Afrânio Marques recebe comparação polêmica e expulsa Carlinhos da Cohab de plenário

Afrânio e Carlinhos protagonizaram o terceiro embate mais sério na Câmara. Fotos: Thonny Hill.

A reunião na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, realizada na tarde desta terça-feira (31), foi de grande polêmica, com muitos embates, duas denúncias graves e também muito bate-boca.

 

Em uma dessas situações, os vereadores Afrânio Marques (PDT) e Carlinhos da Cohab (PSL) protagonizaram um desses bate-bocas, que acabou com a expulsão do oposicionista do plenário.

 

Entenda:

.

Em um pedido de aparte, o vereador Carlinhos da Cohab tentou rebater as afirmações feitas pelo vereador Klemerson Pipoca (PMN).

 

Quando Carlinhos foi falar sobre a associação dos mototaxistas, foi dito por Afrânio que o assunto a ser tratado no aparte deveria  ser o da merenda as escolas.

 

De acordo com o regimento, o aparte só pode ser pedido se for tratar do assunto exposto. Como Carlinhos questionou Afrânio, assim como toda a bancada de Oposição, Carlinhos recebeu a ordem para sair do plenário.

 

Carlinhos se levantou de sua cadeira, mas antes chamou o presidente da Câmara de “Hitler”, em alusão a postura, segundo ele, ditatorial tomada por Afrânio em ter cortado o seu aparte.

.

.

.

31
março, 2015


Troca de acusações entre Vânio Vieira, assessor e Luciano Bezerra provoca alvoroço até nos corredores

Troca de acusações começou ainda na tribuna e só parou após reunião fechada. Fotos: Thonny Hill.

Um fato que chamou a atenção foi que o presidente Afrânio Marques interrompeu a sessão após uma troca de acusações entre o assessor de Vânio, José Carlos da Silva Junior, e o vereador Luciano. A troca de acusações entre os vereadores já tinha começado no momento em que Vânio fez uso da tribuna.

 

Em um dado momento, Luciano afirmou que Junior o estava fazendo ameaças com  documentos que, segundo o assessor, comprovariam a presença do vereador em reunião que, supostamente, tratou do esquema de indicações por parte dos vereadores as casas do Loteamento Jaçanã.

 

Luciano ordenou que os documentos em mãos de Junior fossem apreendidos e o clima esquentou de vez, fazendo com que a sessão fosse interrompida e muito bate-boca rolou nos bastidores.

.

Assessor de Vânio Vieira segura pasta contendo supostos documentos que comprovariam presença de Luciano Bezerra em reunião polêmica.

 

Passados quase meia hora de muito bate-boca nos bastidores, inclusive em reunião fechada convocada por Afrânio Marques e membros da Comissão de Legislação e Justiça, a reunião voltou a acontecer e, sobre os documentos, o que estava em posse de Junior era uma procuração, assinada por Vânio, citando que quaisquer documentos direcionados a ele poderiam ser pegos pelo assessor.

 

Reunião foi quente e a portas fechadas.

Luciano solicitou que a procuração seja levada a Comissão de Ética da Câmara e ironizou o fato.

 

“Eu nunca vi um vereador de procuração. (o assessor) Junior é mais vereador aqui do que Vânio Vieira. Isso é um absurdo.”, disse..

.

31
março, 2015


Denúncias, interrupção de reunião e muito bate-boca entre vereadores marcam tarde de uso da tribuna

Fotos: Thonny Hill e arquivo.

Na tarde desta terça-feira (31) foi realizada mais uma reunião na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Dos 17 políticos, 13 compareceram e fizeram uso da tribuna, que foi marcada pelos ânimos alterados em grande parte dos discursos.

 

O destaque da reunião não ficou pelos Projetos de Leis ou as reinvindicações apresentadas, mas sim o grande embate protagonizado pelos vereadores Vânio Vieira (PSDB) e Luciano Bezerra (PR).

 

Antes aliados, os dois trocaram acusações e fizeram duas graves denúncias, sendo uma para cada lado e que serão destrinchadas nos resumos a seguir.

 

A morte da forrozeira Neidinha também foi lembrada por todos os que discursaram. Confira o que disse cada um dos vereadores, no resumo on-line mais completo da imprensa santa-cruzense.

 

Afrânio Marques propõe ideia de resgate cultural à bandeira de Santa Cruz do Capibaribe

.

O vereador Afrânio Marques (PDT) propôs que seja realizado um resgate cultural sobre a bandeira do município.

 

Ele citou que essa ideia foi motivada após presenciar um trabalho com estudantes de uma escola particular, vendo a carência de fontes de pesquisa sobre a bandeira municipal.

