Vereador Fernando Aragão tem empresa assaltada

 

Fernando Aragão relata como foi o crime. Foto: Thonny Hill.

Na tarde de hoje (30/11), por volta das 16h, a fábrica de confecções, pertencente ao vereador Fernando Aragão (PTB), que fica localizada na rua Raimundo Francelino Aragão (Centro) foi assaltada.

 

Segundo informações do vereador, que não estava na hora do assalto pois estava em Toritama, ele recebeu a ligação de seu filho de que dois criminosos tinham assaltado a sua fábrica.

 

“Chegaram com revolver, renderam uma criança e levam lá pra cima, pegam minha mulher (Dona Ivone Aragão) e a obrigam a se estabacar até achar o dinheiro e vão embora, com arma na mão e uma moto”, enfatizou.

 

Segundo o vereador, que estava na delegacia para prestar queixa do ocorrido, a quantia de R$ 4500,00 foi roubada, juntamente com dois celulares e uma máquina fotográfica. O dinheiro seria usado para fazer o pagamento do décimo terceiro salário de suas costureiras.

 

“Graças a Deus que não aconteceu nada”, enfatizou.

 

Ao final da entrevista, o vereador falou sobre a importância de denunciar o crime, para que a polícia possa trabalhar e retirar os criminosos das ruas.

30
novembro, 2012


Condôminos do Moda Center votam orçamento para 2013

 

 

 

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (29), os condôminos do Moda Center Santa Cruz deliberaram sobre os itens constantes do edital de convocação, aprovando-os em sua totalidade.

 

A primeira assembleia da gestão 2012/2014 foi marcada por um clima de cordialidade, mesmo tendo na pauta um item que geralmente acende debates acirrados: o ajuste na taxa condominial.

 

 

Após a apresentação da planilha orçamentária para o ano de 2013, os condôminos, em sua maioria, compreenderam a necessidade e votaram pelo ajuste, que será aplicado a partir do mês de janeiro do próximo ano.

 

Veja como eram e como ficaram as novas taxas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Desde 2009 que não se tinha ajuste na taxa, o que vinha prejudicando o orçamento, já que, além da necessidade constante de aparelhamento do condomínio, existe o ajuste anual do salário dos colaboradores, que é baseado no aumento do salário mínimo”, disse o gerente financeiro, Sebastião Bezerra.

 

Ainda no campo das finanças, os condôminos aprovaram, por unanimidade, as contas referentes aos meses de setembro e outubro de 2012.

 

 

 

Já na área de Comunicação e Marketing, os condôminos aprovaram a nova logomarca do Moda Center. A partir de dezembro, o parque começará a usar a nova identidade visual, colorida, moderna e voltada para o segmento de moda.

 

 

 

Walmir Silva, Gerente de Operações e Segurança

 

O gerente de Operações e Segurança do Moda Center, Walmir José, apresentou um vídeo sobre as ações do seu departamento, que está intensificando a fiscalização quanto aos avanços na exposição dos manequins. Segundo ele, essa reorganização visa melhorar o tráfego nas ruas internas do parque, evitando prejuízos para condôminos e clientes.

 

A fim de movimentar os setores Branco e Amarelo, os condôminos aprovaram a abertura para a comercialização de calçados, exclusivamente nesses dois módulos, visto que existe um interesse do polo calçadista de Campina Grande-PB em atuar no Moda Center. Atualmente, apenas os quiosques podiam comercializar esses artigos.

 

Marcos Aragão, condômino, com boxes nos setores Azul e Amarelo

 

De acordo com o condômino Marcos Aragão, que participa de todas as assembleias do Moda Center, a participação é de suma importância para o desenvolvimento do parque. “Isso aqui é uma cidade. Por mais compromisso que tenhamos fora do parque, o condômino deveria fazer um esforço e comparecer para aprovar aquilo que é de interesse da maioria”, ressaltou.

 

Andreza Cristina Marques, condômina, com boxes nos setores Vermelho e Laranja

 

A mesma opinião tem a condômina Andreza Cristina. “Seria bom que o pessoal participasse mais, para apontar as falhas, dar suas opiniões e sugerir as melhorias”, destacou.

 

O síndico Valmir Ribeiro classificou a assembleia como positiva. “Apesar da nossa preocupação com o orçamento 2013, estamos satisfeitos com a compreensão dos condôminos em votar pelo ajuste e aprovar todos os itens da pauta. É uma prova de confiança nessa diretoria que tem trabalhado para consolidar o Moda Center cada vez mais no cenário da confecção”, disse o diretor.

 

O evento também contou com a presença do advogado do condomínio, o Dr. Jan Grünberg, esclarecendo várias dúvidas dos presentes.

30
novembro, 2012


Gati e Rocam apreendem duas pessoas portanto armas. Uma delas tem passagens por furto

 

Uma das armas tinha balas aduteradas com composto venenoso. Fotos: Fernando Lagosta.

 

Na tarde de hoje, a polícia recebeu uma denuncia anônima de que 04 pessoas estariam em um veículo celta, de cor prata, portando armas.

