de morte. Em 2016, até o momento, já foram cometidos 36 homicídios, oito a mais do que o mesmo período de 2015, o que representa um acréscimo de cerca de 28,5% no índice de violência contra vida.

Mesmo após a instalação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) em dezembro de 2015, a cidade segue apresentando as mesmas dificuldades no combate à violência, a exemplo da maior parte dos municípios que comportam o Polo de Confecções do Agreste.

O cenário de violência e medo é o reflexo da crise na segurança pública do estado de Pernambuco. Policiais Civis, Militares e Delegados reclamam das péssimas condições de trabalho, salários, estrutura, armamento, viaturas e delegacias sucateadas, além da crise no sistema carcerário.

O município de Toritama também foi afetado com a falta de delegados. Este ano, a cidade conviveu com a ausência de um delegado titular por mais de seis meses. A delegacia de polícia civil local apresenta ainda sérios problemas estruturais.

Promessas não cumpridas

Medidas como a guarda civil municipal e as câmeras de vídeo-monitoramento que poderiam auxiliar o trabalho das polícias, foram promessas de campanha do plano de Governo do atual prefeito, Odon Ferreira (PSB) quando foi eleito em 2012.

31
outubro, 2016


Via motos

 

 

 

Rádio Debate aborda vitória de Raquel Lyra em Caruaru e declarações de Diogo Moraes sobre a campanha eleitoral

Rádio-Debate-Blog

O programa Rádio Debate desta segunda-feira (31) destacou o resultado do 2° turno na eleição de Caruaru que foi realizada neste domingo (30), que culminou na vitória de Raquel Lyra (PSDB) contra Tony Gel (PMDB). Os participantes também comentaram sobre as articulações políticas envolvidas no pleito da Capital do Agreste.

Na pauta local, foi debatida a informação do deputado Diogo Moraes, que em entrevista concedida ao blog do Ney Lima, o mesmo afirmou que teria produzido material de campanha aos candidatos, os quais lhe solicitaram gravações.

Confira o programa na íntegra:

31
outubro, 2016


Luciano 08 2016

 

 

 

unipecas-10-2016-02

gemeas-desaparecidas
Foto: Arquivo pessoal

Na tarde desta segunda-feira (31) a equipe de redação do Blog recebeu uma foto de duas adolescentes gêmeas, que desapareceram, segundo o pai, desde a última quinta-feira (27).

paiDe acordo com as informações fornecidas por Amaro José Pedrosa, que reside na Rua Amaro manoel das Chagas (bairro Bela Vista) as gêmeas Willyana Pereira da Silva Pedrosa e Willyane Pereira da Silva Pedrosa, que tem idade de 13 anos, desapareceram após uma discussão familiar e desde então, não foram mais vistas.

“Desde o dia que elas sumiram eu procuro por elas. Já dei queixa na delegacia e também já procurei o Conselho Tutelar. Do jeito que estão as coisas, não dá para se confiar em quase ninguém. Quero que elas voltem para casa” – disse.

Quem souber do paradeiro de ambas, pode entrar em contato com o pai, através do número (81) 97303-1901.

 

 

31
outubro, 2016


Escola Primeiro Mundo 09 2016 04

 

 

magda-10-2016

oposicao-em-acao
Foto: Arquivo.

No início da tarde desta segunda-feira (31) os vereadores Deomedes Brito (PT), Carlinhos da Cohab (PTB) e Ernesto Maia (PT) fizeram a gravação da chamada de seu programa político.

De acordo com as informações, o programa Oposição em Ação volta ao ar no próximo sábado (04), com uma hora e meia de duração, tendo início a partir das 12h30.

Por enquanto, só há confirmada as presenças, nos postos de âncoras, os três vereadores reeleitos, mas que haverá convidados. O programa, que já protagonizou diversas polêmicas e veiculou denúncias contra o grupo governista do município, é veiculado pela Polo FM.

31
outubro, 2016


Makital 09 2016 03

 

 

makipecas-10-2016-01

11

Os alunos de várias escolas da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, vivenciaram momentos marcantes na segunda edição do Festival de Teatro das Escolas Municipais, que aconteceu neste final de semana, entre os dias 28 a 30 de outubro. O evento surgiu de uma ideia do vereador Professor Afrânio (PDT) que, enquanto presidente da Câmara de Vereadores do município, implantou o Projeto Teatro nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Educação da cidade.

