31
dezembro, 2014


NOVO EMPREENDIMENTO PARCEIRO!

 

A evacuação Taboquinha

 

Foto: É Notícia

 

 

Nos eventos da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizados neste período de final de ano algumas presenças chamaram a atenção: a da ex-vereadora Zilda Moraes e do vereador Zé Elias. Ambos discursaram em solenidades do governo e foram aclamados pelos partidários do grupo de situação.

 

A volta dos que já fizeram parte da nata boca-preta é o resultado do poder de articulação de Edson Vieira, talvez fundamentada no moderno estilo “Eduardo Campos” que na política pernambucana soube juntar aliados novos aos antigos e até mesmo quebrar resistências com opositores tradicionais no estado.

 

Zilda Moraes tem dito que prefere manter-se neutra (no que diz respeito a grupos políticos), mas pessoas próximas não afastam a possibilidade do retorno ao seu grupo de origem.

 

Já o vereador Zé Elias prega o discurso de apoio ao que for melhor para a cidade, mesmo que o melhor seja o afundamento do seu atual grupo político e o fortalecimento de adversários.

 

O fato é que a forte coalizão governista tende a ficar ainda maior em 2015. Resta saber se Edson Vieira conseguirá estabelecer sua liderança diante da necessidade de espaço para tantos aliados. Rumores já apontam para um possível choque de interesses com figuras ligadas ao deputado Diogo Moraes, que terá pretensões políticas locais nos próximos anos.

 

.

 

 

Posse na Câmara – A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe tomará posse neste dia 01 de janeiro. Assume a presidência o vereador Afrânio Marques. O cargo de primeiro secretário fica com Ronaldo Pacas e o segundo secretário será o vereador Zé Minhoca.

 

 

.

 

 

.

 

Alessandra Vieira volta a assumir secretaria – A primeira-dama do município, Alessandra Vieira, vai assumir novamente o comando da Secretaria de Inclusão Social e Cidadania, na próxima segunda-feira (05). A primeira-dama se afastou do cargo antes das eleições de 2014, quando foi cotada para ser candidata a deputada federal.

31
dezembro, 2014


31
dezembro, 2014

Oportunidade


OPORTUNIDADE

 

O que você acha de trabalhar como ESCRITURÁRIO DO BANCO DO BRASIL?

 

Salário inicial de R$ 2.227,26 mais benefícios de vale-transporte, vale alimentação/refeição no valor mensal de R$ 509,96 (refeição) e 397,56 (alimentação), auxílio creche, plano médico e odontológico, previdência privada e plano de carreira?

 

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas pelo site http://www.cesgranrio.org.br até dia 19 de Janeiro.

 

Agora, o que você acha de ter aulas de redação para o Concurso com um dos três melhores professores de Redação de Santa Cruz, segundo dados do MEC/ENEM 2013, com apostilas inclusas na mensalidade e com suas redações sendo corrigidas parágrafo por parágrafo?

 

Corra agora mesmo e matricule-se no Intensivo de Redação para o Concurso do BB.

 

VAGAS LIMITADÍSSIMAS!

 

Matrículas e informações: 9981-9422 / 9457-4921

31
dezembro, 2014


 

 

31
dezembro, 2014

Artigo


A Assembleia Legislativa e a prática da nova política

 

 

Uma das principais bandeiras desfraldadas pela população que freqüentou as ruas físicas e virtuais das manifestações de junho de 2013 foi a que demandava uma nova prática política, com ênfase em aspectos éticos.

 

A bandeira ficou de tal forma realçada naquelas inquietudes que passou a ser adotada por alguns candidatos a presidente e a governador na eleição de 2014.

 

Foi, por exemplo, reverberada urbi et orbi na postulação presidencial do ex-governador Eduardo Campos,  na de sua sucessora, Marina Silva, e ainda, pelo candidato Aécio Neves. Em Pernambuco, apenas para citar um estado, foi um dos motes da campanha vitoriosa de Paulo Câmara ao executivo estadual.

 

Claro que “nova prática política” é uma concepção difusa. Mas, deixando de lado os pruridos hermenêuticos, basta compreendê-la despretensiosamente como a “necessidade de renovar os métodos viciados de fazer política”; “um jeito diferente de fazer política”.