 

Diante do fato, a polícia, por meio do Gati e Rocam, as equipes foram até próximo ao Bradesco e encontraram o veículo em questão ocupado por uma pessoa, de nome Carlos.

 

Segundo o Sargento Lenivaldo, o motorista relatou que estava de posse de uma arma em sua residência, sendo encontrado um revolver PT 380, com 12 munições intactas.

 

Em seguida, o Carlos teria recebido uma ligação de seu primo (conhecido como Edson), que estava em Pão de Açúcar. O efetivo se deslocou até o local e encontrou mais outra arma: um Revolver Calibre 38, com 06 munições intactas, sendo 04 delas aduteradas, provavelmente com adição de algum produto venenoso.

 

Quatro, das seis balas, estavam aduteradas.

 

Na procura dos outros dois criminosos, foram feitas incursões em Poço Fundo, mas os demais não foram localizados.

 

Quanto ao Celta, não foi constatado nenhuma irregularidade. Segundo o sargento, Carlos já tinha passagens na polícia por roubo.

 

Os dois foram presos e encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos e demais providências.   Os nomes completos dos acusados e os endereços de residência dos mesmos não foram divulgados.

30
novembro, 2012


Esgoto em frente a Escola Municipal prejudica Pais, Estudantes e Professores

 

Esgoto estourado prejudica andamento de aulas. Fotos: Thonny Hill.

 

Na tarde de ontem (29) e na manhã de hoje (30), nossa equipe fotografou um grande vazamento de esgoto presente em frente a uma escola municipal: A Escola Evangélica, localizada próximo a Rua do Cabana, Bairro Bela Vista.

 

Buracos realizado por funcionários da prefeitura para tentar solucionar, sem sucesso, o problema.

De acordo com o Pastor Adonias, secretário da instituição, o problema teria começado na última terça-feira  (27).

 

Ainda segundo ele, a prefeitura já enviou equipes na tentativa de resolver o problema, mas apenas a diminuição do vazamento foi registrada.

 

Ainda segundo o Pastor, Fábio Oliveira, diretor da Secretaria de Infraestrutura, teria afirmado para ele a Secretaria dispõe de apenas seis profissionais para atender a demanda de saneamentos da cidade. Além disso, não o Pastor relatou que não foi informado por Fábio sobre quais os seriam os procedimentos corretos a serem tomados para resolver o problema, como também a previsão de saneamento do mesmo.

 

De acordo com alguns professores, o mau cheiro no local estaria prejudicando também o andamento das aulas.

 

Na tentativa de amenizar o problema, a entrada frontal da escola foi parcialmemte isolada, restando um pequeno portão e uma entrada lateral, que fica posicionada na “Rua do Cabana”.

 

O assunto foi uma das pautas abordadas também nos discursos de alguns vereadores na Câmara, em sessão ordinária realizada na noite de ontem.

 

A quantidade de esgoto que vaza é tanta que chega a encharcar um terreno baldio, nas proximidades da Rua do Cabana Clube.

Discursos tranquilos, mas com trocas de denúncias na última sessão ordinária

 

Lei Orçamentária foi votada e aprovada

Os discursos focaram temas como agradecimentos, a Consulta Pública sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto no município, a diminuição da arrecadação, as expectativas dos vereadores situacionistas para exercerem a oposição para o próximo governo e também as demissões feitas em serviços essenciais a exemplo da saúde, limpeza pública e educação.

 

A pauta mais importante do dia foi a votação da Lei Orçamentária para o próximo ano, que aponta os recursos que o próximo gestor deve gastar em 2013 no município.

 

Confira os melhores momentos dos discursos da última reunião ordinária da atual legislatura.

 

Nanau cobra do prefeito explicações sobre o não funcionamento de serviços essenciais do município

 

“Não se pode prejudicar o serviço público. Nossa bancada não comunga com isso”, enfatizou o vereador em seu último discurso.

 

Em seu discurso, com tom de despedida, o vereador falou sobre um requerimento pedido, juntamente com sua bancada, para que o prefeito Toinho do Pará (PTB) possa explicar sobre o não funcionamento de serviços essenciais do município.

 

“Não se pode prejudicar o serviço público. Nossa bancada não comunga com isso”, enfatizou o vereador.

 

O parlamentar também falou que a população está passando por uma nova consciência política e participando mais dos processos importantes, citando como exemplo o plenário lotado na realização da Consultoria Pública ocorrida ontem (29), sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto.

 

Ao final de seu discurso, Nanau também falou sobre a continuidade na vida política, independente de não mais compor o quadro de vereadores na próxima legislatura.

 

“Mesmo sem mandato, eu vou continuar na política de Santa Cruz do Capibaribe. Pensaram que estariam tirando Nanau da Política, não estão de jeito nenhum. Quem achar bom, tudo bem; quem não achar, vai ter que engolir”, enfatizou.

 

Ernesto Maia denuncia a diminuição de oferta de domicílios, em projeto da futura implantação da Estação de Tratamento de Esgoto

 

Em seu discurso, o vereador falou sobre a votação da Lei Orçamentária para o ano de 2013, que foi aprovada por unanimidade depois dos discursos. O parlamentar também enfatizou seu trabalho ao longo de 04 anos de mandato, citando que o trabalho total de todos os vereadores aprovou 77 leis e 54 resoluções.