 

O vereador descreveu um breve histórico sobre a bandeira, citando que, no segundo governo de Raimundo Aragão, foi realizado um concurso público a pedido do governo estadual para que se desenhasse a bandeira e o brasão, concurso este em que duas pessoas na época participaram: Ester de Evaristo e Domingos de Roga (vencedor do concurso).

 

Afrânio citou que pretende corrigir uma injustiça sobre o tema, onde sua equipe de assessores fará entrevistas com as duas pessoas participantes, de modo a elaborar esse resgate cultural a bandeira municipal.

 

“Assumi esse compromisso de fazer essa entrevista para se corrigir essa injustiça. Se não fosse esse trabalho realizado naquela escola, eles iriam morrer sem que se soubéssemos quem foi que fez essa bandeira de Santa Cruz do Capibaribe.”

 

Carlinhos da Cohab denuncia perseguição de correligionários taboquinhas com derrubada de imóveis em área de invasão

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Carlinhos da Cohab (PSL) denunciou supostos casos de perseguição a correligionários taboquinhas pelo Governo Vieira, na figura do atual secretário de Serviços Públicos, o vereador licenciado Junior Gomes (PSB).

 

De acordo com o vereador, três casas em uma área de invasão no bairro Dona Lica II foram derrubadas, sem que se fosse dado um prazo para que todos desocupassem os imóveis.

 

O vereador citou que esses moradores foram até sua procura perguntando para saber se o caso dos imóveis que seriam derrubados teria passado pela Comissão de Obras da Câmara e completou as críticas a Junior Gomes e ao governo.

 

“Quer ser beneficiado por este governo?! Mostre a carteirinha de boca-preta. Enquanto eles estão derrubando casas, eles deveriam se preocupar em consertar os buracos da cidade. Não estou dizendo que sou a favor das invasões, isso é errado, mas não deveriam chegar lá de madrugada, como bandidos.”, disse.

 

Zé Minhoca cobra solução para ruas que ainda estão sem o CEP e faz defesa ao sindicato dos cegonheiros de Pernambuco

.

No seu discurso, o vereador Zé Minhoca falou sobre problemas enfrentados por moradores de mais de 20 ruas municipais que ainda não possuem seu CEP.

 

De acordo com ele, diversas pessoas estão sendo prejudicadas em terem suas correspondências e pedidos entregues pelos Correios em virtude de problemas com o CEP e solicitou empenho do poder municipal para resolução desses problemas.

 

Em seguida, o vereador fez críticas a presidenta Dilma Rousseff (PT), citando que ela foi alvo também no Senado e na Câmara dos Deputados.

 

Por fim, o vereador falou sobre o movimento dos cegonheiros que está sendo realizado em vários pontos do pais, fazendo sua defesa ao sindicato da categoria no estado.

 

Galego de Mourinha volta a cobrar audiência para tratar a PE-160 e critica secretário e governo por problemas na merenda de escolas municipais

.

No eu discurso, o vereador Galego de Mourinha (PTB) cobrou, mais uma vez, pelo reinício das obras de duplicação da PE-160, paralisadas desde 05 de novembro de 2014.

 

O vereador propôs que os palanques fossem desarmados e que todos os 17 se unam para marcar uma audiência com o Secretário de Transportes do Estado para que, segundo ele, possa ouvir as insatisfações da população e completou com críticas ao prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

“É disso que a gente precisa: cobrar não só do governo Edson Vieira, que coloca todas as suas responsabilidades para ele. Se é saúde, é com ele; se é segurança, se é na PE-160, é com ele; se é educação, é com ele… Mas ele sequer não consegue resolver o problema da qualidade da merenda aqui na cidade.”, disse.

 

Em seguida, Galego fez críticas ao secretário de Educação Joselito Pedro, para que problemas de qualidade na merenda das escolas possam ser solucionados com brevidade e que caso não sejam resolvidos, que seja substituído.

 

Ronaldo Pacas destaca visita da Comissão de Obras a Escola Técnica Estadual

.

O vereador Ronaldo Pacas (PSDC) destacou a visita feita, na semana anterior, ao prédio da Escola Técnica Estadual em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Ronaldo falou sobre as impressões que teve em relação ao andamento dos trabalhos, citando que 95% das obras estariam concluídas, ressaltando a importância dos últimos 5% restantes.

 

“Tomamos pé da situação, fizemos anotações e esta Comissão de Obras vai elaborar um documento e vamos entregar ao Estado o que falta naquela unidade escolar. Nós cumprimos o nosso papel de fiscalizadores.”, disse.