 

Ou ainda, entendê-la por analogia a uma famosa definição de desenvolvimento de um país: “o desenvolvimento é como um elefante: difícil de definir, porém fácil de reconhecer”.

 

Por exemplo, o intento de alguns parlamentares estaduais de reconduzir pela quinta vez consecutiva ao cargo de presidente da Assembléia Legislativa do Estado (ALEPE) o atual mandatário, não é, definitivamente, uma nova prática política.  Não é mesmo. E isso é “fácil de reconhecer”.

 

O disparatado propósito atenta violentamente contra os princípios republicanos albergados no art. 1º da Constituição Federal e obstrui a alternância de poder que é própria dos regimes democráticos.

 

Diante dessa inconcebível afronta, o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, no exercício do lídimo mister da entidade de defender a Constituição, a ordem jurídica e a boa aplicação das leis (art. 44, inciso I do seu Estatuto) formulou consulta à Comissão de Estudos Constitucionais (CEC) da própria Ordem sobre a possibilidade do atual presidente da ALEPE, deputado Guilherme Uchôa, ser reconduzido para novo biênio na legislatura que se inicia em 2015.

 

O robusto parecer da CEC, aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da OAB-PE, diz, em síntese, que a Constituição do Estado permite apenas uma única reeleição de membros da Mesa Diretora (mandato de dois anos) para o período imediatamente subseqüente, criando-se inelegibilidade para um terceiro mandato consecutivo, mesmo que de uma legislatura para outra. In verbis:

 

“A regra geral vigente é a vedação à reeleição do terceiro mandato, e a excepcional, carreada pelo art. 3º da Emenda Constitucional 33, de 2011, é a possibilidade de reeleição para o terceiro mandato apenas na eleição para o segundo biênio da 17ª legislatura (a de 2011 a 2014, adendo nosso)”. Parecer da CEC, pag. 18.

 

Enfim, o documento da OAB é taxativo: “sob pena de ocorrência de grave inconstitucionalidade”, não é possível ao atual mandatário da ALEPE ser reconduzido ao mesmo cargo na próxima legislatura.

 

Ainda assim, em um recente programa de rádio o presidente da ALEPE, alheio a suscitada agressão legal, disse que trabalha seu nome para ser consensual entre os parlamentares e desdenhou da iniciativa da entidade classista:

 

“Em três tentativas de interferência em assuntos da Casa, a OAB nunca ganhou uma. Agora, se insistir, será novamente malsucedida, porque eleição de mesa diretora é assunto interna corporis”.

 

De fato, a eleição da Mesa Diretora é assunto de competência interna do Legislativo, mas o seu regramento é ditado pela Constituição do Estado, que estabelece impedimentos à reeleição sucessiva de seus membros.

 

Mas, mesmo que legal fosse tal perpetuidade de poder, seria ética e moralmente admissível?

 

Não se estaria afrontando o princípio elementar da alternância de poder?  Não devem os cargos políticos ser exercidos através de mandato temporário, justamente para evitar que o poder se concentre indefinidamente nas mãos de determinados grupos ou pessoas, aumentando a ocorrência de vícios, usufruto de vantagens indevidas e tentações autoritárias?

31
dezembro, 2014


 

31
dezembro, 2014


31
dezembro, 2014

Ação


Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe festeja 61 anos de emancipação política do município com festa, solenidades e inaugurações

 

 

 

 

 

 

O dia 29 de dezembro de 2014, data que marca o aniversário dos 61 anos de emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe, foi repleto de comemorações e entrega de obras  que vão contribuir para a consolidação do desenvolvimento da Capital das Confecções.

 

Pela manhã, a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Santa Cruz do Capibaribe, realizada na Avenida Padre Zuzinha, Marco Zero da cidade, que contou com a participação do prefeito Edson Vieira (PSDB), do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), do presidente da Câmara Municipal Júnior Gomes (PSB), secretários, vereadores, representantes das igrejas (católica e evangélica) e a população, deu início às comemorações.