 

Ernesto também enfatizou sobre o evento da Consulta Publica sobre a implantação da Estação de Tratamento de esgoto, lamentando que, segundo ele, essa seria a terceira consulta realizada sobre o tema e que a contemplação de domicílios que seriam atendidos diminuiu consideravelmente ao longo dos anos.

 

“Há algum tempo atrás, há uns três anos, tivemos outra audiência e projeto contemplava 35% de Santa Cruz do Capibaribe. Agora nós vimos que esse projeto está contemplando 20% e sabendo que ele só vai começar em setembro de 2013”, enfatizou.

 

Ao final de seu discurso, Ernesto aproveitou também para alfinetar os vereadores de oposição.

 

“Dois mil e treze vai ser o ano das revelações e, com certeza, muitas máscaras vão cair”, finalizou Ernesto.

 

 

Fernando Aragão diz que poderá não disputar mais cargos políticos a partir das Eleições de 2016

 

Em seu discurso, o Parlamentar falou sobre sua trajetória ao longo de 25 anos de história política, iniciada no ano de 1989. Fernando também destacou as novas mudanças que irão por vir, citando os novos vereadores que irão compor a Câmara. O vereador também afirmou que, provavelmente, esse será seu último mandato como vereador.

 

“Tenho conversado em casa e penso que talvez este seja o meu último mandato como vereador. Não tenho mais predisposição para uma disputa como vereador e Deus quis que fosse como oposição”, enfatizou.

 

Fernando citou também que muitas pessoas irão sentir falta de seu trabalho, especialmente aqueles que foram ajudados por ele na sua trajetória política. Ele aproveitou também para criticar aqueles eleitores apaixonados, afirmando que eles “não enxergam nada, não enxergam os defeitos e, se ganharem, está bom demais”, destaca.

 

O parlamentar fez duras críticas ao prefeito Toinho do Pará (PTB), citando o requerimento feito por sua bancada, onde cobra explicações dele sobre a falta de serviços essenciais, citando que ele deveria terminar bem sua gestão e não fazer “ajustes nos últimos dois, três meses” de governo.

 

Ao final, o político agradeceu a sua reeleição e cobrou de Edson Vieira (PSDB) que faça um bom governo, sem promover contratações excessivas.

 

“Contrate conscientemente, nas necessidades de cada secretaria pra que não encha Santa Cruz do Capibaribe de pessoas que não vão trabalhar”, referindo-se ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do município.

 

Zezim Buxin “honestidade e inteligência” na gerência dos recursos públicos para a próxima gestão

 

Em seu discurso, o parlamentar falou sobre sua primeira posição nas eleições do dia 07 de outubro, mas afirmou que isso não o faria diferente dos demais colegas de bancada.

 

O vereador falou também sobre a necessidade de melhor gerir os recursos públicos do município e que isso é possível de se fazer, bastando “honestidade e inteligência”.

 

“Agindo assim, se faz muita coisa”, enfatizou. O vereador falou também das suas expectativas para o ano de 2013, esperando que o juramento, que será realizado no dia da posse, isso seja cumprido.

 

“Afinal de contas, foi o povo que nos colocou aqui. É pelo povo que devemos trabalhar e é pelo povo que devemos pensar”, finalizou.

 

 

Francisco Ricardo se defende das acusações e denuncia Fernando Aragão pelo pagamento de indenizações trabalhistas apenas para apadrinhados políticos

 

“Quem mais botou funcionário nessa casa foi Fernando Aragão. Só de assessores foram dez", afirmou Francisquinho

 

Em seu discurso, o mais caloroso da noite, o vereador Francisquinho rebateu as palavras proferidas nos discursos de Ernesto Maia (PTB) e também de Fernando Aragão (PTB), realizados na semana anterior, que pautaram sobre a possível demissão de servidores, para que as contas da Câmara fossem sanadas.

 

Nesse discurso da semana anterior, Fernando Aragão afirmou que o vereador Francisco Ricardo teria fugido, sem dar as devidas explicações.

 

O presidente da Câmara mostrou uma série de documentos, afirmando que esse processo de demissão é feito em qualquer prefeitura, mas que Fernando Aragão (PTB), quando foi presidente da Câmara em 2010, não teria pagado a maioria das indenizações trabalhistas dos assessores presentes na época.

 

“Ele pagou os apadrinhados dele”, enfatizou o vereador.

 

Francisco Ricardo também denunciou um suposto favorecimento, inclusive citando o nome de Gilvan Gomes da Silva, um dos assessores na época. Segundo o parlamentar, ele teria recebido indenizações dadas por Fernando Aragão que a maioria dos funcionários não teria recebido.

 

Francisquinho citou também que alguns desses assessores teriam recebido férias remuneradas de forma irregular, inclusive duas no mesmo ano.

 

O vereador também rebateu diversas acusações feitas pela oposição, que afirmaram que ele teria sobrecarregado a Câmara de funcionários, responsabilizando Fernando Aragão por esse fato.