 

Em seguida, o vereador falou sobre problemas que estão acontecendo no município. Em visita a alguns bairros da periferia, o vereador afirmou que elaborou um documento com as principais reivindicações.

 

Ele também disse que problemas em redes de saneamento teriam sido solucionados pela atual gestão da Secretaria de Serviços Públicos, mas que vândalos estariam jogando pedras dentro do saneamento para entupir os locais e atrapalhar os reparos.

 

Vânio Vieira faz denúncia de esquema entre prefeito e vereadores na distribuição de casas do Minha Casa, Minha Vida no Loteamento Jaçanã I

.

No seu discurso, direcionado a bancada de situação (com mais ênfase ao vereador Luciano Bezerra), o vereador Vânio Vieira (PSDB) falou de um suposto esquema que teria sido realizado entre o prefeito Edson Vieira (PSDB) e demais vereadores.

 

Uma suposta reunião teria sido feita e cada vereador teria, segundo ele, uma quantidade “X” de pessoas para indicar e que seriam contempladas com as casas.

 

“Tivemos uma reunião no CRAS e outra posterior na Prefeitura, inclusive em uma sexta-feira… Eu queria que o senhor me dissesse qual foi a real proposta do prefeito feita lá relativa às casas do Jaçanã? Não venha com discurso técnico e nada de enrolação.”

 

Já no aparte, Luciano Bezerra (PR) chamou Vânio de leviano, de fazer acusações sem provas, disse que não compareceu a tais reuniões e que o mesmo estaria querendo fazer, da tribuna da Câmara, um picadeiro, questionando a, segundo ele, a baixa atuação na elaboração de projetos de Lei e requerimentos.

 

Em seguida, Luciano fez duas denúncias, sendo que, numa delas, acusou Vânio Vieira de pagar, com dinheiro da Câmara, uma assessora parlamentar laranja.

 

“Eu queria que o senhor respondesse quem é Valdirene Michele da Silva”.

 

Zezin Buxin rebate críticas de Vânio Vieira sobre cobrança de esclarecimentos sobre reunião que tratou das casas do Loteamento Jaçanã

.

O discurso do vereador Zezin Buxin (PSDB) foi norteado por dois pontos principais. No primeiro, ele enfatizou o discurso feito por Galego de Mourinha (PTB), citando que as duas bancadas devem desarmar seus palanques e se unir na busca por melhorias para o município.

 

Em seguida, Zezin respondeu ao questionamento feito por Vânio Vieira (PSDB), que fez um desafio para que os vereadores respondessem sobre o que havia acontecido em uma reunião que tratou sobre um suposto esquema de indicação, por parte de vereadores de situação, de pessoas que seriam contempladas com as casas do Loteamento Jaçanã, que foram destinadas a obras sociais.

 

“Não podemos misturar amizade com política e, muito menos com politicagem. Vânio, eu acho que o senhor deveria resumir seu discurso em uma única frase e seria esta: Eu sou o único que presta.”, ironizou Zezin.

 

Dida de Nan destaca ações realizadas pelo Governo Vieira ao futebol amador na zona rural e rebate desafio feito por Vânio Vieira

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) destacou ações que, segundo ele, estão sendo realizadas pela atual gestão ao futebol amador.

 

Entre elas, Dida citou a colocação de redes de proteção em campo de peladeiros no distrito de Poço Fundo e a inauguração de vestiários para o campo de várzea no Sítio Magana.

 

“Não é uma obra grande, de estrutura, mas quero falar de sua importância. Há mais de 60 anos que existia o campo, mas nunca existiram os vestiários. Os jogadores ficavam trocando suas roupas na frente de mulheres e crianças, mas isso não era justo.”, disse.

 

Já sobre o desafio feito por Vânio Vieira, Dida ironizou, citando que o vereador não sabia o que ele queria em seu mandato.

 

“Ele critica a situação e a oposição. Ele deveria saber o que quer de melhor, se continua dessa forma ou se apresenta requerimentos para nossa cidade.”, frisou.

 

Luciano Bezerra faz fortes acusações a Vânio Vieira, o chama de covarde e reafirma que ele tem assessora laranja paga com dinheiro da Câmara

.

No seu discurso, o vereador respondeu as críticas feitas por Vânio Vieira (PSDB). Luciano questionou a produção parlamentar de Vânio e que ele buscaria um alvo para poder aparecer no cenário político local.

 

Sobre ter chamado o vereador de covarde na reunião anterior, Luciano Bezerra (PR) sustentou o discurso e citou que diversas razões que, segundo ele, classificariam Vânio dessa forma.