As apresentações acontecerão no Teatro Municipal e premiou os alunos que se destacaram em cena.

2

“Por dia se apresentaram alunos de três escolas. As peças foram encenadas com base no que ensinamos durante o Projeto Teatro nas Escolas, onde pudemos inserir esses alunos em contato direto com a fantástica arte teatral. Tenho certeza que a semente foi plantada e iremos ter ótimos atores no futuro bem próximo. Eu tive a honra de poder estar ensinando teatro a esses alunos e me sinto muito satisfeito com o resultado”, explicou Eudhes Sellen, ator e diretor so curso. 

De acordo com o vereador Professor Afrânio, o evento foi muito satisfatório.

7

 

“É muito gratificante quando a gente desenvolve um evento com cunho em apresentar políticas públicas de qualidade para a população e o resultado é isso o que pudemos presenciar. Alunos muito engajados na arte do teatro. Foram disciplinados e nos surpreendeu muito. Eu como educador que sou, sei da capacidade dos nossos alunos e não é a toa que penso projetos como este para nossa cidade. Sem cunho partidário ou político, mas com o intuito de podermos ofertar qualidade de vida em todos os sentidos para as pessoas”, finalizou.

3

Com informações da Assessoria

31
outubro, 2016


esa-10-2016

 

 

zoom-10-2016

indice

Foto: Renan Vasconcelos / Divulgação

Em nota enviada aos meios de imprensa, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude falou sobre a rebelião que aconteceu na Funase, de Caruaru.

A rebelião, que começou ainda na noite de domingo (30) foi controlada nesta madrugada e resultou em sete mortos (seis deles queimados e um com mutilações das mãos) teve motivação, segundo a nota, por uma briga entre grupos rivais.

A mesma secretaria informou que as identidades, assim como as cidades das vítimas (todas adolescentes segundo o órgão), serão preservadas sob a alegação de não causar represálias aos familiares.

.

Confira a nota na íntegra:

A Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) informa:

Na noite deste domingo (30/10), ocorreu uma rebelião no Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) de Caruaru. Sete jovens (todos menores de 18 anos) morreram. Seis deles morreram queimados e um morreu mutilado. Brigas entre grupos rivais causaram a rebelião e as mortes. As vítimas estavam nos alojamentos 1,2 e 4, que foram invadidos pelos agressores.

Os adolescentes queimaram colchões e causaram destruição de móveis e objetos da unidade. Quatro ficaram levemente feridos e foram levados a unidades de saúde para curativos.

A rebelião foi controlada pela Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (31/10). Os bombeiros controlaram as chamas.

A Funase não revela as identidades dos jovens mortos, nem dos feridos, por uma questão de segurança das famílias tanto das vítimas, quanto dos agressores.

A Funase está identificando os adolescentes acusados pelas mortes e pelos danos ao patrimônio. Eles serão conduzidos à Delegacia de Caruaru, que dará início às investigações sobre os homicídios.

O Case de Caruaru tem capacidade para 90 adolescentes. Antes da rebelião, estava com 160 jovens.

A situação já está controlada. Os demais internos permanecem na unidade em clima de normalidade.

A Corregedoria da Funase vai abrir sindicância para apurar a rebelião. A sindicância tem prazo de 20 dias para ser concluída. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 20 dias.

As famílias das vítimas e dos feridos estão recebendo toda assistência da Funase, inclusive com auxílio de um psicólogo. A equipe técnica da Funase também está auxiliando as famílias dos envolvidos na rebelião.

31
outubro, 2016


Point Gospel 05 2016 GIF

 

 

GIF-INSTITUCIONAL-SIGN

plantão.

Na manhã desta segunda-feira (31) um grave acidente foi registrado na PE-130, que liga os municípios de Taquaritinga do Norte e Vertentes.

De acordo com as primeiras informações, o acidente envolveu um carro de passeio (modelo Monza) e um caminhão, resultando em uma vítima fatal.

O Samu foi acionado e prestou socorro a uma das vítimas, uma mulher, que ficou presa às ferragens do carro de passeio.

acidente-03

acidente-04

acidente-05-horz

indice

Até o momento, as vítimas não tiveram suas identidades divulgadas. Em breve, maiores informações.

31
outubro, 2016


09 verão Rota do Mar 2017

 

 

enem_5dias

Notícias Anteriores


Meses Anteriores