 

“Quem mais botou funcionário nessa casa foi Fernando Aragão. Só de assessores foram dez. Francisquinho colocou apenas dois funcionários a mais: um motorista e um assessor das comissões. O resto foi à mesma coisa”, enfatizou.

 

Dimas Dantas vai solicitar ao Ministério Público o embargo de obras em estrada construída no terreno em frente ao Moda Center

 

Dimas levou matéria do Blog do Ney Lima à Tribuna da Câmara

 

Em seu discurso, o vereador falou sobre a construção da estrada, em frente ao Moda Center. Na ocasião, o mesmo fez duras críticas à construção da obra que, segundo ele, sem os devidos esclarecimentos por parte da prefeitura.

 

“É um descaso. Um assalto aos bens públicos, mais uma vez de Santa Cruz do Capibaribe que é essa pouca vergonha essa estrada que está sendo feita no terreno público na frente do Moda Center. Uma estrada que não leva “o nada pra nada”, a não ser pra enriquecer um empresário que não sei quem é”, enfatizou.

 

Dimas afirmou também que Santa Cruz é quem estaria perdendo milhões de reais e tendo um grande prejuízo financeiro.

 

“Qual é o papel do político de Santa Cruz do Capibaribe? Acho que é passar a mão na cabeça de ladrão”.

 

Dimas citou que teve uma conversa com o prefeito eleito Edson Vieira (PSDB) sobre o assunto e que não aceitaria como o caso está se desenrolando.

 

Dimas afirmou também que, na próxima segunda-feira (03/12) irá ao Ministério Público entrar com um Mandado de Segurança para paralisar a obra.

 

“Se aquele terreno for vendido, dá para fazer 1000 casas para pobres”, dirigindo suas palavras , em forma de crítica, para o vereador situacionista Deomedes (PT).

 

Dimas também relatou, no seu discurso, que será a ultima vez que irá discursar como vereador. Relatou um histórico sobre seu mandato e agradeceu a várias pessoas que contribuíram com sua vida pública.

 

Deomedes fala sobre seu papel como integrante da bancada de oposição, para o ano de 2013

 

Em seu discurso, o parlamentar desafiou Dimas Dantas (PP) para que ele, na figura de vice-prefeito, vendesse os terrenos onde está sendo construída a estrada em frente ao Moda Center, para que sejam construídas casas populares.

 

O vereador também falou de sua trajetória na Câmara, citando sua luta pelo calçamento de 10 ruas e o saneamento de outras 11, da construção da Academia das Cidades pelo Governo do Estado e outras iniciativas.

 

Deomedes destacou também as suas expectativas para os próximos 04 anos, citando seu papel como opositor no próximo governo.

 

“Vamos fazer parte dessa democracia”, destacou. Ao final, Deomedes cobrou para que todos os vereadores da próxima gestão se unam para que o projeto e implantação da Estação de Tratamento de Esgoto saia do papel.

 

Afrânio denuncia a queda de arrecadação do município em diversos setores

 

 

O vereador afirmou que o prefeito Toinho do Pará (PTB) “não soube aproveitar a oportunidade” de ser prefeito do município e levou para a tribuna diversas cópias de fotografias, mostrando o Esgoto Estourado em frente a Escola Evangélica.

 

Afrânio também denunciou o fechamento de vários dos PSF’s pela falta de profissionais e também a baixa arrecadação financeira da Prefeitura Municipal durante o ano de 2006, mais precisamente no setor de Feiras e Mercados, como também do Matadouro Público.

 

“Em 2006, no mês de outubro, depois que o Moda Center já estava lá em cima, não tinha mais feira aqui, se arrecadou, no Moda Center, R$ 20.032,00. No Matadouro, no mesmo período de 2006, se arrecadou R$ 62.567,00. Vejam se vocês conseguem compreender essa matemática. Foi ela mesma, com a conivência daqueles que estão preocupados com cargos, com seus familiares e com a politica de bastidores, que conseguiu quebrar o município de Santa Cruz”, destacou.

 

O parlamentar citou que, já em 2012, o Matadouro teria arrecadado um pouco mais de R$ 31.000,00, o que corresponde à metade da arrecadação, feita no ano de 2006, dirigindo suas palavras para Deomedes (PT).

 

“A população aumentou ou diminuiu? Se aumentou, o consumo aumentou ou diminuiu? Essa é a matemática que Deomedes dizia. Diga ai vereador, diga ai se vai continuar os R$ 7,5 milhões. Tá mais do que provado vereador”, referindo-se que a arrecadação do município está em queda acentuada.

 

Afrânio também citou que, as feiras depois que foram para o Moda Center, arrecadavam, com taxas provisórias por mês, mais de 20 mil reais e hoje, arrecadariam apenas um pouco mais de 11 mil.

 

“Eu não posso ser conivente e o que se está havendo é conivência. Essa foi à lógica plantada nos últimos anos”, enfatizou.

 

Ao final de seu discurso, o vereador proferiu críticas ao prefeito Toinho do Pará. “Por isso que Toinho chegou a ficar mais queimado do que carvão”, destacou.