 

“Ser covarde é usar de meios ocultos (gravações), perguntar ao presidente (Junior Gomes a época) como se fazia para recuperar caixa de campanha ou como fez comigo, que talvez o senhor não se lembre, mas na calçada da casa do prefeito, o senhor veio me perguntar como recuperar o que gastou. Isso é ser covarde e estar onde o senhor estar por fraqueza, de estar isolado em um canto como o senhor está e fazer denúncias levianas e infundadas, levando a sociedade a acreditar que estávamos fazendo mal uso do dinheiro público.”, frisou.

 

Em seguida, Luciano aumentou as críticas e voltou a reafirmar que ele (Vânio) possui uma assessora de gabinete laranja, cujo nome é Valdirene Michele da Silva. Vânio sempre apresenta José Carlos da Silva Junior como sendo seu assessor e que essa mulher, supostamente, apenas receberia o salário sem, sequer, prestar serviços na Casa de Leis.

 

Além disso, Luciano citou que Junior seria também financiador de 50% de sua campanha eleitoral (R$ 10 mil), sem sequer ter declarado valores compatíveis ao imposto de renda.

 

Klemerson Pipoca afirma que Oposição não teria moral para falar de qualidade da merenda oferecida as escolas

.

No seu discurso, o vereador rebateu críticas feitas por políticos de Oposição sobre a qualidade da merenda que é destinada as escolas.

 

Pipoca (PMN) citou que visitou a escola no bairro da Palestina e que lá estava sim sendo servida merenda de qualidade, inclusive com a distribuição de ovos de páscoa.

 

Galego de Mourinha rebateu as afirmações, citando que apenas cuscuz estaria sendo servido aos alunos e desafiou Pipoca a fazer uma visita de surpresa as escolas.

 

Em seguida, o vereador retrucou, e voltou o desafio a Galego para que ambos fossem a escolas para atestar a qualidade da merenda.

 

“O que eu quero dizer é que não se deve falar em merenda hoje, se antes não existia merenda. A merenda existe e hoje tem muita qualidade”, disse.

 

Fernando Aragão afirma que população de Santa Cruz está sendo traída e que duplicação da PE-160 é uma enganação

.

Dois pontos pautaram o discurso do líder da Oposição. No primeiro deles, Fernando Aragão rebateu as afirmações de Klemerson Pipoca (PMN) em defesa a atual gestão, em especial a qualidade da merenda servida as escolas da rede municipal.

 

Fernando também criticou as festas que são realizadas em inaugurações do governo, a exemplo dos vestiários no campo de várzea do Sítio Magana e a entrega de equipamentos ao Conselho Tutelar.

 

“O que eu quero dizer é que se gozaram com a cara de Toinho do Pará quando ele colocou o terceiro semáforo em Santa Cruz e fez uma festa, estão inaugurando um bebedouro, um vestiário e estão fazendo uma festa como se isso fosse uma grande obra em Santa Cruz. Haja paciência… Santa Cruz é grande e merece bem mais do que isso.”, pontuou.

 

Em seguida, o vereador falou sobre a demora do reinício dos trabalhos de duplicação da PE-160.

 

“O povo de Santa Cruz vai ser traído. Essa pista que vão fazer com esse projeto ridículo que aí está não se merece para Santa Cruz. Porque que o secretário (de transportes de Pernambuco) não vem aqui para uma audiência pública para se discutir o que o povo quer?! Porque a questão eleitoral é mais forte. O povo não cai nessa e sabe que essa PE é uma enganação.”, disse.

 

Zé Elias volta a cobrar intensificação de combate ao mosquito da dengue e parabeniza associações empresariais por cobrar reinício da duplicação da PE-160

.

No seu discurso, o vereador petebista voltou a enfatizar a necessidade da Prefeitura em intensificar o combate ao mosquito da dengue.

 

Zé Elias (PTB) também solicitou que a Compesa faça a limpeza do canal responsável por trazer água da barragem de Poço Fundo que, segundo ele, um dos trechos está sendo usado como chiqueiro para criação de porcos.

 

Em seguida, Zé Elias falou sobre uma série de solicitações que foram atendidas pela atual gestão e brincou com o fato de, por muitas vezes, ter sido atendido pelo governo e aproveitou para parabenizar a iniciativa de entidades empresariais como a Ascap e CDL por cobrar o reinício da duplicação das obras da PE-160.

 

Deomedes Brito cobra para que reajuste pago aos professores seja retroativo ao mês de janeiro de 2015

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador petista se posicionou sobre, segundo ele, o reajuste proposto pelo Governo Municipal, em contraproposta ao que pede o sindicato da categoria.