 

“Fico muito feliz ao comemorar os 61 anos de emancipação política entregando obras importantes para a população como o Santa Cruz Prev, o Ame Infantil, a Praça Maria de Lourdes, o Canal da Rua Manoel Balbino, o pontilhão e a pavimentação da Rua Bahia, mostrando que em dois anos de governo temos transformações sendo vistas a olhos nus, seja na saúde pública, na infraestrutura, na educação e/ou no social”, enfatizou Edson Vieira.

 

O Instituto Próprio de Previdência Municipal – Santa Cruz Prev foi a primeira obra entregue. O órgão criado pela Lei nº2356/2014 do Poder Executivo servirá para assegurar os benefícios dos servidores públicos do município, e garantir o direito a uma aposentadoria digna.

 

Rua Bahia e revitalização do centro da cidade

 

 

 

Na infraestrutura foram entregues a pavimentação e o pontilhão da Rua Bahia que servirão para sanar os problemas de alagamento nos períodos chuvosos e livrar os moradores da lama e da poeira. A inauguração da Praça Maria de Lourdes Silvestre Ramos (em frente a Caixa Econômica) e da revitalização do canal da Rua Manoel Balbino integram as obras estruturadoras do Centro da cidade.

 

AME Infantil

 

A inauguração da segunda policlínica da gestão de Edson Vieira, o AME Infantil Dr. Adilson Bezerra, com atendimento exclusivo para o público infantil, encerrou as entregas de obras de forma especial com um equipamento de saúde com 14 especialidades e realização de testes do pezinho, do olhinho e da orelhinha, além de vacinação e farmácia para distribuição de medicamentos.

“É com muita satisfação que hoje entrego um equipamento público que vai cuidar da maior riqueza que o homem tem que são suas crianças”, declarou Vieira.

 

Corte do Bolo dos 61 anos e shows com Jammil e Uma Noites

 

Encerrando as comemorações, o show da banda baiana Jammil e Uma Noites e a atrações locais Forró no Kilo e Forró dos Bossas animaram ao público que compareceu a Avenida Padre Zuzinha para homenagear Santa Cruz do Capibaribe cortando o bolo do aniversário dos 61 anos de aniversário da cidade ao lado do prefeito Edson Vieira, autoridades e a população em um momento de muita alegria para celebrar esta data tão significativa para os santa-cruzenses.

 

Fonte: Assessoria

 

31
dezembro, 2014


 

31
dezembro, 2014


Assaltante é apreendido pela PM e moto roubada é recuperada

 

Foto: Fernando Lagosta

 

Um menor de 15 anos foi apreendido na noite desta segunda-feira (29), em Santa Cruz do Capibaribe, com a acusação de ter praticado vários assaltos na região.

 

O Serviço Reservado da Polícia Militar obteve informações de que o menor seria responsável pelo roubo de uma moto que pertencia a um taxista. No momento do assalto o menor estava acompanhado de outro elemento, os dois portavam uma espingarda e um revolver.

 

Com a detenção do menor, a moto roubada foi encontrada em uma residência nas proximidades da passagem molhada que dá acesso a São Domingos.

 

O jovem apreendido já teve outras passagens pela polícia.

31
dezembro, 2014


 

31
dezembro, 2014


30
dezembro, 2014

Acidente


Caminhão da Coca-Cola tomba na Serra de Taquaritinga do Norte e tem carga saqueada

 

 

Fotos: Dália Net

 

Um caminhão baú da empresa Coca-Cola tombou na Serra de Taquaritinga do Norte, na tarde desta segunda-feira (29) e por pouco não caiu ribanceira a baixo. A rodovia que da acesso ao município ficou interditada por cerca de duas horas.

 

O veículo era conduzido por José Fábio da Silva, residente em Bezerros, que perdeu o controle do veículo na decida da serra.

 

O ajudante Cícero Heleno de Melo teve ferimentos em um dos braços e foi encaminhado para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife.

 

A Polícia Militar esteve no local e tentou conter os ânimos da população. Apensar dos saques, ninguém foi preso.

 

 

30
dezembro, 2014


30
dezembro, 2014


30
dezembro, 2014

Tráfico


Tráfico de Drogas na PE-160

 

 

Durante uma abordagem na PE-160, nas proximidades do Posto Gapel, na tarde desta segunda-feira (29), policiais militares se depararam com Paulo Cesar de Oliveira, 30 anos, que estava acompanhado de uma menor de 16 anos. Com ele a polícia encontrou uma pequena quantidade de maconha.