 

Galego de Mourinha afirma que saneamento da cidade é um “faz de conta”

 

Em seu discurso, o vereador falou sobre a não reeleição de Dr. Nanau (PTB) e Francisco Ricardo (PSDB), citando que a falta dos dois a Câmara seriam considerados como grandes perdas.

 

Galego também falou sobre o esgotamento sanitário da cidade, no qual fez críticas, citando a ineficácia do serviço oferecido.

 

“Em muitos bairros de Santa Cruz o esgotamento não existe. Existe um “faz de conta” no saneamento da cidade”, enfatizou.

 

Galego falou também sobre o requerimento pedido por sua bancada situacionista, cobrando do prefeito Toinho do Pará as explicações sobre o não funcionamento de muitos serviços essenciais no município, a exemplo dos PSF´s.

 

“Quero dizer que a nossa bancada pediu um requerimento para saber do prefeito Toinho explicações sobre os serviços essenciais”, enfatizou o vereador.

 

Ao final, Galego citou seu papel, na próxima legislatura, como opositor, afirmando que sua bancada irá fazer uma oposição com responsabilidade.

 

Junior Gomes acusa bancada de situação querer fazer “média” com a população, em requerimento que cobra do prefeito explicações sobre as demissões em serviços essenciais

 

Em seu discurso, o vereador fez duras críticas ao requerimento pedido pelos vereadores da bancada situacionista, requerimento este que cobra do prefeito Toinho do Pará as explicações sobre o não funcionamento efetivo de diversos serviços essenciais, devido às várias demissões.

 

“Será que fazer um requerimento em final de mandato, lamentando a situação do prefeito é suficiente? Isso é uma verdadeira “média” o que os vereadores de situação que estão fazendo com a população de Santa Cruz. Estão pouco se lixando”, destacou.

 

Junior também citou que os vereadores situacionistas não falaram, nos palanques eleitorais, sobre os problemas do município como os PSF´s.

 

O parlamentar também aproveitou para alfinetar Galego de Mourinha (PTB), na parte quem que Galego afirmou que ele e seus colegas de bancada fariam uma oposição com responsabilidade.

 

“O senhor diz que: Nós não vamos ser uma oposição do “quanto pior, melhor”. Quero ver na prática”, desafiou.

 

Ao final de seu discurso, Junior enfatizou o papel de parceria da Câmara para com o governo de Edson Vieira e também sobre os acidentes de transito, citando como exemplo a morte de uma idosa de 77anos, Adalgisa Nunes, vítima de atropelamento na PE-160.

Campanha de prevenção a Aids e Hepatites A e B é iniciada em Santa Cruz

 

Paciente se submete a coleta de sangue para realização de exames. Foto: Elivaldo Araújo.

 

Começou ontem (29/11) um evento que faz parte da Semana Mundial de Combate a Aids.

 

A iniciativa é promovida pela prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde por meio da realização de testes de detecção do vírus HIV e também das Hepatites A e B, para ser realizado em pessoas que se expuseram a alguma situação de risco de contato com pessoas infectadas, a exemplo de transar sem camisinha ou, até mesmo, em transfusões de sangue.

 

O evento hoje será realizado, no Hospital Municipal e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (situado na Rua Manoel Bernadino, nº 56, bairro Centro), até as 14h.

 

Esse evento faz parte também do Dia Mundial de Combate a Aids, comemorado no dia 01 de Dezembro.

Moradores reclamam de buraco em esquina

 

Foto: Elivaldo Araújo.

 

Um buraco tem preocupado alguns moradores da Rua Rita Nunes de Araújo com a esquina da Av. Teonilo Silvestre, o mesmo está aberto há pouco mais de três meses.

 

Segundo uma das moradoras, nenhuma providência foi tomada e o caso já foi levado para a secretaria de Obras, mas nada foi feito.

 

A mesma ainda citou que, pequenos acidentes já ocorreram e o perigo é maior durante a noite, pois local não é muito bem iluminado e coloca em risco a segurança de pedestres e motoristas que frequentam o local.

30
novembro, 2012


Equipe de transição começa a mostrar resultado dos trabalhos

 

Com o intuito de fazer um diagnóstico prévio da situação dos órgãos públicos, a equipe de comunicação da transição do prefeito eleito Edson Vieira (PSDB) começa a apresentar o resultado do trabalho. Primeira a ser divulgada, a academia das Cidades do bairro Santo Agostinho apresenta evidente falta de manutenção, bancos quebrados, estrutura sem conservação, e o local onde serviria de almoxarifado e vestiário está repleto de fezes, confira as imagens do descaso.

 

 

 

30
novembro, 2012


Consulta Pública afirma que Implantação de Sistema de Tratamento de Esgoto vai contemplar 30% da população

 

Consulta Pública levou, para o público presete, a discussão sobre a implantação da Estação de Tratamentop de Esgoto no município. Fotos: Elivaldo Araújo.

Foi realizado nesta quinta-feira (29/11), na câmara de vereadores uma consulta pública, apresentação e discussão sobre o projeto que será implantado um sistema de esgotamento sanitário para coletar e fazer o tratamento dos efluentes de uma área correspondente a 40% da cidade (cerca de 30% da população). O evento teve inicio às 9h.