 

Os professores reivindicam um aumento de 13,1% em seus vencimentos e que ele seja retroativo desde o mês de janeiro de 2015. Já o atual governo aceitaria pagar o reajuste, mas sem ser retroativo e que ele vigoraria somente a partir de maio.

 

Deomedes aproveitou para cobrar o presidente Afrânio Marques (PDT) para que se posicione a favor do reajuste com o retroativo.

 

Já sobre as denúncias apresentadas por Vânio Vieira (PSDB), que apontou um suposto esquema de indicação de pessoas, por parte os vereadores situacionista, de pessoas que seriam contempladas com casas do Minha casa, Minha Vida no Loteamento Jaçanã, ele lamentou o episódio.

 

“Elas tem que ser para quem precisa e, quando mudar isso, teremos uma cidade mais justa.”, concluiu.

 

Ernesto Maia cobra que vereadores de situação falem sobre suposta reunião de indicação de nomes de contemplados as casas do Minha Casa, Minha Vida

.

Último a usar a tribuna o vereador Ernesto Maia (PSL) destacou, no principal ponto de seu discurso, a denúncia apontada pelo vereador Vânio Vieira (PSDB).

 

Vânio afirmou a existência de um suposto esquema de indicação, por parte dos vereadores de Situação, de indicação de pessoas que seriam contempladas com casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no Loteamento Jaçanã I.

 

Ernesto aproveitou para reafirmar o desafio feito por Vânio Vieira (PSDB) e citou as afirmações do mesmo sobre a suposta reunião.

 

“Todos os vereadores de situação foram desafiados a responder qual foi a proposta que o prefeito fez. Não podemos deixar que esse tema caia no esquecimento. A denúncia é grave, temos que ter as provas e acredito que o vereador Vânio Vieira as tem, senão não viria fazer esse tipo de insinuações. Estranhamente, nenhum vereador respondeu sobre isso.”, disse.

.

.

.

31
março, 2015


31
março, 2015

Desespero


Jovem comete suicídio em Surubim nesta terça-feira

Com imagem e informações enviadas via WhatsApp - Grupo Toritama em Foco.

Na manhã desta terça-feira (31), mais um fato chocou o município de Surubim, onde mais um jovem cometeu suicídio.

 

As informações colhidas até o momento dão conta que José Assis Bezerra Neto (mais conhecido como “Bagagem”, de idade não informada) cometeu suicídio no banheiro de uma residência na Rua José Vilarim Pires, Bairro São Sebastião.

 

O corpo foi achado na manhã de hoje. Em depoimento prestado por um dos amigos a imprensa local, foi afirmado que ele teria brigado com familiares, mas detalhes maiores até o momento como a motivação do suicídio, ou se o mesmo sofria de algum problema emocional, ainda permanecem um mistério a ser investigado.

.

Jovem usou um fio de extensão enrolado ao pescoço para poder cometer o suicídio..

A polícia militar foi acionada e peritos da polícia civil estiveram no local para iniciar os procedimentos de coleta de evidências e dar os primeiros passos das investigações.

 

O corpo foi conduzido para o IML em Caruaru.

 

.

31
março, 2015


Em clima de tristeza, amigos, personalidades e familiares se despedem da forrozeira Neidinha

Visivelmente abalada, única filha se despede da mãe que figurou como um dos ícones da cultura local. Fotos: Thonny Hill.

A manhã desta terça-feira (31) está sendo de tristeza e comoção, em especial para a cultura em Santa Cruz do Capibaribe, que está de luto com a morte de uma de suas principais representantes: a forrozeira Neidinha, viúva do músico e cantor Dedé Sanfoneiro.

 

Neidinha faleceu ontem (30) no Hospital Municipal, em decorrência de um câncer no pâncreas, diagnosticado há cerca de quatro meses. Neste momento, políticos, familiares e amigos acompanham o velório, que está sendo realizado na Rua Padre Ibiapina, Nº 62, bairro Centro.

Dois pequenos murais retratam momentos vividos pela forrozeira, que já dividiu os palcos com vários artistas santa-cruzenses.

Homenagens

 

Visivelmente abalada, a única filha do casal, Meirilane Rafaela Silva falou com nossa reportagem e adiantou que uma série de homenagens serão realizadas em frente ao cemitério São Judas Tadeu (cemitério velho), onde ela será sepultada por volta das 16h.

 

Personalidades da cultura e imprensa falam sobre Neidinha

 

 

 

“Ela era uma mulher de personalidade forte. Lembro-me muito dela e também de Dedé Sanfoneiro. Os dois eram um casal muito engraçado. Na morte dele, em 2001, ela, mesmo com o sofrimento, encarou tudo aquilo com força e muita naturalidade. É uma perda irreparável para a cultura santa-cruzense.”, Marcondes Moreno, blogueiro e radialista.