 

Ao ser indagado, o elemento resolveu contar onde a droga foi comprada. Os policiais seguiram para o Bairro Santo Agostinho, onde encontraram Jean Eduardo da Silva Lins, 24 anos. De lá a polícia seguiu para o Bairro Oscarzão onde deteve Priscila Mayara, 22 anos.

 

No total foram apreendidos 2,42 Kg de maconha, celulares e um cheque.

30
dezembro, 2014

Em alta


Zé Augusto é o quarto melhor deputado de Pernambuco e Eduardo da Fonte é o pior, segundo a Revista Veja

 

 

Foto: Ney Lima (arquivo)

 

A Revista Veja divulgou esta semana o resultado de um levantamento que aponta o ranking dos parlamentares em todo o Brasil.

 

Um dado curioso é que em Pernambuco o deputado federal José Augusto Maia (PROS) aparece na quarta colocação entre os mais atuantes e o deputado federal Eduardo da Fonte, que lidera a bancada PP/PROS na Câmara, é o último da lista.

 

A revista leva em consideração eixos de atuação conforme o gráfico abaixo:

 

 

Confira o ranking dos deputados federais pernambucanos:

 

1º) Raul Henry: Nota 8,69

2º) Jorge Corte Real: Nota 8,61

3º) Fernando Ferro: Nota 7,81

4º) José Augusto Maia: Nota 7,43

5º) Luciana Santos: Nota 7,32

6º) Mendonça Filho: Nota 7,00

7º) Augusto Coutinho: Nota 6,78

8º) Bruno Araújo: Nota 6,64

9º) Danilo Cabral: Nota 6,62

10º) João Paulo: Nota 6,08

11º) Pastor Eurico: Nota 6,08

12º) José Chaves: Nota 5,89

13º) Pedro Eugênio: Nota 5,78

14º) Anderson Ferreira: Nota 4,95

15º) Inocêncio Oliveira: Nota 4,22

16º) Paulo Rubens: Nota 4,12

17º) Gonzaga Patriota: Nota 3,98

18º) Vilalba: Nota 3,88

19º) Carlos Cadoca: Nota 3,86

20º) Fernando B. Filho: Nota 3,03

21º) Roberto Teixeira: Nota 3,43

22º) André de Paula: Nota 2,99

23º) Woney Queiroz: Nota 2,82

24º) Silvio Costa: Nota 2,54

25º) Eduardo Dafonte: Nota 2,32

30
dezembro, 2014


30
dezembro, 2014


30
dezembro, 2014

Justiça


Acusado de assassinar a esposa em Santa Cruz do Capibaribe se entrega no Ceará

 

 

 

O Acusado de cometer um bárbaro assassinato na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Pernambucano, foi preso na tarde desta segunda-feira, 29 de dezembro, em Iguatu.

 

Felipe Lourenço de Oliveira, se apresentou à Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade acompanhado de uma advogada, no entanto, devido à existência de um mandado de prisão expedido pelo Juiz Rildo Vieira da Silva, comarca Santa Cruz do Capibaribe, o acusado recebeu voz de prisão.

 

Felipe é o principal suspeito de amarrar e assassinar a facadas a companheira Gerlente Dias da Silva, de 22 anos.

 

Ela foi encontrada morta dentro da casa onde morava, com as mãos amarradas e a boca fechada com fita adesiva.

 

Após o crime, o suspeito teria fugido com o filho do casal, de apenas três meses de idade utilizando um transporte alternativo.

 

O acusado teria vindo até Iguatu para deixar o filho com sua mãe, avó da criança, antes de fugir novamente.

 

O Conselho Tutelar local classificou a situação como suspeita e acionou os policiais do Pernambucano e Ceará.

 

O bebê será entregue à família da mãe, que é do município de Atalaia, no estado de Alagoas.

 

Em entrevista na Delegacia de Iguatu, Felipe Lourenço confirmou a autoria do crime, ” eu matei sim a minha esposa, estou arrependido e peço o perdão a família a a todos”, disse.

 

 

RELEMBRE O CASO:

 

 

29
dezembro, 2014


29
dezembro, 2014


Ypiranga arranca importante empate fora de casa

 

Fotos: Eliton Araújo.