 

Klênio Costa, gerente de estudos e projetos de esgoto da Compesa, fala sobre o projeto.

A apresentação contou com a participação do gerente de estudos e projetos de esgoto da Compesa de Pernambuco, Klênio Costa, e também contou com a participação de políticos, estudantes, secretários, empresários, funcionários públicos e da sociedade, que ocuparam quase todas as dependências do plenário.

 

O sistema contará com oito mil ligações domiciliares. O sistema de esgotamento sanitário será composto por rede coletora, estações elevatórias e emissários, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar uma vazão média afluente de 166 litros/segundo. O destino final do esgoto, já devidamente tratado e submetido a um processo de cloração, será o rio Capibaribe.

 

Ao final da apresentação do projeto, foi aberto um espaço para a população fazer questionamento sobre o projeto.

 

A obra será financiada pelo Projeto de Sustentabilidade Hídrica (PSHPE), coordenado pela secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco (SRHE), com recursos de um empréstimo contratado junto ao Banco Mundial (Bird).

 

O projeto foi concebido através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que também vai fazer o acompanhamento e fiscalização da obra.

 

Mapa da visão geral do projeto.

30
novembro, 2012

Parabéns!


Sexta-feira de festa pra Ivanildo Marculino. Feliz aniversário!

 

 

 

29
novembro, 2012

Exclusivo


Estrada em terreno público na frente ao Moda Center foi encomendada por empresário

 

 

Fotos: Ney Lima e Tohnny Hill

 

A construção de uma estrada em terreno público, na frente do acesso ao Moda Center Santa Cruz, pode esconder pretensões da iniciativa privada.

 

O Blog do Ney Lima iniciou, esta semana, uma série de apurações sobre a obra que até este momento não foi anunciada pelo poder público.

 

Até então, a população apenas sabe que a estrada está sendo feita, mas não se tem nenhuma informação sobre a origem, os recursos e onde o percurso da estrada vai terminar. Apenas o vereador Dimas Dantas (PP) levantou questionamentos sobre a obra, durante as últimas sessões da Câmara de Vereadores.

 

A obra

 

 

A estrada está sendo construída em um terreno pertencente ao município de Santa Cruz do Capibaribe, e por ser na frente do Moda Center torna-se a área mais valorizada da região.

 

Uma avenida de duas vias está sendo construída, possivelmente para ser asfaltada. A estrada tem um canteiro central de aproximadamente cinco metros de largura.

 

A origem

 

Aparentemente, não há ligação direta da estrada com os Bairros Rio Verde e Santa Tereza

 

Uma fonte, que terá a identidade preservada, revelou ao Blog que a estrada foi encomendada por um empresário de outra cidade, que tem pretensões de construir um condomínio residencial após o canal que faz a ligação da água do açude de Poço Fundo para a estação da Compesa.

 

A informação pode ser confirmada verificando-se a própria inclinação da estrada, direcionada para passar por baixo do canal, conforme fotos tiradas pelo Blog.

 

Aparentemente, não há ligação direta da estrada com os Bairros Rio Verde e Santa Tereza, as áreas mais populosas, próximas do terreno público onde a estrada está sendo construída.

 

Trabalhadores receberam ordens para adiantar o serviço e o asfalto deverá ser colocado nos próximos dias

 

A pretensão seria concluir a estrada, fazendo a colocação do asfalto até o término do Governo Toinho do Pará.

 

Nossa equipe apurou que os trabalhadores que operam na obra receberam ordens para adiantar a conclusão do serviço.

 

 

Segundo as informações, a pretensão seria concluir a estrada, fazendo a colocação do asfalto até o término do Governo Toinho do Pará.

 

Prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente

 

O Blog do Ney Lima enviou para a assessoria da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe algumas perguntas sobre a construção da estrada. Oficialmente a Prefeitura ainda não se pronunciou.

 

Porém, conseguimos algumas informações de que a obra realmente está sendo feita pela iniciativa privada, que vai facilitar o acesso entre São Domingos, Santa Cruz do Capibaribe e Moda Center e não vai gerar nenhum custo para o município.

 

A informação dá conta ainda que o possível convênio foi aprovado pelo Departamento de Engenharia e pela Procuradoria do Município.

 

Câmara da Vereadores não foi informada sobre o convênio

 

O possível convênio celebrado entre a Prefeitura e a iniciativa privada para a construção da estrada em terreno público não foi aprovado e nem mesmo comunicado à Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

 

A informação foi confirmada ao editor deste Blog pelo presidente da Câmara, Francisco Ricardo (PSDB).

 

Nenhum dos dez vereadores manifestou ter conhecimento sobre projetos para a realização da obra.

29
novembro, 2012


Ascont realiza projeto de arrecadação de brinquedos para Crianças Carentes

 

A Associação dos Contabilistas de Santa Cruz do Capibaribe (Ascont) está realizando a sexta edição de uma campanha que promove a arrecadação de brinquedos, que serão distribuídos para crianças carentes do município e da região.