 

 

 

 

 

“Me lembro do maior momento dela como artista. Ela cantando “Feijão de corda com carne de sol, manteiga de garrafa e farinha quebradinha… A gente come, come e se lambuza”. No momento em que ela cantava essa música, ela passava três minutos ao vivo na Band, que estava dando flashs do São João de Caruaru, no palco principal, isso em 2001. Ela cantou para mais de 120 mil pessoas e, poucos dias depois, Dedé morre. Dividimos palco por vários anos e é uma lacuna muito grande para Santa Cruz do Capibaribe.” – Hildo Teixeira, cantor, radialista e comentarista político.

 

 

 

“Para mim foi uma honra ter participado, ter dividido palco com ela em duas passagens. Uma foi no antigo “quengão”, onde estávamos com uma participação e outra foi em uma churrascaria, no bairro Polis Pacas. Faz tempo, mas tinha um evento no rádio em Santa Cruz chamado “Mesa de Bar” e ela cantou umas três músicas conosco, inclusive uma música de Diana. Pouco a pouco, o forró autêntico está acabando e a morte dela é uma grande perda para nossa cultura.” – Jabson Nunes, blogueiro, cantor e repórter policial.

 

 

“Ela foi uma mulher guerreira, vencedora. Construiu amizades e nunca desistiu das dificuldades. Ela foi até o fim da vida mantendo um sentimento de justiça contra a pessoa que provocou o acidente de seu esposo e mais ainda com esse problema de saúde. Ela enfrentou tudo com naturalidade e fica um exemplo de mulher guerreira. Temos em nossa cidade muitos homens que cantam forró, mas a poesia nordestina cantada por mulheres são muito poucas, se conta a dedo. É o momento de retribuir e para se fazer as homenagens a ela no São João de nosso município.” – Egídio Amorim, radialista.

 

 

.

 

31
março, 2015


Educandário Antônio Burgos realiza mais uma edição da peça teatral “Cristo: O Messias”

.

Está acontecendo nesta terça-feira (31), no Teatro Municipal, a peça “Cristo: O Messias”, que conta com a participação dos alunos do Fundamental II (anos finais) e do Ensino Médio e professores. A peça conta com a direção do professor Fagner.

 

Voltada para o publico estudantil a peça teatral reconta a verdadeira história da Páscoa numa perspectiva cristã repleta de emoções e significados.

 

A programação é de caráter beneficente e estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis que serão distribuídas para as famílias carentes do município.

.

.

As sessões ainda acontecerão no período da tarde com a última sessão as 19h.

 

Confira mais imagens:

Informações da Assessoria.

 

31
março, 2015


31
março, 2015


Bandidos ameaçam cortar dedos de vítima em mais um assalto a residência em Santa Cruz do Capibaribe

.

Mais uma residência foi invadida por criminosos armados em Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com informações da vítima, que não foi identificada, duas pessoas invadiram a residência em que ele mora com seu patrão por volta das 04h30 e, de arma em punho, anunciaram o assalto.

 

Os dois chegaram encapuzados e já disseram que queriam dinheiro. Cerca de R$ 1400,00 foi levado pelos bandidos, que ignoraram outros objetos como relógios, eletrodomésticos e outros pertences.

 

De acordo com a vítima, o crime possivelmente foi premeditado com antecedência, pois no decorrer das ameaças, os criminosos avisaram que voltariam ao local pois sabiam da constante presença de dinheiro já que, supostamente, serviria como ponto de encontro de apostas em jogos de baralho.

 

O caso foi levado a Depol de Santa Cruz do Capibaribe. O endereço da residência invadida não foi informado.

.

.

 

31
março, 2015


Adolescentes tentam invadir residência em Santa Cruz do Capibaribe e acabam apreendidos pela polícia

 

Mais dois adolescentes, com idades de 17 anos, acabaram na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe nesta segunda-feira (30).

 

De acordo com as informações divulgadas pela polícia, os dois tentaram invadir uma residência, mas foram apreendidos na Rua José Moraes de Aragão, no bairro Dona Lica II.

 

Ao avistarem a polícia, os dois tentaram fugir de moto, mas acabaram caindo na tentativa de fuga.

 

A motocicleta (modelo Honda CG 125cc, de cor vermelha e placa KIJ-9995) também foi apreendida, além de uma quantidade não informada de maconha.

 

Não foi divulgado se ambos já tinham, ou não, passagens por outros crimes.

.

.