 

Na tarde deste domingo (28) o Ypiranga foi até a cidade de Carpina disputar a sua 6º partida no Campeonato Pernambucano 2015.

 

A Máquina de Costura entrou em campo com algumas modificações em relação as primeiras partidas, as ausências ficaram por conta do zagueiro Rogério e o volante Gil.

 

O jogo

 

A equipe do Atlético iniciou melhor a partida e chegava com bastante perigo a meta do goleiro Adson, que observava a sua zaga deficiente dando muitos espaços para o adversário.

 

 

A equipe Carpinense ainda teve um pênalti desperdiçado nos primeiros minutos de partida, mas aos 13 minutos da etapa inicial, o atacante Tarcísio conseguiu passar por quatro jogadores do Ypiranga e abrir o placar para a equipe do Tatu-Bola.

 

A partir do gol sofrido, a equipe alviazulina não conseguiu encaixar as jogadas e sofria com a rápida reação do Atlético que dominava a partida e não dava espaços para a Máquina. O Ypiranga começou a marcar forte e o jogo teve alguns lances polêmicos e jogadas perigosas.

 

O Atlético foi para o segundo tempo com o placar a seu favor, e teve várias chances de “matar” a partida.

 

 

Aos 33 do 2º tempo, o Ypiranga teve uma falta perto da área onde o meia Thauan rolou a bola para Danilo Itaporanga que limpou a zaga e tocou para o atacante Ítalo que só teve o trabalho de empurrar a bola e empatar a partida.

 

O Ypiranga ainda teve duas boas oportunidades de virar o jogo, porém não conseguiu graças às boas atuações do goleiro Ibson que realizou verdadeiros “milagres” e garantiu o empate, evitando uma derrota em casa para a equipe atleticana.

 

Sequência:

 

No próximo domingo (04) o Ypiranga que é o 3º colocado, joga em casa no Estádio Otávio Limeira Alves e recebe o Porto de Caruaru que ocupa a 7º posição.

29
dezembro, 2014


28
dezembro, 2014


28
dezembro, 2014

Violência


Pela primeira vez em oito anos, homicídios aumentam quase 9% em Pernambuco

 

 

Foto: Folha de Pernambuco

 

 

Pela primeira vez desde a implementação do programa Pacto pela Vida, no início da gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), em 2007, o número de homicídios aumentou em Pernambuco no ano. De acordo com balanço feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgado nesta sexta-feira (26), houve um crescimento de 8,73% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de janeiro a novembro de 2014 em relação com o mesmo período de 2013. No balanço total dos oito anos, o Pacto conseguiu reduzir o número em 33,7%.

 

Em 2004, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Estado era de 50,86, aumentando para 56 em 2007, quando o programa saiu do papel. Desde então, vem sendo reduzido e chegou a 34,12 por 100 mil habitantes em 2014, mesmo com o crescimento deste ano. “Mudamos a realidade de um Estado que era reconhecido como um dos mais violentos”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

 

Para o secretário, são vários os motivos que levaram ao crescimento no número de CVLI. Entre eles, estão a greve da Polícia Militar realizada em maio; a reivindicação de PMs pela aprovação da PEC 300, que estabelece que a remuneração dos policiais militares dos estados não pode ser inferior à do Distrito Federal, com subsídio do governo federal; e a operação-padrão dos delegados da Polícia Civil.

 

O secretário também justifica o aumento usando a Copa do Mundo e o período eleitoral. “Interferiu na forma de condução de algumas pessoas dentro do processo”, afirmou Alessandro Carvalho.

 

Apesar do resultado negativo deste ano, alguns municípios, principalmente no interior, se destacaram nos resultados do programa. Um deles foi Salgueiro, no Sertão, onde o número de homicídios diminuiu 51% este ano. Nos oito anos de Pacto pela Vida, no entanto, o Sertão foi a região em que houve a menor redução de CVLI, com 26,27% menos crimes no período. A diminuição na Região Metropolitana do Recife foi de 57,3%.

 

Informações: Blog de Jamildo

28
dezembro, 2014


28
dezembro, 2014


Notícias Anteriores


Meses Anteriores