 

Os interessados em participar dessa iniciativa solidária podem doar os brinquedos, levando-os para os seguintes pontos de arrecadação:

 

Rádio Vale AM, Ascap (na Avenida 29 de Dezembro, próximo a Praça do Estudante) e na Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz (CDL).

 

Participe.

28
novembro, 2012

Oportunidade


Universidade Aberta vai trazer mais cursos para Santa Cruz

 

Aconteceu nesta terça-feira (27), reunião do polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil do município de Santa Cruz do Capibaribe, implantado na Escola Padre Zuzinha. O encontro contou com a presença de coordenadores dos polos de Carpina, na zona da mata norte, Gravatá, no agreste, Palmares na zona da sul, bem como representantes de Sertânia e Tabira no Sertão do Pajeú, além da coordenadora do polo Santa Cruz, Jaqueline Lira e da vereadora eleita Narah Leandro (PSB).

 

Na reunião foram traçadas estratégias para que as unidades avancem no sentido da ampliação da oferta de cursos para atender a demanda de formação de professores da rede municipal e da rede estadual. “É um projeto muito interessante que merece ser ampliado, e tenho certeza que o Governo nos apoiará”, pontuou Narah.

 

Vera Soares, técnica da Secretaria Estadual de Educação, falou da luta para implantação de cursos para o polo Santa Cruz. “Estamos batalhando pela vinda de mais cursos, temos solicitado às Universidades, mas como o polo ainda está com pendências na (Capes) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estamos dependendo da liberação, pois a documentação já foi enviada”, comentou.

 

Os polos são custeados pelo Governo do Estado, não trazem ônus financeiro ou de outra natureza para o município. Ao contrário, agrega valor fornecendo qualificação gratuita para todos em cursos ofertados pelas melhores e mais conceituadas instituições de ensino públicas do Estado.

 

O deputado Diogo Moraes disse que fará o possível para que novos cursos sejam implantados na cidade. “Vamos agilizar para toda documentação e que Santa Cruz possa ter mais uma opção de capacitação dos nossos jovens”, relatou o socialista.

 

Assessoria

Seleção de Santa Cruz é eliminada da Copa TV Asa Branca de Futsal em partida realizada a portas fechadas

 

Foto: Portal Mais AB.com

Foi realizado ontem, no Ginásio Municipal de Caruaru, um jogo polêmico pela Copa TV Asa Branca de Futsal, onde a Seleção de Santa Cruz enfrentou a equipe local.

 

A partida gerou polêmica pela forma que foi posta. A equipe Santa-cruzense já estava classificada para enfrentar, na final, a equipe de Arcoverde, graças a irregularidades presentes no time de Brejo, que escalou 4 jogadores irregulares na competição, sendo desclassificada.

 

A equipe de Caruaru entrou com um recurso, conseguindo um jogo extra que foi disputado ontem, a portas fechadas, contra Santa Cruz.

 

Após o fim da partida, Santa Cruz perdeu por 4 X 0, sendo então eliminada. Segundo Lambu, treinador da equipe, essa partida extra foi uma manobra feita para encaixar Caruaru, que já havia sido eliminada anteriormente.

28
novembro, 2012


 

Garanta já seu emprego!!!

A Unipeças, empresa conceituada no segmento de máquinas, peças e acessórios para máquinas de costura industrial, abriu 02 vagas no seu quadro de colaboradores.

As vagas são para os cargos de Vendedor e Supervisor de Vendas.

Exige-se apenas que o interessado tenha o Ensino Médio.

Os candidatos devem entregar seus currículos na Unipeças, localizada na Rua Graciliano Arruda, 47/51, Centro, ao lado do Banco do Brasil.

Mais Informações: 81 3731-3556.

28
novembro, 2012


28
novembro, 2012

Homenagens


Escola Dinâmica realizará Festival de Dança em Homenagem a Luiz Gonzaga

 

Nos dias 29 e 30 de novembro, acontecerá o Festival de Dança da Escola Dinâmica, que irá homenagear o grande Luiz Gonzaga, nosso saudoso “Rei do Baião.”

 

O evento, com entrada no valor de R$ 5,00, será realizado no Teatro Municipal e o público poderá prestigiar as apresentações de alunos da escola.

 

A instituição de ensino vem executando um trabalho de inserção cultural dos alunos nas várias tradições e manifestações de nosso povo, oferecendo aulas de balé e música entre outras atividades que visam o crescimento educativo e cultural de seus alunos.

 

Vale a pena ir conferir o espetáculo da Escola Dinâmica; uma boa dica para levar a família e presenciar um evento com muito brilhantismo e cunho cultural.

 

Festival de Dança da Escola Dinâmica – Homenagem a Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.
Dias 29 e 30 de Novembro, 19h30min.
Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe – PE
Senhas na Secretaria da Escola no Valor de R$ 5,00
Informações: (81) 3731.2694.

28
novembro, 2012


 

Em imagem enviada por um de nossos leitores, que foi retirada na manhã de hoje, mostra um jumento pastando na grama de um dos principais  monumentos de Santa Cruz: O Monumento Bíblico.