31
março, 2015


Jataúba registra segundo homicídio em menos de 24 horas

Imagens enviadas via WhatsApp - Grupo Toritama em Foco.

Mais uma vez, a violência que cresce na região fez mais uma vítima e mais uma vez no município de Jataúba.

 

A vítima, Márcio Manoel de Sousa (48 anos, conhecido como “Manoel Basílio”) foi encontrado morto dentro de uma residência localizada no Sítio Praquió, zona rural daquele município.

 

De acordo com informações de familiares a polícia, o empresário teria saído para beber com amigos na noite do último sábado (28) no município de Brejo da Madre de Deus, mas não foi mais visto.

 

A mãe do empresário teria se dirigido ao sítio para procurar o filho e, ao chegar ao local, notou que a porteira da propriedade estava aberta. Ao se aproximar pelos fundos, encontrou as chaves da casa jogadas em meio ao chão.

 

Ao entrar, se deparou com o corpo da vítima em cima de um colchão. A polícia militar foi acionada e peritos da polícia civil realizaram a coleta de evidências e pelo estado em que o corpo  foi encontrado, a vítima pode ter sido morta na madrugada do domingo (29).

 

Até o momento, uma informação já foi confirmada: de que a vítima foi morta a golpes desferidos com uma cadeira, que estava com marcas de sangue.

 

O corpo foi conduzido para o IML em Caruaru. Este é o terceiro homicídio do ano em Jataúba e o segundo registrado em menos de 24 horas.

.

Cadeira foi usada para matar a vítima.

31
março, 2015


Novo Parceiro!

 

31
março, 2015


Hilário Paulo afirma que “Farra dos Transportes” em Brejo envolve empresa laranja ligada a político da zona da mata

Fotos: Arquivo.

Nesta segunda-feira (30) o presidente da Câmara de Brejo da Madre de Deus, vereador Hilário Paulo (SD) participou do programa Estúdio I, da Polo FM.

 

Em pauta, a denúncia protocolada no Ministério Público Federal e no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra o ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB – foto ao lado), que geriu o município por um ano após a vitória conseguida nas eleições suplementares em agosto de 2013.

 

A denúncia, que está sendo chamada como “A farra dos transportes”, envolve uma empresa supostamente laranja, que teria contratos com a prefeitura para prestar serviços, inclusive com transporte de estudantes.

 

A empresa “Internacional Empreendimentos e Serviço de Limpeza e Transportes LTDA EPP” teria sido contratada logo no início da gestão do ex-prefeito em virtude do mesmo ter baixado um decreto que colocara o município em estado de emergência administrativa por 90 dias, o que permite assinatura de contratos com dispensa de licitação.

 

Ela seria de fachada e teria, de acordo com a denúncia, permanecido com contratos no município exatamente pelo mesmo tempo em que Asfora ficou no poder e sem que nenhum decreto ou lei prorrogasse tais prestações de serviços.

 

CPI será levantada pela Câmara de Brejo

 

O prejuízo, de acordo com o vereador, se aproxima dos R$ 4 milhões e, se comprovadas, as denúncias figurariam em um dos maiores escândalos na política no agreste setentrional.

 

Hilário citou que a denúncia será levada ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCPE) após a semana santa e, a partir daí, solicitará a abertura de CPI na Câmara.

 

Fraude dupla

 

Hilário reafirmou sobre o dossiê que foi entregue ao MPPE com a denúncia (incluindo vídeos, gravações em áudio e documentos) e, por muito pouco, não deixou escapar quem seria o nome desse suposto político, identificado apenas por Marcelo, que estaria por trás da empresa de fachada, que teria sua sede no município de Escada.

 

A empresa vencedora da cotação de preços pertenceria à outra empresa que também teria participado, ao mesmo tempo, da mesma cotação de preços na época e que funcionários e familiares desse político admitiram que a “Internacional Empreendimentos e Serviço de Limpeza e Transportes LTDA EPP” pertenceria ao mesmo.  Em uma das denúncias, a empresa recebia mais de R$ 5 mil por mês para realizar o transportes de estudantes em um trajeto de  40km/dia, quando na verdade seriam apenas 4 km.

 

“Iremos, muito em breve, apresentar todas as irregularidades que apuramos Enquanto as provas não forem fechadas, todos são inocentes e estamos fazendo tudo isso com grande responsabilidade.”, disse.

 

Ouça o programa na íntegra, que abordou também a expectativa para as eleições de 2016, além de críticas e solicitações da população brejense, em especial do distrito de São Domingos: >>>Estúdio1-30-03-2015

.]