 

Tal situação mostra a situação de completo abandono, enfrentada pelo Patrimônio Público do Município.

28
novembro, 2012


28
novembro, 2012

Descaso


Santa Cruz do Capibaribe só tem 05 carteiros efetivos para atender toda a cidade, denuncia representante do sindicato

 

Foto: Correios.

Em entrevista exclusiva concedida ao Blog, um dos representantes do Sindicato dos Correios, Jim Kelly, falou que há apenas cinco carteiros para atender a toda uma demanda ao município.

 

Segundo ele, a situação reflete algo que está acontecendo em todo país onde que, segundo Jim, o Governo Federal estaria sucateando a instituição, para gerar uma revolta na população e abrir caminhos para uma possível privatização do órgão.

 

“Nós do Sindicato e da Federação estamos batendo forte nessa situação, pois a gente sabe que os Correios é uma empresa pública e a população está totalmente certa em reclamar. Cabe  a população e os trabalhadores reivindicar por melhores condições de trabalho”, destacou.

 

Ainda segundo ele há apenas cinco carteiros para entregar as correspondências em toda a cidade e, a falta de contratações, estaria obrigando os carteiros a trabalhar uma jornada intensa, inclusive com horas extras, nos fins de semana e feriados.

 

“Isso é humanamente impossível”, enfatizou.

 

Ainda segundo ele, a quantidade ideal de funcionários deveria ser dobrada, para atender a demanda necessária.

28
novembro, 2012


Diogo Moraes terá bases ampliadas em 2014, mas nega possibilidade de ser candidato a deputado federal


Foto: Ney Lima (arquivo do Blog)

 

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) negou, ontem (27), a possibilidade de concorrer ao cargo de deputado federal.

 

A afirmação foi feita através de nota, publicada no Blog do Melqui, onde o deputado agradeceu o resultado de uma enquete realizada pela Rádio Vale AM, em que foi indicado pela maior parte dos ouvintes como preferido para concorrer ao cargo federal nas eleições de 2014.

 

Diogo agradeceu indicação dos ouvintes da rádio, mas afirmou que pretende disputar a reeleição ao mesmo cargo, ampliando sua votação.

28
novembro, 2012


Policial Militar lotado em Santa Cruz do Capibaribe é assassinado durante confusão dentro de ônibus coletivo, em Igarassu

Um passageiro que não tinha nada haver com a confusão também foi morto

 

Fotos: Alexandre Gondim

 

O Policial Militar lotado na 3ª CIPM, em Santa Cruz do Capibaribe, Elias Gonçalves Miranda, de 46 anos, foi assassinado com a própria arma durante uma confusão dentro de um ônibus coletivo.

 

O fato aconteceu na BR-101 Norte, em Cruz de Rebouças, distrito de Igarassu (PE).

 

Um passageiro que não tinha nada haver com a briga também foi morto.

 

 

O suspeito de ter cometido o duplo homicídio já foi identificado pelas câmeras de segurança do circuito interno do coletivo, mas fugiu depois do crime levando a arma da vítima. A Polícia Militar adiantou que abrirá sindicância para investigar o caso.

 

 

 

Entenda o caso

 

Na parte dianteira do coletivo estava o policial militar Elias Gonçalves Miranda, que se encontrava fardado, e teria iniciado uma conversa e troca de olhares com a mulher, gerando ciúmes no homem que a acompanhava. Uma grande discussão foi iniciada, deixando o clima bastante tenso.

 

A troca de ofensas foi intensificada e, aproveitando um discuido do soldado, o homem conseguiu tomar o revolver do policial, disparando vários tiros contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Um outro passageiro, identificado como Celio Bueno de Melo, de 35 anos, também foi atingido e morreu dentro do ônibus.

 

A confusão foi instaurada no corredor do veículo e os passageiros ficaram em completo estado de pânico, em meio a muita gritaria, tentando abandonar o ônibus em movimento. O casal, até então não identificado, conseguiu fugir levando a arma utilizada no crime.

 

De acordo com amigos de Elias Gonçalves, o soldado não costumava andar fardado fora do serviço, sendo uma situação atípica. Ainda segundo relatos, ele era lotado no município de Santa Cruz do Capibaribe e estava fazendo um curso de formação de Cabos, em Paulista. Técnicos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local, onde realizaram o trabalho pericial, identificando que o PM foi atingido na cabeça e no tórax e a outra vítima levou um tiro na cabeça.

 

O militar – lotado em Santa Cruz do Capibaribe – teria pego o ônibus ao sair do Curso de Formação de Cabos, no Paulista. Segundo informações repassadas por amigos da vítima, normalmente ele voltava para casa de carona e sem o fardamento, mas nesta noite estava apressado e resolveu não esperar. Seguiu de ônibus e com a farda.

 

 

A empresa Itamaracá, responsável pelos ônibus que fazem a linha Igarassu/Cidade Tabajara, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para contribuir com as investigações. As gravações não foram divulgadas para a imprensa por decisão da Polícia Militar.

28
novembro, 2012


Notícias Anteriores


Meses Anteriores