30
março, 2015


Treinador santa-cruzense de vôlei desabafa em rede social sobre a falta de apoio por parte do poder público

 

Neste final de semana, a seleção feminina de Santa Cruz do Capibaribe de Voleibol venceu a segunda partida na Copa TV Asa Branca.

 

Antes da viagem da equipe para o município de Garanhuns , o treinador da seleção santa-cruzense Tiago Apolinário, desabafou em rede social, a sua indignação contra a falta de apoio por parte do poder público.

Desabafo:

Nunca foi tão difícil, penoso e oneroso representar Santa Cruz do Capibaribe, faltando 6 horas para viajarmos, sou informado que nossa equipe tem que pagar combustível e a diária do motorista.

Além de termos que se virar com bolas redes e tudo mais, o técnico trabalha de graça, ainda temos mais essa!

Hoje mais do que nunca vejo que não compensa em nada, representar essa gestão! Falaram tanto dos anteriores, mas fazem pior!

Nosso município pode fazer um “São João” gastando milhões, enquanto o esporte padece… Além das atletas gastarem para treinar, gastar para jogar, além do técnico (eu) pagar para trabalhar, pagar para ir ao jogo!

Espero que seja resolvido, mas a verdade é que isso é um descaso muito grande…

30
março, 2015


Seleção santa-cruzense de Vôlei consegue a segunda vitória seguida em torneio regional

 

Foto: Billu Téteu (Arquivo).

 

Neste final semana foi realizada a 2ª rodada da Copa TV Asa Branca de Vôlei no município de Garanhuns na quadra do Colégio Monsenhor Adelmar

 

Os primeiro jogos jogos foram pela disputa feminina, onde a equipe da casa, a seleção de Garanhuns perdeu para a seleção de São Bento do Una por 2 sets a 0. Na sequência foi a vez de Santa Cruz do Capibaribe, que obteve a sua segunda vitória no torneio, onde venceu a estreante Murici por 2 a 0.

 

Já pelo masculino, Riacho Doce venceu Bom Conselho por 2 sets a 0, enquanto que a Garanhuns também venceu por 2 a 0 a equipe de  São Bento do Una.

 

A próxima rodada será realizada nas cidades de Arcoverde e Caruaru.

 

 

30
março, 2015


Acidente de trânsito envolve quatro veículos na tarde desta segunda-feira em Santa Cruz do Capibaribe

Veículo da direita, que provocou o acidente, foi o mais avariado. Fotos: Thonny Hill.

Na tarde desta segunda-feira (30), mais um acidente de trânsito foi registrado na PE-160, que corta o perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe.

 

O fato aconteceu em frente ao estacionamento do Rota do Mar Complex, na faixa de pista sentido BR-104.

 

De acordo com as informações de motoristas e testemunhas, uma jovem de 23 anos que conduzia o veículo Toyota Ethios (de cor prata e placas KII-8973, de Taquaritinga do Norte) não teria conseguido frear a tempo e acabou colidindo na traseira de outro carro que, por consequência do impacto, atingiu mais outros dois veículos.

 ..

Por sorte, a jovem (que está gravida), estava com o cinto de segurança e não teve nenhum ferimento. Os demais motoristas também não se feriram.

 ..

Os agentes de trânsito da Guarda Municipal foram acionados para organizar o trânsito, que ficou lento por cerca de 25 minutos.

 

O caso foi encaminhado para a sede da Sispol, onde será lavrado um boletim de ocorrência. Os envolvidos optaram por um acordo amigável.

.

30
março, 2015


Novo Parceiro!

 Homem é executado na frente de duas mulheres e uma criança em Jataúba

Foto: Grupo Toritama em Foco - WhatsApp.

Na manhã desta segunda-feira (30), mais um crime de morte chamou a atenção na região, desta vez ocorrido na PE-160, limite do município de Jataúba.

 

As informações que se tem até o momento, veiculadas no blog Jataúba News, é que José Arione Moura de Melo (39 anos, residente em Santa Cruz do Capibaribe) seguia em um carro de passeio com sua namorada pela PE-160, nas proximidades do Sítio Salgado, quando foi abordado por duas pessoas que estavam e outra moto.

.

Veículo em que a vítima estava ficou com as marcas de tiros. Foto: Blog Jataúba News.

Vários tiros chegaram a ser disparados contra ele e, ao ser atingido, tentou correr, mas foi alcançado cerca de 230 metros de onde estava o veículo. Os criminosos fugiram em seguida.

 

O corpo foi periciado e conduzido para o IML em Caruaru. No momento da ação, além da namorada, uma outra mulher e uma criança também estavam no veículo e, por muito pouco, não ficaram feridas.

.

30
março, 2015


Notícias Anteriores


Meses Anteriores